ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 05-01-2019 Sábado

-MINISTRO DIZ QUE BOLSONARO SE EQUIVOCOU SOBRE AUMENTO DA IOF

-ESTADO FECHA 2018 COM RECORDE DE INFESTAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE

-VIVEIRO PREPARA CERCA DE 40 MIL MUDAS DE FLORES PARA ORNAMENTAÇÃO DA EXTENOLEITE

-TUNÁPOLIS CONTRATA AGENTE DE ENDEMIAS PARA O TRABALHO DE COMBATE A DENGUE

-MORADORES DEVEM COMUNICAR A PREFEITURA PROBLEMAS RELACIONADOS A ILUMINAÇÃO PÚBLICA

-PREFEITURA E PRODELI DESENVOLVEM PROJETO PARA AUXILIAR PEQUENAS EMPRESAS

-POLÍCIA FAZ BUSCAS PARA CAPTURAR FORAGIDO DA UNIDADE PRISIONAL

-EMPRESÁRIO INTEGRANTE DE QUADRILHA É PRESO EM IRACEMINHA


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O presidente americano, DONALD TRUMP, adotou um tom desafiador e disse, nesta sexta-feira, que está "preparado" para que a paralisação orçamentária se estenda por mais de um ano, após uma reunião com os líderes democratas do Congresso para tentar alcançar um acordo. Com a paralisação, cerca de 800 mil funcionários públicos estão de licença sem vencimentos. No centro da disputa está a exigência do presidente de construir um muro na fronteira com o México, com custo de mais de cinco bilhões de dólares, ao qual os democratas se opõem.


O grupo de Lima, que inclui o Brasil e outros 12 países, anunciou nesta sexta-feira, na capital peruana, que não reconhecerá o governo venezuelano se o presidente NICOLÁS MADURO assumir um novo mandato em 10 de janeiro, por considerar que se trata de resultado de eleições ilegítimas. A decisão não foi unânime, uma vez que o México, agora sob o governo de esquerda de ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, se recusou a assinar a declaração. O Grupo de Lima foi criado em 2017 por iniciativa do governo peruano com o objetivo de pressionar para o restabelecimento da democracia na Venezuela.


A Venezuela acusou nesta sexta-feira o Grupo de Lima de incentivar um golpe de estado com apoio de Washington. O governo venezuelano recusou a proposta do bloco ao presidente NICOLÁS MADURO de desistir de assumir um novo mandato em 10 de janeiro e transferir o poder ao Parlamento. Em um comunicado lido pelo chanceler, JORGE ARREAZA, a Venezuela expressou "sua maior perplexidade ante a extravagante declaração de um grupo de países do continente americano, que após receber instruções do governo dos Estados Unidos através de uma videoconferência, acordaram incentivar um golpe de estado".



O Ministério das Comunicações cancelou funcionamento de mais de 100 rádios comunitárias. De acordo com o Governo Federal, essas emissoras cometeram várias infrações da legislação que regulamenta o funcionamento das rádios comunitárias no país. A extinção de autorização de outorga de mais de 100 Rádios Comunitárias em diversas cidades no Brasil já foi publicada no Diário Oficial. Algumas emissoras foram alvo de uma série de denúncias sobre reincidência de infrações na legislação. Para FERNANDO HENRIQUE CHAGAS, conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádios, a decisão foi muito importante.


Pelo terceiro dia consecutivo, o Ceará sofreu uma onda de ataques criminosos coordenados por membros de facções criminosas em vários pontos da cidade de Fortaleza e no interior. Os crimes ocorreram mesmo após a chegada de agentes da Força Nacional, enviadas ao Ceará por autorização do ministro da Justiça, SÉRGIO MORO. O número de ataques criminosos passou de 60, desde o início da onda de violência até este sábado. Bandidos queimaram veículos do transporte público; carros de particulares e concessionárias; e atacaram diversos prédios públicos, como bancos, delegacias e prefeituras.


O chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI, descartou que o governo federal irá aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras, medida que havia sido anunciada mais cedo por JAIR BOLSONARO, em Brasília. O ministro afirmou que o presidente "se equivocou" ao mencionar que o IOF seria revisado. ONYX contrapôs outra declaração de BOLSONARO, que havia antecipado que o ministro da Economia, PAULO GUEDES, anunciaria ainda nesta sexta-feira a redução da alíquota máxima do Imposto de Renda, de 27 e meio para 25 por cento. Segundo o chefe da Casa Civil, não há previsão para que seja feita a alteração.



No primeiro relatório de 2019, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina informou que a balneabilidade no litoral do estado teve uma piora em relação à semana anterior. Agora, 72 vírgula quatro por cento dos pontos analisados estão próprios para banho, uma queda de três e meio por cento. Alguns locais de praias famosas, como a Praia Central de Balneário Camboriú e Ingleses, em Florianópolis, não estão recomendáveis para os banhistas. O relatório completo pode ser encontrado no site do IMA.


O setor automobilístico fechou 2018 com 186 mil de veículos vendidos, alta de 18 vírgula seis por cento em comparação com 2017. É o segundo crescimento seguido registrado pelo setor, após os quatro anos de queda no período mais crítico da crise econômica, a partir de 2013. O levantamento da Fenabrave-SC ainda aponta que ao longo de todo ano passado foram vendidas 29 mil 172 unidades a mais do que em 2017. Atualmente a frota circulante no Estado soma mais de cinco milhões de veículos.


Santa Catarina fechou 2018 com números preocupantes em relação ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue e zika vírus. O inseto é presença constante em pelo menos 76 municípios catarinenses, considerados infestados, o que é um recorde no Estado. A marca representa um aumento de 20 vírgula seis por cento em relação ao mesmo período de 2017, que registrou 63 municípios nessa condição. Além disso, o Estado somou no ano passado 15 mil 886 focos do Aedes aegypti em 164 municípios catarinenses, um acréscimo de 37 por cento na comparação com 2017.


-VIVEIRO PREPARA CERCA DE 40 MIL MUDAS DE FLORES PARA ORNAMENTAÇÃO DA EXTENOLEITE

-TUNÁPOLIS CONTRATA AGENTE DE ENDEMIAS PARA O TRABALHO DE COMBATE A DENGUE

-MORADORES DEVEM COMUNICAR A PREFEITURA PROBLEMAS RELACIONADOS A ILUMINAÇÃO PÚBLICA

-PREFEITURA E PRODELI DESENVOLVEM PROJETO PARA AUXILIAR PEQUENAS EMPRESAS


Hospital Regional de São Miguel do Oeste inicia 2019 superlotado. A assessoria do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, emitiu, no início da tarde desta sexta-feira, um comunicado sobre a superlotação da unidade. Em nota, a direção hospitalar orienta a população a procurar atendimento em postos de Saúde e na UPA 24h para casos sem risco imediato. Ainda segundo a nota, a prioridade no atendimento são os casos de urgência e emergência que são caracterizados pela sua gravidade e necessidade de assistência dedicada.


SEBRAE tem inscrições abertas para capacitações. Segundo o consultor do SEBRAE de SMOeste, MIGUEL GARRIDO, nos dias 28 e 29 será promovido um treinamento sobre marketing digital. O investimento é de quase 400 reais para os dois dias do curso. MIGUEL GARRIDO ressalta que o conhecimento em marketing digital, nesta era da modernidade, é fundamental para que as empresas acompanhem as tendências de mercado, o comportamento do consumidor e consequentemente aumentem as vendas. O consultor destaca que outra capacitação, no dia 16, será voltada a apresentação do programa GIR, direcionado a empresas já consolidadas no mercado. Esse programa consiste em cerca de um ano e meio de capacitações e consultoria as empresas. O SEBRAE também organiza para este ano o seminário de empreendedorismo, EMPRETEC. O número do SEBRAE para informações é o 3631 2100.


Coordenadora destaca trabalho com grupos de idosos em Iporã do Oeste. Conforme a coordenadora dos grupos de idosos, MICHELI SEHN BASSI, o município conta com 19 grupos da terceira idade, sendo quatro na cidade e os demais nas comunidades do interior. Os 19 grupos somam cerca de mil e 100 idosos. MICHELI destaca que os grupos mantêm encontros frequentes, onde o lanche é fornecido pela administração. Além dos intercâmbios entre os grupos e com idosos de outros municípios, houve também a participação nas olimpíadas da terceira idade da AMEOSC, e nos Jogos da Terceira Idade, com a classificação em algumas modalidades para a etapa estadual em Rio do Sul. A coordenadora ressalta que em 2018 a festa municipal da terceira idade ocorreu em três pólos com a entrega das lembranças. Ela lembra que também faz parte do trabalho da coordenação o trabalho educativo aos idosos por meio de palestras.


Com a inauguração da nova sede, O CRAS de Iporã do Oeste irá se mudar para o espaço novo ao lado do centro de saúde. MICHELI SEHN BASSI comenta que ainda não há data definida para a mudança. O Centro de Referencia de Assistência Social atua com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende crianças de dois a 17 anos, e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, o PAIF. A coordenadora destaca que semanalmente o CRAS disponibiliza as oficinas de jogos cooperativos, artesanato, culinário, jiu jitsu e brinquedoteca. O CRAS realizou ainda atividades para o dia da mulher, cursos em parcerias com o SENAR, campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além da participação em eventos do município e da copa Itapiranga de Jiu Jutsu. O setor da assistência social também atuou no encaminhamento de benefícios, visitas domiciliares e atendimentos diversos.


Viveiro municipal prepara cerca de 40 mil mudas de flores para ornamentação da oitava Extenoleite. A feira será realizada de 22 a 24 de março em Santa Helena. O responsável pelo viveiro municipal, ARTEMIO PAZINI destaca que cerca de 200 vasos de flores já estão preparados para serem usados na decoração da feira, e nesta semana também iniciou a semeadura das flores para o plantio. Ele cita que as principais variedades de flores são o tagete, beijinho americano, petúnia, alison, torenia e begônia. A semeadura soma cerca de 39 mil mudas de flores.Além de flores, ARTEMIO PAZINI comenta que também serão usadas na ornamentação folhagens diversas produzidas no próprio viveiro. O responsável pelo viveiro lembra que são disponibilizadas mudas de angico e árvores nativas diversas para a população.


Secretaria de saúde de Tunápolis contrata agente de endemias para o trabalho de combate a dengue. O veterinário responsável pela inspeção municipal, e que atua também no setor de vigilância sanitária, EDUARDO DOTTO, explica que a agente de endemias foi aprovada no concurso, realizado ainda no ano passado, e iniciou os trabalhos na quarta-feira dia dois. A profissional será responsável pelo trabalho a campo, fiscalização de armadilhas, pontos estratégicos, controle de focos e orientações a comunidade. EDUARDO DOTTO destaca que até o momento esse trabalho era realizado pela vigilância sanitária, o que acaba sobrecarregando as funções do setor. Ele avalia que com uma profissional específica para o trabalho, o combate a dengue será feito de forma mais efetiva. A agente de endemias é de Tunápolis, e domina o idioma alemão, facilitando a comunicação com as famílias.


O último foco do mosquito da dengue em Tunápolis foi registrado ainda no mês de novembro. EDUARDO DOTTO destaca que a larva foi encontrada em uma armadilha. O local onde o foco foi registrado passou por uma fiscalização, na extensão de 300 metros. Os fiscais encontraram água parada com larvas, mas com resultado negativo para contaminação do mosquito. EDUARDO DOTTO ressalta que os proprietários dos terrenos onde foram constatadas as irregularidades foram orientados, e agora em janeiro a área será revisada novamente. Ele orienta a população a continuar colaborando com a cobertura correta das caixas de água com tela e não deixar água acumulada, considerando que o período de calor e umidade é o ideal para proliferação do mosquito transmissor das doenças.


Prefeitura pede a contribuição dos moradores na comunicação de problemas relacionados a iluminação pública. Segundo o diretor de urbanismo, ILMO WALTER, na próxima semana a empresa responsável pela manutenção da iluminação pública virá ao município para atender os pedidos de melhorias. Ele lembra que caso moradores ainda tenham indicação de pontos onde seja necessária alguma melhoria na iluminação, devem fazer o comunicado a prefeitura pelo número 3634 1210. ILMO WALTER comenta que além de problemas de lâmpadas que não estão funcionando, o morador deve comunicar também casos em que as lâmpadas ficam ligadas diretas, mesmo durante o dia.


A empresa responsável pela manutenção realiza o serviço no município uma vez ao mês, ou conforme a demanda. O diretor de urbanismo esclarece que o serviço de manutenção, que era de responsabilidade da Celesc, passou a ser feito há alguns anos por empresa terceirizada pela prefeitura. Ele comenta que isso foi necessário porque o município não dispõe dos equipamentos e mão de obra especializada para este serviço. O diretor de urbanismo enfatiza que a taxa de iluminação pública é paga pelo morador na conta de energia elétrica da Celesc, já a taxa de manutenção é paga pela prefeitura para a empresa terceirizada. ILMO WALTER enaltece a importância da contribuição da população na comunicação de problemas relacionados à iluminação.


Prefeitura e PRODELI de Iporã do Oeste desenvolvem projeto para auxiliar na implantação de pequenas empresas. Conforme o vice-prefeito e um dos mentores do Programa de Desenvolvimento Econômico Local, ALEXANDRE RUSCHEINSKY, um dos projetos destaque desta parceria com o PRODELI é a instalação de uma incubadora de empresas, que deve entrar em funcionamento durante 2019. Ele explica que a incubadora consiste no auxílio a pequenos empresários que buscam o desenvolvimento de um produto ou mesmo a implantação de uma empresa, mas que não tem a assistência ou conhecimento necessário. O vice-prefeito explica que estas empresas terão assistência para as vendas, treinamento de funcionários e assessoria jurídica. O SEBRAE também será parceiro do projeto, além de universidade da região.


ALEXANDRE RUSCHEINSKY cita ainda a parceria com o PRODELI em outros projetos que estão em andamento ou em fase de conclusão, como as melhorias na praça central. Outro projeto em fase de elaboração trata da ajuda financeira ao hospital, para manutenção da entidade. O vice-prefeito esteve à frente da prefeitura nos últimos dias devido às férias do prefeito LUCIO MALLMANN. Ele comenta que a maioria dos servidores está de férias, e os trabalhos se concentram no fechamento contábil e pagamento de contas. RUSCHEINSKY destaca que os números estão sendo concluídos, mas a projeção é de economia. O vice-prefeito afirma que a expectativa para 2019 é de um ano ainda de incertezas devido às mudanças na política, mas ao mesmo tempo otimista em função da economia já estar melhorando e as empresas voltando a investir.


-POLÍCIA FAZ BUSCAS PARA CAPTURAR FORAGIDO DA UNIDADE PRISIONAL

-EMPRESÁRIO INTEGRANTE DE QUADRILHA É PRESO EM IRACEMINHA


A Polícia Civil do Extremo Oeste fechou o ano de 2018 com oito mil 911 procedimentos instaurados nos 27 municípios da região. A informação é do delegado regional ADRIANO BINI. O número é praticamente o mesmo de 2017. Neste ano, também foram registradas e encaminhadas ao Poder Judiciário, 670 medidas protetivas de urgência visando proteger vítimas de violência doméstica. A Polícia Civil realizou 405 prisões em flagrante ou por ordem judicial neste ano. Também foram cumpridos 296 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário resultando na apreensão de 123 armas ilegais.


A região teve 47 casos de assassinatos ou tentativas de homicídio em 2018. De acordo com o relatório divulgado pela Policia Civil, foram 15 homicídios consumados, 19 tentativas, três feminicídios consumados e oito tentados. O delegado regional, ADRIANO BINI disse que desse total, 34 crimes contra a vida tiveram as investigações concluídas e remetidas ao Poder Judiciário. O percentual de resolução dos casos é de 72%. 13 crimes ainda estão sendo investigados pela Polícia Civil e serão concluídos em 2019. BINI disse que a solução desse tipo de crime é uma das prioridades da Polícia Civil. Dos 27 municípios que compreendem a regional, vários não tiveram nenhum assassinato. Ele citou que as cidades sem crimes contra a vida são Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Cunha Porã, Iporã do Oeste, Mondaí, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos e Tunápolis.


Homem consome produtos sai sem pagar e ainda furta objeto de estabelecimento. Na quinta-feira a noite, por volta das 20 horas, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de estelionato e furto, na Rua Marcílio Dias, no Bairro São Luiz em São Miguel do Oeste. Ao chegar no local a atendente informou a guarnição que um homem veio até o estabelecimento e consumiu bebidas e comidas e saiu sem pagar a conta. O homem ainda teria levado com ele um copo de vidro do estabelecimento. A PM adotou as pedidas pertinentes para o caso.


PMR atende dois acidentes na SC 157. O primeiro acidente ocorreu por volta das 10 horas de ontem, na SC 157 em São Lourenço do Oeste/SC. O acidente envolveu um caminhão trator Volvo FH 380 emplacado em Chapecó e conduzido por um homem de 48 anos e o semi reboque/ Krone/ Prancha também de Chapecó carregado com seis pilares de cimento armado. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o semi-reboque se desprendeu do caminhão trator, caindo sobre a pista de rolamento, obstruindo a passagem pela terceira faixa. Ninguém se feriu. O outro acidente ocorreu por volta das 18 horas, também na SC 157 em São Lourenço do Oeste. A colisão envolveu uma moto Honda Biz de São Lourenço do Oeste que era conduzida por um rapaz de 20 anos e um caminhão, o qual se evadiu do local sem prestar socorro a vítima. O piloto sofreu lesões leves.


Homem é preso em Descanso por descumprir medida protetiva. Nesta sexta-feira, policiais civis de Descanso cumpriram um mandado de prisão preventiva expedido pelo plantão do Judiciário da Comarca, após representação do delegado e manifestação favorável do Ministério Público. O preso havia sido notificado de medidas protetivas de urgência requeridas pela ex-companheira, porém, acabou se aproximando dela, justificando a prisão para garantia do cumprimento da Ordem Judicial. Ele não ofereceu resistência e foi encaminhado a UPA de São Miguel do Oeste. O Inquérito que apura os crimes praticados pelo autor será encaminhado para justiça no prazo de até 10 dias.


Polícia faz buscas para capturar foragido da Unidade Prisional. A fuga teria ocorrido por volta das 15 horas desta sexta-feira, da Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro. O preso, do regime semiaberto, identificado como FABRÍCIO FÉLIX, estava com uniforme da Upa, com a camiseta da empresa moveleira, na qual vários detentos trabalham pelo convênio. Ele responde por crimes de furto e roubo. A Polícia Militar de São José do Cedro analisou as imagens das câmeras e fez buscas ao preso, que teria fugido em direção das Linhas São Germano e 21 de Novembro. O canil setorial ajudou na ação, porém, até a manhã deste sábado o preso ainda não havia sido capturado.


Empresário integrante de quadrilha é preso em Iraceminha. Na tarde desta quinta-feira Policiais Civis do Setor de Investigação da Delegacia de Maravilha cumpriram um mandado de prisão da comarca de São Miguel do Oeste, em desfavor de um homem de 50 anos natural de Canoinhas. As buscas ocorreram na cidade de Iraceminha, onde a polícia localizou o empresário na residência de seu filho. O empresário é um dos investigados pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais, no ano de 2017, quando foi desarticulada uma quadrilha especializada em falsa comunicação de roubo de caminhões e desvio de cargas. Na época o criminoso intimidou testemunhas do processo para que mudassem seus depoimentos. Um dos líderes da quadrilha, natural de Riqueza, continua foragido da Justiça. O homem preso ontem foi condenado a pena de sete anos nove meses e 22 dias em regime fechado, pela Lei das Organizações Criminosas. O preso foi encaminhado à UPA de Maravilha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.