-GOVERNADORES VÃO APOIAR CRIAÇÃO DE 'FUNDO' PARA FREAR ALTA DOS COMBUSTÍVEIS
-MINISTRO NEGA PROBLEMA FINANCEIRO EM ENCONTRO SOBRE CORTE DE VERBAS A SC
-PRIMEIRA SESSÃO DESCENTRALIZADA DA CÂMARA DEVE OCORRER EM MARÇO
-LIDERANÇAS NÃO DESCARTAM MANIFESTAÇÃO PEDINDO AJUDA A AGRICULTURA
-PREFEITURA NOMEIA NOVA DIRETORA PARA COLÉGIO DA REDE MUNICIPAL
-NOVO CENTRO EDUCATIVO VAI CUSTAR MAIS DE TRÊS MILHÕES DE REAIS
-CHUVA AMENIZA E COMPANHIA RETOMA ABASTECIMENTO NORMAL DE ÁGUA
-COLEGIADO DA DEFESA CIVIL DEBATE SITUAÇÃO HÍDRICA EM ENCONTRO
-CONDUTOR SOFRE GRAVES FERIMENTOS EM ACIDENTE CONTRA CAMINHÃO
-POLICIAIS SEGUEM POR BUSCA DE CAMIONETE FURTADA NO CENTRO
O tempo é de chuva. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com pancadas de chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e sete centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
A Rússia está transportando cerca de 30 mil soldados, alguns blindados, tanques e aeronaves, além de armas modernas para Belarus. A informação é do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, JENS STOLTENBERG. Ele afirmou que esse é o maior deslocamento militar de Moscou para o país desde o fim da Guerra Fria. As imagens divulgadas pelo Ministério da Defesa de Belarus mostraram treinamentos com legiões de paraquedistas, disparos de tanque e desembarque de tropas em helicópteros. Os dois países não escondem que os exercícios são respostas à presença da Otan no leste europeu.
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos revelou na última terça-feira detalhes sobre um teste de cães robôs para o patrulhamento fronteiras do país com o México. As máquinas estão sendo avaliadas em funções focadas em vigilância. O Departamento não deu nenhuma previsão para a implementação dos robôs, mas disse que os testes até aqui foram "bem sucedidos" e que o trabalho com eles vai continuar. O robô é equipado com diversas câmeras e sensores capazes de transmitir vídeo e outros dados em tempo real para operadores humanos.
O diretor para a Europa da Organização Mundial da Saúde, HANS KLUGE, declarou nesta quinta-feira que a situação sanitária do continente aponta para um "cessar-fogo" na pandemia que pode levar a uma "paz duradoura". Ele disse ver a possibilidade de um "longo período de tranquilidade" no continente. HANS KLUGE concedeu uma entrevista em que disse que a alta taxa de vacinação e uma estabilização das mortes pela variante ômicron indicam que a Europa poderá entrar em breve "num longo período de tranquilidade". Entretanto, ele ressalta que a situação só vai durar se a imunidade for preservada, ou seja, se as campanhas de vacinação continuarem e o aparecimento de novas variantes for monitorado.
O número de pedidos de seguro-desemprego em 2021 foi o menor registrado desde 2006, segundo levantamento dos números do Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência. De acordo com o governo, a queda pode ser creditada, em grande parte, ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. Os dados também sofrem influência da alta taxa de informalidade no mercado de trabalho brasileiro que foi de 40 vírgula seis por cento segundo os últimos dados disponíveis. A todo, foram feitos seis milhões 87 mil 576 requerimentos no ano passado, 10 por cento menos que em 2020 e o menor número registrado desde 2006.
A Advocacia-Geral da União afirmou ao Supremo Tribunal Federal que a cobrança de comprovantes de vacinação contra a Covid para permitir o acesso a eventos e projetos culturais é uma medida discriminatória contra cidadãos que têm "fundado receio de eventos colaterais". Os argumentos da AGU foram apresentados em resposta a uma ação do Partido dos Trabalhadores que tenta derrubar uma portaria da Secretaria de Cultura, ligada ao Ministério do Turismo. A portaria proíbe que o público não vacinado seja impedido de entrar nos eventos. Segundo a AGU, ao impedir a exigência do passaporte sanitário, a intenção é "fomentar a retomada do setor" de cultura.
O Fórum Nacional dos Governadores decidiu nesta quinta-feira apoiar uma proposta que cria uma conta com objetivo de estabilizar o preço dos combustíveis e minimizar altas bruscas nos valores. O governador do Piauí, WELLINGTON DIAS, que coordena o grupo, informou que o fórum concorda com o projeto em tramitação no Senado, relatado pelo líder da minoria na Casa, JEAN PAUL PRATES do PT do Rio Grande do Norte. O texto propõe a criação de uma "conta de compensação", com seis diferentes fontes de recursos, todas atreladas ao dólar. As principais seriam decorrentes do aumento de arrecadação, pelo governo federal, a partir da elevação do preço internacional do petróleo e de eventual alta do dólar; do imposto de exportação do petróleo bruto; e de royalties destinados à União.
Mais 12 municípios catarinenses aderiram oficialmente ao Plano 1000 do governo do estado. Joinville, Florianópolis, Araranguá, Biguaçu, Canoinhas, Curitibanos, Ituporanga, Maravilha, Pinhalzinho, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão firmaram compromisso com o Governo na tarde desta quinta-feira e terão recursos para investir em obras estruturantes nos próximos cinco anos. Ao todo, o valor repassado às prefeituras será de um bilhão 650 milhões de reais. Todos os 295 municípios catarinenses serão atendidos com um aporte total de sete bilhões e 300 milhões de reais. Inicialmente, estão sendo assinados documentos com as 70 maiores cidades, que concentram 80 por cento da população.
As reclamações de proprietários de veículos sobre a impossibilidade de realizar o parcelamento do IPVA em Santa Catarina levaram o Procon de Florianópolis a acionar a Secretaria de Estado da Fazenda e o Detran para prestar esclarecimento em relação à inviabilidade de parcelar o pagamento. A Lei 17.891 de 2020 possibilita ao Estado oferecer aos contribuintes catarinenses a opção de pagamento do IPVA, de multas e de outros débitos referentes a veículos nos cartões de débito ou crédito. A Secretaria do Estado da Fazenda e o Detran terão cinco dias para prestar esclarecimentos ao Procon municipal. O prazo se encerra na próxima terça-feira e não está descartada a abertura de um processo jurídico e administrativo e até uma multa.
O ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, disse nesta quinta-feira à bancada catarinense no Congresso Nacional não estar satisfeito com o ritmo das obras em rodovias federais de Santa Catarina. A reclamação, direcionada às empreiteiras e à superintendência do DNIT no Estado, foi feita durante reunião para tratar do corte de 43 milhões no orçamento de 2022. O ministro afirmou que nenhuma obra vai parar este ano por falta de recursos. Sobre os cortes no orçamento, o ministro disse que o critério adotado pelo Ministério da Economia foi vetar as emendas de comissão e procurou dividir a responsabilidade com a bancada, apontando que os deputados e senadores indicaram apenas 13 milhões dos 240 milhões disponíveis para emendas da bancada, que são blindadas dos vetos presidenciais. Ele disse que se esse dinheiro estivesse em emendas de bancada, não tinha cortado nada.
“O Agro não Para” e “A evolução do Agronegócio passa por Aqui” é o slogan do Itaipu Rural Show deste ano. Segundo o coordenador geral do evento FERNANDO ROHR, objetivo principal da feira é transmitir conhecimento através das tecnologias que possam ser aplicadas nas propriedades. O Itaipu Rural Show ainda visa o aumento constante da produtividade, oportunizando com isso, maior competitividade aos empresários rurais. Ele disse que quem não visitou a feira, pode visitar as estruturas entre hoje e amanhã com muitas novidades. A cada ano que passa é possível ver evolução das atividades agropecuárias. FERNANDO, observou que é preciso coragem na busca constante de conhecimento, direcionando de forma planejada os investimentos em instalações, máquinas, equipamentos, animais e produtos. Tudo isso, possibilita a evolução na produtividade, proporcionando o aumento da renda e a melhoria da qualidade de vida das famílias do campo. Por isso, a Cooperitaipu sempre planeja a feira baseada em tecnologia e novidades.
A vigésima terceira edição do Itaipu Rural Show já é reconhecida como a maior feira do agronegócio de Santa Catarina e uma das maiores do país. A declaração pe do presidente da Cooperitaipu ARNO PANDOLFO. Para ele, isso mostra a força da cooperativa que a cada edição a exposição atrai um número maior de participantes de todas as regiões do Brasil e de outros países. Objetivo do evento, segundo PANDOLFO, é mostrar aos participantes as tecnologias e tendências do agronegócio, por isso o foco maior é para empresas rurais e profissionais do setor. Com isso, tecnologia e novidades são marcos importantes do Itaipu Rural Show. O público que visitar a feira nestes quatro dias e vai se surpreender com a inovação e tecnologia que a cada edição do Itaipu busca trazer para apresentar. O presidente destacou ainda que 20 anos de história da feira foram mais de 600 mil visitantes que passaram pelo parque. Nesta edição acredita-se que o número supere as expectativas das anteriores com mais de 60 mil visitantes.
A feira começou quando a Cooperitaipu e empresas de sementes de milho se uniram para mostrar aos agricultores a tecnologia que cada uma tinha para oferecer. Conforme o presidente ARNO PANDOLFO, os dias de campo, como eram chamados os primeiros eventos, possibilitam que o agricultor comparasse o resultado dos materiais de cada uma das empresas participantes. Ele lembrou que o Itamilho Show, que reuniu cerca de 100 produtores, foi à semente da qual germinou o Itaipu Rural Show.
A partir de março, o município de Guaraciaba irá iniciar a construção do Centro Educacional. A previsão é que até o dia dez a empresa seja conhecida e, com isso, a prefeitura possa entregar a ordem de serviço. Conforme o prefeito VANDECIR DORIGON, será investido mais de três milhões e 100 mil reais na primeira etapa com recursos próprios. Na fase inicial serão construídos cerca de
A atual etapa atravessada pela prefeitura é a elaboração do edital que deverá ser lançado nesta sexta. O prefeito VANDECIR DORIGON, lembrou também que necessitou solicitar à Câmara de Vereadores uma sessão extraordinária para aprovação do projeto que abre crédito de quase nove milhões de reais para investimentos. A ideia de antecipar os processos burocráticos é para evitar possíveis atrasos das obras com pedidos de outras administrações. DORIGON disse ainda que dentro deste pacote de investimentos estão obras de pavimentação de estradas.
Ontem a noite foi realizada a primeira sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul. O regimento interno prevê que o encontro seja retomado na primeira quinta-feira do mês de fevereiro. A informação é do presidente CLEBER WESCHENFELDER. Conforme ele, na primeira reunião houve a entrada de novos projetos de origem executiva. Um deles trata de repasses financeiros para a Apae Caminho Aberto do município. Este e o segundo projeto que foi baixado nas respectivas comissões para melhor avaliação dos integrantes. A previsão é que na próxima sessão ordinária os projetos sejam debatidos e votados. Para este ano, o presidente comentou que serão realizadas programações especiais marcadas no cronograma da Câmara. Neste ano serão retomadas as sessões descentralizadas, feitas nas comunidades do interior. Estas reuniões foram realizadas durante o ano passado. Porém, para este ano, o presidente comentou que será acompanhado o cenário da pandemia no município. A previsão é de realizar esta sessão ainda na segunda quinzena de março.
O colegiado de coordenadores da Defesa Civil dos municípios da Ameosc estiveram reunidos para debater a situação hídrica no Extremo-Oeste. A ideia também foi trocar experiências e formas de combate à estiagem e possíveis soluções. A informação é do coordenador da Defesa Civil de Palma Sola DOUGLAS RIBEIRO. A reunião ocorreu ontem em São Miguel do Oeste. O coordenador disse que o órgão estadual avançou no que diz respeito a investimentos em equipamentos, mas ainda é insuficiente e é preciso adquirir novos e modernos. Esta foi outra pauta tratada no encontro dos coordenadores municipais, mas trazida para a realizada na região. RIBEIRO destacou também que os municípios precisam ter uma legislação que auxilie de forma rápida e eficaz durante período críticos. Além de incentivar investimentos para se precaver em períodos adversos. Mas apesar disso, o coordenador destacou que os órgãos municipais estão preparados para qualquer evento climático.
Os três estados do sul juntamente com o Mato Grosso do Sul não descartam uma manifestação no próximo dia 16. Conforme o presidente do Sintraf de São José do Cedro e Princesa ARNÉLIO NADIN, o movimento deve acontecer caso o governo federal não se manifeste em auxiliar os agricultores dos quatro estados. Ele comentou que a estiagem está prejudicando os municípios devido a falta de chuva regular, o que consequentemente acaba prejudicando a agricultura. O presidente lembrou da vinda da ministra da Agricultura há algumas semanas, mas decepcionou municípios do Oeste com a falta de auxílio efetivo por parte da União. Ele disse que o governo federal é um grande arrecadador de impostos e precisa dar auxílio aos trabalhadores rurais que estão desassistidos perante um evento climático desfavorável. Segundo NADIN, os agricultores poderão sofrer severamente nos próximos meses caso não haja amparo. O presidente lembrou também dos recursos que o governo de Santa Catarina está investindo, mas perante aos grandes prejuízos o valor é insuficiente.
O sistema de racionamento de água no município de Anchieta foi encerrado há algumas semanas, mas não está descartada a realização de mais um rodízio na cidade. Conforme o gerente da Casan OSCAR RIZZOTTO, as precipitações registradas nas últimas semanas possibilitaram a tomada de decisão. Ele disse que o rio, responsável por abastecer os reservatórios, teve um ganho no nível com os volumes. Contudo, ainda é insuficiente para que a população deixe de adotar as medidas. O gerente comentou ainda que durante o racionamento muitas pessoas continuaram com consumo alto de água, sendo que grande parte dos moradores não atenderam o pedido da Companhia. Para ele, os moradores não estavam preocupados com a falta de água tendo em vista o desperdício em lavar carros, garagens e vidraças. O momento ainda é crítico e caso não chova volumes consideráveis nos próximos dias, a Casan volta a adotar as medidas de racionamento. A Casan está fazendo levantamentos do volume de água economizado durante estes dias de racionamento.
Dos 23 trajetos de transportes escolares licitados pela secretaria de Educação de Palma Sola, cinco não tiveram o interesse de empresas terceirizadas. A informação é da secretária ROSA LARA. Conforme ela, a administração está buscando solucionar os impasses atravessados pela pasta. As aulas em Palma Sola também voltam no dia sete de fevereiro. Em virtude do novo ensino médio implantado na rede estadual de ensino, as escolas gerenciadas pelo município sofrerão impactos com o transporte escolar. Por isso, foi necessário readequar o cronograma do trajeto dos ônibus pelas comunidades de Palma Sola. A secretária comentou que a pasta necessitará lançar mais um processo licitatório para contratar as empresas.
A escola Renascer do município de Princesa passa a contar com nova diretora neste ano letivo. A profissional de educacional DANIELLE CEMIM, professora por mais de 20 anos, assumiu o cargo de diretora da unidade municipal. A nova direção dará continuidade às ações desenvolvidas até então pela sua antecessora, inclusive com o novo sistema Aprende Brasil. A unidade conta com aproximadamente 20 profissionais. Para a retomada das aulas, ela comentou que todos os alunos serão recepcionados na entrada do colégio e direcionados para as salas devido a pandemia da Covid-19. A escola deve receber cerca de 280 estudantes para este ano letivo. Na última quarta aconteceu o retorno dos professores e desde ontem a unidade recebe novas matrículas. Ontem, teve uma capacitação em São Miguel do Oeste com os professores do infantil e hoje acontece uma reunião pedagógica com todos os professores.
A Casa Familiar Rural de Guaraciaba vai retomar as aulas com 45 alunos a partir da próxima segunda-feira. A volta dos estudantes será dividida em dois grupos. No dia sete, uma parte dos alunos volta para a Casa Familiar e na semana seguinte o restante retorna as atividades. A informação é do diretor ARTÊMIO BARTH. Segundo ele, no primeiro momento as turmas do segundo e terceiro ano vão voltar a unidade. Já a partir do dia 14, os estudantes do primeiro ano. Para o diretor, este ano será diferente dos últimos dois, tendo em vista o cenário da pandemia referente a ocupação de leitos de hospitais. Ele lembrou que em 2020 e 2021 foi necessário adequar a realização das atividades, sendo que as visitas às propriedades foram suspensas por causa do vírus. Mas a Casa Familiar está conversando com os agricultores até então parceiros para retomarem o convênio com a escola rural e possibilitar a realização dos trabalhos práticos. BARTH afirmou que os professores estarão focados neste tipo de estudo para amenizar os impactos negativos no aprendizado dos alunos.
A metodologia de estudos seguirá sendo as mesas de anos anteriores em regime de alternância. Uma semana haverá atividades na unidade e na outra em casa. O diretor da Casa Familiar Rural de Guaraciaba ARTÊMIO BARTH, comentou ainda que a unidade apresenta falta de professores devido aos ajustes finais por parte do governo estadual. O problema se deve a implantação do novo ensino médio que atinge também a Casa Familiar Rural. O impasse deve ser solucionado dentro de alguns dias, mas o diretor não descartou a volta das aulas sem alguns profissionais pedagógicos e técnicos.
A equipe de educação de São José do Cedro está trabalhando nos detalhes finais para a retomada das aulas presenciais. Alunos pertencentes a rede municipal de ensino retoma as aulas na próxima segunda-feira. A secretária de Educação SANDRA KUNZLER, disse que os profissionais estavam passando por capacitação durante esta semana. Na tarde de hoje ainda ocorrem os últimos ajustes para a volta presencial dos estudo. Este será o primeiro ano em que todos os alunos matriculados poderão estar presentes nas escolas desde o início da pandemia. A secretária informou que o colégio Cemeg possui mais de 800 alunos, configurando a maior escola da rede municipal da região de São José do Cedro. Para atender ainda melhor os estudantes nesta volta tão aguardada, a prefeitura investiu nos últimos meses na melhoria das unidades escolares. Sobre o transporte dos alunos, o cronograma será levemente afetado devido ao novo ensino médio. Isso, ele destacou que vem sendo acertado com as famílias que possuem dúvidas sobre isso.
A ala destinada para pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus está registrando alta procura em São José do Cedro. O espaço até havia sido desativado após um bom período de baixíssimo atendimento, mas que necessitou ser reativado devido a este aumento. A secretária de Saúde JUCELI SOLDÁ, disse que, apesar da rápida transmissibilidade da nova variante, grande parte dos infectados não estão evoluindo para quadro grave de saúde. Desta maneira, evitando lotação do Hospital Regional. O boletim mais recente, divulgado no final da tarde de ontem, o município não registrava nenhuma internação por causa da Covid-19. Na tarde de hoje mais um informativo será divulgado pela saúde. A secretária comentou que nas últimas semanas de janeiro a procura pelos serviços foi alta e sem previsão de uma queda significativa no número de suspeitos. JUCELI lembrou também que a secretaria está com uma equipe menor devido às férias dos profissionais. A partir da próxima semana os mesmos começam a retornar ao trabalho.
Uma colisão frontal envolvendo um Corsa e um caminhão deixou dois homens feridos. O acidente aconteceu por volta das 10 horas e 50 minutos de ontem, na Linha Gramadinho, no trecho entre São Miguel do Oeste e Paraíso da BR-282. O condutor do caminhão contou aos Policiais Rodoviários que fazia sentido Paraíso a São Miguel quando o carro que fazia sentido contrário se perdeu em uma curva, batendo de frente no caminhão. Quando o Corpo de Bombeiros chegou no local, um dos homens já estava fora do veículo com cortes na cabeça e o outro estava preso embaixo do veículo. Ele foi retirado do Corsa com ferimentos graves pelo corpo e suspeita de traumatismo craniano encefálico. Ambas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional de São Miguel.
Em continuidade na Operação Hórus, a Polícia Militar abordou um ônibus que seguia para o Rio Grande do Sul, na noite de ontem na BR-163, em Dionísio Cerqueira. Com auxílio do canil setorial foram localizados em uma bolsa 117 cigarros eletrônicos e 15 munições calibre seis vírgula 35 dentro de uma mochila. A munição pertencia a um homem de 52 anos e o cigarro eletrônico estava em posse de um jovem de 19 anos. O homem de 52 anos irá responder pelo crime de porte ilegal de acessório ou munição, e o jovem de 19 pelo crime de contrabando. Diante dos fatos, a mercadoria foi recolhida e entregue para a Receita Federal. O valor da mercadoria apreendida, segundo a PM, foi avaliado em 18 mil e 650 reais.
Uma camionete S10, de cor cinza, foi furtada na noite de ontem em frente ao Centro dos Idosos em Guarujá do Sul. Os ladrões estão solicitando cerca de dois mil reais para não queimá-la e devolvê-la ao proprietário. Para a Rádio Cedro, o dono do veículo disse que o fato aconteceu por volta das 20 horas e 10 minutos de ontem na Rua Ceará. O pai do proprietário havia pegado o veículo para ir a um encontro de idosos no centro, e um pouco mais tarde percebeu que a mesma não estava mais no local. Pelas imagens da câmera de segurança da PM, foi possível visualizar um carro envolvido neste furto, mas não sendo possível identificar o modelo. Para o proprietário da camionete, os ladrões fugiram com o veículo sentido a São Pedro Tobias. Mas há informações também de que a camionete teria sido vista em direção a Linha Taquaruçu, interior de Guarujá. Para a Rádio Cedro, ele afirmou que tinha recebido uma ligação solicitando dinheiro para devolver a camionete. Por isso, a PM e Polícia Civil já estão trabalhando neste caso.