-GOVERNO VAI TENTAR APROVAR TAXAÇÃO DAS BIG TECHS NO CONGRESSO
-MICRO E PEQUENAS GERAM 64 POR CENTO DOS EMPREGOS INDUSTRIAIS EM SC EM 2024
-MUNICÍPIO ADERE A PROGRAMA PARA FACILITAR CONTRATAÇÃO DE MEIs
-MOTOGRUPO INTENSIFICA PREPARATIVOS PARA A ABERTURA DO MOTOCÃO
-PEC QUE ACABA COM A ESCALA DE 6X1 DIVIDE OPINÃO DE DEPUTADOS DA REGIÃO
-IDOSO DE 72 ANOS SUSPEITO DE FURTO EM SUPERMERCADO É PRESO PELA PM
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO DE MOTO E CAMINHONETE NA WILLY BARTH
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas de nuvens, mas sem chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 21 graus. A máxima pode chegar a 34 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 86 centavos. O euro está valendo seis reais e 10 centavos. O peso está cotado em 0,0054 centavos.
O papa FRANCISCO, de 88 anos, dormiu a noite toda e continua descansando nesta manhã. A informação foi divulgada pelo Vaticano no fim da madrugada desta terça-feira. Na segunda-feira, FRANCISCO sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda. Segundo o boletim, o Papa precisou de equipamentos para ajudar na respiração, mas sem necessidade de uma intubação. O pontífice apresentou esta mesma condição na sexta-feira. Broncoespasmo é uma dificuldade aguda de respirar, que acaba provocando, na sequência, um episódio de vômito com inalação. Tanto no sábado quanto no domingo, FRANCISCO não havia apresentado episódios de insuficiência respiratória aguda, problema que volta a ocorrer ao longo nesta segunda.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, suspendeu nesta segunda-feira toda a ajuda militar à Ucrânia após seu bate boca com o presidente ucraniano VOLODYMYR ZELENSKY na semana passada. A medida foi tomada depois que TRUMP mudou a postura de alinhamento dos Estados Unidos em relação à Ucrânia, que vinha desde o início da guerra. Também desta segunda, o norte-americano voltou a criticar VOLODYMYR ZELENSKY após o presidente da Ucrânia dizer que o fim da guerra de seu país contra a Rússia está "muito, muito distante".
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta segunda-feira que considerará a possibilidade de assinar um acordo de livre comércio com a Argentina e disse achar o presidente JAVIER MILEI um "grande líder". No sábado, MILEI voltou a ameaçar a saída do Mercosul para fechar um acordo comercial com os Estados Unidos. O presidente argentino afirmou que o bloco econômico enriqueceu apenas os brasileiros. O argentino já havia aventado em janeiro a possibilidade de sair do Mercosul caso isso fosse necessário para concluir um acordo com os americanos.
O relator do Orçamento, senador ANGELO CORONEL do PSD da Bahia disse, nesta segunda-feira, que fechou com o presidente do Congresso, senador DAVI ALCOLUMBRE do União do Amapá, para votar o Orçamento de 2025 em plenário no dia 18 de março. A votação do Orçamento teve o caminho aberto após o ministro FLÁVIO DINO, do Supremo Tribunal Federal, homologar no dia um plano de trabalho para dar mais transparência e rastreabilidade ao pagamento das emendas parlamentares. Além do impasse sobre as emendas, o Congresso direcionou os trabalhos para a análise do pacote de ajuste fiscal. Os dois fatores prorrogaram a votação do Orçamento de 2025, que idealmente deveria ter sido aprovado antes do início do ano. Sem a lei orçamentária em vigor, o Executivo iniciou o ano autorizado a realizar apenas despesas essenciais ou obrigatórias.
O Supremo Tribunal Federal validou nesta segunda-feira, por unanimidade, o plano de trabalho apresentado pelo Congresso e pelo governo com objetivo de garantir o pagamento das emendas parlamentares. O plano, que prevê mais transparência e rastreabilidade nos repasses do dinheiro, recebeu o aval do relator, ministro FLÁVIO DINO. Ele foi seguido por todos os ministros, que confirmaram a decisão de validar o acordo fechado entre o Legislativo e Executivo. O julgamento ocorreu no plenário virtual e os votos podiam ser apresentados no sistema até o dia 5 de março. De acordo com o ministro DINO, com a homologação pelo plenário, não restam impedimentos para a execução das emendas parlamentares ao Orçamento de 2025, bem como as relativas a exercícios anteriores.
O ministro das Comunicações, JUSCELINO FILHO, afirmou nesta segunda-feira que o governo federal vai trabalhar para aprovar no Congresso, ainda neste ano, a taxação das big techs, como Google, Apple, Meta e Amazon. A medida busca criar uma cobrança específica para empresas de tecnologia que atuam no Brasil, tanto para ampliar a arrecadação quanto para incentivar investimentos na infraestrutura digital do país. O projeto já vinha sendo discutido com o Ministério da Fazenda desde o ano passado, mas não avançou devido ao foco do governo na aprovação da reforma tributária. Agora, com o orçamento de 2025 prevendo dificuldades para atingir a meta fiscal, a proposta volta à pauta como uma possível solução para reforçar o caixa.
Somente em 2024, o programa Universidade Gratuita concedeu mais de 41 mil benefícios em diferentes cursos de graduação em Santa Catarina. O investimento anual do Governo do estado no período foi de quase 507 milhões de reais. Até 2026, a expectativa é que o investimento no programa Universidade Gratuita supere um bilhão e 200 milhões de reais, beneficiando até 70 mil estudantes. O Estado pagará o valor total da graduação até o último semestre do curso em que estão matriculados. Como contrapartida, os estudantes deverão prestar serviço à população após a conclusão do curso, no total de até 480 horas, que devem ser cumpridas em até dois anos.
As micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 64 por cento dos empregos do setor industrial catarinense em 2024. No ano passado, as indústrias de micro e pequeno porte foram responsáveis por pouco mais de 20 mil novas vagas, a maioria delas na construção civil, que gerou saldo positivo de nove mil vagas. O segmento de máquinas e equipamentos também foi destaque na geração de empregos entre indústrias de menor porte, com saldo de dois mil 355 postos formais de trabalho, seguido pelo setor de produtos químicos e plásticos, que teve saldo de mil 559 vagas em 2024, segundo números do Novo Caged. Dados do Observatório FIESC mostram que em 2023, as micro e pequenas empregavam 48 por cento da força de trabalho no setor, pouco mais de 437 mil pessoas, em 61 mil 423 estabelecimentos industriais.
A lista de profissões com maior aumento no número de vagas de trabalho em Santa Catarina ao longo do último ano mostra a presença de funções em variados setores da economia. O cargo de cozinheiro geral é o que teve maior crescimento no saldo entre contratações e demissões. Em 2023, a função teve saldo de apenas 45 novas vagas abertas, mas no ano passado esse número saltou para 553. Percentualmente, foi a maior alta entre as funções que mais contrataram, com mil 129 por cento a mais entre um ano e outro. Em segundo lugar aparecer a vaga de Promotor de vendas com 486 por cento de aumento no saldo de vagas, com 932 novos postos de trabalho abertos em 2024. Já ajudante de confecção teve alta de 256 por cento com mil 172 novos postos de trabalho abertos em 2024.
A Prefeitura de Guaraciaba anunciou a adesão ao Programa Contrata Mais Brasil. A iniciativa, criada pelo governo federal, conecta órgãos públicos a microempreendedores individuais facilitando a contratação de serviços locais sem burocracia. Segundo a secretária de Indústria e Comércio, CINTHIA BORSATTO, o Contrata Mais Brasil é uma solução ágil para demandas da Administração, permitindo a contratação de serviços como pintura, elétrica e reformas sem a necessidade de licitação. Ela explicou que a plataforma acelera o processo, beneficiando tanto o poder público quanto os MEIs, que passam a ter mais oportunidades de trabalho. Guaraciaba é a primeira cidade da região a aderir a plataforma.
O funcionamento do programa Contrata Mais Brasil é simples e aproxima o poder público local dos microempreendedores individuais. A afirmação é da secretária de Indústria e Comércio, CINTHIA BORSATTO. Ela explicou que a Prefeitura cadastra uma demanda, como a pintura de uma parede por exemplo, e os MEIs do município que estiverem na plataforma recebem uma notificação via WhatsApp. Segundo CINTHIA, eles podem analisar o serviço, enviar os orçamentos e competir de forma justa pela contratação. A secretária destacou que os microempreendedores interessados em fazer o cadastro podem procurar a Sala do Empreendedor na prefeitura ou diretamente no site gov.brcontratamaisbrasil.
A Pastoral da Criança vai retomar os trabalhos em 2025 no dia cinco de março. A informação é da diretora da entidade, ZAIRA PEREIRA. Ela explicou que as voluntárias do artesanato retornam no dia cinco e no dia 10 ocorre a primeira reunião com os líderes nas comunidades. ZAIRA disse que a Pastoral da Criança faz o acompanhamento nutricional de cerca de mil e 200 crianças de zero a seis anos das cidades de São Miguel do Oeste, Paraíso e Dois Irmãos. Ela comentou que as voluntárias oferecerem uma série de informações sobre alimentação e cuidados básicos com a primeira infância. O atendimento ocorre pelo aplicativo da Pastoral e pelas ações nas comunidades com entidades parcerias, como a Unoesc, Uniasselve, Celesc e profissionais como psicólogos, nutricionistas e psicólogos.
A onda de calor que começou no último final de semana provocou o registro de um índice de calor de 55 graus nesta segunda-feira em Itapiranga. Apesar dos termômetros terem marcado temperaturas de 37 graus as duas da tarde, a umidade elevada do ar fez com que o município registrasse esse valor superior a 50 graus. De acordo com a Epagri Ciram, o índice de calor é a temperatura sentida devido à combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar. De acordo com a Defesa Civil, a onda de calor deve seguir atingindo o Estado até pelo menos sexta-feira e uma das regiões mais afetados é o Oeste.
Uma fiscalização dos profissionais da Casan constatou um caso de um furto de água, mais conhecido como “gato”. O fato foi registrado no bairro Agostini, em São Miguel do Oeste. De acordo com a Casan, o registro irregular foi constatado em uma obra. O suspeito fez uma ligação clandestina de água que estava cortada há mais de dois anos por falta de pagamento. A equipe de fiscalização da Casan chamou a Polícia Militar e fez o registro do boletim de ocorrência. O caso deve ser repassado para a Polícia Civil.
A vigésima edição do Motocão começa nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. O evento deve receber motociclistas de diversos pontos do estado e do país. A edição de 2025 do Motocão vai acontecer entre sexta e domingo na praça Walnir Bottaro Daniel. O local já começou a receber a estrutura para o evento, como a montagem do palco de shows e dos espaços para os expositores. De acordo com o presidente do Motogrupo, EVANDRO PIAIA, além da programação com shows e apresentações de motos, o encontro vai contar com praça de alimentação e venda de produtos e mercadorias. A previsão de público é de cerca de 30 mil visitantes nos três dias do evento.
O Motocão 2025 começa na sexta-feira, sete de março, com a abertura oficial programada para às sete e meia da noite. Os shows no palco que será montado na esquina da rua coberta com a rua La Salle iniciam as oito horas da noite. A primeira noite terá a presença dos Forasteiros de Faraway, seguidos por Águas Nativas. O grande destaque do primeiro dia será o show nacional de DUCA LEINDECKER da Banda Cidadão Quem. O show nacional está previsto para as 11 horas da noite. Todos os shows do Motocão serão sem cobrança de ingressos da população.
No sábado, oito de março, a programação do Motocão começa ao meio-dia com a apresentação dos Forst Dudes. Durante a tarde, a música continua com as Bandas Setentistas, Bela Dona, Harpia, Velha Infância, Volúpia e Allost. O show nacional da noite ficará por conta da banda Acústicos e Valvulados, a partir das 11 horas. Além da programação musical, o evento também contará com o Show de Manobras Radicais do Grupo Força e Equilíbrio, que se apresentará às nove da noite em frente à Celesc. No domingo haverá apresentações de bandas locais no palco aberto e o Grupo Força e Equilíbrio volta a se apresentar com manobras radicais as quatro da tarde.
A Proposta de Emenda Constitucional, que acaba com a escala de trabalho 6x1, foi protocolada na Câmara dos Deputados na semana passada por parlamentares da base do governo. O texto trata da redução da jornada semanal de trabalho, hoje de 44 horas semanais, ou seja, seis dias trabalhados e um de folga. A PEC fixa a carga horária em 36 horas semanais, quatro dias de trabalho e três de descanso por semana. Nesta semana, o Peperi Entrevista está repercutindo esse tema, polêmico, com deputados federais. Nesta segunda-feira, o programa recebeu o deputado federal do PT, PEDRO UCZAI, que tem posição favorável a redução. Hoje, o programa foi com a deputada do PL, DANIELA REIHNER, que é contra a PEC.
No Peperi Entrevista desta segunda-feira, o deputado federal do PT, PEDRO UCZAI disse que a PEC é boa para a economia, para a produtividade e para os trabalhadores de modo geral. Na visão do parlamentar, a redução da jornada significa valorizar a vida para além do trabalho. Ele defende uma relação de cinco dias trabalhados para dois de folga. Segundo o deputado, a redução vai ter impactos positivos para todos.
A redução da jornada semanal de trabalho deve ocorrer com a manutenção dos salários dos trabalhadores. A posição é do deputado federal do PT, PEDRO UCZAI. De acordo com ele, a alegação de que a proposta iria resultar no aumento do custo para as empresas não pode ser aceita porque haveria um acréscimo de produtividade por parte dos trabalhadores. UCZAI vê que a medida é necessária porque a atual escala de 6x1 está sobrecarregando e provocando o adoecimento mental dos colaboradores. Uma escola menor, na visão do deputado, vai reduzir as doenças e afastamentos dos trabalhadores por motivos de saúde.
A PEC que reduz a jornada semanal de trabalho é uma boa proposta para o país. A afirmação é da deputada do PL, DANIELA REIHNER. Ela disse que não foi feito nenhum estudo sobre o impacto da medida para a economia e para a sociedade brasileira. DANIELA disse que não se sabe se as empresas terão capacidade de suportar os custos gerados pela eventual adoção do sistema de quatro dias trabalhados por três de descanso. A deputado comentou ainda que a PEC é uma manobra com intenção populista que não percebe os problemas que pode gerar para as empresas e para a economia de forma geral. A parlamentar do PL não vê nenhum benefício na PEC que reduz a jornada semanal de trabalho.
A Proposta de Emenda Constitucional que acaba com a escala de seis por um vai criar muitas dificuldades, especialmente em Santa Catarina. A observação é da deputada DANIELA REIHNER. Ela comentou que o estado já sofre com a falta de mão de obra e esse problema só vai aumentar se a PEC for aprovada. A deputada do PL disse ainda que essa proposta é uma ilusão que acaba com a cultura do trabalho na sociedade.
Um caminhão de transporte de lixo de uma empresa particular de Iporã do Oeste colidiu em um poste, próximo ao cemitério municipal, no centro de Tunápolis na manhã de onte,. As informações apuradas pela rádio Oeste, emissora da Rede Peperi, apontam que o condutor do veículo teria passado mal e acabou perdendo o controle da direção, causando a colisão. A guarnição do Corpo de Bombeiros atendeu a vítima que estava em estado de choque e teve que ser levada ao hospital de Tunápolis. Devido ao impacto, o poste de energia acabou caindo sobre a via, danificando a estrutura dos fios e o transformador de energia. A Celesc e uma empresa responsável pelo fornecimento de internet no município trabalharam durante o dia para restabelecer os serviços de luz e internet.
Uma saída de pista deixou duas mulheres feridas na manhã desta segunda-feira na comunidade de Sede Peperi, no interior de Dionísio Cerqueira. O acidente aconteceu por volta das seis e meia e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU. A condutor de um Celta perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra arvores. As duas ocupantes ficaram feridas. Elas receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhadas ao hospital de Dionísio Cerqueira.
Um homem foi preso por furto em supermercado na manhã desta segunda-feira em Maravilha. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou o autor do furto, um homem de 72 anos, que estava sob custódia dos funcionários do supermercado. O gerente do estabelecimento relatou que já tinha conhecimento de que o suspeito estava realizando furtos no mercado, de acordo com filmagens de dias anteriores. De acordo com o relato do gerente, o suspeito entrou no mercado e foi monitorado via câmeras. Ele colocou produtos em uma maleta azul e outros em uma cestinha, mas só pagou pelos produtos da cestinha. O homem confessou o crime e relatou que possui problemas psicológicos e que já havia cometido outros furtos no local. Ele foi detido e levado para a delegacia de polícia de Maravilha.
Um motociclista de 22 anos foi preso pela Polícia Militar após ser flagrado conduzindo uma moto de forma perigosa no centro de Barra Bonita na noite de ontem. A guarnição foi acionada por volta das oito para uma ocorrência na Rua Itamaraty. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi encontrado caminhando à beira da estrada, desorientado e com sinais de embriaguez. Ele apresentava escoriações e afirmou ter sofrido uma queda de moto. A CG 150 Titan KS foi localizada caída fora da estrada, na estrada geral de acesso à Linha 13 de Maio. O rapaz foi preso em flagrante e recebeu diversas multas. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.
Um homem ficou ferido em um acidente envolvendo uma Biz e um Strada da secretaria de Educação no final da manhã de ontem na Avenida Willy Barth. A colisão aconteceu por volta das 11 e meia. O condutor da motocicleta sofreu ferimentos em uma das pernas e recebeu os primeiros atendimentos da equipe do SC Inter Hospitalar, que passava pelo local no momento do acidente. Em seguida, o Corpo de Bombeiros assumiu a ocorrência e encaminhou o motociclista ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.