ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - terça-feira - 04 12 2018

-FUNÇÕES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO SERÃO DIVIDIDAS EM TRÊS PASTAS

-MOISÉS ANUNCIA NOMES PARA SECRETARIAS DO NOVO GOVERNO

-MUNICÍPIO PROMOVE ÚLTIMA COLETA DE LIXO NO INTERIOR EM 2018

-DEPUTADO DO MDB VAI DISPUTAR ELEIÇAO PARA PRESIDIR ALESC EM 2019

-PREFEITURA NÃO TERÁ TURNO ÚNICO E PAGARÁ DÉCIMO TERCEIRO DE FORMA ANTECIPADA

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NO CENTRO DA CIDADE

-POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, embarcou nesta segunda-feira para a Rússia, onde realizará uma reunião de trabalho com o presidente russo VLADIMIR PUTIN. MADURO geralmente se refere à Rússia, que fornece armas, tecnologia e outros recursos para Venezuela, como "aliada estratégica" de sua política multilateral. A viagem de MADURO acontece depois de receber também nesta segunda, em Caracas, o presidente turco, RECEP ERDOGAN, que lhe concedeu um respaldo político e econômico com a promessa de investimentos milionários que ajudem a Venezuela a aliviar a grave crise que atravessa.

O presidente do Equador, LENÍN MORENO, afastou nesta segunda-feira a vice-presidente do país, MARÍA ALEJANDRA VICUÑA, até o próximo dia 31, para que ela se defenda de uma acusação de cobrança de propina na época em que ela era congressista. De acordo com denúncia do ex-assessor legislativo ÁNGEL SAGBAY, a vice-presidente cobrou dele depósitos regulares em uma conta pessoal dela, entre 2011 e 2013, supostamente como contribuição obrigatória ao partido e como condição para que ele ficasse com o cargo.

A Rússia assinou um novo acordo de cooperação nuclear com a Argentina, que já negocia com a China sobre a construção de reatores nucleares. A construtora de reatores estatal russa Rosatom disse em um comunicado que os dois países haviam assinado um "documento estratégico" confirmando a parceria em energia nuclear na cúpula do G20 em Buenos Aires no final de semana. O acordo não é um contrato para construir reatores nucleares, mas um acordo básico como outros que a Rússia já assinou com outros países.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal analisará nesta terça-feira um novo pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente LULA. Os advogados apresentaram o pedido após SÉRGIO MORO, ainda como juiz responsável pela Lava Jato, aceitar o convite do presidente eleito JAIR BOLSONARO para comandar o Ministério da Justiça. Compõem a Segunda Turma do STF os ministros EDSON FACHIN, que é o relator, RICARDO LEWANDOWSKI, CELSO DE MELLO, CÁRMEN LÚCIA e GILMAR MENDES. LULA está preso desde abril deste ano condenado em um processo da Lava Jato.

O futuro ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, anunciou nesta segunda-feira que o presidente eleito JAIR BOLSONARO "bateu o martelo" e decidiu que a Esplanada dos Ministérios terá 22 pastas, sete a mais do que o prometido na campanha eleitoral. LORENZONI reafirmou que o Trabalho perderá o status de ministério e terá suas atribuições divididas entre Justiça, Economia e Cidadania. Ele explicou ainda que Advocacia-Geral da União e Banco Central terão "ministros transitórios". O Banco Central perderá o status no momento em que o Congresso Nacional aprovar a independência do órgão. Ainda falta definir os nomes para as pastas do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO retorna a Brasília nesta terça-feira para iniciar uma série de encontros com representantes de partidos políticos, futuros ministros e autoridades. A agenda divulgada pela assessoria do governo de transição prevê reuniões de Bolsonaro com MDB, PRB, PR e PSDB. Os quatro partidos reúnem atualmente 163 deputados e terão 126 a partir de fevereiro de 2019, quando se inicia a próxima legislatura. As três da tarde, BOLSONARO se reúne com a bancada do MDB e as quatro e meia com os parlamentares do PRB.

A primeira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou indenização de 50 mil reais por danos a uma mãe cujo filho de 16 anos morreu em Florianópolis após uma trave de futebol cair sobre a cabeça dele em 2008. O pagamento será feito pelo Estado, que é o réu na ação. Cabe recurso da decisão. A Justiça afirmou que o campo em que os garotos jogavam é público e que o estado tem o dever deste fazer a fiscalização e segurança do local. O relator da decisão, desembargador PAULO HENRIQUE MORITZ MARTINS DA SILVA disse que a única causa do acidente foi a falta de fiscalização.

O Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu nova data limite para que os emplacamentos feitos em Santa Catarina sigam o padrão Mercosul. Os órgão de trânsito catarinenses têm até 31 de dezembro para implementar o sistema em novos registros de veículos, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou em casos de substituição das placas. O prazo para a adoção da norma em Santa Catarina era primeiro de dezembro, mas o Departamento Estadual de Trânsito decidiu prorrogá-lo alegando que faltam estabelecimentos aptos a fabricar e colocar as novas chapas.

O governador eleito CARLOS MOISÉS confirmou nesta segunda-feira os quatro primeiros nomes do primeiro escalão do seu secretariado. Enquanto a Fazenda e a recém-criada Administração Prisional serão ocupadas por pessoas que já estão na gestão estadual do MDB, a Saúde e a Administração terão novidades. O governador eleito ainda deve anunciar cinco secretários, além dos chefes de três subdivisões da segurança pública. Ontem foram anunciados os nomes de JORGE EDUARDO TASCA como secretário de Administração, LEANDRO LIMA na secretaria de Administração Prisional, PAULO ELI na Fazenda e HELTON ZEFERINO como novo secretário de Saúde.

O projeto Pelotão Mirim do décimo quarto RCMEC formou mais uma turma de alunos na manhã de hoje. Ao todo, 26 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos receberam o diploma. Segundo a coordenadora do projeto, CRISTIANE CARDOSO, o trabalho socioeducativo é realizado anualmente em parceria entre o regimento e a Secretaria de Assistência Social. Ela explicou que as atividades tem o objetivo de desenvolver a cidadania e são realizadas no contra turno escolar. O projeto existe há 27 anos no município e é um complemento do trabalho desenvolvido pelas famílias e pela escola, atuando nas questões que envolvam valores e tradições. As fotos da solenidade de hoje estão no portal da Peperi na internet.

A quarta edição do Brique do Sesc está confirmada para o domingo do dia 16 de dezembro. Esta será a última edição do ano. A informação é do técnica de saúde e assistência da entidade, JOICIANE PAGLIARINI. Ela explicou que o evento será especial com a venda de produtos natalinos. JOICIANE disse que além da comercialização dos artigos de artesanato e de alimentos da agricultura familiar, o Brique contará com apresentações culturais e troca de livros. 28 expositores vão participar da edição do evento no domingo do dia 26.

A Secretaria de Saúde de Guaraciaba vai realizar no próximo sábado uma campanha de testes rápidos de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis. A iniciativa faz parte da programação do dia mundial de combate a Aids. De acordo com a Secretária de Saúde, DAINAE DORIGON, os testes serão aplicados em pessoas acima de 18 anos. A atividade será realizada no Posto de Saúde Central, das oito da manhã as cinco da tarde, sem fechar ao meio dia. O objetivo identificar essas quatro doenças precocemente para garantir um tratamento adequado e mais eficiente. Além disso, as pessoas vão receber informações e orientações sobre os cuidados com as doenças.

Está marcada para o próximo sábado, em Barra Bonita, a primeira trilha ecológica do município. O evento é organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo em parceria com outras entidades e faz parte da programação alusiva aos 23 anos de emancipação. Segundo a diretora de Cultura e Turismo, FABIANA MACIEL, um grupo de 40 pessoas irá percorrer um trajeto de aproximadamente seis quilômetros. A trilha prevê passagens por cachoeiras e termina no Morro dos Ventos onde haverá almoço para os interessados. A tarde, serão realizados voos duplos no local. Ainda no sábado ocorre a chegada do Papai Noel de parapente, entrega da chave da cidade, acendimento da iluminação natalina, entrega de presentes e queima de fogos.

Começou nesta segunda-feira a última coleta de resíduos sólidos de 2018 no interior de São Miguel do Oeste. De acordo com o diretor de Agricultura, NEDIO JESIORSKI, o município optou por fazer o recolhimento mensal a partir da metade do ano. Ele explicou que a coleta ocorre sempre na primeira semana do mês. Até sexta-feira, as equipes da prefeitura vão percorrer as comunidades rurais para recolher o lixo separado pelos agricultores. Os materiais coletados nas propriedades é levado para a Acomar, associação dos coletores que fica no bairro São Luiz.

A coleta de resíduos sólidos no interior segue o mesmo roteiro das etapas anteriores. A informação é do diretor de Agricultura do município, NEDIO JESIORSKI. Ele explicou que os pontos de recolhimento dos materiais também é o mesmo. JESIORSKI destacou que os agricultores tem conhecimento dos locais de coleta e o lixo deve ser colocado em sacos fechados para facilitar o trabalho. O diretor lembrou que a campanha recolhe materiais usados na produção e que podem ser reaproveitados pela Acomar. A coleta não envolve lâmpadas, entulhos de informática, pilhas, embalagens de agrotóxicos e pneus.

Alguns usuários do estacionamento rotativo reclamaram de problemas envolvendo os equipamentos para a alocação de vagas na zona azul. De acordo com a reclamação, alguns equipamentos ficaram fora de operação nesta segunda-feira. O gestor do Estacionamento Digital, JUNIOR DE OLIVEIRA, um técnico contratado pela empresa faz a manutenção diária dos parquímetros e ontem apenas um aparelho apresentou problema devido a falha de comunicação com o sistema. O equipamento fica na frente da prefeitura e voltou a operar no final da tarde. OLIVEIRA lembrou que em caso de problema, as pessoas devem comunicar o monitor e alocar a vaga diretamente com ele.

Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste elegeram nesta segunda-feira a nova mesa diretora para o ano de 2019. SARA FONTANA STÉDILE, representante da Escola Waldemar Antônio Von Dentz, será a presidente no próximo ano. O vice será ARTHUR ZANELLA CAPRA VOGHT, representante do Instituto CVE, o primeiro-secretário, GABRIEL FELIPE PRADO DE MOURA, da Escola Padre José de Anchieta e a segunda-secretária será BIANCA FACIN, da Escola São João Batista. Eles comandarão a Câmara Mirim a partir de março, mês em que iniciam os trabalhos dos jovens parlamentares. A câmara mirim é formada por estudantes eleitos pelas escolas e se reúne uma vez por mês para discutir temas que afetam a comunidade estudantil.

A câmara de vereadores vai promover hoje à noite uma sessão solene em homenagem aos 20 anos de atuação da Polícia Militar Ambiental. O reconhecimento ao trabalho da instituição é uma proposição dos vereadores CÁSSIO DA SILVA do MDB e ODEMAR MARQUES do PDT. A sessão está marcada para as oito horas da noite e terá transmissão ao vivo pela rádio Peperi. O comandante da Polícia Ambiental, capitão EVERTON RONCAGLIO, afirmou que a cerimônia que a câmara vai promover mostra a importância e o acerto dos trabalhos realizados pela instituição no extremo-oeste. A Polícia Ambiental foi criada em 1998 para atuar na fiscalização e proteção do meio ambiente.

A Polícia Ambiental começou a trabalhar na região com uma sala dentro do décimo primeiro batalhão da PM e apenas oito policiais. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, capitão EVERTON RONCAGLIO, a instituição cresceu e hoje conta com um efetivo de 20 policiais e uma sede própria ao lado do quartel da Polícia Militar. Ele comentou que o efetivo ainda não é o ideal, especialmente em razão da complexidade da área ambiental. RONCAGLIO disse que a instituição está bem servida de viaturas e equipamentos para o trabalho. Além da fiscalização, a Polícia Ambiental desenvolve ações na área preventiva, como por exemplo, os programas de Protetor Ambiental e educação nas escolas.

A eleição da mesa diretora da assembleia legislativa de Santa Catarina vai acontecer em fevereiro do ano que vem, mas a articulação política já começou. Nos bastidores, deputados e partidos políticos já debatem nomes e acordos para o comando da Alesc. Na última semana, por exemplo, o MDB definiu o nome de MAURO DE NADAL para disputar a eleição. Em entrevista para a Peperi, ele disse que o processo realmente foi antecipado e que vários nomes já estão na mesa. O parlamentar destacou que a definição do próximo presidente da Alesc vai passar por uma boa conversa entre os partidos e que nenhuma bancada tem condições de eleger o presidente sem essa articulação.

O MDB já se reuniu com algumas siglas para discutir o processo de eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado MAURO DE NADAL, candidato do MDB à presidência da casa, o partido já se encontrou, inclusive, com as lideranças do PSL, partido do governador eleito CARLOS MOISÉS DA SILVA. Ele tratou de explicar que a conversa para uma possível aliança ficará restrita a eleição da mesa diretora e não vai envolver outras questões, como cargos no governo ou a presença do MDB na base de apoio do novo governador.

Além da discussão sobre a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa para 2019, os deputados também vão concentrar esforços para a apreciação dos projetos que estão na pauta da casa. De acordo com o deputado do MDB, MAURO DE NADAL, o mais importante dele é o projeto de lei do orçamento do estado para o ano que vem. O deputado comentou que o prazo para a apresentação das emendas impositivas termina na semana que vem e os parlamentares devem usar esses mecanismos para atender aos pedidos apresentados por prefeitos e vereadores. Ele acredita que a discussão e aprovação do orçamento deve ocorrer até o dia 20 deste mês.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, reuniu a equipe de governo na manhã desta segunda-feira para fazer uma avaliação dos trabalhos em andamento. O encontro também serviu para planejar as últimas ações deste ano e para o início do ano que vem. Alguns setores, como a Secretaria de Obras, adotarão o sistema de férias coletivas entre os dias 17 de dezembro e 15 de janeiro. A Educação também entrará em recesso a partir de 21 de dezembro, retornando às atividades em primeiro de fevereiro. TREVISAN acertou com os secretários que os demais serviços prosseguem sem alterações nessa reta final de 2018.

A exemplo de 2017, a prefeitura de São Miguel do Oeste não vai adotar turno único. A decisão foi confirmada ontem pelo prefeito WILSON TREVISAN durante o encontro com a equipe de secretários. Ele disse que o atendimento em apenas um turno traz transtornos para os moradores. TREVISAN afirmou que existem outras formas melhores de economizar os recursos públicos, sem ter que prejudicar a população. O prefeito lembrou que a administração procurou, ao longo do ano, ampliar e facilitar o atendimento da população, evitando feriadões nas repartições públicas. Neste ano, os únicos pontos facultativos serão nas tardes de 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e Ano-novo respectivamente.

Os encaminhamentos para o fechamento das contas deste ano estão dentro da normalidade. A garantia é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que a prefeitura foi conduzida com cuidado para deixar as contas em dia e facilitar o fechamento das contas agora no final do ano. Ele também confirmou que a segunda parcela do décimo terceiro salário aos servidores será pago de forma antecipada, até o dia 10 deste mês. TREVISAN comentou ainda que as projeções para 2019 são boas. Ele afirmou que a economia como um todo apresenta sinais de que está começando a melhorar e isso deve refletir positivamente também em São Miguel do Oeste.

Apesar das dificuldades econômicas, a prefeitura de São Miguel do Oeste vai fechar o ano com as contas em dia. A afirmação é do vice-prefeito ALFREDO SPIER. Ele disse que o acerto das contas é uma das prioridades do governo municipal. SPIER explicou que a prefeitura vai fechar o ano com poucos recursos em caixa, mas com a situação financeira em ordem.

Um motociclista sofreu ferimentos em um acidente no centro de Itapiranga nesta segunda-feira. O acidente aconteceu na avenida Uruguai depois que um caminhão teve um vazamento de óleo e o produto ficou esparramado em um trecho de mais de 200 metros, nas proximidades da fábrica de rações. Um motociclista, que passou pelo local, sofreu uma queda e teve ferimentos generealizados. Ele foi atendido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital Sagrada Família.

A Polícia Militar prendeu duas pessoas suspeitas de tráfico de drogas na madrugada de hoje no município de Cunha Porã. Elas foram flagradas em uma residência que estava sendo usada como ponto de venda de drogas. Durante a abordagem, a PM localizou 335 gramas de maconha e os dois envolvidos foram levados para a delegacia de polícia. Antes da batida na casa, a polícia abordou dois homens em uma moto com cerca de 50 gramas de maconha no bairro Frei Damião em Maravilha. Ele informaram que haviam comprado a droga em Cunha Porã, o levou a PM até o local onde o entorpecente era vendido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.