ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 05/02/19

O tempo é de sol entre nuvens na região Extremo Oeste. A previsão é sol entre nuvens ao longo do dia. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O chanceler russo, SERGEI LAVROV, disse nesta terça-feira que a crise na Venezuela só poderá ser resolvida se autoridades do governo de NICOLÁS MADURO, e a oposição conversarem diretamente.

Nesta segunda-feira, os principais países europeus reconheceram o líder da oposição JUAN GUAIDÓ como presidente interino da Venezuela, aumentando o aspecto global da crise que envolve o regime socialista de MADURO, que tem o apoio de Moscou.

Países haviam dado um ultimato de oito dias para que MADURO convocasse eleições, ou reconheceriam GUAIDÓ, que também tem o apoio de Estados Unidos, Brasil e outros países da América. A oposição e boa parte da comunidade internacional consideram que as últimas eleições presidenciais venezuelanas foram arbitrárias e fraudulentas.

Nove pessoas morreram e 37 ficaram feridas em um incêndio, aparentemente intencional, em um prédio de Paris, na França. O fato ocorreu na madrugada desta terça-feira. Uma mulher de 40 anos, moradora do edifício, foi detida. No início desta manhã, cerca de 200 bombeiros trabalhavam para controlar o fogo, que começou por volta de uma hora no horário local. Cerca de 50 pessoas foram resgatadas. Alguns moradores foram retirados pelo teto do imóvel. Edifícios próximos foram esvaziados por precaução. Várias ruas nas redondezas foram bloqueadas.

Com a paralisação parcial mais longa da história do governo dos Estados Unidos em suspenso, o presidente DONALD TRUMP fará a meia noite desta quarta-feira um discurso sobre o estado de união. O evento, que ocorre todos os anos no Congresso norte-americano, estava originalmente marcado para 29 de janeiro. No entanto, a presidente da Câmara, a democrata NANCY PELOSI, uma das líderes da oposição a TRUMP, desconvidou o presidente, alegando que o shutdown tornaria o discurso pouco seguro.

A equipe econômica do presidente JAIR BOLSONARO pretende apresentar uma versão mais ampla da Reforma da Previdência do que a apresentada pelo ex-presidente, MICHEL TEMER. O texto prevê a definição de uma idade mínima de 65 anos tanto para homens como para mulheres. Para quem entrar no regime geral a partir da promulgação da emenda constitucional, serão criadas novas regras para benefícios assistenciais sem vinculação com o salário mínimo, promovendo a redução de dois salários mínimos da renda máxima para o trabalhador poder receber o abono salarial. Além da idade mínima, a proposta define ainda um período de transição que seria mais longo para as mulheres do que para homens.

As buscas por vítimas da tragédia em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, entram no décimo segundo dia nesta terça-feira. O último balanço divulgado pelas autoridades indica que o número de mortes é de 134. Há ainda 199 pessoas desaparecidas e outras 395 que foram localizadas após o rompimento da barragem da Vale, ocorrida em 25 de janeiro. Os bombeiros contam com máquinas anfíbias, drones, botes, helicópteros, escavadeiras, retroescavadeiras e cães farejadores. Ao todo, segundo a corporação, 15 máquinas trabalham na tentativa de resgate das vítimas.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES está realizando nesta semana um giro institucional com chefes dos poderes para tentar construir o diálogo a favor da reforma da Previdência Social. GUEDES já conversou com o presidente do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI. O ministro pretende ainda dialogar com os presidentes do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, e da Câmara, RODRIGO MAIA. A estratégia do governo é, após conversas com governadores e prefeitos, focar em alinhar a relação institucional com os poderes para aprovar a agenda econômica

A SC-390, rodovia que corta a Serra do Rio do Rastro, foi interditada na noite desta segunda-feira. Conforme a Defesa Civil estadual, a medida é preventiva, por rachaduras na pista e uma mureta que ameaça desabar. De acordo com a Defesa Civil estadual, os problemas foram constatados em um monitoramento da Policia Militar Rodoviária realizado na tarde desta segunda-feira.

Na pista, uma rachadura aumentou de tamanho. Já a mureta, que faz a proteção lateral de uma das encostas, pode desabar na pista inferior. O bloqueio parte da localidade de Guatá, em Lauro Müller, até Bom Jardim da Serra. Para ir até a Serra, a alternativa viária é a BR-282.

O segundo período de matrículas para o ano letivo de 2019 dos alunos na rede estadual de ensino de Santa Catarina termina na próxima quinta-feira. A expectativa é matricular mais 150 mil estudantes nas unidades para os ensinos fundamental, médio, profissionalizante e Centro de Educação de Jovens e Adultos. As matrículas devem ser feitas na escola de interesse dos estudantes. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a escola escolhida deve ser a mais próxima da casa do aluno ou do trabalho dos pais ou responsáveis.

Um traficante internacional de drogas, ligado a uma facção criminosa paulista, com atuação nas regiões Centro-Oeste e Sul, foi preso nesta segunda-feira em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. De acordo com a Polícia Federal, SÉRGIO DE ARRUDA QUINTILIANO NETO, conhecido como MINOTAURO, de 32 anos, foi detido em um apartamento de luxo na Avenida Atlântica.

Ele é um dos narcotraficantes mais procurados pela polícia do Brasil e do Paraguai. Entre os crimes atribuídos a ele, estão os assassinatos de um policial civil, um advogada argentina e de um ex-empresário e candidato a prefeito. Ainda conforme a Polícia Federal, o traficante preso teria envolvimento no atentado no Paraguai no ano passado.

Acislo e empresas participantes se preparam para mais uma edição do Torra Tudo. Afirmação é do vice-presidente da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste DENI BOITO. Segundo ele, o evento está marcado para este sábado, no Centro de Eventos do município. Está será a quinta edição do Torra Tudo. O formato será o mesmo das edições anteriores, mas neste ano, ação contará com algumas novidades. Entre elas, cita o local, que recebe melhorias com praça de alimentação, parque inflável e mateada.

Torra Tudo cresce a cada edição. A observação é do vice-presidente da Acislo. Ele diz que o evento já se tornou uma espécie de feira dos setores de confecções e calçados. A organização trabalha para a cada edição ampliar e melhorar o evento. Ao todo são 17 estandes. A ideia, cita BOITO, é com o tempo aumentar o número de espaços, assim como os setores envolvidos.

Torra Tudo é uma oportunidade para empresário e sociedade. Para o vice-presidente da Acislo DENI BOITO, no caso do empresário, é o momento de liquidar o estoque e movimentar o caixa. Já para o consumidor, é o momento de fazer compras com economia, já que os produtos oferecidos no evento estarão com valores promocionais, além de serem mercadorias de qualidade. BOITO, frisa que no sábado, a feira abre as 14 horas e segue até as 21. Já no domingo, será das 13 até as 20 horas, no Centro de Evento.

Saúde pública alerta para febre amarela. SAMARA RONCHI, enfermeira da Vigilância da Saúde, de Campo Erê, informa que um caso confirmado de pessoa com a doença no litoral do Paraná, deixou as autoridades sanitárias catarinenses apreensivas. Conforme ela, o maior transmissor é o mosquito Aedes Aegypti. Normalmente ele pica o macaco, que fica doente e morre. É por isso que as pessoas devem prestar atenção em possível mortandade de macacos. Quando isso ocorre é sinal que o vírus está circulando na região.

No interior a febre amarela pode ser transmitida por macaco, mas na cidade geralmente é por mosquito. Se trata do mesmo inseto que transmite outras doenças graves como dengue, chikungunya e Zica vírus. A enfermeira SAMARA acredita que a comunidade já está bem consciente de que não pode deixar acumular água em nenhum recipiente exposto, que é por onde se desenvolvem focos do mosquito. Ela revela que ano passado foram detectados 72 focos em Campo Erê. Só agora em janeiro, foram 5.

Celesc lança quinta edição do Bônus Eficiente Linha Eletrodomésticos. A informação é de JOSÉ VOLKWEIS – gerente regional d Celesc com sede em São Miguel do Oeste. Conforme ele, ação subsidia em 50 por cento aquisição de alguns equipamentos mais novos e eficientes. A campanha é desenvolvida com recursos do Programa de Eficiência Energética. O investimento total soma aproximadamente 10 milhões de reais.

São vários os eletrodomésticos nesta quinta edição do Bônus Eficiente da Celesc. O gerente conta que nesta edição, estarão disponíveis mil 850 unidades de condicionador de ar, três mil e quinhentos refrigeradores e mil e quinhentos freezers. Frisa que todos com bônus de 50 por cento. VOLKWEIS acrescenta que também serão substituídas, como parte do projeto, cinquenta e duas mil e 250 lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas por lâmpadas LED. Mais de 10 mil e quatrocentas unidades consumidoras devem ser beneficiadas em Santa Catarina.

Lojas Colombo é a vencedora do processo de licitação. JOSÉ VOLKWEIS – gerente regional da Celesc de São Miguel do Oeste, que atende toda a região, ressalta que a Colombo, será a rede comercializadora por meio de suas 43 lojas físicas em Santa Catarina.

Corpo de Bombeiros faz campanha de doação espontânea. VANTUIR SCHOENNINGER- Comandante do quartel em Campo Erê explica que essa campanha é feita através da FECABOM- Federação Catarinense de Bombeiros, juntamente com a Celesc, e tem a finalidade de arrecadar recursos através de doações espontâneas. Isso pode ser feito pela população por meio da conta de energia elétrica, doando a partir de dois reais por mês, sendo cobrado já na tarifa.

Recursos serão revertidos para os bombeiros comunitários do município. O comandante em Campo Erê VANTUIR, ressalta que serão comprados fardamentos e equipamentos de segurança para os bombeiros voluntários, que prestam serviços sem remuneração.

Visita à população será feita por bombeiros comunitários. Quem informa é VANTUIR SCHOENNINGER- Comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Erê. Afirma que estarão devidamente fardados, explicando para a comunidade como funciona. VANTUIR esclarece que a população pode encerrar quando quiser a contribuição. Assim como terão o aparato dos bombeiros para iniciar na campanha, também terão quando desejarem parar.

Polícia segue investigação para esclarecer o caso do homem que estava desaparecido e foi encontrado morto. ROBERTO FRONZA – delegado da comarca de Campo Erê, lembra que o fato ocorreu final do mês de janeiro em Santa Terezinha do Progresso. SIDINEI PORTO, 32 anos, foi encontrado morto, no dia 26 de janeiro na Linha Zanatta, interior de Santa Terezinha. Segundo o delegado, ele estava desaparecido desde o dia 16.

Populares sentiram forte odor próximo à estrada e acionaram a PM. A guarnição foi até o local e encontrou o corpo de PORTO. Foram acionados Polícia Civil e IGP para perícia O delegado FRONZA responsável pela comarca, conta que devido ao estado avançado de decomposição do corpo de SIDINEI PORTO, não foi possível ver se ele tinha marcas de violência no corpo. Só o resultado da perícia do IML, que demora ainda alguns dias, vai apontar as causas da morte.

Homem encontrado morto tinha passagens pela Polícia. Afirmação é do delegado da comarca de Campo Erê ROBERTO FRONZA. De acordo com ele, SIDINEI PORTO, possuía antecedentes, inclusive com condenação criminal. O delegado, reforça que a população de Santa Terezinha do Progresso, pode ajudar a Polícia se souber de alguma informação sobre a vítima. Nesses casos, se a pessoa não quiser se identificar não é necessário, pode ser de forma anônima, confirma FRONZA.

Idoso morre carbonizado em Abelardo Luz. Um incêndio em residência foi registrado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 7 horas da manhã de hoje. O fato ocorreu na comunidade da Vila Araça, interior de Abelardo Luz. No local uma casa de madeira foi completamente consumida pelo fogo. As chamas rapidamente se espalharam pelo imóvel. JOSÉ PINHEIRO, de 80 anos, que morava na casa, não conseguiu sair a tempo e acabou morrendo carbonizado. As causas do sinistro deverão ser apuradas através de um laudo pericial.

Ex-vereador morre em acidente na SC-161 em Anchieta. GENTIL SANTIN, de 69 anos, conhecido como DIDIO, morreu na noite de ontem, por volta das 21 horas e 30 minutos num acidente na SC-161, em Linha Gaúcha. A colisão traseira aconteceu nas proximidades do campo da comunidade. O Gol que o ex-vereador de Anchieta dirigia colidiu em um trator quando ambos trafegavam sentido Campo ErêAnchieta. O motorista do carro teve ferimentos graves com fraturas nos membros, cortes, escoriações e suspeita de hemorragia interna. A vítima estava presa às ferragens, sendo atendido pelos bombeiros de Anchieta, que precisaram fazer o desencarceramento.

Ex-vereador chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Após os atendimentos no local e imobilização ele foi conduzido ao pronto atendimento do município para avaliação, mas não resistiu e morreu logo após dar entrada na unidade. O agricultor de 36 anos que conduzia a máquina agrícola saiu ileso. A PM de Anchieta prestou apoio até a chegada de PMRE de São Lourenço do Oeste.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.