ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 04/09/2020

GLOBO EM FOCO – 04/09/20

-SENADO APROVA PROJETO QUE AUMENTA VALIDADE DA CNH PARA 10 ANOS

-ALESC ACEITA SEGUNDO PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA O GOVERNADOR

-ESCOLA REALIZA CICLO DE REUNIÕES COM OS PAIS DE ALUNOS

-ALESC TEM ATÉ DIA 16 PARA FINALIZAR RELATÓRIO DE IMPEACHMENT

-EMPRESÁRIOS PARTICIPAM DE PROPOSTA PARA INVESTIMENTO NO SETOR

-PROFESSOR RELATA MAIOR CARGA HORÁRIA EM PERÍODO DE PANDEMIA

-INVESTIGADO POR TENTATIVA DE FEMINICÍDIO É PRESO

-CAMINHÃO DA REGIÃO SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM MORTE NA BR-163

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O governo russo negou que tenha envenenado o político de oposição ALEXEI NAVALNY e disse que não vê motivos para a imposição de sanções a Moscou em decorrência do caso. O Kremlin se pronunciou nesta quinta-feira, um dia depois da chanceler alemã, ANGELA MERKEL, afirmar que NAVALNY foi envenenado. O político é opositor do presidente VLADIMIR PUTIN e se especializou em investigações de grande impacto sobre a corrupção governamental. Ele morreu depois de beber um chá em um voo doméstico russo. Os aliados dizem que ele foi envenenado.

O laboratório francês Sanofi e o britânico GSK iniciaram testes clínicos em humanos de uma potencial vacina contra a Covid-19. Em comunicado, os pesquisadores afirmaram que os ensaios até agora são "promissores". Os laboratórios vão recrutar 440 pessoas para participar desta fase que vai avaliar a tolerância e a resposta imunológica a esta possível vacina. A vacina em questão é baseada na tecnologia que a Sanofi já usa para produzir um medicamento contra a gripe e um elemento adicional desenvolvido pela GSK. A expectativa de produção em massa para o primeiro semestre de 2021.

Autoridades da área de saúde e a farmacêutica Pfizer anunciaram que uma vacina contra a Covid-19 pode estar pronta já no final de outubro nos Estados Unidos, pouco antes das eleições presidenciais marcadas para novembro. Embora haja interesse e repercussão desse tema na disputa entre DONALD TRUMP e JOE BIDEN, a secretaria de imprensa da Casa Branca afirmou ontem que não há uma pressão política para que a agência que regula medicamentos e alimentos no país aprove rapidamente a vacina. A Pfizer anunciou ontem que terá informações até o final de outubro se a vacina contra Covid-19 que está em fase final de estudos é segura e eficaz.


O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira que o projeto de lei complementar que regulamenta o desligamento de servidor público por "baixo desempenho" está em fase de elaboração. Segundo a pasta, o texto deve ser enviado "em breve" ao presidente BOLSONARO para a permissão final para envio ao Congresso Nacional. Nesse caso, as regras valeriam não somente para novos servidores públicos, mas também para os atuais funcionários. O projeto da reforma administrativa, enviada ao Congresso Nacional nesta quinta, prevê mudanças apenas para novos servidores públicos, mantendo as regras para quem já está no setor.

O Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto que aumenta para até 10 anos o prazo máximo de validade da Carteira Nacional de Habilitação. O texto deve ser analisado novamente pela Câmara dos Deputados porque foi modificado pelos senadores. Atualmente, a lei prevê a renovação da carteira de habilitação a cada cinco anos para a maioria dos condutores e a cada três anos para quem tem mais de 65 anos. A principal mudança é que condutores com menos de 50 anos de idade poderão manter a CNH por 10 anos sem ter que revalidar o documento nesse período. O projeto também aumenta os limites de pontuação na carteira de motorista que pode chegar a 40 para quem não tiver infração gravíssima.


O governo do Paraná informou, nesta sexta-feira, que os testes da vacina russa para Covid-19 devem começar em um mês. Um estudo com resultados iniciais da vacina foi publicado nesta sexta-feira na revista científica "The Lancet", uma das mais importantes do mundo. De acordo com a publicação, a vacina não teve efeitos adversos e induziu resposta imune. Os testes no Brasil, com 10 mil profissionais de saúde voluntários, serão realizados após a liberação da Anvisa. Segundo o governo estadual, isso deve acontecer em 10 dias. No Brasil, o governo do Paraná firmou uma parceria para desenvolver a vacina russa.


Santa Catarina passa a contar com o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro, instituído em lei municipal e sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS. A ação bsuca dar apoio às vítimas e identificar provas periciais que caracterizam o estupro praticado, subsidiando o processo criminal com laudo técnico. O programa será implantado nas unidades policiais do Estado, inclusive nas Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Santa Catarina e o IML. O trabalho será realizado por profissionais peritos do quadro de servidores do estado e deverá fortalecer o combate à impunidade dos criminosos.

A Secretaria da Saúde publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira a portaria número que estabele as regras para o retorno do futebol recreativo durante a pandemia do coronavírus. A atividade está ligada ao mapa de risco das regiões. Naquela com risco gravíssimo para a doença, o futebol recreativo está proibido. Nas regiões com risco grave, os jogos só podem ocorrer em dias alternados. Entre as regras previstas, estão autorização apenas para pessoas com idade acima de 16 anos e todos devem usar máscara durante os preparativos, retirando apenas quando estiverem jogando. Também fica proibido o uso de vestiários e de churrasqueiras para confraternizações.


Um novo pedido de afastamento do governador CARLOS MOISÉS e da vice, DANIELA REINERH foi oficialmente aceito pela Alesc nesta quinta-feira. Essa nova denúncia foi assinada por um grupo de 16 pessoas entre advogados e empresários e recebido pela Alesc em 10 de agosto. Eles apontam crime de responsabilidade na tentativa da contratação de um hospital de campanha em Itajaí, no Vale, e na aquisição de 200 respiradores artificiais com pagamento antecipado de 33 milhões. Com isso, MOISÉS e DANIELA vão responder a dois processos de impeachment na Assembleia: este novo, ainda em fase inicial, e um anterior, já tramitando, por crime de responsabilidade em razão do aumento concedido aos procuradores do Estado.

Escola Porto Novo realiza ciclo de reuniões com os pais de alunos. Trabalho online permite várias ações. Segundo o diretor da escola Porto Novo, PAULO LUDWIG, o ciclo de reuniões envolve professores, direção e pais dos alunos. São repassadas informações sobre o ano letivo, avaliação de cinco meses de aulas a distância e projetos até o fim do ano. O diretor chama atenção que as escolas estão superando as dificuldades com empenho e criatividade. LUDWIG chama atenção para necessidade de seguir incentivando os alunos para continuarem a dedicação aos estudos e honrar o compromisso de ser estudante. As reuniões online também servem de espaço para as famílias falarem sobre as dificuldades encontradas e relatarem de que formas os alunos estão acompanhando as atividades e justificar trabalhos pendentes, alguns por desinteresse após longo período longe da escola.

Escola tem projeto de ciclismo e festival da canção virtual. Desafio é manter a rotina o mais próximo possível. O diretor diz que o festival da canção é tradicional e desperta interesse dos alunos. PAULO LUDWIG chama atenção para projeto diferenciada coordenado pelo professor HUGO WERLANG sobre ciclismo. Esporte registra grande crescimento em período de pandemia, por ser individual e atender exigência de isolamento social. A programação da escola inclui a Polícia Militar com orientações sobre cuidados necessários para evitar acidentes, além de técnico em manutenção de bicicletas. LUDWIG também chama atenção para depoimentos de pessoas com experiencias no ciclismo e live sobre ciclismo com o professor HUGO WERLANG e o ciclista PAULO KIRCHNER.

Escola Balduíno Rambo de Tunápolis adia segunda etapa de intercâmbio com estudantes da Alemanha. O assessor de direção e coordenador do ensino médio inovador, VIANEI HAMMERSCHMITT, destaca que o intercâmbio com os estudantes de Ahaus, na Alemanha, ocorreu há dois anos entre os meses de setembro e outubro. Já os estudantes de Tunápolis estiveram no país alemão retribuindo a visita em janeiro de 2019. HAMMERSCHMITT cita que os aprendizados com o intercâmbio foram principalmente sobre rotinas familiares, organização social, situação econômica, a manifestação das tradições culturais e os hábitos escolares. O assessor comenta que para este ano já havia sido agendado um novo intercâmbio, entre outubro e novembro, em que novamente seriam recebidos os alunos alemães. Devido à pandemia a programação foi adiada ainda no mês de maio.

A projeção é que o intercâmbio com os estudantes da Alemanha e os estudantes da escola Balduíno Rambo de Tunápolis seja mantido nos mesmos moldes para o próximo ano. Conforme o assessor de direção, havendo a necessidade e o interesse essa troca de experiências entre estudantes e profissionais, e que acabam envolvendo também toda a comunidade escolar, podem ser organizadas também com outros países além da Alemanha. VIANEI HAMMERSCHMITT comenta que o primeiro intercâmbio serviu para convivência, imersão, acompanhamento e estudos para obter experiência e melhorar a aprendizagem nos próximos eventos que forem organizados. O assessor lembra que com relação à Semana da Pátria foram organizadas atividades cívicas às oito e às 13 horas e 15 minutos, em que mais de 70% dos alunos estão participando. Na segunda-feira, sete de setembro, a hora cívica será as oito e 30 com pronunciamento de autoridades.

Safra de grãos inicia com projeção de alta nos preços, mas preocupação com custo de produção. Conforme o gerente de cereais da Cooper A1, SANTO TUMELERO, a safra 2020/2021 está iniciando com otimismo por parte dos produtores com base na projeção dos bons preços da safra que passou e desta que já iniciou. O problema na alta destes preços, conforme o gerente, foi também o aumento nos custos de produção. Ele afirma que o último plantio foi um dos mais caros em custo de produção. TUMELERO diz que com base nas últimas safras, a área de milho destinada para silagem tem aumentado bastante, e já ocupa mais da metade do total da produção de grãos. O gerente de cereais lembra que nos últimos anos os produtores não tem conseguido produzir milho suficiente para atender a demanda, principalmente nas atividades leiteira e suinocultura. Com isso, há necessidade da compra de milho de outros estados, a exemplo do Mato Grosso do Sul.

Empresários de São João do Oeste participam de elaboração de proposta para investimento no setor. Detalhes foram definidos na Assembleia da ACISJO realizada nesta semana. A Associação Comercial e Industrial participa de campanha da Facisc que visa a valorização empresarial. Conforme o presidente da ACISJO, JOEL FOLLMANN, a primeira Assembleia online teve expressiva participação dos associados e definiu a criação do Projeto Voz Única. Os associados podem fazer sugestões até a próxima semana para elaboração de um documento que será enviado aos candidatos a prefeito em São João do Oeste. FOLLMANN explica que as reivindicações incluem infraestrutura industrial, pavimentação asfáltica e serviços públicos oferecidos para empresários, entidades e população. O presidente salienta que a Associação Comercial e Industria mantém atuação totalmente sem vínculo partidário.

Descarte irregular de embalagens de agrotóxicos acarreta em crime ambiental. Na última terça-feira foi flagrado, nas margens da SC 496 entre Belmonte e Descanso, o descarte irregular de embalagens de agrotóxicos. O comandante da Polícia Ambiental, capitão EVERTON RONCÁGLIO, lamenta que situações como estas, apesar de toda divulgação que é feita, ainda sejam registradas. Por outro lado, o capitão diz que é preciso reconhecer que ao longo dos anos houve uma melhora na gestão das embalagens desde a compra, transporte, armazenamento, uso até a destinação final. O comandante ressalta que após o uso, as embalagens devem passar pela chamada tríplice lavagem, e devolvidas no mesmo estabelecimento em que foram compradas. Ele lembra que o descarte irregular das embalagens acarreta em responsabilidade administrativa, com lavratura de auto de infração ambiental e crime ambiental.

Comissão da Alesc tem até dia 16 para finalizar relatório de impeachment contra governador, vice e secretário. Conforme o deputado, FABIANO DA LUZ, o segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISES, a vice DANIELA REINEHR e o secretário JORGE TASCA foi lido e analisado na manhã de ontem na Assembleia Legislativa. Ele explica que o pedido feito por advogados, empresários e desembargadores se deve devido à compra dos respiradores, a tentativa da contratação do hospital de campanha e outras compras feitas nesse período. O deputado destaca que após a leitura a comissão de análise do impeachment iniciou reuniões na tarde de ontem, para analisar inicialmente o primeiro pedido. FABIANO DA LUZ comenta que com base na análise da leitura e da defesa apresentada pelas três autoridades inicia a elaboração do relatório que deve ser finalizado até dia 16, para dia 17 ser votado no plenário.

Caso o relatório final indique o afastamento do governador, da vice e do secretário, serão necessários dois terços dos votos pelos deputados. O deputado FABIANO DA LUZ enfatiza que o governo está com dificuldades em construir uma base, pois possui de seis a sete votos, mas precisa de 14 no total. O governo tem mais alguns dias para tentar a articulação, mas para o parlamentar, está difícil a negociação com a ALESC. FABIANO DA LUZ avalia que o governo vai ter que se desdobrar para evitar a cassação. Uma nova comissão será formada para avaliar o segundo pedido de impeachment, o que torna a situação das três autoridades ainda mais complicada. Sobre este segundo pedido, FABIANO DA LUZ diz que o apelo popular é maior porque envolve os 33 milhões de reais da compra dos respiradores, o hospital de campanha que foi cancelado pela intervenção do Ministério Público e Tribunal de Contas e outras compras superfaturadas em momento de pandemia.

Professor relata maior carga horária em período de pandemia. Aulas não presenciais exigem maior dedicação dos profissionais e dos alunos. De acordo com o professor da Escola de Cristo Rei, SÉRGIO THEISEN, é normal as pessoas questionarem os encaminhamentos que são feitos. Cita que é mais fácil criticar do que construir. Segundo o professor, o governo estadual acertou ao definir por aulas online, pois o sistema permite repassar o conteúdo e também realizar avaliações. Observa ainda que alunos que tiverem necessidade, recebem o material impresso. THEISEN faz questão de ressaltar que nada substitui a aula presencial, pois os professores e alunos em sala de aula geram maior aproveitamento dos conteúdos. SÉRGIO THEISEN considera completamente equivocada a ideia de férias para os alunos e vida mais tranquila para os professores. Cita que profissionais comprometidos estão com maior carga horária de serviço. Ele reconhece a flexibilização dos horários de trabalho no sistema online.

Escola Cristo Rei é referência em programas e projetos com envolvimento das famílias. Inovações buscam chamar atenção dos estudantes e promover o processo ensino aprendizagem. O professor SÉRGIO THEISEN reconhece que nas séries iniciais do ensino fundamental o estudo online exige mais das famílias. Porém nas série finais e ensino médio é fácil trabalhar com os alunos nas plataformas digitais. Destaca ainda que é preciso saber conviver com momentos bons e difíceis e faz elogios ao empenho dos professores, direção e das secretarias municipais e estadual. THEISEN salienta que os programas sofreram adequações devido o isolamento social. Ele aponta que as parcerias proporcionam grande contribuição e aponta como exemplo o Cooper Jovem realizado com ajuda do Sicoob Creditapiranga. Os professores recebem capacitação e implantam atividades específicas em sala de aula.

Aula de meditação registra resultado positivo na concentração dos alunos. Sistema foi adotado pelo professor de história e geografia da Escola Cristo Rei, SÉRGIO THEISEN. De acordo com ele, com aulas a distância é necessário ter criatividade para manter alguns projetos. Ele considera válido o método adotado e com resultados positivos no período dos alunos em sala de aula. Relata que a escola possui um ambiente com estrutura de tapete redondo e música adequada para os estudantes relaxarem. THEISEN diz que usa palavras positivas que remetem a alegria, satisfação e otimismo e destaca a importância do pensamento positivo. Segundo o professor, são abordadas questões de comportamento na escola, na sociedade e até de respeito aos pais. SÉRGIO THEISEN salienta que os alunos permanecem de pés descalços e em completo silencio exercitando o poder da meditação e concentração. O estilo foi adotado com base nas experiencias obtidas em outros momentos.

Polícia Civil prende autor de tentativa de homicídio. Na tarde da última quarta-feira a Polícia Civil de Cunha Porã prendeu o autor do homicídio tentado ocorrido no dia 30 de agosto. A vítima de 36 anos foi atingida por pelo menos três disparos de arma de fogo efetuados pelo investigado após uma briga ocorrida na residência do autor. Logo após os fatos o autor fugiu do local e não foi mais localizado. A Polícia Civil instaurou Inquérito Policial e representou pela prisão preventiva do investigado que foi deferida pelo Poder Judiciário, após manifestação favorável do Ministério Público. Foram efetuadas diligências para localizar o autor o qual estava foragido desde o cometimento do crime e após tratativas com seu advogado acabou se apresentando na delegacia, ocasião em que foi preso e interrogado, sendo em seguida encaminhado a UPA de Maravilha. A Polícia Civil aguarda a conclusão dos laudos periciais para finalizar a investigação.

Polícia Civil de Palmitos prende homem por posse irregular de arma de fogo. Na manhã desta sexta-feira policiais civis da Delegacia de Polícia de Fronteira da Comarca de Palmitos, com apoio de policiais da Delegacia de São Carlos, Águas de Chapecó e Caibi, cumpriram mandado de busca e apreensão em desfavor de um homem suspeito de tráfico de drogas e porte irregular de arma de fogo. As buscas se deram na residência do preso, de familiares e também em uma casa abandonada ao lado, por ser um local suspeito de esconderijo de drogas e armas. Foram localizados e apreendidos um revólver calibre 32, com seis munições, ao lado da cama onde o homem dormia, uma balança de precisão e celular. Eletem passagens por posse de drogas, resistência, estupro de vulnerável e já foi preso por receptação e no momento cumpria medida de liberdade provisória. Agora será mantido preso, até posterior deliberação do Poder Judiciário.

Polícia Rodoviária Federal inicia Operação Independência. O trabalho termina na segunda-feira a meia-noite. O agente da PRF ADRIANO FIAMONCINI antecipa que vai aumentar a presença policial nas rodovias para coibir condutas que levam a acidentes graves. As principais são: ultrapassagem indevida, consumo de álcool, falta de equipamentos de segurança como capacete, cinto de segurança e cadeirinha para criança. Apesar da recomendação do distanciamento social, o fluxo de veículo está bem próximo ao que era antes da pandemia. A PRF espera um grande aumento na circulação de veículos devido ao feriado. FIAMONCINI explica que o comando vai acionar policiais que estariam de folga para reforçar a segurança no feriadão. Sobre o comentário de que nos feriados a polícia age com mais firmeza para arrecadar verba para o governo, o agente afirma que é uma desculpa de irresponsável que quer jogar o problema para terceiros.

Vazamento de óleo causa acidente e gera multas na Willy Barth. O vazamento de óleo foi registrado na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Policia Militar, o derramamento de óleo na pista iniciou desde o trevo de acesso a Paraíso, se estendeu ao longo da Avenida Willy Barth em SMOeste, até o semáforo com a Mem de Sá. Há relatos ainda que foi identificado este mesmo resíduo na BR 163 na cidade de Dionísio Cerqueira até Maravilha, já na BR 282. As guarnições da Polícia Militar alertaram para o perigo na pista. A situação resultou em pelo menos quatro quedas motos e também multas para motoristas que devido a pista escorregadia não conseguiram parar no semáforo. O Corpo de Bombeiros, PM, PRF e Defesa Civil Municipal trabalharam para controlar o trânsito e evitar mais complicações. O caminhão que transportava a gordura vegetal foi identificado e abordado pela Policia Rodoviária Federal em Maravilha.

PM prende homem por posse ilegal de arma de fogo em Romelândia. De acordo com a PM, foram aprendidas munições e a arma. A ocorrência foi registrada quando a Guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático do 11º Batalhão de Policia Militar de Fronteira realizada uma operação. Foram apreendidos, uma espingarda calibre 0.36 e 11 cartuchos, sendo quatro já deflagrados e sete intactos. O homem que estava com a arma foi preso e a arma apreendida.

Investigado por tentativa de feminicídio em Palma Sola é preso. A Polícia Civil efetuou a prisão de um homem de 50 anos devido um mandado de prisão, em razão da prática dos crimes de lesão corporal e tentativa de feminicídio. Na noite do dia 25 de agosto a vítima estava em sua residência na companhia de seu filho e de seu ex-companheiro. Após desentendimento o autor buscou uma arma de fogo no quarto do casal e efetuou dois disparos em direção a vítima, os quais não a acertaram em virtude da intervenção do filho do casal que segurou o investigado. Diante dos fatos, a Polícia Civil instaurou Inquérito Policial e representou pela prisão preventiva do investigado que foi aceito pela Justiça. Na tarde de ontem policiais civis cumpriram o mandado de prisão do investigado que estava na casa de um familiar na cidade de Flor da Serra do Sul/PR. Após a captura, o preso foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.

Polícia Civil identifica mulher que fugiu de local de acidente sem prestar socorro. A Polícia Civil de Maravilha, concluiu investigação e indiciou uma mulher de 40 anos pela prática dos crimes de evadir-se do local de acidente de trânsito e lesão corporal culposa em acidente de trânsito. A mulher conduzia seu veículo, pela Avenida Anita Garibaldi, em Maravilha, quando se envolveu em acidente de trânsito, atingindo um motociclista que ficou lesionado. Ao invés de parar no local e prestar socorro à vítima, a condutora do veículo fugiu do local. Após a investigação realizada pela Polícia Civil, foi identifica a motorista causadora do acidente. A suspeita foi indiciada pelos crimes de afastar-se de local de acidente e lesão corporal culposa. O procedimento policial, contendo as provas do caso, foi encaminhado ao Poder Judiciário para análise.

Motorista é flagrado com drogas e CNH vencida em Iporã do Oeste. A guarnição do Posto 12 da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, com o apoio da guarnição local da PM, atendeu uma ocorrência de posse de cocaína e dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação vencida a mais de 30 dias. O fato ocorreu por volta das nove horas e 35 minutos desta quinta-feira em frente ao posto da PMR de Iporã do Oeste, quando a polícia abordou um Celta emplacado no município de Santa Terezinha do Oeste, PR, conduzido por um homem de 28 anos. Durante revista no interior do veículo foi localizada uma porção de cocaína, e em consulta no sistema foi verificado que o condutor estava com a CNH vencida. O motorista recebeu as notificações de trânsito e foi confeccionado um Termo Circunstanciado pela posse do entorpecente.

Caminhão de Descanso se envolve em acidente com morte na BR 163 no PR. O acidente foi registrado por volta das 14 horas desta quinta-feira, na BR 163, em Marcianópolis, PR. No local houve uma colisão frontal, envolvendo um caminhão Mercedes Benz, placas de Descanso/, e uma motocicleta Honda NXR 150, cuja placa não foi possível identificar. O piloto da moto morreu na hora. O corpo foi arremessado cerca de 60 metros do local da batida. A motocicleta foi arrastada pela carreta por mais de 150 metros. Equipes da Defesa Civil e SAMU de Santo Antonio do Sudoeste atenderam ao motorista do caminhão que teve uma crise nervosa. O caminhoneiro disse que seguia sentido à Santo Antônio do Sudoeste, e ao chegar ao local foi surpreendido pela motocicleta que avançou na contramão. Ele afirmou que não conseguiu evitar o acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.