ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 04/06/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu ensolarado. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos .... . Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 27 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta terça-feira que espera alcançar um "acordo comercial muito substancial" com o Reino Unido após a saída dos britânicos da União Europeia. A declaração foi dada ao lado da primeira-ministra britânica, THERESA MAY, e de empresários britânicos e americanos neste segundo dia de visita de TRUMP a Londres. TRUMP também fez referência à saída de MAY do poder, que acontecerá na sexta-feira, e a parabenizou por ter feito um "trabalho fantástico".

Manifestantes foram às ruas de Londres para protestar contra a visita oficial do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, nesta terça-feira. Eles se concentraram na Trafalgar Square e próximo ao Parlamento. O balão inflável que representa TRUMP de fraldas, com um topete e com um celular na mão voltou a ser utilizado pelos manifestantes. O boneco, que ficou conhecido como "Baby Trump", causou polêmica na primeira viagem do norte-americano ao Reino Unido, em julho de 2018.

BORIS JOHNSON, candidato favorito para ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, prometeu nesta segunda-feira liderar a saída do país da União Europeia no dia 31 de outubro com ou sem um acordo de saída. A primeira-ministra, THERESA MAY, renunciará na sexta-feira, depois de fracassar em realizar o Brexit dentro do prazo inicialmente estabelecido. Ela deixa um país dividido e um Parlamento sem consenso sobre os caminhos adiante para a quinta maior economia do mundo. JOHNSON é o favorito nas casas de apostas para vencer a disputa para assumir o país em seu momento mais estratégico em décadas.

A produção industrial brasileira registrou em abril uma alta de zero vírgula três por cento na comparação com o mês imediatamente anterior. O dado foi divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Apesar da alta, o avançou foi insuficiente para recuperar a perda de um vírgula quatro por cento em março. Na comparação com abril do ano passado, a indústria registrou queda de três vírgula nove por cento. Trata-se do pior resultado para um mês de abril desde 2017, quando a indústria registrou alta de zero vírgula dois por cento ante março e queda de quatro e meio por cento ante o mesmo mês do ano anterior.

O Senado aprovou nesta segunda-feira, por 55 votos a 12 a medida provisória que cria dois programas de combate a fraudes na Previdência Social. De acordo com o governo, a MP tem potencial para gerar economia de cerca de 10 bilhões de reais por ano. A medida foi editada pelo presidente JAIR BOLSONARO em janeiro deste ano e aprovada na semana passada pela Câmara. Se não tivesse sido aprovada pelo Senado nesta segunda-feira, perderia a validade. A votação foi garantida a partir de uma mobilização do governo BOLSONARO para conseguir a presença de pelo menos 41 senadores na sessão desta segunda-feira, número necessário para iniciar o processo de votação.

O Ministério Público Federal denunciou o ex-senador ROMERO JUCÁ do MDB e SÉRGIO MACHADO, ex-presidente da Transpetro, por envolvimento em esquema de corrupção na subsidiária da Petrobrás. A informação foi divulgada pelo MPF nesta terça-feira. Segundo a denúncia do Ministério Público, a corrupção que gerou os pagamentos ilícitos ao ex-senador ocorreu em quatro contratos e sete aditivos celebrados entre a Galvão Engenharia e a Transpetro. A Galvão Engenharia, de acordo com o MPF, realizava o pagamento de propinas no percentual de cinco por cento do valor de todos os contratos da Transpetro a integrantes do MDB que faziam parte do núcleo que sustentava SÉRGIO MACHADO como presidente da subsidiária da Petrobras.

O anúncio do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, de taxar produtos mexicanos como forma de pressão para conter a imigração ilegal pode acelerar a abertura do México aos suínos de Santa Catarina. Essa é a avaliação do secretário de Agricultura do Estado, RICARDO DE GOUVÊA. Na semana passada, TRUMP afirmou que a taxação será de cinco por cento a partir de 10 de junho, com projeção de chegar a 25 por cento até outubro. O analista do setor de carnes da Epagri, ALEXANDRE GIEHL, também acredita que a imposição de taxas poderá gerar uma mudança de compras dos mexicanos. Nos primeiros quatro meses de 2019 Santa Catarina exportou cinco mil e 600 toneladas de frango para os mexicanos, o que representou uma queda de 51 por cento em relação ao ano passado.

O número de consumidores que deixaram de pagar contas ao longo do mês de maio caiu em Santa Catarina. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência, feita pela Fecomércio, mostram que o índice de inadimplência no período ficou em 15 por cento. Em abril, o total estava em 15 vírgula sete por cento. Se comparado com maio do ano passado, houve melhora. Há um ano, esse índice estava em 19 vírgula sete por cento. Do total de inadimplentes, oito por cento afirmaram que não terão condições de colocar os débitos em dia. Ao todo, a Fecomércio estima que 53 por cento dos consumidores do Estado possuem alguma dívida.

Santa Catarina registrou 12 casos de morte por gripe A em 2019 até a última sexta-feira. Com relação ao último boletim de Diretoria de Vigilância Epidemiológica, emitido na semana anterior, o número de mortes mais do que dobrou, já que eram cinco casos. Ainda de acordo com a Dive, o principal fator para o aumento de casos fatais é a queda de temperatura. O órgão esclarece que os sete novos casos podem não ter ocorrido no intervalo de uma semana, já que a confirmação laboratorial da doença pode levar até cinco dias. Em todos os casos, o paciente tinha alguma doença crônica.

Portal da Peperi registra mais de 1,3 milhão de acessos em maio. O Portal da Peperi na internet fechou o mês de maio de 2019 com mais de um 1,3 milhão de acessos únicos. A informação foi apurada pelo Google Analytics, ferramenta oficial de monitoramento dos sites da Google. O auge foi nos dias 30 e 31, com ampla recuperação do temporal que atingiu a região. Além de internautas brasileiros, o portal da Peperi também registrou acessos de países como Argentina, Paraguai, Estados Unidos e países da Europa.

Número de visitas na página vem crescendo a cada mês com grande engajamento também dos internautas nas redes sociais. As dez cidades que mais acessaram o portal da Peperi nos últimos meses foram: São Miguel do Oeste, Chapecó, São José do Cedro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Itapiranga, Maravilha, Iporã do Oeste, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Descanso e Porto Alegre.

Abertas inscrições para Festerê municipal e nacional. A informação é de SUZIANE TESKE – coordenadora de cultura e evento de Campo Erê e organizadora do festival. De acordo com ela, a comissão trabalha desde o ano passado, na organização da data, do regulamento, enfim para a realização de mais uma edição do Festerê. As inscrições já estão abertas, para as duas modalidades. Elas podem ser feitas pelo site da prefeitura ou então diretamente no Centro de Evento.

A classificatória da fase municipal acontece dia 23, agora de junho. Final do Municipal será dia 18 julho, dia, 19 classificatória do Nacional e dia 20 a Final do Nacional com Baile do município.

Palestra sobre drogas licita e ilícitas é realizado em Campo Erê. Quem conta é a secretária de saúde, ELIZANDRA DA SILVA. De acordo com ela o evento de ontem envolveu jovens do sexto ao ensino médio da cidade. A parceria entre secretaria de saúde e Sesc, trouxe um policial do 2° Batalhão de Chapecó, para trabalhar com os alunos. A palestra oportunizou alunos da Emilio Médici e Raul Pompéia dos três turnos escolares.

Assunto sobre drogas com jovens pode prevenir um série de problemas na vida adulta. Afirmação é de ELIZANDRA DA SILVA, ela dá o exemplo do cigarro: Que quando não utilizado quando o jovem, na vida adulta não terá nenhum reflexo negativo. Fala que sempre quando possível a saúde pública deve dispor de ações preventivas á população, visando uma melhor qualidade de vida.

Escola já trabalha em sala de aula sobre drogas. A informação é do assessor de direção da escola Emílio Médici, MAURICIO TREVIZAN. Ele afirma que a escola já atua de modo preventivo com o seus alunos. Imagina que ações como a de ontem no centro de eventos deve conscientizar muitos jovens, quanto ao não uso dessas drogas. Conta que a escola não enfrenta problemas com jovens, que já possui o hábito de fumar cigarro. Mas alertam os prejuízos que o vício pode causar.

Escola já faz a parte pedagógica sobre drogas em sala de aula. Afirmação é da assessora de direção da escola Raul Pompéia, DANIELE ESPONCHIADO. A profissional conta que o assunto sempre está presente na escola, no entanto ela alerta que muitas vezes, pequenos hábitos em casa podem levar os jovens a algum vício.A professora enfatiza que drogas não é só realidade de grandes cidades, mas sim em todos os lugares, por isso pede atenção de toda família quanto a este assunto.

Sintraf percorre comunidades para divulgação das eleições. O presidente de Palma Sola DOUGLAS GUERGEN explica que no primeiro momento a equipe percorre todas as localidades para apresentar os trabalhos, ouvir das demandas e também em preparação ao processo eleitoral, cujos sócios poderão formar chapas. Ele explica que são vários assuntos recorrentes que precisam ser melhor esclarecidos, entre os assuntos da pauta está a reforma da previdência e reflexos para agricultores, a sucessão familiar, o preço do leite e variações, o programa de habitação e as mudanças no Pronaf.

Participações são importantes para que a entidade sindical possa mudar e evoluir na atuação. O presidente diz que além de defender formalmente a categoria, também intermedia cadastros e questões burocráticas para os pequenos produtores. Durante as reuniões são definidos representantes da comunidade que poderão votar também no pleito estadual da Fetraf. Recentemente o Sintraf também participou de uma reunião com o conselho agrícola. Neste encontro são organizados os programas desenvolvidos em parceria com poder público, aprovação dos cadastros do crédito funcionários e demais assuntos do meio rural.

Produtores iniciam colheita do milho crioulo em propriedades de Anchieta. Conforme a presidente da cooperativa local, ROSILEI WILLE há um número grande de famílias que fizeram o plantio em setembro passado e agora trabalham na colheita do grão. O milho passa por análise e seleção para que a genética tenha produtividade e qualidade para esse ano novamente. A presidente revela que as primeiras indicam que o grão é bom em qualidade e também em rendimento quando transformado em farinha.

Clima colabora para safra boa. A presidente revela que o objetivo é ampliar o cultivo de sementes crioulas de outros alimentos. Em Anchieta há produção também da pipoca e do amendoim. ROSILEI afirma que o sindicato tem sido parceria no trabalho de conscientização e também do banco de sementes. Lembra que existe troca constante visando a conservação e remessa de sementes para todo Brasil. O município é considerado a capital nacional da semente crioula.

Projeto de lei da reforma administrativa por unanimidade é um sinal de que os deputados tem a responsabilidade de permitir que o governador administre o estado com base no que prometeu durante a campanha. Afirmação é da deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI. Ela deu o contraponto em relação à visão do líder do governo MAURÍCIO ESKUDLARK que defendeu o projeto. A parlamentar entende que cada governador tem o direito de implantar a sua visão de gestão administrativa. Ela salienta que a partir de agora começa a fiscalização e a avaliação efetiva sobre a proposta.

Caminhão pipa faz abastecimento de água nos bairros.A informação é ARENOR WAGNER- Chefe da Casan em Campo Erê. Salienta que desde ontem estão fazendo o trabalho com o caminhão onde a água não consegue chegar, devido à falta de pressão da bomba. Os bairros São Francisco, Sander, Cohab, Primavera e Alto São Mateus, que eram os mais críticos, já foram abastecidos através de rodízio. Ele ressalta que esse procedimento deve continuar até que o problema seja resolvido cem por cento, por isso, os moradores devem poupar o uso.

Nova base para instalação do motor já está sendo construída. De acordo com ARENOR, esse procedimento é um pouco demorado. Explica que a estrutura precisa de até três dias para secar, para não romper quando for instalado o motor novo. Mas frisa que estão fazendo o possível, inclusive trabalhando à noite para que tudo se normalize. A situação se estende desde sexta-feira quando um problema na bomba causou problemas mecânicos na distribuição de água e a população ficou sem água por três dias consecutivos, hoje é o quarto dia, mas a situação já é menos crítica.

Morador que ainda está sem água pode entrar em contato com a Casan. ARENOR WAGNER- Chefe da Casan em Campo Erê afirma que, com o rodízio da água e a distribuição com o caminhão pipa, toda a população já deve estar abastecida, mas frisa que, se alguma localidade ainda está sem água, deve ir até o escritório para relatar a situação. Ele pede que a população seja racional e consciente no uso, principalmente nesse momento onde o abastecimento ainda não se normalizou.

Veículos colidem na PR 180 e deixa três feridos. O acidente ocorreu ontem no km 502 da rodovia, próximo a Marmeleiro. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual que atendeu ao acidente, se envolveram uma Strada, placas de MarmeleiroPR e um Uno emplacado em São João. Os motoristas de ambos os veículos precisam de atendimento médico, após serem socorridos pelo Samu e Corpo de Bombeiros, foram encaminhados para o Hospital em Francisco Beltrão. Ainda segundo a Polícia, a colisão teria deixado uma terceira vítima que foi encaminhada ao hospital por populares.

Bombeiros intensificam buscas ao veículo que caiu no Rio Marrecas. Equipes do Corpo de Bombeiros continuam as buscas a um veículo que caiu no Rio Marrecas no início da tarde de sexta-feira, no final da rua São Pedro, bairro Guanabara, em Francisco Beltrão. O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado às 12 e 30 e imediatamente o efetivo deslocou ao local, já que as primeiras informações davam conta de que seriam pelo menos duas vítimas em um veículo GMMonza vermelho. Uma delas no interior do veículo e outra que teria conseguido sair e se segurar na vegetação às margens do Rio Marrecas, porém devido as intensas chuvas que elevaram o nível da água e consequentemente aumentaram a correnteza, essa pessoa não resistiu e se soltou, não sendo mais vista pelos populares.

O Rio Marrecas estava, neste momento, cerca de quatro metros acima do nível normal. Logo após a solicitação e a confirmação que a vítima desceu pela correnteza do rio, duas equipes, utilizando moto-aquática (jet-ski) e barco, iniciaram as buscas que se estenderam até noite de sexta-feira. Fatores como a grande correnteza no local e turbidez da água impossibilitaram, por questões de segurança, o mergulho dos bombeiros militares neste primeiro momento. Ao amanhecer do sábado, as buscas foram retomadas e seguiram novamente até o anoitecer. No domingo, as equipes retornaram ao local pela manhã e continuaram as buscas até o final do dia, com mergulhadores do 10º Grupamento de Bombeiros realizando varredura nas proximidades do local onde houve a queda do veículo e com embarcações, porém em um raio de aproximadamente 1 Km não foi localizado o veículo nem as vítimas.

O Corpo de Bombeiros trabalha com a hipótese inicial, de duas vítimas. No entanto, até o momento os órgãos de segurança confirmam o desaparecimento de uma pessoa, sexo masculino de 69 anos. Qualquer informação sobre desaparecidos deve ser comunicada à Polícia Militar, Civil ou mesmo pelo telefone de emergência 193. As buscas seguem e na manhã de ontem, foi localizada a placa que seria do veículo GMMonza distante cerca de 300 metros do local da queda.

Nível do Rio Marrecas está retornando ao seu nível normal, o que deve facilitar o trabalho das equipes. Hoje as buscas contam com o auxílio da cadela Brida, certificada nacional e internacionalmente para busca e resgate de pessoas e seu condutor, o soldado João Carlos Alves do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco. Ambos atuaram nas buscas após o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em BrumadinhoMG.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.