ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 04 02 2020

-GOVERNO ESTUDA LOCAL PARA RECEBER BRASILEIROS EM QUARENTENA DO CORONAVÍRUS

-ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA CATARINENSE CRESCEU 11 POR CENTO EM 2019

-SECRETARIA INTENSIFICA AÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE 20 CASAS POPULARES

-VEREADOR DIZ QUE ANO ELEITORAL PODE AFETAR TRABALHOS NA CÂMARA

-ACIDENTES NA WILLY BARTH REDUZEM 50 POR CENTO NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS

-INCÊNDIO DESTRÓI AVIÁRIO E EQUIPAMENTOS EM PROPRIEDADE RURAL

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA TRATOR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Moeda estrangeira e câmbio comercial, sem complicações e com segurança: Conte com o Sicoob São Miguel!

Foi confirmada nesta segunda-feira a primeira morte pelo novo coronavírus no território semi-autônomo de Hong Kong. Em toda a China, já são 426 mortes e mais de 20,4 mil casos confirmados da doença. A vítima é um homem de 39 anos que estava entre os 15 casos da doença confirmados na região. Esta morte em Hong Kong é a segunda fora da China continental. No final de semana, as Filipinas registraram a primeira morte fora do país. No mundo, já são 24 países com infecções confirmadas pelo coronavírus.

Deputados democratas insistiram nesta segunda-feira que DONALD TRUMP deve ser destituído do cargo. Foi a última tentativa dos parlamentares, que atuam como promotores do julgamento de impeachment. O presidente dos Estados Unidos, porém, dificilmente será condenado e destituído do cargo na quarta-feira: o Partido Republicano, governista, ocupa a maior parte das cadeiras. Ontem, os advogados do presidente concluíram suas argumentações, pedindo a absolvição de TRUMP. O presidente é acusado de manter relações ilegais com a Ucrânia para investigar o democrata JOE BIDEN, um dos favoritos a enfrentá-lo nas presidenciais de novembro. Os democratas, majoritários na Câmara dos Representantes, abriram uma investigação com vistas ao julgamento político de TRUMP, alegando que o presidente abusou dos poderes do Estado para "manchar" seu adversário.

O ex-presidente boliviano EVO MORALES formalizou sua candidatura ao Senado na segunda-feira nas novas eleições gerais de três de maio, informou o Supremo Tribunal Eleitoral do país. MORALES, que renunciou à presidência em 10 de novembro e está refugiado na Argentina, encabeça a lista de oito candidatos ao Senado para a região sul de Cochabamba na lista de seu partido Movimento ao Socialismo. Ele não pode concorrer à presidência nessas eleições, por disposição legal. Diante desse impedimento, o MAS formalizou a candidatura presidencial do ex-Ministro da Economia LUIS ARCE para as novas eleições.

O presidente do Congresso Nacional, senador DAVI ALCOLUMBRE, afirmou nesta segunda-feira que o ano será marcado por uma "agenda repleta de pautas improrrogáveis". Como exemplo, citou a reforma tributária, que os líderes esperam votar ainda no primeiro semestre. A declaração foi dada na sessão solene que marcou a abertura do ano legislativo. Deputados e senadores voltaram a dar expediente no Congresso nesta segunda, após quase um mês e meio de férias. ALCOLUMBRE também citou, na lista de "temas importantes", a chamada PEC emergencial, proposta que cria "gatilhos" a serem acionados sempre que o governo estiver a caminho de descumprir o teto de gastos ou a regra de ouro – ou seja, de aumentar a dívida pública.

Os consumidores de energia pagaram 35 bilhões e 420 milhões de reais a mais nas contas de luz nos últimos cinco anos devido à cobrança extra prevista nas bandeiras tarifárias. A informação está no levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica. Esse valor equivale a quase duas vezes o custo de construção da hidrelétrica de Jirau. A usina, em Rondônia, custou 19 bilhões e tem capacidade para gerar energia para atender a 40 milhões de pessoas. O sistema de bandeiras tarifárias completou cinco anos. Entrou em vigor em 2015, em meio à disparada do custo da energia no país, provocada pela forte estiagem.

O ministro da Casa Civil, Onyx LORENZONI, afirmou nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Gaúcha, que o governo avalia montar a quarentena para brasileiros que voltarem da China em Anápolis, Florianópolis ou em uma cidade do Nordeste. Segundo ONYX, no momento, a tendência é que seja na cidade goiana. O governo decidiu no fim de semana realizar uma operação para buscar os brasileiros que estão na cidade chinesa, origem do surto de coronavírus. De acordo com ONYX, deverão voltar ao país cerca de 30 a 40 pessoas. Ao chegarem ao Brasil, elas deverão ficar em quarentena, em um local que ainda vai ser definido pelo governo.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina confirmou nesta segunda-feira o segundo caso de febre amarela em humano de 2020. O paciente tem 40 anos e é morador de Jaraguá do Sul, no Norte do estado. Ele e o outro homem que contraiu a doença este ano estão internados em Florianópolis. Nenhum dos dois tinha registro de vacinação no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Em 24 de janeiro, a Dive confirmou o primeiro caso, de um morador de São Bento do Sul, também na região Norte catarinense. O paciente tem 47 anos. Em 2019, o estado registrou duas mortes por febre amarela, de moradores da mesma área.

A Celesc apresentou nesta segunda-feira o orçamento previsto para investimentos e custeio da companhia em 2020. O valor chega a um bilhão e 200 milhões de reais e será aplicado nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além do custeio das atividades operacionais e de apoio, de projetos em Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética. Os números foram apresentados pelo presidente da Celesc, CLEICIO POLETO MARTINS, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira. Ele explicou que cerca de 354 milhões serão destinados à compra de materiais e à contratação de serviços, enquanto 833 milhões do capital serão destinados à construção, ampliação e modernização de subestações e melhorias nas redes dos sistemas de Média e Baixa Tensão. Parte dos recursos será destinada à conclusão de quatro novas subestações, ampliação de 17 subestações e instalação de cerca de mil e 500 quilômetros de rede do Programa Celesc Rural.

O Estado encerrou 2019 com 29 bilhões de arrecadação tributária própria bruta, alta de 11 vírgula dois por cento em relação ao ano anterior. O número considera os impostos estaduais, como ICMS, IPVA, ITCMD e demais receitas. A arrecadação do IPVA, por exemplo, foi de um bilhão 930 milhões, alta de dez por cento. Somente com o ICMS, a arrecadação bruta foi de 23 bilhões e 700 milhões, incremento de 11 vírgula dois por cento. O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, o bom resultado se deve, principalmente, à retirada de diversos produtos da Substituição Tributária e a revisão de benefícios fiscais, além da intensificação de medidas no combate à sonegação.

O professor de Filosofia da Unoesc, CLENIO LAGO, faleceu nesta segunda-feira em Curitiba. Ele lutava contra a leucemia e morreu um pouco antes da uma da tarde no Hospital Nossa Senhora das Graças na capital do Paraná. A Unoesc emitiu uma nota oficial na manhã de hoje onde dirigentes, professores, funcionários e alunos manifestaram o pesar com a morte do professor. CLENIO LAGO atuava no Mestrado e Doutorado em Educação na Unoesc Joaçaba. No campus de São Miguel do Oeste, ele ministrava aulas na graduação no componente de Filosofia desde 2001. O velório está acontecendo na Igreja Matriz São Miguel Arcanjo. O sepultamento está programado para as cinco horas tarde desta terça-feira. Ele tinha 47 anos, era casado e deixa uma filha de sete anos.

A Secretaria de Obras intensificou, nos últimos dias, os trabalhos de desbarrancamento e terraplanagem na Vila Nova a fim de preparar o local para receber novas moradias. O secretário VILMAR BONORA está acompanhando de perto o andamento das atividades e salientou a importância de proporcionar melhores condições às famílias que serão beneficiadas. As casas que serão construídas no local possuem 48 metros quadrados. Os recursos para construção das residências são oriundos de uma parceria entre o Município, Poder Judiciário e Ministério Público Estadual. As casas serão destinadas para famílias que estão em uma área de risco, nas proximidades da garagem da Secretaria de Obras, em um local popularmente conhecido como Morro da Fumaça.

A construção das primeiras unidades habitacionais para famílias que estão em uma área de risco iniciou ainda no ano passado. A informação é do diretor municipal de Habitação, PAULO HENRIQUE COUTO. Ele explicou que o projeto total contempla mais de 20 moradias. COUTO lembrou que além dessa ação, a prefeitura também está aguardando a liberação da Caixa Econômica Federal para um outro projeto para construção de mais 70 casas em um loteamento nas proximidades da creche do bairro Jardim Peperi. Segundo o diretor de habitação, depois desta fase, será lançado um Edital de Chamamento Público, onde constarão os quesitos necessários para inscrição de famílias interessados em ocupar as unidades populares.

Iniciou nesta segunda-feira o workshop sobre o programa Rede de Vizinhos. A capacitação está ocorrendo na Unoesc e vai até quinta-feira. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar, coronel MARCELO DE WALLAU, o objetivo do curso é capacitar PMs e moradores para melhorar o programa de prevenção que foi implantado na cidade em 2018. Cerca de 50 pessoas participam do workshop que tem uma série de palestras sobre vários assuntos. Os principais temas são o Arquitetura contra o crime, o Rede Catarina de proteção as mulheres, o rede de segurança escolar, planejamento urbano e segurança, fake News, cibercrimes e prevenção de acidentes domésticos.

O município de São Miguel do Oeste tem mais de 30 células do programa Rede de Vizinhos. Cerca de mil pessoas estão envolvidas com os grupos formados nas comunidades e bairros da cidade. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão, coronel MARCELO DE WALLAU, o programa é uma estratégia de policiamento que tem objetivo de aumentar a segurança na cidade. Ele explicou que o programa consiste na formação de redes organizadas entre a comunidade e a Polícia Militar a fim de identificar pessoas em atitudes suspeitas e evitar os crimes, especialmente furtos roubos. O contato entre moradores e policiais é feito via grupo de whatsApp. Segundo o comandante, a proposta é pautada na filosofia de polícia comunitária.

O programa Rede de Vizinhos contribuiu para a melhoria dos indicadores da segurança pública na cidade desde que foi implantado. O comentário é do comandante do décimo primeiro batalhão, coronel MARCELO DE WALLAU WALLAU. Ele disse que as ocorrências de crimes, como furtos, diminuíram nas regiões onde foram implantadas a células do programa. Por outro lado, a PM registrou um aumento de chamadas para verificar denúncias de pessoas em atitudes e veículos suspeitos. WALLAU comentou que esse dado é um sinal de que os moradores confiam no programa e estão contribuindo com informações que podem aumentar a segurança das comunidades. Ele também disse que a PM pretende implantar novos grupos do Rede de Vizinhos no decorrer do ano.

O número de acidentes de transito atendidos pela Polícia Rodoviária Federal na avenida Willy Barth está em queda deste 2016. O dado está em um levantamento realizado pelo departamento municipal de trânsito da prefeitura. De acordo com o estudo, foram registrados 97 acidentes em 2016. . No ano seguinte, o número caiu para 91. Em 2018, a avenida teve 52 colisões e no passado foram 47 acidentes. A queda entre 2016 e 2019 foi de 51 por cento. Como a avenida Willy Barth é a parte urbana da BR 163, todos os atendimentos de trânsito no local são atendidos pela PRF de Guaraciaba. A Polícia Militar presta apoio, mas a ocorrência é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal.

A redução do número de acidentes na Willy Barth tem uma relação direta com a implantação dos redutores eletrônicos de velocidade. A avaliação é do diretor do Demutran, JEFERSON DIAS. Ele destacou que os equipamentos foram ativados em 2017 e, desde então, o volume de registros de trânsito começou a diminuir.

Depois do recesso de final de ano, a Câmara de vereadores de São Miguel do Oeste vai retornar aos trabalhos nesta terça-feira. A primeira sessão ordinária de 2020 está marcada para hoje, as sete horas da noite. Além dos projetos já encaminhados pela prefeitura, o ano começa com a polêmica envolvendo a possível renúncia do presidente da casa, EVERALDO DI BERTI. Se ele realmente desistir do cargo, uma nova eleição para presidente deve ser realizada nos próximos dias. DI BERTI esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que vai manter a palavra e renunciar ao cargo para permitir que o colega de bancada, VAGNER PASSOS, assuma a presidência. O detalhe é que o regimento interno prevê uma nova eleição para a presidência e o acordo para garantir os votos necessários para VAGNER ainda não foi fechado. DI BERTI disse que o objetivo é formalizar a renúncia na sessão de hoje à noite.

Nenhum projeto deve ser colocado em votação na primeira sessão do ano.A informação é do presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI. Ele explicou que os projetos que foram protocolados neste ano pela prefeitura serão encaminhados para as comissões e que a proposta de alteração do plano diretor precisa de um debate maior, inclusive com a comunidade, para ser votada em plenário. DI BERTI também fez uma projeção do ano durante o Peperi Entrevista de ontem. Ele afirmou que a intenção da câmara é trabalhar sem polêmicas, mas ressaltou que as eleições municipais de outubro podem afetar o andamento dos trabalhos na casa.

A guarnição do Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionada para o atendimento de um acidente de trânsito na BR 163. A ocorrência foi por volta da uma da tarde desta segunda-feira em Linha São Roque. No local, um veículo de Sapiranga no Rio Grande do Sul saiu da pista e capotou. Os danos foram de grande monta no carro, mas ninguém ficou ferido. Os três ocupantes usavam o cinto de segurança e saíram ilesos.

Um incêndio destruiu um aviário na manhã desta segunda-feira em Cunha Porã. A ocorrência foi registrada por volta das nove horas da manhã na linha Progresso, interior do município. O fogo atingiu uma área de aproximadamente 160 metros quadrados do aviário que tinha uma área total de 400 metros quadrados. Os bombeiros realizaram o combate as chamas e impediramque o estrago fosse ainda maior. Segundo o proprietário do aviário, o incêndio teve origem no local onde estavam dois freezers, um forno industrial e a caixa de energia elétrica. Os equipamentos também foram queimados pelo fogo. O agricultor disse ainda que somente percebeu as chamas quando o fogo tinha tomado parte da edificação de madeira. A estrutura não tinha seguro.

Um motociclista ficou ferido em um grave acidente no começo na manhã de hoje na SC 163. A colisão aconteceu por volta das sete e 15, linha Cabeceira do Taquarussu, interior de Iporã do Oeste. Uma moto CBX 250 Twister placa de Iporã do Oeste, dirigida por um homem de 57 anos, bateu na traseira de um trator Valmet acoplado com um implemento agrícola conhecido como “pé de pato”. A máquina agrícola era operada por um homem de 59 anos. Com o impacto, o motociclista teve múltiplas fraturas. Ele foi atendido pelos bombeiros de Iporã do Oeste e conduzido ao hospital com ferimentos graves. A Polícia Militar Rodoviária também atendeu a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.