ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 04 06 19

-SENADO APROVA MP DO PENTE FINO NO INSS HORAS ANTES DO PRAZO FINAL

-SANTA CATARINA TEM REDUÇÃO NO INDICE DE INADIMPLÊNCIA EM MAIO

-AGRICULTORES PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE ADESÃO AO CAEPF

-VEREADORA DIZ QUE NOVA EXECUTIVA ESTADUAL VAI RESGATAR O “VELHO” MDB

-PROMOTORIA PEDE INSTALAÇÃO DE UTI NEONATAL NO HOSPITAL REGIONAL

-POLÍCIA INDICIA SUSPEITAS DE FURTO E RECEPTAÇÃO DE TELEFONE CELULAR

-MULHER FICA FERIDA EM COLISÃO DE CARRO E MOTO NA WILLY BARTH

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu ensolarado. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 27 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta terça-feira que espera alcançar um "acordo comercial muito substancial" com o Reino Unido após a saída dos britânicos da União Europeia. A declaração foi dada ao lado da primeira-ministra britânica, THERESA MAY, e de empresários britânicos e americanos neste segundo dia de visita de TRUMP a Londres. TRUMP também fez referência à saída de MAY do poder, que acontecerá na sexta-feira, e a parabenizou por ter feito um "trabalho fantástico".

Manifestantes foram às ruas de Londres para protestar contra a visita oficial do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, nesta terça-feira. Eles se concentraram na Trafalgar Square e próximo ao Parlamento. O balão inflável que representa TRUMP de fraldas, com um topete e com um celular na mão voltou a ser utilizado pelos manifestantes. O boneco, que ficou conhecido como "Baby Trump", causou polêmica na primeira viagem do norte-americano ao Reino Unido, em julho de 2018.

BORIS JOHNSON, candidato favorito para ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, prometeu nesta segunda-feira liderar a saída do país da União Europeia no dia 31 de outubro com ou sem um acordo de saída. A primeira-ministra, THERESA MAY, renunciará na sexta-feira, depois de fracassar em realizar o Brexit dentro do prazo inicialmente estabelecido. Ela deixa um país dividido e um Parlamento sem consenso sobre os caminhos adiante para a quinta maior economia do mundo. JOHNSON é o favorito nas casas de apostas para vencer a disputa para assumir o país em seu momento mais estratégico em décadas.

A produção industrial brasileira registrou em abril uma alta de zero vírgula três por cento na comparação com o mês imediatamente anterior. O dado foi divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Apesar da alta, o avançou foi insuficiente para recuperar a perda de um vírgula quatro por cento em março. Na comparação com abril do ano passado, a indústria registrou queda de três vírgula nove por cento. Trata-se do pior resultado para um mês de abril desde 2017, quando a indústria registrou alta de zero vírgula dois por cento ante março e queda de quatro e meio por cento ante o mesmo mês do ano anterior.

O Senado aprovou nesta segunda-feira, por 55 votos a 12 a medida provisória que cria dois programas de combate a fraudes na Previdência Social. De acordo com o governo, a MP tem potencial para gerar economia de cerca de 10 bilhões de reais por ano. A medida foi editada pelo presidente JAIR BOLSONARO em janeiro deste ano e aprovada na semana passada pela Câmara. Se não tivesse sido aprovada pelo Senado nesta segunda-feira, perderia a validade. A votação foi garantida a partir de uma mobilização do governo BOLSONARO para conseguir a presença de pelo menos 41 senadores na sessão desta segunda-feira, número necessário para iniciar o processo de votação.

O Ministério Público Federal denunciou o ex-senador ROMERO JUCÁ do MDB e SÉRGIO MACHADO, ex-presidente da Transpetro, por envolvimento em esquema de corrupção na subsidiária da Petrobrás. A informação foi divulgada pelo MPF nesta terça-feira. Segundo a denúncia do Ministério Público, a corrupção que gerou os pagamentos ilícitos ao ex-senador ocorreu em quatro contratos e sete aditivos celebrados entre a Galvão Engenharia e a Transpetro. A Galvão Engenharia, de acordo com o MPF, realizava o pagamento de propinas no percentual de cinco por cento do valor de todos os contratos da Transpetro a integrantes do MDB que faziam parte do núcleo que sustentava SÉRGIO MACHADO como presidente da subsidiária da Petrobras.

O anúncio do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, de taxar produtos mexicanos como forma de pressão para conter a imigração ilegal pode acelerar a abertura do México aos suínos de Santa Catarina. Essa é a avaliação do secretário de Agricultura do Estado, RICARDO DE GOUVÊA. Na semana passada, TRUMP afirmou que a taxação será de cinco por cento a partir de 10 de junho, com projeção de chegar a 25 por cento até outubro. O analista do setor de carnes da Epagri, ALEXANDRE GIEHL, também acredita que a imposição de taxas poderá gerar uma mudança de compras dos mexicanos. Nos primeiros quatro meses de 2019 Santa Catarina exportou cinco mil e 600 toneladas de frango para os mexicanos, o que representou uma queda de 51 por cento em relação ao ano passado.

O número de consumidores que deixaram de pagar contas ao longo do mês de maio caiu em Santa Catarina. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência, feita pela Fecomércio, mostram que o índice de inadimplência no período ficou em 15 por cento. Em abril, o total estava em 15 vírgula sete por cento. Se comparado com maio do ano passado, houve melhora. Há um ano, esse índice estava em 19 vírgula sete por cento. Do total de inadimplentes, oito por cento afirmaram que não terão condições de colocar os débitos em dia. Ao todo, a Fecomércio estima que 53 por cento dos consumidores do Estado possuem alguma dívida.

Santa Catarina registrou 12 casos de morte por gripe A em 2019 até a última sexta-feira. Com relação ao último boletim de Diretoria de Vigilância Epidemiológica, emitido na semana anterior, o número de mortes mais do que dobrou, já que eram cinco casos. Ainda de acordo com a Dive, o principal fator para o aumento de casos fatais é a queda de temperatura. O órgão esclarece que os sete novos casos podem não ter ocorrido no intervalo de uma semana, já que a confirmação laboratorial da doença pode levar até cinco dias. Em todos os casos, o paciente tinha alguma doença crônica.

O Portal da Peperi registrou mais de um milhão e 300 mil acessos em maio. A informação foi apurada pelo Google Analytics, ferramenta oficial de monitoramento dos sites da Google. O auge foi nos dias 30 e 31, com ampla recuperação do temporal que atingiu a região. Além de internautas brasileiros, o portal da Peperi também registrou acessos de países como Argentina, Paraguai, Estados Unidos e países da Europa. O número de visitas na página vem crescendo a cada mês com grande engajamento também dos internautas nas redes sociais. As dez cidades que mais acessaram o portal da Peperi nos últimos meses foram São Miguel do Oeste, Chapecó, São José do Cedro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Itapiranga, Maravilha, Iporã do Oeste, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Descanso e Porto Alegre.

A última sessão do filme “Vingadores Ultimato” está marcada para amanhã à noite no Cine Peperi. A produção será exibida as nove e meia da noite. A sessão desta quarta-feira terá um presente especial para os fãs dos heróis da Marvel: quem comprar a pipoca e o refrigerante terá direito a um ingresso cortesia. Vingadores Ultimato já o terceiro filme mais visto da história do Cine Peperi. Mais de cinco mil e 300 pessoas assistiram a produção, perdendo apenas para Velozes e Furiosos Sete e Velozes e Furiosos 8.

O município de Chapecó vai sediar no próximo sábado o Encontro Regional de Jovens Empreendedores. O evento é organizado pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial e Industrial de Chapecó com apoio do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina. A atividade vai reunir os núcleos do extremo-oeste, como Descanso, Santa Helena e Tunápolis, São João do Oeste, Itapiranga, Mondaí, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Maravilha, Anchieta, Dionísio Cerqueira e São Lourenço do Oeste. A programação inicia às nove da manhã com recepção e coffee break. Às nove e meia ocorre a apresentação de um case de sucesso com o empresário PAULO DE SOUZA. A uma e meia da tar a programação prevê uma dinâmica com o coach empresarial ÉDIPO VACCARO. O evento vai até o final da tarde.

O escritório local da Epagri de Descanso em parceria com a Administração Municipal realizou na manhã de hoje um evento sobre o CAEPF e o E-Social Rural. A informação é da extensionista social da Epagri, FLÁVIA DE OLIVEIRA. De acordo com ela, fiscais da Receita Federal ministraram uma palestra para explicar detalhes do cadastramento. O evento foi realizado no Club Sad, centro da cidade. FLÁVIA disse que o evento foi gratuito e aberto a todos os agricultores do município. Ela lembrou que esse cadastro na Receita Federal é obrigatório e por isso a temática merece muita atenção dos produtores rurais.

A palestra sobre o CAEPF e o E-Social Rural serviu para sanar as dúvidas dos agricultores a respeito desses dois assuntos. A afirmação é da extensionista social da Epagri, FLÁVIA DE OLIVEIRA. Ela destacou que há muitos questionamentos sobre esses novos programas e por isso a Epagri e o governo municipal decidiram promover esse evento. FLÁVIA comentou que esse cadastro é de extrema importância até para as futuras aposentadorias. Ela disse que essas informações serão repassadas para o INSS e servirão para quando os agricultores precisarem encaminhar os documentos para usufruírem o benefício.

É de extrema importância que os agricultores busquem auxílio e informações, pois quem não se adequar ao CAEPF poderá sofrer penalidades. O comentário é da extensionista social da Epagri, FLÁVIA DE OLIVEIRA. Ela explicou que os agricultores devem se cadastrar na Receita Federal até o dia 30 do próximo mês. FLÁVIA disse que a procura pelas atualizações estão baixas e isso está preocupando a Epagri de Descanso. Ela lembrou que os agricultores que ainda não buscaram auxílio sobre o CAEPF e o E-Social Rural devem fazer o quanto antes para não ter complicações no futuro.

Morador do bairro São Sebastião denuncia esgoto a céu aberto na Vila Maria, proximidades do bairro São Sebastião. FERNANDO PREVI entrou em contato com a reportagem da Peperi na manhã de hoje para reclamar da situação. De acordo com ele, o esgoto correu a céu aberto pelas ruas do bairro. Ele disse que precisa passar por cima do esgoto para sair de casa. FERNANDO comentou que a saída para o problema é fazer uma fossa comunitária e que a prefeitura sabe desse problema. O morador comentou que a situação é complicada, com mau cheiro e outros transtornos para os moradores. Ele informou que o problema atinge cerca de 10 moradores da localidade.

A questão de saneamento é um problema histórico enfrentado pelos moradores da Vila Maria e que a atual Administração Municipal está trabalhando para solucionar. A informação está em nota emitida hoje pela prefeitura. No comunicado, a administração diz que já foram realizadas obras de calçamento e diversas melhorias na localidade. Quanto à instalação de uma fossa comunitária, o município efetuou o levantamento topográfico, locação de áreas necessárias e tubulação existente. O projeto para a construção da fossa está pronto e esperando o licenciamento ambiental. Vencida esta fase, será permutada a área para instalação da fossa comunitária.

Seguem em andamento os trabalhos de recuperação asfáltica em São Miguel do Oeste. Ao todo, o município vai investir cerca de um milhão de reais em melhorias na avenida Willy Barth e em ruas centrais da cidade. Nesta segunda-feira, foi recapeado um trecho da Avenida Getúlio Vargas, entre a Rua Barão do Triunfo e Avenida Willy Barth. Outro ponto que recebeu as obras foi a Rua Dr. José Garrido Yanes, entre a Getúlio Vargas e a Sete de Setembro. De acordo com o prefeito, WILSON TREVISAN, o trabalho será intensificado nos próximos dias para recuperar os locais que tiveram formação de buracos em virtude das chuvas registradas nas últimas semanas.

O primeiro dia de vacina contra a gripe liberada para toda a população foi marcado por filas no posto de saúde do centro de São Miguel do Oeste. Cerca de mil e 200 doses foram aplicadas nesta segunda-feira. A grande procura foi registrada durante todo o dia e, em alguns momentos, houve a formação de uma longa fila pelos corredores da unidade de saúde. A vacinação prossegue nesta terça-feira, mas com um movimento menor de pessoas. O posto de saúde ainda tem cerca de mil e 500 doses do medicamento que protege contra a gripe.

O MDB de São Miguel do Oeste garantiu uma das vagas no novo diretório estadual do partido. A presidente local da sigla, SILVIA KUHN participou da convenção do último sábado em Florianópolis e faz parte da nova diretoria da agremiação política. Durante o encontro, o deputado federal do MDB, CELSO MALDANER, foi eleito como novo presidente do partido em Santa Catarina. Ele recebeu 39 votos do diretório estadual, oito a mais do que o senador DARIO BERGER. Depois da votação, o novo presidente da sigla prometeu batalhar pela unidade do partido, de olho nas eleições municipais do ano que vem. O objetivo é lançar candidatos a prefeito na maioria das cidades catarinenses.

A participação de lideranças do oeste foi fundamental para garantir a eleição de CELSO MALDANER na presidência do MDB de Santa Catarina. O comentário é da presidente local do partido, SILVIA KUHN. Ela esteve no Peperi entrevista desta segunda-feira e disse que a votação foi bastante apertada e o apoio dos diretórios municipais acabou sendo decisivo para eleição do deputado federal para comandar o MDB catarinense. SILVIA disse que apesar da disputa pelo comando do partido, o MDB sai unido e fortalecido da convenção do final de semana.

A presidente do MDB de São Miguel afirmou no Peperi Entrevista de ontem que a eleição de MALNDAER para o comando estadual também pode representar o resgate do “velho” MDB. SILVIA KUHN disse que uma prova disso é o anúncio da criação do conselho dos prefeitos do partido em Santa Catarina. A primeira reunião do novo grupo vai acontecer no dia seis do mês que vem em curitibanos. SILVIA destacou ainda que o novo presidente também tem uma aproximação maior com os diretórios municipais e o fortalecimento das bases é uma ação necessária para o partido. A principal meta do novo diretório estadual é a organização da sigla para a disputa eleitoral de 2020.

O Ministério Público de Santa Catarina ajuizou uma ação civil pública com pedido liminar para implantação de uma UTI Neonatal no hospital regional de São Miguel do Oeste. De acordo com o promotor ALEXANDRE VOLPATTO, o objetivo da ação é garantir uma estrutura mínima para atender a população do extremo oeste catarinense. No processo, o Ministério Público pede que a justiça determine, liminarmente, que o estado de Santa Catarina implante em seis meses, no mínimo, 10 leitos de unidade de terapia intensiva neonatal no hospital Regional. Além disso, o promotor pediu que seja fixada multa de no mínimo dez mil reais por dia de descumprimento de sentença final. A ação foi ajuizada no final de abril e ainda não foi apreciada pela justiça.

A ação civil pública pela instalação de uma UTI Neonatal foi ajuizada em virtude da recorrente necessidade do Ministério Público ingressar com ações judiciais a fim de garantir vagas para bebês em hospitais da região. Ele explicou que atualmente há somente 18 leitos em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal em Chapecó e Xanxerê, cidades que ficam a mais de 120 quilômetros de distância de São Miguel Oeste. O promotor ALEXANDRE VOLPATTO acrescenta na ação que as UTI's de Chapecó e Xanxerê, encontram-se frequentemente superlotadas, havendo inclusive episódios nos quais não foi possível a entrada de novos pacientes. VOLPATTO relata, inclusive, a morte de um bebê ao ser transportado para ser internado em Chapecó. As causas da morte estão sob investigação.

A implantação de no mínimo 10 leitos de UTI neonatal no Hospital regional Terezinha Gaio Basso atenderia a demanda da população do Extremo-Oeste. A afirmação é do promotor ALEXANDRE VOLPATTO. Além disso, a medida poderia desafogar a grande lotação das UTI's de Chapecó e Xanxerê, gerando assim, benefícios para outros municípios da região. Na ação civil pública que pede uma UTI Neonatal no Hospital Regional, o promotor cita que com a estrutura atual, o estado de Santa Catarina garante vagas a somente zero vírgula 16 por cento dos nascidos na região do Grande Oeste. Na visão de VOLPATTO, esse número já é “suficiente para evidenciar a negligência do estado com a região oeste, bem como comprovar que não

estão sendo observadas as determinações legais referentes ao direito à vida e à saúde.

A Polícia Militar recuperou objetos furtados e apreendeu um adolescente na manhã desta segunda-feira no centro de Iporã do Oeste. Durante revista pessoal de um menor de idade, os policiais encontraram um notebook na mochila que ele carregava. O equipamento havia sido furtado no final de semana no Centro Integrado de Ensino Fundamental, o CIEF. O adolescente foi apreendido junto com o material furtado e encaminhado à delegacia de Iporã do Oeste. Na sexta feira, o mesmo adolescente havia sido abordado com uma chave da escola.

A Polícia Civil indiciou duas mulheres por furto e receptação de um telefone na cidade de Belmonte. O crime aconteceu em setembro do ano passado e o aparelho foi recuperado recentemente em São Miguel do Oeste. Uma mulher de 38 anos, que estava com o telefone, disse que comprou o equipamento de outra mulher de 23 anos. Segundo a Polícia Civil, a mulher que vendeu o celular foi indiciada pelo crime de furto, cuja pena pode chegar a quatro anos de prisão. Já a mulher que adquiriu o celular sem as devidas cautelas, foi indiciada por receptação culposa, com pena de até um ano de detenção. O celular será restituído a vítima.

Uma mulher ficou ferida em um acidente no começo da manhã de hoje na avenida Willy Barth. A colisão aconteceu por volta das sete e meia da manhã e envolveu uma moto Honda CG e um HB20. Uma das ocupantes da moto sofreu ferimentos aparentemente leves. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada pelos bombeiros ao Hospital Regional. As causas do acidente não foram divulgadas pela Polícia Militar e pela Polícia Rodoviária Federal que atenderam a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.