ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 04 11 19

-PROVA DO ENEM VAZA NA INTERNET, MAS MINISTRO GARANTA VALIDADE DO EXAME

-GOVERNADOR ANUNCIA 65 MILHÕES EM INVESTIMENTOS NO MEIO-OESTE DO ESTADO

-RÓTULAS DO CENTRO DA CIDADE COMEÇAM A RECEBER DECORAÇÃO DE NATAL

-VEREADOR DO PDT VOLTA A PEDIR FIM DAS VIAS DE MÃO ÚNICA

-MUNICÍPIO LANÇA SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA DE PONTA A PONTA

-PM PRENDE DUPLA SUSPEITA DE FURTOS NO BAIRRO AGOSTINI

-HOMEM MATA EX-MULHER E COMETE SUICÍDIO NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, pediu desculpas neste domingo por não ter realizado o Brexit em 31 de outubro, como prometido. Ele chegou ao poder em julho com a promessa de um Brexit "a qualquer custo" no final de outubro, e disse que preferia estar "morto no fundo de uma vala" em vez de solicitar uma terceira extensão. No entanto, JOHNSON foi forçado a ceder e pedir aos europeus uma nova data até 31 de janeiro, já que o acordo que ele negociou não foi aprovado pelo parlamento britânico.

A Justiça americana deu um novo golpe na política migratória do presidente DONALD TRUMP, ao bloquear a entrada em vigor, neste domingo, de uma medida que limitaria a emissão de visto a migrantes sem cobertura médica ou sem meios para ter um plano de saúde. Um juiz federal do estado do Oregon bloqueou no sábado uma ordem do Executivo, por 28 dias, para que as partes tivessem tempo de apresentar argumentos substantivos. A luta contra a imigração ilegal e as restrições à recepção de estrangeiros estão entre os principais pilares da política de DONALD TRUMP.

O presidente boliviano EVO MORALES disse no domingo que convocará uma reunião de emergência com suas bases sindicais para se contrapor a um ultimato recebido de um líder regional da oposição. O presidente do Comitê Cívico, LUIS FERNANDO CAMACHO, disse na noite de sábado que havia um prazo de 48 horas para a saída de MORALES, caso contrário os adversários tomariam ações que "garantam" a saída do presidente do poder. MORALES pretende discutir o que fazer diante dessa ameaça.

ADÉLIO BISPO, que esfaqueou o então candidato à presidência JAIR BOLSONARO, recusou uma oferta da Polícia Federal para fazer uma delação premiada. Ele foi diagnosticado com uma doença mental e, por isso, é considerado inimputável pela Justiça. O Palácio do Planalto não quis se manifestar sobre o assunto. ADÉLIO foi ouvido no presídio federal de Campo Grande pelo delegado da Polícia Federal em Minas Gerais, RODRIGO MORAIS. Ele é o responsável pelo inquérito que apura a existência de comparsas ou mandantes do ataque a BOLSONARO. ADÉLIO repetiu que agiu sozinho, negou que o atentado tenha sido encomendado e não quis fechar um acordo de delação premiada por considerar que não tem nada a acrescentar às investigações.

O ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, informou que um aplicador de provas vazou a foto de uma página do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 que circulou nas redes sociais na tarde deste domingo, primeiro dia de provas. O ministro afirmou que a pessoa pegou a prova de ausentes e tirou foto da página da redação. WEINTRAUB disse que o responsável pela publicação vai ter que responder na Justiça. Segundo o ministro, não houve dano nenhum por conta do vazamento e que a validade do Enem está mantida. Cerca de cinco milhões de pessoas prestaram as provas neste domingo em todo o país.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste sábado que pegou a gravação das ligações da portaria do Condomínio Vivendas da Barra, no Rio de Janeiro, onde tem uma casa, para que não fossem adulteradas. Reportagem do Jornal Nacional mostrou na terça-feira que um porteiro do condomínio contou à polícia que, horas antes do assassinato da vereadora MARIELLE FRANCO, o ex-policial militar ÉLCIO DE QUEIROZ, suspeito de participação no crime, esteve no local e disse que iria à casa 58, casa que pertence ao presidente, e que o "SEU JAIR" atendeu ao interfone e autorizou a entrada. Gravações do sistema de monitoramento do condomínio mostram que QUEIROZ teve a entrada autorizada pelo outro suspeito do crime RONNIE LESSA. Naquele horário, o então deputado JAIR BOLSONARO estava em Brasília e participou de votações na Câmara no mesmo dia.

O total de óbitos divulgado pelos cartórios de registro civil em Santa Catarina aumentou 34 por cento nos últimos quatros anos. De acordo com os dados divulgados na última pelos cartórios, foram 29 mil 480 óbitos registrados no estado em 2015. Em 2018, o número subiu para 39 mil 578. Em comparação com os demais Estados da região Sul, o número é baixo. No ano passado o Rio Grande do Sul registrou 66 mil 986 mortes, enquanto no Paraná foram 71 mil 851 óbitos. Entre os municípios catarinenses, Joinville teve o maior número de mortes no ano passado com três mil 218, seguindo de Florianópolis que teve duas mil 259, e Blumenau, com duas mil e 18.

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 teve abstenção de 22 vírgula sete por cento em Santa Catarina. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O percentual de ausências corresponde a 25 mil 133 mil pessoas que não fizeram as provas. No entanto, os dados são menores que a média nacional, que foi de 23 por cento. Com o comparecimento de 77 vírgula três por cento dos inscritos no estado, o índice ficou acima da média no país de 77 por cento. Dos 110 mil 701 candidatos do estado, 85 mil 568 mil fizeram a prova.

O Governo do Estado anunciou investimentos importante para o Meio-Oeste catarinense na última sexta-feira. Os repasses para melhorias em aeroportos, rodovias, prevenção de desastres e segurança pública somam 65 milhões de reais, entre verbas estaduais e federais. Os atos foram realizados pelo governador CARLOS MOISÉS, que cumpriu agendas na região. Depois de anunciar investimentos para as regiões de Caçador, Concórdia e Joaçaba, o governador finalizou a agenda de trabalho em Ouro para atender a uma demanda antiga da comunidade. Ele assinou a ordem de serviço para retomada das obras na SC-467, trecho que liga o município a Jaborá.

O programa Peperi Rádio Repórter recebeu, neste sábado, o novo Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. O contador RUDINEI ALMEIDA DOS SANTOS assumiu o cargo na última semana. O COMDES atua, entre outras questões, na avaliação dos pedidos de incentivos econômicos e fiscais solicitados por empresários e agricultores. Durante o programa, ele explicou que o conselho atua de forma imparcial e com análise técnica dos pedidos. RUDINEI comentou que os conselheiros levam em conta a capacidade de investimento da prefeitura e os impactos do incentivo para o empreendimento. A entrevista completa do novo presidente do Comdes pode ser conferida no site da Peperi na internet.

A mesa diretora da câmara de vereadores de São Miguel do Oeste definiu nesta segunda-feira o cronograma de sessões ordinárias do mês de novembro. De acordo com o presidente da casa, EVERALDO DI BERTI, os seis encontros do mês estão marcados para os dias 12, 14, 19, 21, 26 e 28. Além disso, o legislativo vai realizar uma sessão solene no dia 15 de novembro para homenagear os 65 anos da própria câmara de vereadores. Ainda nesta semana, a mesa diretora deve realizar uma coletiva de imprensa para explicar os investimentos realizados em tecnologia na câmara.

O vereador ODEMAR MARQUES do PDT voltou a pedir o fim das vias de mão única em São Miguel do Oeste. Ele esteve na rádio hoje pela manhã e disse que foi procurado por muitos moradores, inclusive de outras cidades, que reclamaram das ruas de sentido único no centro da cidade. O vereador explicou que voltou a abordar esse tema porque sentiu que o comércio ainda está perdendo muitos negócios em razão das vias de mão de única. ODEMAR se reuniu com o prefeito na última semana e formalizou o pedido para a administração revogue o sistema de ruas de apenas um sentido ainda no mês de novembro.

O maior presente que a população de São Miguel do Oeste poderia receber neste Natal é o fim das vias de mão única. A declaração é do vereador do PDT, ODEMAR MARQUES. Ele disse que as ruas de sentido único ainda atrapalham bastante e muitas pessoas deixam de comprar no comércio local por conta desse sistema. O vereador afirmou que a intenção da administração foi boa, mas o resultado não agradou a população. Durante o encontro com o prefeito WILSO TREVISAN, o pedetista também solicitou que o município instale rótulas menores para facilitar a passagem de veículos maiores, como os caminhões, por exemplo.

A secretaria de Cultura começou hoje a instalação da decoração natalina no centro da cidade. A informação é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. Ele explicou que o trabalhou começou pela colocação de árvores de Natal em três rótulas da avenida Getulio Vargas. Além disso, a via também vai receber enfeites nos postes da rede elétrica. CHAVES acredita que a decoração das rótula deve estar concluída até o dia 12. Na semana que vem começa a ornamentação da praça Walnir Botaro Daniel e da rua cobertura. A projeção do secretário é finalizar a decoração até o dia 22 deste mês. A abertura do Natal e acendimento das luzes natalina está programada para o dia 23 de novembro.

A decoração de Natal da cidade terá muitas novidades e vai ficar ainda mais bonita neste ano. A avaliação é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. Ele comentou que a equipe do barracão de Natal reaproveitou muitos materiais de anos anteriores e transformou os objetos para um outro visual à decoração. Neste ano, o tema de final de ano é “Natal Regional: união, paz e reflexão”. CHAVES reforçou o pedido para que as pessoas colaborem e ajudem a cuidar da decoração natalina. Ele lembrou que os objetos que serão levados para as ruas estão sendo produzidos desde o começo do ano. Além disso, o custo dos objetos e de produção é bancado com recursos públicos. CHAVES disse que a decoração da praça e da rua coberta contará com vigilância durante à noite e finais de semana.

O primeiro dia de inscrições para as creches da rede municipal de ensino teve uma grande procura de pais e responsáveis por crianças de até quatro anos de idade. De acordo com o secretário de Educação, PAULO DRUMM, o grande movimento já era esperado. As creches vão receber crianças a partir dos seis meses de idade. As inscrições vão até sexta-feira, dia oito de novembro no auditório da Secretaria Municipal de Educação, das sete da manhã as sete da noite. A lista dos classificados será divulgada nos Centro de Educação Infantil e Unidades Escolares no dia 22 de novembro, a partir das nove da manhã. A matrícula será realizada de 25 a 30 de novembro e as crianças não classificadas passarão a compor lista única de espera.

A secretaria de Educação deve receber cerca de mil e 300 inscrições de crianças entre seis meses e quatro anos de idade para as vagas de creches da rede municipal de ensino. A previsão é do secretário de Educação, PAULO DRUMM. Ele disse que nem todas serão colocadas na creche escolhida pelos pais, mas o objetivo é atender todas as crianças. DRUMM explicou que o preenchimento das vagas vai seguir os critérios definidos em lei.

Além das inscrições para as vagas de creches, começou hoje o prazo de rematrículas e inscrições nas escolas de Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano. O período vai até o dia 14 de novembro. A informação é da diretora pedagógica, JAQUELINE GABOARDI. O horário de atendimento varia de acordo com cada escola. Ela comentou que a procura pelas vagas deve ser mais tranquila do que a verificada nas creches. JAQUELINE lembrou que a matrícula para alunos novos será feita no período de 18 a 29 de novembro, também nas unidades de ensino.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste assinou, na manhã desta segunda-feira, o contrato para asfaltamento de mais 15 ruas da cidade. A ação é a segunda etapa do programa São Miguel de Ponta a Ponta. A empresa vencedora da licitação é a Gaia Rodovias. O contrato para o asfalto nessas ruas é de sete milhões 359 mil reais. Desse total, são seis milhões 457 mil por meio do FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, e mais 900 mil de recursos próprios do município. Na primeira etapa foram oito milhões para a pavimentação de 23 ruas. O ato de assinatura do contrato da segunda etapa foi realizado no Gabinete do Prefeito por volta das dez horas da manhã.

O asfaltamento de quase 40 ruas da cidade é um marco na história de São Miguel do Oeste. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que o asfaltamento vai consolidar novas ligações interbairros e entre bairros e o centro. O prefeito explicou que esse projeto integra um conjunto de ações que resultarão em um novo modelo de mobilidade urbana, tornando o trânsito mais ágil e seguro.

O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira realizou no último final de semana mais uma Operação Ostensividade. O objetivo foi reduzir ainda mais os índices de criminalidade na área de fronteira. A PM promoveu ações nos 35 municípios de abrangência contra crimes diversos, além de identificação de pessoas e veículos em circulação pela região. Ao todo, 156 policiais militares atuaram na Operação. Nas barreiras, os policiais abordaram e vistoriaram mil e 59 veículos, dos quais cinco foram notificados por infrações de trânsito. Também foram vistoriados 130 estabelecimentos. Em Iporã do Oeste, um deles recebeu um de irregularidade administrativa por não possuir alvará de funcionamento.

Um caminhão tombou e caiu sobre um carro de passeio neste sábado em Guaraciaba. O acidente aconteceu na rua Via Anchieta e envolveu um caminhão Iveco com placas de Mondaí, carregado com ração para pequenos animais, e um Corsa de Barra Bonita. Segundo relatos de testemunhas, o caminhão começou a descer a ladeira em marcha a ré, quando bateu em um barranco e tombou sobre o Corsa, que passava no local. Dentro do carro estavam duas pessoas que saíram ilesas, pois a carga e o caminhão atingiram o capô do Corsa. Já o condutor do caminhão, ADENIR DE OLIVEIRA, de 29 anos, sofreu escoriações leves.

Um motociclista ficou ferido em um acidente neste domingo em uma estrada do inteiror de Itapiranga. O fato aconteceu por volta das três e meia da tarde na linha Santo Antônio. O condutor de uma moto Fazer sofreu uma queda e teve ferimentos no braço e diversas escoriações pelo corpo. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi chamada e encontrou o motociclista caído ao lado da via. A vítima, de 24 anos, recebeu os primeiros socorros no local e foi conduzida ao Hospital Sagrada Família. As causas do acidente não foram divulgadas.

Um homem sofreu ferimentos graves em um acidente neste domingo, também no interior de Itapiranga. A colisão aconteceu por volta das quatro e meia da tarde na Linha Glória e envolveu uma moto CG 150 de Tunapolis e um Astra de Mondaí. O condutor da motocicleta, um homem de 34 anos, sofreu fratura exposta de fêmur, suspeita de fratura de clavícula e escoriações generalizadas. Ele foi conduzido ao Hospital Sagrada Família e posteriormente levado pelo SAMU ao hospital Regional de São Miguel do Oeste. O motorista do Astra, um homem 46, foi preso por embriaguez ao volante. Ele não teve ferimentos e permaneceu no local do acidente.

Dois homens foram presos neste final de semana por suspeita de envolvimento em um caso de furto no bairro Agostini. O fato aconteceu por volta das dez horas da noite de ontem. De acordo com a Polícia Militar, moradores ligaram para o telefone 190 e informaram que dois homens estavam tentando arrombar a porta da salão da comunidade. A guarnição foi até o bairro e localizou a dupla na rua com fios de cobre que foram furtados do equipamento do para-raios do pavilhão da comunidade. Ele foram detidos e já possuem outras passagens por furto.

Um homem, suspeito de tráfico de drogas, foi detido neste sábado em São Miguel do Oest. Uma guarnição da Polícia Militar que estava em rondas pela BR 282 abordou um veículo para uma inspeção de rotina. Dentro do carro, os policiais encontraram um cigarro de maconha e uma porção de cocaína. No veículo, também havia uma pequena quantidade de dinheiro. Segundo a Polícia Militar, o homem é suspeito de tráfico de drogas da cidade. Ele foi preso e levado para a delegacia polícia.

Um homem matou a ex-mulher e depois cometeu suicídio no último sábado em São Lourenço do Oeste. De acordo com informações da PM, o crime ocorreu por volta das oito e meia da manhã de sábado. Um vizinho ligou para a polícia depois de ouvir um casal brigando. A guarnição foi até o local e encontrou o corpo de uma mulher de 22 anos dentro de um Celta. Ela foi morta com um tiro na cabeça. Um homem de 39 anos foi encontrado nas proximidades do carro, perto de um açude. Ele também tinha um tiro na cabeça e a arma estava ao lado do corpo. O homem ainda estava vivo e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele não resistiu e morreu neste domingo no hospital de Pato Branco.

O homem que matou a ex-mulher e depois se matou neste final de semana em São Lourenço do Oeste havia terminado o relacionamento há pouco mais de um mês. De acordo com a Polícia Civil, eles conviveram em regime de união estável durante cinco anos e tiveram uma filha, hoje com pouco mais de dois ano de idade. Segundo informações da Polícia Civil, testemunhas contaram que o homem não se conformava com o término do relacionamento. A mulher já havia sido vítima de violência doméstica e, há pouco tempo, o Poder Judiciário havia concedido medidas protetivas de urgência em favor dela. As investigações prosseguem a cargo da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Lourenço do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.