ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 04/02/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Foi confirmada nesta segunda-feira a primeira morte pelo novo coronavírus no território semi-autônomo de Hong Kong. Em toda a China, já são 426 mortes e mais de 20,4 mil casos confirmados da doença. A vítima é um homem de 39 anos que estava entre os 15 casos da doença confirmados na região. Esta morte em Hong Kong é a segunda fora da China continental. No final de semana, as Filipinas registraram a primeira morte fora do país. No mundo, já são 24 países com infecções confirmadas pelo coronavírus.

Deputados democratas insistiram nesta segunda-feira que DONALD TRUMP deve ser destituído do cargo. Foi a última tentativa dos parlamentares, que atuam como promotores do julgamento de impeachment. O presidente dos Estados Unidos, porém, dificilmente será condenado e destituído do cargo na quarta-feira: o Partido Republicano, governista, ocupa a maior parte das cadeiras. Ontem, os advogados do presidente concluíram suas argumentações, pedindo a absolvição de TRUMP. O presidente é acusado de manter relações ilegais com a Ucrânia para investigar o democrata JOE BIDEN, um dos favoritos a enfrentá-lo nas presidenciais de novembro. Os democratas, majoritários na Câmara dos Representantes, abriram uma investigação com vistas ao julgamento político de TRUMP, alegando que o presidente abusou dos poderes do Estado para "manchar" seu adversário.

O ex-presidente boliviano EVO MORALES formalizou sua candidatura ao Senado na segunda-feira nas novas eleições gerais de três de maio, informou o Supremo Tribunal Eleitoral do país. MORALES, que renunciou à presidência em 10 de novembro e está refugiado na Argentina, encabeça a lista de oito candidatos ao Senado para a região sul de Cochabamba na lista de seu partido Movimento ao Socialismo. Ele não pode concorrer à presidência nessas eleições, por disposição legal. Diante desse impedimento, o MAS formalizou a candidatura presidencial do ex-Ministro da Economia LUIS ARCE para as novas eleições.

O presidente do Congresso Nacional, senador DAVI ALCOLUMBRE, afirmou nesta segunda-feira que o ano será marcado por uma "agenda repleta de pautas improrrogáveis". Como exemplo, citou a reforma tributária, que os líderes esperam votar ainda no primeiro semestre. A declaração foi dada na sessão solene que marcou a abertura do ano legislativo. Deputados e senadores voltaram a dar expediente no Congresso nesta segunda, após quase um mês e meio de férias. ALCOLUMBRE também citou, na lista de "temas importantes", a chamada PEC emergencial, proposta que cria "gatilhos" a serem acionados sempre que o governo estiver a caminho de descumprir o teto de gastos ou a regra de ouro – ou seja, de aumentar a dívida pública.

Os consumidores de energia pagaram 35 bilhões e 420 milhões de reais a mais nas contas de luz nos últimos cinco anos devido à cobrança extra prevista nas bandeiras tarifárias. A informação está no levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica. Esse valor equivale a quase duas vezes o custo de construção da hidrelétrica de Jirau. A usina, em Rondônia, custou 19 bilhões e tem capacidade para gerar energia para atender a 40 milhões de pessoas. O sistema de bandeiras tarifárias completou cinco anos. Entrou em vigor em 2015, em meio à disparada do custo da energia no país, provocada pela forte estiagem.

O ministro da Casa Civil, Onyx LORENZONI, afirmou nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Gaúcha, que o governo avalia montar a quarentena para brasileiros que voltarem da China em Anápolis, Florianópolis ou em uma cidade do Nordeste. Segundo ONYX, no momento, a tendência é que seja na cidade goiana. O governo decidiu no fim de semana realizar uma operação para buscar os brasileiros que estão na cidade chinesa, origem do surto de coronavírus. De acordo com ONYX, deverão voltar ao país cerca de 30 a 40 pessoas. Ao chegarem ao Brasil, elas deverão ficar em quarentena, em um local que ainda vai ser definido pelo governo.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina confirmou nesta segunda-feira o segundo caso de febre amarela em humano de 2020. O paciente tem 40 anos e é morador de Jaraguá do Sul, no Norte do estado. Ele e o outro homem que contraiu a doença este ano estão internados em Florianópolis. Nenhum dos dois tinha registro de vacinação no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Em 24 de janeiro, a Dive confirmou o primeiro caso, de um morador de São Bento do Sul, também na região Norte catarinense. O paciente tem 47 anos. Em 2019, o estado registrou duas mortes por febre amarela, de moradores da mesma área.

A Celesc apresentou nesta segunda-feira o orçamento previsto para investimentos e custeio da companhia em 2020. O valor chega a um bilhão e 200 milhões de reais e será aplicado nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além do custeio das atividades operacionais e de apoio, de projetos em Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética. Os números foram apresentados pelo presidente da Celesc, CLEICIO POLETO MARTINS, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira. Ele explicou que cerca de 354 milhões serão destinados à compra de materiais e à contratação de serviços, enquanto 833 milhões do capital serão destinados à construção, ampliação e modernização de subestações e melhorias nas redes dos sistemas de Média e Baixa Tensão. Parte dos recursos será destinada à conclusão de quatro novas subestações, ampliação de 17 subestações e instalação de cerca de mil e 500 quilômetros de rede do Programa Celesc Rural.

O Estado encerrou 2019 com 29 bilhões de arrecadação tributária própria bruta, alta de 11 vírgula dois por cento em relação ao ano anterior. O número considera os impostos estaduais, como ICMS, IPVA, ITCMD e demais receitas. A arrecadação do IPVA, por exemplo, foi de um bilhão 930 milhões, alta de dez por cento. Somente com o ICMS, a arrecadação bruta foi de 23 bilhões e 700 milhões, incremento de 11 vírgula dois por cento. O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, o bom resultado se deve, principalmente, à retirada de diversos produtos da Substituição Tributária e a revisão de benefícios fiscais, além da intensificação de medidas no combate à sonegação.

Manter e atende bem quadro social. Essa é uma das prioridades do Sintraf de Palma Sola, conta o presidente DOUGLAS GOERGEN. Faz parte ainda das metas de 2020, aumentar a oferta de serviços e por consequência o número de sócios. O sindicalista comenta que estão com bastante expectativa para o Plano Safra, que deve ser lançado em maio, já que a informação que se tem, é que ocorram baixas nos recursos disponibilizados. A nova política de habitação, também gera especulações, pois já teve redução no recurso, e a tendência é que tenha ainda mais. As demais políticas do Sintraf ainda, estão lentas, devido ao início de ano.

Programa Mais Alimento tem limitações. A observação é do presidente do Sindicato de Palma Sola. De acordo com ele, tem restrições maiores na contratação. Admite que é necessário ter cuidado, mas muitas vezes, a morosidade acaba impedindo investimentos importantes para agricultura familiar. DOUGLAS, reconhece que é necessário seguir os padrões para evitar futuras inadimplências com o programa, no entanto, cita que existem inúmeros fatores que levam o agricultor a essa situação, em especial, a instabilidade na cadeia produtiva do leite.

Visitas no interior marcam início de 2020 para Sintraf. A informação é de ISOLETE LUDWIG – presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Campo Erê. De acordo com ela, objetivo dessa ação, é trazer o associado de volta para o sindicato. Na visão dela, é preciso que a entidade esteja cada vez mais perto do agricultora para que ele tenha amparo quando necessário da entidade. Uma das principais metas do ano, é aumentar o quadro de associados.

Nem todos os programas da Agricultura Familiar estão em funcionamento. Quem comenta é ISOLETE do sindicato de Campo Erê. Ela destaca que muitos recursos, estão sendo acessados pelos agricultores. Os interessados devem procurar o Sintraf e se informar o que está sendo disponibilizado e a quantia de recursos. Ela diz que do jeito que está a situação da liberação dos recursos não está bom, mas infelizmente no momento o que se pode fazer é esperar e acreditar que para 2020, as políticas voltadas para agricultura familiar sejam melhores.

Com muito trabalho, começa 2020 para Sintraf de Anchieta. Afirmação é do presidente VALDECI CELA. De acordo com ele, é um período de renovação de Dapes, encaminhamentos de benefício para o INSS, aposentadorias, auxílio doença e salário maternidade. Tem também uma formação de jovens, que está sendo planejada com demais entidades do município. Quem gestiona essa capacitação é a Epagri. O foco é desenvolver ações para que o jovem permaneça no campo. O curso inicia já no próximo mês. Outro fator que deixa o início do ano mais corrido, cita o presidente, é a organização da Festa Nacional das Sementes Crioulas.

Agricultura familiar dispõe de várias linhas de crédito. Entre eles, CELA, cita: Pronaf custeio, investimento, Pronaf Eco na linha de agroecologia abrangendo energia fotovoltaica, gerada através do sol. O presidente explica que os jovens que fizerem o curso, oferecido pela Epagri, para manutenção no campo, terão prioridade para acessar essas linhas de crédito. CELA, acrescenta que o Programa Mais Alimento é direcionado para investimento na produção de alimentos. Dentro dessa linha de crédito, o agricultor pode investir em equipamentos para melhorar a qualidade da produção e carros utilitários para transporte dessa produção. Os interessados devem procurar o Sintraf.

Início do ano não é um período de forte procura pelo Sintraf. ÉRICO ECKER – Presidente do Sindicato de São Lourenço do Oeste, diz que neste ano as férias foram um pouco maiores que de costume, o que fez com que houvesse um pequeno acumulo nos trabalhos, principalmente por conta da aposentadoria rural e outros benefícios que também podem ser feitos online através do “meu INSS digital”, mas os agricultores da região dão preferência por fazer junto ao Sintraf. Outros trabalhos citados pelo presidente são os projetos de custeio e investimento, feito por um agrônomo novo contratado para 2020 e habitação rural.

Sintraf de São Lourenço terá novas eleições. O presidente do Sindicato conta que em abril será escolhida a nova diretoria. Serão definidas as metas e feito o planejamento para o restante do ano. Segundo ele, no dia 14, agora de fevereiro vai ser realizada assembleia para prestação de contas do mandato. ÉRICO informa que após isso serão iniciadas as reuniões nas comunidades, para que possam ser definidos os delegados, para que e em abril esteja tudo pronto para o congresso e eleições.

Sintraf de Marmeleiro inicia ano com planejamento de muitas atividades. Quem conta é VERA DAPONT - secretaria geral do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no município. Ela diz que esse forte trabalho é todo pensando em buscar benefícios, para melhorar a condição do agricultor familiar. Para 2020, a secretária diz que já tem ações planejadas.

Sargento da Polícia Militar vai para reserva. 24 anos e dez meses foi o tempo que sargento JONES PAGLIOCHI integrou a PM de Santa Catarina, no Pelotão em Campo Erê. Ele conta que iniciou sua carreira no ano de 95 em Blumenau, onde fez sua formação e permaneceu por três anos. Após esse período veio para Campo Erê, onde pretendia ficar apenas um ano, e pedir transferência para Dionísio Cerqueira, onde moram seus familiares, porém acabou gostando do município, e ficou até se aposentar.

Período na PM foi de conhecimento e aprendizado. JONES conta que houveram muitas mudanças na corporação desde seu ingresso, nesse tempo atendeu pessoas de todas as classes nas mais variadas ocorrências, o que ensinou a ter respeito por todas, tanto dentro quanto fora da corporação. Ele cita como um dos eventos que mais o marcou nesses anos, quando ocorreu um grande assalto no Paraná, e os envolvidos fugiram para Campo Erê, ocasionando um forte trabalho de busca que envolveu os policiais de toda a região.

Corporação se torna uma segunda família. PAGLIOCHI comenta que após tantos anos conhece a maior parte da população do município, e vai sentir saudade do atendimento ao público que realizou durante o tempo que integrou a PM. Sabe que existem pessoas que não simpatizam com seu trabalho, mas tem também as que admiram e gostam. JONES agora vai para a reserva da Polícia, mas agradece a toda a população por terem o acolhido tão bem desde sua chegada ao município.

Encerra hoje prazo para se inscrever no curso de atendimento básico a emergências. O Corpo de Bombeiro Militar de São Lourenço do Oeste abriu as inscrições para o Curso Básico de Atendimento a Emergências, no dia 28 de janeiro e encerra hoje. Elas podem ser feitas no Quartel do Corpo de Bombeiros. Os requisitos são: Ser maior de 18 anos; Ser alfabetizado; Estar em dia com as obrigações legais. O interessado deve levar certidão negativa de antecedentes criminais, retirada no fórum; Cópia do RG, CPF ou CNH; Cópia de Comprovante de residência. O Curso é gratuito, e tem carga horária de 40 horas, sendo realizado entre os dias 10 e 29, agora de fevereiro de segunda a sábado.

Veículo de Palma Sola se envolve em acidente na SC163. Uma Ecosport bateu ontem no Km 58,550 da rodovia em São Miguel do Oeste. O veículo era conduzido por um homem de 48 anos, e o outro carro envolvido na colisão traseira foi um Uno emplacado em Descanso, conduzido por um homem de 23 anos. Não houve feridos e nos veículos danos de pequena monta.

Carro e moto colidem deixando um ferido. Por volta das 22 horas e 30 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, foi até o Bairro São Francisco, na Rua Tiradentes, para atender a um acidente entre carro e moto. No local atendeu o motorista da moto. Ele estava sentado sem capacete, num barranco próximo a uma cerca de arame. Ele disse aos socorristas que havia sido fechado por uma camioneta. Ele tinha suspeita de fratura na perna, além de escoriações nos braços e pernas. Após procedimentos, foi conduzido para atendimento médico.

Homem é preso por ameaça e porte de arma de fogo. Por volta das 19 horas de ontem, a PM de Marmeleiro foi chamada por uma mulher, relatando ter sofrido agressões de um homem que lhe deu um soco no nariz, causando sangramento. O fato ocorreu em via pública, devido a uma dívida. A vítima relatou que possui um relacionamento com o agressor, porém não moram juntos, e que em outras oportunidades já sofreu ameaças com arma de fogo.

Na casa do autor PM, encontra arma e munições. A Polícia foi até a residência do homem que entregou uma espingarda dois canos cal. 28 aparentemente sem marca, além de quatro munições intactas marca CBC, dois frascos de pólvora e um saquinho de chumbo. O homem foi preso e os materiais apreendidos.

Homem é preso por diversos crimes. Ele tem nacionalidade haitiana e foi preso em São Lourenço do Oeste, depois de uma investigação criminal que apura crimes como cárcere privado, constrangimento ilegal, ameaça e estupro, todos sob o âmbito da violência doméstica. De acordo com a PM, o mandado de prisão ocorreu pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, com apoio da Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira e Delegacia de Investigação Criminal.

Homem tem condenação por violência doméstica. Ainda conforme a equipe policial, o investigado já possuía condenação pelo crime de agressão contra sua mulher, além de ser acusado de agredir um casal, de 53 e 61 anos, no dia 23 de dezembro dentro de um apartamento em São Lourenço.

Moto furtada em Campo Erê é encontrada em Marmeleiro. por volta das 13 horas e 15 minutos, de ontem, a Polícia Rodoviária Estadual uma HondaNXR 150 Bros furtada na segunda feira. A moto se envolveu num acidente de trânsito, quando os policiais verificaram que a moto tinha sido furtada no município. A passageira de 20 anos sofreu ferimentos graves e foi encaminhada para o Hospital Regional. O condutor, de 18, recebeu atendimento médico e em seguida foi encaminhado a delegacia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.