ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 04/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Atalaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 11 centavos para venda.

A China, o país mais populoso do mundo, sofreu em 2018 o primeiro declínio demográfico em pelo menos 70 anos, apesar do abandono da política do filho único. Os dados oficiais serão divulgados neste mês, mas, especialistas estimam que a população da China diminuiu no ano passado em um milhão 270 mil pessoas. O fato é inédito na história da República Popular da China, fundada em 1949.

Nova York registrou em 2018 o total de 289 homicídios, três a menos que em 2017 e o número mais baixo na cidade desde o início da década de 1950. A informação foi divulgada polícia nesta quinta-feira. O número de assassinatos caiu quase 45 por cento nos últimos dez anos. Em 1990, ano que terminou com um número recorde, a cidade teve dois mil 245 homicídios.

Os deputados e senadores americanos eleitos nas últimas eleições de meio de mandato realizadas em novembro, tomaram posse nesta quinta-feira e o novo Congresso dos Estados Unidos foi inaugurado. O fato marca a passagem da Câmara dos Representantes para mãos de uma maioria democrata, opositora ao presidente republicano DONALD TRUMP. São 235 democratas contra 199 republicanos. Já no Senado, os republicanos avançaram e aumentaram sua maioria de 51 para 53 cadeiras do total de 100, sendo os outros 47 senadores democratas.

O Ministério da Justiça informou nesta quinta-feira que o titular da pasta, SÉRGIO MORO, decidiu que só enviará tropas da Força Nacional ao Ceará se houver "deterioração" da segurança no estado. Mais cedo, o estado registrou motim na Casa de Privação Provisória de Liberdade e ataques a ônibus. Segundo o ministério, MORO determinou à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal e ao Departamento Penitenciário Nacional que tomem as "providências necessárias" para ajudar a conter a onda de violência no estado.

O presidente JAIR BOLSONARO determinou aos 22 ministros do governo, nesta quinta-feira, que seja feito um pente-fino nos recursos repassados pela gestão de MICHEL TEMER, especialmente nos últimos 30 dias. Segundo o chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI, "o alto volume" de movimentação financeira chamou atenção. BOLSONARO também pediu um levantamento do número de imóveis da União e deu carta branca para que os ministros exonerem servidores sem estabilidade que foram indicados nos últimos governos. ONYX disse que houve "movimentação incomum de exonerações e indicações nos últimos 30 dias".

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que a "ideia inicial" do governo para aprovar uma reforma da Previdência é estabelecer de forma gradativa idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homens e 57 para mulheres. O projeto de reforma da Previdência enviado à Câmara pelo governo MICHEL TEMER previa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, proposta que foi alterada posteriormente pela comissão especial que analisou o projeto: 65 anos para homens e 62 para mulheres. Agora, BOLSONARO quer elevar para um ano a partir da promulgação e um ano a partir de 2022 até chegar a 57 e 62 anos.

A catarinense JAYANA NICARETTA DA SILVA do PP, de 24 anos, tomou posse em Brasília como secretária Nacional da Juventude, que integra o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do governo federal. Ela é natural de União do Oeste, no Oeste catarinense. JAYANA é formada em engenharia de petróleo e em 2012 foi eleita vereadora pelo PP, a mais jovem já eleita em Santa Catarina, aos 18 anos. O outro catarinense que faz parte do alto escalão do novo governo federal é o empresário de Itajaí JORGE SEIF JÚNIOR, novo secretário da Pesca e Aquicultura.

O colegiado de Segurança Pública de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira a primeira reunião estratégica. No novo modelo que foi implantado no estado, haverá rotatividade no comando da pasta entre lideranças das polícias Militar e Civil, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros. O coronel ARAUJO GOMES da Polícia Militar disse que as principais decisões com relação a recursos, prioridades, direcionamento de esforços e acompanhamento de resultados serão feitas de maneira colegiada. Ele vai presidir o colegiado no primeiro ano de gestão.

O governador CARLOS MOISÉS anunciou na tarde desta quinta-feira mais três nomes que passam a integrar o novo governo do Estado. RUI GODINHO vai assumir a Fesporte; ANA LÚCIA COUTINHO, a Fundação Catarinense de Cultura; e TIAGO SAVI, a Santur. Como parte da reforma administrativa anunciada em dezembro, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte foi extinta pelo novo governo catarinense. Segundo MOISÉS, com a desativação da secretaria, as três pastas passam a cumprir uma missão estratégica com os públicos que representam, fomentando ações que valorizem, especialmente, as peculiaridades das mais diversas regiões do Estado.

Toma posse hoje nova diretoria da ACICECDL. A solenidade ocorre logo mais à noite, às 20 horas, na sede da associação em Campo Erê. O ato contará com a participação dos integrantes que deixam os cargos e também dos outros 15 que assumirão a diretoria. JOÃO DOTTO será o novo presidente, pelo período de dois anos. Salienta que espera a participação de todos os associados, além de autoridades e outras associações comerciais da região.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida percorreu comunidades ano passado. Conforme PADRE SILDO ROCHEMBACK, houve muita devoção. Destaca o projeto de jubilei da diocese e considera muito importante a formação de missionários. Nas santas missões ocorreram grandes celebrações. O pároco lembra o matrimônio comunitário que aconteceu na matriz e também em Campo Grande. Equipe pastoral recebeu reforço. O pároco anuncia o encerramento das atividades da irmã CLAUDIA CAGLEARO e do PADARE ARMANDO MAGALHÃES, que vai para Palma Sola.

Esse ano haverá assembleias paroquial e diocesana. Quem informa é o PADRE CILDO ROCHEMBACK. Acrescenta que os conselhos paroquiais serão incrementados. O dizimo será reafirmado como projeto bíblico e de igreja em cada comunidade. Será ampliado o ministério litúrgico do matrimônio e extraordinário. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus abrange 4 municípios: a matriz Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso. Essa é a segunda maior paróquia de toda diocese.

Pessoas procuram a felicidade mas muitas vezes de forma errada. Quem alerta é o PASTOR SILVINO MEURER, da Igreja O Brasil Para Cristo, de Campo Erê. Explica que nesse caso falta a base que é ter DEUS consigo. Garante que encerrou o ano satisfeito com os trabalhos e que todos que buscam a DEUS, prosperam. MEURER quer que 2019 seja como nos últimos meses do ano que passou, porque houveram muitas bênçãos.

2018 foi o primeiro ano sem contribuição sindical; isso mexeu bastante com as finanças e o trabalho da entidade. A declaração é de MARIA DA SILVA – presidente do Sinticon, Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário, de São Lourenço do Oeste. A queda da arrecadação afetou, inclusive, trabalhos importantes que eram prestados como o do técnico em segurança, palestras e realização de seminários de formação.

Sinticon consegue manter ainda uma funcionária e assessoria jurídica. Conforme a dirigente, esse ano, agora, haverá eleição da diretoria do sindicato e será preciso montar chapa. Para fazer parte da diretoria a pessoa tem que pertence a categoria a pelo menos 2 anos e ser sócio ao Sinticon a pelo menos 6 meses. MARIA DA SILVA acrescenta que nos próximos dias as comissões vão se reunir para montar pauta de negociação salarial. Acrescenta que a classe patronal já tem nova diretoria e parece ser bem mais atuante.

Municípios tiveram queda de recursos ano passado. A observação é de ROBSON RAMOS, novo presidente da Câmara Municipal de Campo Erê. Ele atribui isso a 2 grandes eventos: Copa do Mundo e principalmente as eleições gerais. O vereador faz questão de lembrar o que muita gente confunde. Vereador, diz ele, não tem o poder de executar obra, mas o dever de legislar e fiscalizar.

Na sua primeira legislatura, ROBSON RAMOS assume a presidência da Casa. Ele reafirma suas bases que são transparência e honestidade. Reafirma que na presidência da Câmara, esses 2 pontos serão ainda mais observados. O presidente salienta que quer contribuir com a administração municipal para que o município não pare, apesar de não ter apoiado a campanha eleitoral do prefeito.

2018 foi de várias conquistas. Avaliação é de NELSON TRESSOLDI, que trabalha em diversos setores da prefeitura de Campo Erê como agente econômico, habitação e conselhos. Na habitação, salienta que ocorreu grande avanço, com liberação de documentos para legalização de mais de cem propriedades. Ele acredita que agora, em parceria com governo do estado, o setor deve avançar ainda mais. Existem ainda mais de mil lotes irregulares que precisam de solução.

Sala do empreendedor esteve bastante ativa ano passado. O responsável NELSON TRESSOLDI informa que o município atualmente tem cerca de 500 micro empreendedores individuais. Revela também que no meio ambiente, Campo Erê é um dos únicos municípios que possui licenciamento local. Existe a expectativa para as mudanças nas políticas públicas sociais, com os novos governos estadual e federal. Não deverá haver muito assistencialismo, e serão necessárias adaptações, acredita TRESSOLDI.

Cresce consumo de energia elétrica no alto verão. A constatação é de JOSÉ VOLKWEISS, da Gerência Regional da Celesc. Segundo ele, nossa região tem importante elevação no consumo principalmente pelo uso contínuo de refrigeradores e ar condicionados. Explica que a principal diferença entre inverno e verão é que o pico de consumo devido ao calor está acontecendo entre as 14 e 15 horas. Já, no inverno o pico de consumo acaba ocorrendo entre 18 e 30 e 19 horas.

Tem regiões que se sobressaem no consumo de energia elétrica. JOSÉ VOLKWEISS observa que em áreas próximas ao rio Uruguai, como Palmitos, Mondaí e Itapiranga, o consumo tem alcançado até 20 por cento a mais entre as 14 e 15 horas. Em áreas mais distantes como Campo Erê, o consumo fica cerca de 12 por cento menor. O gerente da Celesc quer que o consumo de energia seja bem consciente, sem desperdício.

TORLI BARMBERG assumirá presidência da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Lourenço do Oeste. A Posse da nova diretoria acontece no dia 18, a eleição ocorreu em dezembro. De acordo com TORLI essa é a primeira vez que estará à frente dos trabalhos da rede. Cita que já é voluntária há vários anos e que a rede desenvolve diversos trabalhos, entre eles, o atendimento aos pacientes, grupo de artesanato, campanhas de prevenção, principalmente do outubro rosa, além de eventos para angariar recursos para contribuir nas atividades.

Ex presidente fez um bom trabalho à frente da rede. O comentário é de TORLI BAMBERG. Afirma que JANICE BADO, ex presidente da rede feminina de combate ao câncer, conduziu da melhor forma os trabalhos. Salienta que encara como um desafio a missão que está assumindo. TORLI ressalta que muitas mulheres mais humildes, conseguem arrecadar recursos para o tratamento, através dos brechós e outras atividades da rede feminina.

Mesmo no período de férias Sindicato dos Trabalhadores em Educação organizam as articulações do ano. SÔNIA DALL PIVA Coordenadora regional do SINTE afirma que nos próximos dias já terá reunião com o conselho deliberativo. Nesse encontro o sindicato vai traçar as metas e trabalhos para 2019. SÔNIA destaca que não se define nada sozinho, tudo é passado pelo conselho e depois vai para assembleia geral para ser aprovado ou não por todos os associados.

SINTE já entregou pauta de reivindicação ao governador ainda durante campanha. Afirmação é de SÔNIA DALL PIVA. Salienta que ainda não foi feito contato oficialmente com Carlos Moisés como governador do estado, mas destaca que no período eleitoral foram entregues pautas à todos os candidatos ao governo.SÔNIA afirma que ainda é muito cedo para exigir posições do atual governador, já que assumiu nesta semana. Mas espera que não seja preciso o enfrentamento ao governo, e sim que tudo seja resolvido com diálogo.

Planejamento para 2019 foi organizado ainda no ano passado. CLAUDIA MEDEIROS- Coordenadora da regional do SENAI salienta que o cronograma foi feito ainda em agosto de 2018. Enfatiza que já estão trabalhando há um bom tempo com essa agenda, aliados às indústrias. CLAUDIA afirma que em dezembro foi feito a formatura da turma de Assistência Administrativa, com alunos indicados pela empresa DASS em Campo Erê

Novas turmas do Senai iniciam no dia 10 em Campo Erê. CLAUDIA MEDEIROS enfatiza que nesse dia iniciam os que farão de dia e no dia 15 os da noite. Ressalta que pretende ampliar o laboratório de equipamentos de máquinas que tem no município, até fevereiro. CLAUDIA afirma que tem uma parceria muito importante com a empresa DASS, e assim almeja que sejam ainda mais os contratados nesse ano do que já foi em 2018.

Santa Catarina lidera implantação da informatização das informações para os Conselhos Tutelares. Quem informa é ANTÔNIO DE FARIAS – multiplicador do sistema de informatização, conselheiro tutelar de Campo Erê e coordenador regional dos Conselhos dos 17 municípios da Amerios. Explica que na informatização, serão repassadas informações mais rápidas e precisas, que poderão ser utilizadas no dia a dia. Outra importância é a informação de quais os direitos de crianças e adolescentes que mais são violados.

Ainda existem muitas dúvidas sobre a real atribuição de conselheiros tutelares. A observação é de ANTÔNIO DE FARIAS. Para ele, muita gente pensa que a responsabilidade maior por crianças e adolescentes é dos conselhos. Diz que é errado pensar assim, porque, por primeiro, quem deve se preocupar com menores de 18 anos são as famílias. A maior movimentação nos conselhos é quando há denúncia. Evasão escolar foi o maior problema enfrentado pelo Conselho Tutelar, em 2018. Aconselha pais e mães ficarem sempre atentos para saber o que os filhos estão fazendo.

Veículos se envolvem em acidente na SC 160. A Policia Rodoviária estadual de São Lourenço do Oeste atendeu ontem as 17 horas e 50 minutos, um acidente na rodovia SC-160 em Serra Alta. Foi uma colisão traseira envolvendo um RENAULT 19 RN da Argentina, que era conduzido por um jovem de 24 anos, e um CITROEN C3 emplacado em Pinhalzinho, condutor de 41 anos. Não houve feridos.

Motorista é preso por embriaguez ao volante. Foi na SC 160 em Serra Alta. A Polícia Militar Rodoviária atendeu uma saída de pista seguido de choque em pedra, envolvendo um Gol emplacado no município. O condutor de 67 anos sofreu ferimentos leves e foi preso em flagrante por embriaguez, sendo conduzido para a delegacia de Pinhalzinho.

Cinco pessoas ficam feridas em acidente. Foi por volta das 13 horas e 50 minutos de ontem em Pato Branco. A colisão foi entre uma saveiro com placas de Pato Branco e um Sandeiro de Guarapuava. O condutor da Saveiro de 27 anos e a passageira de 23 tiveram ferimentos leves e foram encaminhados a casa hospitalar. No Sandeiro a condutora e duas crianças também se feriram e foram socorridas ao hospital.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.