ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 04/02/19

O tempo é de sol entre nuvens na região Extremo Oeste. A previsão é sol entre nuvens ao longo do dia. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a semana em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Subiu para seis, o número de mortos vítimas de um tornado que atingiu Havana, no México. Neste final de semana mais duas pessoas morreram. Segundo o ministro de Saúde Pública, JOSÉ MIRANDA, mais 11 pessoas seguem em estado grave. O tornado de 322 quilômetros por hora, atingiu ao menos cinco munícipios da região na noite de 27 de janeiro. O fenômeno foi classificado como categoria EF4 e percorreu uma distância de quase 12 quilômetros. Mais de três mil casas foram danificadas. Centenas de pessoas se mobilizaram pelas redes sociais para doar alimentos, roupas, remédios e artigos de limpeza aos afetados.

O Pentágono decidiu enviar três mil 750 homens por um período de três meses para a fronteira entre os Estados Unidos e o México com o objetivo de fornecer apoio adicional aos agentes norte-americanos que já atuam na região. O envio de mais homens aumentará o total de forças que dá apoio aos agentes alfandegários e de proteção de fronteiras para pouco mais de quatro mil homens. O deputado ADAM SMITH, presidente da Comissão de Serviços Armados da Câmara dos Representantes, divulgou na semana passada, pela primeira vez, os planos para enviar mais tropas para a fronteira. SMITH fez uma crítica aos altos funcionários do Pentágono por não divulgar as informações durante uma audiência realizada no seu comitê no Congresso sobre o assunto, apenas dois dias antes do anuncio oficial.

Foram encontrados neste final de semana os destroços do avião que transportava o jogador argentino EMILIANO SALA. A aeronave desapareceu há duas semanas enquanto sobrevoava o Canal da Mancha, entre a França e o Reino Unido. Um comunicado do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Grã-Bretanha deve ser divulgado nesta segunda-feira com detalhes da operação de resgaste do avião. De acordo com um canal de televisão, o avião está no fundo do Canal da Mancha. O avião seguia para Cardiff, no País de Gales. Além do atacante argentino de 28 anos, o piloto DAVID IBBOTSON, de 59 anos, estava a bordo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, afirmou em um vídeo publicado neste domingo, em uma rede social do governo que o projeto de lei anticrime a ser enviado ao Congresso Nacional terá medidas bastante objetivas e fáceis de serem explicadas contra corrupção, crime organizado e crimes violentos. MORO vai apresentar e vai debater o projeto nesta segunda-feira, durante uma reunião com governadores e secretários de segurança, em Brasília. Segundo o Ministério da Justiça, a proposta será encaminhada para análise de deputados e senadores nos próximos dias. O projeto da lei anticrime é um dos que integram a lista de metas prioritárias para os primeiros 100 dias o governo de JAIR BOLSONARO.

Com os votos de 42 senadores, DAVI ALCOLUMBRE, do Democratas do Amapá foi eleito neste final de semana,presidente do Senado Federal para os anos de 2019 e 2020. O senador ESPIRIDIÃO AMIM do PP catarinense obteve 13 votos. Já o emedebista alagoano, RENAN CALHEIROS, retirou sua candidatura durante a segunda votação em cédulas, após a anulação da primeira votação, mas obteve ainda cinco votos. Quatro senadores não votaram.DAVI ALCOLUMBRE não poderá concorrer à reeleição em fevereiro de 2021, pois a Constituição proíbe a recondução dentro da mesma legislatura. A legislatura é o período de quatro anos, cuja duração coincide com a dos mandatos dos deputados federais.

O Congresso Nacional dará início hoje aos trabalhos legislativos do ano em uma sessão solene conjunta da Câmara e do Senado. O momento será o primeiro com os deputados federais e senadores recém-empossados. Na cerimônia, marcada para esta tarde no plenário da Câmara, será lida uma mensagem do presidente da República, JAIR BOLSONARO, com os planos do Poder Executivo para 2019. A mensagem será levada ao Congresso pelo chefe da Casa Civil da Presidência e quem deverá representar Bolsonaro é o titular da pasta, ministro ONYX LORENZONI.

O governo de Santa Catarina prevê concluir neste mês um relatório sobre os incentivos fiscais existentes no Estado. A ideia é revisar e mudar a política de isenção diferenciando os produtos de consumo popular de produtos de primeira linha, valorizando a produção catarinense e a economia local. É a partir desse estudo que se buscará a redução prevista de 750 milhões nos benefícios oferecidos em 2019. A medida atende a lei orçamentária aprovada ano passado pelos deputados estaduais, que define a redução gradual da renúncia fiscal de 2019 até 2022, fixando limite máximo de 16 por cento da receita bruta de impostos.

Os 28 bombeiros voluntários de Santa Catarina que estavam auxiliando no resgate a vítimas da tragédia em Brumadinho, voltaram para casa neste final de semana. Antes da partida, o comandante do grupo de voluntários, EVANDRO VINOTTI, fez um vídeo da área onde rompeu uma barragem de mineração. Além disso, ele explicou que, apesar das adversidades, a solidariedade das pessoas durante o período de atuação foi marcante para o grupo de Santa Catarina. Os voluntários saíram de Indaial, no Vale do Itajaí, no dia 26 de janeiro. Trabalharam na missão de resgate profissionais de Indaial, Presidente Getúlio, Ibirama, Ilhota, São João do Itaperiú, Itaiópolis e Balneário Barra do Sul.

Em Santa Catarina, 93 pontos em praias e balneários do estado estão próprios para os banhistas. É o que aponta o último relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina publicado na última semana. O instituto verificou 144 locais de banho em todo o litoral. Com isso, 67 vírgula dois por cento dos pontos estão próprios. Com relação ao último relatório, houve uma melhora, já que 63 vírgula três por cento dos pontos analisados estavam balneáveis. Conforme o IMA, em uma semana, cinco pontos passaram da condição de próprios para impróprio e 14 passaram de impróprio para próprio. Na capital catarinense, 61 locais estão próprios e outros 24, impróprios.

Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer faz pedágio e dinheiro será destinado ao Hospital do Câncer. Segundo a presidente do núcleo em Campo Erê EDILENE BOLKART, o evento aconteceu no final de semana no centro do município. Ação contou com a presença da presidente do Hospital do Câncer de Pato Branco que é onde os pacientes de toda região são atendidos.

Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer faz pedágio e entrega de calendário. Segundo EDILENE, todo o trabalho foi feito pelos próprios pacientes. A presidente lembra que essa ação já é tradição no município, assim como o calendário do ano com a foto de uma paciente. Neste ano, está no calendário a paciente CELESTINA ZANOVELLO.

Lucro do pedágio do Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer é para construção de uma sala de radioterapia. EDILENE BOLKART – presidente do grupo em Campo Erê, relata que os gastos são bastante altos, por isso o Hospital sempre está em busca de recursos para atender aos pacientes da região. Como de costume, em todas as ações do núcleo, o dinheiro arrecadado é destinado para o hospital. Neste ano, objetivo é a construção de uma sala de radioterapia. A presidente observa, que o custo dessa obra é alto, pois o material utilizado para revestimento do ambiente é titânio

Economia e tendências de mercado é abordado são temas abordados no Itaipu Rural Show. ARNO PANDOLFO – presidente da cooperativa que fez a maior feira do agronegócio do estado, relata que além do foco em mostrar tudo que há de novo no mercado para agricultura, o Itaipu proporciona aos seus visitantes inúmeras palestras e demonstrações. Ele diz que entre muitas palestras uma muito importante foi a que discutiu sobre: As tendências da produção, consumo, preços e comercialização de soja e milho em 2019, com o palestrante FLÁVIO FRANÇA JUNIOR.

Palestra apresenta de modo geral uma perspectiva de Mercado. O presidente ressalta que o foco maior foi as perspectivas para a safra brasil 201819 de Soja e Milho. O palestrante abordou a questão econômica do país e do mundo, posicionando o que será 2019. Ele observa que 2019 começa, com muita coisa acontecendo, sendo que o ambiente externo está um pouco tumultuado, trazendo incertezas, mas nada que se transforme numa grande catástrofe econômica global. Cita que é possível que haja uma diminuição de ritmo econômico no mundo ao final de 2019, porém, muito longe de se transformar numa recessão mundial.

Itaipu Rural Show é um show de tecnologias. ARNO PANDOLFO – Presidente da Cooperativa Regional Itaipu frisa que quem faz o sucesso da feira são em especial os visitantes e o propósito é trazer cada vez mais novidades e inovações do setor. PANDOLFO comenta sobre o tema da palestra e a preocupação do produtor em relação ao futuro do mercado, uma vez que o cenário político mudou totalmente gerando uma expectativa na população. Avaliação do presidente é mais uma vez muito positiva.

Tecnologia em drone para lavoura é novidade no Itaipu Show. A feira que aconteceu de quarta até sábado em Pinhalzinho, trouxe diversas novidades para o público. Conforme WAGNER GALVÃO – Técnico Agrícola na Ceres Agricultura, responsável pelo equipamento na Exposição, com o drone é possível observar o índice de vegetação da diferença normalizada. Ele serve para analisar a condição da vegetação natural ou agrícola nas imagens geradas por sensores remotos.

Ceres é uma das pioneiras em trazer tecnologia para a região oeste de Santa Catarina. Conforme GALVÃO objetivo de uso desse equipamento é fazer mapas. Segundo ele, com o uso do drone se faz um mapa de colheita. Desta forma se pode visualizar a qualidade da planta se está saudável ou não, além de ser uma forma de fazer correção antecipada e ter maior produtividade.

Feira ranqueada é destaque no Itaipu Rural Show. FERNANDO RHOR – coordenador geral da feira que aconteceu de quarta até sábado em Pinhalzinho, ressalta que a vigésima primeira edição do evento realizou a terceira edição do Julgamento para Feira Ranqueada de Animais Jovens das Raças Jersey e Holandês. O julgamento teve início na sexta-feira na Pista de Julgamento localizado no Parque de Exposição do Itaipu Rural Show e sábado, pela manhã aconteceu mais uma fase do Julgamento e a tarde a premiação das grandes campeãs e do torneio leiteiro.

Feira Ranqueada melhora a cada edição. ROHR cita que são vários os pontos que se desenvolvem: genética, apresentação dos animais na pista e o foco do produtor. Essas melhorias proporcionam uma grande satisfação, além da grande visitação do público que a cada ano é maior no setor leiteiro, que busca por informação e tecnologia para voltar até na propriedade a aplicar tudo o que visualizou na Feira.

Feira Ranqueada nesta edição apresentou um total de 90 animais da raça holandesa e 120 animais da raça Jersey. Segundo o coordenador geral, cada uma é subdividida em três meses, sendo animais jovens e animais adultos. É premiado a grande-campeã da raça jovem e a grande campeã da raça adulto. Posteriormente o prêmio é para a suprema, sendo as campeãs da raça Jersey e a campeã da raça Holandesa disputam entre si, resultando na campeã geral.

Representante da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos esteve no Itaipu Rural Show. FERNANDO conta que o médico veterinário, VAMIRE SENS, atuou a 45 anos no Ministério da Agricultura e há 33 anos atua na ACCB. Ele disse que ao ver o nome da feira e o slogan que ela leva, logo chamou sua atenção, falar de Show de evolução e é o que a Associação Catarinense de Criadores de Bovinos busca. Classifica a exposição como um show, considerando que 85 por cento da produção de leite esteve na feira.

Trabalhos para pavimentação asfáltica no centro de Campo Erê seguem em ritmo acelerado. JOÃO DIHEL JUNIOR – secretário interino da Secretaria da Cidade e Infraestrutura Urbana do município, relata que está sendo feito a parte de drenagem e calçadas, nas ruas que vão receber asfalto nos próximos dias. Passam pelas mudanças neste primeiro momento, a Rua Osvaldo Dário Daligna, parte da Rua Terezinha Beltrame, e a Rua Luis Caldato.

Sete rótulas no centro de Campo Erê serão trocadas. Segundo o secretário interino da Cidade e Infraestrutura Urbana de Campo Erê JOÃO DIHEL JUNIOR, na próxima semana o trabalho inicia pela empresa que ganhou a licitação. Os recursos investidos nessas obras são federais com contrapartida do município. Ao todo estão sendo investido cerca de 350 mil reais. DIHEL, reforça que ainda neste ano, mais ruas receberão pavimentação asfáltica

Polícia desmancha depósito e apreende carga de cigarro. As equipes de Marmeleiro e Renascença realizavam operação conjunta com equipes da Polícia Militar de Campo Erê, no interior do município. Elas interceptaram um caminhão Mercedes Benz e uma Fiat Strada que estavam estacionados ao lado de uma casa abandonada. O caminhão estava com a lona parcialmente aberta. Já era de conhecimento das equipes que o veículo fazia o transporte de cigarros oriundos do Paraguai.

PM visualiza várias pessoas no local. Com aproximação das equipes, algumas pessoas que estavam no local fazendo o descarregamento da mercadoria e armazenando dentro da casa, que usavam como depósito, se evadiram para o matagal. A carga de aproximadamente 300 caixas de cigarros, de diversas marcas, estava encoberta por sacos de milho. Diante dos fatos, tudo foi apreendido e encaminhado à Receita Federal.

Mulher é encontrada morta no centro da cidade. Por volta das 04 horas da madrugada de ontem, na Avenida Sete de Setembro, próximo ao Sicredi, Centro de Galvão, a PM encontrou o corpo. A guarnição policial que estava em rondas ostensivas ao se aproximar da ponte em frente ao Sicredi, encontrou alguns galhos de árvore no chão, mais a frente um pedaço grande do meio fio possivelmente para sinalizar que ao lado tinha uma senhora deitada.

Vítima foi levada ao médico. A guarnição informou ao plantão da Unidade de Saúde e tentou reanimar a vítima, porém ela não tinha mais sinais vitais. A vítima foi identificada como MARIA VANILDE CRUZ, 47 anos. Segundo a Polícia nenhuma lesão aparente foi constatada na vítima. Foi realizado levantamento fotográfico, acionada Polícia Civil e o IGP, para as providências.

Suspeito de agredir idosos é morto por policial. Populares se deslocaram até a residência de um policial militar de Galvão que se encontrava de folga por volta das 21 horas e 40 minutos de sábado, denunciando que um rapaz de 26 anos estaria agredindo seus avós. Ele então informou sobre a ocorrência para a guarnição de plantão que realizava rondas no município vizinho. O policial se deslocou até a frente da casa onde estava acontecendo as agressões até a chegada do apoio quando o autor saiu da residência e recebeu voz de prisão.

Rapaz sacou uma arma de fogo e apontou para o policial com a intenção de atirar. Neste momento o PM realizou um disparo que atingiu o agressor. Mesmo baleado, ele investiu contra o policial, entrando em luta corporal, sendo então imobilizado. A guarnição chegou logo após o fato e conduziu o homem baleado até a unidade de saúde do município, onde ele foi a óbito. A vítima possuía mandado de prisão em aberto, além de uma ficha criminal, onde consta crimes de lesões corporais, receptação de objetos furtados, furtos entre outros. Diante do fato foi apreendida a arma de fogo acionado a Polícia Civil e IGP, para as providencias cabíveis.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.