ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 04/09/2019

-CCJ DO SENADO VOTA HOJE PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA
-DECISÃO LIMINAR DERRUBA DISK-DENUNCIA CONTRA PROFESSORES DO ESTADO
-ABERTAS INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO DOS NOVOS DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS
-OFICINA DE PERCUSSÃO REÚNE 40 PARTICIPANTES EM PRINCESA
-COMISSÃO VISITA EMPRESAS NA BUSCA DE EMPREGO PARA JOVENS ACOLHIDOS EM ABRIGO
-MORADORA DE GUARUJÁ COM LEUCEMIA PRECISA DE DOAÇÃO DE PLAQUETAS
-LOTEAMENTO RENASCER DEVE ATENDER 270 FAMÍLIAS DE GUARACIABA
-MDB BUSCA MOBILIZAR LIDERANÇAS PARA ELEIÇÃO MUNICIPAL
-CAMBISTA É AGREDIDO DURANTE SEQUESTRO E ASSALTO
-AGRICULTOR FERIDO EM ACIDENTE COM TRATOR MORRE NO HOSPITAL

O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

Imagens aéreas da Ilha Grande Ábaco mostram o rastro de destruição deixado pelo furacão Dorian, que avança lentamente em direção à costa sudeste dos Estados Unidos. Ao passar pelas Bahamas, o furacão provocou sete mortes. Há centenas de casas sem teto, carros virados, enormes inundações e escombros por todos os lados. O ministro do Interior das Bahamas, MARVIN DAMES, disse a jornalistas que provavelmente haverá mais mortos.

O Pentágono anunciou nesta terça-feira que destinará três bilhões e 600 milhões de reais para a construção de um trecho de 280 quilômetros do muro na fronteira entre Estados Unidos e México, atendendo ao pedido do presidente DONALD TRUMP. Para desbloquear esta verba, o departamento de Defesa decidiu "adiar" 127 projetos de construção e modernização de instalações militares nos Estados Unidos e no exterior previstos no orçamento do Pentágono para 2019. TRUMP prometeu construir o muro na fronteira com o México ainda na campanha presidencial em 2016.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, ordenou nesta terça-feira que as Forças Armadas venezuelanas declarem "alerta laranja" na fronteira com a Colômbia em virtude de "ameaça de agressão" do país vizinho. Além disso, MADURO ordenou que militares façam exercícios militares na região da fronteira com a Colômbia entre 10 e 28 de setembro. As declarações foram dadas cinco dias depois de o presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, acusar o regime chavista de supervisionar e apoiar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

A Câmara dos Deputados aprovou no fim da noite desta terça-feira o texto-base do projeto que visa mudar a composição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como fundo eleitoral. A proposta também prevê o retorno da propaganda partidária no rádio e na TV, extinta desde 2018. Para concluir a votação, contudo, os deputados ainda precisam analisar os destaques, propostas que visam mudar a redação do projeto. Na eleição de 2018, o fundo contou com um bilhão 700 milhões de reais. A nova previsão é que o fundo receba um bilhão 870 milhões para 2020.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que prevê recompensa financeira para o produtor rural que adotar medidas de preservação do meio ambiente. O projeto cria a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e, com a aprovação, seguirá para o Senado. Em relação à recompensa financeira, o projeto não define o valor a ser pago e determina que o pagamento se dará quando forem preservadas as áreas cobertas com vegetação nativa, unidades de conservação, terras quilombolas e indígenas. A proposta prevê a criação de um fundo para financiar as recompensas que serão pagas aos agricultores.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, anunciou nesta terça-feira que a chamada “PEC paralela” da reforma da Previdência, que trata de estados e municípios, será votada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa nesta quarta-feira. A PEC paralela sugerida por TASSO JEREISSATI deverá ser votada após a análise pelo colegiado da PEC principal da reforma da Previdência, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados em agosto. A votação da PEC principal na comissão já estava prevista para esta quarta. Se forem aprovadas pela CCJ, as duas propostas de emenda constitucional serão encaminhadas ao plenário do Senado.

O número de mortes por gripe A e B continua aumentando em Santa Catarina e chegou a 49 este ano, de acordo com boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta terça-feira. Desse total, 40 vítimas tinham algum fator de risco, como mais de 60 anos, obesidade ou doença crônica. Em 2019, 395 pessoas tiveram gripe no estado. O vírus do subtipo H1N1 é o que mais circula em Santa Catarina. A maioria dos pacientes que morreram de gripe este ano eram idosos. Além disso, do total de vítimas fatais, quase metade tinha doença cardiovascular crônica.

A posse do professor MARCELO RECKTENVALD, de 44 anos, para o cargo de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul ocorre nesta quarta-feira em Brasília. A nomeação, feita pelo presidente JAIR BOLSONARO , foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira. Ele foi o terceiro colocado dos votos para reitor da UFFS. Um grupo de estudantes protesta contra a nomeação. Eles ocupam a sala de entrada da reitoria na universidade, em Chapecó, desde a noite de sexta-feira. Conforme os estudantes, a manifestação é por considerar a postura do presidente antidemocrática. Depois da cerimônia de posse, RECKTENVALD deve voltar a Chapecó para assumir a função de reitor.

O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, impôs uma nova derrota ao disque-denúncia contra professores proposto pela deputada estadual catarinense ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. Relator do processo na Suprema Corte, ele acatou um pedido do Ministério Público de Santa Catarina para cassar a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que havia considerado o canal de denúncias legítimo. Ainda falta análise do mérito, mas na liminar, FACHIN citou que o disque-denúncia incita alunos a se comportarem “como se agentes do Estado fossem, dando a entender que essa atuação é legítima, quando nem ao próprio Estado é conferido o poder de controlar tais manifestações”.

Está aberto o prazo de inscrições para o processo de eleição dos novos diretores das escolas da rede pública estadual. A primeira etapa é a inscrição e apresentação do plano de gestão escolar pelos candidatos à diretor. De acordo com o coordenador de educação na unidade regional de Dionísio Cerqueira, FLAVIO MAZIERO, os planos devem ser inscritos até o dia 13 de setembro. Uma comissão regional vai analisar as propostas e homologar até o dia 20 de setembro. A defesa pública dos planos, que é a campanha dos candidatos nas escolas, vai acontecer entre os dias três e 20 de outubro. A data para eleição, com a participação de pais, professores e alunos, será definida pela escola. A votação pode ocorrer nos dias 23, 24 e 25 outubro. Os vencedores vão assumir a gestão das unidades no dia dois de janeiro de 2020.

A eleição para diretor de escola tem algumas novidades para este ano. Conforme o coordenador regional, FLAVIO MAZIERO, uma delas é o fim da exigência do curso de especialização ou de capacitação na área de gestão, ponto que gerou bastante polêmica na eleição de 2015. O requisito que impede a candidatura de professores com cinco faltas não justificadas foi mantido neste ano. Outra mudança é em relação a participação dos pais na votação e escolha do plano de gestão. No último processo, apenas um dos pais poderia participar e o voto tinha peso dois. Neste ano, pai e mãe podem votar e cada um tem o mesmo peso. Também são eleitores os alunos, professores e funcionários de escola. Para ele, o processo para eleição dos novos diretores das escolas do estado é uma forma mais democrática de definir o plano de gestão das unidades. FLÁVIO citou que o modelo é um avanço em relação ao sistema anterior de nomeação política e partidária dos diretores.

Cerca de 40 crianças e adolescentes participam de oficinas de percussão em Princesa. O trabalho é viabilizado pelo CRAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. De acordo com os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social do município, as aulas são coordenadas pelo oficineiro PERTESON CONTINI, sempre às segundas-feiras, no contra turno escolar na Casa da Cultura. O objetivo é envolver crianças e adolescentes na ação, propiciando convivência com os demais participantes, ocupando o tempo ocioso, possibilitando assim, desenvolver a expressão oral e corporal através da música, que, por ser arte e cultura deve estar presente em suas vidas. Para os profissionais, a oficina vem sendo um meio de despertar a aspiração pela música, oferecendo a oportunidade de desenvolvimento de novas habilidades.

Comarca de Dionísio Cerqueira quer convencer empresários a contratarem jovens acolhidos. Conforme a juíza, CAROLINA DERNARDIN, a comarca firmou parceria com o Ministério Público, Federação da Indústria de Santa Catarina e Associação Comercial e Empresarial para que, juntos, possam buscar a inserção no mercado de trabalho dos adolescentes que se encontram em medida protetiva de acolhimento. Ela revela que atualmente são três jovens com idades entre 14 e 18 anos que estão no Abrigo Infantil Beija-Flor, em Dionísio Cerqueira. Todos participam das atividades do Programa Novos Caminhos. Ela ressalta que esta união de esforços visa à autonomia desses adolescentes para futuro desligamento do abrigo, o que ocorre quando atingem a maioridade. Mas, CAROLINA percebe certo preconceito. Ela comenta que houve um encontro para traçar metas sobre a ideia, com objetivo de apresentar os menores, sua história de vida, qualificações, dentre outros.

Divulgação do Programa Novos Caminhos acontece nesta quarta-feira. Conforme a juíza CAROLINA DENARDIN, o grupo definiu que hoje acontecerão às visitas ao comércio, empresas e órgãos públicos de Dionísio Cerqueira e Barracão e divulgar o Programa Novos Caminhos a fim de sensibilizar o empresariado local para a contratação dos adolescentes acolhidos. Eles poderão atuar na condição de jovem aprendiz, estagiário ou efetivo. Quem quiser ofertar alguma vaga de trabalho pode entrar em contato pelo telefone 3644 0657. A magistrada esclareceu que o Programa é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Fiesc. CAROLINA lembra que os adolescentes com idade acima de 14 anos que se encontram ou passaram por acolhimento são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sesi, Senai e Senac. Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados para iniciativas como esta que ocorre hoje.

Desfile cívico de sete de setembro deve contar com 13 pelotões em Guarujá do Sul. De acordo com a secretária de Educação, ROSMÉRI DALLA VECHIA, os representantes de escolas e grupos organizados do município já foram reunidos para a definição dos detalhes que envolvem a organização do desfile. Ela destaca que, neste ano, haverá a participação de pelo menos 13 pelotões. Cada um vai expor as atividades desenvolvidas em Guarujá do Sul. A secretária observa que o desfile cívico percorrerá o trajeto tradicional e começará às 8 horas e 30 minutos do dia 7 de setembro, com a presença de autoridades no palanque da praça municipal.

Candidatos a conselheiros tutelares de Princesa recebem orientações sobre o pleito eleitoral. Conforme o presidente do CDCA, CLAUDINEI MORSCH os candidatos foram reunidos na sala anexa à câmara de vereadores junto ao psicólogo GUSTAVO PIVATTO DOS SANTOS, membro da Comissão Especial Eleitoral. Na oportunidade foram repassadas orientações pertinentes à eleição que acontecerá no dia 6 de outubro. Segundo MORSCH, são dez candidatos aptos e que receberam a numeração sendo ADEMIR KONZEN, ALESSANDRA KUHN, ANDRESSA MACHADO, CLECI MARKUS, DORACI NOLL, JULIANA NOLL, MARIA WENZEL, NEIVA KLEIN, NULCE ANGLER e SÉRGIO GHELLER. O presidente salienta que todos os candidatos já estão autorizados a apresentarem suas qualificações aos munícipes, especialmente os motivos pelos quais, acreditam estarem preparados, para assumirem uma vaga. Ele lembra que os novos membros do serão escolhidos pelo voto facultativo e secreto. São cinco vagas, e quem se eleger cumprirá um mandato de quatros anos, no período de 10 de janeiro de 2020 a 9 de janeiro de 2024.

Moradora de Guarujá do Sul com leucemia precisa de doação de plaquetas MARIA TEREZINHA BECKER está há 30 dias internada em um hospital de Chapecó. Ela tem leucemia há três anos e precisa de plaquetas duas vezes ao dia. Devido à carência no banco no Hemosc, a paciente não recebeu as infusões nos dois últimos dias. MARIA tem diagnostico de leucemia mielóide aguda que afeta diretamente a imunidade. Conforme a filha que reside em Princesa, CLAUDIA DA ROSA, o estado da mãe é estável, mas existe urgência em aumentar as plaquetas para que ela possa se recuperar. Ela conversou com a Rádio Cedro ontem e explicou que o objetivo é fazer uma campanha, já que o hemocentro tem carência em plaquetas também para outro pacientes. CLAUDIA revela que já existe uma grande mobilização nas redes sociais em pelas secretarias de saúde, mas, há necessidade em levar voluntários para doação que ocorre em Chapecó. Todo o processo dura cerca de 90 minutos. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas. Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a doação de plaquetas.

Programa de cascalhamento é assunto de reunião com agricultores de SJCedro. O encontro aconteceu no Distrito de Mariflor onde participaram também agricultores das comunidades de Esquina Mariflor, Jatai, Alvorada e Linha Miola. De acordo com o secretário da agricultura, PEDRINHO CASARIN, a reunião teve por objetivo explicar aos agricultores como será feito o trabalho de cascalhamento nas propriedades Rurais, dentro do “Programa Mais Agricultura”. Ele explica que este é um programa que vem sendo realizado através de uma parceria do município com os produtores rurais para melhorar as condições de trabalho ao redor das instalações das propriedades rurais. CASARIN salientou que através desse Programa será feito o cascalhamento no entorno de galpões, estábulos, salas de ordenha e outras edificações ou instalações em que os animais têm acesso. Os trabalhos serão executados com máquinas e equipamentos terceirizados e o complemento na área de compactação será executado com máquinas do município. O subsídio concedido será de 50% do valor da hora, em até 3 horas contratadas.

Loteamento Renascer deve atender mais de 250 famílias de Guaraciaba. Conforme o vice-presidente da Associação Guaraciabense dos Sem Moradia, CLAITON NEUMANN, no primeiro momento foram feitas melhorias visando à liberação das licenças para iniciar a infraestrutura na área. Ela lembra que este é o segundo loteamento de habitação popular feito pela entidade. Serão contempladas cerca de 270 famílias que contribuem mensalmente com depósitos em dinheiro. O vice-presidente afirma que a Aguasmo possui alguns critérios de enquadramento que visam priorizar as famílias de baixa renda e sem residência própria. Após aprovação do cadastro o mutuário é chamado para uma reunião e incluído em um dos grupos. O valor mensal varia de 200 a 300 reais em média. São mais de 300 associados e há uma lista de espera. CLAITON revela que nesta fase estão sendo feitas aberturas de ruas, movimentação de terras e colocação da drenagem. O loteamento Renascer fica nas proximidades do CTG, na saída para Linhas Palú e Índio.

Vereador aproveita agenda na capital para buscar investimentos voltados a agricultura. NERI GASPAR esteve compondo a comitiva de oito vereadores de Anchieta em Brasília no congresso dos legislativos. Ele revela que foram palestras esclarecedoras e importante para qualificar todos os representantes das câmaras. O vereador afirma que durante o período de folga durante o seminário houve oportunidade de apresentar pedidos junto ao deputado, entre elas, a parlamentar GEOVANA DE SÁ. O pedido de NEI foi de cinco plantadeiras para repassar aos grupos de produtores que estão com equipamentos cedidos. O vereador justifica que a agricultura representa 73 por cento do movimento econômico local e a intenção é valorizar e estimular a categoria.

Presidente do Legislativo em Guarujá do Sul assume coordenação regional de mobilização do MDB. ILÁRIO BAUMGARDT estará à frente da coordenação de mobilização da sigla por um prazo inicial de dois anos na microrregião de Dionísio Cerqueira. Ele explica que o deputado federal CELSO MALDANER percorreu o estado em contato com lideranças antes de assumir a presidência estadual do partido para elencar nomes que possam ajudar na organização das eleições do ano que vem. A coordenação geral ficou com o ex-prefeito de Anchieta ARI PRESTES, o coordenador da juventude é o vereador licenciado de Guarujá do Sul MARCOS DOS SANTOS e a coordenação do MDB Mulher com a presidente da câmara de Anchieta, MARIA HELENA TRENTIN. Ele explica que o objetivo é trabalhar fortalecendo os diretórios por meio de mais filiações, busca de lideranças de outras siglas e parcerias. ILÁRIO citou uma frase do falecido ex governador LUIS HENRIQUE DA SILVEIRA. A meta para eleição municipal é aumentar em 20 por cento o número de representantes.O partido trabalhará para ter candidato ao governo em 2022.

MDB vai buscar fortalecimento em municípios onde já mantém liderança. O coordenador regional de mobilização, ILÁRIO BAUMGARDT afirma que tão importante quando buscar bons resultados onde o partido está fora do poder, é manter os nomes que já tem se destacado. Cita o caso de Princesa onde o MDB venceu a última eleição com chapa pura e com o candidatos na majoritária mais jovens de Santa Catarina, EDILSON VOLKWEIS e DIANGELE MARMITTI. Cita ainda Dionísio Cerqueira, onde a sigla esteve por vários anos na oposição, mas, THYAGO GNOATTO também conseguiu êxito no pleito passado e poderá disputar novamente a prefeitura. Outro nome é de CLEOMAR MANTELLI que com uma grande coligação também venceu a disputa e esta à frente do executivo de Palma Sola. Em Guarujá do Sul ILÁRIO que teve a maior votação para câmara confirma que poderá ser candidato se houve acordo com os demais integrantes.

Demora na emissão de licenças ambientais pelo IMA é tema de Audiência Pública. Com o intuito de discutir a situação, apresentar a realidade vivida e buscar uma solução para o caso, aconteceu na última segunda-feira, em Chapecó, uma audiência apara tratar sobre o tema. Segundo o deputado Estadual que propôs o debate, ALTAIR SILVA, o encontro teve o intuito de auxiliar os municípios a ter uma resposta quanto a emissão das licenças com maior rapidez. Já o deputado MAURO DE NADAL, enfatizou que o estado está muito lento para atender ao agricultor e ao empresário. Segundo ele, é tarefa dos representantes da sociedade trabalhar para encontrar uma forma de facilitar o dia a dia do cidadão. O prefeito de SJCedro PLINIO DE CASTRO representou a Ameosc e cobrou agilidade do IMA e comparou o trabalho prestado antes com o atraso de hoje em dia. Ele enfatizou também a indignação e inconformismo da região que é a mais afetada. A empresária de SJCedro, JOANA ANZOLIN em sua fala deu destaque à demora na emissão de licenças ambientais o que acaba prejudicando toda a região apesar de o sistema ser digital. Ela citou caso de clientes que estão aguardando o documento e dependem da licença para empreenderem.

Cão abandonado pelo dono cai em fossa e é resgatado pelos Bombeiros. No começo da tarde desta terça-feira o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste foi acionado por populares para resgatar um cachorro de porte médio que havia caído em uma fossa, ao lado de uma residência localizada na Linha Nereu Ramos, no interior da cidade. No local os bombeiros identificaram que o animal havia caído em uma fossa, de aproximadamente três metros de altura. Segundo populares, a suspeita é de que o cão estivesse lá há mais de três dias. Eles denunciaram que o dono se mudou e abandou o animal. O cão foi retirado da fossa e encaminhado ao Hospital Veterinário da Unoesc, aonde os profissionais se prontificaram a dar o primeiro atendimento ao animal para posteriormente colocá-lo à disposição de alguém que queira adotar de forma responsável.

Homem é preso após furtar veículo, perder o controle e cair em uma vala. Uma mulher moradora em Barracão procurou a Polícia Militar após ter o veículo furtado. O ladrão, no entanto, acabou caindo em uma vala, após perder a direção. Ele fugiu em direção a um matagal, permaneceu ali escondido e na ausência da PM saiu da mata, sendo contido por populares e preso em seguida. A PM foi acionada às 15h30, pela vítima. Ela relatou à equipe que havia deixado sua Saveiro preta estacionada na garagem de sua residência e após alguns minutos verificou que o veículo não se encontrava mais no local. Ao procurar, o encontrou a alguns metros de sua residência em uma vala, sendo que seus vizinhos informaram que o autor havia perdido a direção do veículo e acabou entrando na vala e após, se evadiu em direção a um matagal. Foi realizado patrulhamento nas proximidades, mas o mesmo não foi localizado. Após a equipe Policial Militar sair do local, o suspeito saiu do esconderijo, sendo então detido por populares os quais acionaram a Policia Militar.

Homem é preso com material de pornografia infantil em Bandeirante. As delegacias especializadas DPCAMI e DIC de São Miguel do Oeste, além da polícia de Dionísio Cerqueira e de Bandeirante, com apoio do IGP, participa da Operação Luz na Infância cinco, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Conforme a delegada LISIANE JUNGES, a ação objetiva de identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Por volta das 7h desta quarta-feira, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência na cidade de Bandeirante. Na casa foi encontrado no notebook apreendido diversos vídeos contendo cenas de sexo e nudez envolvendo crianças e adolescentes. Também foram apreendidos o celular e outros dispositivos móveis. O autor foi preso em flagrante e conduzido até a DPCAMI. Foram encontrados indícios de que autor pode ter feito compartilhamento dos materiais. O compartilhamento caracteriza crime previsto no ECA, com pena prevista até 6 anos de reclusão e multa. A operação é fruto de investigação realizada ao longo de dez meses.

Cambista é agredido durante sequestro e assalto. Um homem foi sequestrado na manhã desta terça-feira, por volta das 9h30 na cidade de Bernardo de Irigoyen e mantido de refém em seu próprio carro, sendo levado até Dionísio Cerqueira, onde foi espancado, tendo dinheiro e veículo roubados. De acordo com as autoridades, a vítima estava abastecendo seu Corolla em um posto de combustíveis, quando foi abordado por um homem que lhe ofereceu câmbio. Ele entrou no carro para realizar a transação financeira, momento em que o bandido sacou de uma arma e rendeu o motorista. Outros dois homens se aproximaram e embarcaram no veículo que foi conduzindo até o Brasil. Já em Dionísio ele foi espancado, sendo obrigado a entregar o todo o dinheiro que trazia consigo, cerca de três mil e duzentos reais além de 350 mil pesos juntamente com o celular e o veículo da vítima. A vítima de 44 anos, foi liberado em uma área rural às margens da BR-163.A PM foi acionada, mas não localizou os bandidos.

Agricultor morre após acidente com trator em Romelândia. O agricultor PEDRO JAIR GEHRKE, de 47 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Ele permaneceu 12 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva ao sofrer um acidente de trabalho com um trator, no dia 22 de agosto, em uma propriedade rural de Linha Giotto. GEHRKE foi socorrido e encaminhado para São Miguel do Oeste pela ambulância da Secretaria Municipal de Saúde. Ele apresentava ferimento grave na região do abdômen e do tórax, teve complicações e não resistiu ao tratamento. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste para necropsia.

Trabalhador morre ao ser atingido por tora de eucalipto no interior de Iporã do Oeste. O acidente ocorreu por volta das nove horas da manhã de hoje, em uma propriedade na linha Preferido Alto, interior de Iporã do Oeste. Conforme informações apuradas, o acidente de trabalho ocorreu quando pai e filho prestavam serviço autônomo na retirada de toras de eucalipto. O trabalho era feito com auxílio de um trator, quando uma das toras que estava sendo arrastada pela máquina, acabou atingindo o idoso, que foi a óbito no local. Duas toras estavam sendo arrastadas pelo trator, e uma delas, teria ficado trancada em um toco e acabou atingindo a cabeça do trabalhador. A vítima foi identificada como LEONHADT HUGO MULLER 60 anos, morador de Mondaí. Bombeiros chegaram a ser acionados para atender a vítima. Segundo populares, o homem teve ferimentos graves na cabeça. A área foi isolada, e o IML foi acionado para a remoção do corpo. Polícias Civil e Militar também estiveram no local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.