ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 04/07/2020

GLOBO EM FOCO – 04/07/20

-BOLSONARO FALA EM CONSULTA POPULAR PARA DECIDIR VETO A PL DAS FAKE NEWS

-GOVERNO PROMETE AGILIDADE NA AJUDA PARA CIDADES ATINGIDAS POR CICLONE

-DIA DE COOPERAR É COMEMORADO COM AÇÕES BENEFICENTES

-COMITÊ RIO DAS ANTAS DISCUTE AÇÕES HÍDRICAS NA REGIÃO -CAPACITAÇÃO ONLINE CONTA COM MAIS DE 800 PROFESSORES

-ADVOGADO VAI LEVAR PROJETO SOCIAL PARA ESCOLAS E COMUNIDADES

-POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS HOMENS QUE TRAFICAVAM DROGAS NO OESTE

-MULHER MORRE ATROPELADA NA BR 282 EM PINHALZINHO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 14 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo cinco reais e 98 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Pelo menos 75 mil pessoas receberam neste sábado ordem de deixar o oeste do Japão, atingido por fortes chuvas que provocaram inundações e deslizamentos de terra. As chuvas deixaram milhares de desabrigados e 13 desaparecidos, segundo autoridades locais. Até o momento, não foram registradas vítimas ou feridos. A agência meteorológica do país emitiu o nível mais alto de alerta de emergência por fortes chuvas para Kumamoto e Kagoshima.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, cientistas ao redor do mundo começaram a perceber que a infecção tende a afetar homens de forma mais grave que mulheres. Um estudo conduzida por cientistas chineses, publicado no final de abril concluiu que os homens morrem duas vezes mais por coronavírus do que as mulheres. No Brasil, segundo os dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe, o sexo masculino representa 59 por cento das mortes registradas por coronavírus.


O Exército da Colômbia afastou nesta sexta-feira mais 31 militares investigados por abuso sexual de menores, medida tomada em meio a denúncias de estupro de adolescentes indígenas por soldados. Embora o boletim não mencione o motivo das baixas, um representante do Exército disse à agência France Presse que as mesmas estão relacionadas a supostos casos de agressão sexual. Os militares fazem parte de um grupo de 118 soldados investigados por supostos casos de abuso sexual de menores ocorridos desde 2016. Deste total, 45 já foram afastados da instituição.


Denunciado pela força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo por lavagem de dinheiro, o senador e ex-governador de São Paulo JOSÉ SERRA criticou, em nota à imprensa, a operação realizada pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal nesta sexta-feira. Ele afirmou que a busca e apreensão realizada em sua residência foram "medidas invasivas e agressivas". SERRA também afirmou acreditar na Justiça e e disse que todos os atos de sua vida pública foram com base "na licitude e na integridade". Segundo o Ministério Público Federal, a Odebrecht pagou a SERRA cerca de quatro milhões e meio de reais entre 2006 e 2007, supostamente para usar na campanha ao governo do estado de São Paulo e cerca de 23 milhões, entre 2009 e 2010, para a liberação de créditos com a Dersa, estatal paulista extinta no ano passado.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que poderá vetar o Projeto de Lei das fake news se o texto aprovado no Senado na última terça-feira não sofrer modificações na Câmara dos Deputados. Ele cogitou uma "consulta popular" para decidir quais pontos do texto serão vetados. BOLSONARO afirmou que será contra o texto caso o mesmo apresente trechos que limitem a liberdade de expressão nas redes sociais. O presidente disse ver dificuldade para a aprovação do texto atual entre os deputados e afirmou que é extremamente favorável à liberdade total da mídia, inclusive das tradicionais.


A Caixa Econômica Federal credita neste sábado o Auxílio Emergencial a mais seis milhões e meio de beneficiários, todos fora do programa Bolsa Família. Cinco milhões são trabalhadores do primeiro lote, nascidos em novembro e dezembro, que recebem a terceira parcela. Os recursos serão liberados em um primeiro momento por meio da poupança social digital, de maneira escalonada, conforme o mês de aniversário do trabalhador, para pagamento de contas, boletos e compras por meio do cartão de débito digital. Saques e transferências serão liberados em datas posteriores.


Depois de três dias de trabalho ininterrupto, as 300 equipes de eletricistas da Celesc conseguiram restabelecer 95 por cento do sistema elétrico em Santa Catarina. A passagem do chamado “ciclone bomba” causou danos significativos em todas as regiões, na última terça-feira. Neste momento, municípios da Grande Florianópolis e Lages são os que mais sentem os efeitos da maior tragédia no sistema elétrico do Estado, em 60 anos. Equipes de reforço foram deslocadas das áreas já recuperadas para as que ainda apresentam muitas demandas. Ontem, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, ALEXANDRE LUCAS ALVES, esteve no estado e anunciou agilidade na liberação dos recursos para auxiliar o estado.


O presidente da República, JAIR BOLSONARO, sobrevoou, nesta manhã, algumas áreas afetadas pelo ciclone que atingiu o estado nesta semana. Ele desembarcou no aeroporto de Florianópolis e seguiu de helicóptero para sobrevoar as regiões mais atingidas pelo "ciclone bomba". Ao menos 152 cidades catarinenses tiveram danos registrados com o fenômeno climático, que causou ao menos 10 mortes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. BOLSONARO viajou a Santa Catarina para reforçar o apoio na reconstrução e na ajuda humanitária que o governo federal prometeu dar ao estado. O sobrevoo durou cerca de duas horas e foi feito nas cidades que ficam na Grande Florianópolis, Serra e Meio-Oeste.


A Secretaria de Estado da Saúde publicou nesta sexta-feira, a Portaria que institui o Programa de Descentralização e Regionalização das Ações de Combate à Covid-19. Trata-se de um conjunto de ferramentas digitais de análise de dados e de mecanismos jurídicos para a tomada de decisão, no sentido de flexibilizar ou restringir as atividades sociais e econômicas, de forma gradual, progressiva e regionalizada. O Programa é embasado em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica regional, criando subsídios para a tomada de decisões no enfrentamento ao coronavírus, por regiões de Saúde de Santa Catarina.

Dia de Cooperar é comemorado com ações beneficentes e programações online. Segundo o presidente da Cooper A1, ELIO CASARIN, o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado neste sábado é uma demonstração de valorização do sistema que está em crescimento no mundo, no Brasil e em Santa Catarina. CASARIN lembra que o cooperativismo abrange 12 ramos do setor produtivo e prestação de serviço. Salienta que Santa Catarina é referência no cooperativismo e muito forte no agropecuário em pequenas propriedades com necessidade de associativismo. ELIO CASARIN também valoriza o crescimento e a importância do cooperativismo de crédito que está muito forte na região e cada vez mais atuante. O presidente da Cooper A1 cita como bons exemplos Sicoob e Sicredi.

Cooper A1 realiza doações de leite e convida clientes para contribuírem. Ação faz parte do Dia Internacional do Cooperativismo. Segundo a gerente da Cooper A1 unidade de Itapiranga, ELISIANE TAVARES, o Dia C Dia de Cooperar, é uma boa oportunidade para ações de solidariedade em período de pandemia e crise. Ela destaca a campanha “Doe Leite, Doe Amor” que prossegue até o dia 11. A cooperativa está realizando doações e também incentiva os clientes a doarem. ELISIANE TAVARES explica que as doações serão entregues para a Secretaria de Assistência Social que fará o repasse a famílias em vulnerabilidade. A gerente chama atenção para o apoio do Sicoob e Sicredi. Destaca ainda a campanha “O Valor da Cooperação” e mobilização para o plantio de mudas de árvores nativas.

Municípios estão finalizando campanha de vacinação contra a gripe. As equipes de saúde registraram maior movimento nas salas de vacinas nos últimos dias. Com a liberação da vacina contra a gripe sem restrição a qualquer grupo, as pessoas foram em busca da imunização. A Secretaria de Saúde de Tunápolis realizou atendimento especial na manhã de hoje para vacinação contra a gripe. As pessoas que realizaram agendamento receberam as doses no centro dos idosos seguindo o horário programado. Conforme o secretário de Saúde, CARLOS BAUMGRATZ as metas foram superadas em todos os grupos prioritários para vacinação no município. A campanha foi concluída na manhã deste sábado, porém a secretaria de Saúde ainda aguarda novas doses. BAUMGRATZ observa que não tem garantia do município receber nova remessa.

São João do Oeste ainda possui doses disponíveis de vacina contra a gripe. Conforme a responsável pela vigilância Epidemiológica, enfermeira MARGANA GRADE, a campanha de vacinação contra a gripe entrou em nova fase, sem restrições de público alvo. As doses restantes foram liberadas para a população de todas as faixas etárias. O estoque disponível no município será aplicado até esgotar, pois não terá nova remessa por parte do Ministério da Saúde aos municípios. A enfermeira explica a vacinação foi separada por períodos do dia. Pela manhã são aplicadas as vacinas de rotina, por agendamento. Neste caso as pessoas que precisam de vacina de rotina necessitam agendar horário por telefone. A tarde a vacinação é contra a gripe e por ordem de chegada. MORAGNA informa que a secretaria da Saúde ainda possui grande quantidade de doses da vacina.

Itapiranga prossegue na próxima semana com a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Conforme o vice-prefeito, médico FERNANDO GIRARDI, a imunização ocorre no auditório da Unidade de Saúde da Fronteira, na Rua da Matriz. Ele considera que neste ano a vacinação é ainda mais importante devido a pandemia do novo Coronavírus. O médico afirma que a secretaria de Saúde ainda disponibiliza de quantidade significativa de doses para aplicação das sete horas às 13 horas, sem fechar ao meio dia. FERNANDO GIRARDI lembra que a vacina na gripe está liberada para todas as pessoas. Salienta ainda que as vacinas preconizadas para criança também estão disponíveis no mesmo período de atendimento.

Aumento significativo de casos de Covid-19 deixa municípios em alerta. Nesta semana São João do Oeste registrou cinco novos casos. O número de pacientes que testaram positivo subiu de oito para 13. Atualmente, oito seguem se recuperando da doença e cinco já estão curados. O secretário de Saúde, VITUS RITTER, afirma que seguem as medidas de prevenção e pede contribuição das pessoas para evitar a propagação do vírus. Já em Tunápolis são 21 casos confirmados e 11 já recuperados. O município segue com protocolos de prevenção e com equipe da saúde preparada para o atendimento aos pacientes.

Itapiranga já possui 32 pacientes recuperados de Covid-19. O município tem registrado aumento significativos de casos de contaminação e também de pessoas curadas do novo Coronavírus. O boletim diário de ontem aponta mais sete confirmações, totalizando 66 casos. Também foram confirmados sete pacientes recuperados totalizando 32 pessoas livres da doença. Itapiranga já teve 187 exames negativos descartando o contágio da Covid-19. No momento são 35 pacientes suspeitos que estão sendo monitorados. O secretário de Saúde, DAVINO RAUBER afirma que a doença se espalhou pela cidade e interior exigindo o máximo de cuidados para evitar situação ainda mais grave.

Comitê Rio das Antas discute ações hídricas na região. A informação é do vice-presidente do Comitê Rio das Antas, ANDERSON ROHDEN. Ele conta que a diretoria está assumindo um novo mandato com muitas ações para serem feitas. Cita que o ano está sendo atípico, primeiro com estiagem, depois com chuvas intensas e vendavais. Isso tudo nos remete a pensar sobre a questão, solo, água e meio ambiente. ROHDEN explica que é preciso ter cuidados com os recursos visando aumentar os empregos. ROHDEN frisa que junto com a Ecopesc, serão disponibilizados cursos e ações de capacitações em recursos hídricos para toda a região. Ele lembra que a região possui muitos rios totalizando uma área de seis mil e 15 quilômetros quadrados. Relata que a área vai de Itapiranga à Dionísio Cerqueira e de Campo Erê até a região de Mondaí com muitos relevos passando por várias cidades e economias diferentes.

Prefeito de Tunápolis reforça importância de município estar melhor preparado para atuar em eventos climáticos. De acordo com o prefeito, RENATO PAULATA, na manhã de ontem a Coordenação Municipal da Defesa Civil, coordenada pelo secretário de Agricultura PEDRO BAUMGRATZ, esteve reunida para avaliar os danos causados pelo temporal desta semana. O levantamento será encaminhado a Defesa Civil do Estado. O prefeito destaca que na reunião também foi discutido quanto ao preparo da equipe municipal da defesa civil para atuação em eventos climáticos como o da última terça-feira. PAULATA cita que uma família ficou desalojada em função do mau tempo, mas recebeu atendimento imediato das secretarias municipais. Cerca de 50 imóveis, como casas e outras edificações, tanto cidade e interior, foram atingidos. O prefeito comenta que com o trabalho dos servidores e de vários voluntários foi possível ainda na quarta-feira restaurar as residências danificadas.

O prefeito de Tunápolis cita também um grande prejuízo as famílias do interior devido à falta de energia elétrica. RENATO PAULATA comenta que em alguns locais a energia só foi restabelecida na quinta-feira de tarde. Como houve dificuldade no acionamento da Celesc, o prefeito destaca que foi prestado auxilio também na comunicação ao órgão sobre os locais que necessitavam de manutenção. PAULATA ressalta que eventos climáticos como o desta semana chamam atenção para algumas medidas que precisam ser adotadas. Ele cita como exemplo que somente o hospital, como entidade pública, possui um gerador para continuar as atividades no caso da suspensão da energia elétrica. As demais repartições públicas ficaram sem atender em função de estarem sem energia elétrica.

RENATO PAULATA destaca ainda que durante a semana o município recebeu a confirmação de algumas emendas. O prefeito cita uma emenda de custeio do deputado CELSO MALDANER, de 250 mil. O senador JORGILHO MELLO destinou 100 mil para investimento. Para custeio da saúde foi liberado 221 mil. Também para a saúde o deputado CARLOS CHIODINI liberou 132 mil reais e mais 88 mil do senador DÁRIO BERGER. O prefeito enfatiza a licitação para compra de um rolo compactador, para o qual o município aguarda a liberação da entrega. Na quinta-feira parte do recurso para compra da máquina foi liberado, sendo 150 mil do deputado CELSO MALDANER, e é aguardada ainda a liberação de mais 100 mil. PAULATA comenta que o município também aguarda autorização para iniciar a obra na comunidade de linha Pitangueira. Com o adiamento das eleições, é permitido o início das obras até metade de agosto.

Formação online conta com mais de 800 professores inscritos na região. O Curso de Formação Inicial e Continuada de Professores está atingindo metas no sistema online. Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia da Uceff, MARIA PREIS WELTER, a iniciativa visa compensar a ausência da Jornada das Licenciaturas que estaria na sua décima sexta edição. O evento não foi realizado em virtude de restrições imposta para evitar contágio do novo Coronavírus. O Centro Universitário Uceff visa atender e demanda no período de pandemia na formação continuada online com 20 horas de duração. A professora MARIA cita que são mais de 800 professores inscritos de 13 municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul e do Extremo Oeste de Santa Catarina. Ela destaca que são proporcionados momentos de apresentações culturais e artísticos, além de palestras com diferentes abordagens de vários profissionais da área da educação.

Secretaria municipais de Educação apoiam o Curso de Formação Inicial e Continuada de Professores. Parceria da Uceff com os municípios visa capacitar os profissionais da educação e garantir orientações neste momento de novos desafios. Segundo a coordenadora, MARIA PREIS WELTER, o curso teve início em 23 de junho e prossegue até dia 13 de julho. As atividades possuem assiduidade na participação dos professores que foram inscritos em parceria com as secretarias de Educação . A coordenadora do curso de Pedagogia da Uceff diz que estão sendo alcançados os objetivos no sistema online. MARIA PREIS WELTER chama atenção que o resultado é positivo até o momento. Ela aponta que o uso da tecnologia permite capacitação e formação continuada em período de isolamento social.

Advogado pretende popularizar conhecimento jurídico. O Projeto Social Lex Mater está sendo incentivado em Itapiranga pelo advogado MAIKEL SCHNEIDER. Ele diz que o princípio do projeto é a disponibilidade para doar conhecimento e tempo em prol da população. No momento a abordagem ocorre na forma de publicações em redes sociais sobre diferentes temáticas jurídicas de interesse geral. Após o período de pandemia o projeto será levado para escolas e comunidades interessadas, sempre em trabalho de maneira voluntária. O advogado explica que o Projeto Social Lex Mater, que traduzindo do latim significa Lei Maior, tem por objetivo proporcionar ao grande público informação e conhecimento. Cita ainda que o ideal seria que todos possam desenvolver um pensamento crítico com propriedade e compreender a sociedade em que vivemos.

MAIKEL SCHNEIDER cita a importância, principalmente nos aspectos ligados à legislação. Desta forma, por meio de aulas, palestras, vídeos e publicações em redes sociais, o Projeto Lex Mater levará conhecimento jurídico sobre Constituição Federal e legislação infraconstitucional aos cidadãos interessados, com foco nos alunos da rede pública de ensino e membros de comunidades, de maneira totalmente gratuita e acessível. MAIKEL SCHNEIDER a meta é apresentar a legislação de maneira mais simples e mais clara para melhor entendimento da população. A abordagem de momento ocorre com uma temática por semana em publicação de vídeos de fácil entendimento.

Polícia Civil apreende três armas de fogo em Guaraciaba e SMOeste. A Delegacia de Fronteira de SMOeste, em cumprimento a mandados de busca decorrentes de Inquérito Policial que apura o comércio e tráfico ilegal de armas de fogo e munições apreendeu três armas de fogo,uma carabina calibre 22 LR, uma garrucha calibre 38 SPL e uma pistola calibre ainda não identificado e oito munições calibre 38 SPL, três estojos de calibre 40 para espingarda. No final da tarde de ontem foram executadas três ordens judiciais de busca e apreensão, por conta de representações formuladas pelo delegado da DIC, em investigação em que o policiais civis apuram a suposta comercialização ilegal de armas de fogo, na região de SMOeste.

Os alvos foram identificados como negociadores clandestinos de armas, inclusive com possíveis ligações com suspeitos de naturalidade argentina. Um dos atos da investigação foram às buscas realizadas pela Polícia Civil, na data de ontem. As armas foram apreendidas e encaminhadas ao Instituto de Criminalística do IGP para testes de eficiência. A investigação é voltada à repressão do comércio clandestino de armas, tendo em vista que, pelo tipo de equipamento negociado, os suspeitos também operavam na reforma e até mesmo na fabricação artesanal de armas de fogo. Nas diligências desta sexta-feira não houve prisão. O Inquérito ainda está em andamento.

Polícia Civil prende três homens que traficavam drogas no Oeste. O Setor de Investigação e Capturas de Pinhalzinho prendeu nesta sexta-feira, um homem de 22 anos, indiciado por tráfico de drogas e associação para o tráfico, principalmente em Pinhalzinho e Nova Erechim. Outros dois envolvidos na associação já haviam sidos presos. Conforme a Polícia Civil, a investigação comprovou que o homem, junto com os outros dois suspeitos, já exercia há bastante tempo o tráfico de drogas na região, com a venda de cocaína e maconha. Os outros dois associados já haviam sido presos. O primeiro foi preso no dia 14 de abril, em Pinhalzinho e o segundo foi preso em flagrante no dia dois de março na BR 282, enquanto trazia cocaína de Chapecó. Os dois seguem presos. A investigação, finalizada mês passado, resultou no indiciamento dos três por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles respondem ao processo presos.

Saída de pista deixa idoso ferido na BR 163. A ocorrência foi registrada na noite desta sexta-feira, por volta das 21 horas e 40 minutos na BR 163, proximidades do CASEP em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem do Portal Peperi, um Fiat Uno com placas de SMOeste, seguia sentido ao município, quando saiu da pista e capotou. No veículo, havia apenas um idoso de 71 anos, que ficou ferido e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Após imobilização, a vítima foi levada ao Hospital Regional. No local, a reportagem da Peperi foi abordada por moradores. De forma unânime, todos relataram que esse não é o primeiro acidente nesse trecho. Com frequência os motoristas sofrem acidentes ali e ficam feridos. Segundo eles, isso ocorre devido à má conservação da pista e falta de sinalização. Participaram do atendimento, Bombeiros, Polícia Militar e também a PRF.

Mulher morre atropelada na BR 282 em Pinhalzinho. Um acidente registrado no início da tarde desta sexta-feira vitimou uma mulher na BR 282, em Pinhalzinho. A vítima, que completou 35 anos ontem, foi atropelada enquanto atravessava a rodovia para ir trabalhar. Após ser deixada no local pelo marido, a vítima não notou a aproximação do veículo, um Polo, com placas de Águas de Chapecó, que a atingiu. Devido à gravidade dos ferimentos, a mulher faleceu no local./A Guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada e esteve no local realizando os procedimentos necessários.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.