ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 04 10 2018

-GOVERNO ADOTA MEDIDAS PARA GARANTIR SEGURANÇA ENERGÉTICA NAS ELEIÇÕES

-VENDA DE VEÍCULOS NOVOS EM SC CRESCE 10 POR CENTO EM SETEMBRO

-HOSPITAL REGIONAL PREPARA SEGUNDO SIMPÓSIO SOBRE SAÚDE

-MAIS DE 60% DOS TERRENOS DO CENTRO NÃO TEM PASSEIO PADRÃO

-PORTARIA RESTRINGE VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NO DIA DA ELEIÇÃO

-MOTORISTA É PRESO AO OFERECER DINHEIRO PARA POLICIAIS RODOVIÁRIOS

-HOMEM SOFRE FERIMEMNTOS GRAVES EM COLISÃO NA SC 386

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 90 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Sete dias depois do tremor seguido de tsunami que atingiu a ilha de Sulawesi, na Indonésia, milhares de pessoas estão vivendo em acampamentos e sofrem com a lentidão na distribuição da ajuda humanitária. As autoridades reforçaram a segurança nas áreas afetadas e pelo menos 92 pessoas foram detidas por participar de saques. Mais de 70 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas na sexta-feira depois do terremoto que destruiu as cidades costeiras. O número de mortes subiu nesta quinta-feira para mil 424 mortes.

Um juiz peruano anulou nesta quarta-feira o indulto humanitário dado ao ex-presidente ALBERTO FUJIMORI, de 80 anos, no ano passado pelo então presidente PEDRO PABLO KUCZYNSKI, e ordenou a sua prisão. FUJIMORI, que governou o país entre 1990 e 2000, recebeu o indulto depois que uma junta médica oficial atestou que ele sofre de uma doença progressiva, degenerativa e incurável. Ele cumpria pena de 25 anos por crimes de corrupção e violação dos direitos humanos.

O ex-presidente peruano ALBERTO FUJIMORI foi internado nesta quarta-feira com arritmia cardíaca em um hospital de Lima depois de ser informado que a Suprema Corte do país anulou o indulto que o tirou da prisão em dezembro do ano passado. O ex-congressista ALEJANDRO AGUINAGA, médico pessoal do ex-presidente, afirmou que a ordem da Justiça que determinou a prisão de Fujimori provocou a reaparição de um quadro de arritmia cardíaca. O ex-presidente ainda precisa cumprir mais 14 anos de pena e só deixaria a prisão em 2023, com 94 anos.

O governo federal decidiu adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro. A decisão do presidente Michel Temer deve ser publicada no "Diário Oficial da União" nos próximos dias. O presidente atendeu a um pedido do Ministério da Educação para não prejudicar os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médioem novembro. O horário de verão estava previsto para começar no dia quatro, justamente a data da primeira prova do Enem. A segunda prova está marcada para o domingo seguinte, dia 11. Já a data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, aprovou nesta quarta-feira a implementação de medidas para assegurar a operação do sistema elétrico brasileiro durante as eleições. A votação do primeiro turno das eleições de 2018 ocorre neste domingo e o segundo turno está previsto para o próximo dia 28. As medidas de segurança também serão adotadas durante Exame Nacional do Ensino Médio, agendado para os dias 4 e 11 de novembro. O Ministério de Minas e Energia, no entanto, não apontou quais medidas seriam tomadas.

O Supremo Tribunal Federal autorizou a prorrogação por mais 45 dias de um inquérito que investiga o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, GILBERTO KASSAB, por corrupção passiva, caixa dois e lavagem de dinheiro. O ministro disse ontem que "aguarda com serenidade os argumentos utilizados pelo Ministério Público para demonstrar a legalidade de todos os atos de sua gestão". O inquérito apura o suposto pagamento do grupo J&F ao ministro por meio de contratos com as empresas Yape Transportes e Yape Consultoria, ligadas ao político.

Os catarinenses devem gastar, em média, 189 reais com o presente de Dia das Crianças. A informação foi apurada pela pesquisa da Fecomércio divulgada nesta quarta-feira. 51 por cento dos consumidores entrevistados pretendem comprar brinquedos para a data. Outros 32 por cento vão dar roupas de presente para as crianças.Em relação a forma de pagamento, a pesquisa apontou que 64 por cento pretendem pagar à vista em dinheiro 15 por cento devem optar pelo parcelamento no cartão de crédito.

As vendas de veículos cresceram em Santa Catarina no mês de setembro. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 10 vírgula 14 por cento com quatro mil 311 novas unidades emplacadas. Os dados da Fenabrave mostram ainda que no acumulado deste ano, de janeiro a setembro, houve incremento de 19 por cento comparado ao mesmo período de 2017. Neste ano, foram vendidas 133 mil 433 unidades. Já na comparação com agosto deste ano, o volume de vendas de setembro representa queda de 15 por cento.

Uma liminar concedida pelo juiz CARLOS ALBERTO PEREIRA DE CASTRO, da sétima Vara do Trabalho, em Florianópolis, proíbe a Havan e o empresário LUCIANO HANG de influenciar o voto dos funcionários, induzir a manifestações contra ou a favor de qualquer candidato ou partido político, e de fazer enquetes eleitorais entre os trabalhadores. A decisão foi dada em resposta a uma cautelar, apresentada na terça-feira pelo Ministério Público do Trabalho, que questiona a conduta do empresário em dois vídeos, direcionados aos empregados. Nas gravações, publicadas nas redes sociais, ele pede votos a JAIR BOLSONARO do PSL.

O Sesc vai promover nesta sexta-feira no auditório do múltiplo uso da entidade o espetáculo musical “Eu Lírico”. A cantora ELIZ BUENO, de Chapecó, vai interpretar músicas autorais a partir das oito horas da noite. De acordo com a técnica de Cultura do Sesc, ADRIANA ARALDI o show tem classificação etária livre e não haverá cobrança de ingressos. Ela destacou que o objetivo do Sesc é valorizar os artistas da região e por isso a entidade fez contato com a cantora que é de Chapecó para o espetáculo desta sexta-feira.

A Rede Feminina de Combate ao câncer vai promover hoje a noite mais uma edição do Jantar Rosa. O evento está marcado para as oito horas da noite com desfile de moda e sorteio de brindes no clube Comercial. De acordo com a presidente da Rede, SALETE REICHERT, o evento marca a abertura oficial do Outubro Rosa em São Miguel do Oeste. Ela disse que a procura pelos ingressos está muito boa e que os interessados em participar do Jantar Rosa ainda podem adquirir as entradas na sede Rede Feminina de Combate ao câncer e com as voluntárias.

A prefeitura de Paraíso arrecadou 171 mil reais com o leilão de bens realizado na última semana. De acordo com o assessor de Planejamento do município, GEMERSON SCHANE, todos os lotes colocados à venda foram comercializados. A prefeitura vendeu carros, máquinas agrícolas, máquinas pesadas, equipamentos eletrônicos e móveis. O valor arrecadado superou a expectativa inicial que era de 150 mil reais. Ele explicou que o dinheiro será utilizado na reposição de novas máquinas e investimentos no município.

O Corpo de Bombeiros vai inaugurar na próxima semana o memorial em homenagem aos bombeiros mortos no duplo acidente da BR 282 em 2007. O espaço será inaugurado na terça-feira, dia nove de outubro, as dez horas da manhã. De acordo com o comandante do batalhão de São Miguel do Oeste, major MARCELO CAMEU, o monumento é composto por anjos que representam os bombeiros que tombaram durante o cumprimento do dever de salvar vidas. O acidente de 2007 na BR 282 resultou em cerca de cem feridos e 27 mortos, entre eles, um policial militar e seis bombeiros.

O vereador do PDT, VANIRTO CONRADT, aprovou uma indicação legislativa na sessão de terça-feira pedindo que o município implante um plantão odontológico na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Agostini. O vereador pediu que a equipe presta o serviço na UPA nos finais de semana e feriados. De acordo com VANIRTO, a “dor de dente” não tem hora para acontecer e seria muito importante que a secretaria de Saúde mantivesse um profissional de plantão para os casos emergenciais nos finais de semana e feriados. Ele ressaltou que essa reivindicação foi encaminhada por alguns moradores para os vereadores.

A instalação de um plantão odontológico na UPA 24 horas seria importante, mas a prefeitura não tem capacidade financeira para isso. A declaração é do secretário de Saúde, LEONIR CARON. Ele disse que gostaria muito de ofertar esse serviço para a população, mas descartou a possibilidade de bancar uma equipe de dentistas para o atendimento nos finais de semana. CARON reforçou que o município não tem dinheiro para atender o pedido do vereador VANIRTO CONRADT. Ele explicou que se a receita aumentar no ano que vem, o município pode reavaliar essa questão.

O comércio de São Miguel do Oeste tem uma boa expectativa de vendas de presentes para o dia das crianças. De acordo com a presidente da CDL, SOLANI BALBINOT, uma pesquisa feita com comerciantes da cidade apontou que o setor projeta uma alta de até cinco por cento na comparação com a mesma data do ano passado. O levantamento também mostra que o valor médio gasto com o presente deve ficar entre 50 e 100 reais. SOLANI disse que a forma de pagamento mais usada deve ser o crediário próprio das empresas.

As lojas do comércio vão ter horário especial neste sábado para atender os consumidores. Segundo a presidente da CDL, SOLANI BALBINOT, o atendimento vai até as quatro horas da tarde. Ela disse que a maior movimentação de consumidores à procura dos presentes deve ocorrer a partir deste sábado e na semana que vem. SOLANI comentou que o dia das crianças não gera um grande volume de vendas, mas acaba contribuindo para movimentar o comércio local. Ela disse que os setores de brinquedos e roupas são as que mais devem faturar com a data.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste vai promover no dia 18 de outubro, a segunda edição do Simpósio em Saúde. O tema deste ano é “Atenção Multiprofissional: da assistência hospitalar ao cuidado domiciliar”. O evento é voltado aos profissionais da área da saúde e estudantes. As inscrições vão até o dia 10e podem ser feitas pelo site do hospital regional. De acordo com o coordenador do evento e gerente de enfermagem do Hospital Regional, CRISTIANO ALBA, entre os objetivos do Simpósio está a oferta de palestras que aprimorem a prática dos trabalhadores da saúde, dentro e fora do hospital.

O atendimento dos pacientes que deixam o hospital, mas que ainda precisam de cuidados é um dos focos do simpósio de saúde. Segundo o coordenador do evento e gerente de enfermagem do Hospital Regional, CRISTIANO ALBA, a unidade busca reduzir o tempo de internação dos pacientes e melhorar a qualidade do acompanhamento domiciliar. Ele disse que é preciso qualificar os profissionais da saúde básica para o atendimento dos pacientes que recebem alta e voltam para casa, mas ainda precisam de alguns cuidados.

A programação do simpósio em saúde do Hospital Regional terá quatro palestras. O evento começa com a explanação sobre bactérias multirresistentes com a doutora em microbiologia ELIANDRA ROSSI. Ainda na parte da manhã está a prevista a palestra sobre Assistência Multiprofissional a Pacientes Ostomizados. Na parte da tarde, o simpósio terá uma discussão sobre “Saúde Baseada em Evidências” e como promover uma alimentação segura no domicílio para pacientes. As inscrições para o simpósio podem ser feitas no site do Hospital Regional.

O prazo para construção de calçadas dentro das normas de acessibilidade está chegando ao fim e muitos terrenos ainda estão sem o passeio padrão. De acordo com o setor de engenharia da prefeitura, apenas 35 por cento dos imóveis atederam a exigência fixada no acordo que o município fez com o Ministério Público. Ou seja, em mais de 60 por cento dos terrenos os passeios públicos estão fora do padrão legal. O prazo para adequação das calçadas termina no dia 31 de dezembro para o centro da cidade. Os proprietários de imóveis nos bairros tem até o final do ano que vem para adequar os passeios públicos.

As obras de construção das calçadas para garantir a acessibilidade da população aumentaram bastante neste ano, mas o índice de locais adequados a lei ainda é baixo. A avaliação é do responsável pelo setor de Engenharia da prefeitura, CHARLES DAL ORSOLETTA. Ele disse que o quadro é preocupante, já que o prazo não deve ser prorrogado. CHARLES comentou que a principal dificuldade enfrentada pelos moradores para adequar as calçadas é a questão financeira.

A equipe de engenharia da prefeitura está prestando orientações diretamente nas obras de construção dos passeios públicos. De acordo com o responsável pelo setor, CHARLES DAL ORSOLETTA, os técnicos vão até o local e orientam o morador a respeito do material, composição e altura da calçada e outros detalhes exigidos pela lei de acessibilidade. Ele comentou que os proprietários de imóveis que não estiverem com os passeios públicos construídos até o final do ano serão notificados e poderão ser multados pela prefeitura.

Os municípios que formam a décima terceira região da Polícia Civil terão restrição de venda de bebida alcoólica no próximo domingo, dia da eleição. A proibição começa as seis horas da manhã e segue até as seis horas da tarde e abrange uma área de até 500 metros dos locais de votação. A restrição está na portaria emitida pela delegacia regional da Polícia Civil. A normativa deixa a cargo de cada delegado de polícia a análise de eventos e eventuais suspensão de alvarás que autorizam o funcionamento de bares, botequins e boates nos dias que antecedem a eleição. A medida vale para São Miguel do Oeste e mais de 25 municípios da região.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu na manhã de hoje um homem suspeito de envolvimento em um discussão com disparos de arma de fogo em Maravilha. A vítima, que ainda não teve a identidade divulgada, tem 40 anos e não ficou ferida. Segundo a PM, logo depois do fato, dois suspeitos fugiram em direção a São Miguel do Oeste. Um deles foi detido no posto da Polícia Rodoviária Federal da BR 282 em um Corolla. O outro suspeito pegou um táxi e foi abordado pela equipe do Pelotão de Policiamento Tático e de uma guarnição de serviço nas proximidades de São Miguel. O suspeito estava portando uma pistola calibre 380. Ele foi detido e levado para a delegacia de Polícia de Maravilha.

A Justiça de Palmitos determinou que o motorista de Caibi, envolvido no acidente em que a estudante SAMANTA CANSI foi arrastada até a morte pelo ônibus que ele conduzia, seja afastado do cargo. O acidente foi no dia 17 de setembro, na linha Aparecida, no interior de Caibi. O delegado da Polícia Civil de Palmitos, JOÃO MIOTTO, que conduz o inquérito sobre a morte, disse que solicitou a medida depois de ouvir mais pessoas sobre o caso. Ele afirmou que surgiram novos indícios de que o motorista dirigia de forma negligente. A Polícia Civil pediu o afastamento do motorista do cargo e a solicitação foi atendida pelo Poder Judiciário.

Um caminhoneiro de Maravilha morreu em um acidente nesta quarta-feira na BR 282. A colisão aconteceu em Herval Velho e envolveu uma carreta bi-trem de Joaçaba e um caminhão com placas de Maravilha carregado de tijolos. O caminhoneiro da região, ANOLAR MOSER, 48 anos, não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no local. Uma pessoa que estava de carona no caminhão e o motorista da carreta de Joaçaba ficaram presas às ferragens. Eles foram resgatados com vida e encaminhados ao hospital para atendimento médico. As causas do acidente não foram informadas.

Um motorista foi preso depois de oferecer dinheiro para policias rodoviários estaduais durante uma abordagem na SC 161. O fato aconteceu por volta das quatro horas da tarde de ontem em Romelândia. A PRE realizava uma Operação de Fiscalização quando abordou um caminhão placas do Paraguai, que era conduzido por um homem de 37 anos. O motorista apresentou a documentação solicitada junto com dez reais. Ao ser questionado sobre o dinheiro, o condutor disse que ofereceu o valor para que os policiais não aplicassem multa pelas infrações constatadas. Ele foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Polícia.

Um homem sofreu ferimentos graves em um acidente no final da tarde de ontem na SC 386. A colisão aconteceu por volta das seis horas da tarde na linha São Lourenço, interior de Iporã do Oeste. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, uma caminhonete Toro entrou na rodovia e foi atingida por um Fiorino. O motorista do Fiorino, de 31 anos, ficou preso às ferragens. Ele foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao hospital. Ele sofreu ferimentos nas pernas e suspeita de traumatismo. O motorista e o ocupante do outro veículo também foram conduzidos ao hospital, mas sem ferimentos aparentes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.