ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 05/02/2019

-REFORMA DA PREVIDÊNCIA SERÁ MAIS AMPLA QUE A PROPOSTA POR TEMER
-PERÍODO DE MATRÍCULAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO ENCERRA NESTA SEMANA
-SAÚDE MENTAL E SUICÍDIO SÃO TEMAS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
-APAES DEVEM RETOMAR AULAS UM MÊS ANTES DO PREVISTO
-GERENTE DA EDUCAÇÃO É EXONERADO APÓS SETE ANOS NA FUNÇÃO
-MUSEU DA COLONIZAÇÃO ORGANIZA EXPOSIÇÃO SOBRE DITADURA MILITAR
-SEMAE ASSUME LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA ÁREA URBANA
-CÂMARA RECEBE 17 PROJETOS NO RETORNO DOS TRABALHOS EM SJCEDRO
-PMS EVITAM QUE HOMEM CAIA EM GOLPE DE ESTELIONATÁRIOS
-EX-VEREADOR MORRE EM ACIDENTE NA SC-161 EM ANCHIETA

O tempo é de sol entre nuvens na região Extremo Oeste. A previsão é sol entre nuvens ao longo do dia. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O chanceler russo, SERGEI LAVROV, disse nesta terça-feira que a crise na Venezuela só poderá ser resolvida se autoridades do governo de NICOLÁS MADURO, e a oposição conversarem diretamente. Nesta segunda-feira, os principais países europeus reconheceram o líder da oposição JUAN GUAIDÓ como presidente interino da Venezuela, aumentando o aspecto global da crise que envolve o regime socialista de MADURO, que tem o apoio de Moscou. Esses países haviam dado um ultimato de oito dias para que MADURO convocasse eleições, ou reconheceriam GUAIDÓ, que também tem o apoio de Estados Unidos, Brasil e outros países da América. A oposição e boa parte da comunidade internacional consideram que as últimas eleições presidenciais venezuelanas foram arbitrárias e fraudulentas.

Nove pessoas morreram e 37 ficaram feridas em um incêndio, aparentemente intencional, em um prédio de Paris, na França. O fato ocorreu na madrugada desta terça-feira. Uma mulher de 40 anos, moradora do edifício, foi detida. No início desta manhã, cerca de 200 bombeiros trabalhavam para controlar o fogo, que começou por volta de uma hora no horário local. Cerca de 50 pessoas foram resgatadas. Alguns moradores foram retirados pelo teto do imóvel. Edifícios próximos foram esvaziados por precaução. Várias ruas nas redondezas foram bloqueadas.

Com a paralisação parcial mais longa da história do governo dos Estados Unidos em suspenso, o presidente DONALD TRUMP fará a meia noite desta quarta-feira um discurso sobre o estado de união. O evento, que ocorre todos os anos no Congresso norte-americano, estava originalmente marcado para 29 de janeiro. No entanto, a presidente da Câmara, a democrata NANCY PELOSI, uma das líderes da oposição a TRUMP, desconvidou o presidente, alegando que o shutdown tornaria o discurso pouco seguro.

A equipe econômica do presidente JAIR BOLSONARO pretende apresentar uma versão mais ampla da Reforma da Previdência do que a apresentada pelo ex-presidente, MICHEL TEMER. O texto prevê a definição de uma idade mínima de 65 anos tanto para homens como para mulheres. Para quem entrar no regime geral a partir da promulgação da emenda constitucional, serão criadas novas regras para benefícios assistenciais sem vinculação com o salário mínimo, promovendo a redução de dois salários mínimos da renda máxima para o trabalhador poder receber o abono salarial. Além da idade mínima, a proposta define ainda um período de transição que seria mais longo para as mulheres do que para homens.

As buscas por vítimas da tragédia em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, entram no décimo segundo dia nesta terça-feira. O último balanço divulgado pelas autoridades indica que o número de mortes é de 134. Há ainda 199 pessoas desaparecidas e outras 395 que foram localizadas após o rompimento da barragem da Vale, ocorrida em 25 de janeiro. Os bombeiros contam com máquinas anfíbias, drones, botes, helicópteros, escavadeiras, retroescavadeiras e cães farejadores. Ao todo, segundo a corporação, 15 máquinas trabalham na tentativa de resgate das vítimas.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES está realizando nesta semana um giro institucional com chefes dos poderes para tentar construir o diálogo a favor da reforma da Previdência Social. GUEDES já conversou com o presidente do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI. O ministro pretende ainda dialogar com os presidentes do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, e da Câmara, RODRIGO MAIA. A estratégia do governo é, após conversas com governadores e prefeitos, focar em alinhar a relação institucional com os poderes para aprovar a agenda econômica.A SC-390, rodovia que corta a Serra do Rio do Rastro, foi interditada na noite desta segunda-feira. Conforme a Defesa Civil estadual, a medida é preventiva, por rachaduras na pista e uma mureta que ameaça desabar. De acordo com a Defesa Civil estadual, os problemas foram constatados em um monitoramento da Policia Militar Rodoviária realizado na tarde desta segunda-feira. Na pista, uma rachadura aumentou de tamanho. Já a mureta, que faz a proteção lateral de uma das encostas, pode desabar na pista inferior. O bloqueio parte da localidade de Guatá, em Lauro Müller, até Bom Jardim da Serra. Para ir até a Serra, a alternativa viária é a BR-282.

O segundo período de matrículas para o ano letivo de 2019 dos alunos na rede estadual de ensino de Santa Catarina termina na próxima quinta-feira. A expectativa é matricular mais 150 mil estudantes nas unidades para os ensinos fundamental, médio, profissionalizante e Centro de Educação de Jovens e Adultos. As matrículas devem ser feitas na escola de interesse dos estudantes. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a escola escolhida deve ser a mais próxima da casa do aluno ou do trabalho dos pais ou responsáveis.

Um traficante internacional de drogas, ligado a uma facção criminosa paulista, com atuação nas regiões Centro-Oeste e Sul, foi preso nesta segunda-feira em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. De acordo com a Polícia Federal, SÉRGIO DE ARRUDA QUINTILIANO NETO, conhecido como MINOTAURO, de 32 anos, foi detido em um apartamento de luxo na Avenida Atlântica. Ele é um dos narcotraficantes mais procurados pela polícia do Brasil e do Paraguai. Entre os crimes atribuídos a ele, estão os assassinatos de um policial civil, uma advogada argentina e de um ex-empresário e candidato a prefeito. Ainda conforme a Polícia Federal, o traficante preso teria envolvimento no atentado no Paraguai no ano passado.

Profissionais da educação participam do segundo dia com novo tema de capacitação em SJCedro. Na manhã desta terça-feira esteve no Clube Cedrense o Suicidólogo e Palestrante, ABEL PETTER que falou aos profissionais de educação das escolas municipais sobre o tema, “Adoecimento Mental e Suicídio no Contexto Educacional”. O objetivo da palestra é a busca do conhecimento do “eu” e do bem estar para poder compreender as crianças e adolescentes levando a um melhor aprendizado. Segundo ele, o mais importante é “conhecer para prevenir” o problema de saúde pública. O palestrante salienta que devemos dar atenção quando pessoas de nosso convívio apresentam alguns sentimentos constantes como, baixa autoestima, tristeza, raiva, fraqueza, insônia, choro, angustia e pensamentos ruins. Ele levou as informações no contexto escolar para que os educadores auxiliam a identificar sinais em alunos. Também falou sobre o emocional do professor que é a 8ª profissão do mundo mais propícia a desenvolver depressão.

APAEs do estado irão retomar aulas antes do previsto. A previsão inicial de volta as aulas nas escolas especiais de Santa Catarina era somente para dia sete de março. Conforme a presidente da federação das APAEs de Santa Catarina, LORENA SCHMITD, a federação conseguiu reverter a situação dos professores contratados em caráter temporário, que seriam dispensados e não mais chamados para completar as vagas nas escolas especiais. Ela explica que com a prorrogação para contratação dos professores efetivos e da burocracia de todo esse processo, o início das aulas seria atrasado para março, quase um mês depois das demais escolas de ensino regular. A presidente explica que a federação, junto com a fundação catarinense de educação especial, conseguiu confirmar o início das aulas para o dia 25 de fevereiro.

Pais de alunos das escolas especiais pressionaram o governo a iniciar as aulas das APAEs junto com o ensino regular. A presidente da federaçãoenfatiza que a reivindicação era que as aulas iniciassem pelo menos no dia 18 de fevereiro, o que não foi possível por questões jurídicas e burocráticas.LORENA SCHMITD afirma que a insistência da federação na antecipação da volta as aulas é em função dos alunos da APAE gostarem muito de frequentar a escola, o que é comprovado em feriados e dias prolongados sem aula. A presidente lembra que a partir desta semana os professores efetivos estão retomando as atividades, mas em muitas entidades é necessário aguardar a contratação dos professores ACTs para o início das aulas. A maioria das escolas especiais também já iniciou o atendimento da equipe técnica de profissionais do SUS. Em todo o estado são cerca de 21 mil alunos que frequentam as escolas especiais.

A gerência regional de Educação do Extremo Oeste possui uma nova responsável. ELIANE GALEAZZI assume o lugar de MOACIR MARTELLO que vinha respondendo pelo setor há pelo menos sete anos. Ele foi exonerado do cargo nesta semana pelo novo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, do PSL. MARTELLO foi o entrevistado do RPN e disse que avalia de forma positiva esse tempo frente a gerencia na região. Ele comentou que esse processo de ajustes dos cargos comissionados é normal em uma troca de gestão e que a mudança já era esperada.

O maior desafio frente à gerência de Educação nos últimos anos foi em relação á obra do colégio São Miguel. O comentário é do agora ex-gerente de Educação, MOACIR MARTELLO. Ele lembrou que houve inúmeros impasses até a entrega oficial, ocorrida no final do ano passado. MARTELLO disse que apesar das dificuldades, muitos avanços foram alcançados ao longo dos últimos anos, como a implantação do piso nacional, investimentos em unidades escolares da regional e implantação de programas e projetos a exemplo do ensino médio inovador, cursos técnicos e ensino médio em tempo integral, além de intercâmbios internacionais. Outro ponto positivo foi à implantação da eleição para diretores nas unidades escolares. De acordo com MOACIR, o novo modelo pode envolver de forma direta toda a comunidade escolar e é uma ação que vem se destacando desde a sua efetivação. Questionado sobre o processo de transição disse que foi tranquila. Ele continuará na gerência por ser funcionário efetivo lotado neste setor.

Museu da colonização reabre para mostra de exposições. Segundo o diretor do museu de Palma Sola, ROSALINO SIQUEIRA são várias atividades programadas para os visitantes que buscam as exposições que ficam no museu divididas em salas. Há espaços para curto, médio e longo prazo com temas variados. Ele lembra que ano passado houve pelo menos dez diferentes exposições de materiais, obras e pinturas e nesse ano a primeira delas será sobre a ditadura militar que ficará em duas salas. A abertura será em março e neste mês ocorre a organização dos documentos que abordam notícias sobre a época. Haverá vários materiais sobre cada um dos militares que governou o Brasil durante o período. Lembra que havia controle das informações que agora podem ser divulgadas em forma de fotos. O historiador afirma que será feita uma panfletagem para divulgar a nova exposição para atrair visitantes. SIQUEIRA explica que ocorrem mudanças a cada quatro meses. A próxima programada será sobre a colonização intitulada “Aqui era tudo mato” com relatos históricos e com animais empalhados no projeto de taxidermia. São esperadas escolas de toda região.

Restrições a pesca continuam mesmo após término da piracema. O período da piracema encerrou na quinta-feira, 31 de janeiro. Segundo o sargento da Polícia Militar Ambiental de SMOeste, RICARDO ALBA, apesar do fim da piracema, em que as restrições a pesca são maiores, ainda há regras a serem respeitadas e por isso a fiscalização terá continuidade nos rios da região. O sargento destaca que o uso de redes de pesca e tarrafas é permitido somente para pescadores profissionais, que possuem o cadastro e sobrevivem da pesca. Ele lembra que mesmo nesses casos os pescadores tem regras a cumprir, no que diz respeito a espessura da rede e a distância das corredeiras e de confluência de rios, que na piracema é de 500 metros, e depois desse período reduz para 200 metros. Já o pescador amador deve se cadastrar no IBAMA para poder usar petrechos como molinete, anzol e linha de mão, além de respeitar a distância de corredeiras e de confluência de rios. ?

O sargento ALBA lembra que também há uma tabela que determina o tamanho do peixe, e que deve ser respeitado para preservar as espécies e garantir a pesca para o ano seguinte. Ele afirma que tem sido comum os flagras de pescadores descumprindo regras, ou sem cadastro, o que também se configura como infração. O sargento ALBA comenta que várias ações educativas são realizadas com o propósito de orientar os pescadores e evitar as punições. Ele avalia que os dados do número de cadastros, seja para a pesca amadora ou profissional, contribuem inclusive para o fator turístico, já que o rio Uruguai é um dos atrativos da região. O cadastro é feito no site do IMABA ao valor de 60 reais, e tem validade de 90 dias. Sargento ALBA enfatiza que o valor desse cadastro pago pelos amadores retorna em auxílio de pesca para os profissionais no período da piracema. O valor da multa caso o pescador seja flagrado sem cadastro é de no mínimo 700 reais.?

Limpeza e manutenção da área urbana são de responsabilidade do SEMAE. De acordo com o diretor do serviço em SJCedro JUNIOR KUNZ, antes o departamento de urbanismo estava atrelado a Secretaria de Transportes e Obras e passa agora a ser vinculado ao SEMAE, o qual assumiu esse ano toda a coleta de lixo do município. Sendo assim, é de responsabilidade Semae toda a recolha de entulhos, como restos de construções e galhos de arvores. O setor passa também a fazer, por exemplo, a limpeza e manutenção das praças do município, limpeza das ruas, plantio de flores, canteiros e calçadas. JUNIOR pede a compreensão dos moradores, pois nesse primeiro momento, não será feita a recolha de móveis velhos, latas de tintas ou qualquer outro material dessa natureza. Ele explica ainda que já está em contato com os órgãos competentes para futuramente fazer a recolha desses materiais. O diretor destaca também que hoje existe junto ao Semae um ponto de coleta de óleo de cozinha, pilhas e baterias. Para destinação de eletrônicos, ele pede que as pessoas também levem até o escritório, para que seja dado o destino correto.

Movimento das Mulheres Camponesas promove encontros regionais para debater calendário de eventos. A coordenadora regional do grupo, ZELINDA PECIN afirma que em janeiro já foram feitas reuniões com agricultores para ouvir sobre as necessidades e quais os temas devem ser debatidos nesse ano. Ela explica que o incentivo a produção de alimentos naturais vai continuar ensinando a produção em pequenos e grandes espaço, desmontando variedades. Mas, são outros assuntos frequentes que serão reforçados pelo movimento. A coordenadora percebe a necessidade de reforçar a questão da violência doméstica também aos homens. ZELINDA cita outro tema preocupante relativo aos danos ambientais que prejudicam a sustentabilidade e refletem nas famílias. Em SJCedro serão feitos encontros com na Linha São Domingos e em Mariflor. Já o encontro das lideranças regionais acontece nesta semana, no dia seis, em Anchieta.

Loteamento Santa Rita três recebe construção das primeiras casas. A informação é do vereador e integrante da associação cedrense de habitação, INACIR GONÇALVEZ. Segundo ele, neste primeiro momento 30 famílias estão sendo beneficiadas e a maior parte delas já encaminhou pedidos de financiamento para edificação. Apesar de não haver contratos assinados, a maior parte dos processos está aprovada. Lembra que em parceria com o poder público acontece o trabalho de implantação de drenagem pluvial, rede de energia elétrica, rede de abastecimento de água e pavimentação com pedras irregulares. Parte desta infraestrutura do loteamento foi viabilizada pelo município e, agora, segundo ele, as máquinas da prefeitura também trabalham no nivelamento dos terrenos. INACIR destaca que há previsão de construções de prédios em condomínio, por isso mais de 30 famílias serão instaladas no espaço. Ele explica que os mutuários pagam parcelas mensais e o valor somado é usado para compra da área que é loteada. Na sequência existe a parceria com a prefeitura para as obras, tanto em vista, que o loteamento é popular.

Administração de SJCedro pretende iniciar processo de loteamento de mais uma área habitacional neste ano. O prefeito PLÍNIO DE CASTRO explica que associação tem sido parceira importante e atua junto a secretaria de ação social. O objetivo é a aquisição de quatro hectares, entre a estação de tratamento de água do Semae e o loteamento Santa Rita, ainda neste ano. Ele comentou que a intenção é que mais cerca de 120 famílias possam construir suas casas. O prefeito cita que além de reduzir o déficit habitacional, a área de construção civil movimenta a economia de Cedro porque movimenta madeireiras, lojas que vendem materiais de construção e prestadores de serviço. PLÍNIO estima que a fila de espera no setor de pessoas interessadas em construir a cada própria é de 400 pessoas.

Mauro de Nadal é vice-presidente da Alesc e MDB tem maior representação na nova legislatura. Com a posse de nove deputados na sexta-feira a eleição do primeiro vice-presidente MAURO DE NADAL, a bancada do partido inicia sua quarta legislatura consecutiva como a maior representação parlamentar. ADA DE LUCA, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, MOACIR SOPELSA, ROMILDO TITON e VALDIR COMBALCHINI. Também tomaram posse como deputados reeleitos, enquanto que FERNANDO KRELLING, JERRY COMPER e VOLNEI WEBER assumem pela primeira vez como deputados estaduais. A bancada fará sua primeira reunião nesta tarde para definir seu líder e os espaços nas comissões técnicas. O MDB, pelo acordo que definiu também a composição da mesa, deverá presidir as comissões de Constituição e Justiça, de Ética e Decoro, Direitos Humanos, Relações Institucionais e Mercosul, e a recém criada Comissão de Assuntos Municipais.

Realizada eleição das comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Princesa para os próximos dois anos. Foi durante a primeira sessão ordinária realizada ontem. Os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente LEANDRO SCHEIN. Ele explica que minutos antes da Sessão Ordinária, os Vereadores reuniram-se na sala de reuniões, para debaterem e definirem a composição das Comissões. A de justiça, redação, finanças e orçamento será presidida por VALTAIR EPPING. Já VILSON DALLO estará a frente do grupo que dará parecer as questões relativas a Educação e Saúde, Lazer, Obras E Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente. Ficou definido ainda, que o líder de Governo permanecerá o Vereador LUCAS THEISEN e de oposição VALDIR MARKUS. Deu entrada na noite de ontem a prestação de contas do Prefeito EDILSON VOLKWEIS, referente ao exercício 2017. Os dados permanecerão 60 dias na casa para avaliação e questionamentos. A câmara já havia aprovado matérias no encontro extraordinário de janeiro.

Câmara recebe 17 projetos no retorno dos trabalhos. O líder do governo escolhido ontem mesmo pela bancada JULIO RUBIN explicou cada uma das matérias. Ele revelou que entre os projetos de lei está um que pede autorização para a prefeitura investir até 350 mil reais na realização da Expo Cedro deste ano. Como presidente da Comissão Organizadora está o secretário de saúde, FERNANDO JULIO WILL. O vice-presidente da comissão é o presidente da ACISCCDL, empresário ELIZANDRO DE MORAES. A Expo Cedro neste ano acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de julho no Parque de Exposições. Outros projetos importantes tratam de convênio com Consórcios entre eles com Conder para ampliação de repasses. O consorcio intermedia compras coletivas das prefeituras. Outro visa desfiliação ao Consad já que a Cidasc está atuando de forma gratuita no mesmo serviço de certificação de empresas. Também ingressou uma matéria aprovada em regime de urgência concedendo 7.55 por cento de reajuste aos servidores municipais.

Poder Legislativo de São José do Cedro se reuniu pela primeira vez sob a presidência de ISOLDI WILL. Depois de anos sob a condução de vereadores, em 2019, a Câmara cedrense volta a ser conduzida por uma mulher. ISOLDI WILL, foi escolhida em votação ainda no ano passado para ocupar o lugar de CLAUDIO WARTHA à frente da casa de Leis. Na sessão de ontem marcada também por duas substituições em bancadas temporárias a vereadora priorizou seguimento do regimento quanto a apresentação das matérias, votação e pedidos orais de solicitações. As mudanças nas cadeiras foram de ENIO CAROSSI que assume por 30 dias no lugar de INACIR GONÇALVES e de ADELAR BERTOLLO no lugar de IRONI FEDRIZI igualmente afastado por um mês. A vereadora, que até o ano passado desempenhava a função de líder do governo garantiu que irá pautar a condução no diálogo e na transparência. Ela esteve agora pouco no Cedro Entrevista falando dos trabalhos e da primeira sessão do ano.

PMs evitam que homem caia em golpe em São Miguel do Oeste. A guarnição foi acionada por uma senhora dizendo que seu marido havia recebido uma ligação informando sobre um prêmio e pedindo que ele deslocasse até a agência do Banco do Brasil. Por temer que pudesse se tratar de um golpe a comunicante solicitou apoio da Polícia Militar. Com as informações os policiais deslocaram imediatamente para a Agência e encontraram o marido dela junto ao caixa eletrônico adotando as providências solicitadas pelos criminosos. A vítima foi alertada sobre o golpe e não concluiu a transferência de 5 mil reais que havia sido solicitada pelos estelionatários. Foi tentando diálogo com os autores do crime pelo telefone, mas ao notarem que haviam sido descobertos desligaram o telefone. De acordo com a vítima, o criminoso lhe ligou dizendo que era “atendente” de uma operadora e que havia sido sorteado para receber um prêmio de 10 mil porém deveria adotar algumas medidas antes, como a transferência antecipada da metade do valor. A vítima foi orientada quanto ao modo de agir desses criminosos. Foi registrado o número de telefone utilizado para a tentativa de estelionato.

Urna funerária é encontrada no interior de Itapiranga. Uma urna funerária antiga foi encontrada na tarde de ontem, possivelmente de uma antiga civilização ou tribo que habitava o local. A urna foi encontrada por Antoninho Alovisi, na propriedade de Tarcísio Ternus na Linha Aparecida. A urna foi encontrada há vários dias, foi isolada e protegida, mas somente nesse domingo, 03, os arqueólogos vieram para Itapiranga para fazer a retirada com cuidado e encaminhada para Chapecó onde será estudada. De acordo com Alovise dentro da urna existem alguns restos mortais.

Ex-vereador morre em acidente na SC-161 em Anchieta. GENTIL SANTIN, de 69 anos, conhecido como Didio, morreu na noite desta segunda-feira, por volta das 21 horas em Linha Gaúcha. A colisão traseira aconteceu nas proximidades do campo da comunidade. O Gol que o ex-vereador dirigia colidiu em um trator quando ambos trafegavam sentido Campo Erê/Anchieta. O motorista do carro teve ferimentos graves com fraturas nos membros, cortes, escoriações e suspeita de hemorragia interna. A vítima estava presa às ferragens, sendo atendido pelos bombeiros de Anchieta, que precisaram fazer o desencarceramento. Após os atendimentos no local e imobilização ele foi conduzido ao pronto atendimento do município para avaliação, mas não resistiu e morreu logo após dar entrada na unidade. O agricultor de 36 anos que conduzia a máquina agrícola saiu ileso. A PM de Anchieta prestou apoio até a chegada de PMRE de São Lourenço do Oeste que fez os levantamentos, inclusive, sobre a possível irregularidade do tráfego da máquina agrícola na rodovia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.