ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 04.03.2019


-GOVERNO IMPEDE DESCONTO EM FOLHA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
-BARRAGENS EM SC SERÃO FISCALIZADAS PARA IDENTIFICAR RISCOS
-ESCOLA DE MARIFLOR RECEBE RECURSOS PARA PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
-EMPRESAS TRABALHAM EM ADEQUAÇÕES PARA BUSCA DO SELO DO SISB
-MÊS DO TEATRO TERÁ APRESENTAÇÕES DE TRÊS ESPETÁCULOS EM PALMA SOLA
-GUARUJÁ DO SUL ORGANIZA QUARTA EDIÇÃO DO CHÁ PARA ELAS
-ESTUDO VISA MELHOR APROVEITAMENTO DO CEMITÉRIO MUNICIPAL
-ADMINISTRAÇÃO ASSINA CONTRATOS DE CINCO MILHÕES PARA INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA
-COLISÃO FRONTAL DEIXA SETE FERIDOS NA BR-163
-MOTOCICLISTA FERIDO EM ACIDENTE MORRE NO HOSPITAL REGIONAL

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Os tornados que atingiram o estado do Alabama nos Estados Unidos, deixaram 23 mortos e vários feridos. Pelo menos uma dúzia de tornados atingiu o Alabama e a Geórgia na tarde de domingo, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia. Os fortes ventos destruíram telhados, imóveis e arrancaram árvores. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido, atingindo mais de 42 mil residências e empresas nos dois estados.

A presidente do Senado da Rússia, VALENTINA MATVIYENKO, se reuniu neste domingo com a vice-presidente da Venezuela, DELCY RODRÍGUEZ, a quem garantiu que Moscou fará tudo que estiver a seu alcance para impedir uma intervenção militar dos Estados Unidos no país latino-americano. A senadora russa afirmou que “é especialmente cínica" a atitude dos Estados Unidos, "um país que se posiciona no mundo como defensor da democracia". A senadora qualificou a postura norte-americana de "grosseira violação do direito internacional e dos estatutos da ONU".

Os venezuelanos voltam às ruas de várias cidades nesta segunda-feira em apoio à convocação do autoproclamado presidente interino, JUAN GUAIDÓ. O líder da oposição sinalizou que irá participar das manifestações apesar do risco de ser detido. Ignorando as determinações do Tribunal Supremo de Justiça que o proibiam de viajar, o líder da oposição ficou mais de uma semana fora da Venezuela. O presidente NICOLÁS MADURO já afirmou que ele deve acertar contas com a Justiça local ao regressar.

No primeiro mês de trabalho do Congresso, foram apresentados dois projetos relacionados a desvio de recursos a partir de candidaturas de laranjas para mulheres. Isso ocorre após informações de um esquema de candidaturas femininas de fachada para que partidos atingissem a cota de vagas para mulheres, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo. O senador ANGELO CORONEL do PSD da Bahia apresentou um projeto que acaba com a cota de mulheres. Já o deputado MAJOR OLÍMPIO do PSL de São Paulo é o autor do projeto que acaba com o fundo eleitoral. Ele é do partido que é acusado de usar candidaturas laranjas.

A Justiça do Distrito Federal autorizou o ex-senador LUIZ ESTEVÃO a passar para o regime de prisão semiaberto, no qual poderá deixar a Penitenciária da Papuda para trabalhar durante o dia, mas deverá retornar no período da noite. Ele também terá direito às saídas temporárias, conhecidas como "saidões",em datas comemorativas, como Dia dos Pais e Natal. ESTEVÃO foi preso no dia oito de março de 2016 para iniciar o cumprimento da condenação a 26 anos de prisão pelos crimes de peculato, corrupção ativa, uso de documento falso e participação em quadrilha, envolvendo desvios de recursos das obras de construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

As contribuições financeiras de trabalhadores para seus sindicatos não poderão mais ser descontadas diretamente dos salários e terão, a partir de agora, que ser pagas exclusivamente por boleto bancário. Essa nova regra está prevista em uma medida provisória assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" da sexta-feira. Uma medida provisória tem força de lei e passa a valer a partir de sua publicação, mas ela precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias, caso contrário perde validade e a regra antiga volta a vigorar.

A Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização nas rodovias de Santa Catarina durante a operação de carnaval 2019. No estado, 12 agentes de outros estados reforçam as ações e estão distribuídos em regiões onde ocorrem festas carnavalescas, atuando com policiais já lotados em Santa Catarina. O Grupo de Motociclismo Regional e o Núcleo de Operações Especiais vão atuar no feriadão, e o serviço operacional também será reforçado por policiais que trabalham no serviço administrativo. Segundo a PRF, nesta época o fluxo de veículos aumenta principalmente em regiões de festas tradicionais.

A arrecadação tributária bruta do Estado bateu recorde com dois bilhões e 400 milhões de reais em fevereiro. O volume é 18 por cento maior do que o obtido no mesmo período do ano passado. De acordo com o secretário da Fazenda, PAULO ELI, o crescimento é reflexo da revisão de benefícios fiscais realizada em 2018 e pela retirada de produtos da Substituição Tributária. Ele disse que mesmo com o crescimento da arrecadação nos últimos meses, ainda haverá déficit para 2019 nas contas do estado.

As barragens de Santa Catarina vão passar por uma fiscalização durante este mês de março para identificar possíveis riscos. O trabalho será feito pelo Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres. A previsão é de que 136 estruturas sejam vistoriadas. Será analisado se há um plano de ação de emergência. Além disso, será feita a cópia deles para que a efetividade do projeto também seja avaliada. Será verificada ainda, a preparação das comunidades para a execução. Conforme a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar também está finalizando uma norma técnica de segurança sobre o assunto.

Escola Osni Medeiros Régis receberá recursos para projeto de inclusão digital. A diretora do colégio do distrito de Mariflor, EDIMARA PONTIN lembra que são várias iniciativas com focos diferentes envolvendo alunos, direção e os pais. Além dos projetos corriqueiros das disciplinas escolares, os alunos são envolvidos em atividades de conscientização ambiental em parceria com empresas e cooperativas de crédito. A escola já recebe diversos prêmios pelas ações implantadas. A diretora revela que agora a escola desenvolve ainda o projeto “Semente Digital”. Ela explica que a ideia foi apresentada ao fórum local e agora a escola receberá recursos para manutenção e compras de equipamentos de informática disponíveis aos alunos e seus pais no Tele Centro. O valor aplicado é cerca de 7 mil reais.

Atividades do Paif de Princesa retornam nesta semana. Segundo a assistente social do Cras de Princesa, ANNE CASAGRANDE, a equipe programou a retomada do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família para quinta-feira. Os encontros vão acontecer sempre na segunda quinta-feira de cada mês, a partir das 13 horas e 30 minutos. Os objetivos dos encontros visam proporcionar um momento de orientação às famílias, bem como de interação, visando fortalecer a função protetiva, prevenindo a ruptura de vínculos familiares e a superação de situações de fragilidades vivenciadas. O público alvo do PAIF são famílias beneficiárias de programas de transferência de renda como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada. Ela revela que o trabalho abrange ainda as pessoas encaminhadas pela proteção social e o Conselho Tutelar. Já os trabalhos com o serviço de convivência voltaram na quinta-feira passada reunindo 12 idosos. A conversa foi sobre o tema: Auto estima na terceira idade e prevenção de acidentes domésticos.

Empresas interessadas em comercializar produtos para outros estados têm três formas para buscarem o selo. Conforme o médico veterinário da Cidasc regional, ALEXANDRE SCHWENGBER os interessados em aderir ao SISB - sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal podem buscar o serviço de inspeção municipal, que precisa fazer contato com Ministério da Agricultura, pedindo a habilitação e a equivalência quanto aos serviços de inspeção sanitária. Ele lembra que há também opção em fazer os procedimentos por meio de consórcios, como o Consad, ou através do serviço de inspeção estadual da Cidasc. O veterinário afirma que duas empresas de SJCedro e Iporã do Oeste conseguiram o certificado pela companhia estadual. ALEXANDRE percebe que muitos empresário tem buscado o SISB para ampliar as vendas. Elas ainda estão em transição para conseguir adequar os controles de qualidade e outras exigências em nível nacional. O profissional destaca que a partir das adequações a planta consegue o certificado e liberação para venda em todo Brasil com qualidade dos produtos e segurança alimentar.

Palma Sola terá programações alusivas ao Mês do Teatro. O presidente da fundação cultural, MATEUS DAL PONTE, explica que nesse mês serão contratadas duas peças de teatro, além da apresentação do espetáculo Ubuntu que é feito por meio das crianças nas oficinas locais. No ano passado o evento teve a parceria com a Fundação Catarinense de Cultura e nesse ano as atividades ocorrem em nível local. Ele explica que uma das peças será feita com a rede municipal infantil, outra para as crianças maiores e o Ubuntu será num sábado aberto a comunidade prestigiar já que são artistas locais que participação. Ele comenta que a equipe trabalha ainda com a parte burocrática da criação do Plano Municipal de Cultura para tornar o conselho mais ativo e programações organizadas. O segundo objetivo é aproximar as ações do setor social.

Administração Municipal de Guarujá do Sul organiza quarta edição do Chá para Elas. De acordo com o prefeito, CLÁUDIO JÚNIOR WESCHENFELDER, a programação será realizada nesta quinta-feira, às 19 horas, no Salão Paroquial e terá palestra show com ELIZANDRO PAGANI. O objetivo é celebrar e homenagear as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Ele lembrou que o Dia Internacional da Mulher é uma data de reflexão e por isso além do coquetel em homenagem ao público feminino ocorre uma palestra.

Agências bancárias só voltam a abrir na quarta-feira partir do meio dia. A Federação Brasileira de Bancos informa que as agências bancárias estão fechadas para atendimento ao público hoje, amanhã e na quarta-feira de manhã. A entidade lembra que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado. As contas de água, energia, telefone e os carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira.

Administração de SJCedro planeja investimentos devido ao crescimento da cidade. O secretário de planejamento, DOUGLAS PATEL revela que muitas ações estão em andamento com pavimentação de ruas, melhorias em praças e estudos sobre alagamentos. Ele lembra que vários serviços seguem de forma continua com a manutenção de espaços e construções, ampliando vagas em escolas e também atendimentos na saúde. Outra preocupação, segundo o secretário, é em relação ao cemitério que passará por melhorias neste ano. Uma das mudanças será implantação de um sistema online com mapeamento do local, mostrando os endereços dos túmulos e jazigos e também os locais ainda disponíveis visando planejamento da compra de uma nova área. Também será feita melhoria na infraestrutura com ampliação das calçadas, pinturas, plantio de flores e podas das árvores. PATEL lembra que existe um projeto prevendo implantações de espaços de gavetas para os sepultamentos, otimizando os espaços. A ideia será apresentada para comunidade em audiência.

Lideranças buscam transferir administração do aeroporto de São Miguel do Oeste para consórcio regional a fim de viabilizar investimentos. Na semana em que o governo de Santa Catarina assegurou cerca de 2,2 milhões de reais para a obra de ampliação e reforma do Aeroporto Serafim Bertaso de Chapecó, o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, fez tratativas em Brasília. Acumulando a função de presidente da Ameosc, ele fez contatos na Agência Nacional de Aviação Civil, e na Secretaria Nacional de Aviação Civil. O objetivo, segundo TREVISAN, avançar nos trâmites burocráticos que permitirão a transferência da administração do Aeroporto Hélio Wasum para um consórcio regional, o que irá potencializar as possibilidades de investimento para implantação de voos regulares. O prefeito não adiantou previsão de prazo para que isso aconteça, mas, a expectativa é de avanços ainda nesse ano.

Prefeitura de São José do Cedro quer renovar convênio para especialidades na área de odontologia e construir galpão para coleta e destinação de resíduos sólidos. O líder do governo, JULIO RUBIN justificou o ingresso de dois projetos que iniciaram a tramitação na semana passada. Segundo ele, o primeiro pede autorização para a prefeitura celebrar convênio com a prefeitura de Dionísio Cerqueira para serviços no Centro de Especialidades Odontológicas. O projeto prevê um convênio por meio do Fundo Municipal de Saúde para repasse de 4 mil reais por mês para a realização de serviços como tratamento de canal, cirurgia e extração dentária. O segundo projeto prevê a construção de um galpão pré-moldado que será utilizado na coleta, armazenamento e destinação adequada dos resíduos sólidos. A construção do galpão deve ocorrer no antigo lixão de São José do Cedro. Como não houve urgência, os projetos baixaram em comissão para análise. A sessão desta semana foi transferida de hoje para quinta-feira, devido ao feriadão.

2019 começa com preocupações e projetos polêmicos. A declaração é do deputado federal PEDRO UCZAI. Segundo ele, no mês passado houve a liberação da taxa de importação da Europa de leite em pó e integral. Porém, graças a grande mobilização da classe juntamente com entidades e lideranças o governo recuou e fará novamente a cobrança diferenciada. Segundo o parlamentar, para aumentar a preocupação, o governo anunciou reforma na previdência, que vai tirar recursos dos municípios, trabalhadores, agricultores e professores. Cita ainda o aumento do salário mínimo, que ao invés de ter alta para mexer na economia do estado, se mantém do mesmo jeito, deixando o Santa Catarina numa estagnação econômica, e isso é ruim para todas as classes, complementa UCZAI.

Desafio de 2019 é aprovar duas leis: um por cento a mais do FPM para os municípios e mais a lei do ISS, que visa arrecadar mais recursos para os municípios. O deputado PEDRO UCZAI revela esteve reunido com a Confederação Nacional dos Municípios, para discutir essa questão. Além disso, outra prioridade é quebrar a emenda constitucional 95 que congelou por 20 anos, investimentos na saúde e educação. São grandes desafios, afirma o deputado, que precisam voltar a ser debatidos e levados ao governo. UCZAI afirma que seu desafio pessoal é aumentar o repasse de recursos para o Oeste. Ele afirmou que como sempre trabalhou nos mandatos anteriores, vai continuar estimulando para que os municípios menores e distantes da capital continuem tendo ajuda com emendas parlamentares. Assegura que vai continuar sendo parceiros e garantiu ao menos 500 mil reais para Guarujá do Sul e o mesmo montante para Anchieta.

PMR alerta sobre excesso de peso e dimensões de caminhões que trafegam na região. O comandante da terceira companhia de Polícia Militar Rodoviária, major EVANDRO VIEIRA destaca que os motoristas devem ficar atentos a regras de peso e dimensões de caminhões que transitam nas rodovias. O major cita quais as dimensões que devem ser respeitadas na rodovia de Iporã do Oeste a Itapiranga, que compreende a SC 163. Conforme o major, acima deste peso e destas dimensões o motorista precisa de autorização especial de tráfego junto ao órgão competente que tem a jurisdição sobre a rodovia. Em rodovias federais o órgão que emite a autorização é o DNIT e em rodovias estaduais o órgão competente é o DEINFRA.

Motoristas flagrados desrespeitando as regras estão sujeitos a infração de trânsito. O desrespeito as dimensões é considerada infração grave, e que resulta em cinco pontos na carteira e multa de 195 reais e 23 centavos. O comandante da terceira companhia de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste cita também a penalidade para quem trafegar com excesso de peso, considerada uma infração média, que resulta em quatro pontos na carteira, e multa de 130 reais e 16 centavos. O major EVANDRO VIEIRA alerta que o valor da multa aumenta conforme o excesso da carga. O comandante afirma que flagras de excesso de peso, ou de veículos trafegando com dimensão maior do que a permitida, ocorrem na região, mas não com muita frequência. Quando o flagra acontece a carga é retida e transferida para outro veículo, além do motorista sofrer as notificações pertinentes.

Administração assina contratos que somam mais de cinco milhões de reais. A prefeitura de SJCedro está investindo em obras de infraestrutura urbana. Um dos projetos está em execução desde fevereiro e prevê quase dois milhões de reais em investimentos em asfalto para atendimento de 22 quadras que tinham calçamento. Conforme o vice-prefeito, JOSÉ DE CONTO, desde a última semana a empresa está fazendo trabalhos de preparação das áreas com drenagem e bueiros para colocação da camada. Ele destaca que na quinta-feira houve confirmação de outro convênio, também por meio de financiamentos, ligados ao programa “Avançar Mais Cidades – Mobilidade”. Havia previsão de liberação de até cinco milhões reais para municípios com capacidade de endividamento. Houve análise do ministério das Cidades e SJCedro recebeu parecer favorável para liberação de quatro milhões e 800 mil reais, com contrapartida de 315 mil da prefeitura. Juntos os investimentos dos dois financiamentos somam 7 milhões de reais. Nesse projeto recém-assinado serão atendidas apenas ruas que não possuem nenhum tipo de pavimentação.

Projeto de melhorias de ruas prevê também recursos para recapeamento. O vice-prefeito JOSÉ DE CONTO esclarece que o financiamento de quase cinco milhões de reais poderá ter até 20 por cento do montante investido na recuperação de ruas. Ele antecipa que desta vez serão atendidas as avenidas que estão com problemas na camada de asfalto e precisam de uma revitalização mais ampla. Conforme o projeto de lei, serão contempladas as ruas do loteamento Alta Colina e proximidades que não possuem nenhuma pavimentação. Serão atendidas ainda partes da Avenida Rio Grande do Sul, no trecho do trevo até a esquina da floricultura Mayame. A rua Odilo Link também será atendida entre a empresa Caravaggio Tur e proximidades da Rádio Cedro. A obra prevê recolocação de asfalto e tubos, além de 40 quadras de passeios padrão. DE CONTO explica que o valor será liberado em 8 e 10 parcelas, conforme a execução. O financiamento terá carência de 12 e 14 meses e será devolvido em 240 parcelas mensais.

Possível sobrecarga em fusível de rede elétrica assusta moradores em SMOeste. Por volta das sete e meia da noite de ontem o Corpo de Bombeiros foi acionado para um possível incêndio no centro de São Miguel do Oeste. O fato foi registrado na Av. Getúlio Vargas com a rua José Garrido Yanes, na esquina do Hospital São Miguel. Moradores das redondezas se assustaram com um estrondo em um poste de energia elétrica. O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou que possivelmente um fusível tenha ficado sobrecarregado e entrado em curto, ocasionando o estrondo. A Celesc foi comunicada e realizará os trabalhos cabíveis.

Acidente com máquina agrícola deixa condutor ferido no interior de Descanso. Um acidente envolvendo uma máquina agrícola deixou um homem ferido no sábado na Linha Tessaro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima estava manobrando um trator quando acabou perdendo o controle e capotando o maquinário por diversas vezes. O agricultor estava na companhia de conhecidos e queixava-se de dores na coluna. Ele foi imobilizado e conduzido até o Hospital Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste.

Motociclista fica gravemente ferido em queda na BR-163. Um homem ficou gravemente ferido em uma saída de pista seguida de queda de motocicleta na noite de sábado, em São José do Cedro. O acidente aconteceu por volta das 9 e meia da noite, na frente do Luizinho Pneus. Os bombeiros de São José do Cedro foram chamados para atendimento do piloto da moto, de 36 anos. Segundo os socorristas, a vítima encontrava-se inconsciente, apresentando traumatismo craniano e fratura fechada na perna direita. Ele pilotava uma motocicleta Bros, placa de Arroio do MeioRS. Após os primeiros socorros no local, o motociclista foi levado ao pronto socorro da Sociedade Hospitalar Cedro para avaliação.

Colisão frontal em São José do Cedro deixa sete feridos. Os bombeiros foram chamados por volta das 22 horas e 20 minutos de ontem para atendimento de um acidente envolvendo dois carros na BR-163, próximo ao trevo de acesso a cidade. A colisão envolveu uma Classic Spirit de São José do Cedro e um Peugeot 206 emplacado em Guarujá do Sul. No local os socorristas encontraram cinco mulheres e dois homens que apresentavam ferimentos leves, a maioria deles, com escoriações na face, no tórax, e pernas. Todas as vítimas foram atendidas no local e encaminhadas ao pronto socorro do hospital. Uma guarnição da PM auxiliou no controle do trânsito até a chegada da PRF no local. Havia latas de bebida caídas na pista. A reportagem tentou contato com a PRF, mas não houve informação se algum dos motoristas estava embriagado.

Motociclista gravemente ferido em acidente morre no hospital. CELESTINO BELIS, de 52 anos, morreu neste domingo no Hospital Regional em São Miguel do Oeste. Ele havia se envolvido em um grave acidente na última quarta-feira na avenida Willy Barth. BELIS conduzia uma Bros quando se chocou contra um Cobalt. Ele foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros até o Hospital Regional e deu entrada desacordado e com Suspeita de Traumatismo Craniano. Após exames, ele foi levado até a UTI mas devido à gravidade acabou falecendo quatro dias depois. O corpo está sendo velado na Igreja Católica do Bairro Antônio Rech em Descanso. O sepultamento ocorre nesta segunda-feira, no cemitério Municipal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.