ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira - 04 09 19

-CCJ DO SENADO VOTA HOJE PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-DECISÃO LIMINAR DERRUBA DISK-DENUNCIA CONTRA PROFESSORES DO ESTADO

-GOVERNO LIBERA 350 MIL REAIS PARA CONSTRUÇÃO DE CASA DE APOIO

-MUNICÍPIO ANUNCIA INVESTIMENTO DE UM MILHÃO EM CINCO CRECHES E ESCOLAS

-VOTAÇÃO DE RELATÓRIO DA CPI DOS ASSESSORES É ADIADA PARA AMANHÃ

-POLÍCIA PRENDE HOMEM CONDENADO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

-OPERAÇÃO CONTRA PEDOFILIA NA INTERNET PRENDE UMA PESSOA NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

Imagens aéreas da Ilha Grande Ábaco mostram o rastro de destruição deixado pelo furacão Dorian, que avança lentamente em direção à costa sudeste dos Estados Unidos. Ao passar pelas Bahamas, o furacão provocou sete mortes. Há centenas de casas sem teto, carros virados, enormes inundações e escombros por todos os lados. O ministro do Interior das Bahamas, MARVIN DAMES, disse a jornalistas que provavelmente haverá mais mortos.

O Pentágono anunciou nesta terça-feira que destinará três bilhões e 600 milhões de reais para a construção de um trecho de 280 quilômetros do muro na fronteira entre Estados Unidos e México, atendendo ao pedido do presidente DONALD TRUMP. Para desbloquear esta verba, o departamento de Defesa decidiu "adiar" 127 projetos de construção e modernização de instalações militares nos Estados Unidos e no exterior previstos no orçamento do Pentágono para 2019. TRUMP prometeu construir o muro na fronteira com o México ainda na campanha presidencial em 2016.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, ordenou nesta terça-feira que as Forças Armadas venezuelanas declarem "alerta laranja" na fronteira com a Colômbia em virtude de "ameaça de agressão" do país vizinho. Além disso, MADURO ordenou que militares façam exercícios militares na região da fronteira com a Colômbia entre 10 e 28 de setembro. As declarações foram dadas cinco dias depois de o presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, acusar o regime chavista de supervisionar e apoiar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

A Câmara dos Deputados aprovou no fim da noite desta terça-feira o texto-base do projeto que visa mudar a composição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como fundo eleitoral. A proposta também prevê o retorno da propaganda partidária no rádio e na TV, extinta desde 2018. Para concluir a votação, contudo, os deputados ainda precisam analisar os destaques, propostas que visam mudar a redação do projeto. Na eleição de 2018, o fundo contou com um bilhão 700 milhões de reais. A nova previsão é que o fundo receba um bilhão 870 milhões para 2020.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que prevê recompensa financeira para o produtor rural que adotar medidas de preservação do meio ambiente. O projeto cria a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e, com a aprovação, seguirá para o Senado. Em relação à recompensa financeira, o projeto não define o valor a ser pago e determina que o pagamento se dará quando forem preservadas as áreas cobertas com vegetação nativa, unidades de conservação, terras quilombolas e indígenas. A proposta prevê a criação de um fundo para financiar as recompensas que serão pagas aos agricultores.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, anunciou nesta terça-feira que a chamada “PEC paralela” da reforma da Previdência, que trata de estados e municípios, será votada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa nesta quarta-feira. A PEC paralela sugerida por TASSO JEREISSATI deverá ser votada após a análise pelo colegiado da PEC principal da reforma da Previdência, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados em agosto. A votação da PEC principal na comissão já estava prevista para esta quarta. Se forem aprovadas pela CCJ, as duas propostas de emenda constitucional serão encaminhadas ao plenário do Senado.

O número de mortes por gripe A e B continua aumentando em Santa Catarina e chegou a 49 este ano, de acordo com boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta terça-feira. Desse total, 40 vítimas tinham algum fator de risco, como mais de 60 anos, obesidade ou doença crônica. Em 2019, 395 pessoas tiveram gripe no estado. O vírus do subtipo H1N1 é o que mais circula em Santa Catarina. A maioria dos pacientes que morreram de gripe este ano eram idosos. Além disso, do total de vítimas fatais, quase metade tinha doença cardiovascular crônica.

A posse do professor MARCELO RECKTENVALD, de 44 anos, para o cargo de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul ocorre nesta quarta-feira em Brasília. A nomeação, feita pelo presidente JAIR BOLSONARO , foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira. Ele foi o terceiro colocado dos votos para reitor da UFFS. Um grupo de estudantes protesta contra a nomeação. Eles ocupam a sala de entrada da reitoria na universidade, em Chapecó, desde a noite de sexta-feira. Conforme os estudantes, a manifestação é por considerar a postura do presidente antidemocrática. Depois da cerimônia de posse, RECKTENVALD deve voltar a Chapecó para assumir a função de reitor.

O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, impôs uma nova derrota ao disque-denúncia contra professores proposto pela deputada estadual catarinense ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. Relator do processo na Suprema Corte, ele acatou um pedido do Ministério Público de Santa Catarina para cassar a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que havia considerado o canal de denúncias legítimo. Ainda falta análise do mérito, mas na liminar, FACHIN citou que o disque-denúncia incita alunos a se comportarem “como se agentes do Estado fossem, dando a entender que essa atuação é legítima, quando nem ao próprio Estado é conferido o poder de controlar tais manifestações”.

A terceira edição da Caminhada da Primavera deve reunir quase 430 participantes. A informação é da extensionista da Epagri de São Miguel do Oeste e coordenadora da atividade, LEONILDA VILANI. De acordo com ela, as inscrições já encerraram e acabaram superando as expectativas dos organizadores. Conforme ela, a meta inicial era de 400 inscritos, porém em três dias o número foi ultrapassado, fechando em 428 interessados em participar da caminhada neste ano. Segundo LEONILDA, nesta edição as inscrições foram através da internet, o que acabou facilitando ainda mais a adesão das pessoas.

As inscrições para a Caminhada da Primavera foram limitadas para que os organizadores pudessem atender bem aos participantes. O comentário é da extensionista da Epagri de São Miguel do Oeste e coordenadora da atividade, LEONILDA VILANI. Ela destacou que a caminhada também contará com oficinas educativas. A profissional disse que o objetivo da iniciativa é mostrar aos participantes as belezas naturais existentes no município. LEONILDA lembrou que todos os anos o percurso escolhido é diferente justamente para que as pessoas conheçam de fato o interior de São Miguel do Oeste. A caminhada da primavera terá percursos de seis quilômetros.

A Caminhada da Primavera vai ocorrer no dia 22 deste mês no município. A afirmação é da extensionista da Epagri de São Miguel do Oeste e coordenadora da atividade, LEONILDA VILANI. Ela ressaltou que serão duas horas de atividades. LEONILDA destacou que a saída será entre sete e oito horas da manhã das proximidades da sede social da Loja Arimar no bairro Jardim Peperi. Neste dia, haverá placas sinalizando o local. Toda a atividade é gratuita aos participantes. LEONILDA disse que a Caminhada da Primavera reúne moradores de diversas idades e envolve várias entidades do município.

A prefeitura de São Miguel do Oeste está investindo cerca de um milhão e cem mil reais em quatro creches e uma escola da rede municipal de ensino. Os contratos com as empresas vencedoras das licitações foram assinados e vão beneficiar mais de 830 crianças e adolescentes. Para o prefeito WILSON TREVISAN, tão importante quanto a adequação e melhoria dos espaços físicos, é a economia que será gerada com a saída do aluguel para a creche do centro. Além disso, o município investiu na aquisição de novos materiais didáticos e pedagógicos. Ele citou que o objetivo é oferecer um acolhimento humanizado, proporcionando tranquilidade às famílias e desempenho cada vez melhor dos estudantes.

Uma das obras da educação em andamento é a adequação no prédio do antigo Besc, que será transformado em creche. Serão sete salas, acompanhadas das demais estruturas necessárias para atender cerca de 90 crianças. Já a creche Criança Cidadã, no bairro Santa Rita, será ampliada, com incremento de aproximadamente 40 vagas além das 80 atuais. Outra creche que receberá melhorias será a do São Gotardo que atende 107 crianças. Ela receberá passarela de acesso e novo fechamento do pátio. Na creche do bairro São Jorge, será construída uma nova cobertura do parque, para maior conforto e segurança das 118 crianças que frequentam o local. Já a Escola Marechal Arthur da Costa e Silva, no bairro Salete, terá o auditório coberto, criando um ambiente protegido e adequado para seus eventos internos.

O governador do estado CARLOS MOISÉS DA SILVA autorizou a liberação de 350 mil reais para a construção da casa de apoio do Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Os valores, solicitados pelo deputado MAURICIO ESKULARK serão repassados à prefeitura municipal de São Miguel do Oeste, responsável pela construção da obra em parceria com Rotary e Lions, entidades que farão a manutenção e administração da casa. O espaço vai servir de apoio para familiares de pacientes internados no Hospital Regional. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar no orçamento do estado.

O aeroporto Hélio Wasum registra cerca de três pousos e decolagens diariamente. A informação é do diretor do Aeroporto, ANTÔNIO CARLOS SOUZA FILHO. Apesar de não possuir uma agenda de voos regulares, o espaço tem sido bastante ocupado por autoridades, empresários e profissionais liberais em aviões particulares. A secretária de Desenvolvimento Sustentável, SISSE VELOSO explicou que essa movimentação levou a Administração Municipal a investir na manutenção e melhorias na estrutura do local. Nas últimas semanas, foram realizados diversos serviços no aeroporto, como pintura de faixas, sinalização, corte de grama e pequenos reparos estruturais. Ontem, o prefeito WILSON TREVISAN vistoriou o aeroporto e voltou a citar a importância da regionalização do espaço para potencializar a capacidade de investimento para voos regulares.

A Unidade Prisional Avançada passou por uma etapa de reformas e adequações. De acordo com o gestor da cadeia, ANDRE DE OLIVEIRA, as obras foram executadas com o objetivo de aumentar a capacidade e a segurança do local. Ele explicou que a unidade tem 104 vagas e cerca de 120 pessoas detidas no local. ANDRE comentou que os últimos investimentos foram feitos no muro externo e na entrada da cadeia que ficou mais segura. O objetivo da gestão é construir mais uma cela com capacidade para 18 detentos, desafogando os demais espaços que estão lotados. As obras de reforma e ampliação da cadeia são executadas pelos próprios presos.

A secretaria municipal de saúde de São Miguel do Oeste está participando da campanha de vacinação extra contra o sarampo. De acordo com a coordenadora da sala de vacinas, DEBORA CASAGRANDE, o medicamento está sendo aplicado em crianças com idades entre seis e 11 meses. Ela disse que o alerta feito pelo Ministério da Saúde para a dose zero de intensificação da vacina teve boa repercussão. DEBORA orientou que os pais devem procurar a vacina preferencialmente nas quartas e quintas-feiras. São Miguel do Oeste não tem nenhum caso de sarampo, mas é importante que os pais levem os filhos para tomar a vacina e aumentar a proteção contra a doença.

Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste aprovaram nesta terça-feira durante a sessão mensal de setembro, o Projeto de Lei institui o mês de setembro como mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos do município de São Miguel do Oeste. A proposta é de autoria dos vereadores mirins BIANCA FACIN e GABRIEL FARIAS. O projeto prevê que o Município, em cooperação com outros setores públicos e privados, poderá realizar atividades como esclarecer e conscientizar a população da importância da doação de órgãos e promover campanhas educativas com cartazes e banners. O texto pode ser aproveitados pelos vereadores adultos e servir de base para matérias e proposições do legislativo.

Os vereadores SILVIA KUHN e GILBERTO BERTE apresentaram uma moção de apelo solicitando ao deputado federal CELSO MALDANER a liberação de uma emenda para a aquisição de um castramóvel para o Município de São Miguel do Oeste. De acordo com os vereadores, a intenção é promover o controle populacional de cães e gatos através de esterilização. Ele explicaram a unidade irá facilitar a adesão da população, já que os proprietários não precisarão se deslocar para fazer os procedimentos de castração dos animais. Eles citam ainda que a castração de cães e gatos evita o abandono e o sofrimento de animais e é vital para a saúde humana, já que animais sem os devidos cuidados são potenciais transmissores de doenças. A moção foi apresentada durante a sessão desta terça-feira.

A apreciação e votação dos relatórios da CPI criada para investigar as denúncias envolvendo os assessores dos vereadores devem acontecer na sessão de amanhã à noite. O objetivo da mesa diretora era colocar os relatórios em discussão ontem à noite, mas a intenção não adiada porque o vereador VANIRTO CONRADT não participou da sessão. Ele estava no plenário da casa e chegou a acompanhar a sessão dos vereadores mirins, mas deixou o local um pouco antes da sete da noite. Segundo a assessoria de VANIRTO, a sogra dele passou mal e ele teve que ir até o hospital. Com isso, a votação e apreciação dos relatórios da CPI foram adiadas para amanhã.

Os vereadores vão discutir em plenário os dois relatórios sobre os trabalhos da CPI que apurou supostas irregularidades envolvendo os assessores dos vereadores. Entre os fatos denunciados estariam a apropriação de salários dos assessores e o emprego deles em serviços na casa e empresas de vereadores. No relatório principal, entregue no dia 22 de agosto, os membros da CPI pediram o arquivamento das denúncias por falta de elementos suficientes para a abertura de um processo de cassação dos vereadores. Já o relatório separado do vereador do PDT VANIRTO CONRADT é pela abertura de um processo de cassação do mandato de CARLOS GRASSI do PP e ODEMAR MARQUES do PDT.

A CPI analisou documentos e ouviu assessores parlamentares, ex-assessores, servidores da Câmara e vereadores. A denúncia contra GRASSI era de que a assessora atuava na empresa particular do vereador fora do horário de expediente da Câmara. A CPI entendeu que a assessora cumpriu a carga horaria na Câmara, não houve a comprovação de faltas e não se configurou prejuízo ao erário público. A comissão constatou que as assessora prestou serviços fora da câmara para o vereador, mas ela confirmou que o fez de forma voluntária. No caso de ODEMAR MARQUES, os membros da comissão entenderam que houve um acordo prévio entre as partes, porém aconteceu um desacerto envolvendo obrigações e valores fora da esfera do mandato e da Câmara de Vereadores.

O vereador VANIRTO CONRADT discordou do parecer da CPI e afirmou que existem elementos para a abertura de um processo de cassação dos vereadores. Ele citou que os fatos foram comprovados e que isso constitui abuso de poder, pois os vereadores foram eleitos para dar o exemplo. VANIRTO opinou pela abertura de processo de cassação contra os vereadores CARLOS GRASSI e ODEMAR MARQUES. Os relatórios serão submetidos à apreciação do plenário da Câmara. O relatório da CPI também foi enviado ao Ministério Público de Santa Catarina, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara.

A câmara de vereadores decidiu encerrar a CPI da fisioterapia instaurada para apurar uma denúncia de supostas irregularidades na prestação de serviços para a secretaria municipal de Saúde. A comissão foi aberta para verificar fatos relacionados à execução de contrato de prestação de serviços de fisioterapia ao município. A denúncia foi de pagamento de serviços realizados em um paciente com data posterior ao falecimento dele.A Comissão, representada pelos vereadores ODEMAR MARQUES e MILTO ANNONI entendeu que os fatos tratados na CPI já são objeto de análise do Poder Executivo e do Ministério Público. O pedido de encerramento foi aprovado em plenário e a CPI foi arquivada.

A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira um homem condenado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. O mandado de prisão foi cumprido na tarde de ontem no município de Mondaí. O crime, que resultou na condenação do homem, foi cometido na cidade de Palmitos. O preso foi levado para a cadeia e ficara a disposição do poder judiciário.

A Polícia Civil da região está participando da Operação Luz na Infância Cinco. Ao todo, serão cumpridos 14 mandados judiciais em Santa Catarina. São 13 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva em sete cidades. Um dos municípios alvo da operação é Bandeirante. Desde as primeiras horas da manhã, as equipes procuram suspeitos de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Até as nove e meia da manhã, foram presas duas pessoas em Florianópolis, duas em Joinville e uma em Bandeirante.

A delegacia de proteção à criança adolescente mulher e idoso confirmou a prisão de um homem suspeito de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet em Bandeirante. Por volta das sete horas da manhã, Policiais Civis cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência na cidade. No local, os policiais apreenderam um notebook com diversos vídeos contendo cenas de sexo e nudez envolvendo crianças e adolescentes. Além do equipamento, foram apreendidos um telefone celular e outros dispositivos móveis. O morador foi preso em flagrante e levado para a

a DPCAMI. A Polícia Civil informou que encontrou indícios de que autor pode compartilhado os materiais de pornografia infantil com outras pessoas. A operação realizada na manhã de hoje na cidade de Bandeirante foi coordenada pela DPCAMI de São Miguel do Oeste e é fruto de uma investigação que começou novembro do não passado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.