ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 04-05-2019 Sábado

-MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES COMPARA BOLSONARO A JESUS

-INSTITUTOS FEDERAIS VÃO REDUZIR ATIVIDADES APÓS CORTES NO ORÇAMENTO

-CELESC ORIENTA SOBRE AUMENTO NO NÚMERO DE ACIDENTES CAUSADOS POR MÁ INSTALAÇÃO ELÉTRICA

-CELEBRAÇÃO DA VIDA DESTE SÁBADO TERÁ EVENTO ALUSIVO AO DIA DAS MÃES

-PROCURA DE CALOUROS PELO FESTIOESTE SUPERA EXPECTATIVAS DE INSCRIÇÕES

-OFICIALIZADA CRIAÇÃO DO LIONS CLUBE DE IPORÃ DO OESTE

-BOMBEIROS SOCORREM ATLETA ELETROCUTADO EM GINÁSIO

-ACUSADO DE MATAR ITAPIRANGUENSE É CONDENADO A MAIS DE 14 ANOS DE PRISÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, convocou nova mobilização nas "principais unidades militares de todo o país" para este sábado. É mais uma tentativa da oposição de conquistar o apoio das Forças Armadas contra o regime de NICOLÁS MADURO. GUAIDÓ liderou um movimento em frente à base aérea La Carlota e disse que havia conseguido o apoio de integrantes das Forças Armadas. Entretanto, os militares de alta patente mantiveram o respaldo a MADURO.


O Grupo de Lima divulgou comunicado nesta sexta-feira em que diz que tomará as medidas necessárias para que Cuba participe no esforço para se chegar ao fim da crise venezuelana, onde o autoproclamado presidente interino JUAN GUAIDÓ, apoiado pelo bloco, busca derrubar o governo de NICOLÁS MADURO. O grupo formado, entre outros, por Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Peru, fez uma reunião nesta sexta-feira. Em nota, o grupo acusa MADURO de proteger "grupos terroristas" na Colômbia. A nota não trata de solução militar para a crise.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, conversou nesta sexta-feira por telefone com o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, sobre a situação na Venezuela, além de Ucrânia, Coreia do Norte e de um possível novo acordo nuclear que incluiria a China. TRUMP afirmou, após a conversa, que PUTIN não quer intervir na Venezuela e que ambos têm o desejo de encontrar uma solução "positiva" para a crise no país sul-americano.


O ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, comparou o presidente JAIR BOLSONARO a Jesus Cristo em discurso nesta sexta-feira no Itamaraty, durante cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco. Segundo ARAÚJO, o presidente é a "pedra angular" do "edifício do novo Brasil". A pedra angular é mencionada em duas passagens do Novo Testamento. Após a cerimônia, indagado se no discurso havia comparado o presidente a Jesus, ARAÚJO, entre risos, inicialmente disse que não. Mas em seguida afirmou que sim. pensou sobretudo no presidente.


A Defensoria Pública da União ajuizou ação civil pública nesta sexta-feira para impedir o corte de 30 por cento em verbas destinadas a universidades federais. A ação, apresentada à Justiça Federal em Brasília, cita o Ministério da Educação e a União. Segundo a defensoria, “o ato emanado do Poder Executivo Federal tem apenas um cunho: retaliar e punir universidades federais cujo perfil ideológico seja diferente daquele pedido pelo governo”. Na ação, a Defensoria Pública pede que seja suspenso, em caráter de urgência, o bloqueio de verbas da Universidade de Brasília, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal Fluminense, ou de qualquer outra instituição, por motivo ideológico.


Em entrevista concedida nesta sexta-feira ao jornalista KENNEDY ALENCAR, o ex-presidente LULA disse, pela primeira vez, que pretende pedir progressão de regime da pena que cumpre por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Ele quer passar do regime fechado para o semiaberto. Em setembro, LULA completa um sexto da pena. No mês passado, o Superior Tribunal de Justiça reduziu a pena para oito anos e 10 meses. Na entrevista, LULA ressalva que pedirá a progressão, mas que continuará lutando na Justiça para provar sua inocência.


A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina está ampliando os processos com requerimentos digitais.De acordo com o presidente da Jucesc, JULIANO CHIODELLI, o modelo digital garante segurança e celeridade aos empreendedores, além da redução significativa de custos aos contadores e empresários. Ele destacou que a iniciativa fortalece uma nova era na Junta Comercial, que passa a atuar com processos digitais em 97 por cento das situações. Os usuários passam a ter um tempo de resposta muito mais rápido em andamentos que antes poderiam levar até 15 dias e, agora, podem ser resolvidos em até algumas horas.


A Celesc vai lançar na próxima segunda-feira a segunda etapa do programa Bônus Eficiente Cinco. A iniciativa permite a troca de eletrodomésticos velhos por equipamentos novos com desconto de 50 por cento. Serão disponibilizados mais dois 692 equipamentos entre freezers, refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado, com investimento de um milhão e 500 mil reais. Os eletrodomésticos serão comercializados nas 43 lojas físicas da rede Colombo, empresa que venceu a licitação para venda dos aparelhos com o desconto. No ato da compra o consumidor também precisa fazer uma doação no valor de 50 reais que serão destinados à três entidades sociais de Balneário Camboriú, Criciúma e Joinville.


Institutos Federais de Santa Catarina terão redução das atividades após o bloqueio de aproximadamente 30 por cento no orçamento anunciado pelo Governo Federal, na última terça-feira. Em nota, o IFSC disse que o bloqueio para a instituição soma 23 milhões e 500 mil reais fazendo com que, a partir do segundo semestre, algumas atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão sejam paralisadas. Mais de 50 mil estudantes serão afetados nos 22 câmpus da instituição. Segundo o instituto, com o recurso disponibilizado com o corte não será possível finalizar o ano letivo. O IFSC diz que não tem o mesmo orçamento desde 2016.


-CELESC ORIENTA SOBRE AUMENTO NO NÚMERO DE ACIDENTES CAUSADOS POR MÁ INSTALAÇÃO ELÉTRICA

-CELEBRAÇÃO DA VIDA DESTE SÁBADO TERÁ EVENTO ALUSIVO AO DIA DAS MÃES

-PROCURA DE CALOUROS PELO FESTIOESTE SUPERA EXPECTATIVAS DE INSCRIÇÕES

-OFICIALIZADA CRIAÇÃO DO LIONS CLUBE DE IPORÃ DO OESTE


Décima Efrait inicia com grande público. O protocolo de abertura aconteceu na noite desta sexta-feira no pavilhão B do Complexo Oktober. Evento teve a presença dos deputados MAURO DE NADAL e MARLENE FENGLER. Ainda estiveram presentes o prefeito de Iporã do Oeste, LÚCIO MALLMANN e o prefeito de São João do Oeste, FERNANDO BISIGO, representando também o presidente da Ameosc. Em seu discurso, o prefeito de Itapiranga, JORGE WELTER lembrou que a prefeitura investiu 360 mil para a realização da maior feira que Itapiranga já teve. Após os pronunciamentos aconteceu o show com a Banda de Teutônia. Em seguida a arena de shows lotou para acompanhar a apresentação de Marcos e Belutti.


Desfile de cães está entre as atrações de hoje na Efrait. Conforme o secretário de Agricultura, HERWALD TREBIEN, a Comissão Organizadora teve preocupação em diversificar a programação no setor agropecuário. Não vai ocorrer desfile de raças leiteiras e nem concurso leiteiro. O secretário chama atenção para o desfile de cães que ocorre às 15 horas deste sábado. Iniciou ontem e prossegue hoje e amanhã passeios com jegue e pôneis no setor agropecuário. TREBIEN considera que entidades ligadas ao agronegócio e também as empresas do ramo apresentam novidades nesta Efrait. Cita ainda palestras sobre morfologia equina, exposição e apresentação com cavalos de diferentes raças.


Ingresso livre anima Comissão Organizadora para recorde de público na Efrait. Até o encerramento no domingo a noite são esperadas 25 mil pessoas no Complexo Oktober. O coordenador geral da Feira, CLEMENTE SCHNORRENBERGER cita a diversidade de atrações com o palco cultural que terá hoje o humorista Albino Walssmaia e amanhã show de talentos e Os Peraltas. Na arena de shows neste sábado destaque para Papas da Língua e Roger e Gustavo. Amanhã, Teodoro e Sampaio. SCHNORREMBERGER destaca a gastronomia e a inovação dos 100 expositores em mais de 150 estandes nas áreas internas e externa do Parque de Exposição do Complexo Oktober.


Belmonte promove vigésimo sétimo encontro anual dos Clubes de Mães neste domingo. O local da programação será o ginásio da Associação Comunitária. A promoção é da prefeitura, através das secretarias de cultura, esporte e turismo e de assistência social, em parceria com o Clube de Mães Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de linha Timbaúva. A programação terá início às 10 horas, com culto e benção às mães, prosseguindo às 10 horas e 30 minutos, com abertura oficial do evento e palestra show com o tema “Mãe, um ser que ama e luta”. O evento terá continuidade com almoço ao meio dia, e a tarde será realizado o bingo, sorteio da mãe do ano e matinê. A administração irá disponibilizar transporte, com saída do ônibus programada para às nove horas da sede do município, passando pelas comunidades de Lajinha, Tabajara, Muller, Santo Isodoro e Bela União. O retorno está previsto para às 16 horas e 30 minutos, seguindo o mesmo roteiro do turno da manhã.


Município terá encontro para formação do Conselho do Turismo. Tunápolis intensifica ações práticas para o desenvolvimento do turismo. Prioridade está nos aspectos culturais e belezas naturais. Conforme a secretária de educação, cultura e turismo, ANGELITA BOURSCHEID, uma etapa importante é a criação do Conselho de Turismo de Tunápolis. Projeto de lei já foi aprovado pela câmara de vereadores e agora ocorre a composição dos integrantes. Entidades farão indicação dos membros para compor o Conselho com representantes de diversos seguimentos. De acordo com a secretária, os detalhes serão definidos em reunião na próxima segunda-feira, às 13 horas e 30 minutos.


ANGELITA BOURSCHEID informa que o grupo de trabalho vai contar com representantes do setor empresarial, poder público e entidades constituídas. O desafio será de buscar capacitação e outros meios para divulgar e fortalecer o turismo como já ocorre em municípios da região. ANGELITA BOURSCHEID aponta o Conselho de Turismo como fundamental para colocar Tunápolis em situação de maior evidência. Segundo a secretária, será possível agregar com representantes de diversas entidades visando fortalecer o trabalho de divulgação e promoção do turismo no município.


São João do Oeste promove palestra voltada a cuidadores de idosos e acamados do município. Nesta semana, o setor de assistência social e a coordenação dos idosos promoveu mais um encontro do programa “Cuidar de Quem Cuida”. Na oportunidade, DÉBORA RIESE, enfermeira especialista em enfermagem psiquiátrica, ministrou palestra. O programa “Cuidar de Quem Cuida” está em andamento em São João do Oeste desde 2010, e como especifica o nome, o objetivo é dar atenção aquelas pessoas que se dedicam a cuidar de idosos ou acamados. Os encontros são realizados com os cuidadores a cada três meses. Conforme a enfermeira, DÉBORA RIESE, o cuidador familiar se dedica a função 24 horas por dia, e é necessário este apoio prestado pela rede da saúde e assistência social. DÉBORA comenta que o envelhecimento ocorre de forma muito rápida, e ao se dar conta, a família está com um idoso em casa e nem sempre está definido quem vai se dedicar a cuidar dele.


Para melhorar a qualidade de vida tanto do cuidador como do idoso ou acamado, a enfermeira orienta que seja definida uma rotina de atividades que o idoso já gostava de fazer. DÉBORA RIESE diz que dessa forma a função do cuidador não acaba acumulando e gerando transtornos desnecessários. A enfermeira comenta que todos devem ter ciência de que vão envelhecer, e que da mesma forma como hoje familiares necessitam de nossos cuidados, nós também vamos precisar dessa atenção com o passar do tempo. DÉBORA RIESE lembra que a pessoa idosa, além de cuidado, necessita que o cuidador tenha paciência e atenção, pois com a idade, vêm os problemas de saúde e o esquecimento de muitos fatos.


Celebração da vida deste sábado terá evento alusivo ao dia das mães. O evento é promovido pela Pastoral da Criança da paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste. Segundo o integrante da coordenação da Pastoral da Criança, JAIR ANTONIO HOFSTETTER, na tarde de hoje no pavilhão católico será promovida uma palestra, a partir das 13 horas e 30 minutos, voltada as mães e pais de crianças de zero a seis anos e gestantes atendidas pela pastoral. A palestrante será a psicóloga e orientadora familiar DENISE SCHAFER KERN, abordando o tema vínculo familiar. No encontro será feita também a medida e a pesagem das crianças pela nutricionista. Atualmente 139 famílias estão cadastradas e são atendidas pelas lideranças da pastoral, com visitas e entrega de multi mistura. O trabalho é feito em conjunto com as pastorais da família e batismo. No dia dez de maio a pastoral fará o sorteio dos 23 prêmios da associação entre amigos.


Celesc orienta sobre aumento no número de acidentes causados por má instalação elétrica. De acordo com o técnico de segurança de trabalho da Celesc regional de SMOeste, GILSON GOHLKE, em 2016, em todo o Brasil, foram registradas 600 mortes por choque elétrico, dentro de casa ou nas proximidades. Os choques foram causados pelas más condições das instalações elétricas. Já em 2017, o número de mortes subiu para 627, destas, 88 foram dentro de casa. O técnico de segurança de trabalho da Celesc ressalta que a grande maioria destes acidentes podia ter sido evitada, se a pessoa tivesse a informação e o cuidado necessário. Ele cita que nesse sentido a Celesc oferece palestras sobre prevenção de acidentes nas escolas e também para grupos, como de agricultores, organizados pelos sindicatos.


O técnico de segurança de trabalho explica que a função da Celesc vai até a instalação do medidor das residências e estabelecimentos. GILSON GOHLKE destaca que sobre o que acontece da residência para dentro a Celesc não tem interferência, por isso o objetivo é orientar os consumidores para evitar acidentes, por exemplo, com extensões, motores e máquinas. Ele lembra que a preocupação aumenta com a chegada do inverno na tentativa de aquecer os ambientes. Em muitos casos a instalação interna é inadequada ou com defeito, e mais equipamentos acabam sendo inseridos, aumentando a carga e o consumo de energia. O técnico de segurança de trabalho orienta que seja feita uma revisão geral da instalação elétrica por um profissional da área. Em caso de dúvidas, a Celesc disponibiliza o número 0800 196.


Procura de calouros pelo vigésimo quinto Festioeste supera expectativas de inscrições. Desde o início de abril, quando foram abertas as inscrições, já são 52 inscritos, destas, 32 inscrições homologadas. No total serão entre 35 e 40 calouros. Conforme o integrante da coordenação do festival da canção de São João do Oeste, ANDRÉ KLUNK, as inscrições para a edição especial dos 25 anos do Festioeste continuam abertas até dia 17 de maio, e já há calouros inscritos de quatro estados do país. O festival será dividido em duas noites, dias 24 e 25 de maio, no ginásio municipal de esportes. Este ano ocorreu mudança no local do evento, para atender o grande número de pessoas que todo ano acompanham as apresentações. KLUNK cita que a novidade deste ano é que na sexta-feira, dia 24, ocorre uma eliminatória, que anteriormente era regional, e este ano será nacional. Desta seleção, 15 calouros se classificam para a final de sábado, dia 25.


Além dos classificados da etapa nacional, ANDRE KLUNK explica que no sábado haverá uma edição especial com apresentação de calouros vencedores das edições anteriores do Festioeste. O integrante da coordenação do Festival da Canção de São João do Oeste ressalta que o número de inscritos para esta edição especial também supera as expectativas, pois eram esperados cerca de dez inscritos, mas já são 14 calouros de edições anteriores do festival confirmados. Para sexta-feira, dia 24, o ingresso será de dez reais, somente com venda na hora. ANDRE KLUNK lembra que a venda de mesas e de ingressos para assistir a final no sábado iniciam a partir do dia 13 de maio. O ponto de vendas de mesas será a loja Toque Sensual. Os ingressos antecipados serão vendidos ao valor de 20 reais, em vários pontos de venda em toda região, e no dia o valor será de 30 reais.


Oficializada criação do Lions Clube de Iporã do Oeste. O Lions, criado recentemente, é apadrinhado pelo Lions Clube São Miguel Faculdade de São Miguel do Oeste. Conforme o presidente eleito do Lions, empresário FRANCIEL KAISER, com a obtenção do número de 25 integrantes necessário para a fundação, foi oficializada a entidade. Ele explica que a posse da diretoria eleita ainda em abril está prevista até final deste mês, considerando que o ano Leonístico começa a partir da metade do ano. O evento de posse terá a presença do governador do Lions Clube e de Lions de toda região. Além de FRANCIEL KAISER na presidência, foi definido como vice LEONIR STAUD, secretária CLACI MELZ e tesoureira MARIA CLADIS BACK. O presidente lembra que todos os sócios fundadores já estão envolvidos na sociedade e no trabalho voluntário do município.


O presidente do Lions Clube de Iporã do Oeste ressalta que o retorno que o integrante terá com o trabalho voluntário prestado por meio da entidade será o auxílio à sociedade onde está inserido. FRANCIEL KAISER ressalta que por ser uma organização internacional, o Lions deve seguir alguns critérios de trabalho para o ano, e a partir disso são planejadas as ações. Ele cita entre os trabalhos já realizados pelos Lions na região, a disponibilidade de consultas e testes de visão para estudantes, e o auxílio no pagamento dos óculos a pessoas carentes. O Lions também se destaca pelo auxílio à comunidade no empréstimo de materiais ortopédicos. FRANCIEL KAISER lembra que ao menos uma vez ao ano serão abertas inscrições para novos interessados em participar do Lions.


-BOMBEIROS SOCORREM ATLETA ELETROCUTADO EM GINÁSIO

-ACUSADO DE MATAR ITAPIRANGUENSE É CONDENADO A MAIS DE 14 ANOS DE PRISÃO


Piloto sofre ferimentos em colisão entre carro e moto na SC 163. O acidente foi por volta das oito horas e 20 minutos deste sábado, na SC 163, em Beato Roque, São João do Oeste. O acidente ocorreu na lombada no centro da comunidade e envolveu uma Saveiro de Tenente Portela-RS e uma motocicleta Fazer de Itapiranga. O corpo de bombeiros de Itapiranga socorreu o piloto da moto, um homem de 22 anos, que sofreu escoriações nos braços e pernas. Ele foi conduzido ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga. O motorista do carro não teve ferimentos.


Polícia Civil da comarca de Mondaí cumpre 13 mandados de prisão em abril. As prisões foram cumpridas pela Polícia Civil de Mondaí, sede da comarca, e também Riqueza e Iporã do Oeste. As prisões ocorreram em razão da prática de vários delitos, como roubo, furto e tráfico. Conforme a Polícia Civil, ainda existem investigações em andamento que devem aumentar ainda mais esse número de prisões. A Polícia Civil enaltece a agilidade do Poder Judiciário e Ministério Público da região, e o apoio da Polícia Militar para o cumprimento dos mandados de prisão. Uma das últimas prisões ocorreu no começo desta semana, quando foram presos dois condenados pelo assalto praticado em abril de 2017 em um posto de combustíveis de Riqueza.


Motorista fica ferido em colisão envolvendo dois caminhões na SC 283. O acidente ocorreu por volta das 12 horas de ontem, na SC 283 em Mondai. A colisão envolveu um caminhão Ford 815 de Mondaí, conduzido por um homem de 24 anos e o caminhão VW 24.280 emplacado em Riqueza, conduzido por um homem de 34 anos, que teve ferimentos leves. Ainda na madrugada de sexta-feira para sábado, na SC 163 em Descanso, a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste prendeu em flagrante um homem de 47 anos pelo crime de embriaguez ao volante. Ele foi conduzido para a delegacia de São Miguel do Oeste.


Caminhão de São José do Cedro despenca de ribanceira na BR 282. O acidente ocorreu por volta do meio-dia desta sexta-feira, na BR 282, proximidades da PRF de Campos Novos. Os bombeiros foram chamados por populares que passavam pelo local e informaram sobre o tombamento de um veículo na margem da rodovia. No local os bombeiros constataram que se tratava de uma saída de pista seguida de choque em uma árvore e tombamento em ribanceira de aproximadamente sete metros envolvendo um caminhão Cargo, placas de São Jose do Cedro. O veículo era conduzido por um homem de 23 anos que foi encontrado fora do veículo e sem ferimentos aparentes.


Piloto sem habilitação comunica falso furto de moto a polícia para não ser multado. Nesta sexta-feira foi encaminhado pela polícia civil de Santa Helena ao Poder Judiciário de Descanso um procedimento policial que identificou dois homens responsáveis pela falsa comunicação de furto de uma moto. A investigação começou após a Polícia Militar de Belmonte tentar abordar uma moto na SC 496, na madrugada do dia três de abril deste ano. Neste dia o piloto fugiu e abandonou a moto, que foi apreendida. No dia seguinte, no intuito de se isentar das responsabilidades civis e penais, o proprietário da moto compareceu na delegacia para registrar o furto. Mas após investigação, com apoio da PM, foi possível identificar o piloto e concluir que ele, em conjunto com o proprietário, comunicaram falso furto. Durante o interrogatório o homem que pilotava a moto alegou que fugiu por não possuir habilitação e a moto estar irregular. A pena para a falsa comunicação de crime pode chegar a seis meses de detenção.


Bombeiros socorrem atleta eletrocutado em ginásio no centro de São Miguel do Oeste. Um jogador de uma equipe de futsal de Xaxim precisou ser socorrido pelos Bombeiros ao receber uma descarga elétrica durante o banho após uma partida de futsal no ginásio do Joni Gool em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada pouco antes das 22 horas desta sexta-feira, na Rua Duque de Caxias. Informações repassadas pela equipe de arbitragem apontam que o atleta foi eletrocutado por um chuveiro elétrico enquanto se banhava. Ele teria tentado mudar a temperatura do chuveiro com o aparelho ligado e recebeu a descarga. Além disso, a vítima de 17 anos, estaria de pés descalços, o que pode ter contribuído para o incidente. Pessoas ligadas ao jogador, apontam que com o choque descarga ele sofreu queda e chegou a ficar inconsciente. Ele foi conduzido ao Hospital Regional. Durante o atendimento, o rapaz teria recuperado a consciência e estaria com os batimentos cardíacos normalizados.


Acusado de matar Itapiranguense é condenado a mais de 14 anos de prisão. CLEITON RICARDO DA ROSA, 25 anos, foi condenado na tarde desta sexta-feira, no auditório da Associação Empresarial. Ele foi considerado culpado da morte EVANDRO SOTHE, conhecido como “Boca”, 35 anos, ocorrida no dia cinco de agosto de 2018, na residência da vítima no Bairro Jardim Bela Vista, em Itapiranga. Sothe foi assassinado com cinco facadas. Os sete jurados, sendo cinco mulheres e dois homens, deram o veredito como culpado. A soma total foi de 14 anos e 10 meses, sendo que 14 anos e seis meses em regime fechado pelo crime de homicídio e quatro meses em regime semiaberto por lesões em GABRIELA ROHDEN. Ele já cumpre pena de nove meses, que será descontada do total.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.