ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 04/02/2020

GLOBO EM FOCO – 04/02/20

-GOVERNO ESTUDA LOCAL PARA RECEBER BRASILEIROS EM QUARENTENA DO CORONAVÍRUS

-ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA CATARINENSE CRESCEU 11 POR CENTO EM 2019

-EDUCAÇÃO ABRE ATIVIDADES DO ANO LETIVO 2020

-ITAPIRANGA IMPLANTA NOVO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PEIXE

-SAÚDE PROMOVE ROTEIRO DE ENCONTROS COM GESTANGTES EM ITAPIRANGA

-SÃO JOÃO DO OESTE ENFRENTA DIFICULDADES COM POÇOS ARTESIANOS

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA TRATOR

-INCÊNDIO DANIFICA AVIÁRIO E VÁRIOS EQUIPAMENTOS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 36 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Foi confirmada nesta segunda-feira a primeira morte pelo novo coronavírus no território semi-autônomo de Hong Kong. Em toda a China, já são 426 mortes e mais de 20,4 mil casos confirmados da doença. A vítima é um homem de 39 anos que estava entre os 15 casos da doença confirmados na região. Esta morte em Hong Kong é a segunda fora da China continental. No final de semana, as Filipinas registraram a primeira morte fora do país. No mundo, já são 24 países com infecções confirmadas pelo coronavírus.

Deputados democratas insistiram nesta segunda-feira que DONALD TRUMP deve ser destituído do cargo. Foi a última tentativa dos parlamentares, que atuam como promotores do julgamento de impeachment. O presidente dos Estados Unidos, porém, dificilmente será condenado e destituído do cargo na quarta-feira: o Partido Republicano, governista, ocupa a maior parte das cadeiras. Ontem, os advogados do presidente concluíram suas argumentações, pedindo a absolvição de TRUMP. O presidente é acusado de manter relações ilegais com a Ucrânia para investigar o democrata JOE BIDEN, um dos favoritos a enfrentá-lo nas presidenciais de novembro. Os democratas, majoritários na Câmara dos Representantes, abriram uma investigação com vistas ao julgamento político de TRUMP, alegando que o presidente abusou dos poderes do Estado para "manchar" seu adversário.

O ex-presidente boliviano EVO MORALES formalizou sua candidatura ao Senado na segunda-feira nas novas eleições gerais de três de maio, informou o Supremo Tribunal Eleitoral do país. MORALES, que renunciou à presidência em 10 de novembro e está refugiado na Argentina, encabeça a lista de oito candidatos ao Senado para a região sul de Cochabamba na lista de seu partido Movimento ao Socialismo. Ele não pode concorrer à presidência nessas eleições, por disposição legal. Diante desse impedimento, o MAS formalizou a candidatura presidencial do ex-Ministro da Economia LUIS ARCE para as novas eleições.

O presidente do Congresso Nacional, senador DAVI ALCOLUMBRE, afirmou nesta segunda-feira que o ano será marcado por uma "agenda repleta de pautas improrrogáveis". Como exemplo, citou a reforma tributária, que os líderes esperam votar ainda no primeiro semestre. A declaração foi dada na sessão solene que marcou a abertura do ano legislativo. Deputados e senadores voltaram a dar expediente no Congresso nesta segunda, após quase um mês e meio de férias. ALCOLUMBRE também citou, na lista de "temas importantes", a chamada PEC emergencial, proposta que cria "gatilhos" a serem acionados sempre que o governo estiver a caminho de descumprir o teto de gastos ou a regra de ouro – ou seja, de aumentar a dívida pública.

Os consumidores de energia pagaram 35 bilhões e 420 milhões de reais a mais nas contas de luz nos últimos cinco anos devido à cobrança extra prevista nas bandeiras tarifárias. A informação está no levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica. Esse valor equivale a quase duas vezes o custo de construção da hidrelétrica de Jirau. A usina, em Rondônia, custou 19 bilhões e tem capacidade para gerar energia para atender a 40 milhões de pessoas. O sistema de bandeiras tarifárias completou cinco anos. Entrou em vigor em 2015, em meio à disparada do custo da energia no país, provocada pela forte estiagem.

O ministro da Casa Civil, Onyx LORENZONI, afirmou nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Gaúcha, que o governo avalia montar a quarentena para brasileiros que voltarem da China em Anápolis, Florianópolis ou em uma cidade do Nordeste. Segundo ONYX, no momento, a tendência é que seja na cidade goiana. O governo decidiu no fim de semana realizar uma operação para buscar os brasileiros que estão na cidade chinesa, origem do surto de coronavírus. De acordo com ONYX, deverão voltar ao país cerca de 30 a 40 pessoas. Ao chegarem ao Brasil, elas deverão ficar em quarentena, em um local que ainda vai ser definido pelo governo.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina confirmou nesta segunda-feira o segundo caso de febre amarela em humano de 2020. O paciente tem 40 anos e é morador de Jaraguá do Sul, no Norte do estado. Ele e o outro homem que contraiu a doença este ano estão internados em Florianópolis. Nenhum dos dois tinha registro de vacinação no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Em 24 de janeiro, a Dive confirmou o primeiro caso, de um morador de São Bento do Sul, também na região Norte catarinense. O paciente tem 47 anos. Em 2019, o estado registrou duas mortes por febre amarela, de moradores da mesma área.

A Celesc apresentou nesta segunda-feira o orçamento previsto para investimentos e custeio da companhia em 2020. O valor chega a um bilhão e 200 milhões de reais e será aplicado nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além do custeio das atividades operacionais e de apoio, de projetos em Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética. Os números foram apresentados pelo presidente da Celesc, CLEICIO POLETO MARTINS, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira. Ele explicou que cerca de 354 milhões serão destinados à compra de materiais e à contratação de serviços, enquanto 833 milhões do capital serão destinados à construção, ampliação e modernização de subestações e melhorias nas redes dos sistemas de Média e Baixa Tensão. Parte dos recursos será destinada à conclusão de quatro novas subestações, ampliação de 17 subestações e instalação de cerca de mil e 500 quilômetros de rede do Programa Celesc Rural.

O Estado encerrou 2019 com 29 bilhões de arrecadação tributária própria bruta, alta de 11 vírgula dois por cento em relação ao ano anterior. O número considera os impostos estaduais, como ICMS, IPVA, ITCMD e demais receitas. A arrecadação do IPVA, por exemplo, foi de um bilhão 930 milhões, alta de dez por cento. Somente com o ICMS, a arrecadação bruta foi de 23 bilhões e 700 milhões, incremento de 11 vírgula dois por cento. O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, o bom resultado se deve, principalmente, à retirada de diversos produtos da Substituição Tributária e a revisão de benefícios fiscais, além da intensificação de medidas no combate à sonegação.

Itapiranga implanta novo sistema de produção de peixe. Falta de mercado para a tilápia gera vantagem para a criação de carpas. Segundo o coordenador do programa de psicultura da prefeitura de Itapiranga, DIEGO ZAMPIVA, o poli-cultivo de carpas tem baixo custo. Ele indica alimentação a base de pasto e silagem. A ração é utilizada somente nos quatro primeiros meses. A recomendação é o uso de consórcio de quatro espécies de carpas e duas exóticas. ZAMPIVA aponta como correto a criação de carpa capim, húngara, prateada e cabeça grande, além do Tambacu e Piau todos no mesmo açude. O coordenador salienta que eles não competem pela alimentação gerando harmonia no convívio e baixo custo. O técnico agrícola alerta que é preciso ter alguns cuidados com o uso de silagem devido a adubação da água.

Carpa possui facilidade na comercialização. O principal foco está na realização de feiras durante a Semana Santa com o consumo de até sete mil quilos. DIEGO ZAMPIVA considera que a carpa tem garantia de mercado por ser um produto apreciado pelos consumidores e baixo custo em comparação com a tilápia. Conforme ZAMPIVA, o custo de produção da tilápia supera quatro reais o quilo, enquanto que da carpa é inferior a 50 centavos o custo de produção por quilo. O peixe ainda é uma fonte de renda alternativa e não pode ser considerado como principal arrecadação da propriedade. No momento estão disponíveis pedidos de alevinos, com entrega programada para o dia 13 de fevereiro.

Primeira sessão ordinário do ano não teve análise de projetos. A câmara de vereadores de Itapiranga retomou as atividades nesta segunda-feira. Sem projeto enviados pelo executivo, a sessão serviu apenas para formalidades. Os vereadores tiveram um encontro extraordinário em janeiro para aprovação de projetos que possibilitam investimentos na infraestrutura do município. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente ALEXANDRE SIQUEIRA. Hoje à noite ocorre a primeira sessão do ano na câmara de vereadores de São João do Oeste. O vereador ERNI JUVER é o presidente do legislativo em 2020.

Itapiranga abre atividades do ano letivo 2020. Programação reuniu aproximadamente 300 pessoas durante o dia de ontem na Sociedade Imigrantes. Conforme o secretário da Educação, NELSON KLEIN foram momentos marcantes, incluindo a posse dos 23 aprovados no concurso público de 2019, efetivados na rede municipal de ensino. O secretário destaca ainda
a palestra de MICHEL VICENTINE MARTINS, como tema: SentiPensar: Humanização, Neurociência e Educação. NELSON KLEIN salienta que a programação prossegue durante a semana, com planejamentos e capacitações dos profissionais da educação. Os alunos retornam a sala de aula no dia 10 de fevereiro, próxima segunda feira. De acordo com o secretário a capacitação envolve professores, direção e serventes.

A secretaria da Saúde de Itapiranga retoma as atividades em grupos e projeta palestra para gestantes. O encontro será no dia 13 de fevereiro, às 14 horas no auditório da unidade de saúde Fronteira. Primeira orientação do ano será com os bombeiros. Conforme a enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, JULEIDE PIROCA, será abordado sobre primeiros socorros com ênfase para situações recorrentes de bebes engasgados e outros cuidados fundamentais para evitar acidentes com crianças. A enfermeira explica que há cada dois meses ocorrem encontros com abordagens de diferentes profissionais. A mobilização envolve agentes de saúde no convite para a gestantes em programação até dezembro. De acordo com JULEIDE, o trabalho é preventivo e foca na saúde das gestantes e do bebê, além dos cuidados com o pré natal.

A enfermeira lembra ainda que os cuidados com o recém-nascido e amamentação resultam em melhor desenvolvimento da criança e qualidade de vida para mãe e filho. JULEIDE PIROCAsalienta que os encontros envolvem uma roda de conversas com troca de experiencias e esclarecimento de dúvidas em momentos descontraídos. A maneira simples e direta de compartilha informações apresenta resultados positivos . A enfermeira da Secretaria da Saúde de Itapiranga diz ainda que a presença do pai da criança é fundamental, pois ele vai fazer parte desta rotina.

Pais também são convidados para encontros de gestantes. Acompanhar o pré-natal é considerado fundamental para a família. A enfermeira da secretaria da Saúde de Itapiranga, JULEIDE PIROCA, lembra que o pai vai fazer parte desta rotina e ouvir orientações dos profissionais da saúde é fundamental. De acordo com a enfermeira, em todos os encontros terá surpresas com sorteios. Para quem participar de quatro encontros ou mais ganha cinco fotos do bebê. A enfermeira reforça que o acesso as informações proporciona melhores condições para uma gestação saudável e que o bebe e a mãe possuam melhor qualidade de vida. JULEIDE diz que é preciso somar com o serviço de saúde oferecido pelo município.

São João do Oeste enfrenta problemas com poços artesianos. A perfuração de poço profundo é uma prática bastante utilizada no município. Produtores rurais buscam garantir abastecimento de água em propriedades de grande consumo. Problemas de pouca vazão geram dúvidas sobre a eficiência deste método. Conforme o vice-prefeito e secretário da Agricultura, GENÉSIO ANTON, o município está localizado em uma área de rocha desfavorável para a perfuração de poços artesianos. Ele integra o Comitê da Bacia do Rio Das Antas e afirma que os estudos comprovam que menos de 30 por cento dos poços perfurados em São João do Oeste possuem durabilidade superior a cinco anos. Salienta que são apenas bolsões de água no subsolo que não compensa o investimento de até 50 mil reais. O secretário da Agricultura recomenda investimento em cisternas para armazenamento de água da chuva.

GENÉSIO ANTON reforça que São João do Oeste não incentiva a perfuração de poços profundos devido aos seguidos problemas constatados. Cita que é comum o relato de agricultores que possuem poços secos, problema causado pela falta de infiltração de água para o reabastecimento do subsolo, segundo o vice-prefeito. GENÉSIO ANTON observa que municípios próximos possuem rocha fragmentada e com grande potencial de água no subsolo como por exemplo São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Paraíso, Bandeirante e Dionísio Cerqueira. O secretário reconhece que o armazenamento de água é uma grande preocupação no setor agropecuário devido ao crescimento nos investimentos em construções de aviários e chiqueiros . O momento favorável na avicultura e suinocultura motiva novos empreendimentos que exigem grande consumo de água.

Projeto Rio Fortaleza terá nova etapa em fevereiro. Conforme o secretário da Agricultura de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, dois quilômetros de extensão de cerca já foram concluídos nas duas margens do Rio Fortaleza. A preservação da mata ciliar iniciou a partir da ponte próximo ao campo do Ipiranga. Na próxima semana os trabalhos terão continuidade com a colocação de cerca para impedir o acesso do gado ao leito do rio e também facilitando o restabelecimento da mata ciliar. ANTON elogia a adesão dos proprietários de áreas rurais demonstrando o interesse da população na preservação do meio ambiente. A proteção da mata ciliar do Rio Fortaleza é considerada prioridade ambiental no município por ser o rio que abastece o sistema de tratamento e distribuição de água na cidade. O vice-prefeito explica que grande extensão do leito do rio está protegida.

Motorista envolvido em acidente com morte na SC-163 se apresenta à policia. O condutor do Kia Sportage envolvido em um acidente com morte registrado na SC-163 em Linha Campinas, interior de Descanso, na madrugada desta segunda-feira, compareceu à Delegacia da Comarca de Descanso acompanhado de seu advogado. De acordo com o delegado responsável pela delegacia de Descanso, CLÉVERSON MULLER, o motorista do veículo envolvido foi interrogado. De acordo com o delegado, um Inquérito Policial foi instaurado e vai analisar perícias e depoimentos. O prazo para conclusão é de até 30 dia.

Incêndio danifica aviário e vários equipamentos no interior de Cunha Porã. A ocorrência foi registrada por volta das nove horas da manhã de ontem, na linha Progresso, interior de Cunha Porã. O incêndio atingiu uma área de aproximadamente 160 metros quadrados do aviário que tinha uma área total de 400 metros quadrados. Os bombeiros realizaram o combate e posteriormente o rescaldo das chamas, utilizando cerca de quatro mil e 500 litros de água. Segundo o proprietário do aviário, o incêndio teve origem no local onde havia dois freezers, forno industrial e caixa de energia elétrica. No local havia também um fogão a lenha, forrageira, misturador de ração, motosserra, cortador de grama e materiais de uso do campo. Osequipamentos foram queimados pelo fogo. O agricultor disse ainda quesomente percebeu as chamas quando o fogo tinha tomado parte da edificação de madeira. A edificação não tinha seguro.

Ocupantes de automóvel saem ilesos de capotamento na BR-163. A guarnição do Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionada para atendimento de acidente de trânsito na BR 163. A ocorrência foi por volta das 12h45 desta segunda-feira, em Linha São Roque. No local, foi confirmada uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um veículo de passeio com placas de Sapiranga-RS. Não houve feridos. Conforme os bombeiros, todos os ocupantes recusaram atendimento, sendo o motorista de 51 anos, a caroneira do banco dianteiro de 52 anos, além do caroneiro banco traseiro de 11 anos. Todos faziam uso do cinto de segurança. A guarnição permaneceu no local fazendo controle do trânsito e dando suporte para as vítimas até a chegada da PRF.

Motociclista sofre ferimentos graves em colisão contra trator na SC 163. O acidente ocorreu por volta das sete horas e 15 minutos da manhã desta terça-feira, na SC 163, linha Cabeceira do Taquarussu, próximo ao cemitério da comunidade. No local ocorreu uma colisão traseira, de uma moto CBX 250 Twister placa de Iporã do Oeste, pilotada por um homem de 57 anos, e um trator Valmet acoplado com um implemento agrícola pé de pato. A máquina agrícola era operada por um homem de 59 anos. O agricultor relatou que transitava com o trator no acostamento da rodovia, sentido Iporã do Oeste a Descanso, quando o motociclista, que trafegava no mesmo sentido, colidiu na traseira da máquina.

Com o impacto da colisão da moto contra a máquina agrícola, o motociclista teve laceração com hemorragia na face, fratura exposta na perna direita com hemorragia, suspeita de fratura fechada no cotovelo esquerdo, suspeita de fratura fechada no antebraço direito e ferimento lacerante no braço direito. O homem de 57 anos foi atendido pelos bombeiros de Iporã do Oeste e conduzido ao hospital. Devido a gravidade dos ferimentos foi transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Os bombeiros realizaram ainda a limpeza da pista, devido ao sangue e os destroços da moto que ficaram na rodovia. A Polícia Militar Rodoviária também atendeu a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.