ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 04/01/2019

-ONYX DIZ QUE FINAL DO GOVERNO TEMER TEVE GASTOS INCOMUNS
-GOVERNADOR ANUNCIA NOMES DA FEESPORTE, CULTURA E SANTUR
-60% DOS ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR DE SJCEDRO PROVÉM DA AGRICULTURA
-CRESCE O NÚMERO DE CASOS DE ABUSO SEXUAL CONTRA MENORES NA REGIÃO
-HOSPITAL DE GUARUJÁ ENCERRA ANO COM CONTAS EM DIA E FIRMA NOVAS PARCERIAS
-PALMA SOLA TERCEIRIZA SERVIÇOS PARA AGILIZAR RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS
-BARREIRAS DA CIDASC INTENSIFICAM FISCALIZAÇÕES EM VEÍCULOS NESSA SEMANA
-GUARACIABA INICIA ANO COM QUASE DOIS MILHÕES DE REAIS EM CAIXA
-LADRÕES ARROMBAM CASA NO INTERIOR E LEVAM DEZENAS DE PRODUTOS
-HOMEM FERIDO COM FACADA NA LINHA PEPERI SE RECUPERA NO HOSPITAL

O tempo é nublado. A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 11 centavos para venda.

A China, o país mais populoso do mundo, sofreu em 2018 o primeiro declínio demográfico em pelo menos 70 anos, apesar do abandono da política do filho único. Os dados oficiais serão divulgados neste mês, mas, especialistas estimam que a população da China diminuiu no ano passado em um milhão 270 mil pessoas. O fato é inédito na história da República Popular da China, fundada em 1949.

Nova York registrou em 2018 o total de 289 homicídios, três a menos que em 2017 e o número mais baixo na cidade desde o início da década de 1950. A informação foi divulgada polícia nesta quinta-feira. O número de assassinatos caiu quase 45 por cento nos últimos dez anos. Em 1990, ano que terminou com um número recorde, a cidade teve dois mil 245 homicídios.

Os deputados e senadores americanos eleitos nas últimas eleições de meio de mandato realizadas em novembro, tomaram posse nesta quinta-feira e o novo Congresso dos Estados Unidos foi inaugurado. O fato marca a passagem da Câmara dos Representantes para mãos de uma maioria democrata, opositora ao presidente republicano DONALD TRUMP. São 235 democratas contra 199 republicanos. Já no Senado, os republicanos avançaram e aumentaram sua maioria de 51 para 53 cadeiras do total de 100, sendo os outros 47 senadores democratas.

O Ministério da Justiça informou nesta quinta-feira que o titular da pasta, SÉRGIO MORO, decidiu que só enviará tropas da Força Nacional ao Ceará se houver "deterioração" da segurança no estado. Mais cedo, o estado registrou motim na Casa de Privação Provisória de Liberdade e ataques a ônibus. Segundo o ministério, MORO determinou à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal e ao Departamento Penitenciário Nacional que tomem as "providências necessárias" para ajudar a conter a onda de violência no estado.

O presidente JAIR BOLSONARO determinou aos 22 ministros do governo, nesta quinta-feira, que seja feito um pente-fino nos recursos repassados pela gestão de MICHEL TEMER, especialmente nos últimos 30 dias. Segundo o chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI, "o alto volume" de movimentação financeira chamou atenção. BOLSONARO também pediu um levantamento do número de imóveis da União e deu carta branca para que os ministros exonerem servidores sem estabilidade que foram indicados nos últimos governos. ONYX disse que houve "movimentação incomum de exonerações e indicações nos últimos 30 dias".

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que a "ideia inicial" do governo para aprovar uma reforma da Previdência é estabelecer de forma gradativa idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homens e 57 para mulheres. O projeto de reforma da Previdência enviado à Câmara pelo governo MICHEL TEMER previa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, proposta que foi alterada posteriormente pela comissão especial que analisou o projeto: 65 anos para homens e 62 para mulheres. Agora, BOLSONARO quer elevar para um ano a partir da promulgação e um ano a partir de 2022 até chegar a 57 e 62 anos.

A catarinense JAYANA NICARETTA DA SILVA do PP, de 24 anos, tomou posse em Brasília como secretária Nacional da Juventude, que integra o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do governo federal. Ela é natural de União do Oeste, no Oeste catarinense. JAYANA é formada em engenharia de petróleo e em 2012 foi eleita vereadora pelo PP, a mais jovem já eleita em Santa Catarina, aos 18 anos. O outro catarinense que faz parte do alto escalão do novo governo federal é o empresário de Itajaí JORGE SEIF JÚNIOR, novo secretário da Pesca e Aquicultura.

O colegiado de Segurança Pública de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira a primeira reunião estratégica. No novo modelo que foi implantado no estado, haverá rotatividade no comando da pasta entre lideranças das polícias Militar e Civil, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros. O coronel ARAUJO GOMES da Polícia Militar disse que as principais decisões com relação a recursos, prioridades, direcionamento de esforços e acompanhamento de resultados serão feitas de maneira colegiada. Ele vai presidir o colegiado no primeiro ano de gestão.

O governador CARLOS MOISÉS anunciou na tarde desta quinta-feira mais três nomes que passam a integrar o novo governo do Estado. RUI GODINHO vai assumir a Fesporte; ANA LÚCIA COUTINHO, a Fundação Catarinense de Cultura; e TIAGO SAVI, a Santur. Como parte da reforma administrativa anunciada em dezembro, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte foi extinta pelo novo governo catarinense. Segundo MOISÉS, com a desativação da secretaria, as três pastas passam a cumprir uma missão estratégica com os públicos que representam, fomentando ações que valorizem, especialmente, as peculiaridades das mais diversas regiões do Estado.

Recursos repassados aos agricultores que vendem itens para merenda movimentam mais de 100 mil reais em SJCedro. A estimativa é da nutricionista da educação, AMANDA CADONÁ. Segundo ela, na última semana foi encerrado o convênio com as famílias de produtores rurais que entregam alimentos para merenda escolar. Ela lembra que o recurso do PNAE exige ao menos 30 por cento das aquisições sejam provenientes da agricultura familiar. Em SJCedro o percentual surpreendeu e a parceria já corresponde a mais de 60 por cento. Foram 107 mil reais pagos para 20 famílias e duas cooperativas de SJCedro e de Guarujá do Sul. A entrega prevê 48 itens como frutas, legumes, leite, ovos, açúcar mascavo, bebida láctea e queijos. A nutricionista comenta que os produtos derivados de animais tem um valor agregado maior na tabela.A intenção é ampliar a quantidade de produtores. Ela considera que a remuneração é vantajosa, pois a tabela paga mais do que mercados ou feiras. AMANDA acredita que a retomada das compras ocorra em fevereiro. Haverá edital de licitação para que os interessados apresentem suas propostas.

Apesar das aulas iniciarem daqui um mês e meio estão em andamento algumas licitações para atender as escolas e creches da rede municipal. A nutricionista da prefeitura de SJCedro, AMANDA CADONÁ revela que alimentos para merenda escolar e produtos de limpeza estão sendo adquiridos nesse período. Ela explicou que desde o ano passado houve diferenciais na alimentação dos alunos, prevendo a compra de itens específicos para crianças com intolerância alimentar de algumas sustâncias, como leite e o glúten por exemplo, que são bastante comuns. Ela lembra que na quinta-feira já serão retomadas atividades na creche plantonista e tudo precisa estar organizado. AMANDA entende que além de capacitar de forma constante os professores, é preciso também dar essa oportunidade para outras categorias, como as merendeiras que terão cursos.

Casos de abuso sexual e consumo de drogas entre menores são destaques nos conselhos tutelares. O conselheiro em Princesa, SÉRGIO GHELLER percebe que as cidades da região têm problemas parecidos e praticamente todas ainda registram crimes graves e acompanhados pelo conselho como a violência sexual contra crianças. Lembra que os casos crescem a cada ano e são mantidos em sigiloso para evitar que as vítimas sejam expostas e para facilitar a prisão dos autores, além do suporte necessários das equipes de segurança e de proteção às crianças. Também revela que muitas das atividades feitas pelo órgão são nas escolas e programas sociais para que as crianças e os jovens aprendam a identificar os tipos de violência que eventualmente estejam sofrendo e saibam os caminhões para denunciar sem sofrer perseguição. SÉRGIO assinala que no caso das drogas existe uma ampla conscientização com palestras. Em caso de chamados para essa finalidade relativa a dependência e consumo por jovens o conselheiros de plantão acompanha a PM e a Polícia Civil na ocorrência .

Hospital de Guarujá do Sul encerra ano com contas em dia. O presidente ARNO WILLEMANN afirma que houve prestação de contas nesta semana para diretoria sobre as finanças da unidade hospitalar que encerrou dezembro com pagamento dos fornecedores e funcionários em dia, mas, começa o exercício de 2019 sem dinheiro em caixa. Ele afirma que o grupo das voluntárias da saúde está ajudando de forma permanente com eventos beneficentes. A escola estadual Elsa Mancelos também ajudou quando fez a entrega de donativos arrecadados na gincana. Houve ainda doações de alimentos por alunos da Uninter. As comunidades de Caravaggio e Barro Preto promoveram eventos conjuntos para ajudar a entidade com recursos financeiros. ARNO lembra que existe uma despesa fixa com a folha de pagamento mensal, porém, as receitas variam. Para planejar o ano o hospital já firmou contrato com serviços e profissionais para que essas parcerias ajudem o hospital a se manter ofertando atendimento de qualidade.

Os gastos com a saúde de SJCedro estão mais efetivos. A afirmação é do secretário da saúde, FERNANDO WILL. Ele informa que atualmente a pasta gasta cerca de 20 a 21 por cento do orçamento total do município, mas, o percentual já foi maior chegando a 27 por cento em outros anos. Ele afirma que ainda assim o valor investido em saúde é alto. Ele esclarece que a cada ano a equipe tem feito um trabalho mais eficiente para zelar pelos recursos públicos, priorizando economias e ao mesmo tempo atendendo os moradores com consultas, exames e atualmente com cirurgias que não seriam responsabilidade da prefeitura, mas que são feitas de forma gratuita. O secretário revela também que houve importantes aquisições quanto aos veículos que o setor precisa com frequência para viagens longas. FERNANDO estima que o número de consultas é cerca de 30 mil nas unidades de saúde pelos médicos e 40 mil naquelas que também incluem equipes de enfermagem. O secretário afirma que para este ano a meta é oferecer mais exames e cirurgias. Lembra que desde o ano passado existe definição de prioridades pela fila de regulação.

Férias de profissionais de saúde de SJCedro exige cronograma no setor. Segundo o secretário, FERNANDO WILL, neste mês grande parte da equipe está em férias e por isso é realizado um revezamento entre os médicos, dentistas, enfermeiros e demais integrantes das equipes dos cinco ESFs para não haver necessidade de interromper atendimento, nem contratações. O secretário explica que na semana passada houve baixa procura de consultas, porém, a procura costuma crescer novamente no final de janeiro. Ele observa que esse acréscimo ainda é pequeno se comparado a outros meses, possibilitando a organização. FERNANDO afirma que a secretaria esta organizada para garantir o direito das férias, licença e folga dos servidores sem comprometer o trabalho prestado.

Palma Sola terceiriza serviços para agilizar recuperação de estradas. Segundo o secretário da Infraestrutura, SELITO TRÊS, as condições das estradas do interior foram prejudicadas pelas fortes chuvas dos últimos meses de 2018, por isso, a maior parte dos trabalhos precisa ser refeita. Ele destaca que trechos das comunidades de Betel e Barra Grande já foram recuperados e as próximas ações acontecem nas Linhas Triches, Santa Lúcia, Nova União e Beira Rio. SELITO salienta que também foi necessário terceirizar o serviço em alguns trechos, como nas linhas São Luiz e Cerro Azul. O secretário informa que, nas próximas semanas, a equipe terceirizada fará a recuperação dos trechos que ligam às comunidades de São Paulo a Progresso do Oeste e de Esquina Melo a Cerro Azul. Ele lembra que são 1.200 quilômetros de estradas no interior de Palma Sola. O secretário justifica que duas máquinas estão com problemas e por isso a saída foi terceirizar parte dos serviços.

Pontes de SJCedro devem passar por recuperação em março. A expectativa é do secretário de Obras, VOLNEI DALLO. Ele percebe que além das estradas bastante prejudicadas pelo clima, as pontes e pontilhões mais antigos também são atingidos. O secretário revela que foram mapeadas algumas que precisam de reforma e que serão recuperadas em parceria com equipes do setor a partir de março ou abril. O secretário afirma que as pontes “afogadas” tem os problemas nas cabeceiras que serão reforçadas para evitar transtorno na passagem de caminhões, ônibus e veículos dos agricultores que chegam a ficar isolados em algumas situações.

Cidasc intensifica fiscalização nas barreiras sanitárias devido ao aumento no tráfego de veículos. De acordo com a gerente regional, MANUELA DA ROCHA, a temporada de verão e de férias acaba gerando o aumento no fluxo de veículos, o que exige maior atenção por parte dos fiscais nas barreiras sanitárias. A gerente destaca que o objetivo é evitar a entrada de produtos de origem animal e vegetal, principalmente pela região de fronteira, pois o Estado possui um diferencial no status sanitário. MANUELA explica que na são seis barreiras sanitárias.Ela ressalta que a orientação é que visitantes que tenham dúvidas sobre produtos que podem ou não entrar no estado entrem em contato com a Cidasc para evitar transtornos. MANUELA DA ROCHA comenta que pelo fato do estado ser livre da febre aftosa sem vacinação, da doença da vaca louca, da peste suína clássica e peste suína africana, produtos de origem animal como carne, leite e derivados podem trazer doenças já erradicadas ou em fase de erradicação no rebanho catarinense. Produtos de origem animal ou vegetal aprendidos por irregularidades são destruídos para preservar a sanidade do rebanho. A gerente regional da Cidasc chama atenção também para os cuidados exigidos quanto a vacinação de animais domésticos que forem transportados. MANUELA DA ROCHA orienta que quanto aos produtos de origem vegetal, eles devem ser acondicionados ao entrar no estado e apresentar a permissão de trânsito vegetal, um documento que comprova que os produtos não apresentam pragas. Também é considerado irregular o transporte de agrotóxicos em veículos de transporte coletivo ou veículo de passeio.

O ano de 2018 foi de muitas dificuldades para o setor empresarial. A avaliação é do vice-presidente financeiro e de gestão do Sindicomércio, FRANCISCO CRESTANI. Ele disse que apesar dos problemas da economia, o ano foi bom para as entidades empresariais. CRESTANI citou que o setor de serviços, principalmente o turismo, teve um ano positivo. Apesar da redução dos turistas argentinos, haverá um acréscimo de visitas dos chilenos, o que deve movimentar a economia no começo deste ano. Outro ponto positivo, citado por CRESTANI, foi a reforma trabalhista que teve impactos para o setor empresarial em 2018.

A indústria catarinense se ajustou as dificuldades da economia em 2018 e conseguiu retomar o crescimento ao longo do ano. A avaliação é do supervisor do Senai-Sesi na região, IVANOR FINATTO. Ele comentou que os indicadores melhoraram bastante neste ano, especialmente a produção e as vendas da indústria. O número de contratações no setor também reagiu. FINATTO disse que o ano terminou com dados positivos e a projeção da federação das indústrias de Santa Catarina é que 2019 será ainda melhor para a economia e para o segmento produtivo do estado e do país.

Presidente da Câmara de SJCedro em 2018 faz avaliação extremamente positiva do ano. CLÁUDIO WARTHA disse que encerra sua terceira experiência como presidente do legislativo cedrense de forma positiva. Ele afirmou que o ano foi marcado por discussões positivas e votações de projetos importantes no legislativo. Lembrou que novamente os nove vereadores fizeram análises conscientes e os debates foram sadios, sempre prezando pelo bem do município e das pessoas. WARTHA frisou que o legislativo não tem o poder de criar despesas ou fazer obras.O presidente salientou que novamente a economia dos recursos públicos por parte do legislativo foi destaque. Prova disso foi o ato de devolução de recursos do legislativo para o executivo. A devolução nos dois anos foi cerca de 300 mil para prefeitura investir em setores que entender como prioridade. Foram apreciados 92 projetos.

Projetos que não forem considerados de interesse da população não terão votos favoráveis na câmara. A posição é do vereador de Princesa, VALDIR MARKUS, o mano. Ele afirma que houve aprovação por unanimidade de votos em praticamente todos os projetos que são considerados necessários e importantes para a população e que visem o desenvolvimento local. Mas, ele reconhece que a oposição votou contrária algumas matérias devido a análise diferente. MARKUS também comentou sobre a eleição da mesa diretora, que na teoria, teve concorrendo a presidência dois vereadores da oposição. Porém, lembra que alguns deles, eleitos como oposição, hoje em dia votam junto com o governo devido a acordos paralelos. MANO concorreu em uma das chapas que foi derrotada por LEANDRO SCHEIN. O vereador citou ainda os vários problemas registrados no últimoano com a saúde, alvo de reclamações. Ele afirma que apesar de haver profissionais comprometidos, existem problemas administrativos nessa pasta.

Município destaque estadual na produção agrícola busca fomentar indústrias. O prefeito ROQUE MENEGHINI destaca que Guaraciaba é o segundo maior produtor de leite de Santa Catarina e para manter e melhorar a posição realiza vários incentivos aos produtores. Ele salienta que os subsídios são vinculados ao movimento econômico, e de uma forma justa, atendem prioritariamente propriedades menores. O prefeito percebe que existem agricultores apostando nos sistemas de confinamento e outros na produção de suínos e aves que recebem serviços de máquinas para as obras nos galpões. Ele afirma que, em paralelo aos programas agrícolas, existe a Lei de Incentivo que vem beneficiando empresas locais que queiram ampliar as atividades ou comprar novos equipamentos. A equipe também está prospectando novos investimentos para Guaraciaba. O prefeito lembra que existe um conselho que avalia e aprova a concessão dos incentivos solicitados. Em seguida há uma avaliação do cumprimento do contrato. ROQUE percebe que com os dois pilares fortalecidos será possível garantir empregos e renda.

Guaraciaba inicia ano com quase dois milhões de reais em caixa. O prefeito ROQUE MENEGHINI afirma que o superávit foi de um milhão e 900 mil reais que serão usados neste começo de ano para várias finalidades de compras e garantir os atendimentos básicos. Ele explica que o município arrecadou quase 800 mil reais a mais que o estimado no em 2018 devido ao planejamento, organização e captação de recursos externos. O prefeito afirma que a situação financeira é confortável, no entanto, a administração teme a queda no FPM influenciada pela estimativa populacional feita por amostragem. Os dados do IBGE demonstraram queda no número de habitantes, o que deve gerar perdas no percentual do repasse federal. MENEGHINI espera que o FPM seja congelado até uma contagem oficial. Ele antecipa que os dados da saúde com lista nominal é de 10 mil 497 pacientes atendidos em 2018. Mas, para o censo, o número ficou mais de 300 pessoas abaixo, com 10.154 habitantes.

Operação Veraneio mobiliza PM no Extremo Oeste. A ação ocorre nas cidades de Dionísio Cerqueira, Paraíso e São João do Oeste e conta com o emprego do efetivo policial militar do Batalhão de Fronteira. Durante a operação estão sendo realizadas fiscalizações de veículos através em abordagens nos locais de entrada no Brasil, por meio de barreiras, varreduras, fiscalização de bares, dentre outros. Os policiais militares também prestam orientações de segurança aos condutores de veículos nacionais e estrangeiros que passam pelo Extremo Oeste. As ações realizadas contam ainda com o apoio do PPT e Canil Setorial. Segundo o capitão da companhia de Dionísio, DEIBER HAELIGER, essas operações têm como objetivos reduzir os indicadores de violência, coibir o tráfico de drogas, armas e munições e os crimes transnacionais.

Família do interior de Dionísio Cerqueira pede colaboração da população para localizar itens furtados. Na noite de ontem a Policia Militar foi acionada para atender ao chamado a respeito de um furto a residência no interior do município. Chegando no local que fica na linha Sede Peperi, o proprietário informou que suspeitava que o fato teria ocorrido na noite anterior, já que não havia ninguém na propriedade. A vítima encontrou portas e janelas arrombadas, na parte interna da casa foi constatado que faltavam alguns itens, tais como: botijão de gás, uma televisão de 29 polegadas, um DVD, todos os mantimentos do congelador, roupas de cama, perfumes, desodorantes e outros itens. Em outros cômodos da casa onde foram arrombadas portas, o proprietário sentiu falta de correntes, cadeado, motosserra, roçadeira a gasolina, serra de cortar carne entre outros produtos. A família pede que caso alguém tenha alguma informação sobre os itens levados ou que estejam sendo revendidos, que entrem em contato com a polícia.

Buscas por agricultor desaparecido mobilizam bombeiros e PM no interior de Iporã do Oeste. O agricultor de linha União da Serra, VALDOMIRO FERRO, de 68 anos, desapareceu na quarta-feira, por volta das 11h, quando foi levar o gado para a pastagem e não retornou para casa. Segundo o irmão do idoso, no local onde ele deixou o gado foi encontrada apenas uma marreta usada para fazer os piquetes. Familiares percorreram os arredores, mas não acharam nenhum pertence. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado e trabalhou nas buscas. Um cão farejador, após efetuar coleta de odor de duas peças de roupa do agricultor, iniciou as buscas indicando a presença dele em meio a pastagens, plantações e vegetação rasteira, fazendo um trajeto de aproximadamente dois mil metros. As buscas foram feitas ontem e retomadas hoje às 8 horas. Por volta das 10 horas da manhã FERRO foi encontrado morto. A suspeita é que a morte tenha ocorrido por enforcamento. Os familiares confirmaram que ele fazia uso de medicamentos e sofria de depressão.

Polícia Civil de Guaraciaba prende condenado por estupro. Na tarde desta quinta-feira, a Polícia Civil de Guaraciaba, com o apoio da Delegacia da Comarca de São Miguel do Oeste, prendeu um homem de 33 anos condenado por estupro de vulnerável e posse de arma de fogo. Os crimes foram registrados no ano de 2016. A condenação pelos crimes foi de 20 anos de reclusão. Após as formalidades legais, ele foi conduzido para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Homem ferido com facada na Linha Peperi se recupera no hospital regional. Segundo os familiares, JOSÉ DA ROSA, de 47 anos, passou por cirurgia e permanece internado na UTI do hospital Terezinha Gaio Basso em SMOeste.Ele foi vítima de um esfaqueamento no abdômen no início da manhã de quarta-feira. Conforme a PM, havia três pessoas em uma residência ingerindo bebida alcóolica, quando ocorreu uma discussão que terminou em esfaqueamento. O acusado de desferir os golpes de faca teria fugido em direção à Argentina. Ele está sendo procurado. A Polícia Civil investiga as circunstancias e envolvidos no crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.