ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 04 05 19

-MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES COMPARA BOLSONARO A JESUS

-INSTITUTOS FEDERAIS VÃO REDUZIR ATIVIDADES APÓS CORTES NO ORÇAMENTO

-PSDB ELEGE HOJE NOVO DIRETÓRIO ESTADUAL DE OLHO EM 2020

-MUNICÍPIO TEM QUATRO POSTOS ABERTOS NO DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

-PREFEITO ANUNCIA NOVOS SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO

-MOTOCICLISTA SOFRE FRATURA EM COLISÃO NO SÃO JORGE

-ACUSADO DE HOMICÍDIO É CONDENADO A 14 ANOS DE PRISÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, convocou nova mobilização nas "principais unidades militares de todo o país" para este sábado. É mais uma tentativa da oposição de conquistar o apoio das Forças Armadas contra o regime de NICOLÁS MADURO. GUAIDÓ liderou um movimento em frente à base aérea La Carlota e disse que havia conseguido o apoio de integrantes das Forças Armadas. Entretanto, os militares de alta patente mantiveram o respaldo a MADURO.

O Grupo de Lima divulgou comunicado nesta sexta-feira em que diz que tomará as medidas necessárias para que Cuba participe no esforço para se chegar ao fim da crise venezuelana, onde o autoproclamado presidente interino JUAN GUAIDÓ, apoiado pelo bloco, busca derrubar o governo de NICOLÁS MADURO. O grupo formado, entre outros, por Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Peru, fez uma reunião nesta sexta-feira. Em nota, o grupo acusa MADURO de proteger "grupos terroristas" na Colômbia. A nota não trata de solução militar para a crise.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, conversou nesta sexta-feira por telefone com o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, sobre a situação na Venezuela, além de Ucrânia, Coreia do Norte e de um possível novo acordo nuclear que incluiria a China. TRUMP afirmou, após a conversa, que PUTIN não quer intervir na Venezuela e que ambos têm o desejo de encontrar uma solução "positiva" para a crise no país sul-americano.

O ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, comparou o presidente JAIR BOLSONARO a Jesus Cristo em discurso nesta sexta-feira no Itamaraty, durante cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco. Segundo ARAÚJO, o presidente é a "pedra angular" do "edifício do novo Brasil". A pedra angular é mencionada em duas passagens do Novo Testamento. Após a cerimônia, indagado se no discurso havia comparado o presidente a Jesus, ARAÚJO, entre risos, inicialmente disse que não. Mas em seguida afirmou que sim. pensou sobretudo no presidente.

A Defensoria Pública da União ajuizou ação civil pública nesta sexta-feira para impedir o corte de 30 por cento em verbas destinadas a universidades federais. A ação, apresentada à Justiça Federal em Brasília, cita o Ministério da Educação e a União. Segundo a defensoria, “o ato emanado do Poder Executivo Federal tem apenas um cunho: retaliar e punir universidades federais cujo perfil ideológico seja diferente daquele pedido pelo governo”. Na ação, a Defensoria Pública pede que seja suspenso, em caráter de urgência, o bloqueio de verbas da Universidade de Brasília, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal Fluminense, ou de qualquer outra instituição, por motivo ideológico.

Em entrevista concedida nesta sexta-feira ao jornalista KENNEDY ALENCAR, o ex-presidente LULA disse, pela primeira vez, que pretende pedir progressão de regime da pena que cumpre por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Ele quer passar do regime fechado para o semiaberto. Em setembro, LULA completa um sexto da pena. No mês passado, o Superior Tribunal de Justiça reduziu a pena para oito anos e 10 meses. Na entrevista, LULA ressalva que pedirá a progressão, mas que continuará lutando na Justiça para provar sua inocência.

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina está ampliando os processos com requerimentos digitais.De acordo com o presidente da Jucesc, JULIANO CHIODELLI, o modelo digital garante segurança e celeridade aos empreendedores, além da redução significativa de custos aos contadores e empresários. Ele destacou que a iniciativa fortalece uma nova era na Junta Comercial, que passa a atuar com processos digitais em 97 por cento das situações. Os usuários passam a ter um tempo de resposta muito mais rápido em andamentos que antes poderiam levar até 15 dias e, agora, podem ser resolvidos em até algumas horas.

A Celesc vai lançar na próxima segunda-feira a segunda etapa do programa Bônus Eficiente Cinco. A iniciativa permite a troca de eletrodomésticos velhos por equipamentos novos com desconto de 50 por cento. Serão disponibilizados mais dois 692 equipamentos entre freezers, refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado, com investimento de um milhão e 500 mil reais. Os eletrodomésticos serão comercializados nas 43 lojas físicas da rede Colombo, empresa que venceu a licitação para venda dos aparelhos com o desconto. No ato da compra o consumidor também precisa fazer uma doação no valor de 50 reais que serão destinados à três entidades sociais de Balneário Camboriú, Criciúma e Joinville.

Institutos Federais de Santa Catarina terão redução das atividades após o bloqueio de aproximadamente 30 por cento no orçamento anunciado pelo Governo Federal, na última terça-feira. Em nota, o IFSC disse que o bloqueio para a instituição soma 23 milhões e 500 mil reais fazendo com que, a partir do segundo semestre, algumas atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão sejam paralisadas. Mais de 50 mil estudantes serão afetados nos 22 câmpus da instituição. Segundo o instituto, com o recurso disponibilizado com o corte não será possível finalizar o ano letivo. O IFSC diz que não tem o mesmo orçamento desde 2016.

Foi aberta oficialmente nesta sexta-feira a décima da Efrait de Itapiranga. A feira, que acontece no complexo oktober reúne empresas da cidade e da região. Ontem, o show nacional foi com a dupla MARCOS e BELUTTI. Hoje, é a vez de SERGINHO MOAH se apresentar na feira. A Efrait deste ano reúne cerca de 150 expositores. A abertura oficial foi realizada à noite, mas a programação iniciou na parte da tarde com palestras na Câmara de Vereadores envolvendo o setor agropecuário. A expectativa da comissão central é de que cerca de 30 mil pessoas passem pelos pavilhões da feira até amanhã à noite.

O Peperi Debates deste sábado fez uma análise do trânsito de São Miguel do Oeste com quase um ano de vigência das mudanças implantadas pelo município. O programa de hoje discutiu questões como segurança do sistema viário, fluidez, vagas de estacionamento e mobilidade urbana. O Peperi Debates contou com a presença do diretor do Departamento Municipal de Trânsito e secretário adjunto de Urbanismo, JEFERSON DIAS, do vereador do PSD, VAGNER PASSOS, do presidente do Conselho Municipal de Trânsito, ROBERTO RISTOW e do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet. O vídeo do debate também pode ser acompanhado no Facebook da Peperi.

Uma das principais mudanças feitas pelo município no trânsito foi o fim das lombadas eletronicas nas ruas da cidade. A posição é do vereador do PSD, VAGNER PASSOS. Na opinião do vereador, as máquinas são caça niqueis que penalizam a população. Para ele, as lombadas fisicas tem o mesmo papel, reduzem o velocidade dos veículos e não há o risco da multa. VAGNER disse que não teve acesso aos estudos técnicos que embasaram algumas mudanças, como as vias de mão única. Ele voltou a questionar as vias de sentido único. Ele disse que a situação das ruas 15 de Novembro e Marcilio Dias está boa, mas que a adoação do sistema de via única não é necessário. O vereador afirmou que do jeito que estava, com a mão dupla, não era ruim.

O Cotrasmo está sempre preocupado com as ações que podem contribuir para um transito mais seguro. O comentário é do presidente do Cotrasmo, ROBERTO RISTOW. Ele disse que o órgão envolve diferentes setores da comunidade para discutir todas as questões que envolvem a mobilidade urbana. Na visão de RISTOW, independente de gostar ou não das mudanças, as pessoas precisam saber se portar no transito, observar as regras e a sinalização. Ele disse que apesar de algumas dificuldades, as alterações no transito melhoraram o fluxo de veículos na cidade. O presidente ressaltou que o transito precisa se adaptar constantemente e o que ainda deve ser feito pelo município, segundo RISTOW, é a definição de rotas alternativas para as pessoas acessarem os seus destinos.

Um ano ainda é pouco tempo para a população se adaptar as mudanças no trânsito. A afirmação é do diretor do Demutran, JEFERSON DIAS. Ele disse que algumas pessoas ainda acabam esquecendo do novo sentido das ruas e da própria cobrança do rotativo. DIAS ressaltou que é preciso mais atenção dos usuários. DIAS ressaltou que o rotativo e as vias de mão unica são questões consolidadas e que agora é preciso ohar para o futuro, já que a frota e veículos não para de crescer na cidade. Ele disse que município pensa a mobilidade de forma ampla e que as sugestões da população são levadas para os tecnicos da prefeitura, para a PM e para o Cotrasmo. DIAS disse que o municipio está trabalhando fortemente na conscientização da população para o respeito as normas e sinalização. Ele disse que isso vai contribuir para um transito mais seguro.

O trânsito de São Miguel do Oeste, no geral, é muito bom, mas algumas mudanças e adaptaçoes ainda precisam ser feitas. A declaração é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que os comentários sobre o rotativo nas redes sociais acabaram assustando os clientes de outras cidades, mas hoje essa questão diminiu bastante. O presidente disse que o rotativo é praticamente uma unanimidade entre os empresários, mas as vias de mão única ainda dividem as opiniões. Ele destacou que o trânsito da cidade ainda precisa de melhorais, como rotas alternativas, ampliaçao da sinalização e recuperação de ruas de calçamento e asfalto. IVANDRO também entende que é preciso trabalhar a conscientizaçao das pessoas para um transito urbano mais seguro.

A Unoesc São Miguel do Oeste vai promover no próximo mês um evento com a presença dos dois profissionais mais conhecidos na área de Biologia Selvagem do país. Os biólogos RICHARD RASMUSSEN e SÉRGIO RANGEL vão ministrar um curso sobre "Biologia Selvagem" pela primeira vez em Santa Catarina. O evento também contará com a presença do médico veterinário FELIPPE AZZOLINI. O professor do curso de Medicina Veterinária, biólogo JACKSON PREUSS disse que geralmente esses cursos não são oferecidos na região Sul do País. As inscrições, que abriram nesta semana, podem ser feitas no site biologiaselvagem.com.br. O valor da inscrição é de 300 reais e pode ser parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito. O curso está marcado para o dia 23 de junho e terá duração de oito horas no auditório da Universidade.

O dia D da campanha de vacinação contra a gripe vai até as cinco horas da tarde deste sábado. Os postos foram abertos as oito horas da manhã e não fecham ao meio-dia. Em São Miguel do Oeste, a imunização pode ser feita no posto de saúde do centro e nos bairros Agostini, Santa Rita e Estrela. A meta do município é vacinar cerca de 15 mil pessoas dos grupos prioritários: idosos, profissionais da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, gestantes, mães de bebes com até 45 dias e crianças com idades entre seis meses e seis anos. Até agora, cerca de um terço da meta foi alcançada. Na região, 35 por cento das pessoas já receberam a vacina contra a gripe.

O corte de 30 por cento no orçamento das universidades federais confirmado nesta semana pelo governo de JAIR BOLSONARO terá impactos no campus do Instituto Federal de Santa Catarina em São Miguel do Oeste. De acordo com o diretor do IFSC, DIEGO MARTINS, a redução dos valores destinados para a instituição vão criar dificuldades para o custeio do campus, como por exemplo, o pagamento de despesas básicas como luz água, luz, limpeza e segurança. Ele disse que esse quadro pode também inviabilizar algumas atividades como viagens técnicas e aulas práticas. O diretor confirmou ainda que o corte no orçamento pode provocar o fim dos intercâmbios de estudo que os anos alunos fazem com outros países. A chefe do departamento de administração CLEONE THIESEN admitiu que com menos recursos, o campus pode reduzir os contratos de alguns funcionários.

O PSDB vai escolher neste final a nova composição do novo diretório estadual do partido. O atual presidente da sigla, deputado MARCOS VIEIRA confirmou nesta sexta-feira no Peperi Entrevista que não vai continuar no comando do partido. Ele disse que o ciclo dele na presidência dos tucanos terminou e que agora é hora de outro filiado assumir o cargo. VIEIRA anunciou que o PSDB deve confirmar hoje o nome do deputado federal MARCO TEBALDI para presidir a sigla. O deputado afirmou que o principal trabalho do novo diretório estadual é dar apoio aos diretórios municipais para a eleição que vai escolher os novos prefeitos e vereadores de Santa Catarina em 2020.

Partido que não disputa eleição vira partido de aluguel. A declaração é do presidente do PSDB e deputado estadual, MARCOS VIEIRA. Ele disse que a sigla vai aumentar a quantidade de candidatos a prefeito, vice e vereador no maior número possível de municípios. VIEIRA citou que o partido quer ter candidatos a prefeitos nas cidades mais importantes da região e que o nome natural do partido para disputar a prefeitura de São Miguel do Oeste é o da ex-vereadora CRIS ZANATTA.

O fim das coligações para a eleição de vereador não deve criar dificuldades para o PSDB. A avaliação é do presidente do partido em Santa Catarina, MARCOS VIEIRA. Ele disse que sempre foi contrário à coligação na eleição proporcional e que o partido está preparado para lançar uma relação completa de candidatos a vereador no pleito do ano que vem. VIEIRA voltou a afirmar que a sigla precisa participar ativamente das eleições municipais para se fortalecer e, ao mesmo tempo, aumentar a presença política em Santa Catarina. O deputado também fez uma avaliação positiva dos quatro anos que ficou à frente do PSDB catarinense e que sai da presidência sem nenhuma frustração, nem mesmo o insucesso nos últimos dois pleitos para governador.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, anunciou na tarde desta sexta-feira os novos secretários do primeiro escalão do governo municipal. TREVISAN confirmou os nomes de SISSE ABDALLA VELOSO para a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e ANTÔNIO JOSÉ ORSO para a Agricultura, Pecuária e Piscicultura. Eles assumirão as funções a partir de segunda-feira. As secretarias estavam sem titular desde o falecimento do secretário RENATO ROMANCINI, no último dia 12 de março. Segundo o prefeito, os nomes foram avaliados e tem a total confiança dele para comandar as duas pastas.

A nova secretária de Desenvolvimento Sustentável, SISSE ABDALLA VELOSO já foi gerente regional de Planejamento e tem vasta atuação empresarial como consultora do Sebrae, da Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste de Santa Catarina e de empresas privadas. Já ANTONIO ORSO é agricultor e líder comunitário. Ele já foi vereador pelo Partido dos Trabalhadores e diretor municipal de Agricultura durante o governo de NELSON FOSS DA SILVA. Atualmente, ele coordena atualmente a Associação Institucional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar. Nesta semana, o presidente do PT, JUAREZ DA SILVA afirmou que o partido não aceitou o convite para ocupar espaços na prefeitura, mas admitiu que alguns petistas foram convidados e poderiam, por uma decisão pessoal, assumir alguma função no governo de TREVISAN.

O governo conversou com diversas pessoas e fez uma boa análise para chegar aos nomes que foram anunciados nesta sexta-feira para a secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que optou por duas indicações técnicas e que as pessoas escolhidas não estão ativas no meio político-partidário. TREVISAN destacou que tanto SISSE ABDALLA VELOSO quanto ANTONIO ORSO tem muito a somar e podem oferecer um serviço de qualidade à população de São Miguel do Oeste.

O décimo primeiro batalhão da Polícia Militar realizou, nas últimas 24 horas, as operações Presentes e Protegendo. Com o apoio de efetivos deslocados dos batalhões de Chapecó e de Concórdia, foram realizadas 109 barreiras nas rodovias. Mais de mil e 100 veículos foram abordados e mil 456 pessoas identificadas. Os policiais militares apreenderam seis carteiras de habilitação por crimes e infrações de trânsito e quatro pessoas foram presas. Além disso, 107 gramas de maconha foram apreendidas. Também foram realizadas vistorias em 20 bares, dos quais dois estabelecimentos foram fechados por estarem com os alvarás vencidos. A Operação contou com a participação de 217 policiais militares e o emprego de 112 viaturas.

Um atleta de uma equipe de futsal de Xaxim recebe uma descarga elétrica durante o banho após uma partida ontem a noite em São Miguel do Oeste. O jogador, de 16 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Regional. De acordo com a equipe de arbitragem, ele teria tentado mudar a temperatura do chuveiro com o aparelho ligado e recebeu a descarga. O atleta também estaria de pés descalços, o que pode ter contribuído para o incidente. O adolescente sofreu uma queda e chegou a ficar inconsciente, mas se recuperou e passa bem.

Um motociclista sofreu ferimentos graves em um acidente de transito nesta sexta-feira no bairro São Jorge. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão aconteceu por volta da uma hora da tarde e envolveu um Logus e uma moto CG. O condutor da moto, um homem de 43 anos, sofreu fratura exposta na perna direita. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional. O motorista do carro não sofreu ferimentos.

O homem acusado de assassinato em Itapiranga foi condenado a 14 anos de prisão nesta sexta-feira no município. O júri de CLEITON RICARDO DA ROSA, de 25 anos, foi realizado ontem no auditório da Associação Empresarial. Ele foi considerado culpado pela morte de EVANDRO SOTHE, conhecido como “Boca”, 35 anos. Segundo acusação, a vítima foi morta a facadas no dia cinco de agosto de 2018. A soma total da pena foi de 14 anos e 10 meses, sendo que 14 anos e seis meses em regime fechado pelo crime de homicídio e quatro meses em regime semiaberto por lesões em GABRIELA ROHDEN.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.