ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 04 04 19

-IDA DE PAULO GUEDES À CÂMARA TERMINA EM CONFUSÃO

-DEPUTADOS APROVAM NOVOS VALORES DO SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL EM SC

-DEPUTADO COBRA CUMPRIMENTO DE LEI QUE DESTINA PARTE DO IPVA PARA RODOVIAS

-ENTIDADES PROMOVEM EVENTOS BENEFICENTES NO MUNICÍPIO

-PARQUE DE EXPOSIÇÕES VAI RECEBER ADAPTAÇÕES PARA FAISMO DE 2019

-POLÍCIA SUSPEITA QUE MULHER DESAPARECIDA TENHA SIDO MORTA PELO MARIDO

-QUINTETO É CONDENADO A PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.

Por apenas um voto, o Parlamento britânico decidiu nesta quarta-feira que o Reino Unido não poderá deixar a União Europeia sem um acordo no próximo dia 12. A proposta, que recebeu 313 votos a favor e 312 contra, será encaminhada à Câmara dos Lordes, que deve ratificá-la. Desta forma, a primeira-ministra THERESA MAY será forçada a pedir uma nova extensão no prazo à União Europeia. No entanto, nada obriga o bloco a concordar com essa decisão. Caso seus representantes não estejam de acordo, é mantido o prazo.

Os democratas solicitaram nesta quarta-feira ao Tesouro dos Estados Unidos a entrega das últimas seis declarações de renda do presidente republicano, DONALD TRUMP, que "não está disposto" a entregá-las no momento. TRUMP é o primeiro presidente americano desde RICHARD NIXON que se nega a revelar sua situação fiscal. Com maioria na Câmara de Representantes, os democratas têm agora a autoridade para exigir estes documentos, e jamais um pedido deste tipo apresentado pela comissão encarregada da arrecadação foi negado.

A Venezuela está sob "emergência humanitária complexa", afirma relatório da ONG norte-americana Human Rights Watch divulgado nesta quinta-feira. Observadores da organização e especialistas em saúde pública examinaram o colapso médico venezuelano, com aumento na transmissão de doenças infectocontagiosas no país. A ONG encontrou problemas como a piora nos indicadores de mortalidade materna e infantil, disseminação de doenças evitáveis por meio de vacinas, como sarampo e difteria e aumento na transmissão de doenças infecciosas como malária e tuberculose.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quarta-feira, durante audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça que o governo gastou no ano passado dez vezes mais com a Previdência Social. De acordo com ele, o modelo previdenciário custou 700 bilhões de reais no ano passado. Os investimentos em educação foram de 70 bilhões. GUEDES citou, mais de uma vez, que o sistema está "financeiramente condenado antes de a população envelhecer". Ele também usou o termo "perverso" para se referir ao sistema previdenciário. O ministro disse que o modelo atual prevê o desemprego para financiar a aposentadoria de idosos.

A animosidade entre o ministro da Economia, PAULO GUEDES, e deputados da oposição levou ao encerramento, na noite desta quarta-feira, da audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara destinada à apresentação para os parlamentares da reforma da Previdência. A audiência foi encerrada após mais de seis horas de duração, depois de uma confusão que se formou quando o deputado ZECA DIRCEU do PT do Paraná afirmou que o ministro age como "tigrão" em relação a aposentados, idosos e pessoas com deficiência, mas como "tchutchuca" em relação à "turma mais privilegiada do nosso país". GUEDES reagiu e disse que “tchutchuca é a mãe, tchutchuca é a vó”. A audiência foi então encerrada.

A Casa Civil informou que o presidente JAIR BOLSONARO iniciará nesta quinta-feira a rodada de reuniões com dirigentes de partidos. Entre os temas que serão discutidos, está a busca de apoio para aprovação da reforma da Previdência no Congresso Nacional. Segundo a Casa Civil, as reuniões terão a presença do ministro ONYX LORENZONI, que responde pela articulação política do governo. De acordo com a agenda oficial, Bolsonaro receberá nesta quinta os presidentes de seis partidos: MARCOS PEREIRA do PRB, GIBERTO KASSAB do PSD, GERALDO ACKMIN do PSDB, CIRO NOGUEIRA do PP, ACM NETO do DEM e ROMERO JUCÁ do MDB.

O advogado suspeito de matar a namorada a facadas dentro de um apartamento no Centro de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, se entregou à Polícia Militar por volta das seis e meia da tarde de ontem, após pouco mais de 24 horas de negociação. A vítima foi identificada como a advogada LUCIMARA STASIAK, de 29 anos. PAULO CARVALHO DE SOUZA, de 42 anos, foi levado para a delegacia. Depois, uma equipe do Instituto Médico Legal recolheu o corpo da mulher. Desde o início da noite de terça-feira, a polícia fez cerco no apartamento para realizar a prisão do namorado, que estava trancado na sacada do sétimo andar do prédio e afirmava ter uma arma. Durante a negociação o suspeito confessou que matou a namorada a facadas.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta quarta-feira, em primeira discussão, o projeto de lei que institui os novos valores do salário mínimo regional no Estado. De acordo com a proposta, o menor valor que poderá ser pago por empresas privadas no Estado será demil 158 reais. O texto, agora, será novamente analisado pelos deputados, em votação marcada para quinta-feira. Se for aprovado de novo, o projeto seguirá para a sanção do governador CARLOS MOISÉS. Considerando todas as faixas salariais, o reajuste médio deve ficar em quatro vírgula oito por cento.

O governo do Estado precisa viabilizar um empréstimo de um bilhão de dólares para equilibrar as contas deste ano. A revelação do secretário da Fazenda, PAULO ELI, foi feita durante reunião da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa. Ele afastou, por enquanto, a hipótese de atraso nos salários dos servidores públicos em maio a julho, como anunciado pelo governador CARLOS MOISÉS. De acordo com o secretário, o estado chegou em 31 de dezembro de 2018 com 21 bilhões de dívidas com bancos e União. Desse total, é necessário pagar entre 10 e 12 bilhões nos próximos quatro anos.

A câmara de vereadores de Bandeirante vai realizar na próxima semana uma sessão solene em homenagem a saúde pública do município. O requerimento para realização do evento é do vereador do PR, ORLANDO TERRES. Ele disse que o objetivo é reconhecer o trabalho de todos os profissionais que contribuem para o setor da saúde, desde motoristas, médicos, enfermeiros e demais colaboradores. A sessão solene está marcada para o dia 10, quarta-feira da semana que vem, as sete horas da noite. A sessão será transmitida pela rádio Peperi.

A paroquia São Miguel Arcanjo lançou, no último domingo, uma campanha para arrecadar donativos para auxiliar nas obras que serão realizadas na parte externa do prédio da Igreja Matriz de São Miguel do Oeste. A informação é do padre, CLAIR LOVERA. De acordo com ele, inicialmente a intenção do conselho paroquial era realizar apenas o trabalho de impermeabilização na estrutura. Em contato com a empresa responsável pelos trabalhos foi constatado que também é necessária uma pintura em toda a parte externa da construção. LOVERA disse que essa ação não estava prevista no orçamento da igreja e por isso a campanha foi lançada.

Cada voluntário poderá ajudar doando uma lata de tinta no valor de 390 reais ou qualquer outro valor em dinheiro para a pintura da Igreja Matriz. A explicação é do padre CLAIR LOVERA. De acordo com ele, ao todo, serão precisos 438 mil reais para a execução de todos os serviços, sendo 170 mil na primeira parte e 268 mil na etapa complementar. O padre comentou que os interessados em fazer as doações podem procurar a secretaria paroquial. LOVERA destacou que a igreja matriz é considerada o cartão postal da cidade e por isso ele acredita que ela merece o cuidado e atenção de toda a comunidade. O padre lembrou ainda que além da igreja de São Miguel do Oeste outras 20 igrejas pertencentes à paróquia São Miguel Arcanjo também estão passando por reformas.

O Lionesses de São Miguel do Oeste vai promover nesta semana a segunda edição do Brechó Coração Solidário. A informação é da vice-presidente do clube de serviço, ELISANDRA CELERE. O evento vai acontecer no colégio São Miguel amanhã e sábado. Nos dois dias, o brechó estará aberto entre oito e meia da manhã e seis da tarde. Durante todo o dia, as voluntárias do clube vão vender peças de roupas usadas doadas pela comunidade. Os valores são dois, cinco, 10 e 15 reais. De acordo com ELISANDRA, as peças são de boa qualidade e os preços são acessíveis. Ela disse que a primeira edição do Brechó em 2018 teve uma boa participação dos moradores e a expectativa é a mesma para este ano.

Os recursos arrecadados com o Brechó Coração Solidário do Lionesses serão aplicados na ampliação do banco ortopédico da entidade. A vice-presidente do clube, ELISANDRA CELERE disse que todos os valores obtidos com a venda de roupas do brechó serão revertidos para o projeto. Ela explicou que o Lionesses conta com camas hospitalares, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e outros equipamentos que são cedidos para a população. O objetivo agora é comprar novos aparelhos para ampliar o atendimento dos moradores que precisam desses materiais. ELISANDRA ressaltou que a participação da comunidade é fundamental para os projetos sociais do clube.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste vai promover um bazar beneficente na semana que vem. De acordo com a presidente da entidade, TEREZINHA BAROSI, o evento vai começar na segunda-feira na sede da rede. Durante o bazar, serão vendidas peças de roupas usadas por valores entre um e 10 reais. O objetivo da atividade é arrecadar recursos para custear os trabalhos da rede. TEREZINHA disse que a sala destinada para o bazar está lotada de doações e as pessoas terão acesso a roupas de boa qualidade. O recurso obtido com o evento será usado nas obras de ampliação da sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A secretaria de Saúde de Paraíso definiu o roteiro da campanha de vacinação contra a gripe. O medicamento estará à disposição a partir de quarta-feira da semana que vem para gestantes, mães de bebes com até 45 dias de vida e crianças com idades entre seis meses e seis anos. A partir do dia 15, os idosos também já podem procurar o posto de saúde para se proteger contra a gripe. Além disso, a secretaria de Saúde vai realizar um roteiro pelas comunidades do interior nos dias 13 e 14 de maio. O dia D será no dia quatro de maio e a campanha vai até o final do mês que vem.

A ex-vereadora CRIS ZANATTA foi reeleita para um mandato na presidência do diretório municipal do PSDB. A eleição da nova executiva para o mandato 2019-2021 foi realizada na segunda-feira na sede social do BESC. Duas chapas disputaram o comando do partido. A chapa 1, liderada por CRIS teve 88 votos, 40 a mais do que a chapa dois que tinha DANIEL ROLIN como candidato a presidente. CRIS disse o principal objetivo da nova executiva é conduzir o partido para a eleição municipal do ano que vem. Ela esteve no Peperi Entrevista de hoje as principais declarações da presidente eleita do PSDB estarão no Globo em Foco de amanhã.

O deputado estadual do MDB, VALDIR COBALCHINI, cobrou do governo do estado o cumprimento da lei que prevê a destinação de 10 por cento do valor arrecadado com o IPVA para a conservação de rodovias estaduais. A lei foi aprovada no final de 2017, mas não é cumprida pelo governo do estado. De acordo com o parlamentar, a situação das rodovias estaduais catarinenses nunca esteve tão ruim. Ele afirmou que as estradas estão esburacadas, sem sinalização, cobertas pelo mato e com obras paralisadas. O parlamentar esteve no Peperi Entrevista de ontem e afirmou que o governo precisa cumprir a lei para garantir pelos menos esses recursos para as SCs. Ele disse que o governo de MOISÉ DA SILVA informou que vai cumprir a lei a partir de junho ou julho.

O destinação de 10 por cento do IPVA para a manutenção das rodovias estaduais vai colocar cerca de cem milhões de reais por ano nas SCs. A informação é do deputado do MDB, VALDIR COBALCHINI. Ele citou que o valor não vai resolver o problema das rodovias, mas vai amenizar a situação das estradas catarinenses. COBALCHINI disse que vai ao Ministério Público se for preciso para garantir o cumprimento da lei. Ele admitiu que nem mesmo o ex-governador EDUARDO PINHO MOREIRA, que é do partido, cumpriu ele. COBALCHINI ponderou dizendo que não adianta olhar para o passado e que agora é importante olhar para o futuro e garantir recursos para as rodovias.

O deputado do MDB, VALDIR COBALCHINI, também criticou o projeto de reforma administrativa do governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA. O parlamentar citou que a reforma tem muito artigos que preveem a definição de uma série de questões por decreto, o que retira o poder de análise da Assembleia Legislativa. COBALCHINI também chamou a atenção para outro ponto que ele considera preocupante: a redução das estruturas regionais, mas o aumento do tamanho da máquina do estado na capital.

São Miguel do Oeste pode receber até 20 novas câmeras de videomonitoramento da cidade ainda neste ano. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele falou sobre a possibilidade de ampliação do sistema durante visita feita nesta semana a central de videomonitoramento que funciona no quartel do décimo primeiro batalhão da PM. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o município tem recursos garantidos para a aquisição de até 20 câmeras. Nesta semana, o prefeito TREVISAN solicitou que a PM faça um estudo dos locais para instalação dos aparelhos. De acordo com o comandante da nona região, coronel ALEXANDRE CABRAL, a ampliação das câmeras vai exigir a compra de novos aparelhos para a central de videomonitoramento.

A Polícia Militar fará um levantamento para apontar a viabilidade da ampliação das câmeras de segurança na cidade. De acordo com o comandante da nona região, coronel ALEXANDRE CABRAL, é preciso analisar o que é preciso para promover a instalação de mais 20 câmeras como quer o prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que será preciso, por exemplo, comprar novas telas e computadores para que a central possa comportar as novas câmeras. CABRAL ressaltou que a medida vai ter um impacto positivo para a comunidade.

O Parque de Exposições Rineu Gransotto receberá melhorias para a realização da Faismo 2019 no mês de novembro. De acordo com nota divulgada nesta quarta-feira pela assessoria de comunicação da prefeitura, entre as principais inovações, estão a construção de estruturas fixas para exposição de animais e o novo pavilhão para o setormetalmecânico. Também será instalado um segundo palco para apresentações locais e regionais. No final da tarde desta terça-feira, uma comitiva composta pelo prefeito WILSON TREVISAN, pelo vice-prefeito, ALFREDO SPIER, secretários municipais e membros da comissão central organizadora da Faismo realizou uma vistoria em todo o Parque para avaliar o que precisa ser adaptado para a feira que vai acontecer de 14 a 17 de novembro.

As adaptações no parque de exposições para a Faismo de 2019 vão começar o mais rápido possível. A garantia é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, a comitiva da prefeitura e da CCO da Faismo analisou todos os espaços a serem utilizados e apontou as reformas e obras que são necessárias para a feiras deste ano. Os objetivos das mudanças são melhorar as condições para acomodação dos expositores, recepção e circulação do público, além da segurança e conforto de todos vão participar do evento. TREVISAN explicou que entre as alterações físicas que o parque vai receber estão as alterações para aumentar a capacidade área destinada para o estacionamento de expositores e visitantes.

A Polícia Civil de Santa Helena identificou o homem suspeito de mandar mensagens e fotografias com conteúdo pornográfico para adolescentes do município. A investigação começou depois que as menores procuraram a polícia para relatar que estavam recebendo mensagens de um número não identificado. A Polícia Civil identificou e localizou o autor, um homem de 42 anos, conhecido das adolescentes. Ao ser interrogado, ele negou os fatos. Diante das provas colhidas, a Polícia civil indiciou o suspeito. Se ele foi denunciado e condenado, a pena que pode ultrapassar cinco anos de prisão.

A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira mudou a linha de investigação sobre o desaparecimento de um casal em São Miguel do Oeste. CLEVITON DE LIMA CARVALHO, que antes era dado como desaparecido, agora é suspeito de ser o responsável pelo sumiço da companheira ANGÉLICA SABRINA SEIBERT. A mudança na apuração do caso ocorreu porque CARVALHO foi visto sozinho na manhã de 17 de março em um posto de combustíveis no Paraná. Ele estava pedindo carona com destino a São Paulo. O carro do casal estava no mesmo local. A polícia também apura a informação de que ANGÉLICA teria sido assassinada e enterrada às margens de um rio entre as cidades de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. O casal tinha sido visto pela última vez também em 17 de março. A Polícia Civil pede à população da região rural ou que vive às margens desse rio que denuncie alguma movimentação estranha ou suspeita naquela data. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia de Fronteira.

Cinco homens suspeitos de tentativa de assassinato foram condenados a penas de até 14 anos de prisão nesta quarta-feira em Campo Ere. O júri durou cerca de 14 horas. ADEMIR FARIAS pegou 14 anos de cadeia. RONALDO ROCHA foi condenado a 12 anos de prisão. RONALDO CORREA, RENATO CORREA e MARCIO DE QUADROS tiveram a mesma pena: 10 anos e oito meses de cadeia. Eles foram acusados e condenados por tentativa de homicídio, disparo de arma de fogo, furto, dano e corrupção de menores. Os crimes aconteceram no dia seis de janeiro do ano passado. Os homens condenados ontem podem recorrer da sentença para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Os crime que resultaram na condenação de cinco pessoas por tentativa de homicídio aconteceram no começo do ano passado. Segundo a acusação, a confusão iniciou num bar no Bairro Jardim Esperança, em Campo Erê. Um Gol, placas de Renascença, passou em uma rua na frente do bar e foi apedrejado. Na sequência, os ocupantes do Gol efetuaram disparos de arma de fogo na direção do bar e um dos tiros atingiu a perna de um dos homens que estavam no local. Depois, os envolvidos fugiram pela Avenida Getúlio Vargas. Outro homem pegou um Omega e perseguiu o Gol. Houve nova troca de tiros. Um dos envolvidos roubou o veículo Omega e fugiu para o Paraná onde o carro foi incendiado. Os cinco acusados foram considerados culpados pelo júri realizado ontem em Campo Erê.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.