ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 04/09/2025

GLOBO EM FOCO – 04/09/25

-JULGAMENTO DE BOLSONARO NO STF SERÁ RETOMADO TERÇA COM VOTOS DOS MINISTROS

-MAIS 116 MUNICÍPIOS CONFIRMAM ADESÃO A PROGRAMA HABITACIONAL DO ESTADO

-EPAGRI APONTA FEDUÇÃO NO PLANTIO DE TRIGO NA REGIÃO

-MAESTRO RELATA BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

-ESCOLAS SEGUEM PADRÃO NO CARDÁPIO DA ALIMENTAÇÃO DOS ALUNOS

-ITAPIRANGA AMPLIA FANFARRA ENVOLVENDO ALUNOS NA SEMANA DA PÁTRIA

-POLICIAIS NÃO SERÃO INDICIADOS POR MORTE DE AGRICULTOR QUE CORTAVA LENHA

-HOMEM QUE MATOU CUNHADO E FERIU IRMÃ É CONDENADO A 17 ANOS DE PRISÃO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 14 graus. A máxima pode chegar a 24 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.

O Elevador da Glória, um bondinho histórico e uma das principais atrações turísticas de Lisboa, descarrilou nesta quarta-feira. As autoridades de Portugal informaram na manhã desta quinta que o número de mortos na tragédia subiu para 17. O acidente também deixou mais de 20 feridos. A imprensa local afirmou que entre as vítimas estão portugueses e estrangeiros. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades. A linha opera desde 1885 e conecta a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. Ambas as regiões são muito frequentadas por turistas e ficam no coração da capital portuguesa.

O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, disse nesta quarta-feira que está "pronto" para um encontro bilateral com o presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENKSY, mas impôs como condição que a reunião ocorra em Moscou. PUTIN também questionou se a reunião bilateral entre os dois líderes "faz sentido". Ele disse que sua ofensiva militar no país vizinho continuará caso o acordo não contemple exigências da Rússia. O líder russo fez as declarações durante uma entrevista coletiva concedida à imprensa durante sua visita à China. Esta foi a primeira vez em que o líder russo disse estar disposto a um encontro bilateral com seu homólogo ucraniano.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, MARCO RUBIO, afirmou nesta quarta-feira que o presidente DONALD TRUMP vai travar uma “guerra contra o narcoterrorismo”. Ele disse ainda que outros barcos serão “explodidos” na região do Caribe. RUBIO comentou o ataque conduzido por militares americanos contra uma embarcação no Caribe, na terça-feira. Segundo TRUMP, o barco era da gangue venezuelana Tren de Aragua e seguia em direção aos Estados Unidos carregado com drogas. Onze pessoas morreram. O secretário declarou que interceptar embarcações com drogas “não funciona”, mas que ações para explodi-las vão deter o tráfico. Ainda segundo Rubio, Trump tem o direito de “eliminar” essas ameaças. O governo norte-americano enviou navios de guerra, um submarino e aviões de vigilância para o sul do Caribe. A Casa Branca afirma que a operação tem como objetivo combater o tráfico de drogas.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, projeto de lei que proíbe descontos de entidades associativas na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS. Relatado pelo deputado federal DANILO FORTE do União, o texto agora segue para análise do Senado. Segundo o relator, o projeto vai fortalecer a proteção dos beneficiários do INSS e do BPC, Benefício de Prestação Continuada, para preservar a integralidade dos vencimentos. Além de proibir descontos associativos de sindicatos, associações e entidades similares, o projeto prevê a devolução total dos valores cobrados de forma indevida em até 30 dias. Se a entidade não devolver, caberá ao INSS realizar o reembolso.

O presidente do PL, VALDEMAR COSTA NETO, afirmou nesta quarta-feira que a oposição tem os votos necessários no Congresso para aprovar uma anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente JAIR BOLSONARO. Segundo ele, o texto da anistia ainda está em discussão. O líder do PT na Câmara, deputado LINDBERGH FARIAS, classificou como "inacreditável" e "irresponsável" a articulação no Congresso para aprovar uma anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Já o presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE do União, passou a construir um projeto alternativo sobre anistia a condenados por participação nos atos. O texto resgata uma ideia do primeiro semestre com uma nova forma de contagem para as penas dos condenados pelos ataques violentos às sedes dos Três Poderes em Brasília.

O segundo dia de julgamento do ex-presidente JAIR BOLSONARO e outros sete réus pela tentativa de golpe de estado teve a continuidade das sustentações das defesas dos acusados. O destaque ficou para um dos advogados do ex-presidente. CELSO VILARDI defendeu que BOLSONARO é inocente e não há provas que o liguem aos atos golpistas. Também se manifestaram ontem no STF as defesas de AUGUSTO HELENO, PAULO SÉRGIO NOGUEIRA E BRAGA NETTO. O ministro CRISTIANO ZANIN suspendeu o julgamento por volta do meio-dia e encerrou a sessão. O julgamento está marcado para voltar na próxima terça-feira, a partir das nove horas da manhã. Os ministros da primeira Turma do Supremo devem analisar as questões preliminares e, depois, seguir para os votos sobre condenação ou absolvição dos réus.

A vacinação contra o HPV em Santa Catarina está acima da média nacional, com 89 vírgula nove por cento da cobertura alcançada em 2025. A média de vacinação no Brasil entre meninas de 9 a 14 anos é de 82 por cento. Durante os últimos quatro anos, os dados mostram que a cobertura vacinal no Estado teve uma oscilação entre as meninas, com queda de 2020 para 2021 e saltou para quase 96 por cento no ano passado. Já entre os meninos, a vacinação teve avanço, chegando a 81 por cento no ano passado. O HPV é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo uma infecção sexualmente transmissível. A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

Com mais 116 municípios que formalizaram a adesão ao Casa Catarina durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina, que acontece em Balneário Camboriú até esta quinta-feira, o Programa do Governo do Estado chegou a 75 por cento das cidades catarinenses, totalizando 222 municípios. A assinatura contou com a presença do governador JORGINHO MELLO. Na ocasião, os prefeitos também receberam o kit com todos os documentos necessários para que possam iniciar a licitação para a construção imediatamente, como legislações do Programa, projeto arquitetônico das casas, modelo de edital para seleção das famílias contempladas, entre outros. O Governo de Santa Catarina disponibilizou 654 milhões o programa. Na primeira etapa serão construídas mais de cinco mil casas nos municípios catarinenses.

O Produto Interno Bruto de Santa Catarina manteve a liderança de crescimento no Brasil, conforme os dados atualizados do segundo trimestre de 2025. Segundo estimativa da Secretaria de Estado do Planejamento, o PIB catarinense cresceu cinco vírgula quatro por cento nos 12 meses encerrados em junho, frente ao mesmo período do ano anterior. Na comparação entre os estados, as estimativas do Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central apontam a liderança do crescimento da economia catarinense. No mesmo período de 12 meses do ano anterior, o índice do Bacen no estado avançou seis vírgula quatro por cento, o maior crescimento entre os 13 maiores estados do país. Já em relação ao acumulado do ano, ou seja, de janeiro a junho de 2025, a economia catarinense confirma o destaque, com um crescimento de seis vírgula um por cento.

A área de trigo plantada no Extremo Oeste caiu cerca de 20 por cento em relação aos dois anos anteriores. O levantamento atual da Epagri, aponta que são dois mil hectares de trigo cultivados neste período. O Analista de Pesquisa e Monitoramento da Epagri, VALMIR KRETSCHMER, destaca diversos fatores para a queda. Segundo ele, os principais são o preço baixo, com valor médio de 75 reais por saca, abaixo de preço do mercado internacional, gerando margem de lucro baixa nas lavouras. KRETSCHMER comenta que outro fator importante é a importação de trigo da Argentina e do Uruguai, que possuem condições mais favoráveis para a produção e com subsídio do Governo Federal, tornam a competição bastante difícil para a produção interna.

A região deve ter expectativa de colher 60 sacas de trigo por hectare. A afirmação é do Analista de Pesquisa e Monitoramento da Epagri, VALMIR KRESTCHMER. Ele considera a produção é baixa em relação ao histórico da região. Ele cita safras em que foram colhidas 100 sacas por hectare. O Analista menciona que a queda acentuada ocorre devido a migração de muitos produtores para outras culturas, como a de proteção de solo, com plantio de aveia e azevem. KRETSCHMER analisa que as estratégias de coberturas de inverno, produção de biomassa no solo para o plantio de milho e soja, reduz as áreas plantadas de trigo.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga lembra sobre o prazo para a declaração do Imposto Territorial Rural. O Presidente, NESTOR HAMMERSCHMITT, destaca que a renovação iniciou no dia 11 de agosto e prossegue até 30 de setembro. Ele comenta que para o novo documento, é necessário portar a escritura do terreno, o CCIR, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, o CAR, Cadastro Ambiental Rural e uma via do ITR de 2024. O Presidente avalia que o custo é baixo, com casos de somente a taxa de serviço do sindicato. Ele considera muito fácil o processo em relação a importância do documento, exigido para financiamentos. Segundo NESTOR HAMMERSCHMITT, o Sindicato ampliou a atividade e agora oferece projetos de financiamento e fomento de produção agrícola. Será uma forma de movimentar os trabalhadores rurais, com nova forma de busca por recursos.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais reconhece que a alta taxa de juros está impactando na procura por financiamentos no setor agro. NESTOR HAMMERSCHMITT menciona que para buscar neste momento, os produtores necessitam de uma proteção que cubra o valor da taxa SELIC, que está em 15 por cento. Hoje, a pecuária é a única atividade que em algumas linhas, encontra juros de três por cento. De modo geral, todas as áreas possuem acima de seis por cento. O PRONAMPE, está em 10 por cento. No entanto, o Presidente do Sindicato de Itapiranga observa o Governo Federal tirando o pé do acelerador. Ele considera que por ser a base da economia, o setor agropecuário deveria receber mais isenções e juros menores.

Educação musical de crianças e adolescentes gera bons resultados em Itapiranga. Município possui ações que contribuem no desenvolvimento dos alunos com aula, ensaios e apresentações. Conforme o professor e maestro HENRIQUE DREBEL, a música é uma ferramenta pedagógica poderosa para o futuro das pessoas. Ele menciona que a música contribui no desenvolvimento de questões cognitivas, emocionais e sociais, além de estimular criatividade, disciplina e rotina evitando problemas com drogas, violência, ansiedade e depressão infantil. Segundo DREBEL, qualquer pessoas tem condições de desenvolver talento musical e isso não é apenas um dom para poucos. Conforme HENRIQUE DREBEL, os municípios da região possuem muitas ações para acesso de forma gratuita a aulas de música. Ressalta que a estimulação é que faz a diferença no sucesso das atividades que as crianças desenvolvem.

O Oeste Catarinense vai receber uma turnê da Orquestra de Itapiranga. Um Show Cultural, um projeto que une música instrumental e canto em apresentações gratuitas e abertas à comunidade. Conforme o maestro HENRIQUE DREBEL, formada por jovens e crianças, estudantes de música e canto, a Orquestra de Itapiranga levará ao palco arranjos temáticos e um repertório dinâmico, que faz analogia à diversidade cultural regional, brasileira e mundial. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à cultura por meio da circulação desse espetáculo em municípios do Sul do Brasil, proporcionando momentos de interação entre crianças, adolescentes, famílias e a comunidade em geral. As apresentações acontecerão em espaços públicos abertos, com uma estrutura de alta qualidade e recursos de acessibilidade como intérprete de Libras, transcrição em braile e equipamentos adaptados, garantindo que todos possam vivenciar plenamente a experiência musical.

A agenda inicia no dia 13 de setembro em São Miguel do Oeste e prossegue em Palmitos, Cunha Porã, Paraíso e encerra no dia 21 de dezembro, em Itapiranga. Além de celebrar a música, o projeto reforça o papel da orquestra como agente de transformação cultural e social, valorizando talentos locais e aproximando o público da produção artística. HENRIQUE DREBEL destaca que o projeto Orquestra de Itapiranga: Um Show Cultural é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e Associação da Orquestra de Itapiranga.

As escolas da rede estadual de ensino seguem o mesmo cardápio na alimentação dos alunos em todo o estado. Conforme a Nutricionista da Coordenadoria Regional da Educação de Itapiranga, VALESKA PIETROBELLI, a elaboração é feita em Florianópolis e todas as regiões seguem o roteiro de refeições. Ela observa que são levadas em consideração algumas questões de acordo com a idade do aluno, desde o ensino fundamental até o CEJA que contempla a educação de jovens e adultos. O cardápio é repassado mensalmente para as coordenadorias regionais. A nutricionista reconhece que alguns alimentos não são comuns a realidade do Extremo Oeste. O mesmo cardápio é seguido em todo o estado, porém podem ocorrer pequenas adaptações na maneira de preparar os alimentos buscando a cultura local.

VALESKA PIETROBELLI lembra que a alimentação nas escolas é um serviço terceirizado com cardápio diferente a cada dia, priorizando carboidratos e proteínas, com diferentes alimentos, incluindo frutas. Segundo a Nutricionista da Coordenadoria Regional da Educação de Itapiranga, VALESKA PIETROBELLI, também existe necessidade de alimentação especial. São 33 alunos intolerantes ou diabéticos que necessitam de cuidados nos alimentos e na forma de preparo. Nestes casos a nutricionista possui autonomia para elaborar o cardápio procurando seguir a disponibilidade de alimentos e apenas ajustando forma de preparo.

Itapiranga projeta o Desfile de Sete de Setembro com valorização do patriotismo e da cultura local. O município proporciona envolvimento comunitário de alunos e entidades envolvidas da programação de domingo, no centro da cidade. De acordo com a Secretária da Educação, ELAINE MUELLER, a mobilização iniciou na segunda-feira com atividades da Semana da Pátria nas escolas. Ela considera que a participação comunitária demonstra união dos Itapiranguenses neste momento cívico. A Secretária chama atenção para mudança na fanfarra que dita o ritmo do desfile e da marcha dos alunos. Segundo ELAINE, foi dado oportunidade para o envolvimento dos alunos da Escola Esperança, do Bairro Santa Tereza Alto e da Escola Bela Vista. Os ensaios ocorrem no contraturno escolar, com grande participação dos estudantes. ELAINE MUELLER considera que o patriotismo ocorre com manifestações nas escolas durante os atos de perfilamento para o hino nacional.

A programação de domingo terá desfile na Rua do Comércio, no centro da cidade, a partir das nove horas. Serão mais de 40 entidades, incluindo escolas, empresas, cooperativas e entidades culturais. A fanfarra estará presente. Conforme a integrante da equipe do Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, CINTIA KLEIN, várias entidades contribuíram para a organização do Desfile de Sete de Setembro em Itapiranga. Ela considera que o envolvimento de escolas, empresas e grupos culturais contribui para evolução do projeto. Cintia avalia que o evento de domingo será uma grande atração para o público . De acordo com SINTIA KLEIN o patriotismo estará em evidencia no Desfile de |Sete de Setembro. A organização do evento já estabeleceu, que em caso de chuva o desfile será cancelado até as seis horas e 30 minutos de domingo.

Motociclista sofre ferimentos em colisão contra carro na Avenida Beira Rio, em Itapiranga. Foi por volta das 18 horas desta quarta-feira. A colisão envolveu carro e motocicleta, ambos de Itapiranga. Foram acionadas as guarnições dos bombeiros e Samu. O homem sofreu escoriações na perna direita, foi atendido pela equipe do Samu e conduzido ao Hospital Sagrada Família. Ainda nesta quarta-feira, por volta das 15 horas e 20 minutos, o Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para combater princípio de incêndio em usina de placas solares, em linha Santa Isabel. O fogo ficou concentrado apenas em um painel e foi controlado pela equipe que fazia a instalação dos equipamentos.

Um homem de 25 anos foi preso nesta quarta-feira, ao tentar furtar duas motocicletas de uma empresa no bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o suspeito entrou no pátio da empresa e furtou duas chaves de motos estacionadas no local. Ele tentou ligar uma delas e fugir pilotando, mas não conseguiu dar partida. Ao perceber a ação, populares impediram que ele continuasse com o crime e chamaram a polícia. Com base nas características repassadas pela vítima, os policiais fizeram buscas e encontraram o homem em um bar próximo ao local do crime. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de São Miguel do Oeste.

O Corpo de Bombeiros atendeu duas ocorrências de saída de pista e colisão em barranco com veículos na região. A primeira foi de um caminhão Mercedes Benz 1313 em Guaraciaba, que estava carregado de troncos de madeira. Quando os bombeiros chegaram ao local, os ocupantes já haviam saído por meios próprios. O motorista, de 37 anos, apresentava suspeita de luxação no punho esquerdo, recebeu auxílio de populares. Já o passageiro, de 63 anos, não teve lesões aparentes. Mesmo assim, os dois foram encaminhados ao Hospital São Lucas, de Guaraciaba. A segunda ocorrência foi em Riqueza, na Linha Cambucica. O motorista de um gol perdeu o controle da direção e saiu da rodovia. Ele foi encontrado preso entre a porta e os pedais. Ele estava consciente, porém desorientado, e apresentava um corte na parte de trás da cabeça. Ele foi retirado do veículo e encaminhado ao Hospital de Mondaí.

Um homem de 30 anos, condenado em definitivo pelo crime de tráfico de drogas, foi preso na tarde desta quarta-feira em uma ação da Delegacia de Investigações Criminais da Polícia Civil de Maravilha. Ele foi condenado a mais de sete anos de prisão por tráfico de drogas pela Comarca de Maravilha, em caso transitado em julgado. Em 2022, o homem foi investigado pela própria DIC, em uma operação que apreendeu grande quantidade de cocaína. Após a prisão, ele foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha.

Homem que matou o cunhado e feriu a irmã foi condenado a 17 anos de prisão em Maravilha. Ele foi sentenciado por homicídio duplamente qualificado, por meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e lesão corporal culposa. Os crimes ocorreram em fevereiro. O Tribunal do Júri atendeu a tese integral do Ministério Público. De acordo com a denúncia, na manhã do dia oito de fevereiro, por volta das sete horas, o réu entrou pela janela da casa da irmã, que morava com o companheiro, e surpreendeu o casal dormindo no quarto. Ele desferiu diversos golpes de faca no companheiro da irmã, causando a morte da vítima. O laudo apontou 14 facadas. A irmã tentou intervir durante a agressão e foi ferida no braço. A decisão cabe recurso, mas a Justiça negou o direito do réu recorrer em liberdade. Também foi aplicado o entendimento do STF, de que a decisão do Júri autorizada o cumprimento imediato da pena.

Policiais não serão indiciados por morte de agricultor que cortava lenha no Rio Grande do Sul. A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava a morte do agricultor natural de Tunápolis, VALDEMAR BOTH, durante uma abordagem da Brigada Militar Ambiental em uma propriedade rural do interior de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O homem de 54 anos, nasceu em Pitangueira, morou em Itapiranga e estava há 10 anos no estado gaúcho. Segundo a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, os policias envolvidos agiram em legítima defesa e não serão indiciados. O caso teve grande repercussão e gerou protestos de vizinhos do agricultor.

A investigação, que analisou laudos de necropsia, balística e imagens das câmeras de segurança, confirmou a versão apresentada pelos policiais da Brigada. De acordo com a polícia, os vídeos mostram o agricultor, que irritado com a fiscalização, teria pegado um machado para agredir os policiais. Segundo o Inquérito, isso levou aos disparos de arma de fogo. A nota diz que foi uma resposta direta a uma agressão injusta, que representava risco real aos agentes. A Brigada Militar já havia concluído sua investigação interna, também apontando legítima defesa. O corpo de VALDEMAR BOTH foi sepultado em Vista Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.