ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 04/10/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

Um funcionário do setor administrativo das forças de segurança francesas, armado com uma faca, matou quatro agentes nesta quinta-feira, na sede da polícia de Paris, na França. Uma pessoa também ficou ferida. O agressor, de 45 anos, foi morto por policiais. O ataque ocorre no dia seguinte ao protesto de milhares de policiais em Paris, uma mobilização sem precedentes em quase 20 anos, em meio à preocupação da instituição com o aumento do número de suicídios e com a reforma previdenciária.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, lançou uma ofensiva contra congressistas democratas depois que eles prometeram obrigar a Casa Branca a produzir documentos ligados ao processo de impeachment contra o líder americano. Comitês na Câmara dos Representantes estão pedindo acesso a documentos sobre as tratativas do governo com a Ucrânia, relação que está no centro da investigação. O presidente é acusado de desonestidade e traição à pátria por líderes democratas, que baseiam as acusações na ligação em que TRUMP pediu ao presidente ucraniano que investigue a família de JOE BIDEN, ex-vice-presidente democrata que pode enfrentar TRUMP na eleição presidencial em 2020.

O presidente do Equador, LENÍN MORENO, decretou "estado de exceção" em todo o país, nesta quinta-feira , frente aos protestos contra a alta de até 123 por cento no preço dos combustíveis. Com a decisão, o governo pode enviar militares para conter as manifestações. O aumento foi provocado pelo fim do subsídio estatal aos combustíveis, que existia havia quatro décadas. A alta nos preços, inclusive, foi uma medida acertada com o Fundo Monetário Internacional. Segundo a ministra do Interior, MARÍA ROMO, 19 pessoas foram presas até o início da tarde por bloquear acessos e outros crimes.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, anunciou nesta quinta-feira uma auditoria em contratos firmados pela Procuradoria Geral da República e que estão em vigor, entre os quais com uma agência de viagens que presta serviço ao órgão. A decisão de promover a auditoria foi tomada depois de ter sido tornado público que ARAS viajaria na próxima semana com recursos públicos para participar da cerimônia de canonização da IRMÃ DULCE, no Vaticano. A PGR gastaria 67 mil para bancar a participação na cerimônia de ARAS, da mulher dele e do subprocurador ALCIDES MARTINS. Inicialmente, ARAS pediu a cotação, mas depois desistiu e decidiu pagar com recursos próprios.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu à corte nesta quinta-feira a suspensão da campanha publicitária lançada pelo governo federal para promover o chamado pacote anticrime. Proposto pelo ministro da Justiça, SERGIO MORO, e entregue ao Congresso em fevereiro, o pacote prevê mudança em leis para, segundo o governo, tornar mais efetivo o combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes violentos. O pedido de medida cautelar foi apresentado pelo subprocurador-geral do MP junto ao TCU, LUCAS FURTADO. A campanha publicitária do pacote anticrime foi lançada na manhã nesta terça durante cerimônia no Palácio do Planalto que contou com presença do presidente JAIR BOLSONARO e do ministro MORO.

A Caixa Econômica Federal pediu nesta quinta-feira a liquidação do conglomerado de construção Odebrecht. A informação foi publicada pela Reuters, que conseguiu um documento judicial, e confirmada pelo Estado com fontes que acompanham as negociações. A Caixa também quer que o juiz permita aos credores nomear novos administradores para o conglomerado e suas subsidiárias em uma assembleia. A Odebrecht pediu recuperação judicial em junho, envolvendo dívidas de cerca de 51 bilhões de reais. A Caixa tem sido um de seus credores mais duros, tendo precipitado a recuperação judicial do grupo.

O Detran de Santa Catarina disponibilizou nesta quinta-feira o serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação pelo site da instituição. Com o novo serviço, os motoristas não precisam mais se deslocar aos Detran e Ciretrans para dar entrada ao processo de renovação da carteira. Mas continua sendo necessário ir até o órgão de trânsito para exames, foto e coleta da biometria. A expectativa é diminuir o tempo e as filas. Para solicitar a renovação da CNH, o motorista precisa fazer um cadastro no site. Segundo o Detran, aproximadamente 600 mil motoristas devem ser beneficiados por ano.

A Justiça determinou nesta quinta-feira que o ex-deputado federal JOÃO ALBERTO PIZZOLATTI, que se envolveu em um acidente em dezembro de 2017 que deixou um jovem com ferimentos graves, irá a júri popular. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara Criminal da Comarca de Blumenau, JULIANO RAFAEL BOGO. O magistrado ainda determinou que o ex-parlamentar não poderá aguardar o julgamento em liberdade. PIZZOLATTI está detido no Presídio Regional de Blumenau desde maio deste ano. O juiz afirmou que o ex-deputado responderá pelo crime de homicídio qualificado tentado.

O resultado da avaliação psicotécnica do concurso de soldados da Polícia Militar de Santa Catarina causou mais uma polêmica no processo seletivo para mil vagas. Os candidatos reagiram ao alto índice eliminação e questionaram a falta de tolerância do edital para as características exigidas. Por uma legislação de 2013, os aprovados precisam estar dentro de 22 comportamentos, sem quaisquer exceções. A etapa é eliminatória. O resultado divulgado trouxe 40 por cento de reprovação entre os homens e 39 por cento entre as mulheres. Ao todo, continuam no concurso público 831 homens e 198 mulheres.

A segunda Vara Cível da Comarca de São Miguel do Oeste condenou a Associação Rádio Cultura Comunitária FM por veicular propaganda comercial em sua programação. A juíza de direito ALINE MENDES DE GODOY determinou que a emissora “se abstenha de veicular propagandas de natureza comercial, veiculando apenas matérias como apoio cultural, nos termos da legislação”. Na decisão, proferida no início de setembro, a justiça também condenou a Rádio Comunitária, ao pagamento de parte dos custos do processo. A ação foi movida pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, ACAERT. A emissora pode recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça.

A Acaert conquistou, neste ano, 21 vitórias na justiça contra ilegalidades cometidas por Rádios Comunitárias. São decisões favoráveis no Superior Tribunal de Justiça, sete no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e nove sentenças de primeiro grau, como o caso da rádio Comunitária de São Miguel do Oeste. Em outra vitória do gênero a partir de ação movida pela ACAERT este ano, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em decisão unânime e colegiada na sexta Câmara Civil, deliberou que “rádios comunitárias não podem veicular propaganda comercial e estão impedidas de captar apoio cultural fora do seu raio de abrangência, estipulado em um quilômetro no máximo”. O presidente da ACAERT MARCELLO CORRÊA PETRELLI reforça que “a entidade não é contra as rádios comunitárias, desde que elas respeitem a legislação”.

Veterinária faz campanha para socorrer animais abandonados. ANA MARIA DE LIMA – profissional em Campo Erê, lembra que o primeiro bazar abrigo Erê Pet acontece amanhã, a partir das oito horas da manhã na Praça da Igreja Matriz, seguindo até as 17 horas e 30 minutos. A profissional conta que, a ideia de realizar essa ação, surgiu da necessidade de socorrer os animais abandonados do município. Frisa que as pessoas podem ajudar, doando roupas, calçados e acessórios para o bazar. Os donativos podem ser deixados no Abrigo Erê Pet.

O lucro do bazar será usado para castração dos animais de rua. ANA MARIA observa que no município existem muitos cães e gatos abandonados, se reproduzindo rápido e cada vez mais. A realização de eventos como esse, segundo a veterinária, são fundamentais, pois desde a castração até os cuidados após, tem um custo alto, e ela não consegue manter sozinha. Acrescenta que sábado no bazar, também serão expostos os animais castrados e vacinados para adoção responsável. Se o bazar tiver resultados positivos, a veterinária adianta que dará continuidade no próximo sábado.

Rede Feminina de Combate ao Câncer promove Chá Bingo e Grostoli.Quem informa é TORLI BAMBERG – Presidente da entidade em São Lourenço do Oeste. De acordo com ela, o evento está marcado para a próxima quarta-feira, às 19 horas e 30 minutos no Clube Recreativo Araucária do município. Comenta que o Chá Bingo acontece há mais tempo, mas a cada edição buscam inovar. Segundo TORLI, o evento serve para angariar fundos para o pagamento do aluguel, manutenção da casa, projetos elaborados e ainda melhorar o atendimento das pacientes que frequentam a rede.

Cartelas do Chá Bingo serão comercializadas até no dia do evento. Afirmação é da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Lourenço do Oeste TORLI BAMBERG. Ela ressalta que haverá venda na entrada no clube. Serão dez cartelas por 25 reais, com duas cartelas por rodada. A expectativa é que o evento reúna mais pessoas a cada edição.

Saúde do coração é tema de encontro dos grupo de hipertensos. Segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde de Saltinho CAMILA AULER, durante todo mês de setembro as equipes da Estratégia da Saúde Família e NASF - Núcleo de Apoio a Família, realizaram várias atividades com os grupos de hipertensos, já que é nesse mês que se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão. No entanto, a profissional destaca que as reuniões com o grupo de hipertensos ocorrem mensalmente.

Encontros do grupo de hipertensos acontece de forma descentralizada. CAMILA frisa que na segunda quarta-feira de cada mês, no centro comunitário do município ; na terceira terça-feira do mês é na Vila São Donato e na última quarta-feira do mês a reunião ocorre na comunidade da Vila Vacum a partir das nove horas da manhã. A profissional observa que a participação dos hipertensos tem sido muito boa nos encontros.

Coordenador da carreta OdontoSesc ministra encontro com grupo de hipertensos. CAMILA conta que THEO ALEXANDRE, abordou o assunto sobre a patologia endocardite que é uma infecção no endocárdio (revestimento interno do coração). Normalmente a doença acontece quando uma bactéria ou germes de outra parte do corpo, como os da boca, se espalham pelo sistema sanguíneo se ligando a áreas afetadas do coração. Também os encontros contaram com a participação da nutricionista DANIELA ECKERT que abordou alimentação, com uso moderado do sal, gorduras e açucares.

Prefeitura faz aquisição de uma nova retroescavadeira. Quem informa é o secretário de administração de Saltinho EDSON WACHOOLZ. De acordo com ele, com mais essa máquina, o secretário, diz que administração está potencializando ainda mais a Prefeitura faz aquisição de uma nova retroescavadeira. infraestrutura do município com aquisição de uma nova retroescavadeira. É uma LB110 marca “NEW HOLLAND”. O valor gasto na compra da máquina foi de 230 mil reais, sendo pago com recurso próprio do município, adquirido pelo processo licitatório de pregão presencial.

A retroescavadeira será entregue para uma patrulha agrícola do município. Segundo EDSON, essa máquina vai melhorar a realização de trabalhos que virão a beneficiar os agricultores e todos que passam pelo município, como o melhoramento das estradas, abertura de esterqueiras, execução de terraplanagens, melhorias na conservação do solo, entre outros serviços. Vale destacar ainda, cita o secretário, que o trabalho prestado pela Patrulha Agrícola é feito seguindo cronograma de inscrições que podem ser feitas junto a Secretaria de Agricultura.

Justiça eleitoral fornece urnas para eleição do Conselho Tutelar. ORLANDO VAIRICHI – chefe do Cartório Eleitoral de São Lourenço do Oeste, relata que foram disponibilizadas urnas de lona e eletrônicas. Além disso, foram fornecidos cadernos de votação com a formatação oficial da justiça eleitoral. Nele contém todos os nomes dos eleitores aptos a votar em cada município atendido pelo Cartório de São Lourenço.

Eleição do Conselho Tutelar segue os mesmos moldes das demais eleições do país. VAIRICHI – destaca que as regras e procedimentos são praticamente os mesmos. A votação acontece neste domingo das oito ás 17 horas. Frisa que os mesários que vão trabalhar no domingo, passaram por um treinamento oferecido pela justiça eleitoral para melhor atender os eleitores no domingo.

Cartório Eleitoral faz plantão nas eleições para conselheiro tutelar. Quem informa é ANDREIA DE MOURA – chefe em Marmeleiro. Ela conta que vão acompanhar a votação em todos os locais de votação, e após as 17 horas fazer a retirada do resultado das urnas. A chefe orienta os eleitores para que levem o título de eleitor no dia da votação. O caderno de votação vai trazer apenas o número do título do eleitor e o nome.

Prefeito e comitiva de deputado federal visitam Rádio Atalaia. O chefe do executivo de Campo Erê ODILSON LIMA esteve na emissora, em Campo Erê acompanhado pela comitiva do deputado federal HÉLIO COSTA. O parlamentar que também é jornalista e apresentador de TV, foi o campeão de votos em Santa Catarina e segundo LIMA, é um grande defensor da saúde pública do estado.

Visitas assim são importantes, pois mostram o trabalho que vem fazendo na capital do estado e federal. NEGO LIMA, diz que fez dois pedidos ao parlamentar. Um deles é para reforma e revitalização da rodoviária municipal e o outro a pavimentação asfáltica da Rua Primeiro de Maio. Segundo o prefeito, o deputado HÉLIO COSTA recebeu bem o pedido e vai trabalhar para atender.

Parlamentar recebe inúmeros apelos para recuperação das rodovias do Oeste. HÉLIO COSTA – deputado federal que esteve visitando a região recentemente, inclusive em Campo Erê, relata que tem um carinho especial pelo Oeste de Santa Catarina. Observa que são várias rodovias em estado crítico, entre elas cita a BR 282, que é responsável por grande escoação de produtos. Além dela, tem muitas SC’s que precisam de manutenção e recuperação total.

Jornalista deputado federal HÉLIO COSTA já participou de um programa da Rede Peperi. O parlamentar conta que em 1986 na primeira eleição para governador do estado, recebeu convite do diretor da Rede Peperi para acompanhar o resultado final das eleições e fez o trabalho.

Parlamentar pede recuperação de duas SC’s da região. A preocupação é do vice-presidente da Alesc, deputado estadual MAURO DE NADAL. Ele manifesta sua preocupação com a segurança nas rodovias do Oeste, em especial a SC 160 e a 283. Para o deputado, atenção a essas estradas estaduais é fundamental, pois tem uma grande trafegabilidade de veículos pesados que fazem o escoamento da produção, e há tempos não recebem uma revitalização, apenas tapa-buracos.

O trecho da 160, que liga a BR 282 até o município de Campo Erê é rota de caminhões que se deslocam ao estado vizinho do Paraná. Já a 283, liga Chapecó a Mondai. O político, afirma que passa por essas rodovias semanalmente, por isso sabe da urgência nas obras. Além disso, recebe muitos pedidos dos usuários diariamente, para que melhorias sejam feitas.

Governo recebe bem solicitações de recuperação das rodovias. Segundo DE NADAL, o governador CARLOS MOISÉS, recebeu bem o pedido e determinou que o Deinfra faça um levantamento das ações necessárias em caráter urgente. O governador ainda assegurou que buscará recursos externos para a execução do projeto e revitalização das rodovias.

Em abordagem polícia flagra homem de posse de droga. A PM de Saltinho abordou ontem um veículo em atitude suspeita, na Avenida Alfredo Jácomo Scopel, centro da cidade. O ônibus, placas de BauruSP transportava 13 homens. Em revista foi encontrado um pedaço de maconha com um dos passageiros de 29 anos. Ele assumiu ser usuário. Para o envolvido foi lavrado um termo circunstanciado e cientificado a comparecer em data e hora marcada no fórum de Campo Erê.

Polícia apreende mercadoria contrabandeada. A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste apreendeu mais 36 mil reaisem mercadorias, oriundas do Paraguai. A ocorrência de descaminho foi registradaontem, na rodovia SC-157. Um veículo VW de TapejaraRS, conduzido por um homem, fazia o transporte de outro veículo IHyundai. Durante revista no Hyndai, foram localizados vários volumes com mercadorias sem o devido desembaraço aduaneiro. Quatro mulheres, de 54, 51, 49 e 24 anos, donas das mercadorias foram autuadas. Os envolvidos, juntamente com os veículos e as mercadorias, foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Homem é preso por descumprir medida protetiva. A Polícia Militar de Marmeleiro prendeu um homem em uma residência no bairro Alvorada após ele ameaçar a mãe. A mulher de 67 anos informou que estava trancada no quarto da casa, sendo ameaçada pelo seu filho de 29 anos. A mãejá tinhamedida protetiva contra ele. O homem foi detido por descumprimento a medida protetiva de se aproximar menos de 200 metros da casa da mãe. A medida foi expedida pela Comarca de Marmeleiro.

Motorista é preso por dirigir embriagado. A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste prendeu ontem por volta das 23 horas e 30 minutos em flagrante delito, pelo crime de embriagues ao volante, um homem de 27 anos. Foi no km 05 da rodovia SC 157. Ele conduzia uma caminhonete S10, placas de Novo Horizonte. O motorista foi encaminhado para delegacia.

Com diversas passagens policias, homem é preso. O detido de 32 anos,foi preso em São Lourenço do Oeste. A Polícia Militar verificou que ele tinha mandado de prisão em aberto. A PM contou que o homem estava em atitude suspeita na rua Rui Barbosa esquina com Coronel Bertaso, no Centro. Ele tinhaem sua ficha criminal, sete prisões por furto, uma por ameaça e outra por resistência à prisão. Ele foi conduzido ao pronto-atendimento para exame médico e, depois, encaminhado ao presídio de Xanxerê.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.