ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 03 12 19

-DEFESA DE LULA PEDE ANULAÇÃO DA CONDENAÇÃO NO CASO DO SÍTIO DE ATIBAIA

-AUMENTO DO PREÇO DA CARNE BOVINA CHEGA A 25 POR CENTO EM SC

-PREFEITO ANUNCIA CENTRO DE RECREAÇAO PARA MORADORES DO VILA NOVA

-AMBULATÓRIO JÁ REGISTROU 19 NOVOS CASOS DE AIDS NESTE ANO

-CÂMARA VOTA HOJE ORÇAMENTO COM EMENDAS IMPOSITIVAS PARA 2020

-ACIDENTE ENTRE DUAS MOTOS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA REGIÃO

-HOMEM COM CHN FALSIFICADA É PRESO PELA POLÍCIA RODOVIÁRIA NA SC 305

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Uma denúncia de corrupção atingiu aliados de JUAN GUAIDÓ, autoproclamado presidente interino da Venezuela. Segundo investigação de um site de notícias, nove deputados correligionários do líder da oposição ao chavismo participaram de um esquema que beneficiou um empresário ligado justamente a NICOLÁS MADURO. A investigação do site Armando.Info indica que esses parlamentares favoreceram o empresário colombiano CARLOS LIZCANO — vinculado a um programa de NICOLÁS MADURO para distribuir alimentos subsidiados à Venezuela. Ao saber da denúncia, GUAIDÓ prometeu tomar medidas contra o grupo de parlamentares aliados.

O governo do presidente IVÁN DUQUE aceitou nesta segunda-feira dialogar diretamente com os líderes dos protestos na Colômbia, que há doze dias agitam as ruas do país. Em troca, o Executivo pede que seja suspensa a manifestação convocada para a próxima quarta-feira. DIEGO MOLANO, coordenador dos diálogos propostos por DUQUE para deter a onda de protestos afirmou que o governo está pronto para discutir a agenda de exigências dos manifestantes. O funcionário pediu a suspensão da passeata convocada para o dia quatro de dezembro, para reduzir os "efeitos econômicos" da greve sobre o comércio antes do Natal.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, acusou nesta segunda-feira, em uma rede social, Brasil e Argentina de desvalorizarem "maciçamente" suas moedas, e afirmou que vai reinstalar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio dos dois países. A sobretaxa sobre produtos foi adotada no ano passado em meio à guerra comercial com a China, mas, Brasil e Argentina tiveram 'alívio' da cobrança em agosto. Agora, TRUMP afirmou que Brasil e Argentina desvalorizaram suas moedas intencionalmente e que isso prejudicou os produtores norte-americanos.

O Brasil não conseguiu registrar avanços significativos no desempenho dos estudantes em leitura, matemática e ciências no mais importante ranking mundial de educação. O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes divulgado nesta terça-feira aponta ligeiro aumento da nota média, mas os estudantes brasileiros seguem entre os últimos 10 colocados na prova de matemática. O exame, cujas provas foram aplicadas no ano passado, é realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. No caso da matemática, mais de dois terços dos estudantes brasileiros de 15 anos têm um nível de aprendizado em matemática mais baixo do que é considerado "básico" pela OCDE.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira o texto-base do projeto que muda as regras do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. Com a aprovação do texto-base, por 312 votos a 1, os deputados terão de analisar os destaques, isto é, propostas que visam modificar a redação. Esta etapa está prevista para esta terça. Concluída a votação na Câmara, o projeto seguirá para o Senado. O ISS é um tributo cobrado pelos municípios e pelo Distrito Federal sobre serviços. Pela regra atual, a cobrança é feita no município onde fica a sede da empresa prestadora de serviço. O texto-base aprovado pela Câmara prevê que o local de cobrança passará da cidade onde fica a sede da empresa para o município onde está o consumidor.

A defesa do ex-presidente LULA pediu à Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal que anule a condenação determinada pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região no caso do sítio em Atibaia. Na semana passada, o TRF-4 condenou Lula a 17 anos, 1 mês e 10 dias de prisão por entender que construtoras reformaram o sítio como forma de propina. Desde o início das investigações, LULA nega ser o dono do sítio e afirma não ter relação com as reformas no local. No pedido apresentado ao STF, a defesa do ex-presidente argumentou que ele foi submetido a "constrangimento ilegal" porque o recurso foi julgado mesmo diante de recursos pendentes de análise, como o que aponta suspeição de SERGIO MORO.

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga eventuais irregularidades nas obras da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, decidiram adiar para a próxima terça-feira a votação do relatório final apresentado nesta segunda pelo deputado BRUNO SOUZA do Novo. O prazo foi dilatado para os deputados poderem ler e analisar as 600 páginas da conclusão dos trabalhos iniciados em fevereiro deste ano. O presidente da CPI, deputado MARCOS VIEIRA, explicou que as reuniões desta segunda e terça-feira, inicialmente marcadas para leitura e votação do relatório, seriam um período curto para analisar as 600 páginas, por isso, em comum acordo entre os membros da CPI, foi decidida a transferência da votação para a próxima terça-feira.

O aumento do preço da carne bovina em Santa Catarina chega a 25 por cento. Uma das explicações para esse aumento é que a carne bovina antes vendida para o mercado de Santa Catarina agora está indo para a China. O país asiático convive, há meses, com a peste suína e se obrigou a fazer a substituição da carne suína pela bovina. O presidente do Sindicato Rural de Chapecó, RICARDO LUNARDI, deu outras explicações, como a falta de reajuste há muitos anos e a alta do dólar, que foi bastante significativa. O aumento do preço para o produtor tamém tem consequências para o consumidor que está pagando mais pelo produto.

Com a chegada das temperaturas altas e mais banhistas nas praias, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina alerta para os cuidados com as águas-vivas. Em novembro, foram registradas 626 ocorrências envolvendo esses animais no litoral catarinense, sendo 229 nas praias de Florianópolis, segundo os bombeiros. Além de queimaduras, há ocorrências com choque anafilático e outras situações decorrentes das queimaduras. No litoral catarinense, é comum aparecerem caravelas e medusas. A preocupação dos bombeiros é de que os casos aumentem com a chegada dos turistas durante o veraneio.

A transmissão da rádio Peperi em canal de FM já está ocorrendo em fase de testes. Os ouvintes podem sintonizar a Peperi na frequência de 99 vírgula nove. Nesse período, o sinal ainda pode sofrer algumas variações. As transmissões em caráter experimental vão começar no dia 24 de dezembro. O sinal de FM vai trazer mais qualidade e alcance para a programação da rádio Peperi AM, emissora líder da Rede Peperi de Comunicação.

O comandante geral da Polícia Militar CARLOS ALBERTO DE ARAÚJO GOMES JÚNIOR está em São Miguel do Oeste para acompanhar o encerramento do Curso de Capacitação em Gestão para Comandantes de Pequenas Organizações Policiais Militares. O evento está marcado para as duas e meia da tarde no Centro de Treinamento da Epagri, o Cetresmo. Logo depois da atividade, o comandante geral da PM vai conceder uma entrevista coletiva no local.

A Clínica de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste realizou, neste ano, 637 atendimentos. Segundo a coordenadora da Clínica, FRANCIELE DA COSTA, o atendimento está disponível à comunidade do Extremo-oeste. Ela explicou que o espaço que serve de preparação dos acadêmicos de psicologia também é destinado para o cuidado e acolhimento das pessoas que procuram por atendimento psicológico. FRANCIELE disse que a ação da universidade colabora no alívio do sofrimento dos moradores. A Clínica de Psicologia da Unoesc possui quatro salas para atendimento individual, de casal ou familiar e está equipada para atendimento infantil,de adolescentes, adultos e idosos. A estrutura conta ainda com sala de espera, sala de atendimento de grupo e dinâmica e uma sala destinada a estudo dos acadêmicos.

Além dos atendimentos individuais, a Clínica de Psicologia da Unoesc conta com atividades como o Programa Basta, um grupo psicoterapêutico para autores de crimes cometidos contra a mulher. Os agressores são encaminhados pelo Poder Judiciário. Na Clínica, também são realizados os encontros do Grupo Acolher voltado para acadêmicos do Instituto Federal de Santa Catarina e da Unoesc, em situação de risco, por tentativas de suicídio ou lesões autoprovocadas. Os dois grupos são projetos do curso de Psicologia, desenvolvidos pela acadêmica JOSIANE ROMANCINI, sob a orientação das professoras LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA e VERENA AUGUSTIN HOCH.

A secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste iniciou na manhã de ontem ainda a recolha de presentes da campanha Natal Solidário. A informação é da secretária da pasta, ANDREIA REBELATTO. De acordo com ela a ação deve seguir até a próxima sexta-feira no município. Conforme ela, as cartinhas feitas pelas crianças ficaram espalhadas durante todo o mês de novembro no comércio e em órgãos públicos da cidade. Segundo ANDREIA, neste ano, 42 locais receberam as cartinhas da campanha Natal Solidário.

Na semana que vem as equipes do Cras de São Miguel do Oeste vão trabalhar na organização e separação dos presentes recebidos através da campanha Natal Solidário. A afirmação é da secretária de Assistência Social do município, ANDREIA REBELATTO. Ela destacou que esse trabalho também deve durar a semana toda. Ela disse que a expectativa é que todas as cartinhas voltem com presentes. A secretária lembrou que cerca de 500 crianças devem ser beneficiadas neste ano. ANDREIA comentou que a entrega dos presentes vai ocorrer no dia 14 deste mês a partir das três horas da tarde no Caic no bairro São Luiz.

O prefeito WILSON TREVISAN vistoriou, na última sexta-feira, diversas obras que estão em andamento na cidade. Ele fez o trabalho na companhia da secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA, do secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA e do secretário adjunto de Planejamento, LEOCIR NARDI. Na Vila Nova Dois, está em andamento a construção de 11 moradias que serão repassadas para famílias que estão em uma área de risco. As famílias atualmente estão residindo nas proximidades da garagem da Secretaria de Obras, em um local popularmente conhecido como Morro da Fumaça. O prefeito também passou por diversas quadras que estão sendo asfaltadas, como as ruas 22 de Abril, Goiás, Plácido de Castro e Prudente de Morais. A comitiva também acompanhou o andamento das obras de construção de um ginásio de esportes no bairro São Gotardo.

A Vila Nova terá uma sede recreativa para os moradores em 2020. O anúncio foi feito pelo prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, a Vila Nova está passando por um profundo processo de melhorias nos últimos meses. A ideia, segundo TREVISAN, é unificar o Vila Nova Um e Dois. Ele disse que o município vai iniciar, nos próximos meses, a construção de uma Sede Recreativa para as duas comunidades. O terreno onde a estrutura será construída fica ao lado da rua Florianópolis, no acesso as comunidades. A Sede Recreativa deverá ser composta de uma área coberta, campo de futebol suíço e quadra de areia. Também já foram executados pela Administração Municipal, em parceria com os moradores, obras de calçamento e urbanização.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste realizou, no último sábado, as últimas atividades da Campanha Novembro Azul deste ano. Segundo a chefe de Divisão de Atenção Básica, SILVIA BORGES, foram realizados quase cem atendimentos em modalidades alternativas, como Reiki, Ventosaterapia e Auriculoterapia, além de dicas de postura com fisioterapeuta e informações com nutricionista. A ação foi realizada durante todo o dia na Unidade Central de Saúde. Ela explicou que durante o mês de novembro foram realizadas outras atividades em alusão à saúde do homem, incluindo a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, repasse de informações sobre saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis e doenças crônicas.

A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Obras e de Agricultura recolheu mais de duas toneladas de materiais sólidos e recicláveis no centro de São Miguel do Oeste no último sábado. Esse foi o resultado da última etapa da campanha de coleta de pneus, móveis usados e lixo eletrônico. De acordo com o secretário de Saúde, LEONIR CARON, foram recolhidos plásticos, papéis, metais, vidros, eletrodomésticos e pneus. Em 2019, a ação foi desenvolvida duas vezes em cada bairro e no centro. Ele também confirmou que a coleta de entulhos vai acontecer na próxima semana nas comunidades do interior. O recolhimento será realizado entre terça e quinta-feira em todas as comunidades rurais do município.

Os advogados da empresa Gnoato e Moreto Advogados Associados emitiram uma nota nesta segunda-feira sobre a condenação em ação civil pública movida pelo Ministério Público de São Miguel do Oeste. Eles foram condenados por fraude em licitação para contratação de serviços de advocacia cujo objeto era a recuperação de créditos tributários para o município de São Miguel do Oeste. Além dos advogados da empresa CLEYTON ADRIANO MORESCO e PAULO CESAR GNOATTO, também foram condenados o ex-prefeito NELSON FOSS DA SILVA e a então Procuradora Jurídica do município, MARINA GUERINI. A decisão é de primeiro grau e os advogados já ingressaram com um recurso para contestar a posição da justiça local. Na nota, os advogados citam a conduta “reprovável” do Ministério Público de enviar essa informação para a imprensa regional.

O contrato de serviços de advocacia para a recuperação de créditos tributários pela prefeitura de São Miguel do Oeste na época do ex-prefeito NELSON FOSS DA SILVA já foi analisado categoricamente pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em ação crime e o TJ declarou a plena legalidade em todos os seus aspectos e requisitos. A informação está na nota dos advogados CLEYTON ADRIANO MORESCO e PAULO CESAR GNOATTO. Eles afirma que “causa estranheza que uma ação cível que está tramitando apenas em primeiro grau, pendente de recurso, seja divulgada de forma unilateral e tendenciosa da forma como foi apresentada, expondo arbitrariamente as partes”. Segundo os advogados, o processo na área criminal já transitou em julgado e a contratação dos profissionais para a recuperação de créditos tributários foi perfeitamente legal. Por isso, eles já ingressaram com Embargos de Declaração para seja modificada, ainda em primeira instância, essa decisão. Caso isso não ocorra, haverá recurso para a análise da matéria pelo Tribunal de Justiça.

Na nota divulgada nesta segunda-feira, os advogados CLEYTON ADRIANO MORESCO e PAULO CESAR GNOATTO contratados pela prefeitura durante o mandato de NELSON FOSS DA SILVA informam que o julgamento do processo crime apontou que os valores recebidos para a prestação do serviço estão dentro da média. Eles citam na nota, o entendimento do Tribunal de Justiça de que o trabalho de recuperação de créditos tributários rendeu, inclusive, mais de 667 mil reais ao cofres públicos municipais. O Tribunal também reconhece a legalidade de contratação de advogados especialistas em matéria tributária e que os profissionais do quadro da prefeitura alegaram, em juízo, não ter conhecimento especifico para esse tipo de ação. MORESCO e GNOATTO reforçam que a decisão no processo crime deveria ser seguida na ação civil pública julgada agora em primeiro grau.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina vai realizar hoje em São Miguel do Oeste o Diálogo Empresarial. O evento vai começar as seis e meia da tarde e vai até as nove da noite no SENAI. No encontro, voltado à direção das empresas e aos profissionais de comércio exterior, será apresentado o Programa de Internacionalização da Indústria de Santa Catarina e serão discutidos os desafios enfrentados pelos empresários na área. As indústrias participantes também vão realizar um diagnóstico para avaliar o grau de maturidade em que se encontram em relação à internacionalização. O encontro de hoje tem o objetivo de estimular o comercio internacional entre micro, pequenas e medias empresas.

O Programa de Internacionalização da Indústria de Santa Catarina tem o objetivo de tornar as indústrias mais competitivas e prepará-las para as diversas possibilidades que o mercado internacional oferece, seja exportação, importação ou alianças para fazer frente aos concorrentes internacionais presentes no Brasil e no exterior. A informação é do diretor executivo do Sesi Senai, IVANOR FINATTO. De acordo com a Fiesc, estima-se que cerca de duas mil e 500 empresas catarinenses exportam. Mil e 400 delas são micro e pequenas que respondem por apenas dois e meio por cento total da receita gerada pela exportação. FINATTO disse hoje na Peperi que algumas empresas da região já trabalham com o mercado internacional e que essa é uma possibilidade que está ao alcance dos pequenos.

A Câmara de Vereadores vai votar nesta terça-feira os projetos de lei que compõem o Orçamento do Município de São Miguel do Oeste para o ano de 2020. A receita e a despesa para o próximo ano estão fixadas em 173 milhões 520 mil reais. Neste ano, pela primeira vez, os vereadores indicarão a destinação de parte dos recursos através de emendas impositivas. Os recursos indicados pelos vereadores correspondem a um milhão 296 mil reais no total. Cada vereador indicou 99 mil 734 em emendas impositivas. Metade desse valor é destinado obrigatoriamente à saúde, especialmente cirurgias eletivas. Os demais recursos são para obras públicas como construção de academias ao ar livre, adequação de passeio público e de calçamento, canalização de córrego, repasse a entidades e a outros órgãos públicos, entre outras propostas.

O valor das emendas impositivas corresponde a um por cento da receita corrente líquida prevista na data de indicação das emendas. A programação e a efetivação das emendas impositivas deverão seguir o rito estabelecido na Lei Orgânica, inclusive no que tange à obrigatoriedade de execução. A não execução da programação orçamentária das emendas impositivas implicará em crime de responsabilidade. Apenas não há obrigatoriedade de execução em caso de impedimentos de ordem técnica. As três emendas impositivas de maior valor são as seguintes: 797 mil reais para cirurgias eletivas a pacientes em fila de espera, 89 mil 867 reais para canalização parcial do córrego situado na Rua 31 de Março no Bairro São Luiz e 52 mil reais para projetos de ampliação e reforma do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar.

Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros atendeu apenas uma ocorrência de destaque na região. Foi uma colisão entre duas motos no centro de São José do Cedro. O acidente aconteceu na manhã de ontem. Os bombeiros foram chamados para atendimento das vítimas. Uma mulher de 27 anos que conduzia uma das motos sofreu escoriações e foi encaminhada para o posto de saúde central. O outro motociclista teve ferimentos leves e dispensou o atendimento médico.

Um homem foi preso no final da manhã desta segunda-feira na SC-161 em Palma Sola. A prisão ocorreu durante operação da Polícia Rodoviária de São Lourenço do Oeste. Na ação Salvando Vidas, os policiais abordaram um veículo Focus de Palma Sola que era conduzido por um homem de 41 anos. Em consulta ao sistema foi constatado que a CNH que ele portava era falsificada. Ele foi preso em flagrante por uso de documento público falsificado e encaminhado para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.