ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 04/06/2019

-SENADO APROVA MP DO PENTE FINO NO INSS HORAS ANTES DO PRAZO FINAL
-SANTA CATARINA TEM REDUÇÃO NO ÍNDICE DE INADIMPLÊNCIA EM MAIO
-CRAS REGISTRA AUMENTO NA ADESÃO DE PARTICIPANTES NOS GRUPOS OFERECIDOS
-MENORES ACOLHIDOS NO LAR APRISCO AGUARDAM PELA ADOÇÃO
-PORTAL PEPERI ATINGIU UM MILHÃO E 300 MIL ACESSOS EM MAIO
-RECOLHA DE RECICLÁVEIS MARCARÁ O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
-CHUVA ACIMA DA MÉDIA GERA PREJUÍZO EM LAVOURAS DE MILHO, SOJA E FEIJÃO
-PRINCESA LANÇA EDITAL PARA CONCURSO PÚBLICO
-PM APREENDE ADOLESCENTE COM PRODUTOS FURTADO EM ESCOLA
-MOTOCICLISTA E CARONEIRA FICAM FERIDOS EM COLISÃO SEGUIDA DE QUEDA

O tempo é ensolarado no Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de céu ensolarado. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 27 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta terça-feira que espera alcançar um "acordo comercial muito substancial" com o Reino Unido após a saída dos britânicos da União Europeia. A declaração foi dada ao lado da primeira-ministra britânica, THERESA MAY, e de empresários britânicos e americanos neste segundo dia de visita de TRUMP a Londres. TRUMP também fez referência à saída de MAY do poder, que acontecerá na sexta-feira, e a parabenizou por ter feito um "trabalho fantástico".

Manifestantes foram às ruas de Londres para protestar contra a visita oficial do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, nesta terça-feira. Eles se concentraram na Trafalgar Square e próximo ao Parlamento. O balão inflável que representa TRUMP de fraldas, com um topete e com um celular na mão voltou a ser utilizado pelos manifestantes. O boneco, que ficou conhecido como "Baby Trump", causou polêmica na primeira viagem do norte-americano ao Reino Unido, em julho de 2018.

BORIS JOHNSON, candidato favorito para ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, prometeu nesta segunda-feira liderar a saída do país da União Europeia no dia 31 de outubro com ou sem um acordo de saída. A primeira-ministra, THERESA MAY, renunciará na sexta-feira, depois de fracassar em realizar o Brexit dentro do prazo inicialmente estabelecido. Ela deixa um país dividido e um Parlamento sem consenso sobre os caminhos adiante para a quinta maior economia do mundo. JOHNSON é o favorito nas casas de apostas para vencer a disputa para assumir o país em seu momento mais estratégico em décadas.

A produção industrial brasileira registrou em abril uma alta de zero vírgula três por cento na comparação com o mês imediatamente anterior. O dado foi divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Apesar da alta, o avançou foi insuficiente para recuperar a perda de um vírgula quatro por cento em março. Na comparação com abril do ano passado, a indústria registrou queda de três vírgula nove por cento. Trata-se do pior resultado para um mês de abril desde 2017, quando a indústria registrou alta de zero vírgula dois por cento ante março e queda de quatro e meio por cento ante o mesmo mês do ano anterior.

O Senado aprovou nesta segunda-feira, por 55 votos a 12 a medida provisória que cria dois programas de combate a fraudes na Previdência Social. De acordo com o governo, a MP tem potencial para gerar economia de cerca de 10 bilhões de reais por ano. A medida foi editada pelo presidente JAIR BOLSONARO em janeiro deste ano e aprovada na semana passada pela Câmara. Se não tivesse sido aprovada pelo Senado nesta segunda-feira, perderia a validade. A votação foi garantida a partir de uma mobilização do governo BOLSONARO para conseguir a presença de pelo menos 41 senadores na sessão desta segunda-feira, número necessário para iniciar o processo de votação.

O Ministério Público Federal denunciou o ex-senador ROMERO JUCÁ do MDB e SÉRGIO MACHADO, ex-presidente da Transpetro, por envolvimento em esquema de corrupção na subsidiária da Petrobrás. A informação foi divulgada pelo MPF nesta terça-feira. Segundo a denúncia do Ministério Público, a corrupção que gerou os pagamentos ilícitos ao ex-senador ocorreu em quatro contratos e sete aditivos celebrados entre a Galvão Engenharia e a Transpetro. A Galvão Engenharia, de acordo com o MPF, realizava o pagamento de propinas no percentual de cinco por cento do valor de todos os contratos da Transpetro a integrantes do MDB que faziam parte do núcleo que sustentava SÉRGIO MACHADO como presidente da subsidiária da Petrobras.

O anúncio do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, de taxar produtos mexicanos como forma de pressão para conter a imigração ilegal pode acelerar a abertura do México aos suínos de Santa Catarina. Essa é a avaliação do secretário de Agricultura do Estado, RICARDO DE GOUVÊA. Na semana passada, TRUMP afirmou que a taxação será de cinco por cento a partir de 10 de junho, com projeção de chegar a 25 por cento até outubro. O analista do setor de carnes da Epagri, ALEXANDRE GIEHL, também acredita que a imposição de taxas poderá gerar uma mudança de compras dos mexicanos. Nos primeiros quatro meses de 2019 Santa Catarina exportou cinco mil e 600 toneladas de frango para os mexicanos, o que representou uma queda de 51 por cento em relação ao ano passado.

O número de consumidores que deixaram de pagar contas ao longo do mês de maio caiu em Santa Catarina. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência, feita pela Fecomércio, mostram que o índice de inadimplência no período ficou em 15 por cento. Em abril, o total estava em 15 vírgula sete por cento. Se comparado com maio do ano passado, houve melhora. Há um ano, esse índice estava em 19 vírgula sete por cento. Do total de inadimplentes, oito por cento afirmaram que não terão condições de colocar os débitos em dia. Ao todo, a Fecomércio estima que 53 por cento dos consumidores do Estado possuem alguma dívida.

Santa Catarina registrou 12 casos de morte por gripe A em 2019 até a última sexta-feira. Com relação ao último boletim de Diretoria de Vigilância Epidemiológica, emitido na semana anterior, o número de mortes mais do que dobrou, já que eram cinco casos. Ainda de acordo com a Dive, o principal fator para o aumento de casos fatais é a queda de temperatura. O órgão esclarece que os sete novos casos podem não ter ocorrido no intervalo de uma semana, já que a confirmação laboratorial da doença pode levar até cinco dias. Em todos os casos, o paciente tinha alguma doença crônica.

Cras registra aumento na adesão de participantes nos grupos oferecidos. A psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social em SJCedro, SILVIA NARDI comenta que nos últimos dias muitas pessoas tem procurado informações para ingressar nos grupos que ocorrem na cidade, Padre Réus, Linha Peperi, Mariflor e em São Mateus. Durante os encontros, que atingem diversas faixas etárias, há orientações com diferentes temáticas. São abordados assuntos da atualidade como alcoolismo, drogas e suicídio, com rodas de conversa, interação, perguntas e respostas. Também são intercaladas atividades de artesanato e oferta de cursos gratuitos. A psicóloga explica que os grupos iniciam eram 2013 com poucas pessoas e agora a média é de 30 participantes por encontro. SILVIA informou ainda que com a saída da assistente social DANIELA OLIVEIRA, o substituto EDSON FINGER, que estava lotado na proteção especial, assumiu a função e auxilia no trabalho com grupos e também assistências individuais.

Menores acolhidos no Lar Aprisco de SJCedro aguardam pela adoção. Conforme a coordenadora da entidade, NEMORA PAULA SPILLMANN a Aprisco tem contribuído para adoções das crianças e adolescentes, retornos à família de origem e inclusões em família extensa, bem como, desligamentos por maioridade. A prioridade é que as crianças voltem para as famílias após resolução do caso, em parceria com a rede de apoio. Caso não seja possível, é tentado vinculo com um familiar próximo, mas, caso também não seja possível, a criança poderá ser encaminhada para adoção. Ela afirma que há grupos de três irmãs com 9, 10 e 15 anos que estão disponíveis para adoção atualmente, assim como dois adolescentes com 13 e outro com 14 anos. Os demais acolhidos ainda estão com processos em tramitação na justiça. A coordenadora lembra que os interessados que estão no cadastro nacional, na maioria, optam por crianças de zero a três anos, dificultando adoção tardia. NEMORA revela que nos últimos seis anos houve três processos exitosos. Um bebê de dois meses e duas crianças, ambas com oito anos, foram adotadas e estão com novas famílias. Os cadastros podem ser feitos com as assistentes sociais dos fóruns onde são repassadas orientações sobre os critérios e os cursos oferecidos aos candidatos.

Portal da Peperi registra mais de um milhão e trezentos mil acessos em maio. O Portal da Peperi na internet fechou o mês de maio de 2019 com mais de um 1,3 milhão de acessos únicos. A informação foi apurada pelo Google Analytics, ferramenta oficial de monitoramento dos sites da Google.O auge foi nos dias 30 e 31, com ampla recuperação do temporal que atingiu a região. Além de internautas brasileiros, o portal da Peperi também registrou acessos de países como Argentina, Paraguai, Estados Unidos e países da Europa. O número de visitas na página vem crescendo a cada mês com grande engajamento também dos internautas nas redes sociais. As dez cidades que mais acessaram o portal da Peperi nos últimos meses foram São Miguel do Oeste, Chapecó, SJCedro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Itapiranga, Maravilha, Iporã do Oeste, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Descanso e Porto Alegre.

Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Guarujá do Sul retoma atividades com grupos. De acordo com o secretário de Saúde VOLNEI GOSSLER, as atividades em grupo do Nasf foram retomadas e os profissionais fizeram uma visita ao Núcleo que funciona em Dionísio Cerqueira para uma troca de experiências. O Grupo da Coluna iniciou suas atividades hoje pela manhã e os encontros serão realizados todas as terças-feiras às 8 horas e 30 minutos no Centro dos Idosos. Para participar é preciso apresentar encaminhamento e exames médicos. Já o grupo Corpo e Mente irá iniciar suas atividades no dia 13 de junho, às 14 horas, na sala de grupos do Nasf. Além disso, estão abertas as inscrições para mais um Grupo de Combate ao Tabagismo. O objetivo é auxiliar quem deseja parar de fumar. A inscrição deve ser feita na Unidade Básica de Saúde.

A Agência regional do IBGE já está trabalhando na atualização do cadastro de endereço. A informação é do chefe do escritório, CLAUDIO RADKE JUNIOR. Segundo ele, a atualização iniciou em abril e os dados servirão como referência para a coleta do censo. O coordenador comentou que outro serviço que a agência está realizando é quanto a análise dos mapas dos municípios que compõe a região Extremo Oeste catarinense. Ele explicou que esse é um trabalho paralelo que os profissionais vem realizando. A partir deste mês os trabalhos do IBGE na região deverão ser mais intensos. RADKE JUNIOR explicou que isso deve ocorrer visto que alguns municípios já finalizaram esse procedimento e já estão aptos a iniciar o trabalho de listagem.Ele acredita que a partir de junho os trabalhos sejam expandidos. CLAUDIO destacou que o trabalho é discreto, porém é de extrema importância que a população auxilie os profissionais no que for preciso.

A coleta de todos os dados deve ser concluída na região até o final deste ano. A expectativa é do chefe da agência local do IBGE, CLAUDIO RADKE JUNIOR. Ele lembrou que o trabalho é realizado em todo o país abrangendo cerca de 70 milhões de domicílios. O servidor do IBGE destacou que a data limite para conclusão do trabalho é março de 2020. O profissional lembrou que o último censo foi em 2010. RADKE JUNIOR lamentou o fato de neste ano o governo reduzir o questionário. Ele disse que com essa redução a precisão das informações não será do mesmo nível do último censo. As visitas em SJCedro pelos agentes do instituto começam na semana que vem, possivelmente na quarta-feira. Já em Guarujá do Sul a previsão é que os questionários preliminares começam na semana do dia 24.

Município terá atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A Secretaria de Agricultura de Guaraciaba em parceria com o LEO Cube e a escola Sara Castelhano Kleinkauf, realiza amanhã uma campanha de recolha de lixo eletrônico, papel e plástico. Conforme o secretário da agricultura SÉRGIO THALHEIRMER, o ponto de coleta será o educandário e na oportunidade cada morador que levar os itens para descarte ganhará uma muda de árvore nativa do Viveiro Municipal, Nesta edição não serão recolhidas lâmpadas. Nas últimas duas campanhas mais de quatro toneladas de eletrônicos foram destinadas de forma correta. THALHEIRMER destaca que o objetivo é descartar de forma correta os itens eletrônicos, pois o deposito incorreto pode fazer com que as substâncias que compõe os aparelhos tornam-se agressivas para a natureza, uma vez que eles contêm chumbo, mercúrio, berílio, e demais substâncias químicas que podem causar prejuízos no solo e na água.

Prefeitura de SJCedro trabalha em parceria com a Lotérica e Caixa Econômica para facilitar o pagamento da primeira parcela e cota única do IPTU 2019.De acordo com a Secretária da Fazenda VERA COSTA, neste sábado a Lotérica Cedrense estará atendendo das 07 às 16 horas sem fechar ao meio dia. O objetivo dessa parceria, é evitar as longas filas de espera na segunda-feira, dia 10, que é o dia que vence a primeira parcela do IPTU e também a cota única. Ela lembra que são mais de 5 mil e 600 contribuintes que precisam quitar as guias e por isso o horário diferenciado vai facilitar o pagamento.

Gerência regional da Cidasc aponta conquistas e desafios do estado após 12 anos de área livre de febre aftosa sem vacinação. O último foco de febre aftosa no estado foi registrado em 1993 e a partir de 2000 foi suspensa a vacinação contra a doença. Em 25 de maio de 2007 representantes do Governo do Estado compareceram à Assembleia Mundial da OIE, onde receberam o certificado que fez do estado a única zona livre de febre aftosa sem vacinação do Brasil. Conforme a gerente regional da Cidasc, MANUELA DA ROCHA,o certificado é resultado do esforço dos agricultores, da iniciativa privada, e do governo do estado, que fizeram de Santa Catarina uma referência em saúde animal, e defesa agropecuária. Ela informa que para manter o status sanitário a Cidasc mantém 63 barreiras sanitárias fixas nas divisas com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina, com o objetivo de controlar e fiscalizar a entrada e a saída de animais e produtos agropecuários.

Fiscalização também objetiva garantir que todo o rebanho seja identificado e rastreado. A informação é da gerente regional da Cidasc, MANUELA ROCHA. Segundo ela, os agricultores precisam ser parceiros e envolvidos no processo de brincagem que visa cadastrar os animais. Ela explica que, como a vacinação contra aftosa é proibida no território catarinense, também fica proibida a entrada de bovinos de outros estados, que utilizam a vacinação. A gerente comenta que é mantido um sistema permanente de vigilância para demonstrar a ausência do vírus da febre aftosa. A Cidasc realiza inspeções clínicas e estudos sorológicos no rebanho para comprovar a ausência do vírus. Desde a suspensão da vacina Santa Catarina se tornou o maior exportador de carne de frango do país, o maior produtor de suínos e o quarto maior produtor de leite. A gerente destaca que em 2006, um ano antes da certificação, o estado exportava 184 mil toneladas de carne suína, com faturamento de 310 milhões. Já em 2018, esse número foi de mais de 326 mil toneladas, o que em valores representou 608 milhões de reais, um aumento de quase 75% na quantidade de carne e mais de 96% de acréscimo na arrecadação.

Equipe de obras de SJCedro trabalhou apenas dois dias nas últimas semanas em decorrência da umidade e chuvas. O secretário VOLNEI DALLO lamenta que devido a quantidade de dias chuvosos o trabalho tenha atrasado, mas, observa que o clima é comum para época e por isso são feitos trabalhos emergenciais sempre que o sol retorna. Ele afirma que as máquinas permanecem na região de São Vendelino há mais de trinta dias e expectativa é de que com a trégua desta semana os trabalhos sejam retomados. Apesar de as condições climáticas não terem sido favoráveis ao trabalho da Secretaria de Transportes e Obras, DALLO assinala que de uma forma geral as condições de trafegabilidade são boas nas estradas de São José do Cedro. Há alguns estragos na costa da Linha Peperi e da região do Assentamento. As máquinas devem chegar às comunidades assim que forem concluídos os reparos na linha São Luís.

Chuvas acima da média geram prejuízos em lavouras da região. Segundo o extensionista da Epagri em SJCedro, ELMAR HENTZ, um dos reflexos causados pelo excesso de chuvas é na perda de solo pela erosão devido a ausência de cobertura. Ele explica que por causa da falta de conservação o solo não consegue absorver toda água e acaba escorrendo, junto com a terra, para o leito dos rios e estradas. Quanto às culturas, o técnico agrícola comenta que houve propriedades que perderam até cem por cento do feijão plantado. Em várias áreas o grão brotou devido à umidade, não servindo mais para consumo humano, sobrando para produção de ração. A safrinha de soja que estava em fase de colheita também registrou inúmeros danos com perda do valor comercial. Além disso, o grão também registra perda de qualidade para alimentação do animal. Outro caso é do milho safrinha para lavouras que tiveram cultivo mais tarde. Houve registro de doenças como a ferrugem, queda da planta devido aos ventos e perda de qualidade.

Alimentação do rebanho leiteiro também acaba prejudicada pelas chuvas. O extensionista da Epagri de SJCedro, ELMAR HENTZ lembra que muitas propriedades tem a pastagem de inverno plantada, mas, o excesso de umidade dificulta o manejo do gado nestas áreas. A falta do sol fez com que as plantas tivessem um crescimento rápido, mas, sem o devido desenvolvimento, sendo muito fracas. Ele destacou que dos 31 dias de maio houve registro de chuva em 18 deles no Extremo Oeste. Apesar das previsões antecipadas não houve como prevenir os prejuízos com as intempéries climáticas. Há previsão de uma redução na produtividade leiteira devido as perdas na pastagem. HENTZ salienta que não havia previsão do uso da silagem já neste período que antecede o inverno, porém, a escassez de alimento vai obrigar alguns produtores a antecipar o uso do complemento. Com isso pode ocorrer o encarecimento da produção, já que os custos para produção da silagem são mais altos que a alimentação com pasto.

Município de Princesa lança edital de concurso público. A informação é do prefeito EDILSON VOLKWEIS. De acordo com ele o edital do concurso, organizado pela Ameosc, está disponível no site da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e da prefeitura de Princesa. O concurso público prevê uma vaga de enfermeiro, uma vaga de engenheiro civil, uma vaga de fonoaudiólogo e uma vaga de professor de Educação Física. As vagas que não exigem ensino superior são: monitor de creche, técnico em enfermagem, agente operacional de serviços, auxiliar de serviços gerais, agente de combate a endemias e agente de apoio operacional. O salário base ofertado varia de 738 a 4 mil 228 reais e a carga horária a ser cumprida é de 10 a 40 horas semanais. Segundo o edital, as inscrições para o concurso público poderão ser feitas até 28 de junho e valor da taxa varia de 60,00 a 120 reais. A prova será aplicada no dia três de agosto.

Câmara de SJCedro recebe quatro projetos para avaliação e votação. Na sessão de ontem a líder do governo, MÁRCIA DEMOSSI explicou as quatro matérias, sendo uma aprovada em primeira votação devido ao regime de urgência e acordo das bancadas.O objetivo deste projeto é criar as condições orçamentárias para aquisição de um veículo avaliado em 62 mil reais para a Secretaria da Educação. Ela explicou que este carro será usado pela Administração e pela equipe pedagógica em deslocamento as unidades escolares, quando em serviço de orientação, planejamento e auxílio. Outras matérias que ingressaram e seguem em análise preveem alteração na carga horária do cargo de técnico em segurança do trabalho. Outro versa sobre um termo de fomento com grupo germânico de danças Himmelblau para renovação dos trajes. O valor é cerca de 8 mil e 500 reais e a justificativa é que a entidade representa o município em vários eventos oficiais. O último texto prevê autorização para recebimento de materiais elétricos de uma empresa para que a administração possa usar em consertos em repartições públicas como interruptores, tomadas, módulos, placas, dentre outros.

Polícia Militar apreende adolescente com objetos furtados em escola de Iporã do Oeste. O fato ocorreu na manhã desta segunda-feira, em uma escola e a Polícia Militar foi acionada para averiguar um adolescente em atitude suspeita. Durante revista pessoal foi encontrado na mochila do menor um notebook. Após diligências, foi constatado pela PM que o equipamento eletrônico havia sido furtado no final de semana no Centro Integrado de Ensino Fundamental. O adolescente foi apreendido junto com o material furtado e encaminhado à delegacia de Iporã do Oeste. Ainda na sexta feira, o mesmo adolescente havia sido abordado com uma chave da escola. Na oportunidade, a chave foi apreendida.

Polícia Civil recupera smartphone furtado em setembro passado. No dia de 10 de dezembro de 2018 ocorreu um furto em veículo na cidade de Belmonte, ocasião em que foi subtraído um aparelho smartphone marca LG avaliado em cerca de 700 reais. A Polícia Civil realizou diversas diligências e logrou êxito em recuperar o aparelho na cidade de São Miguel do Oeste. Uma mulher de 38 anos estava na posse e alegou ter adquirido o aparelho e indicou a responsável pela venda. A mulher que vendeu o celular, 23 anos, foi indiciada pelo crime de furto, cuja pena pode chegar a quatro anos de prisão, enquanto a aquela que adquiriu o celular sem as devidas cautelas, foi indiciada por receptação culposa, com pena de até um ano de detenção.O celular será restituído a vítima. A Polícia Civil lembra que a aquisição de qualquer produto que não tenha origem lícita, sem notas fiscais ou com valores abaixo do mercado, poderá incorrer no crime de receptação.

Acidente deixa motociclista e passageira feridos em SMOeste. Uma colisão lateral envolvendo uma motocicleta, emplacada em Foz do Iguaçu, e um Hyundai HB20, emplacado em São Miguel do Oeste, deixou pelo menos dois feridos nesta manhã. A ocorrência foi registrada por volta das 7h40 desta terça-feira na Willy Barth, em frente à Rodomac. Segundo a Polícia Militar, a colisão aconteceu no momento em que a condutora do HB20 trocaria de faixa. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou os dois ocupantes da motocicleta ao Hospital Regional com escoriações nos pés e nas pernas.

Homem é preso após ameaçar a própria mãe na residência em Guarujá do Sul. O caso foi registrado por volta das 23 horas de ontem, na Rua Reinoldo Otavio Diehlt, na Vila Sulina. A guarnição foi acionada para deslocar no endereço onde uma mulher de 61 anos estava tentando controlar seu filho que estava quebrando as coisas dentro de casa. De imediato a guarnição deslocou à residência e fez contato com a vítima. Ela confirmou os fatos e contou que o filho de 29 anos estava embriagado e brigando dentro da casa. O homem foi encontrado alterado e gritando bastante. A mulher decidiu representar contra o filho que foi preso e enquadrado na Lei Maria da Penha devido a violência doméstica praticada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.