ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 04 02 2019

-MEDIDAS CONTRA CORRUPÇÃO SERÃO APRESENTADAS HOJE POR MORO

-GOVERNO ANALISA NOVA POLÍTICA FISCAL EM SANTA CATARINA

-NOVA DIRETORIA DA CDL DE SMOESTE SERÁ EMPOSSADA NO PRÓXIMO DIA 22

-POLÍCIA AMBIENTAL REGISTRA REDUÇÃO DE APREENSÕES NO PERÍODO DA PIRACEMA

-ESTACIONAMENTO ROTATIVO JÁ EXPEDIU MAIS DE 27 MIL NOTIFICAÇÕES

-CRIANÇA FICA FERIDA EM ATROPELAMENTO EM BAIRRO DE SMOESTE

-MORRE MOTOCICLISTA QUE COLIDIU CONTRA RETROESCAVADEIRA

O tempo é de sol entre nuvens na região Extremo Oeste. A previsão é sol entre nuvens ao longo do dia. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a semana em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Subiu para seis, o número de mortos vítimas de um tornado que atingiu Havana, no México. Neste final de semana mais duas pessoas morreram. Segundo o ministro de Saúde Pública, JOSÉ MIRANDA, mais 11 pessoas seguem em estado grave. O tornado de 322 quilômetros por hora, atingiu ao menos cinco munícipios da região na noite de 27 de janeiro. O fenômeno foi classificado como categoria EF4 e percorreu uma distância de quase 12 quilômetros. Mais de três mil casas foram danificadas. Centenas de pessoas se mobilizaram pelas redes sociais para doar alimentos, roupas, remédios e artigos de limpeza aos afetados.

O Pentágono decidiu enviar três mil 750 homens por um período de três meses para a fronteira entre os Estados Unidos e o México com o objetivo de fornecer apoio adicional aos agentes norte-americanos que já atuam na região. O envio de mais homens aumentará o total de forças que dá apoio aos agentes alfandegários e de proteção de fronteiras para pouco mais de quatro mil homens. O deputado ADAM SMITH, presidente da Comissão de Serviços Armados da Câmara dos Representantes, divulgou na semana passada, pela primeira vez, os planos para enviar mais tropas para a fronteira. SMITH fez uma crítica aos altos funcionários do Pentágono por não divulgar as informações durante uma audiência realizada no seu comitê no Congresso sobre o assunto, apenas dois dias antes do anuncio oficial.

Foram encontrados neste final de semana os destroços do avião que transportava o jogador argentino EMILIANO SALA. A aeronave desapareceu há duas semanas enquanto sobrevoava o Canal da Mancha, entre a França e o Reino Unido. Um comunicado do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Grã-Bretanha deve ser divulgado nesta segunda-feira com detalhes da operação de resgaste do avião. De acordo com um canal de televisão, o avião está no fundo do Canal da Mancha. O avião seguia para Cardiff, no País de Gales. Além do atacante argentino de 28 anos, o piloto DAVID IBBOTSON, de 59 anos, estava a bordo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, afirmou em um vídeo publicado neste domingo, em uma rede social do governo que o projeto de lei anticrime a ser enviado ao Congresso Nacional terá medidas bastante objetivas e fáceis de serem explicadas contra corrupção, crime organizado e crimes violentos. MORO vai apresentar e vai debater o projeto nesta segunda-feira, durante uma reunião com governadores e secretários de segurança, em Brasília. Segundo o Ministério da Justiça, a proposta será encaminhada para análise de deputados e senadores nos próximos dias. O projeto da lei anticrime é um dos que integram a lista de metas prioritárias para os primeiros 100 dias o governo de JAIR BOLSONARO.

Com os votos de 42 senadores, DAVI ALCOLUMBRE, do Democratas do Amapá foi eleito neste final de semana,presidente do Senado Federal para os anos de 2019 e 2020. O senador ESPIRIDIÃO AMIM do PP catarinense obteve 13 votos. Já o emedebista alagoano, RENAN CALHEIROS, retirou sua candidatura durante a segunda votação em cédulas, após a anulação da primeira votação, mas obteve ainda cinco votos. Quatro senadores não votaram.DAVI ALCOLUMBRE não poderá concorrer à reeleição em fevereiro de 2021, pois a Constituição proíbe a recondução dentro da mesma legislatura. A legislatura é o período de quatro anos, cuja duração coincide com a dos mandatos dos deputados federais.

O Congresso Nacional dará início hoje aos trabalhos legislativos do ano em uma sessão solene conjunta da Câmara e do Senado. O momento será o primeiro com os deputados federais e senadores recém-empossados. Na cerimônia, marcada para esta tarde no plenário da Câmara, será lida uma mensagem do presidente da República, JAIR BOLSONARO, com os planos do Poder Executivo para 2019. A mensagem será levada ao Congresso pelo chefe da Casa Civil da Presidência e quem deverá representar Bolsonaro é o titular da pasta, ministro ONYX LORENZONI.

O governo de Santa Catarina prevê concluir neste mês um relatório sobre os incentivos fiscais existentes no Estado. A ideia é revisar e mudar a política de isenção diferenciando os produtos de consumo popular de produtos de primeira linha, valorizando a produção catarinense e a economia local. É a partir desse estudo que se buscará a redução prevista de 750 milhões nos benefícios oferecidos em 2019. A medida atende a lei orçamentária aprovada ano passado pelos deputados estaduais, que define a redução gradual da renúncia fiscal de 2019 até 2022, fixando limite máximo de 16 por cento da receita bruta de impostos.

Os 28 bombeiros voluntários de Santa Catarina que estavam auxiliando no resgate a vítimas da tragédia em Brumadinho, voltaram para casa neste final de semana. Antes da partida, o comandante do grupo de voluntários, EVANDRO VINOTTI, fez um vídeo da área onde rompeu uma barragem de mineração. Além disso, ele explicou que, apesar das adversidades, a solidariedade das pessoas durante o período de atuação foi marcante para o grupo de Santa Catarina. Os voluntários saíram de Indaial, no Vale do Itajaí, no dia 26 de janeiro. Trabalharam na missão de resgate profissionais de Indaial, Presidente Getúlio, Ibirama, Ilhota, São João do Itaperiú, Itaiópolis e Balneário Barra do Sul.

Em Santa Catarina, 93 pontos em praias e balneários do estado estão próprios para os banhistas. É o que aponta o último relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina publicado na última semana. O instituto verificou 144 locais de banho em todo o litoral. Com isso, 67 vírgula dois por cento dos pontos estão próprios. Com relação ao último relatório, houve uma melhora, já que 63 vírgula três por cento dos pontos analisados estavam balneáveis. Conforme o IMA, em uma semana, cinco pontos passaram da condição de próprios para impróprio e 14 passaram de impróprio para próprio. Na capital catarinense, 61 locais estão próprios e outros 24, impróprios.

Foram confirmados neste final de semana os nomes dos bombeiros militares que embarcarão amanhã para a cidade de Brumadinho. Eles irão auxiliar nas buscas aos desaparecidos devido ao rompimento da barragem no dia 25 de janeiro. Do décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros, com sede em São Miguel do Oeste, os Cabos LUCAS BIANCHI e JOCILEI CARLOS TONET foram indicados para a missão. Segundo o Capitão e Coordenador desta Força Tarefa, JOÃO EMILIANO DE MOURA MIRANDA, esta é a segunda equipe catarinense a se deslocar para Minas Gerais. Eles sairão hoje e vão até a cidade de Mafra, onde partem para Brumadinho. Além deles, mais 10 bombeiros irão compor essa segunda equipe.

Tomará posse no próximo dia 22 deste mês a nova diretoria executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste. A informação foi divulgada pelo presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que a solenidade será em uma sexta-feira na parte da noite. O evento terá inicio às 19 horas com recepção e às 19 horas e 30 minutos irá ocorrer a solenidade. A programação será realizada no Clube Comercial, em São Miguel do Oeste. Após a solenidade será realizado um jantar para os participantes. A nova diretoria da CDL de São Miguel do Oeste terá um mandato de dois anos, seguindo até o final de 2020.

O evento de posse da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste é exclusivo para os associados da entidade. Segundo o presidente, IVANDRO SPENGLER, cada empresa parceira está recebendo o convite para o evento e mais dois ingressos cortesias. Ele comenta que as empresas que queiram levar mais pessoas ao evento deverão entrar em contato com a CDL para obter maiores informações. SPENGLER explicou que o evento de posse que era sempre realizado no mês de dezembro, foi alterado neste ano devido ao aniversário da entidade que é neste mês de fevereiro. IVANDRO SPENGLER lembra que em 2019 a CDL comemora 46 anos e visando festejar as duas datas em um evento apenas, a entidade optou por fazer a solenidade de posse apenas neste mês. A Rádio Peperi vai transmitir ao vivo transmitir o evento do dia 22.

A Polícia Militar Ambiental registrou uma redução das apreensões no período da Piracema. A informação é do comandante da Policia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, capitão EVERTON RONCAGLIO. Ele comentou que ainda não ocorreu o fechamento oficial das apreensões durante o período da piracema, mas já possível concluir que ocorreu uma redução em comparação ao período anterior. O capitão lembra que a piracema se estende de primeiro de outubro a 31 de janeiro, período considerado de maior reprodução dos peixes. Segundo RONCAGLIO, além de menor número de apreensões, também houve redução nas autuações aos pescadores. Ele destaca que isso não significa que diminuiu a pesca irregular, pois a Policia Ambiental recebeu diversas denúncias sem conseguir flagrar os pescadores.

As ações da Polícia Militar Ambiental prosseguem no período pós-piracema. O comentário é do capitão EVERTON RONCAGLIO. Ele disse que é preciso manter a vigilância de acordo com as normas que precisam ser observadas. Ele comenta que a pesca ainda possui restrições de acordo com a regulamentação em lei para preservar determinadas áreas dos rios. O capitão lembra que na piracema ocorre a proibição de uso de equipamentos como redes, carretilha, molinete e embarcações motorizadas. Segundo Everton Roncaglio, desde o dia primeiro de fevereiro estão liberados, no entanto, somente o pescador profissional pode utilizar redes e ainda assim precisa respeitar locais de corredeiras e proximidades de confluências com rios menores. De acordo com Roncaglio, também é preciso respeitar o tamanho dos peixes a serem pescados para garantir o desenvolvimento das espécies.

A legislação é diferente para o pescador amador. A fala é do capitão EVERTON RONCAGLIO. Ele disse que as pessoas que não possuem carteirinha de pescador profissional, não podem fazer uso de redes. RONCAGLIO comentou que a pesca esportiva ou de lazer é restrita ao uso de linha, molinete e carretilha. Segundo o comandante, a Policia Militar Ambiental mantém o trabalho de fiscalização nos rios da região, com maior demanda ao Rio Uruguai e afluentes. O capitão observa que é fundamental observar a legislação no momento da pesca para evitar transtornos e autuações conforme estabelecem as medidas legais.

A edição do último sábado do Peperi Rádio Repórter recebeu o gestor do Estacionamento Rotativo de São Miguel do Oeste, JÚNIOR OLIVEIRA. O novo modelo de estacionamento está em vigor há sete meses no município e segundo ele, a aceitação por parte da população já é grande. OLIVEIRA lembrou que no início houve resistência por parte dos motoristas, gerando inclusive agressões contra os monitores. Ele disse que esses casos já foram superados. O gestor disse que desde dezembro casos de agressões não foram mais registrados.

Desde a implantação do Estacionamento Digital em 18 de junho do ano passado a Serbet já emitiu mais de 27 mil notificações aos motoristas. A fala é do gestor do Estacionamento Rotativo de São Miguel do Oeste, JÚNIOR OLIVEIRA. O profissional comentou que ao todo, já foram expedidas, 27 mil 568 notificações. Ele disse que essas notificações são os avisos de irregularidades. OLIVEIRA comentou que essas notificações foram para os usuários que estacionaram irregularmente na chamada Zona Azul. Ele citou como exemplo, casos de idosos que estacionaram na vaga de idoso sem a credencial exigida, motoristas que não realizaram a alocação ou ultrapassaram o tempo permitido na mesma vaga, idosos que estacionaram na vaga destinada às pessoas com necessidades especiais e até mesmo motociclistas que estacionaram em vagas de automóveis ou mesmo veículos que estacionaram nas vagas destinadas a motos.

Apesar do entendimento da população quanto ao Estacionamento Rotativo, apenas 20 por cento das vagas são ocupadas atualmente. Conforme JUNIOR OLIVEIRA, cerca de 80 por cento das vagas estão disponíveis aos usuários. Ele disse que a princípio a empresa não estuda aumentar a área de abrangência do estacionamento. O gestor disse ainda que mesmo no horário de maior movimento apenas 30 por cento das vagas são alocadas. JUNIOR OLIVEIRA acredita que com o passar do tempo os números tendem a melhorar.

Somente no mês passado, cinco veículos foram recolhidos e mais de 20, foram multados. De acordo com JUNIOR OLIVEIRA, são casos de motoristas que acabaram não alocando a vaga ao estacionar e por isso tiveram seus veículos guinchados pela Polícia Militar. Ele frisou que os profissionais da Serbert, empresa que administra o rotativo na cidade, apenas fazem o monitoramento da área azul. JUNIOR lembrou que desde novembro através de uma liminar judicial, a empresa não pode mais receber o valor das notificações, sendo que dessa forma, quando um veículo é encontrado sem alocação ou qualquer outro problema, como, por exemplo, ocupando duas vagas é passível de notificação e de recolha por parte da Polícia Militar.

Seguem em andamento no município de São Miguel do Oeste as inscrições para as oficinas da secretaria de cultura. A informação é do secretário-adjunto de Cultura, CARLOS CHAVES. Ele disse que as inscrições seguem até o final deste mês e para realizar a matrícula, os interessados devem comparecer até a secretária municipal munidos dos documentos pessoais, como por exemplo, xérox da carteira de identidade e um comprovante de residência. Ele disse que até o momento cerca de 900 alunos já realizaram sua inscrições. CHAVES comentou que oficinas como balé e acordeon já estão lotadas, restando vagas para artesanato, violão e gaita de boca.

Quem quiser participar das oficinas que já estão lotadas terá sua inscrição efetivada, porém ficará na fila de espera. A explicação é do secretário-adjunto de Cultura, CARLOS CHAVES. De acordo com ele, existe uma fila de espera nas oficinas que não possuem mais vagas, existindo a possibilidade de quem não conseguiu participar nesse momento, participar das atividades ao longo do ano. CHAVES comentou que a expectativa da secretaria é que até o final deste mês, mais 300 ou 400 pessoas realizem sua inscrição, totalizando entre mil e 200 e mil e 300 alunos atendidos. CARLOS CHAVES lembra que as aulas nas oficinas começam na primeira semana de março.

A secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste alterou o modo que vinha realizando a coleta de materiais no meio rural. A informação foi divulgada pelo diretor da pasta no município, NÉDIO JEZIORSKI. Ele explicou que há cinco meses a secretaria iniciou uma programação mensal de recolha dos materiais recicláveis no interior, mas que reformulou o calendário visando melhorar a coleta e a dinâmica de trabalho nesse quesito. NÉDIO comentou que hoje começa a última coleta no modelo antigo. Ele disse que após esse mês a coleta no interior será realizada somente nos meses de junho e dezembro e não mais mensalmente como vinha acontecendo.

A decisão de alterar o modo de trabalho na recolha dos materiais no interior teve o respaldo dos agricultores. A afirmação é do diretor de Agricultura no município, NÉDIO JEZIORSKI. Ele disse que os produtores concordaram com a mudança proposta pela secretaria. Ele elogiou a forma que os produtores vêm realizando a separação dos materiais. NÉDIO espera que essa forma de trabalho continue ao longo de 2019. O diretor garantiu que no próximo mês todas as instruções quanto a essa alteração serão repassadas aos agricultores.

A prefeitura está preocupada com a questão de pessoas do meio urbano que acabam realizando o descarte irregular de materiais em pontos do interior. O comentário é do diretor de Agricultura no município, NÉDIO JEZIORSKI. Ele disse que algumas pessoas da cidade precisam compreender a ajudar a manter a limpos, tanto cidade quanto interior. NÉDIO acredita que o falta conscientização por parte de alguns moradores da cidade. Ele disse que se todos fizerem sua parte o trabalho será realizado de forma mais eficaz e eficiente.

A policia Militar de Dionísio Cerqueira foi acionada neste final de semana para atender uma ocorrência do tipo Maria da Penha, no bairro Três Fronteiras. No local, os policias falaram com uma mulher de 18 anos. Ela relatou que seu esposo chegou à residência do casal, embriagado e muito alterado. Ele a ameaçou de morte com um facão de aproximadamente 50 centímetros. Com a chegada da guarnição, o autor entrou na casa, onde estava também a filha do casal de dois anos de idade. Os policiais entraram no local e pediram que o suspeito colocasse as mãos na cabeça, para que fosse realizada busca pessoal. No entanto, ele não atendeu a ordem, tentou pegar novamente o facão, fazendo ameaças para os policiais.A guarnição precisou fazer uso da pistola elétrica incapacitante para conter o homem. Após ser detido, o agressor ainda desacatou os policiais com palavras de baixo calão e os ameaçou. Ele foi conduzido a central de flagrantes na cidade de São José do Cedro para os procedimentos cabíveis.

Os bombeiros de São José do Cedro foram chamados na tarde deste domingo, para atender acidente de trânsito no acesso para Princesa, na altura da Linha Santa Terezinha. No local foi constatada uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Civic de Princesa. Os socorristas encontraram três vítimas já fora carro. O motorista de 34 anos apresentava escoriações na face e nas mãos. Uma das caroneiras, de 42 anos, estava com edema no olho direito e referindo dor no braço direito. Os bombeiros atenderam ainda uma terceira vítima, menor de idade, que se queixava de dores na cabeça, mas não apresentava lesões aparentes. Os três receberam os primeiros socorros no local, foram imobilizados e levados ao pronto socorro do hospital de São José do Cedro para avaliação e atendimento.

Morreu neste final de semana o motociclista que se envolveu em uma colisão contra uma retroescavadeira no centro de Mondaí. NELSON TONELLO de 48 anos morreu no Hospital Regional de Chapecó. O acidente ocorreu no dia 25 de janeiro. Com o impacto da colisão, o capacete se desprendeu, parando a uma distância de aproximadamente 30 metros do local do acidente. NELSON TONELLO deixa esposa e dois filhos. Ele foi sepultado e velado no município de Mondaí.

Uma criança foi atropelada no final da manhã de sábado na Rua José Veronese, no Bairro Jardim Peperi em São Miguel do Oeste. O acidente envolveu uma Montana do município. O condutor do veículo disse que seguia sentido Waldemar Rangrab quando a menina atravessou a rua correndo. Ele disse que conseguiu frear, mas mesmo assim não foi possível evitar o choque. A garota foi atingida no braço esquerdo e teve um corte, além de escoriações pelo corpo. O SAMU foi acionado e fez o atendimento, conduzindo a vítima até o Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.