ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 04/05/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar ... é por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, convocou nova mobilização nas "principais unidades militares de todo o país" para este sábado. É mais uma tentativa da oposição de conquistar o apoio das Forças Armadas contra o regime de NICOLÁS MADURO. GUAIDÓ liderou um movimento em frente à base aérea La Carlota e disse que havia conseguido o apoio de integrantes das Forças Armadas. Entretanto, os militares de alta patente mantiveram o respaldo a MADURO.

O Grupo de Lima divulgou comunicado nesta sexta-feira em que diz que tomará as medidas necessárias para que Cuba participe no esforço para se chegar ao fim da crise venezuelana, onde o autoproclamado presidente interino JUAN GUAIDÓ, apoiado pelo bloco, busca derrubar o governo de NICOLÁS MADURO. O grupo formado, entre outros, por Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Peru, fez uma reunião nesta sexta-feira. Em nota, o grupo acusa MADURO de proteger "grupos terroristas" na Colômbia. A nota não trata de solução militar para a crise.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, conversou nesta sexta-feira por telefone com o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, sobre a situação na Venezuela, além de Ucrânia, Coreia do Norte e de um possível novo acordo nuclear que incluiria a China. TRUMP afirmou, após a conversa, que PUTIN não quer intervir na Venezuela e que ambos têm o desejo de encontrar uma solução "positiva" para a crise no país sul-americano.

A seguir:

-MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES COMPARA

BOLSONARO A JESUS

O ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, comparou o presidente JAIR BOLSONARO a Jesus Cristo em discurso nesta sexta-feira no Itamaraty, durante cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco. Segundo ARAÚJO, o presidente é a "pedra angular" do "edifício do novo Brasil". A pedra angular é mencionada em duas passagens do Novo Testamento. Após a cerimônia, indagado se no discurso havia comparado o presidente a Jesus, ARAÚJO, entre risos, inicialmente disse que não. Mas em seguida afirmou que sim. pensou sobretudo no presidente.

A Defensoria Pública da União ajuizou ação civil pública nesta sexta-feira para impedir o corte de 30 por cento em verbas destinadas a universidades federais. A ação, apresentada à Justiça Federal em Brasília, cita o Ministério da Educação e a União. Segundo a defensoria, “o ato emanado do Poder Executivo Federal tem apenas um cunho: retaliar e punir universidades federais cujo perfil ideológico seja diferente daquele pedido pelo governo”. Na ação, a Defensoria Pública pede que seja suspenso, em caráter de urgência, o bloqueio de verbas da Universidade de Brasília, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal Fluminense, ou de qualquer outra instituição, por motivo ideológico.

Em entrevista concedida nesta sexta-feira ao jornalista KENNEDY ALENCAR, o ex-presidente LULA disse, pela primeira vez, que pretende pedir progressão de regime da pena que cumpre por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Ele quer passar do regime fechado para o semiaberto. Em setembro, LULA completa um sexto da pena. No mês passado, o Superior Tribunal de Justiça reduziu a pena para oito anos e 10 meses. Na entrevista, LULA ressalva que pedirá a progressão, mas que continuará lutando na Justiça para provar sua inocência.

A seguir:

-INSTITUTOS FEDERAIS VÃO REDUZIR ATIVIDADES APÓS

CORTES NO ORÇAMENTO

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina está ampliando os processos com requerimentos digitais.De acordo com o presidente da Jucesc, JULIANO CHIODELLI, o modelo digital garante segurança e celeridade aos empreendedores, além da redução significativa de custos aos contadores e empresários. Ele destacou que a iniciativa fortalece uma nova era na Junta Comercial, que passa a atuar com processos digitais em 97 por cento das situações. Os usuários passam a ter um tempo de resposta muito mais rápido em andamentos que antes poderiam levar até 15 dias e, agora, podem ser resolvidos em até algumas horas.

A Celesc vai lançar na próxima segunda-feira a segunda etapa do programa Bônus Eficiente Cinco. A iniciativa permite a troca de eletrodomésticos velhos por equipamentos novos com desconto de 50 por cento. Serão disponibilizados mais dois 692 equipamentos entre freezers, refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado, com investimento de um milhão e 500 mil reais. Os eletrodomésticos serão comercializados nas 43 lojas físicas da rede Colombo, empresa que venceu a licitação para venda dos aparelhos com o desconto. No ato da compra o consumidor também precisa fazer uma doação no valor de 50 reais que serão destinados à três entidades sociais de Balneário Camboriú, Criciúma e Joinville.

Institutos Federais de Santa Catarina terão redução das atividades após o bloqueio de aproximadamente 30 por cento no orçamento anunciado pelo Governo Federal, na última terça-feira. Em nota, o IFSC disse que o bloqueio para a instituição soma 23 milhões e 500 mil reais fazendo com que, a partir do segundo semestre, algumas atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão sejam paralisadas. Mais de 50 mil estudantes serão afetados nos 22 câmpus da instituição. Segundo o instituto, com o recurso disponibilizado com o corte não será possível finalizar o ano letivo. O IFSC diz que não tem o mesmo orçamento desde 2016.

- A SEGUIR:

-ATIVIDADE “PROJETO DE VIDA” OCORRE EM ESCOLAS

DE CAMPO ERÊ.

-MUNICÍPIO DIVULGA PROGRAMAÇÃO EM ALUSÃO AOS

61 ANOS DE EMANCIPAÇÃO.

Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil reúne religiosos. DOM EDGAR ERTL – bispo da diocese de PalmasFrancisco Beltrão relata que desde o dia primeiro está em AparecidaSP, no Centro de Eventos, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, participando da Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se estende até sexta-feira, dia 10. O tema central desta Assembleia é “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2013)”, projeto que orientará a caminhada eclesial nos próximos anos.

Atuação da Igreja no mundo urbano, conforme já amadurecido pelos bispos do Brasil, é o foco do documento de ação da Igreja Católica. DOM EDGAR frisa que as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil estão estruturadas a partir da imagem da comunidade-igreja como ‘casa’. O eixo é a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por ‘quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão. Em cada um deles, as antigas urgências, aquelas que acompanham desde as Diretrizes de 2011 são reagrupadas e permanecem mostrando atualidade, e, os resultados concretos da ação em todas as comunidades do Brasil.

Além do tema central são apresentados os temas prioritários e temas diversos. DOM EDGAR ERTL cita o relatório do Quadriênio da atual presidência e o relatório econômico, Campanha da Fraternidade, assuntos de liturgia, temas de Doutrina da Fé e das Comissões Episcopais Pastorais. Um assunto de grande interesse dos bispos nesta Assembleia Geral será a organização da primeira visita ao Papa Francisco (Visita “ad Limina”), prevista para o ano de 2020, em Roma.

Encontro escolhe nova Presidência da CNBB. O bispo conta que ela é comporta por: Presidente, 1º Vice-Presidente, 2ºVice-Presidente, Secretário Geral, Vice-Secretário e 12Presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e outros serviços como Delegado e Suplente junto ao CELAM. Hoje e amanhã, está ocorrendo um retiro orientado pelo DOM JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA, Arcebispo Português, Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé, em Roma.

Atividade “Projeto de Vida” ocorre em escolas de Campo Erê. De acordo com a irmã NAIR TENROLLER, foi realizada na escola estadual Raul Pompéia e hoje na escola Médice. A atividade consiste em fazer os adolescentes a pensar e refletir sobre o que querem da vida, incentivando que cada um construa na prática seu projeto de vida. Segundo ela, essa ação está dentro da programação dos 50 anos de presença das irmãs Franciscanas no município.

Celebração dos 50 anos de presença das irmãs ocorre hoje. NAIR TENROLLER- Irmã Franciscana salienta que a missa ocorrerá Às 19 horas na igreja matriz. Afirma que nos últimos dias percorreram comunidades, nas cidades de Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso. Os irmãos lasalistas e padres combonianos também participam das visitas. A irmã agradece à todos pela acolhida nas comunidades e escolas.

Município divulga programação em alusão aos 61 anos de emancipação. A informação é de NELSON TRESSOLDI – presidente da Comissão Central Organizadora das festividades de aniversário de Campo Erê. Segundo ele, todos os eventos foram discutidos pela CCO. Neste ano, o município celebra seus 61 anos de história, e para marcar a data, 27 de julho, a administração municipal, organizou e planejou diversas atrações.

As comemorações começam no dia sete de julho com a tradicional macarronada no bairro São Francisco, e se estende até 18 de agosto com a Festa Campeira do CTG Estância do Oeste. TRESSOLDI conta que como de costume, uma das maiores atrações será o Festival da Canção que reúne inúmeros calouros municipais, estaduais e nacionais. Dentro da programação, o presidente destaca: Formatura do Proerd; Festa do Colono e Motorista; Festerê Municipal e Nacional; Baile do Município; Final da Taça Turim; corte do bolo no dia do aniversário; Dia do Evangélico; almoço no bairro Primavera; Trilha da Serra da Fartura e Festa Campeira. O presidente ressalta que as comemorações serão feitas dentro do orçamento do município.

Tudo preparado para mais uma edição do Café Colonial. Quem afirma é o pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil ILDO BAUER. Ele relata que logo mais á noite, ás 19 horas e 30 minutos no Pavilhão Comunitário, começa o tradicional evento que abre as festividades de aniversário de Saltinho. São mais de 30 variedades de alimentos entre doces e salgados servidos no Café Colonial. Os produtos são de ótima procedência e coloniais.

Participação do público todos os anos no Café Colonial é muito boa. O pastor ILDO, comenta que apesar de ser organizado pela Igreja Luterana, o Café Colonial todos os anos conta com a participação de pessoas de várias denominações cristãs. O principal objetivo é reunir famílias e comunidade. SONORAO pastor, ressalta sempre o apoio da administração na realização desse evento.

Dia “D” de vacinação contra gripe acontece hoje. Quem lembra é a técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacina em Campo Erê CASSIANE DE LIMA. De acordo com ela, o atendimento segue até as 16 horas e está ocorrendo nas duas unidades de saúde, do Bairro São Francisco e Bairro Mello. Lembra ainda a importância das pessoas levarem consigo a carteira de vacinação, bem como o cartão do SUS.

Vacina da gripe H1N1 é destinada aos grupos prioritários. CASSI lembra que a Secretaria vem vacinando a população que se encaixa nos grupos que são: crianças seis meses a menores de seis anos, gestantes, puerperas, idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e pacientes com doenças crônicas. Neste ano fazem parte também, agentes da Polícia Civil e Militar.

Secretaria de Saúde precisa alcançar a meta de vacinação estipulada pelo Ministério. Afirmação é da responsável pela sala de vacina em Campo Erê CASSIANE DE LIMA. De acordo com ela, a meta neste ano é vacinar 90 por cento dos grupos prioritários. Ela pede para que a população que se encaixa, procure os postos de saúde para se imunizar.

Projeto Odonto Sesc inicia nesta segunda-feira no município. Quem informa é a secretária de Saúde de Campo Erê ELIZANDRA DA SILVA. Conforme ela, ação é um parceria entre Sesc e Secretaria Municipal de Saúde. Explica que o Odontosesc é um projeto social itinerante que tem por objetivo levar serviços odontológicos aos municípios de todo estado. A carreta da Odonto Sesc estará instalada ao lado do Centro de Múltiplo Uso de Campo Erê e permanece no município, segundo a secretária, por 48 dias uteis, o que equivale a cerca de dois meses e meio.

Vários são os serviços prestados pelo Projeto Odontosesc. Conforme a secretária de saúde ELIZANDRA DA SILVA, todos os atendimentos de saúde bucal neste período serão feitos na carreta. Os serviços prestados serão tanto clínicos, como educativos e preventivos. A unidade móvel odontológica conta com quatro cadeiras odontológicas, uma sala de raio x e central de esterilização. ELIZANDRA, relata que os quatro dentistas da pasta, mais os auxiliares estarão atuando junto com os profissionais do Sesc, nesses 48 dias.

Projeto Odontosesc é importante para toda população. Seu principal objetivo cita a secretária, é prestar atendimento gratuito e ações de educação em saúde bucal para a comunidade. São serviços de difícil acesso seja público ou privado, que a unidade móvel odontológica vem prestar para as pessoas. A ideia do projeto é trabalhar para sensibilizar para uma nova concepção de saúde, e entender a saúde não somente como ausência de doença, mas sim como qualidade de vida.

- A SEGUIR:

-POLÍCIA MILITAR APREENDE TRÊS VEÍCULOS E VINHO

ARGENTINO.

-PEDESTRE E MOTOCICLISTA FICAM FERIDOS EM

ACIDENTE NA SC-480.

Polícia Militar apreende três veículos e vinho argentino. A PM de Flor da Serra do Sul em patrulhamento de rotina ontem, avistou três veículos com placas do Rio Grande do Sul, andando em comboio. Ao ser realizada a abordagem foi constatado que os veículos estavam carregados com vinho sem liberação aduaneira, caracterizando crime federal de descaminho. Os condutores, veículos e as cargas de vinho foram encaminhados para a Receita Federal em Dionísio Cerqueira.

Pedestre e motociclista ficam feridos em acidente na SC-480. Duas pessoas ficaram feridas na noite de ontem em São Lourenço do Oeste, depois de se envolverem um acidente com motocicleta. Um homem 22 anos, foi atropelado por uma moto. Ele tinha cortes em ambas as pernas e possível hemorragia. Além disso, segundo o Corpo de Bombeiros, tinha suspeita de fratura na perna. Já o motociclista, 46 anos, teve pequenas escoriações. Conforme os bombeiros, ambas as vítimas foram levadas para atendimento médico.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.