ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 04 03 2020

-PIB DO BRASIL CRESCE 1,1 POR CENTO EM 2019, MENOR AVANÇO EM TRÊS ANOS

-CORONAVÍRUS TEM MAIS SETE CASOS SUSPEITOS EM SANTA CATARINA

-ACISMO ANUNCIA CRIAÇÃO DE TRÊS NOVOS NÚCLEOS SETORIAIS

-SUPERMERCADISTA QUESTIONA REDUÇÃO DO ICMS APENAS PARA A INDÚSTRIA

-DNIT ENTREGA AO GOVERNO TERMO PARA FEDERALIZAR SC 163

-MOTOCICILISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CARRO NO JARDIM PEPERI

-IDOSO É AGREDIDO COM TIJOLO EM TENTATIVA DE ASSALTO NO CENTRO DA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Os protestos foram retomados nas ruas de Santiago, no Chile, com novos ataques a transportes públicos e saques de lojas que se estenderam até o amanhecer desta terça-feira. Segundo o balanço oficial, os atos deixaram 283 detidos e 76 policiais feridos. Os protestos desta semana tem relação com as manifestações que eclodiram em outubro contra o aumento das tarifas do metrô de Santiago e que rapidamente se tornaram uma reivindicação generalizada a favor de profundas reformas sociais, em um país com altos níveis de desigualdade. Novas marchas e protestos estão previstos para os próximos dias.

A Organização Mundial de Saúde alertou, nesta terça, contra o mau uso de equipamentos de proteção contra o Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com o diretor-geral da entidade, TEDROS ADHANOM, a escassez desses materiais afeta a capacidade de países de combaterem o vírus e coloca trabalhadores de saúde em risco. O diretor da OMS alertou para o fato de o mau uso dos equipamentos estar afetando justamente os profissionais de saúde. Nesta terça, o presidente francês, EMMANUEL MACRON, anunciou que confiscaria os estoques e a produção de máscaras de proteção contra o Covid-19 na França.

Chile e Argentina confirmaram os primeiros casos de coronavírus nesta terça-feira. Com essas confirmações, a America Sul passa a ter três países com casos confirmados, sendo que o Brasil foi o primeiro. Os casos confirmados são em pessoas que viajaram recentemente para outros países. Na Argentina, o primeiro caso é em um homem de 43 anos que voltou recentemente da Itália. No Chile, um homem de 33 anos que viajou por um mês pelo sudeste asiático. Autoridades de saúde dos dois países afirmaram que estão seguindo as recomendações internacionais de controle ao coronavírus e que estão preparados para combater o vírus.

Após um mês e meio de reuniões e acertos – tratados pelo presidente JAIR BOLSONARO como "namoro", “noivado” e "casamento" –, a atriz REGINA DUARTE tomou posse nesta quarta-feira como secretária de Cultura do governo. Será a quarta ocupante do cargo em 14 meses. A nomeação da atriz foi publicada na edição desta quarta do "Diário Oficial da União". Também foram publicadas ao menos 12 exonerações de servidores em cargos de chefia, feitas pela nova gestão. A cerimônia ocorreu agora à pouco Palácio do Planalto. No cargo, REGINA terá o desafio de encerrar a rotatividade da pasta e buscar pacificação ou, ao menos, uma convivência mais harmoniosa entre o governo e a classe artística.

O presidente do Congresso Nacional, senador DAVI ALCOLUMBRE, suspendeu na noite desta terça-feira a sessão destinada a votações e adiou para a próxima terça a análise dos projetos que tratam do orçamento impositivo. Ao anunciar a decisão, ALCOLUMBRE afirmou que os parlamentares pediram mais tempo para analisar os projetos enviados pelo governo. Segundo ele, a sessão será retomada nesta quarta-feira para votar vetos do presidente Jair Bolsonaro a trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias que tratam de emendas parlamentares impositivas, isto é, de execução obrigatória. Mais cedo, nesta terça, o presidente do Congresso afirmou que há um acordo entre os parlamentares para manter os vetos. Segundo ALCOLUMBRE, o acordo também prevê votação dos projetos enviados pelo governo.

O Produto Interno Bruto brasileiro cresceu um vírgula um por cento em 2019, segundo divulgou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O crescimento foi de um vírgula um por cento e trata-se do menor avanço em três anos. Em valores correntes, o PIB do ano passado totalizou sete trilhões e 300 bilhões de reais em 2019. Foi a terceira alta anual consecutiva após dois anos de retração, mas o ritmo lento de recuperação ainda mantém a economia do país abaixo do patamar pré-recessão. Em 2017 e 2018 o crescimento foi de um vírgula três por cento em ambos os anos, após retrações de três e meio por cento em 2015 e de três vírgula três por cento em 2016. Já o PIB per capita teve alta de apenas zero vírgula três por cento em termos reais, alcançando 34mil 533 reais em 2019.

Os governos de Santa Catarina e do Paraná assinaram um acordo de parceria em saneamento. O documento prevê a execução conjunta de ações nos municípios mais próximos da linha divisória, além de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Pela assinatura, ocorrida em Foz do Iguaçu na semana passada, os dois estados vão trocar experiências e podem trabalhar juntos no tratamento de esgoto. Conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o Paraná consegue coletar e tratar 71 por cento do esgoto. Já em Santa Catarina esse índice é de 23 por cento. O levantamento do SIS não leva em conta os sistemas individuais, como as fossas e as estações de tratamento de condomínio, o que melhoraria a posição do estado nesse ranking.

A colheita do arroz em Santa Catarina começou em fevereiro e traz uma expectativa positiva para os produtores. O estado é segundo maior produtor do grão no país, depois do Rio Grande do Sul. A estimativa é colher cerca de um milhão 147 mil toneladas do grão. A previsão é da economista GLÁUCIA PADRÃO, do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola, órgão ligado a Epagri. A colheita do arroz segue até o fim de março. A expectativa para o estado é que a produtividade tenha o registro de quatro por cento em relação à safra passada.

O número de casos suspeitos do novo coronavírus subiu novamente em Santa Catarina e chegou a 43, informou o Ministério da Saúde em novo boletim divulgado na tarde desta terça-feira. Os sete novos pacientes são da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí, do Sul e do Norte do estado. Em todo o Brasil, 488 são monitorados. Santa Catarina é o quinto estado do país com mais casos suspeitos. Em comparação com o boletim divulgado na segunda-feira, há dois casos suspeitos em Blumenau e um em cada uma das seguintes cidades: Florianópolis, Brusque, Canelinha, Criciúma e São José. No estado, foram descartados quatro casos: dois em Florianópolis, um em Rio do Sul e um em Brusque.

A prefeitura de Belmonte e a ACID CDL de Descanso e Belmonte estão intensificando os preparativos para a ExpoBelmonte 2020. A feira será aberta na sexta-feira e prossegue até domingo no ginásio comunitário e arredores, no trevo de acesso à cidade. A exposição contará com a participação de 30 empresas, todas do município. O vice-prefeito CLEOMAR PISONI esteve no RPN Primeira Edição de hoje e disse que a administração investiu mais de 50 mil reais para a realização da feira. A Expo Belmonte não terá cobrança de ingresso e que o objetivo é valorizar as empresas do município.


O Centro de Apoio à Pessoa Idosa vai realizar um jantar com o objetivo de arrecadar recursos para a construção da sede do Ceapi. O cardápio será risoto de costela bovina, salada, cuca recheada e pães. De acordo com a presidente do Ceapi, MARIA HELENA DOTTO, o evento vai acontecer neste sábado no salão comunitário do bairro Agostini e começa as oito horas. Ele disse que os participantes deve levar pratos e talheres. O valor do ingresso é de 30 reais e pode ser adquirido com o voluntários do Ceapi. MARIA HELENA explicou a participação da comunidade é fundamental para reunir os recursos necessários para a execução da obra.

O Centro de Apoio à Pessoa Idosa precisa começar a obra do espaço que vai atender os idosos do município até o final deste ano. A informação é da presidente da entidade, MARIA HELENA DOTTO. De acordo com ela, o terreno doado pela prefeitura para o projeto tem cerca de mil e 600 metros quadrados e fica no bairro São Jorge. A lei de doação prevê que o Ceapi deve começar a construção em 2020 e terminar o prédio até o final de 2025. A obra terá três pavimentos e mais de dois mil e 500 metros quadrados de área construída. O Ceapi terá capacidade para atender cerca de 60 idosos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste divulgou nesta semana uma nova modalidade que está sendo implantada em todo o país. A informação é da gestora da CDL local, ALINE SCHAFER. De acordo com ela trata-se do Cadastro Positivo. Segundo ela, a ferramenta é uma modalidade que já funciona a nível internacional. ALINE explicou que a ação nada mais é que uma nota de bom pagador que o consumidor adquire nas compras a prazo. Conforme a profissional, atualmente existe em todo o país uma quantidade considerável de pessoas que estão inadimplentes e essa ferramenta visa identificar os bons e os maus pagadores.

O Cadastro Positivo visa facilitar o acesso as linhas de créditos para os bons pagadores. A afirmação é da gestora da CDL de São Miguel do Oeste, ALINE SCHAFER. Ela destacou que a ferramenta implantada em todo o pais visa possibilitar algumas vantagens aos consumidores que possuem histórico de pagamentos positivos. Entre os benefícios, a profissional citouo acesso ao crédito facilitado, financiamentos com taxas de jutos menores, parcelamentos mais atrativos e descontos facilitados nas compras em geral.

O Cadastro Positivo vai reunir informações de cada consumidor dos últimos 13 meses. O comentário é da gestora da CDL de São Miguel do Oeste, ALINE SCHAFER. Ela ressaltou que cada pessoa poderá ter acesso ao seu cadastro, assim como as empresas também poderão consultar o perfil e o histórico do cliente. ALINE revelou que o Cadastro Positivo vai reunir informações de todas as contas pagas pelo consumidor, não sendo somente aquelas feitas no comércio. A profissional ressaltou que todas as pessoas já foram inseridas automaticamente nesse cadastro, não precisando comparecer até a CDL ou qualquer outro órgão para ter acesso ou ser incluída nessa nova ferramenta.

O Conselho dos Núcleos da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste realizou, na noite desta terça-feira, a primeira Edição do Empreender Connect. O encontro, que surgiu com a intenção integrar as empresas nucleadas da ACISMO e fortalecer o associativismo, ocorreu no Hotel Figueiras. Os mais de 130 participantes puderam assistir a dois painéis. O primeiro contou com a participação do diretor Técnico do Sebrae Santa Catarina, LUC PINHEIRO e do executivo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais, CARLOS REZENDE. A conversa foi mediada pelo presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, BRUNO SALDÍVIA. Eles falaram sobre a importância do associativismo e dos núcleos setoriais no desenvolvimento das empresas e dos desafios a serem superados. Já no segundo painel, a pauta foi o E-comerce, onde empresários do ramo falaram sobre o setor.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste anunciou, durante o Primeiro Empreender Connect, realizado pelo Conselho dos Núcleos da entidade três novos Núcleos Setoriais. O lançamento foi feito pelo presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, durante o discurso de encerramento do evento. A partir de agora, a Acismo passa ter os núcleos de E-comerce, Cooperativas de Crédito e Economia Criativa. Atualmente, a entidade tem 12 núcleos setoriais. DANIEL disse que esses novos Núcleos Setoriais são resultado da observação do mercado e inserção do associativo como ferramenta de desenvolvimento da classe empresarial. Ele destacou que os empreendedores interessados em participar dos núcleos devem procurar a Acismo.

A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste começou nesta quarta-feira o serviço das bocas de lobo da cidade. O cronograma vai até quinta-feira da semana que vem e prevê a dedetização de 738 estruturas. Hoje, o serviço será realizado nos bairros Agostini, São Luiz e Jardim Peperi. Amanhã será a vez do São Sebastião e Progresso. Os demais bairros serão atendidos na semana que vem. O secretário de saúde, LEONIR CARON explicou que o objetivo é eliminar os insetos que se proliferam nas bocas de lobo e invadem as casas dos moradores. O secretário comentou que esse trabalho é importante e foi solicitado por muitas famílias da cidade.

Uma comissão formada por profissionais da saúde do município vai monitorar a situação de São Miguel do Oeste em relação ao avanço do coronavírus no estado. O grupo foi criado diante do surgimento de casos suspeitos da doença. Santa Catarina tem mais de 40 suspeitas, duas delas em Chapecó. A criação de uma comissão para acompanhar a situação foi definida em reunião envolvendo o secretário de saúde, LEONIR CARON, o promotor de Justiça, MAICOM HAMMES e representantes dos hospitais Regional, Casa Vitta e São Miguel, a UPA 24 horas e os estratégias saúde da família. A médica Infectologista, PRISCILA GARRIDO e enfermeiro MARCOS BORTOLANZA, responsável pelo setor de Epidemiologia. A comissão já começou a trabalhar no município.

A comissão do coronavírus é formada por três profissionais do setor da saúde. A informação é do secretário LEONIR CARON. Ele disse que o grupo tem três objetivos principais: repassar informações para a imprensa, tentar identificar as Fake News sobre a nova doença e passar diariamente nos hospitais da cidade verificar se houve o ingresso de algum paciente com os sintomas do coronavírus. Ele destacou que apesar da preocupação da saúde pública com esse tema, o momento não é de alarde, afinal não há nenhum caso suspeito da doença no município ou em Santa Catarina. CARON reforçou ainda que São Miguel do Oeste tem um bom estoque de máscaras, caso haja a necessidade de distribuição do material.

Um dos últimos passos para a federalização da SC-163, trecho entre São Miguel do Oeste e Itapiranga, foi dado nesta semana. Na segunda-feira, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina, RONALDO CARIONI BARBOSA, entregou o Termo de Transferência da rodovia para o secretário de Infraestrutura, THIAGO AUGUSTO VIEIRA. De acordo com o superintendente, o documento agora vai para análise jurídica e assinatura do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Posteriormente, o acordo vai para a aprovação final do DNIT, em Brasília. BARBOSA lembrou que, para a transferência da rodovia, foi realizado um levantamento do patrimônio e a aprovação de uma lei, na Assembleia Legislativa, autorizando a transferência para a União.

Só faltam alguns tramites burocráticos para o DNIT assumir o trecho de 68 quilômetros entre São Miguel do Oeste e Itapiranga. A explicação é do superintendente do Dnit no estado, RONALDO BARBOSA. Ele informou, inclusive, que o órgão já está preparando uma licitação para manutenção do trecho. BARBOSA citou que em um mês e meio depois do lançamento do edital já será possível iniciar as obras de conservação. Ele também comentou que o repasse da SC 163 para a união vai facilitar a busca de recursos para uma ponte sobre o rio Uruguai, que é uma demanda dos municípios do Rio Grande do Sul e do extremo-oeste catarinense. O prefeito de Itapiranga, JORGE WELTER comentou que o movimento pela federalização da rodovia começou em 2006 e agora, finalmente, parece que vai ser concluído.

A redução da alíquota do ICMS de 17 para 12 por cento vai beneficiar diretamente a indústria, mas não há uma garantia de que a medida vai chegar ao comercio e ao consumidor final. O alerta é do vice-presidente da Fecomércio, FRANCISCO CRESTANI. De acordo com ele, a indústria conseguiu a redução do imposto para o setor, mas o consumidor final continuará pagando 17 por cento de ICMS sobre os produtos consumidos. CRESTANI também afirmou que os cinco por cento do ICMS que o estado deixará de receber da indústria, terá que ser pago pelo comércio. Ele disse que o governo não abre mão dos 17 por cento que o imposto ficará mais caro para os comerciantes.

A indústria precisa reduzir os valores na hora de negociar a venda para o comércio e garantir, dessa forma, que outros setores ganhem com a nova alíquota do ICMS em Santa Catarina. A observação é do vice-presidente da Fecomércio, FRANCISCO CRESTANI. Ele citou que se isso não acontecer haverá aumento do preço final pago pelo consumidor. CRESTANI afirmou que o benefício da redução do ICMS não vai atingir a economia geral se a indústria não aplicar essa diferença no preço dos produtos.

A redução do ICMS que está em vigor desde o domingo deveria ter sido promovida em toda a cadeia, da indústria até o consumidor final. O comentário é do vice-presidente da Fecomércio, FRANCISCO CRESTANI. Na visão do empresário, a queda deveria ser para todos os setores, inclusive para o consumidor final. Ele disse que estão fazendo uma grande “auê” em cima dessa notícia, mas a redução do imposto é boa apenas para a indústria. CRESTANI reforçou que é preciso explicar que existe uma grande possibilidade de que o consumidor não tenha nenhum benefício e, ao contrário, pague ainda mais caro pelos produtos.

A Polícia Militar Ambiental realizou, na noite desta terça-feira, uma ação de fiscalização de pesca irregular no rio Traíra, na Linha Traíra, interior do município de Flor do Sertão. Durante a operação, foram encontradas cinco redes armadas no leito do rio, que totalizaram aproximadamente 120 metros de extensão. Nas redes estavam presos alguns peixes que foram devolvidos ao rio. O material foi apreendido, mas os donos dos materiais não foram localizados. Segundo a Polícia Ambiental, a utilização de redes em rios somente é permitida para pescadores profissionais, respeitando os locais permitidos. O fato registrado em Flor do Sertão configura crime ambiental.

O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu, no começo da tarde desta terça-feira, mais um acidente envolvendo carro e moto. Foi a quinta colisão com motocicleta na cidade em menos de 24 horas. O acidente aconteceu na rua Waldemar Rangrab nas proximidades do Sicoob do bairro Jardim Peperi e envolveu um Celta de São Miguel do Oeste e uma Honda CG de São Sepé no Rio Grande do Sul. O motociclista sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Os danos foram de grande monta nos veículos.

Um idoso de 70 anos foi agredido durante uma tentativa de assalto nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. O crime aconteceu por volta das seis e meia na rodoviária do município. Segundo populares, a vítima estava com uma mulher, que solicitou a ele uma certa quantia em dinheiro. Ao negar fornecer o valor, o idoso foi agredido com um tijolo. Ele lutou com a agressora e conseguiu fugir. O Corpo de Bombeiros socorreu o idoso e o encaminhou ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A PM realizou buscas e encontrou a mulher acompanhada de um menor. O adolescente portava uma pequena quantidade de maconha. Os dois foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil para lavratura do flagrante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.