ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 04-06-2019 Terça-Feira

-SENADO APROVA MP DO PENTE FINO NO INSS HORAS ANTES DO PRAZO FINAL

-SANTA CATARINA TEM REDUÇÃO NO INDICE DE INADIMPLÊNCIA EM MAIO

-SECRETARIA DE TRANSPORTES E OBRAS PROGRAMA SERVIÇOS COM A MELHORA DO TEMPO

-PREFEITO DE DESCANSO PROTOCOLA PEDIDOS DE RECURSOS EM FLORIANÓPOLIS

-COMILP DE TUNÁPOLIS ORIENTA PRODUTORES SOBRE NORMATIVAS DO LEITE

-TESTE APONTA ACEITAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR POR ESTUDANTES DE IPORÃ DO OESTE

-PORTAL DA PEPERI REGISTRA MAIS DE 1,3 MILHÃO DE ACESSOS EM MAIO

-GINECOLOGISTA ORIENTA SOBRE IMPORTANCIA DOS EXAMES PREVENTIVOS

-ADOLESCENTE FICA FERIDO AO COLIDIR BICICLETA CONTRA PORTA DE VEÍCULO ABERTA

-POLÍCIA CIVIL RECUPERA CELULAR FURTADO E INDICIA DOIS POR FURTO E RECEPTAÇÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu ensolarado. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 27centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta terça-feira que espera alcançar um "acordo comercial muito substancial" com o Reino Unido após a saída dos britânicos da União Europeia. A declaração foi dada ao lado da primeira-ministra britânica, THERESA MAY, e de empresários britânicos e americanos neste segundo dia de visita de TRUMP a Londres. TRUMP também fez referência à saída de MAY do poder, que acontecerá na sexta-feira, e a parabenizou por ter feito um "trabalho fantástico".


Manifestantes foram às ruas de Londres para protestar contra a visita oficial do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, nesta terça-feira. Eles se concentraram na Trafalgar Square e próximo ao Parlamento. O balão inflável que representa TRUMP de fraldas, com um topete e com um celular na mão voltou a ser utilizado pelos manifestantes. O boneco, que ficou conhecido como "Baby Trump", causou polêmica na primeira viagem do norte-americano ao Reino Unido, em julho de 2018.


BORIS JOHNSON, candidato favorito para ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, prometeu nesta segunda-feira liderar a saída do país da União Europeia no dia 31 de outubro com ou sem um acordo de saída. A primeira-ministra, THERESA MAY, renunciará na sexta-feira, depois de fracassar em realizar o Brexit dentro do prazo inicialmente estabelecido. Ela deixa um país dividido e um Parlamento sem consenso sobre os caminhos adiante para a quinta maior economia do mundo. JOHNSON é o favorito nas casas de apostas para vencer a disputa para assumir o país em seu momento mais estratégico em décadas.



A produção industrial brasileira registrou em abril uma alta de zero vírgula três por cento na comparação com o mês imediatamente anterior. O dado foi divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Apesar da alta, o avançou foi insuficiente para recuperar a perda de um vírgula quatro por cento em março. Na comparação com abril do ano passado, a indústria registrou queda de três vírgula nove por cento. Trata-se do pior resultado para um mês de abril desde 2017, quando a indústria registrou alta de zero vírgula dois por cento ante março e queda de quatro e meio por cento ante o mesmo mês do ano anterior.


O Senado aprovou nesta segunda-feira, por 55 votos a 12 a medida provisória que cria dois programas de combate a fraudes na Previdência Social. De acordo com o governo, a MP tem potencial para gerar economia de cerca de 10 bilhões de reais por ano. A medida foi editada pelo presidente JAIR BOLSONARO em janeiro deste ano e aprovada na semana passada pela Câmara. Se não tivesse sido aprovada pelo Senado nesta segunda-feira, perderia a validade. A votação foi garantida a partir de uma mobilização do governo BOLSONARO para conseguir a presença de pelo menos 41 senadores na sessão desta segunda-feira, número necessário para iniciar o processo de votação.


O Ministério Público Federal denunciou o ex-senador ROMERO JUCÁ do MDB e SÉRGIO MACHADO, ex-presidente da Transpetro, por envolvimento em esquema de corrupção na subsidiária da Petrobrás. A informação foi divulgada pelo MPF nesta terça-feira. Segundo a denúncia do Ministério Público, a corrupção que gerou os pagamentos ilícitos ao ex-senador ocorreu em quatro contratos e sete aditivos celebrados entre a Galvão Engenharia e a Transpetro. A Galvão Engenharia, de acordo com o MPF, realizava o pagamento de propinas no percentual de cinco por cento do valor de todos os contratos da Transpetro a integrantes do MDB que faziam parte do núcleo que sustentava SÉRGIO MACHADO como presidente da subsidiária da Petrobras.


O anúncio do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, de taxar produtos mexicanos como forma de pressão para conter a imigração ilegal pode acelerar a abertura do México aos suínos de Santa Catarina. Essa é a avaliação do secretário de Agricultura do Estado, RICARDO DE GOUVÊA. Na semana passada, TRUMP afirmou que a taxação será de cinco por cento a partir de 10 de junho, com projeção de chegar a 25 por cento até outubro. O analista do setor de carnes da Epagri, ALEXANDRE GIEHL, também acredita que a imposição de taxas poderá gerar uma mudança de compras dos mexicanos. Nos primeiros quatro meses de 2019 Santa Catarina exportou cinco mil e 600 toneladas de frango para os mexicanos, o que representou uma queda de 51 por cento em relação ao ano passado.


O número de consumidores que deixaram de pagar contas ao longo do mês de maio caiu em Santa Catarina. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência, feita pela Fecomércio, mostram que o índice de inadimplência no período ficou em 15 por cento. Em abril, o total estava em 15 vírgula sete por cento. Se comparado com maio do ano passado, houve melhora. Há um ano, esse índice estava em 19 vírgula sete por cento. Do total de inadimplentes, oito por cento afirmaram que não terão condições de colocar os débitos em dia. Ao todo, a Fecomércio estima que 53 por cento dos consumidores do Estado possuem alguma dívida.


Santa Catarina registrou 12 casos de morte por gripe A em 2019 até a última sexta-feira. Com relação ao último boletim de Diretoria de Vigilância Epidemiológica, emitido na semana anterior, o número de mortes mais do que dobrou, já que eram cinco casos. Ainda de acordo com a Dive, o principal fator para o aumento de casos fatais é a queda de temperatura. O órgão esclarece que os sete novos casos podem não ter ocorrido no intervalo de uma semana, já que a confirmação laboratorial da doença pode levar até cinco dias. Em todos os casos, o paciente tinha alguma doença crônica.


-SECRETARIA DE TRANSPORTES E OBRAS PROGRAMA SERVIÇOS COM A MELHORA DO TEMPO

-PREFEITO DE DESCANSO PROTOCOLA PEDIDOS DE RECURSOS EM FLORIANÓPOLIS

-COMILP DE TUNÁPOLIS ORIENTA PRODUTORES SOBRE NORMATIVAS DO LEITE

-TESTE APONTA ACEITAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR POR ESTUDANTES DE IPORÃ DO OESTE

-PORTAL DA PEPERI REGISTRA MAIS DE 1,3 MILHÃO DE ACESSOS EM MAIO

-GINECOLOGISTA ORIENTA SOBRE IMPORTANCIA DOS EXAMES PREVENTIVOS


São João do Oeste investe quase 17 mil na compra de livros de literatura para escolas e biblioteca pública. A aquisição de 783 títulos contempla as escolas de ensino fundamental, infantil e creche, além da biblioteca pública municipal, que conta com o espaço do Cantinho da Leitura e também faz empréstimos de obras aos leitores. O município também investiu na assinatura de gibis da turma da Mônica para as escolas de ensino e biblioteca, que além dos almanaques da turma, também oferta gibis da turma da Mônica Jovem nos idiomas espanhol e inglês. O total investido com a assinatura dos gibis foi de mais de quatro mil 686 reais. As obras adquiridas por processo licitatório ficarão à disposição da comunidade a partir do momento que todas forem registradas no Sistema da Biblioteca, encapadas e costuradas. A secretaria de educação também encaminhou licitação para reforma e adequações na estrutura física da biblioteca.


Exposição da Festa da Fruta de Mondaí terá cerca de 45 animais entre gado de leite e de corte. Além disso, haverá também a exposição de pequenos animais. A décima sétima Festa da Fruta será realizada de 20 a 23 de junho. Segundo o presidente do legislativo e integrante da subcomissão da agricultura da feira, ELIZANDRO MAINARDI, o trabalho iniciou há vários meses com o convite aos agricultores para exposição de animais e a preparação do gado. Ele comenta que na semana passada foi realizada a primeira tosa, e esta semana os animais passam pelos exames. MAINARDI lembra que além da exposição, haverá também o seminário de bovinocultura leiteira e o julgamento das bezerras das raças holandesa e jersey no sábado, dia 22 de junho. Neste dia também serão realizadas palestras sobre fruticultura, fertilidade do solo e nutrição animal. O agricultor não terá custos com o transporte e a alimentação dos animais durante a feira.


Setcom abre inscrições para cursos de transporte escolar e transporte de passageiros. O supervisor regional do Setcom, HUGO WALTER, explica que os cursos iniciam já na sexta-feira, e as inscrições devem ser confirmadas no sindicato até quinta-feira. WALTER destaca que a procura por estes cursos esta grande, e somente neste ano, é a terceira turma que está sendo formada para atender a demanda. Na última semana o Setcom realizou o curso do MOP, sobre cargas perigosas e indivisíveis. O supervisor ressalta que a capacitação dos motoristas é um dos principais focos do sindicato, atendendo também as exigências da lei. Outro assunto de interesse dos motoristas, conforme WALTER, é o adesivo da RNTRC, que deixará de ser obrigatório a partir do dia 22 de junho. O registro na ANTT continuará sendo obrigatório, mas o adesivo não terá mais a necessidade. Como era colado na porta, havia pouca eficiência do adesivo que acabava danificado pela sujeira.


Em viagem a capital do estado na última semana, o prefeito de Descanso SADI BONAMIGO protocolou recursos e visitou gabinetes dos deputados. O prefeito destaca que a previsão confirmada pelo governador é que a partir do segundo semestre ocorra o repasse das emendas impositivas. BONAMIGO explica que são emendas garantidas pelos deputados no orçamento do estado, recurso que será distribuído entre os municípios. Ele lembra que a reivindicação para a liberação da verba é aos quatro deputados do Partido dos Trabalhadores, além dos demais que somaram votos na última eleição em Descanso. O prefeito enfatiza que também encaminhou ofício ao IMA, solicitando agilidade na liberação da licença ambiental para o início do funcionamento da unidade de tratamento de dejetos humanos na linha Campinas. A licença foi encaminhada há seis meses mas até o momento não houve retorno do instituto do meio ambiente.


Ainda em Florianópolis, o prefeito de Descanso tratou sobre o espaço para construção da Casa da Cultura, convênio firmado com a Caixa Econômica Federal, e que foi prorrogado pelo município não possuir a liberação do IMA para a licitação da obra. SADI BONAMIGO cita que na secretaria de estado da agricultura solicitou recursos para compra de combustível, tendo por finalidade atender os agricultores pelo programa Porteira Adentro. O prefeito considera que este é um dos melhores projetos da região para agricultura, mas precisa ser fomentado. Por meio do programa o agricultor é atendido com três horas de máquina para serviços com rolo compactador, retroescavadeira ou caçamba. BONAMIGO comenta que solicitou 100 mil reais para pagar despesas com combustível, já que o subsídio não é descontado do bônus agrícola. Ainda nesta secretaria o prefeito protocolou um pedido de um veículo para a Epagri, que ficou pendente do ano passado.


Secretaria de transportes e obras de Iporã do Oeste programa serviços no interior com a melhora do tempo. Conforme o secretário, MILTON WEBER, maio foi um mês complicado para os serviços a campo em função das frequentes chuvas. Com a melhora do tempo a partir desta semana, o secretário ressalta que a expectativa é que os serviços sigam dentro da normalidade. Mesmo com condições do tempo desfavoráveis, WEBER destaca que a equipe trabalhou no pátio da feira FAIC e nas proximidades do ginásio poliesportivo, além da limpeza das bocas de lobo e sarjetas. O secretário ressalta que a empresa terceirizada irá retornar hoje com as máquinas na linha Taquarussu, para amanhã retomar a sobras e terminar esse trecho. Na sequencia os trabalhos seguem para linha Preferido Alto.


Após dois meses do início dos trabalhos na estrada de Taquarussu, MILTON WEBER lembra o serviço que era de responsabilidade do setor foi concluído, com a colocação de tubos e detonação. O secretário cita que a detonação custa 54 reais o metro, valor que foi licitado, mas todo material detonado é utilizado em outros serviços. Ele comenta que levando em conta o número de caçambas de matéria prima utilizado, o custo final fica em 30 reais o metro. A secretaria de transportes e obras também trabalha na estrada de União da Serra a São Vendelino, na recuperação de buracos causados pelo excesso de chuvas. Outra equipe continua os serviços no pátio da feira.


Comissão define atrações da décima primeira edição da Semana Alemã. A programação ainda está sendo finalizada pelas subcomissões. A Deutsche Woche ocorre no período de 20 a 27 de julho. Segundo o coordenador, ANDRÉ KLUNK, encontros com as equipes de trabalho definem detalhes das atividades que serão desenvolvidas. A base será a programação do ano passado com diversas atrações culturais durante oito dias seguidos. KLUNK destaca a volta do concurso da piada que integra novamente a programação neste ano. Cita ainda novos artistas para show de humor, Noite Cultural e o Festival da Canção Alemã que terá maior mobilização para atrair interpretes. O coordenador diz que o evento demanda de amplo planejamento e envolve várias entidades culturais do município.


Envolvimento da população contribui para organização das diferentes atrações da Semana Alemã. ANDRÉ KLUNK aponta como exemplo o Show de Abertura que está sendo preparado com antecedência. O grupo envolvido realiza ensaio e preparativos para o espetáculo da noite de 20 de julho. Segundo o coordenador, o roteiro da Deutsche Woche inclui grandes atrações musicais e shows humorísticos sem causar muitas despesas ao público que prestigiar. Salienta que o financiamento não vem da população e sim de convênio com a prefeitura, patrocínio do comércio local e recursos das esferas estadual e federal, que chegam somente próximo ao evento. ANDRÉ KLUNK diz que será mantida a utilização da Sociedade Aliança, Ginásio Municipal de Esportes, Rua Santa Cruz no centro da cidade e Praça como locais de diferentes atrações.


Semana Alemã está consolidada como roteiro turístico. Para ANDRÉ KLUNK a projeção é otimista em termos de público. Cita também como destaque a Banda Chopão, no evento de encerramento em 27 de julho com presença confirmada de grupos folclóricos de várias regiões do Brasil. Segundo KLUNK a programação do dia 25, feriado municipal, será outro atrativo para grande público com o concurso da cuca e lingüiça e o retorno de concursos de chopp em metro e do serrote. O coordenador aponta a Semana Alemã como principal referência do turismo de eventos em São João do Oeste. Elogia a parceria forte que existe para enaltecer a cultura germânica visando gerar movimento no comércio local e retorno de impostos ao município.


Teste aponta aceitação da merenda escolar por estudantes de Iporã do Oeste. O teste é feito todos os anos, sempre em escola diferente, exceto na creche devido a pouca idade das crianças. A nutricionista da secretaria de educação, MARCIELI DAL BOSCO, explica o teste de aceitabilidade é uma das atribuições da profissional no que quis respeito a alimentação escolar. Ela esclarece que é um questionário respondido pelos estudantes sobre o lanche servido na merenda. Segundo a nutricionista, o teste é acompanhado e elaborado junto com o conselho da alimentação escolar. Este ano o teste ocorreu no CIER de linha Esperança. MARCIELI comenta que o teste foi aplicado em três dias diferentes. Os cardápios contemplaram o café com leite, introduzido este ano na merenda escolar, com aceitação de 81%. A polenta com carne moída, comida típica da região, teve aceitação de mais de 82%. Já a galinhada teve a melhor aprovação, mais de 95%.


O teste também identificou a porcentagem de alunos que consomem a alimentação escolar. A nutricionista MARCIELI DAL BOSCO comenta que na escola selecionada para receber o teste desta vez, o CIER de linha Esperança, foi verificado que um grande número de estudantes, principalmente do sexto ao oitavo ano, não consomem o lanche da merenda escolar. As opções são por algumas frutas ou lanches, mas a comida não tem tido boa aceitação. A nutricionista ressalta que será buscado diálogo com os estudantes para identificar o porque desta rejeição, já que os alimentos contribuem para o seu aprendizado, desenvolvimento, rendimento escolar, além da adoção de hábitos saudáveis. A profissional ressalta que a preocupação éa troca de alimentos saudáveis fornecidos pela escola por outros industrializados que são compradas. A merenda escolar tem como base frutas, hortaliças e carne de peixe fornecida pela agricultura familiar.


Comilp de Tunápolis orienta produtores sobre normativas do MAPA. As portarias 76 e 77 do Ministério da Agricultura entraram em vigor no começo deste mês e estabelecem os parâmetros do leite cru e industrial em todo o território brasileiro. De acordo com o administrador da Comilp, JANDIR WENSCHENFELDER, o objetivo das portarias é estabelecer controle mais rígido na produção do leite. Ele explica que com as novas exigências, a contagem bacteriana deve ser de no máximo 300 mil unidades formadoras, levando em conta a média geométrica dos últimos três meses que o produtor entregou a matéria prima. WENSCHENFELDER lembra que se dentro destes três meses a contagem for fora do limite estabelecido, o produtor poderá ainda se adequar, mas se ultrapassar esse período o leite não será mais carregado pela indústria.


A normativa também define o limite de 500 mil unidades por ML de leite de contagem de células somáticas, levando em conta a média dos últimos três meses. O administrador da Comilp também chama atenção para a temperatura que o agricultor deve observar no tanque onde o leite fica armazenado, que deve ser de no mínimo quatro graus no momento da recolha. A orientação é que o leite atinja os quatro graus em até três horas após ter sido colocado no tanque. JANDIR WENSCHENFELDER destaca que mesmo antes da normativa entrar em vigor, o agricultor sabia que precisava se adequar, e agora, caso isso não seja feito, será desligado da laticínios. O administrador avalia que o agricultor tem condições de se adequar, e a cooperativa disponibiliza assistência e orientação para isso. A normativa trata ainda da certificação de livre de brucelose e tuberculose, mas como o trabalho está em andamento, não é a prioridade das novas exigências.


Secretário de agricultura de Tunápolis não tem preocupação com normativas do leite. Para o secretário e agrônomo PEDRO BAUMGRATZ, os produtores da região facilmente se enquadram nas normativas, pois já produzem leite de alta qualidade. Salienta ainda que o Ministério da Agricultura emitiu normas complementares e criou um grupo de trabalho para avaliação em todo território nacional. Segundo o secretário, no momento não é possível atingir a meta de temperatura do leite com quatro graus na propriedades e apenas sete graus ao chegar no laticínio. BAUMGRTAZ diz que um dos fatores de qualidade é a higiene. Cita ainda a genética do rebanho que influencia no resultado. Aponta a raça Jersey como exemplo positivo em apresentar maior teor de gordura. Já a alimentação interfere dependendo do uso de pastagem e outros alimentos volumosos ou maior utilização de ração. O secretário avalia que frequentes casos de doenças demandam de medicação que pode influenciar na qualidade.


Portal da Peperi registra mais de 1,3 milhão de acessos em maio. O Portal da Peperi na internet fechou o mês de maio de 2019 com mais de um 1,3 milhão de acessos únicos. A informação foi apurada pelo Google Analytics, ferramenta oficial de monitoramento dos sites da Google. / O auge foi nos dias 30 e 31, com ampla recuperação do temporal que atingiu a região. Além de internautas brasileiros, o portal da Peperi também registrou acessos de países como Argentina, Paraguai, Estados Unidos e países da Europa. O número de visitas na página vem crescendo a cada mês com grande engajamento também dos internautas nas redes sociais. As dez cidades que mais acessaram o portal da Peperi nos últimos meses foram São Miguel do Oeste, Chapecó, SJCedro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Itapiranga, Maravilha, Iporã do Oeste, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Descanso e Porto Alegre.


Ginecologista afirma que a mulher deve dedicar mais tempo para cuidar da sua saúde e prevenir doenças. Segundo a ginecologista e obstetra da clínica Servmed de Iporã do Oeste, PATRÍCIA BARBOSA, a consulta anual é importante para realização dos exames de prevenção. Ela lembra que mesmo antes de iniciar a vida sexual, a jovem deve procurar orientação médica para falar sobre o uso de métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, e exames de prevenção. Entre estes exames, a ginecologista cita a mamografia, a ecografia, o preventivo do colo do útero e a ultrassonografia. PATRÍCIA ressalta que o cuidado maior com a prevenção se justifica principalmente devido ao aumento de 30% de casos de sífilis no país, uma doença sexualmente transmissível, e que pode indicar a presença também de HIV e HPV. A profissional lembra que a mulher se preocupa com tantos outros afazeres, e não deve deixar sua saúde de lado.


A profissional ginecologista orienta também sobre os cuidados que a mulher deve observar ao planejar ter filhos ou mesmo durante a gestação. PATRÍCIA BARBOSA explica que até os 35 anos a mulher tem as condições ideias para ter um filho, e a partir desta idade começa a enfrentar algumas dificuldades devido a perda da reserva dos ovários. Dos 35 aos 40 anos há maior risco de desenvolver doenças, como diabetes gestacional, pré-eclampsia, doença caracterizada pela pressão arterial elevada, proteína na urina, inchaço nas pernas e retenção de líquido, e o hipotiroidismo. Em função disso, a ginecologista reforça a importância da mulher realizar os exames preventivos antes de engravidar. O mesmo cuidado também deve ser adotado pelo parceiro, com a realização de exames para evitar qualquer problema a gestante e ao bebe.


-ADOLESCENTE FICA FERIDO AO COLIDIR BICICLETA CONTRA PORTA DE VEÍCULO ABERTA

-POLÍCIA CIVIL RECUPERA CELULAR FURTADO E INDICIA DOIS POR FURTO E RECEPTAÇÃO


Acidente deixa motociclista e passageira feridos em SMOeste. Uma colisão lateral envolvendo uma motocicleta, emplacada em Foz do Iguaçu, e um HB20, emplacado em São Miguel do Oeste, deixou pelo menos dois feridos nesta manhã. A ocorrência foi registrada por volta das sete horas e 40 minutos desta terça-feira na Willy Barth, em frente à Rodomac. Segundo a Polícia Militar, a colisão aconteceu no momento em que a condutora do HB20 trocaria de faixa. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou os dois ocupantes da motocicleta ao Hospital Regional com escoriações nos pés e nas pernas.


Polícia Civil recupera bateria de carro furtada em Riqueza. A bateria automotiva furtada de uma empresa do município foi recuperada na tarde de ontem pela polícia civil de Riqueza. O furto ocorreu no dia 19 de maio, por volta das 21 horas. Durante a investigação, foram identificados pela polícia três autores do crime e foi recuperado o objeto. O inquérito policial será encaminhado ao Poder Judiciário. A Polícia Civil adverte que a compra de objetos e bens de origem duvidosa pode caracterizar crime de receptação.


Polícia Militar apreende adolescente com objetos furtados em escola de Iporã do Oeste. A ocorrência foi atendida pela PM por volta das 10 horas de ontem, na avenida Gustavo Fetter. A guarnição foi informada da atitude suspeita de um jovem que portava uma mochila e que estaria tentando vender um notebook. O adolescente foi abordado, com ele a PM encontrou um notebook de propriedade da escola municipal CIEF, duas caixinhas de som de computador, dois celulares da marca Samsung e outro da marca Pixi, uma calculadora, um JBL da cor vermelha, um mouse, diversos lápis de cor e régua, dois carregadores de celular, perfumes e 175 reais em dinheiro. O menor relatou ter comprado o notebook e o restante seria de sua propriedade. A PM acionou o conselho tutelar e os materiais foram apreendidos. Ainda na sexta feira, o mesmo adolescente havia sido abordado com uma chave da escola. Na oportunidade, a chave foi apreendida.


Adolescente sofre queda de bicicleta após colidir contra porta de veículo aberta no centro de Cunha Porã. O acidente ocorreu próximo às 14 horas de ontem, na rua Moura Brasil, centro de Cunha Porã. Os bombeiros atenderam um adolescente de 14 anos, que sofreu uma queda com sua bicicleta. Ele estava consciente e orientado, sentado no acostamento da via pública. O menor relatava dores na perna direita, onde apresentava um ferimento corte contuso de aproximadamente 10 centímetros com exposição óssea na região da tíbia, mas sem suspeitas de fratura. O adolescente relatou aos socorristas que sofreu a queda após colidir a bicicleta contra a porta de um Fox de Cunha Porã, que foi aberta no momento em que ele passava ao lado do veiculo. Após atendimento a vítima foi conduzida ao hospital de Cunha Porã.


Polícia Civil de Belmonte recupera celular furtado em setembro de 2018. No dia de 10 de setembro de 2018 foi furtado de um veículo, na cidade de Belmonte, um celular marca LG, modelo K4, avaliado em 688 reais. A Polícia Civil realizou buscas e recuperou o aparelho na cidade de SMOeste. Uma mulher de 38 anos estava na posse do celular e alegou ter adquirido o aparelho. Ela ainda indicou a responsável pela venda.Segundo a polícia civil, a mulher que vendeu o celular, uma jovem de 23 anos, foi indiciada pelo crime de furto, cuja pena pode chegar a quatro anos de prisão. Já a mulher que adquiriu o celular sem as devidas cautelas, foi indiciada por receptação culposa, com pena de até um ano de detenção. O celular será restituído a vítima. A Polícia Civil lembra que a aquisição de qualquer produto que não tenha origem lícita, ou seja, sem notas fiscais ou com valores abaixo do mercado, pode representar crime de receptação, e incentivar furtos e roubos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.