ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - sexta-feira - 04 01 2019

-ONYX DIZ QUE FINAL DO GOVERNO TEMER TEVE GASTOS INCOMUNS

-GOVERNADOR ANUNCIA NOMES DA FEESPORTE, CULTURA E SANTUR

-PM ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS

-CEAPI COMEÇA BUSCA DE RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DO ABRIGO DE IDOSOS

-MAGISTÉRIO CATARINENSE FECHA 2018 COM PEDIDOS PENDENTES NO GOVERNO

-POLÍCIAS RECUPERAM VEÍCULOS FURTADOS NO EXTREMO-OESTE

-HOMEM CONDENADO A 20 ANOS POR ESTUPRO É PRESO NA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.


A China, o país mais populoso do mundo, sofreu em 2018 o primeiro declínio demográfico em pelo menos 70 anos, apesar do abandono da política do filho único. Os dados oficiais serão divulgados neste mês, mas, especialistas estimam que a população da China diminuiu no ano passado em um milhão 270 mil pessoas. O fato é inédito na história da República Popular da China, fundada em 1949.


Nova York registrou em 2018 o total de 289 homicídios, três a menos que em 2017 e o número mais baixo na cidade desde o início da década de 1950. A informação foi divulgada polícia nesta quinta-feira. O número de assassinatos caiu quase 45 por cento nos últimos dez anos. Em 1990, ano que terminou com um número recorde, a cidade teve dois mil 245 homicídios.


Os deputados e senadores americanos eleitos nas últimas eleições de meio de mandato realizadas em novembro, tomaram posse nesta quinta-feira e o novo Congresso dos Estados Unidos foi inaugurado. O fato marca a passagem da Câmara dos Representantes para mãos de uma maioria democrata, opositora ao presidente republicano DONALD TRUMP. São 235 democratas contra 199 republicanos. Já no Senado, os republicanos avançaram e aumentaram sua maioria de 51 para 53 cadeiras do total de 100, sendo os outros 47 senadores democratas.


O Ministério da Justiça informou nesta quinta-feira que o titular da pasta, SÉRGIO MORO, decidiu que só enviará tropas da Força Nacional ao Ceará se houver "deterioração" da segurança no estado. Mais cedo, o estado registrou motim na Casa de Privação Provisória de Liberdade e ataques a ônibus. Segundo o ministério, MORO determinou à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal e ao Departamento Penitenciário Nacional que tomem as "providências necessárias" para ajudar a conter a onda de violência no estado.


O presidente JAIR BOLSONARO determinou aos 22 ministros do governo, nesta quinta-feira, que seja feito um pente-fino nos recursos repassados pela gestão de MICHEL TEMER, especialmente nos últimos 30 dias. Segundo o chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI, "o alto volume" de movimentação financeira chamou atenção. BOLSONARO também pediu um levantamento do número de imóveis da União e deu carta branca para que os ministros exonerem servidores sem estabilidade que foram indicados nos últimos governos. ONYX disse que houve "movimentação incomum de exonerações e indicações nos últimos 30 dias".


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que a "ideia inicial" do governo para aprovar uma reforma da Previdência é estabelecer de forma gradativa idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homens e 57 para mulheres. O projeto de reforma da Previdência enviado à Câmara pelo governo MICHEL TEMER previa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, proposta que foi alterada posteriormente pela comissão especial que analisou o projeto: 65 anos para homens e 62 para mulheres. Agora, BOLSONARO quer elevar para um ano a partir da promulgação e um ano a partir de 2022 até chegar a 57 e 62 anos.


A catarinense JAYANA NICARETTA DA SILVA do PP, de 24 anos, tomou posse em Brasília como secretária Nacional da Juventude, que integra o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do governo federal. Ela é natural de União do Oeste, no Oeste catarinense. JAYANA é formada em engenharia de petróleo e em 2012 foi eleita vereadora pelo PP, a mais jovem já eleita em Santa Catarina, aos 18 anos. O outro catarinense que faz parte do alto escalão do novo governo federal é o empresário de Itajaí JORGE SEIF JÚNIOR, novo secretário da Pesca e Aquicultura.


O colegiado de Segurança Pública de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira a primeira reunião estratégica. No novo modelo que foi implantado no estado, haverá rotatividade no comando da pasta entre lideranças das polícias Militar e Civil, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros. O coronel ARAUJO GOMES da Polícia Militar disse que as principais decisões com relação a recursos, prioridades, direcionamento de esforços e acompanhamento de resultados serão feitas de maneira colegiada. Ele vai presidir o colegiado no primeiro ano de gestão.


O governador CARLOS MOISÉS anunciou na tarde desta quinta-feira mais três nomes que passam a integrar o novo governo do Estado. RUI GODINHO vai assumir a Fesporte; ANA LÚCIA COUTINHO, a Fundação Catarinense de Cultura; e TIAGO SAVI, a Santur. Como parte da reforma administrativa anunciada em dezembro, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte foi extinta pelo novo governo catarinense. Segundo MOISÉS, com a desativação da secretaria, as três pastas passam a cumprir uma missão estratégica com os públicos que representam, fomentando ações que valorizem, especialmente, as peculiaridades das mais diversas regiões do Estado.


O Retrato Falado deste sábado será com o contador ADEMIR PINTO. Natural de São Miguel do Oeste, ele também tem uma atuação destacada em entidades da comunidade, como o Rotary e a Apae. PINTO nasceu em novembro de 1952 e no programa de amanhã ele vai relembrar momentos marcantes da vida pessoal e profissional no município. O Retrato Falado começa as dez da manhã na Peperi.


O Peperi Debates deste sábado vai debater a estruturação do turismo no extremo-oeste. Depois um longo trabalho, a região parece ter alcançado um outro patamar no setor, com o desenvolvimento de um roteiro e com destinos turísticos mais consolidados. O programa de amanhã vai debater se de fato a região vive um novo momento do turismo e as consequências desse quadro para o desenvolvimento local. O debate vai reunir a coordenadora da região turística Caminhos da Fronteira, MARIA ZANIN, o coordenador do colegiado de turismo da Ameosc, MATEUS DAL PONTE e os empresários do setor JULIANO ROMANCINI e ANDERSON CAVASIN. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.


Começa na próxima segunda-feira o prazo de inscrições para o programa municipal de distribuição de leite de São Miguel do Oeste. Os interessados em receber o produto da secretaria de Assistência Social devem se inscrever no Caic até o dia 18 deste mês. De acordo com a secretária MARTA SOTILLI, o programa visa atender as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Podem participar da iniciativa famílias com filhos de seis meses a cinco anos, com renda per capita de até 178 reais por membro familiar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3631 2016.


O benefício mensal do programa de distribuição de leite é de 30 litros do tipo UHT por família. A informação é da secretária de Assistência Social, MARTA SOTILLI. Ela explicou que as famílias contempladas também devem participar de um trabalho social desenvolvido pela equipe da secretaria. O objetivo é a superação das vulnerabilidades enfrentadas por essas pessoas. Para realizar a inscrição, as famílias devem estar com o Cadastro Único atualizado e apresentar os documentos pessoais de todos os moradores.


A Polícia Militar abriu nesta semana o prazo de inscrições para o processo seletivo de Agente Temporário. Os candidatos interessados em participar da seleção devem acessar o site da banca organizadora, o Instituto AOCPA, até o dia 28 de janeiro. O valor da taxa de inscrição é de 50 reais e o boleto pode ser pago até o dia 29 deste mês. Ao todo, são 490 vagas. Quatro delas são para São Miguel do Oeste, duas para Maravilha e duas para Dionísio Cerqueira. Para participar da seleção, o candidato deve possuir nível médio e ter no mínimo 18 anos completos e máximo de 22 anos até o último dia de inscrição. Os Auxiliares Temporários desenvolverão funções de atendimento dos telefones de emergência 190 nas Centrais de Emergência da PM. O valor do salário é de mil e seis reais.


O serviço prestado pelo Agente Temporário de serviço administrativo da Polícia Militar será de um ano, prorrogável por igual período. A prova objetiva será composta de 30 questões. A prova terá duração de três horas e será aplicada nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Herval D’Oeste, Joinville e Lages. Após as provas, será realizada uma inspeção de saúde nos candidatos aprovados. A inspeção médica e odontológica será de caráter eliminatório. A carga horária dos aprovados será de 40 horas semanais. Com o ingresso dos agentes temporários, a PM libera mais policiais para o trabalho efetivo de segurança nas ruas.


A mesa diretora da câmara de vereadores realizou nesta quinta-feira a primeira reunião de trabalho de 2019. De acordo com o novo presidente da casa, EVERALDO DI BERTI, o encontro serviu para definição do calendário de sessões do ano. A sessão ordinária que abre o ano legislativo foi marcada para primeira terça-feira, dia cinco. A mesa também confirmou a segunda sessão do ano para o dia sete. EVERALDO disse que pretende dar continuidade ao trabalho do ex-presidente CLAUDIO BARP, mas com algumas alterações, especialmente em relação ao comando compartilhado da gestão da casa entre os membros da mesa diretora.


Uma das novidades da gestão da câmara de vereadores em 2019 será a presença de pelo menos um membro da mesa diretora na sede legislativo todos os dias da semana. A afirmação é do presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI. Ele disse que a diretoria dará expediente no local e pelo menos um membro da mesa estará em partes do dia atendendo a população. Em entrevista para a Peperi na manhã de hoje, DI BERTI também confirmou que a câmara terá uma convocação extraordinária em janeiro para votação do projeto de lei do reajuste salarial do funcionalismo público. Como a data-base foi antecipada para janeiro, a reposição precisa ser aprovada antes do final do mês. As datas das sessões ainda não foram definidas.


O horário de início das sessões da câmara de vereadores deve ser antecipado em uma ano neste ano. O novo presidente da casa, EVERALDO DI BERTI, disse que a intenção da mesa diretora é começar as reuniões as sete horas da noite. Até o ano passado, as sessões começavam as oito horas. Ele explicou que a proposta deve ser levada para a discussão com os demais vereadores, mas essa é uma questão praticamente definida. DI BERTI disse que as reuniões são muito demoradas e a antecipação do horário é um pedido dos vereadores e do público que acompanha as sessões no local ou pelo rádio. O novo horário deve ser implementado a partir de março.


A prefeitura de São Miguel do Oeste oficializou na última semana, a doação de uma área de terra ao Centro de Apoio à Pessoa Idosa. O prefeito WILSON TREVISAN assinou a escritura de uma área de mil 595 metros quadrados localizada no bairro Progresso. O terreno será destinado à construção de um abrigo de idosos, para pessoas em situação de risco ou desamparadas. A presidente do centro, MARIA HELENA DOTTO esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a doação do imóvel é um passo muito importante para a entidade. Ela explicou que o Ceapi foi criado há pouco mais de quatro anos com o objetivo de construir um abrigo para idosos do município.


O Ceapi tem dois anos para começar a obra de construção do abrigo para pessoas idosas no município. O prazo foi fixado pelo lei que autorizou a prefeitura a fazer a doação de um imóvel para execução do projeto. Além disso, o centro deve estar funcionando até 2024. Se os prazos não forem cumpridos, o terreno retorna para o patrimônio do município. A presidente do Ceapi, MARIA HELENA DOTTO, disse que a construção do abrigo dentro dos prazos fixados na lei de doação do terreno pela prefeitura será o principal desafio da nova gestão. Ela comentou que as atividades do Ceapi estarão voltadas a busca de recursos para a obra.


A diretoria do Ceapi deve se reunir nos próximos dias para definir o projeto e as estratégias para buscar os recursos necessários para o abrigo de idosos no município. A informação é da presidente da entidade, MARIA HELENA DOTO. Ela disse que o Ceapi ainda não decidiu detalhes sobre tamanho do prédio, capacidade e forma de atendimento. MARIA HELENA comentou que é possível que o abrigo receba idosos em tempo integral e outros apenas durante o dia. Ele disse ainda que o espaço é necessidade da região e que muitos idosos precisam de um local mais adequado para viver.

O ano de 2018 foi bastante conturbado para a educação pública de Santa Catarina. A avaliação é do coordenador estadual do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. De acordo com ele, o ano foi de muitos problemas que ameaçaram a qualidade do ensino nas escolas da rede estadual. Ele citou, como exemplo, o fechamento de vagas em Cedups de diversas regiões e o edital de contratação de professores em caráter temporário que não contemplou as vagas de segundo professor. Outro problema foi a não contratação de professores para as Apaes, o que deve ocorrer apenas em março. KRAEMMER disse que o fato é bastante negativo e o sindicato está se mobilizando para garantir a chamada desses professores antes do início do ano letivo.


O magistério catarinense também não tem motivos para comemorar o ano de 2018. A avaliação é do coordenador do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Ele disse que o sindicato reapresentou a pauta de reivindicações da categoria ao longo do ano para o governador. KRAMMER citou que não houve avanço e os pedidos, como a correção do piso nacional do magistério nos diferentes níveis da carreira, não foram atendidos.

Além dos enfrentamentos durante o ano, 2018 terminou com um fato negativo para a educação catarinense: o orçamento foi aprovado com uma redução de 200 milhões para o setor. Na visão do coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, ALDOIR KRAEMMER, isso revela a falta de compromisso do governo anterior com a educação pública. Ele reforçou que o Sinte vai tentar um diálogo com o novo governador para reverter essa situação e garantir os investimentos mínimos na área. KRAEMMER disse que o sindicato espera que CARLOS MOISÉS DA SILVA seja mais aberto para conversar com o sindicato sobres o pedidos do magistério.


A Polícia Militar do extremo-oeste está realizando mais uma edição da Operação Veraneio. A atividade especial ocorre nos municípios de Dionísio Cerqueira, Paraíso e São João do Oeste. Nesse período, a PM ampliou o trabalho de fiscalização de veículos que entram no país. Além disso, os policiais militares também prestam orientações de segurança aos condutores de veículos nacionais e estrangeiros que passam pelo Extremo Oeste. Os objetivos da operação veraneio são reduzir os indicadores de violência, coibir o tráfico de drogas, armas e munições e os crimes transnacionais.


As policiais civil e militar recuperaram uma moto furtada nesta quinta-feira em Santa Helena. O veículo foi localizada no centro da cidade depois da troca de informações entre as duas forças de segurança. Segundo a proprietária, um homem deixou a motocicleta no local pois um dos pneus estava furado. Trata-se de uma Yamaha YBR 2015 de cor vermelha. A moto havia sido furtada no dia 16 de dezembro na Linha Dourado, interior de Itapiranga. A motocicleta foi apreendida e devolvida a proprietária.


A Polícia Militar de São Miguel do Oeste recuperou um veículo que havia sido furtado no município na madrugada desta quinta-feira. Um morador da rua Oiapoque, bairro Agostini, ligou para a PM e relatou o furto de um Fusca 1300. A guarnição fez buscas pela cidade e encontrou o veículo estacionado na avenida Salgado Filho. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil que vai investigar a autoria do furto. As imagens do sistema de videomonitoramento podem ajudar a identificar autores do crime.


Um homem condenado por estupro de vulnerável foi preso nesta quinta-feira em Guaraciaba. O homem, de 33 anos, foi detido pela Polícia Civil e encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. Ele foi condenado a 20 anos de prisão pela justiça por estupro e posse de arma de fogo. Os crimes foram cometidos no ano de 2016.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.