ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 04/03/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Os tornados que atingiram o estado do Alabama nos Estados Unidos, deixaram 23 mortos e vários feridos. Pelo menos uma dúzia de tornados atingiu o Alabama e a Geórgia na tarde de domingo, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia. Os fortes ventos destruíram telhados, imóveis e arrancaram árvores. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido, atingindo mais de 42 mil residências e empresas nos dois estados.

A presidente do Senado da Rússia, VALENTINA MATVIYENKO, se reuniu neste domingo com a vice-presidente da Venezuela, DELCY RODRÍGUEZ, a quem garantiu que Moscou fará tudo que estiver a seu alcance para impedir uma intervenção militar dos Estados Unidos no país latino-americano. A senadora russa afirmou que “é especialmente cínica" a atitude dos Estados Unidos, "um país que se posiciona no mundo como defensor da democracia". A senadora qualificou a postura norte-americana de "grosseira violação do direito internacional e dos estatutos da ONU".

Os venezuelanos voltam às ruas de várias cidades nesta segunda-feira em apoio à convocação do autoproclamado presidente interino, JUAN GUAIDÓ. O líder da oposição sinalizou que irá participar das manifestações apesar do risco de ser detido. Ignorando as determinações do Tribunal Supremo de Justiça que o proibiam de viajar, o líder da oposição ficou mais de uma semana fora da Venezuela. O presidente NICOLÁS MADURO já afirmou que ele deve acertar contas com a Justiça local ao regressar.

No primeiro mês de trabalho do Congresso, foram apresentados dois projetos relacionados a desvio de recursos a partir de candidaturas de laranjas para mulheres. Isso ocorre após informações de um esquema de candidaturas femininas de fachada para que partidos atingissem a cota de vagas para mulheres, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo. O senador ANGELO CORONEL do PSD da Bahia apresentou um projeto que acaba com a cota de mulheres. Já o deputado MAJOR OLÍMPIO do PSL de São Paulo é o autor do projeto que acaba com o fundo eleitoral. Ele é do partido que é acusado de usar candidaturas laranjas.

A Justiça do Distrito Federal autorizou o ex-senador LUIZ ESTEVÃO a passar para o regime de prisão semiaberto, no qual poderá deixar a Penitenciária da Papuda para trabalhar durante o dia, mas deverá retornar no período da noite. Ele também terá direito às saídas temporárias, conhecidas como "saidões",em datas comemorativas, como Dia dos Pais e Natal. ESTEVÃO foi preso no dia oito de março de 2016 para iniciar o cumprimento da condenação a 26 anos de prisão pelos crimes de peculato, corrupção ativa, uso de documento falso e participação em quadrilha, envolvendo desvios de recursos das obras de construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

As contribuições financeiras de trabalhadores para seus sindicatos não poderão mais ser descontadas diretamente dos salários e terão, a partir de agora, que ser pagas exclusivamente por boleto bancário. Essa nova regra está prevista em uma medida provisória assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" da sexta-feira. Uma medida provisória tem força de lei e passa a valer a partir de sua publicação, mas ela precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias, caso contrário perde validade e a regra antiga volta a vigorar.

A Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização nas rodovias de Santa Catarina durante a operação de carnaval 2019. No estado, 12 agentes de outros estados reforçam as ações e estão distribuídos em regiões onde ocorrem festas carnavalescas, atuando com policiais já lotados em Santa Catarina. O Grupo de Motociclismo Regional e o Núcleo de Operações Especiais vão atuar no feriadão, e o serviço operacional também será reforçado por policiais que trabalham no serviço administrativo. Segundo a PRF, nesta época o fluxo de veículos aumenta principalmente em regiões de festas tradicionais.

A arrecadação tributária bruta do Estado bateu recorde com dois bilhões e 400 milhões de reais em fevereiro. O volume é 18 por cento maior do que o obtido no mesmo período do ano passado. De acordo com o secretário da Fazenda, PAULO ELI, o crescimento é reflexo da revisão de benefícios fiscais realizada em 2018 e pela retirada de produtos da Substituição Tributária. Ele disse que mesmo com o crescimento da arrecadação nos últimos meses, ainda haverá déficit para 2019 nas contas do estado.

As barragens de Santa Catarina vão passar por uma fiscalização durante este mês de março para identificar possíveis riscos. O trabalho será feito pelo Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres. A previsão é de que 136 estruturas sejam vistoriadas. Será analisado se há um plano de ação de emergência. Além disso, será feita a cópia deles para que a efetividade do projeto também seja avaliada. Será verificada ainda, a preparação das comunidades para a execução. Conforme a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar também está finalizando uma norma técnica de segurança sobre o assunto.

Núcleo da Mulher Empresária promove mais uma edição do Balada Para Elas. A informação é da presidente da entidade em Campo Erê LIAMARA PIPPER. Segundo ela, está marcado para esta sexta-feira, a partir das 20 horas na sede da Acice, um coquetel para as mulheres com muita música, diversão e sorteio de prêmios. O valor do ingresso é de 35 reais, com direito a coquetel e um vale drink. Todas as mulheres da região estão convidadas a participar. Os ingressos podem ser adquiridos com as integrantes do Núcleo.

Município organiza evento especial para celebrar Dia da Mulher. A informação é do secretário de assistência social de São Bernardino ANTONIO MEDEIROS. Segundo ele, ação é da administração, em parceria entre Cras e Social. Todas as mulheres do município estão convidadas a participar nesta quinta-feira de um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. A programação está cheia de novidades e atrações para o público feminino.

Momentos de descontração para mulheres em alusão ao seu dia é importante para autoestima delas. A observação é do secretário social de São Bernardino. De acordo com ele, ás 13 horas de quinta-feira, acontece a recepção na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social; ás 14 terá o Bingo e as 14 e 30 Café colonial. MEDEIROS frisa que logo após terá muita música e alegria com a Banda Cia da Festa. O secretário frisa que haverá ônibus passando por todas as comunidades.

Município começa a organizar programação para os 61 anos de emancipação. A informação é do coordenador da comissão organizadora dos eventos de Campo Erê NELSON TRESSOLDI. Segundo ele, os recursos são curtos, porém, a expectativa é muito boa. São vários projetos sendo planejados para comemorar mais um ano de emancipação de Campo Erê. Frisa que todas as ações são pensadas, voltadas primeiro para o fortalecimento da indústria, comércio e talentos do município.

Programação de aniversário de Campo Erê se intensifica em julho, mês do aniversário. TRESSOLDI, comenta que estão sendo organizadas muitas atrações. Ainda é cedo para falar quais são os eventos, pois alguns ainda podem sofrer alguma mudança. Porém, adianta que a programação está repleta de muita novidade e a expectativa é muito boa.

Produtores são beneficiados com Bônus Leite. A informação é do secretário de agricultura de São Bernardino ADEMIR CIMA. Segundo ele, a Lei estabelece incentivo econômico, em complemento à política municipal de apoio ao desenvolvimento da agricultura, com as finalidades de fortalecer e estimular a atividade do setor primário, regulada pela expedição de Nota de Produtor Rural, aos produtores rurais do município. Os incentivos, previstos nesta Lei, se darão mediante a classificação dos produtores rurais em: Produtores de leite e Produtores de outras atividades agrícolas.

Executivo determinará em cada exercício, por meio de decreto qual o período para cadastramento ou atualização dos dados de produtor rural. Segundo o secretário, ele determina ainda o período para que o produtor rural efetue seu requerimento, junto a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, para obtenção do Bônus do Leite. O valor a ser utilizado para base de cálculo do Bônus do Leite e o valor máximo a ser distribuído em espécie a título de Bônus do Leite. Conforme o secretário, final do mês foi feito pagamento da primeira etapa do bônus. Nessa ação 180 agricultores foram beneficiados.

Prefeito acompanha comitiva de empresários em Florianópolis. ADELI RIFFEL – chefe do executivo de São Bernardino, relata que esteve na capital do estado com empresários, participando de uma audiência para tratar a importância de apoiar investidores, principalmente nos municípios menores. Conta que visitaram a SDS, empresa que cumpre seu papel em apoiar o investidor em Santa Catarina. Participaram da comitiva, além do prefeito, também dirigentes da Empresa Laticínios Belos Montes, que tem interesse em ampliar seu negócio no Estado, por meio de uma fábrica exclusiva para a produção de leite em pó a partir do soro lácteo, na cidade de São Bernardino.

Projeto da empresa de laticínios deve gerar cerca de oitocentas vagas de emprego. RIFFEL, destaca essa é a expectativa do novo empreendimento da empresa. Essas vagas são muito importantes para a cadeia produtiva de São Bernardino que conta com cerca de três mil habitantes. O prefeito diz que o adjunto da SDS, afirmou a comitiva, que o estado dispõe de vários incentivos fiscais, a exemplo do Prodec, que posterga por um período o pagamento do ICMS, entre outros benefícios fiscais.

SDS, empresa que cumpre seu papel em apoiar o investidor em Santa Catarina deve trabalhar para atender comitiva. O prefeito salienta que todas as propostas de investimento são criteriosamente analisadas, sem distinção de tamanho ou região e, com total isonomia, onde são disponibilizados os programas que melhor se adéquam as necessidades dos investidores.

Vice-prefeito assume prefeitura. CLAUDIR KELL DOS SANTOS de São Bernardino assumiu início do mês a prefeitura por 30 dias. A solenidade de transmissão de cargo ocorreu no gabinete do prefeito ADELI RIFFEL. Na ocasião, ADELI repassou à CLAUDIR as chaves da prefeitura e do veículo oficial. O vice-prefeito, diz que fica contente com a oportunidade e agradeceu ao prefeito. Alega que vai continuar o trabalho de RIFFEL, e pede apoio dos secretários e servidores para dar uma boa continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvido.

Droga na escola mobiliza Polícia e Educação. O sargento da Polícia Militar de Campo Erê CASSIANO DE MELLO, lembra que recentemente um homem foi preso em frente a uma escola estadual do município por tráfico. Essas informações, segundo o comandante, chegaram até a polícia por meio de populares que fazem parte do grupo de WhatsApp Comércio Seguro. Essa parceria, afirma MELLO e muito importante, pois ajuda a PM a identificar esse tipo de delito e responsabilizar os autores.

Pais devem ficar atentos e conversar com filhos sobre drogas. A orientação é do comandante da Polícia Militar de Campo Erê. Segundo ele, os filhos precisam se sentir seguros para contarem aos pais os fatos que acontecem na escola. O diálogo é o melhor aliado nesses casos, pois eles podem contar fatos que podem ajudar algum colega que está usando e responsabilizar pessoas que comercializam a droga.

Polícia Militar orienta para festas de carnaval seguras. O comandante CASSIANO DE MELLO, do terceiro pelotão da Polícia Militar de Campo Erê, orienta a população de como aproveitar o carnaval com tranquilidade. Segundo ele, algumas medidas simples, mas importantes, contribuem na diminuição das ocorrências criminais durante o feriadão. Nos municípios de abrangência do Pelotão de Campo Erê que são Saltinho, Santa Terezinha do progresso, São Bernardino e Palma Sola, não tem grandes festas, mas devido ao feriado ser prolongado sempre é importante reforçar o cuidado que as pessoas devem ter.

Orientações são as mesmas para todos que desejam curtir o feriado de carnaval. O comandante, destaca que o apelo é o mesmo, tanto para os que vão pular carnaval em municípios vizinhos ou mesmo aproveitando o dia para viajar. Ele pede cautela no trânsito e acima de tudo responsabilidade. Apesar de não ter nenhum grande evento, a Polícia Militar vai atuar nas cidades, com abordagens e teste de bafômetro. Essa ação é feita, afirma de MELLO, a fim de garantir ainda mais a segurança de todas as pessoas.

O ideal é que os jovens principalmente que saem mais nessa época, tenham consciência de o motorista não ingerir bebida alcoólica. O comentário é do comandante da Polícia Militar de Campo Erê CASSIANO DE MELLO. Outra dica importante cita ele, para as pessoas que pretendem sair a passeio neste feriado, é antes de pegar a estrada, verificar as condições do veículo, usar sempre o cinto de segurança e respeitar os limites de velocidade. O sargento da PM conclui dizendo: divirtam-se com segurança e em qualquer situação de emergência liguem para o 190.

Árvore bloqueia parte da rodovia SC-157. A Polícia Militar Rodoviária precisou desbloquear um trecho da rodovia SC-157 depois que uma árvore caiu sobre ela, na manhã de hoje. Segundo os policiais, a ocorrência foi registrada em Formosa do Sul, na linha Conte. A árvore estava bloqueando a maior parte da rodovia, porém, por volta de 6h45, a PMRv havia liberado o trecho.

Acidente deixa idosos feridos. Por volta das 18 horas e 15 minutos de sábado, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada via polícia militar de Saltinho para atender uma ocorrência de acidente de trânsito na Linha Urutau, interior do município. Ao chegar ao local, o sinistro foi confirmado. Tratava-se de uma saída de pista seguida de colisão em poste de energia elétrica. Dentro do veículo Palio, placas de Saltinho, encontrava-se um homem de 62 anos, consciente e orientado, queixando-se de dores na região cervical. Após imobilização, o paciente foi conduzido até o hospital Santo Antônio em Campo Erê. Fora do veículo encontrava-se uma mulher de 60 anos, amparada por familiares e apresentando ferimento na região frontal da cabeça. Após atendimento, também foi conduzida até o hospital.

Acidente entre dois carros deixa três pessoas feridas. Três pessoas ficaram feridas depois de um acidente na noite de ontem, no acesso Sul de Quilombo, por volta das 18 horas e 45 minutos. Segundo o Corpo de Bombeiros, no acidente envolveram-se uma caminhonete Hyundai HR de Xanxerê, que trafegava sentido Quilombo, e um Fiat Pálio de Coronel Freitas, que fazia o sentido inverso. Os bombeiros informaram que o motorista da caminhonete apresentava um corte na região do crânio e escoriações pelo corpo. O condutor do outro carro também ficou ferido. Ambos foram levados, com uma terceira pessoa, para o Hospital São Bernardo.

Rapaz morre afogado em barragem. Uma ocorrência de afogamento registrada no final da tarde de ontem. Ação mobilizou equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros no interior de São Domingos. O fato ocorreu na Barragem do Britador, onde um jovem de 20 anos estava na companhia de amigos se banhando. O rapaz pulava de uma cascata quando acabou se afogando. O afogamento ocorreu em uma área onde as águas atingem uma profundidade de 10 a 15 metros. Uma equipe de mergulhadores de Xanxerê se deslocou para atendimento à ocorrência.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.