ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 05/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Atalaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O presidente americano, DONALD TRUMP, adotou um tom desafiador e disse, nesta sexta-feira, que está "preparado" para que a paralisação orçamentária se estenda por mais de um ano, após uma reunião com os líderes democratas do Congresso para tentar alcançar um acordo. Com a paralisação, cerca de 800 mil funcionários públicos estão de licença sem vencimentos. No centro da disputa está a exigência do presidente de construir um muro na fronteira com o México, com custo de mais de cinco bilhões de dólares, ao qual os democratas se opõem.

O grupo de Lima, que inclui o Brasil e outros 12 países, anunciou nesta sexta-feira, na capital peruana, que não reconhecerá o governo venezuelano se o presidente NICOLÁS MADURO assumir um novo mandato em 10 de janeiro, por considerar que se trata de resultado de eleições ilegítimas. A decisão não foi unânime, uma vez que o México, agora sob o governo de esquerda de ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, se recusou a assinar a declaração. O Grupo de Lima foi criado em 2017 por iniciativa do governo peruano com o objetivo de pressionar para o restabelecimento da democracia na Venezuela.

A Venezuela acusou nesta sexta-feira o Grupo de Lima de incentivar um golpe de estado com apoio de Washington. O governo venezuelano recusou a proposta do bloco ao presidente NICOLÁS MADURO de desistir de assumir um novo mandato em 10 de janeiro e transferir o poder ao Parlamento. Em um comunicado lido pelo chanceler, JORGE ARREAZA, a Venezuela expressou "sua maior perplexidade ante a extravagante declaração de um grupo de países do continente americano, que após receber instruções do governo dos Estados Unidos através de uma videoconferência, acordaram incentivar um golpe de estado".

A seguir:

-MINISTRO DIZ QUE BOLSONARO SE EQUIVOCOU SOBRE AUMENTO DA IOF

O Ministério das Comunicações cancelou funcionamento de mais de 100 rádios comunitárias. De acordo com o Governo Federal, essas emissoras cometeram várias infrações da legislação que regulamenta o funcionamento das rádios comunitárias no país. A extinção de autorização de outorga de mais de 100 Rádios Comunitárias em diversas cidades no Brasil já foi publicada no Diário Oficial. Algumas emissoras foram alvo de uma série de denúncias sobre reincidência de infrações na legislação. Para FERNANDO HENRIQUE CHAGAS, conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádios, a decisão foi muito importante.

Pelo terceiro dia consecutivo, o Ceará sofreu uma onda de ataques criminosos coordenados por membros de facções criminosas em vários pontos da cidade de Fortaleza e no interior. Os crimes ocorreram mesmo após a chegada de agentes da Força Nacional, enviadas ao Ceará por autorização do ministro da Justiça, SÉRGIO MORO. O número de ataques criminosos passou de 60, desde o início da onda de violência até este sábado. Bandidos queimaram veículos do transporte público; carros de particulares e concessionárias; e atacaram diversos prédios públicos, como bancos, delegacias e prefeituras.

O chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI, descartou que o governo federal irá aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras, medida que havia sido anunciada mais cedo por JAIR BOLSONARO, em Brasília. O ministro afirmou que o presidente "se equivocou" ao mencionar que o IOF seria revisado. ONYX contrapôs outra declaração de BOLSONARO, que havia antecipado que o ministro da Economia, PAULO GUEDES, anunciaria ainda nesta sexta-feira a redução da alíquota máxima do Imposto de Renda, de 27 e meio para 25 por cento. Segundo o chefe da Casa Civil, não há previsão para que seja feita a alteração.

A seguir:

-ESTADO FECHA 2018 COM RECORDE DE INFESTAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE

No primeiro relatório de 2019, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina informou que a balneabilidade no litoral do estado teve uma piora em relação à semana anterior. Agora, 72 vírgula quatro por cento dos pontos analisados estão próprios para banho, uma queda de três e meio por cento. Alguns locais de praias famosas, como a Praia Central de Balneário Camboriú e Ingleses, em Florianópolis, não estão recomendáveis para os banhistas. O relatório completo pode ser encontrado no site do IMA.

O setor automobilístico fechou 2018 com 186 mil de veículos vendidos, alta de 18 vírgula seis por cento em comparação com 2017. É o segundo crescimento seguido registrado pelo setor, após os quatro anos de queda no período mais crítico da crise econômica, a partir de 2013. O levantamento da Fenabrave-SC ainda aponta que ao longo de todo ano passado foram vendidas 29 mil 172 unidades a mais do que em 2017. Atualmente a frota circulante no Estado soma mais de cinco milhões de veículos.

Santa Catarina fechou 2018 com números preocupantes em relação ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue e zika vírus. O inseto é presença constante em pelo menos 76 municípios catarinenses, considerados infestados, o que é um recorde no Estado. A marca representa um aumento de 20 vírgula seis por cento em relação ao mesmo período de 2017, que registrou 63 municípios nessa condição. Além disso, o Estado somou no ano passado 15 mil 886 focos do Aedes aegypti em 164 municípios catarinenses, um acréscimo de 37 por cento na comparação com 2017.

- A SEGUIR:

- ACICECDL TEM EMPOSSADA NOVA DIRETORIA.

- CRESCE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO ALTO VERÃO.

ACICECDL tem empossada nova diretoria. A solenidade ocorreu na noite de ontem em Campo Erê e contou com a participação de várias autoridades e associações da região. JOÃO DOTTO assumiu os trabalhos à frente da associação e dona TEREZINHA PAZA a vice presidência. A nova direção ficará pelo período de dois anos. Segundo DOTTO, encara a nova missão como um desafio, porém, não é novo pra ele, pois já esteve à frente da associação há alguns anos.

Municípios tiveram queda de recursos ano passado. A observação é de ROBSON RAMOS, novo presidente da Câmara Municipal de Campo Erê. Ele atribui isso a 2 grandes eventos: Copa do Mundo e principalmente as eleições gerais. O vereador faz questão de lembrar o que muita gente confunde. Vereador, diz ele, não tem o poder de executar obra, mas o dever de legislar e fiscalizar.

Na sua primeira legislatura, ROBSON RAMOS assume a presidência da Casa. Ele reafirma suas bases que são transparência e honestidade. Reafirma que na presidência da Câmara, esses 2 pontos serão ainda mais observados. O presidente salienta que quer contribuir com a administração municipal para que o município não pare, apesar de não ter apoiado a campanha eleitoral do prefeito.

2018 foi de várias conquistas. Avaliação é de NELSON TRESSOLDI, que trabalha em diversos setores da prefeitura de Campo Erê como agente econômico, habitação e conselhos. Na habitação, salienta que ocorreu grande avanço, com liberação de documentos para legalização de mais de cem propriedades. Ele acredita que agora, em parceria com governo do estado, o setor deve avançar ainda mais. Existem ainda mais de mil lotes irregulares que precisam de solução.

Sala do empreendedor esteve bastante ativa ano passado. O responsável NELSON TRESSOLDI informa que o município atualmente tem cerca de 500 micro empreendedores individuais. Revela também que no meio ambiente, Campo Erê é um dos únicos municípios que possui licenciamento local. Existe a expectativa para as mudanças nas políticas públicas sociais, com os novos governos estadual e federal. Não deverá haver muito assistencialismo, e serão necessárias adaptações, acredita TRESSOLDI.

Cresce consumo de energia elétrica no alto verão. A constatação é de JOSÉ VOLKWEISS, da Gerência Regional da Celesc. Segundo ele, nossa região tem importante elevação no consumo principalmente pelo uso contínuo de refrigeradores e ar condicionados. Explica que a principal diferença entre inverno e verão é que o pico de consumo devido ao calor está acontecendo entre as 14 e 15 horas. Já, no inverno o pico de consumo acaba ocorrendo entre 18 e 30 e 19 horas.

Tem regiões que se sobressaem no consumo de energia elétrica. JOSÉ VOLKWEISS observa que em áreas próximas ao rio Uruguai, como Palmitos, Mondaí e Itapiranga, o consumo tem alcançado até 20 por cento a mais entre as 14 e 15 horas. Em áreas mais distantes como Campo Erê, o consumo fica cerca de 12 por cento menor. O gerente da Celesc quer que o consumo de energia seja bem consciente, sem desperdício.

TORLI BARMBERG assumirá presidência da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Lourenço do Oeste. A Posse da nova diretoria acontece no dia 18, a eleição ocorreu em dezembro. De acordo com TORLI essa é a primeira vez que estará à frente dos trabalhos da rede. Cita que já é voluntária há vários anos e que a rede desenvolve diversos trabalhos, entre eles, o atendimento aos pacientes, grupo de artesanato, campanhas de prevenção, principalmente do outubro rosa, além de eventos para angariar recursos para contribuir nas atividades.

Ex presidente fez um bom trabalho à frente da rede. O comentário é de TORLI BAMBERG. Afirma que JANICE BADO, ex presidente da rede feminina de combate ao câncer, conduziu da melhor forma os trabalhos. Salienta que encara como um desafio a missão que está assumindo. TORLI ressalta que muitas mulheres mais humildes, conseguem arrecadar recursos para o tratamento, através dos brechós e outras atividades da rede feminina.

Mesmo no período de férias Sindicato dos Trabalhadores em Educação organizam as articulações do ano. SÔNIA DALL PIVA Coordenadora regional do SINTE afirma que nos próximos dias terá reunião com o conselho deliberativo. Nesse encontro o sindicato vai traçar as metas e trabalhos para 2019. SÔNIA destaca que não se define nada sozinho, tudo é passado pelo conselho e depois vai para assembleia geral para ser aprovado ou não por todos os associados.

SINTE já entregou pauta de reivindicação ao governador ainda durante campanha. Afirmação é de SÔNIA DALL PIVA. Salienta que ainda não foi feito contato oficialmente com Carlos Moisés como governador do estado, mas destaca que no período eleitoral foram entregues pautas à todos os candidatos ao governo.SÔNIA afirma que ainda é muito cedo para exigir posições do atual governador, já que assumiu nesta semana. Mas espera que não seja preciso o enfrentamento ao governo, e sim que tudo seja resolvido com diálogo.

Planejamento para 2019 foi organizado ainda no ano passado. CLAUDIA MEDEIROS- Coordenadora da regional do SENAI salienta que o cronograma foi feito ainda em agosto de 2018. Enfatiza que já estão trabalhando há um bom tempo com essa agenda, aliados às indústrias. CLAUDIA afirma que em dezembro foi feito a formatura da turma de Assistência Administrativa, com alunos indicados pela empresa DASS em Campo Erê. SONORA

Novas turmas do Senai iniciam no dia 10 em Campo Erê. CLAUDIA MEDEIROS enfatiza que nesse dia iniciam os que farão diurno e no dia 15 os noturno. Ressalta que pretende ampliar o laboratório de equipamentos de máquinas que tem no município, até fevereiro. CLAUDIA afirma que tem uma parceria muito importante com a empresa DASS, e assim almeja que sejam ainda mais os contratados nesse ano do que já foi em 2018.

Santa Catarina lidera implantação da informatização das informações para os Conselhos Tutelares. Quem informa é ANTÔNIO DE FARIAS – multiplicador do sistema de informatização, conselheiro tutelar de Campo Erê e coordenador regional dos Conselhos dos 17 municípios da Amerios. Explica que na informatização, serão repassadas informações mais rápidas e precisas, que poderão ser utilizadas no dia a dia. Outra importância é a informação de quais os direitos de crianças e adolescentes que mais são violados.

Ainda existem muitas dúvidas sobre a real atribuição de conselheiros tutelares. A observação é de ANTÔNIO DE FARIAS. Para ele, muita gente pensa que a responsabilidade maior por crianças e adolescentes é dos conselhos. Diz que é errado pensar assim, porque, por primeiro, quem deve se preocupar com menores de 18 anos são as famílias. A maior movimentação nos conselhos é quando há denúncia. Evasão escolar foi o maior problema enfrentado pelo Conselho Tutelar, em 2018. Aconselha pais e mães ficarem sempre atentos para saber o que os filhos estão fazendo.

Celesc faz investimentos todo dia e de forma continuada em toda região. Quem revela é JOSÉ VOLKWEISS gerente regional da empresa. Diz que ano passado foram aplicados, em média, em torno de 10 milhões de reais. Isso representa a instalação de mil e 500 postes, com instalação de 350 transformadores. Quer dizer, continua ele, que é instalado um transformador por dia. Ano passado a Celesc contratou 14 funcionários e no próximo dia 22 vai admitir mais 6.

Vários religadores automáticos foram instalados na região. De acordo com JOSÉ VOLKWEISS, com isso, quando há defeito numa rede, a carga passa imediatamente para outra, restabelecendo de imediato o fornecimento ao consumidor. O gerente chama atenção para os prejuízos que os temporais provocam em toda região. Os maiores estragos, finaliza ele, são no interior dos municípios.

- A SEGUIR:

- POLÍCIA INVESTIGA ASSASSINATO DO DIA PRIMEIRO NA PRAÇA DA MATRIZ.

- MOTORISTA É PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE.

Polícia investiga assassinato do dia primeiro na praça da matriz. O delegado PAULO VENERA, que trabalha no caso, confirma o crime, que aconteceu por volta das 6 e meia da manhã. No fim da tarde, um dos prováveis autores da morte a facada de VALDERI DA SILVA, CLAUDIO LEITE, o ferrão, sofreu um atentado e quase morreu também. Ele já respondia por outro assassinato e ganhou liberdade para passar o ano novo com a família. A polícia recorreu as imagens do videomonitoramento, mas não são nítidas o suficiente para identificar os envolvidos.

Três pessoas devem ter participado do assassinato de VALDERI DA SILVA. Além de ferrão, outros 2 homens devem estar envolvidos. A polícia apurou que todos, a vítima e os 3 agressores beberam durante a madrugada e na manhã, se desentenderam ao ponto de terem provocado a morte. Os 4 tem passagens nos arquivos policiais. Delegado PAULO VENERA ouviu os 3 mas devido a fragilidade dos depoimentos não prendeu ninguém. Eles foram liberados enquanto a polícia continua as investigações, em busca de provas.

O depoimento de ferrão. De acordo com o delegado PAULO VENERA, que cuida do caso, Ferrão disse no gabinete, que na noite do crime os 4 beberam no Bairro Mello. Em dado momento houve um desentendimento e correram para a praça da matriz, onde acabou sendo morto a facada um deles, VALDERI DA SILVA. Ferrão nega que tenha sido autor da facada, só que em suas roupas há sinais de sangue. O material foi enviado para perícia, que deve indicar que, pelo menos, ferrão participou da confusão.

Enquanto ferrão prestava depoimento, um grupo de pessoas tentou invadir a delegacia para um acerto de contas. Por isso, a polícia trabalha com o atentado contra ferrão como um possível ato de vingança. Ele foi atocaiado em cima do asfalto, a uns 4 quilômetros, em direção a São Lourenço do Oeste. Levou tiros de espingarda e também de revólver. A vítima foi levada para a policlínica de Pato Branco e seu estado de saúde é gravíssimo.

Motorista é preso por embriaguez ao volante. Foi na SC 160 em Serra Alta. A Polícia Militar Rodoviária atendeu uma saída de pista seguido de choque em pedra, envolvendo um Gol emplacado no município. O condutor de 67 anos sofreu ferimentos leves e foi preso em flagrante por embriaguez, sendo conduzido para a delegacia de Pinhalzinho.

Acidente provoca desengate de semirreboque. A Polícia Militar Rodoviária atendeu ontem em São Lourenço do Oeste, na rodovia SC 157. Envolveu um caminhão trator e um semirreboque Krone carregado com seis pilares de cimento armado, ambos emplacados em Chapecó. No local o semirreboque se desprendeu do caminhão trator, caindo sobre a pista de rolamento, obstruindo a passagem pela 3ª faixa. Ninguém se feriu.

Caminhão colide em biz e se evade do local. Foi por volta das 18 horas de ontem em São Lourenço. Foi uma colisão frontal envolvendo uma Honda Biz, placas do município, condutor de 20 anos, e um caminhão, o qual se evadiu do local sem prestar socorro ao envolvido. A motocicleta teve danos de pequena monta e o piloto ferimentos leves.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.