ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 04/02/2019

-MEDIDAS CONTRA CORRUPÇÃO SERÃO APRESENTADAS HOJE POR MORO

-GOVERNO ANALISA NOVA POLÍTICA FISCAL EM SANTA CATARINA
-RETORNO DO ANO LETIVO É MARCADO POR PALESTRAS E CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES
-CRECHES REABREM HOJE PARA PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DE NOVOS ALUNOS
-PACIENTES DE GUARACIABA RECEBEM PRÓTESES DENTÁRIAS GRATUITAS
-HOSPITAL INSTALA CLÍNICA QUE SERÁ ALUGADA PARA PROFISSIONAIS
-OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS COMPLETA 50 ANOS DE PROFISSÃO EM ANCHIETA
-CÂMARAS DE VEREADORES RETOMAM SESSÕES ORDINÁRIAS NESTA SEMANA
-HOMEM É PRESO APÓS AMEAÇAR A ESPOSA E POLICIAIS COM FACÃO
-CAPOTAMENTO DEIXA TRÊS FERIDOS EM SJCEDRO

O tempo é de sol entre nuvens na região Extremo Oeste. A previsão é sol entre nuvens ao longo do dia. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a semana em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Subiu para seis, o número de mortos vítimas de um tornado que atingiu Havana, no México. Neste final de semana mais duas pessoas morreram. Segundo o ministro de Saúde Pública, JOSÉ MIRANDA, mais 11 pessoas seguem em estado grave. O tornado de 322 quilômetros por hora, atingiu ao menos cinco munícipios da região na noite de 27 de janeiro. O fenômeno foi classificado como categoria EF4 e percorreu uma distância de quase 12 quilômetros. Mais de três mil casas foram danificadas. Centenas de pessoas se mobilizaram pelas redes sociais para doar alimentos, roupas, remédios e artigos de limpeza aos afetados.

O Pentágono decidiu enviar três mil 750 homens por um período de três meses para a fronteira entre os Estados Unidos e o México com o objetivo de fornecer apoio adicional aos agentes norte-americanos que já atuam na região. O envio de mais homens aumentará o total de forças que dá apoio aos agentes alfandegários e de proteção de fronteiras para pouco mais de quatro mil homens. O deputado ADAM SMITH, presidente da Comissão de Serviços Armados da Câmara dos Representantes, divulgou na semana passada, pela primeira vez, os planos para enviar mais tropas para a fronteira. SMITH fez uma crítica aos altos funcionários do Pentágono por não divulgar as informações durante uma audiência realizada no seu comitê no Congresso sobre o assunto, apenas dois dias antes do anuncio oficial.

Foram encontrados neste final de semana os destroços do avião que transportava o jogador argentino EMILIANO SALA. A aeronave desapareceu há duas semanas enquanto sobrevoava o Canal da Mancha, entre a França e o Reino Unido. Um comunicado do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Grã-Bretanha deve ser divulgado nesta segunda-feira com detalhes da operação de resgaste do avião. De acordo com um canal de televisão, o avião está no fundo do Canal da Mancha. O avião seguia para Cardiff, no País de Gales. Além do atacante argentino de 28 anos, o piloto DAVID IBBOTSON, de 59 anos, estava a bordo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, afirmou em um vídeo publicado neste domingo, em uma rede social do governo que o projeto de lei anticrime a ser enviado ao Congresso Nacional terá medidas bastante objetivas e fáceis de serem explicadas contra corrupção, crime organizado e crimes violentos. MORO vai apresentar e vai debater o projeto nesta segunda-feira, durante uma reunião com governadores e secretários de segurança, em Brasília. Segundo o Ministério da Justiça, a proposta será encaminhada para análise de deputados e senadores nos próximos dias. O projeto da lei anticrime é um dos que integram a lista de metas prioritárias para os primeiros 100 dias o governo de JAIR BOLSONARO

Com os votos de 42 senadores, DAVI ALCOLUMBRE, do Democratas do Amapá foi eleito neste final de semana,presidente do Senado Federal para os anos de 2019 e 2020. O senador ESPIRIDIÃO AMIM do PP catarinense obteve 13 votos. Já o emedebista alagoano, RENAN CALHEIROS, retirou sua candidatura durante a segunda votação em cédulas, após a anulação da primeira votação, mas obteve ainda cinco votos. Quatro senadores não votaram.DAVI ALCOLUMBRE não poderá concorrer à reeleição em fevereiro de 2021, pois a Constituição proíbe a recondução dentro da mesma legislatura. A legislatura é o período de quatro anos, cuja duração coincide com a dos mandatos dos deputados federais.

O Congresso Nacional dará início hoje aos trabalhos legislativos do ano em uma sessão solene conjunta da Câmara e do Senado. O momento será o primeiro com os deputados federais e senadores recém-empossados. Na cerimônia, marcada para esta tarde no plenário da Câmara, será lida uma mensagem do presidente da República, JAIR BOLSONARO, com os planos do Poder Executivo para 2019. A mensagem será levada ao Congresso pelo chefe da Casa Civil da Presidência e quem deverá representar Bolsonaro é o titular da pasta, ministro ONYX LORENZONI.

O governo de Santa Catarina prevê concluir neste mês um relatório sobre os incentivos fiscais existentes no Estado. A ideia é revisar e mudar a política de isenção diferenciando os produtos de consumo popular de produtos de primeira linha, valorizando a produção catarinense e a economia local. É a partir desse estudo que se buscará a redução prevista de 750 milhões nos benefícios oferecidos em 2019. A medida atende a lei orçamentária aprovada ano passado pelos deputados estaduais, que define a redução gradual da renúncia fiscal de 2019 até 2022, fixando limite máximo de 16 por cento da receita bruta de impostos.

Os 28 bombeiros voluntários de Santa Catarina que estavam auxiliando no resgate a vítimas da tragédia em Brumadinho, voltaram para casa neste final de semana. Antes da partida, o comandante do grupo de voluntários, EVANDRO VINOTTI, fez um vídeo da área onde rompeu uma barragem de mineração. Além disso, ele explicou que, apesar das adversidades, a solidariedade das pessoas durante o período de atuação foi marcante para o grupo de Santa Catarina. Os voluntários saíram de Indaial, no Vale do Itajaí, no dia 26 de janeiro. Trabalharam na missão de resgate profissionais de Indaial, Presidente Getúlio, Ibirama, Ilhota, São João do Itaperiú, Itaiópolis e Balneário Barra do Sul.

Em Santa Catarina, 93 pontos em praias e balneários do estado estão próprios para os banhistas. É o que aponta o último relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina publicado na última semana. O instituto verificou 144 locais de banho em todo o litoral. Com isso, 67 vírgula dois por cento dos pontos estão próprios. Com relação ao último relatório, houve uma melhora, já que 63 vírgula três por cento dos pontos analisados estavam balneáveis. Conforme o IMA, em uma semana, cinco pontos passaram da condição de próprios para impróprio e 14 passaram de impróprio para próprio. Na capital catarinense, 61 locais estão próprios e outros 24, impróprios.

Retorno do ano letivo é marcado por palestras e capacitação dos professores. A secretária da pasta em SJCedro, CELIA TOIGO lembra que na sexta-feira ocorreram reuniões com diretores para organizar a programação de hoje a partir das 13 horas e 30 minutos, uma palestra, no Clube Cedrense, com a advogada ANDREIA CORADI, que vai abordar o tema "A sociedade dos filhos órfãos". Além dos professores a palestra desta tarde envolve os motoristas, gestores, merendeiras, serviços gerais e demais funcionários das escolas. Amanhã, às oito horas, haverá palestra sobre ‘Adoecimento Mental e Suicídio no contexto educacional'. O palestrante será o psicólogo ABEL PETER. Esta ação também acontecerá no Clube Cedrense. Ao longo do ano haverá 30 horas de estudo sobre a base nacional curricular e a proposta de ação em nível local. As aulas voltam na segunda-feira que vem para 1.200 alunos da rede municipal.

Secretaria de Educação organiza kits escolares 2019. A secretária, CÉLIA TOIGO, destaca que durante as férias as funcionárias houve a organização dos kits que serão distribuídos para os alunos da rede municipal de SJCedro no primeiro dia de aula. Ela lembrou que todos os alunos do jardim de infância até o nono ano receberão nos primeiros dias de aula os materiais essenciais para o início do ano letivo. A secretária detalha que eles são compostos com cadernos, lápis, borracha, cola, aposentadores de acordo com a necessidade em cada faixa etária. CÉLIA esclarece que houve licitação para compra dos materiais escolares e também dos produtos de limpeza e da merenda. Além disso, várias estruturas passaram por reformas e pintura. Uma delas foi o Cemeg com a construção da cozinha e área coberta. Conforme a secretária o educandário conta com aproximadamente 700 alunos. Juntamente com esta obra também foram feitos serviços com a troca de piso em uma das alas, pintura em todo prédio do Ensino Fundamental e reparos.

Vendas de materiais escolares se intensificam durante a semana. Conforme o empresário no ramo de papelaria e bazar de SJCedro, ASTOR ASMANN os materiais estão nas vitrines e chamam a atenção dos estudantes. Ele ressalta que como todo ano há novidades em capas de cadernos, novos modelos de estojos, mochicas e demais materiais é normal que haja um reajuste. O comerciante enfatiza que alguns pais e crianças já tem procurado a loja para ver preços, mas a procura deve se concentrar nesta e na próxima semana com a proximidade do reinício das aulas. SegundoASMANN, a compra do estoque já é feita antes do final do ano para se obter melhores preços, mas as vendas se intensificam em janeiro e fevereiro. Ele comenta que mesmo a rede municipal fornecendo material escolar aos alunos. O comerciante observa que os pais tem optado por produtos de mais qualidade como mochilas e estojos que também tem maior durabilidade.

Existe uma diferença muito grande de preços entre as lojas que vendem material escolar em toda região. A informação é da diretora do Procon, ANALU MEZZOMO VALANDRO. Ela disse que o órgão identificou um aumento expressivo de preços dos materiais neste ano e que a majoração ocorreu em praticamente todas as lojas. ANALU comentou que os pais devem pesquisar porque é possível economizar bastante ao fazer a comparação dos preços. Ela citou que o aumento constatado pelo órgão não configura abuso por parte das empresas.

Projetos de Princesa também retornam para atividades hoje com planejamento. Conforme o secretário da Educação MILTON MUSTIFAGA, são diversas atividades que tem objetivo de preparar conteúdos e os profissionais para retomada das aulas com várias atualizações. Amanhã eles participam de uma palestra em Guaraciaba com o tema “Motivação Profissional e Base Nacional Comum Curricular”. Na quinta-feira acontecem ainda algumas escolhas de aulas. As aulas começam na segunda-feira para a Escola Renascer e creche Pequenos Anjos. Ele explica que as ampliações do CMEI estão em fase de conclusão, restando à colocação de alguns móveis e melhorias na área externa. Garante que a reinauguração da obra será um momento especial para o município devido à oferta de vagas que vai duplicar e pelas condições do espaço. Os interessados também poderão fazer matrículas até a sexta-feira.

Secretaria de Educação de Guarujá do Sul divulga cronograma de retomada de atividades com profissionais e nas unidades escolares. A secretária da pasta, ROSMÉRI DELLAVECHIA, afirma que até dia 8 de fevereiro está aberto o período para novas matriculas nas unidades escolares. Na sexta-feira iniciou o período de adaptação e conversas com os pais das crianças que frequentarão a creche ao longo deste ano. ROSMÉRI confirma que hoje começam as atividades para estas crianças que frequentam a creche Fofura de Gente. Também ocorreu hoje o retorno das atividades dos professores da pré-escola e do ensino fundamental. Eles terão uma semana pedagógica com reuniões administrativas para organização das unidades escolares, planejamento e formação continuada.

Secretaria de Saúde trabalha neste mês ações voltadas ao Câncer. A secretária da pasta, DAIANE DORIGON revela que o fevereiro Laranja é trabalhado no mundo todo principalmente no Combate à Leucemia. Ela comenta que durante este período as equipes da Secretaria de Saúde estarão realizando orientações.No ESF de Linha Ouro Verde as atividades acontecem no dia 19, pela parte da manhã. No ESF 05 da Rua Primeiro de Maio as atividades acontecem no dia 20, pela parte da tarde. No Bairro Santa Terezinha as ações acontecem no dia 26 pela parte da tarde e para finalizar no Posto de Saúde Central na parte da tarde do dia 28. Uma equipe de multiprofissionais estará orientando a população sobre este tema.

Guaraciaba retoma serviço odontológico de próteses dentárias. Conforme a Secretária de Saúde DAIANE DORIGON serão atendidos 19 pacientes para a confecção de 31 próteses dentárias. O atendimento acontece no Posto de Saúde Central. Ela lembra ainda que o serviço foi implantado ainda em 2017 no município, e até o momento foram entregues mais de 340 próteses, com investimentos de mais de 145 mil reais.A secretária comentou que os munícipes que estão interessados e necessitam das próteses, precisam comparecer aos seus ESF’s junto à equipe para realizar a avaliação e o cadastro. Após este procedimento eles são chamados para realizar a moldagem e após a confecção pela empresa acontece à entrega. Existe uma fila de espera devido a demanda. Ela lembra ainda que a equipe de saúde bucal realiza atendimentos diários nas unidades básicas com outros serviços como limpeza, obturações, tratamento de canal entre vários outros.

Hospital de SJCedro busca ampliar serviços com oferta de especialidades. Conforme a administradora, ALINE WARTHA foram feitas adequações em um espaço para construção de uma clínica. A obra contou com materiais e até mesmo mão de obra doada por voluntários e outra parte foi subsidiada com recursos próprios da entidade. A inauguração acontece neste sábado. Ela esclareceu que o espaço será alugado para médicos de várias especialidades que tenham interesse em atender pacientes de Cedro e cidades vizinhas, mas, que não possuem salas e espaços. A administradora explica que o objetivo é gerar mais receitas. Ela esclarece que apesar de terem sido investidos recursos e o hospital possuir dívida, a aplicação se justifica pelo retorno esperado. Além do aluguel, a instituição espera que aumente o fluxo de pessoas buscando exames e procedimentos já ofertados. Ela afirma que os profissionais com interesse podem buscar informações diretamente com a diretoria. A clínica ficará localizada no espaço onde ficava o raio X, ao lado do colégio Cemeg.

Oficial de registro de imóveis completa 50 anos de profissão em Anchieta. BENÍCIO HOFFMANN de 72 anos comemorou a data nesta semana. Ele conta que o trabalho iniciou como ajudando do irmão na Escrivania de Paz e em seguida foi designado como oficial maior em janeiro 1969. Posteriormente, em abril de 1971, após ter prestado concurso público, BENÍCIO foi nomeado escrivão da paz até 1988 quando foi criada a comarca. Devido à aprovação no concurso, ele poderia escolher ocupar a função no tabelionado de notas e protestos, no de registro civil, títulos e documentos ou então no oficio de registro de imóveis, o qual ele optou. HOFFMANN afirma que nestas cinco décadas foram muitos avanços em comparação as dificuldades do início da carreira quando era difícil a comunicação e o transporte. Ele comenta que hoje em dia a internet facilita os cadastros. O profissional não tem planos de se aposentar. Ele disse que gosta do trabalho e vem auxiliando os colegas e população sobre a legislação e emissão das certidões. Lembra que existe uma fiscalização periódica no cartório de registro de imóveis.

Pedidos da população são atendidos e os trabalhos seguem na área urbana. Segundo o diretor de Infraestrutura de Palma Sola, CLARI FRARE, são várias reivindicações feitas desde o ano passado que estão sendo atendidas neste mês. Ele reconhece que são muitos serviços neste período já que além das férias de parte da equipe, o setor de infraestrutura da prefeitura dá suporte na silagem junto com a pasta da agricultura. De acordo com FRARE, na Rua Aldo Fabro está sendo feita uma lombada a pedido dos moradores. Na mesma via foi removida a calçada para ser reconstruída de forma a seguir a orientação e largura do calçamento, proporcionando maior segurança e trafegabilidade. Na Rua Oscar Machado foi removida uma parte do canteiro para facilitar o acesso dos caminhões às áreas empresariais. O diretor destaca que durante as ações são mapeados pontos que apresentam problemas. A partir da semana que vem retorna o cronograma de manutenção das estradas coordenada pelo secretário SELITO TRÊS.

Volume de chuva causa estragos na região no final de semana. O temporal em Itapiranga teve concentração de 80 milímetros de chuva em 50 minutos no sábado e causou vários transtornos e prejuízos. A chuva torrencial iniciou por volta das 17 horas e provocou diversos alagamentos de residências, destelhamentos e quedas de árvores. A guarnição dos bombeiros recebeu dezenas de chamadas e trabalhou até por volta das 20 horas. Foram distribuídas lonas, além de auxilio a moradores que tiveram casas invadidas pela água. Com o grande volume de água ocorreu entupimento de bueiros interrompendo o trânsito alguns pontos da cidade. A equipe da Celesc também foi mobilizada para restabelecer o fornecimento de energia elétrica. Em SJCedro as 14 horas ocorreu um destelhamento na comunidade de Linha Mariflor. Segundo os bombeiros, além da residência foi atingido um galpão. Várias árvores caíram pela região. Houve entrega de lona para família e orientações. O distrito e comunidades próximas também ficaram de luz.

Câmara de Guarujá realiza primeira semana amanhã. Conforme o presidente, ILÁRIO BAUMGARDT, os trabalhos do Legislativo retornam dia 5 de fevereiro, quando acontece a primeira sessão ordinária do ano. Ele citou mudanças nos cargos de confiança como o então vereador MARQUINHOS DOS SANTOS que se licencia e foi nomeado como secretário do legislativo e a advogada LEIDI AMANN, que já atuou como assessora jurídica volta a exercer essa função. Na cadeira do vereador assume a suplente, IRIA TAUBE. Sobre as expectativas o presidente destaca que espera ter um ano produtivo. Ele garante que os projetos encaminhados serão analisados com muito critério, responsabilidade e buscando aprovar o que é de interesse público. O vereador destaca ainda a continuidade do Aluno Nota 10. O proposito é que no final de cada ano os estudantes com as melhores notas recebam em uma cerimônia na Câmara de Vereadores, um certificado e um troféu pelo desempenho.

Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Princesa deve ser revisto neste ano. A meta é do presidente LEANDRO SCHEIN. De acordo com ele, desde o ano passado os vereadores analisam o texto vigente do Regimento Interno e estão na incumbência de fazer sugestões de alteração. Ele revela que os colegas avaliaram principalmente os prazos estabelecidos para análise dos projetos, tramitação e questões de urgência. SCHEIN esclarece que o Regimento Interno é uma ferramenta organizacional, que descreve as atribuições dos vereadores. O novo presidente do Legislativo comenta que essas alterações devem ser discutidas e apreciadas no decorrer do ano. Em Princesa houve convocação para sessão extraordinária no mês passado e os trabalhos voltam hoje, às 18 horas quando serão definidas as comissões permanentes.

Projetos de lei que permanecem na pauta do Legislativo devem entrar em tramitação neste ano. A expectativa é da presidente, ISOLDI WILL. A presidente admite que há projetos importantes que estão na câmara e precisam ser aprovados ou rejeitados e para isso, necessitarão de estudo. As comissões deverão emitir parecer e outros passarão por atualizações pois seguem há cerca de cinco ano na casa. ISOLDI disse que vem estudando o plano diretor, mas, é necessário envolver os colegas e acatar sugestões de empresários e profissionais da área, com base em fundamentos legais. O Código de Vigilância foi adequado ano passado e o texto enviado para Epagri e Sintraf para avaliação. A presidente reconhece que neste caso há interesse em aprovar logo. Outras questões pendentes são um projeto visando convênio com a UPA para proporcionar oportunidade de trabalho e ressocialização aos presos selecionados. Permanece ainda em pauta o projeto da vereadora licenciada MÁRCIA DEMOSSI, que prevê a obrigatoriedade do reuso de água em prédios maiores. As sessões ordinárias serão retomadas hoje as 18 horas. Há previsão de ingresso nos próximos dias do projeto autorizando gastos com a Expo Cedro.

Novo gerente cita necessidade de desburocratizar as licenças ambientais. RODRIGO ESKUDLARK apontou a necessidade em agilizar os trâmites e reduzir as burocracias. Ele percebe que existem muitas reclamações e críticas pela demora que gera entraves no desenvolvimento dos municípios. Cita as dificuldades em liberar loteamento habitacionais cujo prazo chega a um ano. Também sobre as empresas que buscam licenças de instalação e operação e sofrem desgaste com a demora. O gerente percebe que estes fatores trazem transtornos e até desistências.RODRIGO percebe que os municípios perdem em questões de empregos, renda e impostos quando isso ocorre. Ele revela que tem reunido a equipe de técnicos do IMA para traçar um plano de trabalho visando definir as prioridades dos pedidos. O gerente também elogiou a iniciativa de SJCedro em municipalizar as licenças ambientais. A informação sobre municipalização foi trazida em primeira mão durante o Cedro Entrevista na semana passada pelo prefeito PLINIO DE CASTRO. O IMA se comprometeu em auxiliar a prefeitura nos encaminhamentos nesse processo.

Atropelamento deixa criança ferida em SMOeste. O acidente foi registrado na rua José Veronese no bairro Jardim Peperi no sábado. A reportagem conversou com o condutor do carro envolvido, uma Montana placas do município. O jovem que conduzia o veículo disse que seguia pela rua Veronese sentido Waldemar Rangrab, quando a menina atravessou a rua correndo. O motorista falou que conseguiu frear, mas mesmo assim o choque aconteceu, não foi possível evitar. A garota foi atingida no braço esquerdo e teve um corte, além de escoriações pelo corpo e face. O SAMU foi acionado e fez o atendimento, conduzindo a vítima até o Hospital Regional. A mãe relatou que a criança estava passando o final de semana com o pai e que ela se recupera no hospital.

Homem embriagado é preso após ameaçar a esposa e policiais com facão. A policia Militar de Dionísio Cerqueira foi acionada neste sábado para atender uma ocorrência do tipo Maria da Penha, no bairro Três Fronteiras, por volta das 19h. No local os policias falaram com uma mulher de 18 anos, que estava muito assustada, e relatou que seu esposo chegou à residência do casal, embriagado e muito alterado e que a ameaçou de morte com um facão de aproximadamente 50cm. Com a chegada da guarnição o autor entrou na casa, onde estava também a filha do casal de dois anos de idade. Diante da situação os policiais entraram no local e pediram que o suspeito colocasse as mãos na cabeça, para que fosse realizada busca pessoal. No entanto, ele não atendeu a ordem, tentou pegar novamente o facão, fazendo ameaças para os policiais. A guarnição precisou fazer uso da pistola elétrica incapacitante para conter o homem. Após ser detido, o agressor ainda desacatou os policiais com palavras de baixo calão. Diante dos fatos o autor foi conduzido central de flagrantes em SJCedro para os procedimentos cabíveis.

Capotamento deixa três feridos no interior de São José do Cedro. Os bombeiros foram chamados por volta das duas e meia da tarde de ontem para atender acidente de trânsito no acesso para Princesa, na altura da Linha Santa Terezinha. No local foi constatada uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Civic com placas de Princesa. Os socorristas encontraram três vítimas já fora carro. O motorista de 34 anos apresentava escoriações na face e nas mãos. Uma das caroneiras, de 42 anos de idade, estava com edema no olho direito e referindo dor no braço direito. Os bombeiros atenderam ainda uma terceira vítima, menor de idade, que se queixava de dores na cabeça, mas não apresentava lesões aparentes. Os três receberam os primeiros socorros no local, foram imobilizados e levados ao pronto socorro do hospital de São José do Cedro para avaliação e atendimento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.