ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 04 10 19

-CAIXA PEDE QUE JUSTIÇA DECRETE FALÊNCIA DA ODEBRECHT

-RENOVAÇÃO DA CNH JÁ PODE SER FEITA PELO SITE DO DETRAN

-FACIG 2019 COMEÇA HOJE COM PARTICIPAÇÃO DE 150 EXPOSITORES

-ACISMO COMPLETA 50 ANOS COM ENTREGA DO TROFEU DESTAQUE EMPRESARIAL

-IFSC RECEBE 280 MIL DE VERBA BLOQUEADA E AFASTA RISCO DE FECHAMENTO

-PM APREENDE CERCA DE DOIS MIL E 500 MAÇOS DE CIGARRO NA RODOVIÁRIA

-COLISÃO EM ESTRADA RURAL DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

Um funcionário do setor administrativo das forças de segurança francesas, armado com uma faca, matou quatro agentes nesta quinta-feira, na sede da polícia de Paris, na França. Uma pessoa também ficou ferida. O agressor, de 45 anos, foi morto por policiais. O ataque ocorre no dia seguinte ao protesto de milhares de policiais em Paris, uma mobilização sem precedentes em quase 20 anos, em meio à preocupação da instituição com o aumento do número de suicídios e com a reforma previdenciária.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, lançou uma ofensiva contra congressistas democratas depois que eles prometeram obrigar a Casa Branca a produzir documentos ligados ao processo de impeachment contra o líder americano. Comitês na Câmara dos Representantes estão pedindo acesso a documentos sobre as tratativas do governo com a Ucrânia, relação que está no centro da investigação. O presidente é acusado de desonestidade e traição à pátria por líderes democratas, que baseiam as acusações na ligação em que TRUMP pediu ao presidente ucraniano que investigue a família de JOE BIDEN, ex-vice-presidente democrata que pode enfrentar TRUMP na eleição presidencial em 2020.

O presidente do Equador, LENÍN MORENO, decretou "estado de exceção" em todo o país, nesta quinta-feira , frente aos protestos contra a alta de até 123 por cento no preço dos combustíveis. Com a decisão, o governo pode enviar militares para conter as manifestações. O aumento foi provocado pelo fim do subsídio estatal aos combustíveis, que existia havia quatro décadas. A alta nos preços, inclusive, foi uma medida acertada com o Fundo Monetário Internacional. Segundo a ministra do Interior, MARÍA ROMO, 19 pessoas foram presas até o início da tarde por bloquear acessos e outros crimes.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, anunciou nesta quinta-feira uma auditoria em contratos firmados pela Procuradoria Geral da República e que estão em vigor, entre os quais com uma agência de viagens que presta serviço ao órgão. A decisão de promover a auditoria foi tomada depois de ter sido tornado público que ARAS viajaria na próxima semana com recursos públicos para participar da cerimônia de canonização da IRMÃ DULCE, no Vaticano. A PGR gastaria 67 mil para bancar a participação na cerimônia de ARAS, da mulher dele e do subprocurador ALCIDES MARTINS. Inicialmente, ARAS pediu a cotação, mas depois desistiu e decidiu pagar com recursos próprios.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu à corte nesta quinta-feira a suspensão da campanha publicitária lançada pelo governo federal para promover o chamado pacote anticrime. Proposto pelo ministro da Justiça, SERGIO MORO, e entregue ao Congresso em fevereiro, o pacote prevê mudança em leis para, segundo o governo, tornar mais efetivo o combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes violentos. O pedido de medida cautelar foi apresentado pelo subprocurador-geral do MP junto ao TCU, LUCAS FURTADO. A campanha publicitária do pacote anticrime foi lançada na manhã nesta terça durante cerimônia no Palácio do Planalto que contou com presença do presidente JAIR BOLSONARO e do ministro MORO.

A Caixa Econômica Federal pediu nesta quinta-feira a liquidação do conglomerado de construção Odebrecht. A informação foi publicada pela Reuters, que conseguiu um documento judicial, e confirmada pelo Estado com fontes que acompanham as negociações. A Caixa também quer que o juiz permita aos credores nomear novos administradores para o conglomerado e suas subsidiárias em uma assembleia. A Odebrecht pediu recuperação judicial em junho, envolvendo dívidas de cerca de 51 bilhões de reais. A Caixa tem sido um de seus credores mais duros, tendo precipitado a recuperação judicial do grupo.

O Detran de Santa Catarina disponibilizou nesta quinta-feira o serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação pelo site da instituição. Com o novo serviço, os motoristas não precisam mais se deslocar aos Detran e Ciretrans para dar entrada ao processo de renovação da carteira. Mas continua sendo necessário ir até o órgão de trânsito para exames, foto e coleta da biometria. A expectativa é diminuir o tempo e as filas. Para solicitar a renovação da CNH, o motorista precisa fazer um cadastro no site. Segundo o Detran, aproximadamente 600 mil motoristas devem ser beneficiados por ano.

A Justiça determinou nesta quinta-feira que o ex-deputado federal JOÃO ALBERTO PIZZOLATTI, que se envolveu em um acidente em dezembro de 2017 que deixou um jovem com ferimentos graves, irá a júri popular. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara Criminal da Comarca de Blumenau, JULIANO RAFAEL BOGO. O magistrado ainda determinou que o ex-parlamentar não poderá aguardar o julgamento em liberdade. PIZZOLATTI está detido no Presídio Regional de Blumenau desde maio deste ano. O juiz afirmou que o ex-deputado responderá pelo crime de homicídio qualificado tentado.

O resultado da avaliação psicotécnica do concurso de soldados da Polícia Militar de Santa Catarina causou mais uma polêmica no processo seletivo para mil vagas. Os candidatos reagiram ao alto índice eliminação e questionaram a falta de tolerância do edital para as características exigidas. Por uma legislação de 2013, os aprovados precisam estar dentro de 22 comportamentos, sem quaisquer exceções. A etapa é eliminatória. O resultado divulgado trouxe 40 por cento de reprovação entre os homens e 39 por cento entre as mulheres. Ao todo, continuam no concurso público 831 homens e 198 mulheres.

O Peperi Debates deste sábado vai aproveitar a Festa da Cultura para reunir no estúdio as etnias que formam São Miguel do Oeste. O programa deste final de semana vai discutir a contribuição das etnias para a formação da identidade do povo migueloestino e para o desenvolvimento da comunidade. O debate vai contar com a presença do secretário do Cecondi, CLAIR SEGANFREDO, o presidente da etnia alemã, FRANCISCO KNOB, o professor membro da Afrodesmo, VALDEMAR LOURENÇO e a professora de História, DIRCE SEHNEN. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Retrato Falado deste sábado vai conversar com mais um pioneiro da região. A entrevista desde final de semana será com ABILIO PREZI. O aposentado vai contar como veio para a região, quais foram as dificuldades enfrentadas pela família e como o município cresceu nas últimas décadas. O Retrato Falado com ABILIO PREZI começa as dez da manhã.

O Peperi Rádio Repórter de amanhã vai falar sobre Outubro Rosa e saúde da mulher. O programa vai receber a diretora de atenção à saúde, ANA ARNOLD e a enfermeira do setor da saúde da mulher, SIRLEI CERETTA. Elas vão explicar as ações de prevenção do câncer de mama e de colo do útero e o trabalho de promoção da saúde da mulher. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista sobre Outubro Rosa inicia por volta das 11 e meia.

A unidade do Sesc de São Miguel do Oeste vai realizar uma programação voltada ao Outubro Rosa neste sábado. A informação é da técnica de Saúde e Lazer, JOICIANE PAGLIARINI. De acordo com ela, serão realizados exames, testes e orientações em geral. A programação é totalmente gratuita e começa as sete e meia da manhã. JOICIANE explicou que entre as ações desenvolvidas no sábado estão exames de tireoide, glicemia, aferição de pressão arterial, acuidade visual e manutenção de óculos. Os exames serão realizados na unidade do Sesc e podem ser feitos até as dez e meia da manhã.

Começa hoje a Facig no município de Guaraciaba. A feira será aberta oficialmente as duas horas da tarde e prossegue até domingo. De acordo com o vice-prefeito e coordenador geral da Facig, VANDECIR DORIGON, não haverá cobrança de ingresso nos pavilhões e nas palestras. As duas atrações nacionais vão se apresentar hoje e amanhã no estádio municipal. Para os shows haverá cobrança de ingresso. A programação desta sexta-feira prevê a apresentação da dupla MATOGROSSO e MATHIAS. O show de amanhã será com JOÃO NETO e FREDERICO. A expectativa da comissão organizadora é de um público superior a 40 mil pessoas nos três dias da feira.

Uma das novidades da Facig deste ano é a realização de duas palestras técnicas. A primeira será logo depois da abertura oficial da feira, as duas horas da tarde de hoje. LUIZ HENRIQUE KESSLER vai falar sobre as tendência do agronegócio. A segunda palestra será as nove horas da manhã deste sábado. O tema será Mindset para o Sucesso com o palestrante VANDERLEI CÉSAR FELDMANN. As palestras são gratuitas para os interessados. O vice-prefeito e coordenador geral da Facig, o objetivo é levar informações para os agricultores, empresários, visitantes e expositores da feira deste ano. A Facig conta com mais de 150 expositores, a maioria do município.

O prefeito em exercício, ALFREDO SPIER, vistoriou na manhã desta quinta-feira, diversos pontos de um córrego que fica entre as proximidades da Rua Waldemar Ramgrab, no centro de São Miguel do Oeste, e o bairro Sagrado Coração. De acordo com o prefeito, o município já está em tratativas para canalização deste trecho, mas algumas questões dificultam a execução da obra, como por exemplo, os custos elevados e a exigência de estudos e licenças ambientais. A ideia, segundo SPIER, é iniciar o estudo e traçar um planejamento para que sejam realizadas, pelo menos, as obras mais urgentes. Ele destacou que o investimento no local é uma questão de saúde pública que vai beneficiar a população.

Os vereadores destinaram duas emendas impositivas para a canalização do córrego que fica entre a Waldemar Rangrab e o bairro Sagrado Coração de Jesus. Entre as emendas entregues ao prefeito nesta semana, duas colocam 89 mil reais do orçamento para a obra. São 40 mil do vereador VAGNER PASSOS e mais 49 do vereador VANIRTO CONRAD. Na quarta-feira, os dois vereadores e moradores das áreas próximas ao córrego estiveram no gabinete e reforçam o pedido para resolver o problema. Segundo o prefeito, a canalização de todo o trecho vai exigir um investimento muito maior. O prefeito em exercício, ALFREDO SPIER disse que não pode se comprometer com a imediata realização da obra, mas disse que vai estudar o que pode ser feito de forma emergencial e encaminhar os estudos ambientais necessários.

A Acismo esteve presente em praticamente todas as conquistas do município nos últimos 50 anos. A afirmação é do presidente da Associação Empresarial, AIRTON MOSS. A entidade vai complementar meio século de fundação no dia oito deste mês. De acordo com ele, a Acismo mantém uma atuação institucional e política muito forte, tanto no apoio das empresas associadas quanto na defesa de questões centrais para o desenvolvimento regional, como a infraestrutura de rodovias para o escoamento da produção. Atualmente, a Acismo conta com cerca de 500 associados e mantém uma agenda intensa para representar os interesses da classe empresarial.

A Acismo realizou uma série de eventos para marcar os 50 anos de fundação da entidade, mas a principal atividade de aniversário será a entrega do Destaque Empresarial de 2019. O evento vai acontecer no dia 18 deste mês no Clube Comercial. Cerca de 700 pessoas devem participar do jantar e da festa de aniversário da associação. Os finalistas das categorias indústria, comércio e serviço já foram escolhidos. Os ganhadores serão definidos em nova votação no dia 18. Os associados que forem ao evento vão receber um login e senha para votar via aplicativo de celular. Os mais votados vão receber, na mesma noite, o troféu de Destaque Empresarial.

O Destaque Empresarial é um reconhecimento aos empreendedores que fazem um trabalho vai além da empresa. A declaração é do diretor de eventos da Acismo e coordenador do evento, ROBSON ZANIN. Ele disse que os finalistas desenvolvem ações que repercute na comunidade e não apenas no negócio deles. Para ZANIN, o Destaque Empresarial também é um estímulo para que os empresários continuem atuando com excelência na gestão da empresa e com a preocupação de ajudar a comunidade.

O Instituto Federal de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste recebeu nesta semana cerca de 280 mil reais do governo federal. A informação é do diretor da unidade no município, DIEGO MARTINS. De acordo com ele, a liberação ocorreu após o desbloqueio de um bilhão 150 milhões de reais de recursos destinados as Universidades e Institutos federais de todo o país. Segundo DIEGO, apesar dessa liberação, continuam contingenciados três vírgula oito bilhões de reais do Ministério da Educação. Conforme ele, apesar de ter uma boa parte do recurso ainda bloqueado, o valor recebido nesta semana deixou a direção do campus mais tranquila. Ele citou que o fechamento do IFSC que havia sido cogitado ao longo dos últimos meses não vai mais acontecer.

Desde o anuncio do bloqueio de recursos por parte do governo federal a maior preocupação foi de não ter dinheiro suficiente para arcar com as despesas e encerrar o ano letivo de 2019. A afirmação é do diretor do IFSC de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS. Ele destacou que nos últimos meses a instituição trabalhou com a incerteza se haveria valor suficiente para pagar as contas. Ele disse que com liberação de 289 mil reais nesta semana, a unidade alcançou os 80 por cento do orçamento previsto para este ano. DIEGO comentou que, mesmo faltando 20 por cento do valor planejado para 2019, não há mais risco do campus não conseguir pagar as contas deste ano.

Algumas das atividades que foram suspensas ou reduzidas deverão ser retomadas ao longo deste resto de ano. O comentário é do diretor do IFSC de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS. Ele esclareceu que todas as pessoas ligadas ao instituto acabaram sendo prejudicadas com essa medida do governo federal. O diretor lembrou que viagens técnicas, programas de intercâmbio e aulas práticas tiveram que ser cortadas ou reduzidas em virtude da incerteza de caixa para bancar tais atividades. DIEGO revelou que ainda restam ser liberados por parte do governo federal mais de 300 mil reais para o campus de São Miguel do Oeste fechar o orçamento previsto para 2019.

O governo federal está liberando apenas recursos de custeio, ou seja, apenas para manter as instituições em funcionamento. A declaração é do diretor do IFSC, campus de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS. De acordo com ele, o valor não permite investimentos no campus. MARTINS esclareceu que a unidade recebeu até agora apenas 20 por cento do total esperado para investimentos para 2019.

A Polícia Rodoviária Estadual de São Lourenço do Oeste apreendeu mais 36 mil reais em mercadorias, oriundas do Paraguai. A ocorrência de descaminho foi registrada nesta quinta-feira, por volta das sete hora da manhã na SC-157. As mercadorias estavam dentro de um Hyundai. O veículo estava sendo transportando por um caminhão de Tapejara no Rio Grande do Sul. Quatro mulheres de 54, 51, 49 e 24 anos foram autuadas por descaminho. Os envolvidos, juntamente com os veículos e as mercadorias, foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Um rapaz sofreu ferimentos graves em um acidente de trabalho nesta quinta-feira em São José do Cedro. Um funcionário de uma madeireira estava limpando uma circular quando foi atingido por um pedaço de madeira. O fato aconteceu por volta das quatro e meia da tarde. O rapaz, de 19 anos, sofreu um corte na cabeça e foi atendido com suspeita de traumatismo craniano. Após os primeiros socorros, a vítima foi levada ao Posto de Saúde central para avaliação. Devido a gravidade do caso, o trabalhador foi encaminhado para o Hospital Regional do Extremo Oeste.

Um motociclista ficou ferido em um acidente de transito no final da tarde de ontem no interior de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das seis e 15 na Linha Alto Guamirim e envolveu um Gol e uma CG Titan. O condutor da moto, um homem de 31 anos, sofreu ferimentos e escoriações na perna direita. Ele foi socorrido pelos bombeiros e conduzido ao Hospital Regional onde recebeu atendimento médico.

Dois mil e quinhentos maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos pelo Pelotão de Patrulhamento Tático na noite desta quinta-feira no terminal rodoviário de São Miguel do Oeste. Policiais militares realizavam abordagens de rotina a veículos de transporte coletivo quando suspeitaram da atitude de dois passageiros em um ônibus da Unesul, que seguia ao Rio Grande do Sul. Os policiais localizaram 250 pacotes de cigarros. Cada um deles contém dez carteiras, totalizando dois mil e 500 maços. Os suspeitos foram detidos e encaminhados à Polícia Federal em Dionísio Cerqueira. Eles serão indiciados pelo crime de contrabando.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.