ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 04/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, embarcou nesta segunda-feira para a Rússia, onde realizará uma reunião de trabalho com o presidente russo VLADIMIR PUTIN. MADURO geralmente se refere à Rússia, que fornece armas, tecnologia e outros recursos para Venezuela, como "aliada estratégica" de sua política multilateral. A viagem de MADURO acontece depois de receber também nesta segunda, em Caracas, o presidente turco, RECEP ERDOGAN, que lhe concedeu um respaldo político e econômico com a promessa de investimentos milionários que ajudem a Venezuela a aliviar a grave crise que atravessa.

O presidente do Equador, LENÍN MORENO, afastou nesta segunda-feira a vice-presidente do país, MARÍA ALEJANDRA VICUÑA, até o próximo dia 31, para que ela se defenda de uma acusação de cobrança de propina na época em que ela era congressista. De acordo com denúncia do ex-assessor legislativo ÁNGEL SAGBAY, a vice-presidente cobrou dele depósitos regulares em uma conta pessoal dela, entre 2011 e 2013, supostamente como contribuição obrigatória ao partido e como condição para que ele ficasse com o cargo.

A Rússia assinou um novo acordo de cooperação nuclear com a Argentina, que já negocia com a China sobre a construção de reatores nucleares. A construtora de reatores estatal russa Rosatom disse em um comunicado que os dois países haviam assinado um "documento estratégico" confirmando a parceria em energia nuclear na cúpula do G20 em Buenos Aires no final de semana. O acordo não é um contrato para construir reatores nucleares, mas um acordo básico como outros que a Rússia já assinou com outros países.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal analisará nesta terça-feira um novo pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente LULA. Os advogados apresentaram o pedido após SÉRGIO MORO, ainda como juiz responsável pela Lava Jato, aceitar o convite do presidente eleito JAIR BOLSONARO para comandar o Ministério da Justiça. Compõem a Segunda Turma do STF os ministros EDSON FACHIN, que é o relator, RICARDO LEWANDOWSKI, CELSO DE MELLO, CÁRMEN LÚCIA e GILMAR MENDES. LULA está preso desde abril deste ano condenado em um processo da Lava Jato.

O futuro ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, anunciou nesta segunda-feira que o presidente eleito JAIR BOLSONARO "bateu o martelo" e decidiu que a Esplanada dos Ministérios terá 22 pastas, sete a mais do que o prometido na campanha eleitoral. LORENZONI reafirmou que o Trabalho perderá o status de ministério e terá suas atribuições divididas entre Justiça, Economia e Cidadania. Ele explicou ainda que Advocacia-Geral da União e Banco Central terão "ministros transitórios". O Banco Central perderá o status no momento em que o Congresso Nacional aprovar a independência do órgão. Ainda falta definir os nomes para as pastas do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO retorna a Brasília nesta terça-feira para iniciar uma série de encontros com representantes de partidos políticos, futuros ministros e autoridades. A agenda divulgada pela assessoria do governo de transição prevê reuniões de Bolsonaro com MDB, PRB, PR e PSDB. Os quatro partidos reúnem atualmente 163 deputados e terão 126 a partir de fevereiro de 2019, quando se inicia a próxima legislatura. As três da tarde, BOLSONARO se reúne com a bancada do MDB e as quatro e meia com os parlamentares do PRB.

A primeira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou indenização de 50 mil reais por danos a uma mãe cujo filho de 16 anos morreu em Florianópolis após uma trave de futebol cair sobre a cabeça dele em 2008. O pagamento será feito pelo Estado, que é o réu na ação. Cabe recurso da decisão. A Justiça afirmou que o campo em que os garotos jogavam é público e que o estado tem o dever deste fazer a fiscalização e segurança do local. O relator da decisão, desembargador PAULO HENRIQUE MORITZ MARTINS DA SILVA disse que a única causa do acidente foi a falta de fiscalização.

O Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu nova data limite para que os emplacamentos feitos em Santa Catarina sigam o padrão Mercosul. Os órgão de trânsito catarinenses têm até 31 de dezembro para implementar o sistema em novos registros de veículos, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou em casos de substituição das placas. O prazo para a adoção da norma em Santa Catarina era primeiro de dezembro, mas o Departamento Estadual de Trânsito decidiu prorrogá-lo alegando que faltam estabelecimentos aptos a fabricar e colocar as novas chapas.

O governador eleito CARLOS MOISÉS confirmou nesta segunda-feira os quatro primeiros nomes do primeiro escalão do seu secretariado. Enquanto a Fazenda e a recém-criada Administração Prisional serão ocupadas por pessoas que já estão na gestão estadual do MDB, a Saúde e a Administração terão novidades.

O governador eleito ainda deve anunciar cinco secretários, além dos chefes de três subdivisões da segurança pública. Ontem foram anunciados os nomes de JORGE EDUARDO TASCA como secretário de Administração, LEANDRO LIMA na secretaria de Administração Prisional, PAULO ELI na Fazenda e HELTON ZEFERINO como novo secretário de Saúde.

Apae comemora 35 anos com Ação de Graças. A escola Martinho Burger de Anchieta desenvolveu uma programação especial envolvendo famílias, ex-presidentes, diretoria e voluntários. A diretora IONE PRESSOTTO explica que houve uma homenagem e uma celebração para agradecer o trabalho prestado ao longo destes anos atendendo pessoas com deficiências físicas e mentais. Segundo ela, foram muitos avanços em termos de atendimento, oferta de serviços de saúde, estrutura e compra de equipamento.

Capacitação e especialização dos professores marcam 35 anos da Apae. IONE, ressalta que existem algumas dificuldade. Cita também a questão de contratação de professores, que até ano passado era feita com intermédio do Estado. A diretora afirma que os recursos do Fundo Social têm auxiliado no pagamento de despesas, no entanto, a ajuda dos voluntários com doações em ações beneficentes e pedágios é que garante o funcionamento.

Setor do Bolsa Família ainda trabalha no BPC. CLAÚDIA DA SILVA gestora do programa em Campo Erê, comenta que no início a lista recebida do governo federal eram de 85 pessoas que precisavam fazer atualização do benefício, ainda faltam nove. Lembra que quem não comparecer no setor até dia 31, agora de dezembro terá o benefício cancelado a partir de janeiro. CLAUDIA frisa que já tentou contato de diversas formas com essas pessoas, mas não sabe informar se elas ainda residem no município.

Alguns documentos precisam ser apresentados para atualização do BPC. Segundo a gestora do Bolsa Família CLAÚDIA DA SILVA, é necessário um comprovante de residência e os documentos pessoais de todos os integrantes da família. A gestora explica que o BPC, não é uma aposentadoria, e sim um benefício encaminhado pela assistência social, para as pessoas que não conseguem se aposentar por contribuição. Ele é voltado para pessoas com deficiência ou maiores de 65 anos. A diferença desse benefício para aposentadoria normal é que os idosos não têm direito ao décimos terceiro salário.

Epagri terá atendimento normal neste final de ano. A informação é do extensionista rural em Anchieta JACIR STRAPAZZON. Segundo ele, diferente dos anos anteriores que neste período havia férias coletivas e a Epagri ficava fechada, neste só não haverá expediente na véspera e no dia de natal, bem como na véspera e primeiro de ano. O profissional diz que não devem parar devido aos relatórios de fechamento de ano que estão sendo feitos nesta época e demais encaminhamentos da Epagri.

Janeiro deverá ser o mês de férias da Epagri. JACIR, relata que no primeiro mês do ano, os funcionários tiram suas férias, mas até lá ainda vai organizar o atendimento, para ver se a Epagri fecha neste período ou como atenderá. É um mês do ano que os agricultores geralmente não procuram os serviços, é mais calmo é não a parada não deve afetar ninguém.

Acanor elege nova diretoria. EDERSON HERMMANN – secretário executivo da Associação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina ressalta que Acanor reuniu seus associados vereadores e servidores das 10 Câmaras filiadas, para o tradicional Encontro Anual da Entidade. Além de ser ummomento para intercâmbio e trocas de experiências, e avaliações das ações do ano, realiza assembleia geral objetivando eleger a nova diretoria executiva e o conselho fiscal.

Atividades da Acanor são descentralizadas. Segundo o secretário executivo, neste ano, o encerramento ocorreu no município de Novo Horizonte. Cabe sempre ao poder legislativo de cada localidade a organização do Encontro, contando com o apoio da secretaria da Acanor. Como de costume, EDERSON, conta que foi apresentada chapaúnica, consensual, contemplando todas as câmaras associadas.

Conheça a nova diretoria executiva e o conselho fiscal da Acanor para 2019. EDERSON HERMMANN – secretário executivo da Associação de Câmaras do Noroeste de Santa Catarina, relata que, eleita por unanimidade, os nomes são: Presidente: CLAIR MUNARO de Palma Sola; Vice-Presidente: ROSEMERI PIOVEZANA de Galvão; primeiro Secretário: ANSELMO DAL BELO de Irati; segunda Secretária: LORECI DE OLIVEIRA de São Lourenço do Oeste. Primeira Tesoureira: PAULA BALDISSERA de São Domingos; 2º Tesoureiro: VALDELÍRIO DA CRUZ de Jupiá; e Relações Públicas: MARISSOL GENTILINI de Santiago do Sul.

Conselho Fiscal da Acanor elege três vereadores para mandato 2019. Os membros efetivos são: ELISANGELA SALVADOR de Coronel Martins; ADAIR XAVIER de São Bernardino; e CLEONIR DE LIMA de Novo Horizonte. Os membros suplentes são: LEDENI PIETA de São Lourenço do Oeste; ADRIANA BERNARDELLI de Galvão e LEOCIR CAVASIN de Irati. O mandato da nova diretoria, segundo HERMMANN é de um ano. A posse ocorre de forma automática no dia primeiro de janeiro.

Diversas ações e atividades são desenvolvidas neste ano pela Acanor. Avaliação é da atual presidente, vereadora PAULA BALDISSERA. Enfatiza que foram inúmeros cursos de capacitação, assessorias aos associados e mobilizações regional para melhorias e investimentos por parte do governo do estado na região. Já o presidente eleito para 2019, CLAIR MUNARO, destaca a forte atuação da Acanor no Estado e a harmonia que existe entre as Câmaras. Afirma que juntamente com a nova diretoria buscará ampliar essas ações, principalmente no que se referem as questões de investimentos e melhorias nos municípios.

Delegado alerta para golpes e estelionato. ROBERTO FRONZA – responsável pela comarca de Campo Erê, relata que os crimes dessa natureza tem diminuído bastante. No entanto, ainda fazem vítimas na região. Um caso recente, conta o delegado, aconteceu em Campo Erê, onde uma mulher caiu num golpe por telefone. Ela recebeu uma ligação de uma pessoa se passando por um familiar dizendo que estava passando por dificuldades e precisava de dinheiro. Comovida a vítima foi até o banco e fez um depósito no valor de três mil reais.

Vítima tenta fazer mais depósitos e desperta suspeita nos atendentes do banco. Segundo o delegado os estelionatários tentaram tirar mais dinheiro da mulher. Porém, ao tentar fazer um novo depósito, os atendentes do banco comunicaram à polícia que logo identificou que era golpe. FRONZA conta que conversou com os criminosos e eles confessaram toda ação, e que já haviam sacado os três mil reais. Explica que é difícil rastrear a ligação ou até mesmo a conta, pois geralmente eles usam tudo em nome de terceiros, e após o crime descartam tudo.

A calma é a melhor prevenção para não cair em golpes. ROBERTO FRONZA – delegado da comarca, recomenda que ao receber uma ligação desse tipo, primeiro a vítima deve manter a calma, depois tentar contato com a pessoa por outro telefone para ter certeza que de que se trata da pessoa. O estelionato, explica FRONZA, depende inteiramente da ingenuidade da vítima, usando as emoções para tirar dinheiro. Outra questão importante é o contato imediato com a Polícia, seja Militar ou Civil.

Operação do Gaeco busca integrantes de facções criminosas, mandados são cumpridos também Campo Erê. O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, criado para combater o crime organizado no país, coordena uma megaoperação contra integrantes de facções criminosas em 15 unidades da federação no dia de hoje. Dez Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público participam da operação. Ação cumpre 266 mandados de prisão e 203 de busca e apreensão. Os alvos são integrantes das facções criminosas: Primeiro Comando da Capital (PCC), de origem paulista, das cariocas Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigo dos Amigos (ADA), da capixaba Primeiro Comando de Vitória (PCV) e da paraibana OKAIDA RB, uma dissidência da OKAIDA.

Mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em imóveis e comércios onde pessoas ligadas ao PCC atuam criminosamente. De acordo com o subprocurador-geral de Justiça MÁRIO SARRUBBO, os detidos serão indiciados por lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e organização criminosa. Eles serão levados depois para unidades prisionais. Segundo ele, como o PCC atua principalmente com o tráfico de drogas e por isso, um dos objetivos da ação é desarticular as finanças da facção.

Segundo o Ministério Público, a investigação durou cerca de quatro meses e foi conduzida pela Promotoria de Segurança Pública de Chapecó. Durante a investigação, foram identificados dezenas de faccionados que atuam no estado, inclusive dentro de unidades prisionais. Ao todo foram 130 mandados de prisão e também de busca e apreensão emitidos. Foram 52 mandados de prisão e outros 52 mandados de busca e apreensão cumpridos. Em Santa Catarina são 66 mandados: entre as cidades está Chapecó e Campo Erê.

Polícia faz incineração de droga. Na tarde de ontem, forças de Segurança realizaram a incineração de mais de meia tonelada de drogas apreendidas em Francisco Beltrão. Foram incinerados em uma olaria no interior do município 570 quilos de maconha, 7 quilos e meio de cocaína, 452 gramas de crack, 204 gramas haxixe e 4 comprimidos ecstasy. Estas drogas são resultados de 105 procedimentos realizados pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual, só no município de Francisco Beltrão.

Homem é preso por embriaguez ao volante e porte de arma branca. Em patrulhamento na área central da cidade de Renascença na madrugada de hoje, policiais militares abordaram um veículo com três ocupantes. Na abordagem foram localizados dentro do automóvel, quatro facas, um facão e duas bacias. Os ocupantes informaram que estavam se dirigindo para Francisco Beltrão, onde iriam carnear gado na propriedade de um deles. O condutor havia ingerido bebida alcóolica, foi preso por embriaguez ao volante e porte de arma branca.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.