ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 04/09/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

Imagens aéreas da Ilha Grande Ábaco mostram o rastro de destruição deixado pelo furacão Dorian, que avança lentamente em direção à costa sudeste dos Estados Unidos. Ao passar pelas Bahamas, o furacão provocou sete mortes. Há centenas de casas sem teto, carros virados, enormes inundações e escombros por todos os lados. O ministro do Interior das Bahamas, MARVIN DAMES, disse a jornalistas que provavelmente haverá mais mortos.

O Pentágono anunciou nesta terça-feira que destinará três bilhões e 600 milhões de reais para a construção de um trecho de 280 quilômetros do muro na fronteira entre Estados Unidos e México, atendendo ao pedido do presidente DONALD TRUMP. Para desbloquear esta verba, o departamento de Defesa decidiu "adiar" 127 projetos de construção e modernização de instalações militares nos Estados Unidos e no exterior previstos no orçamento do Pentágono para 2019. TRUMP prometeu construir o muro na fronteira com o México ainda na campanha presidencial em 2016.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, ordenou nesta terça-feira que as Forças Armadas venezuelanas declarem "alerta laranja" na fronteira com a Colômbia em virtude de "ameaça de agressão" do país vizinho. Além disso, MADURO ordenou que militares façam exercícios militares na região da fronteira com a Colômbia entre 10 e 28 de setembro. As declarações foram dadas cinco dias depois de o presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, acusar o regime chavista de supervisionar e apoiar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

A Câmara dos Deputados aprovou no fim da noite desta terça-feira o texto-base do projeto que visa mudar a composição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como fundo eleitoral. A proposta também prevê o retorno da propaganda partidária no rádio e na TV, extinta desde 2018. Para concluir a votação, contudo, os deputados ainda precisam analisar os destaques, propostas que visam mudar a redação do projeto. Na eleição de 2018, o fundo contou com um bilhão 700 milhões de reais. A nova previsão é que o fundo receba um bilhão 870 milhões para 2020.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que prevê recompensa financeira para o produtor rural que adotar medidas de preservação do meio ambiente. O projeto cria a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e, com a aprovação, seguirá para o Senado. Em relação à recompensa financeira, o projeto não define o valor a ser pago e determina que o pagamento se dará quando forem preservadas as áreas cobertas com vegetação nativa, unidades de conservação, terras quilombolas e indígenas. A proposta prevê a criação de um fundo para financiar as recompensas que serão pagas aos agricultores.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, anunciou nesta terça-feira que a chamada “PEC paralela” da reforma da Previdência, que trata de estados e municípios, será votada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa nesta quarta-feira. A PEC paralela sugerida por TASSO JEREISSATI deverá ser votada após a análise pelo colegiado da PEC principal da reforma da Previdência, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados em agosto. A votação da PEC principal na comissão já estava prevista para esta quarta. Se forem aprovadas pela CCJ, as duas propostas de emenda constitucional serão encaminhadas ao plenário do Senado.

O número de mortes por gripe A e B continua aumentando em Santa Catarina e chegou a 49 este ano, de acordo com boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta terça-feira. Desse total, 40 vítimas tinham algum fator de risco, como mais de 60 anos, obesidade ou doença crônica. Em 2019, 395 pessoas tiveram gripe no estado. O vírus do subtipo H1N1 é o que mais circula em Santa Catarina. A maioria dos pacientes que morreram de gripe este ano eram idosos. Além disso, do total de vítimas fatais, quase metade tinha doença cardiovascular crônica.

A posse do professor MARCELO RECKTENVALD, de 44 anos, para o cargo de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul ocorre nesta quarta-feira em Brasília. A nomeação, feita pelo presidente JAIR BOLSONARO , foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira. Ele foi o terceiro colocado dos votos para reitor da UFFS. Um grupo de estudantes protesta contra a nomeação. Eles ocupam a sala de entrada da reitoria na universidade, em Chapecó, desde a noite de sexta-feira. Conforme os estudantes, a manifestação é por considerar a postura do presidente antidemocrática. Depois da cerimônia de posse, RECKTENVALD deve voltar a Chapecó para assumir a função de reitor.

O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, impôs uma nova derrota ao disque-denúncia contra professores proposto pela deputada estadual catarinense ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. Relator do processo na Suprema Corte, ele acatou um pedido do Ministério Público de Santa Catarina para cassar a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que havia considerado o canal de denúncias legítimo. Ainda falta análise do mérito, mas na liminar, FACHIN citou que o disque-denúncia incita alunos a se comportarem “como se agentes do Estado fossem, dando a entender que essa atuação é legítima, quando nem ao próprio Estado é conferido o poder de controlar tais manifestações”.

Debate sobre prevenção ao suicídio se faz necessário, principalmente devido aos números de depressão entre jovens. Afirmação é de RAQUEL CRISTINA- Secretária de Educação de Campo Erê que participa hoje o dia todo da palestra show sobre “setembro amarelo” que ocorre no município. Afirma que em estágios mais avançados, o distúrbio leva a pensamentos suicidas. Explica que o amarelo da campanha significa “atenção”, para que a família e comunidade fiquem atentas aos sinais que a pessoa com depressão apresenta. Cita, por exemplo, quando a pessoa se isola, começa a ficar mais quieta e irritada com facilidade, entre outros sinais.

Quartos e quintos anos da rede municipal de ensino participam da palestra. Segundo RAQUEL CRISTINA, nessa faixa etária os alunos já tem maior entendimento para receber a mensagem. Além deles, participam também as escolas estaduais, Cras, Creas, Apae, Caps e também todo o público atendido pelo setor social do município. A secretária convida aos pais e comunidade em geral para participar à noite, a partir das 19 horas no centro de eventos.

Escola nova recebe alunos nessa semana. A diretora da Escola Maria Nely Trap Catusso do Bairro Cohab de Campo Erê RAQUEL KOSTESKI comenta que as aulas já estão ocorrendo normalmente nos dois espaços. A antiga estrutura abriga a educação infantil. A ideia frisa a diretora é nos próximos anos expandir o número de vagas na escola, já que o espaço agora comparta isso. Ela pede a compreensão e ajuda de toda comunidade, para que ajudem a preservar a escola. É um espaço público e do bairro, que beneficia todos os moradores.

Nova escola é uma estrutura grande e moderna. O comentário é da secretária de educação de Campo Erê RAQUEL CRISTINA. De acordo com ela, a educação infantil continuará funcionando na antiga estrutura, e os anos iniciais, já estão alocados na escola nova. O local é amplo é vai beneficiar bastante os alunos, professores e comunidade em geral. Apesar das duas escolas continuarem funcionamento cada uma com um público de aluno diferente, as refeições serão todas concentradas na escola nova, devido a estrutura da cozinha nova e o espaço do refeitório. RAQUEL, lembra que essa obra era um anseio antigo da comunidade.

Levantamento do diagnóstico de esgoto sanitário não será feito com objetivo de fiscalização e nem haverá multa, seja qual for o sistema de esgoto existente. Quem explica é o engenheiro sanitarista e ambiental WILLIAN ARENHARDT. Ele frisa que o levantamento é para identificar a situação atual e possibilitar a definição de políticas de saneamento no município, para o esgoto. A ideia é solucionar problemas de gestão, além de aprovar perante a promotoria, a continuidade e ampliação da adoção do sistema individual de tratamento de esgoto.

Acanor promove encontro com lideranças políticas. EDERSON HERMAMM relata que lideranças políticas locais, regionais e estaduais se encontraram em evento promovido pela ACANOR - Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina, na sede da Entidade em São Lourenço do Oeste, para discussão e encaminhamentos de ações e pleitos para a região. A mesa de autoridades e de debates foi constituída por várias autoridades e representantes:CLAIR MUNARO;LORECI OLIVEIRA, Deputado ALTAIR SILVA; Deputado Estadual VALDIR COBALCHINI; MÁRCIO NIEROTIKA; JANDIR BORTOLUZZI; VALMIR MABONI, e LUCIANE CARMINATTI.

Membros da mesa tiveram espaço para discorrer sobre a pauta apresentada pela Acanor. Segundo HERMANN, o foco foi para os deputados VALDIR COBALCHINI e ALTAIR SILVA, que abordaram com maior ênfase cada uma das ações apontadas, tanto pela Acanor, quanto pela Acislo - Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste e pela Facisc - Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

Representante de cada município pode usar a palavra para apresentar questionamentos, fazer perguntas ou breve exposição de algum tema pertinente à pauta da Acanor. O secretário executivo ressalta que Pela Acanor foi apontado ações e investimentos na região, especialmente de infraestrutura viária, agricultura e pecuária; Emendas impositivas direcionadas a região; Reforma previdenciária (principais mudanças); Questões relacionadas à reforma política, como mandato e coligações.

Acislo pede recuperação da SC-305. Trecho entre São Lourenço a Campo Erê; além da Construção do contorno leste de São Lourenço (PR-158 a SC-480); Manutenção e conservação da SC-157, principal rodovia da região e corredor de ligação entre os três estados do Sul; Investimentos na Celesc e na Casan. Já a Facisc pede Aeroporto de Chapecó; BR-282 (liga Florianópolis a Paraíso, corta o Estado de Leste a Oeste); BR-153 (corta o Estado de Norte a Sul, passando por Concórdia); BR-163 - Ferrovia do Frango (corta o Estado de Norte a Sul, no Extremo Oeste).

Finalizados os debates do encontro da Acanor, foram propostos e aprovados dois encaminhamentos. O primeiro, conta HERMANN é de a Acanor encaminhar às autoridades competentes os temas abordados para que se de trâmite as suas execuções; e a segunda é que os apontamentos debatidos serão incluídos em novo encontro político com a Frente Parlamentar da Alesc e a Bancada do Oeste, em data a ser definida, ficando sob a responsabilidade dos deputados COBALCINI e ALTAIR essas articulações.

A liberação de alvarás para realização de eventos. ALAN SUTILLI – responsável pelo Serviço de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, explica que a relação de documentos exigida pelo Corpo de Bombeiros pode ser feita pelos promotores do evento ou por despachante. Um formulário deve ser preenchido, nele deve constar: dados do responsável pelo evento, dados do local do evento, datas e horários. Além disso ele precisa dar uma estimativa de público. A lei exige, que em eventos a partir de quinhentas pessoas são obrigadas a ter o brigadista particular. Frisa que a legislação do bombeiro não exige nada de ambulância no local, isso faz parte de outros alvarás de licença.

Quanto maior o evento, aumenta o número de brigadistas exigidos pelo Corpo de Bombeiros. SUTILLI destaca que para uma festa com mais de mil pessoas, por exemplo, o número necessário de brigadistas é no mínimo dois. Ele frisa que a população sempre procura por informações para realizar seus eventos tudo dentro da legalidade. Caso alguém promova um evento sem os alvarás necessários podem ocorrer alguma denúncia e a multa gira em torno de dez mil reais.

Polícia Militar passa por nova instrução em Campo Erê. Quem comenta é o Cabo MARLOS VOGT da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira. De acordo com ele, objetivo foi reunir todos os policiais militares de Campo Erê, Saltinho, São Bernardino, Santa Terezinha do Progresso e Palma Sola, para uma capacitação em documentos operacionais utilizados no dia a dia. Lembra que esse não foi o único treinamento que as equipes tiveram. Eles já passaram por outras formações envolvendo temas diferentes, mas de uso direto policial.

Capacitações para policiais militares são importantes para o desenvolvimento do trabalho. A observação é do cabo MARLOS que ministrou recentemente um treinamento para os PM’s em Campo Erê. Ele lembra que tudo que está sendo repassado, eles já tiveram contato na academia de Polícia quando se formaram. No entanto, são várias as legislações, e elas mudam constantemente. Por isso o policial precisa estar atualizado para desempenhar um bom trabalho.

Treinamento constante de policiais é necessário para trabalho. A declaração é do sargento da Polícia Militar de Campo Erê JONES PAGLIOCHI. Segundo ele, as capacitações são fundamentais na atividade policial. As instruções, ressalta o sargento, acontecem em vários momentos do ano. Elas visam sempre servir e proteger com excelência toda a população. Para JONES, o policial capacitado vai desenvolver sempre um trabalho certo e eficaz, por isso que em todos os treinamentos preza pela participação de toda a equipe.

Motociclista fica ferido em colisão na SC 305. O acidente aconteceu na manhã de hoje, por volta das 7 horas e 10 minutos, em Lajeado Antunes, interior de São Lourenço do Oeste. Um carro e uma moto bateram e deixou o motoqueiro ferido. O Corpo de Bombeiros do município atendeu a ocorrência. Segundo os socorristas, o piloto da moto de 19 anos, teve suspeita de fratura na mão e precisou ser levado para atendimento médico. Já o motorista do automóvel não teve ferimentos.

Pintor sofre descarga elétrica de 34 mil volts. Ontem por volta das 14 horas e 20 minutos, um homem pintava a fachada de uma loja no bairro Pinheirinho quando encostou a haste do rolo de pintura na rede de energia sofrendo uma descarga elétrica. Segundo o Tenente MELCHIOR do Corpo de Bombeiros, a equipe da Copel informou que a descarga elétrica foi de 34 mil volts. Os socorristas do Corpo de Bombeiros e Samu fizeram os procedimentos e apesar da gravidade do acidente o homem estava consciente e foi encaminhado para atendimento médico.

Homem baleado morre no hospital. Morreu na noite de ontem, por volta das 22 horas e 50 minutos no Hospital Regional de Francisco Beltrão, GILMAR DE ABRÃO, 50 anos, foi vítima de disparo de arma de fogo, no domingo. Ele estava em sua casa no bairro São Miguel e chegou uma pessoa chamando-o pelo seu apelido, dizendo que precisava de um frete. Quando ele saiu no portão e perguntou para onde seria o frete, o homem efetuou um disparo com um revólver a queima roupa acertando a região do tórax e em seguida fugiu a pé.

Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao hospital. Após três dias do crime, entrou em óbito. O corpo de GILMAR DE ABRÃO foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão e após a necropsia, liberado para a família para sepultamento. A Polícia investiga o caso.

Idoso morre ao ser atingido por tora de eucalipto no interior. O acidente ocorreu por volta das 9 horas da manhã de hoje, numa propriedade na linha Preferido Alto, interior de Iporã do Oeste. Conforme, o acidente de trabalho ocorreu quando pai e filho prestavam serviço autônomo na retirada de torras de eucalipto. O trabalho era feito com auxílio de um trator, quando uma das toras que estava sendo arrastada pela máquina, acabou atingindo o idoso, que foi a óbito no local.

Duas toras estavam sendo arrastadas pelo trator, e uma delas, teria ficado trancada em um toco e acabou atingindo a cabeça do trabalhador. A vítima foi identificada como LEONHADT HUGO MULLER 60 anos, morador do interior de Mondaí. Bombeiros chegaram a ser acionados para atender a vítima. Segundo populares, o homem teve ferimentos graves na cabeça. A área foi isolada, e o Instituto Geral de Perícias foi acionado para a remoção do corpo. Polícias Civil e Militar também estiveram no local.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.