ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 05 02 2019

-REFORMA DA PREVIDÊNCIA SERÁ MAIS AMPLA QUE A PROPOSTA POR TEMER

-PERÍODO DE MATRÍCULAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO ENCERRA NESTA SEMANA

-PREFEITURA DE SMOESTE VAI APOIAR EDIÇÃO DA FAISMO DESTE ANO

-PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES SERÁ NESTA NOITE

-BOMBEIROS DA REGIÃO EXTREMO OESTE CHEGAM HOJE A BRUMADINHO

-IDOSA SOFRE TENTATIVA DE GOLPE NO CENTRO DE SMOESTE

-EX-VEREADOR MORRE EM ACIDENTE CONTRA TRATOR NO INTERIOR

O tempo é de sol entre nuvens na região Extremo Oeste. A previsão é sol entre nuvens ao longo do dia. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O chanceler russo, SERGEI LAVROV, disse nesta terça-feira que a crise na Venezuela só poderá ser resolvida se autoridades do governo de NICOLÁS MADURO, e a oposição conversarem diretamente.

Nesta segunda-feira, os principais países europeus reconheceram o líder da oposição JUAN GUAIDÓ como presidente interino da Venezuela, aumentando o aspecto global da crise que envolve o regime socialista de MADURO, que tem o apoio de Moscou.

Esses países haviam dado um ultimato de oito dias para que MADURO convocasse eleições, ou reconheceriam GUAIDÓ, que também tem o apoio de Estados Unidos, Brasil e outros países da América. A oposição e boa parte da comunidade internacional consideram que as últimas eleições presidenciais venezuelanas foram arbitrárias e fraudulentas.

Nove pessoas morreram e 37 ficaram feridas em um incêndio, aparentemente intencional, em um prédio de Paris, na França. O fato ocorreu na madrugada desta terça-feira. Uma mulher de 40 anos, moradora do edifício, foi detida. No início desta manhã, cerca de 200 bombeiros trabalhavam para controlar o fogo, que começou por volta de uma hora no horário local. Cerca de 50 pessoas foram resgatadas. Alguns moradores foram retirados pelo teto do imóvel. Edifícios próximos foram esvaziados por precaução. Várias ruas nas redondezas foram bloqueadas.

Com a paralisação parcial mais longa da história do governo dos Estados Unidos em suspenso, o presidente DONALD TRUMP fará a meia noite desta quarta-feira um discurso sobre o estado de união. O evento, que ocorre todos os anos no Congresso norte-americano, estava originalmente marcado para 29 de janeiro. No entanto, a presidente da Câmara, a democrata NANCY PELOSI, uma das líderes da oposição a TRUMP, desconvidou o presidente, alegando que o shutdown tornaria o discurso pouco seguro.

A equipe econômica do presidente JAIR BOLSONARO pretende apresentar uma versão mais ampla da Reforma da Previdência do que a apresentada pelo ex-presidente, MICHEL TEMER. O texto prevê a definição de uma idade mínima de 65 anos tanto para homens como para mulheres. Para quem entrar no regime geral a partir da promulgação da emenda constitucional, serão criadas novas regras para benefícios assistenciais sem vinculação com o salário mínimo, promovendo a redução de dois salários mínimos da renda máxima para o trabalhador poder receber o abono salarial. Além da idade mínima, a proposta define ainda um período de transição que seria mais longo para as mulheres do que para homens.

As buscas por vítimas da tragédia em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, entraram no décimo segundo dia nesta terça-feira. O último balanço divulgado pelas autoridades indica que o número de mortes é de 134. Há ainda 199 pessoas desaparecidas e outras 395 que foram localizadas após o rompimento da barragem da Vale, ocorrida em 25 de janeiro. Os bombeiros contam com máquinas anfíbias, drones, botes, helicópteros, escavadeiras, retroescavadeiras e cães farejadores. Ao todo, segundo a corporação, 15 máquinas trabalham na tentativa de resgate das vítimas.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES está realizando nesta semana um giro institucional com chefes dos poderes para tentar construir o diálogo a favor da reforma da Previdência Social. GUEDES já conversou com o presidente do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI. O ministro pretende ainda dialogar com os presidentes do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, e da Câmara, RODRIGO MAIA. A estratégia do governo é, após conversas com governadores e prefeitos, focar em alinhar a relação institucional com os poderes para aprovar a agenda econômica.

A SC-390, rodovia que corta a Serra do Rio do Rastro, foi interditada na noite desta segunda-feira. Conforme a Defesa Civil estadual, a medida é preventiva, por rachaduras na pista e uma mureta que ameaça desabar. De acordo com a Defesa Civil estadual, os problemas foram constatados em um monitoramento da Policia Militar Rodoviária realizado na tarde desta segunda-feira. Na pista, uma rachadura aumentou de tamanho. Já a mureta, que faz a proteção lateral de uma das encostas, pode desabar na pista inferior. O bloqueio parte da localidade de Guatá, em Lauro Müller, até Bom Jardim da Serra. Para ir até a Serra, a alternativa viária é a BR-282.

O segundo período de matrículas para o ano letivo de 2019 dos alunos na rede estadual de ensino de Santa Catarina termina na próxima quinta-feira. A expectativa é matricular mais 150 mil estudantes nas unidades para os ensinos fundamental, médio, profissionalizante e Centro de Educação de Jovens e Adultos. As matrículas devem ser feitas na escola de interesse dos estudantes. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a escola escolhida deve ser a mais próxima da casa do aluno ou do trabalho dos pais ou responsáveis.

Um traficante internacional de drogas, ligado a uma facção criminosa paulista, com atuação nas regiões Centro-Oeste e Sul, foi preso nesta segunda-feira em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. De acordo com a Polícia Federal, SÉRGIO DE ARRUDA QUINTILIANO NETO, conhecido como MINOTAURO, de 32 anos, foi detido em um apartamento de luxo na Avenida Atlântica. Ele é um dos narcotraficantes mais procurados pelas polícias do Brasil e do Paraguai. Entre os crimes atribuídos a ele, estão os assassinatos de um policial civil, uma advogada argentina e de um ex-empresário e candidato a prefeito. Ainda conforme a Polícia Federal, o traficante preso teria envolvimento no atentado no Paraguai no ano passado.

A edição deste ano da FAISMO terá o apoio da prefeitura de São Miguel do Oeste. A afirmação é do coordenador da feira, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que esteve reunido na última semana com o prefeito WILSON TREVISAN e obteve a confirmação da Administração. De acordo com ZANARDI, essa será a quarta edição da FAISMO em que a prefeitura, CDL e Acismo estarão trabalhando juntas no evento. Além de ZANARDI, CÉSAR SIGNOR será o vice coordenador e alguém da prefeitura será escolhido para compor a equipe de frente da feira.

A prefeitura de São Miguel do Oeste não deve contribuir com dinheiro com a realização da Faismo. A afirmação é do coordenador da feira, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que há exemplos das outras edições, não será investido dinheiro público. ZANARDI citou que a Administração cederá o espaço e fará alguns ajustes no parque. O coordenador comentou que quanto mais estruturas fixas o local dispor, menos será gasto com estruturas provisórias. Ele disse que será um ano difícil e com poucos recursos, porém acredita que será um ano de superações e otimismo. ZANARDI disse que a feira precisa ser auto sustentável e por isso o auxilio da prefeitura somente na questão de ceder o espaço já está de bom tamanho. O coordenador comentou que a feira possui um caixa e se for preciso, o valor será utilizado.

A maior feira da região Extremo Oeste catarinense ainda não tem data definida. De acordo com o coordenador do evento, EDENILSON ZANARDI, a feira que é tradicionalmente realizada no mês de novembro ainda não tem data. Ele comentou que a data deve ser definida entre os meses de março e abril. ZANARDI explicou que o impasse no período de realização do evento se dá em virtude de fatores externos, como por exemplo, a realização de outras feiras e atividades da região Oeste e Extremo Oeste como a Efapi de Chapecó e a Oktoberfest de Itapiranga.

Muitas novidades serão apresentadas da Faismo desse ano. De acordo com coordenador da feira, EDENILSON ZANARDI, entre as ideias a serem discutidas estão à realização de encontros culturais e a aproximação de municípios e até mesmo de países vizinhos. Ele citou que tudo será licitado e a Faismo não deverá investir em shows. ZANARDI comentou que o objetivo principal é mostrar o potencial de São Miguel do Oeste e atrair cidades maiores e países vizinhos para o evento. Ele disse que o ingresso será gratuito e estacionamento será o mais em conta possível, beneficiando todos os visitantes.

O próximo passo agora é a formação da Comissão Central Organizadora da Faismo 2019. A afirmação é do coordenador do evento, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a CCO contará com a participação de duas ou três pessoas das entidades e da prefeitura. ZANARDI explicou que após essa formação da comissão central haverá a formação das comissões que cuidarão de detalhes específicos. EDENILSON ZANARDI explicou que já existe uma comissão provisória para a divulgação e captação de recursos para a feira.

O Senac e o Sine realizaram neste final de semana a primeira edição da Parada de Oportunidades. O evento aconteceu no calçadão da Almirante Tamandaré, em São Miguel do Oeste. De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Relações com o mercado da Faculdade Senac, ANDREIA DOS SANTOS, o objetivo foi aproximar as empresas que têm vagas de trabalho das pessoas que estão em busca de empregos. Ela disse que a Parada de Oportunidade terá uma série de ações e espaço para divulgação das vagas.

O município de Bandeirante vai realizar no próximo dia 19 deste mês a segunda conferência municipal dos direitos da pessoa idosa. A informação é da secretária de Assistência Social, MÁRCIA ENINGER. Ela disse que o evento será realizado no Centro de Múltiplo Uso às 13 horas e 30 minutos. De acordo com a secretária, o momento será importante para fazer uma reflexão e compreender as políticas públicas referentes a essa temática. A secretária lembra que nesse dia serão escolhidas propostas que serão encaminhadas para a esfera estadual e federal. MÁRCIA ENINGER cita que dois delegados irão representar o município na conferência estadual. Segundo a secretária, neste ano, a temática será “Os desafios de envelhecer no século XIX e o papel das políticas públicas”. A presença da população é fundamental neste dia.

A segunda equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina vai chegar nesta terça-feira à Brumadinho. Segundo o Capitão e Coordenador desta Força Tarefa, JOÃO EMILIANO DE MOURA MIRANDA, eles saíram ontem de São Miguel do Oeste e deverão chegar ao final da tarde de hoje na cidade mineira. Além deles, mais 10 bombeiros irão compor essa segunda equipe. De acordo com JOÃO DE MOURA, a previsão é que a equipe fique nove dias em missão, sendo sete dias de trabalho intenso. Eles devem retornar a região Extremo Oeste catarinense no dia 13 deste mês.

Dos 12 bombeiros que estão se deslocando para Brumadinho nesta segunda equipe, 10 são da região Oeste. O comentário é do Capitão e Coordenador desta Força Tarefa, JOÃO DE MOURA. Ele citou profissionais de São Miguel do Oeste, Xanxerê, Chapecó, Iporã do Oeste, Pinhalzinho e Maravilha. Bombeiros de Lages e Florianópolis integram também essa comitiva. JOÃO DE MOURA acredita que os trabalhos devem se estender ao longo desse mês. Ele comentou que a partir de agora o trabalho se torna mais difícil e mais complexo, exigindo mais dos profissionais que estarão atuando nas buscas.

Um morador da Linha Caxias, interior de São Miguel do Oeste procurou a reportagem da Peperi para reclamar do trabalho que a secretaria de Obras realizou na estrada que passa pela sua propriedade. IVAN ZANATTA disse que na última semana uma equipe da secretaria realizou reparos na via e acabou destruindo árvores frutíferas e danificando o cercado da propriedade. Ele disse ainda que uma fonte de água usada pela família para consumo foi danificada e tubos adquiridos por ele foram destruídos. O morador disse que conversou com o operador da máquina e pediu explicação, sendo informado que o trabalho teria sido pedido pelo secretário da pasta, VILMAR BONORA. IVAN ZANATTA acredita que o secretário deveria ter conversando com ele antes de realizar o serviço e danificar tantos pontos.

É a primeira vez em dois anos que um morador reclama que a secretaria está fazendo limpeza na malha viária do interior. O fala é do secretário de Obras de São Miguel do Oeste, VILMAR BONORA. Ele comentou que a equipe está fazendo um trabalho de limpeza e alargamento da estrada geral e das secundárias da Linha Caxias. Segundo BONORA, essa ação é necessária para a realização da britagem que será feita no local em breve. O secretário citou que existe uma metragem em que a prefeitura pode mexer nas beiras de estrada. De acordo com BONORA, o que falta é colaboração de alguns moradores para com a prefeitura.

Tem início de forma oficial na noite desta terça-feira os trabalhos da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. A informação é do presidente do legislativo, vereador EVERALDO DI BERTI do PSD. Ele lembrou que no mês passado foram realizadas duas sessões extraordinárias onde foi aprovado o reajuste dos servidores. De acordo com DI BERTI, nesta noite, será realizada a primeira sessão ordinária do ano. O presidente explicou que o prefeito WILSON TREVISAN do PSD estará presente na sessão onde vai protocolar mais de 10 projetos do executivo. DI BERTI explicou que a sessão desta noite servirá como um momento de conversa entre TREVISAN e os 13 vereadores. Ele espera que neste ano a população se envolva mais nos trabalhos do legislativo e não fique somente através das redes sociais.

A votação mais importante dessa primeira sessão será em relação à aprovação da CPI que visa investigar vereadores que segundo uma denúncia, estariam obrigando assessores a prestar serviços particulares. De acordo com depoimentos, alguns estariam inclusive retendo parte dos salários dos servidores. O caso mais grave é o de uma assessora que alegou ter sido vítima de assédio funcional e sexual. Ela teria dito em depoimento à comissão, que era obrigada a prestar serviços na casa do vereador. A assessora também registrou um boletim de ocorrência na delegacia de polícia contra esse mesmo político por assédio. Em outros dois casos, a comissão de investigação, formada por três servidores efetivos, também encontrou indícios de problemas relevantes envolvendo outros dois vereadores.

No primeiro momento somente os assessores foram ouvidos e a partir de agora o alvo principal serão todos os vereadores. O comentário é do presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, EVERALDO DI BERTI. Ele explicou que todos os vereadores serão ouvidos, independente se foram citados ou não nas denúncias. DI BERTI disse que se a CPI for aprovada, os partidos terão 15 dias para indicar um nome para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito. Ele disse que para atuar de forma justa no caso, a mesa diretora foi buscar conhecimento em outras cidades sobre essa questão. DI BERTI disse que os vereadores estão preparados para trabalhar frente ao caso. O presidente garantiu que se for comprovado irregularidades, os envolvidos serão punidos.

Neste mês de fevereiro as seis sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste serão no horário tradicional, ou seja, às 20 horas. De acordo com o presidente da casa, EVERALDO DI BERTI, a partir do próximo mês o objetivo da mesa diretora será antecipar o horário visando melhorar a participação da população. DI BERTI disse que os vereadores vão se reunir e decidir sobre o novo horário das sessões legislativas a partir do próximo mês. A sessão desta noite começa às 20 horas e como de costume, terá transmissão da Rádio Peperi AM de São Miguel do Oeste.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste foi acionada neste final de semana para atender um caso de tentativa de estelionato. Uma senhora disse que seu marido havia recebido uma ligação informando sobre um prêmio e pedindo que ele se deslocasse até uma agência bancária e depositasse uma quantia em dinheiro. Com medo que pudesse se tratar de um golpe, a mulher solicitou apoio da Polícia Militar. A vítima já estava no caixa eletrônico, porém não concluiu a transferência bancária no valor de cinco mil reais. Foi registrado o número de telefone utilizado para a tentativa de estelionato e adotadas as demais medidas legais cabíveis.

Uma urna funerária antiga foi encontrada no interior de Itapiranga. O objeto possivelmente seria de uma antiga civilização ou tribo que habitava o local. A urna foi encontrada por ANTONINHO ALOVISI, na propriedade de TARCÍSIO TERNUS na Linha Aparecida, interior de Itapiranga. A urna foi encontrada há vários dias. Ela foi isolada e protegida, mas somente nesse domingo, os arqueólogos vieram para Itapiranga para fazer a retirada. Ela foi encaminhada para Chapecó onde será estudada. De acordo com ALOVISE dentro da urna existiam ainda alguns restos mortais.

A Policia Militar atendeu na manhã desta terça-feira, uma tentativa de estelionato contra uma idosa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a vítima de 86 anos, ao chegar à gruta para realizar suas orações, ela foi abordada por um homem que pediu onde existia uma loja especializada em compra e venda de couro. Logo em seguida outro homem, todo de branco e com um comprovante bancário, se aproximou dos dois. Ele se identificou como médico e começou a falar sobre certa quantia em dinheiro. Suspeitando do fato, a idosa chamou a policia, que apreendeu o primeiro suspeito e outro homem que também estava na gruta. O terceiro, que possuía vestes brancas, acabou fugindo. Foi realizado o Boletim de Ocorrência e todos os demais encaminhamentos. Ambas as partes foram encaminhadas para a Delegacia da Comarca. A Policia Civil deve investigar o fato.

Uma colisão traseira acabou tirando a vida do ex-vereador GENTIL SANTIN de 69 anos. DIDIO, como é popularmente conhecido, morreu na noite desta segunda-feira, em um acidente na SC-161, em Linha Gaúcha, Anchieta. A colisão traseira aconteceu nas proximidades do campo da comunidade. O Gol que o ex-vereador dirigia colidiu em um trator quando ambos trafegavam sentido Campo ErêAnchieta. O motorista do carro teve ferimentos graves com fraturas nos membros, cortes, escoriações e suspeita de hemorragia interna. A vítima estava presa às ferragens. Após os atendimentos no local e imobilização ele foi conduzido ao pronto atendimento do município para avaliação, mas não resistiu e morreu logo após dar entrada na unidade. O agricultor de 36 anos que conduzia a máquina agrícola saiu ileso. A Polícia Militar de Anchieta prestou apoio até a chegada de Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.