ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - segunda-feira - 03 12 2018

-BOLSONARO VAI SE REUNIR COM MAIS DE CEM DEPUTADOS DO MDB, PRB, PR E PSDB

-MIL PROFESSORES SÃO CONVOCADOS NA SEGUNDA CHAMADA DA EDUCAÇÃO

-MUNICÍPIO ABRE PROGRAMAÇÃO DE NATAL COM ACENDIMENTO DE LUZES

-SITE DE VENDAS DA CDL TEM BAIXA ADESÃO DE EMPRESAS E POUCOS NEGÓCIOS

-AMBULATÓRIO REGISTRA 28 NOVOS CASOS DE AIDS NESTE ANO

HOMEM É PRESO POR FURTAR PRODUTOS EM INAUGURAÇÃO DE SUPERMERCADO

-POLÍCIA AMBIENTAL FAZ OPERAÇÃO NA FRONTEIRA COM A ARGENTINA

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O Catar sairá da Organização dos Países Exportadores de Petróleo em primeiro de janeiro, após quase 60 anos de filiação, para se concentrar na produção de gás natural. O Catar, o menor país da Opep em tamanho e população, exporta cerca de 128 bilhões de metros cúbicos por ano, segundo dados da organização. Apesar da mudança, o Catar, que é o maior exportador de gás natural liquefeito do mundo e tem a terceira maior reserva de gás natural do mundo, continuará produzindo petróleo.


Começaram neste domingo em Katowice, na Polônia, as negociações anuais da ONU sobre o clima. Neste ano, a principal tarefa da COP 24 será estabelecer o “livro de regras” do Acordo de Paris, ratificado em 2015 e no qual 195 países se comprometeram a limitar o aquecimento da Terra a até dois graus até o fim do século. O “livro de regras” deve definir como, especificamente, essa meta deverá ser alcançada. A intenção é que o que ficou estabelecido em 2015 entre em vigor a partir de 2020.


O presidente da Turquia, RECEP ERDOGAN, desembarcou no domingo na Venezuela para assinar acordos de cooperação com seu colega e aliado, NICOLÁS MADURO. A agenda do presidente turco inclui vários eventos na segunda-feira, de acordo com o palácio presidencial de Miraflores. ERDOGAN está retribuindo a visita de MADUROS que esteve na posse do presidente turco em oito de julho deste ano.


O leilão dos direitos de exploração do excedente da camada pré-sal do petróleo, a chamada cessão onerosa, e a distribuição dos recursos para estados e municípios devem ser alvo de intensas negociações no Congresso Nacional nesta semana. A Câmara dos Deputados tem na pauta do plenário projeto de lei que prevê repasse de 30 por cento do Fundo Social do pré-sal a estados e municípios. Criado em 2010, o fundo é destinado a receber a parcela dos recursos do pré-sal que cabem ao governo federal. No Senado, um projeto que estabelece regras para leilão do excedente ainda está à espera de ser votado.


A Procuradoria da República em Brasília entrou com ação civil de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Defesa JAQUES WAGNER, senador eleito pela Bahia, por suposta atuação indevida em nomeação no ano de 2015, quando ocupava o ministério do governo DILMA ROUSSEFF. Conforme o Ministério Público, WAGNER atuou para a nomeação do segundo-tenente músico do Exército JEFERSON DA SILVA FIGUEIREDO, marido da ex-ministra IDELI SALVATTI, para um cargo do governo brasileiro em Washington. Em nota, a assessoria de JAQUES WAGNER afirmou que vê com "estranhamento" a notícia repercutida neste sábado sobre a ação, que é de março de 2018 e na qual o senador eleito ainda não foi notificado.


O presidente eleito JAIR BOLSONARO receberá nesta semana mais de 100 parlamentares de quatro partidos para reuniões no gabinete do governo de transição, em Brasília. As conversas com integrantes das bancadas de MDB, PRB, PR e PSDB foram intermediadas pelo futuro ministro da Casa Civil, deputado ONYX LORENZONI, coordenador da transição. As conversas com integrantes das bancadas dos partidos têm por objetivo assegurar maioria parlamentar no Congresso e tentar garantir a aprovação de projetos cujo teor transcende interesses específicos das bancadas temáticas, como a reforma da Previdência, por exemplo.


Dentre as dez maiores cidade de Santa Catarina, Joinville foi a que registrou a maior queda no número de assassinatos. Dados da Secretária de Segurança Pública do Estado demonstram que a diminuição entre janeiro e agosto de 2017 em comparação com o mesmo período deste ano chegou a 37 por cento. Somando as 26 cidades compreendidas da região Norte, a queda foi de 18 por cento. A diminuição percentual observada na região foi maior do que a quantia computada em crimes registrados em todo o Estado neste período, onde a queda foi de 14 vírgula nove por cento.


Três cidades do Oeste catarinense estão com alto risco para a transmissão de dengue, zika e chikungunya, devido ao número de focos do mosquito Aedes aegypti. O diagnóstico foi feito com base no Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, o Lira que é orientado pelo Ministério da Saúde. Os focos do mosquito estão concentrados em 159 municípios catarinenses. Águas de Chapecó, Palmitos e Quilombo foram os municípios que apresentaram alto risco no último levantamento feito em novembro. Outros 28 municípios têm indicativos de médio risco para a transmissão das doenças e 43 com risco considerado baixo.


A Secretaria de Estado da Educação publicou o edital para segunda chamada do Concurso Público do Magistério, na última sexta-feira. São mil vagas para professor no nível de ensino médio nas escolas estaduais e unidades indígenas. As atividades começam no ano letivo de 2019. As chamadas serão realizadas entre hoje e amanhã, por meio das Gerências Regionais de Educação e Unidades de Atendimento. As vagas serão para professores das disciplinas de artes, língua portuguesa e inglesa, matemática, geografia, história, sociologia, química, filosofia, e educação física.


A quebra do recorde mundial do maior número de entrevistas de rádio em 24 horas completou dois anos nesta segunda-feira. Entre os dias três e quatro de dezembro de 2016, o jornalista TIAGO DENARDI da Peperi realizou 354 entrevistas do estúdio de vidro. O recorde anterior era de 304 entrevistas. As provas e documentos do feito da Peperi foram encaminhadas para a homologação pelo Guinness Book. A Peperi ainda aguarda a resposta da instituição. As 354 entrevistas feitas por TIAGO DENARDI pode ser conferidas no portal da Peperi na internet.


O Rotary Clube São Miguel do Oeste e a Casa da Amizade vão promover nesta sexta-feira um evento para comemorar os 50 anos de fundação das duas entidades. A cerimônia está marcada para as oito horas da noite no Clube Comercial. O evento será aberto a comunidade e os ingressos estão sendo vendidos pelo valor de 50 reais. Além disso, o Rotary está vendendo as cartelas de uma rifa para angariar recursos que serão utilizados para a construção da casa de apoio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O valor da cartela é de mil reais. São cem número e o principal prêmio é um carro Onyx zero quilômetros.


A prefeitura de Romelândia implantou neste final de semana o programa de recolhimento de animais mortos no município. De acordo com o secretário de Agricultura, VILMAR BIRKAUER. Ele explicou que a lei aprovada pela câmara de vereadores entrou em vigor no dia primeiro de dezembro. A partir de agora, os agricultores que tiverem animais mortos na propriedade vão contar com os serviços de recolha prestados por uma empresa especializada. Segundo o secretário, a prefeitura vai bancar 70 por cento do custo e o restante ficará a cargo dos agricultores. Ele disse que o programa beneficia as famílias e garante o destino correto das carcaças de animais mortos no interior.


A associação dos criadores de bovinos do extremo-oeste promoveu neste sábado o último leilão de gado geral de 2018. De acordo com o presidente da entidade, MOACIR PIROCA, foram comercializados quase 470 animais para recriar e engorda. Ele disse que as novilhas vendidas eram de excelente qualidade e isso resultou em um preço maior do que no último remate que aconteceu em outubro. PIROCA citou que essa qualidade superior também vai provocar um preço diferenciado para os produtores na hora da entrega do rebanho para os frigoríficos. O próximo leilão da associação será realizado em fevereiro de 2019.


O calendário de leilões da Associação de criadores de bovinos para o ano que vem já está definido. A informação é do presidente da entidade, MOACIR PIROCA. Ele disse que as datas já foram escolhidas e o calendário já foi enviado para a Cidasc. PIROCA disse que o cronograma deve ser aprovado pela empresa de fiscalização sanitária do estado. Além do leilão de fevereiro, estão agendados eventos em abril, junho, agosto, outubro e dezembro. A associação também confirmou o tradicional leilão de reprodutores para o mês de agosto. Todos os eventos estão previstos para o parque de exposições Rineu Gransotto.


O município de Paraíso realizou na última sexta-feira um casamento coletivo no município. O ato foi organizado pela Escrivania de Paz, com apoio da secretaria de Assistência Social e empresas da cidade. A iniciativa garantiu o casamento civil para 12 casais da cidade que ainda não haviam formalizado a união. O evento não teve nenhum custo para as pessoas. O assessor de planejamento, GERMERSON SCHANE disse que o casamento coletivo permitiu que esses casais regularizassem a situação civil e também, realizassem um sonho antigo.


Centenas de fiéis acolheram na manhã deste domingo, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Oeste. A imagem, que está percorrendo os municípios da região, foi trazida de Barra Bonita e permaneceu no município até as sete e meia da noite. Nesse horário, foi realizada uma celebração na Igreja e a imagem da Santa foi levada para Guaraciaba. A peregrinação com a imagem da Mãe Aparecida comemora os 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba. Os atos também integram a programação dos 60 anos de fundação da Diocese de Chapecó.


O Natal Regional de 2018 foi aberto oficialmente na noite de sábado no centro de São Miguel do Oeste. O evento, que contou com a presença de autoridades locais e moradores, foi realizado na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. Além da entrega das chaves da cidade para o Papai Noel, a noite teve apresentações artísticas e a inauguração da decoração e iluminação natalinas. Mais uma vez, a secretaria de Cultura enfeitou as rótulas do centro, o calçadão e a praça central com motivos de Natal. A programação especial de final de ano vai até o final de dezembro na cidade.


A Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil realizou neste domingo a tradicional Caminhada das Lanternas. A atividade integra a programação do Natal Regional 2018 Viva Essa Alegria. Essa é terceira edição da atividade religiosa. Por volta das nove horas da noite, um grupo de pessoas saiu da frente da Igreja Evangélica e seguiu em caminhada até a área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. Os moradores levaram velas para simbolizar a “luz” de Cristo. A caminhada reuniu dezenas de pessoas na noite de ontem.


O Horário especial de Natal do comércio de São Miguel do Oeste começou oficialmente neste sábado com o atendimento até as quatro horas da tarde. Em dezembro, as lojas vão ficar abertas nos sábados dos dias oito, 15 e 29 até as quatro horas e no dia 22 até as cinco da tarde. Entre o dia 18, terça-feira, até a sexta-feira, dia 21, o atendimento vai até as 10 da noite. Na segunda-feira, dia 24, o comércio vai funcionar até as cinco da tarde. O horário especial de Natal é fruto de um acordo firmado entre o Sindicomércio e o sindicato dos empregados no comércio do extremo-oeste.


O Peperi Rádio Repórter de sábado fez uma avalição do mandato da atual diretoria da CDL de São Miguel do Oeste. A presidente SOLANI BALBINOT, que vai comandar a entidade até o final de dezembro, disse que foram dois anos de muito trabalho e algumas novidades, como por exemplo, a emissão do certificado digital para as empresas. Outro foco da CDL foi a qualificação dos comerciantes e funcionários, com cursos e capacitações em diversas áreas, como vendas e atendimento. SOLANI citou ainda que a diretoria também inovou com a mudança dos prêmios da campanha de Natal. Neste ano não haverá o sorteio de veículos, mas de vales-compras para que o valor investido na área fique na cidade e movimente a economia.


A procura pelo portal de compras da CDL na internet ainda é pequena. A avaliação é da presidente da entidade, SOLANI BALBINOT. Ela lembrou que o site ComprasSMO foi criado em julho deste ano como uma reação do comércio local ao aumento de vendas de produtos pela internet. O site conta com 15 empresas da cidade e, apesar de ter uma boa visualização, tem poucos negócios fechados. SOLANI disse que as pessoas pesquisam, mas não efetuam a compra. A presidente comentou que o número de empresas que oferecem produtos pelo site da CDL também é pequeno. Ela explicou que a projeção da entidade é de que os resultados comecem a melhorar depois de um ano de criação do portal.


O incremento do site de compras da CDL com a adesão de novas empresas da cidade é um dos objetivos da nova diretoria da entidade. O presidente eleito da câmara de dirigentes lojistas, IVANDRO SPENGLER, também esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que pretende manter e intensificar muitos projetos iniciados pela atual diretoria. Ele citou que a venda pela internet é um caminho sem volta e que a CDL pretende melhorar o site que envolve as empresas da cidade. Além disso, a nova diretoria quer qualificar os comerciantes e vendedores para aproveitar com mais eficiência as novas ferramentas digitais para ampliar o contato e as vendas no comércio.

A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai intensificar, neste mês, o trabalho de orientação e conscientização das pessoas para os riscos da infecções sexualmente transmissíveis e Aids. De acordo com a coordenador do ambulatório de IST-Aids, JULIANA PINHEIRO, as equipes da saúde farão entrega de material informativo pelas ruas do centro da cidade e as agentes comunitárias de saúde farão o mesmo com os moradores dos bairros. Ela comentou que o objetivo é reforçar a importância da prevenção e dos cuidados com as doenças transmitidas pelo ato sexual. Neste ano não haverá nenhuma atividade específica em razão do dia mundial de combate a Aids celebrado no dia primeiro de dezembro.


O ambulatório de IST Aids da secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste registrou 28 novos casos de HIV entre janeiro e novembro deste ano. Os pacientes são de toda a região e tiverem diagnóstico positivo para a doença. Como o Ministério da Saúde estabelece que existem quatro casos não identificados para cada registro confirmado é possível que mais de mil pessoas estejam com o vírus da Aids na região e ainda não saibam disso. A coordenadora do ambulatório de IST Aids, JULIANA PINHEIRO ressaltou a importância de fazer o teste de Aids que está disponível nos postos de saúde, além de ter os cuidados necessários, como por exemplo, o uso de preservativos nas relações sexuais.


Os homens são a maioria dos casos de Aids registrados neste ano na região. A informação é da coordenadora do ambulatório de IST Aids, JULIANA PINHEIRO. Dos 28 pacientes infectados com o vírus HIV, 17 são homens e 11 são mulheres. Eles representam mais de 60 por cento dos casos. A maioria dos pacientes tem idade entre 28 e 35 anos. JULIANA comentou que o país teve uma queda de 16 por cento no índice de novos casos, mas a realidade da Aids ainda é preocupante. Apesar da rede pública garantir acesso a todo o tratamento, oito pessoas morreram na região em razão de doenças que surgiram diante da debilidade do sistema imunológico dos portadores de Aids.


A região de São Miguel do Oeste tem 360 pacientes com Aids em acompanhamento pelo ambulatório de Infecções sexualmente transmissíveis da secretaria municipal de saúde. A informação é da coordenadora do ambulatório, JULIANA PINHEIRO. Ela disse que os pacientes recebem todo o acompanhamento, além dos medicamentos para controlar a doença. JULIANA citou que houve um avanço muito grande no tratamento da Aids e isso acabou criando a sensação de que a Aids não é tão severa. Ele disse que esse quadro está levando as pessoas a adotarem comportamentos de risco.

A Polícia Ambiental realizou na última sexta-feira uma operação na fronteira com a Argentina. A instituição montou barreiras e fez rondas e patrulhas em locais com maior risco de crimes ambientais. A ações foram voltadas a coibir a prática de infrações administrativas e crimes contra o meio ambiente, especialmente caça, pesca, retirada e transporte de madeiras nativas. Nenhuma irregularidade foi encontrada na operação.


Um homem de 38 anos foi preso pela Policia Militar de Descanso por furto de produtos de supermercado. O crime aconteceu na tarde de sexta-feira no centro da cidade. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito aproveitou a presença de muitas pessoas no local durante o ato de inauguração da empresa e tentou furtar chocolates e outras mercadorias. Um funcionário percebeu a ação do homem, avisou os colegas para monitorarem a situação a acionou a Polícia Militar. Uma guarnição localizou o suspeito no pátio do terminal rodoviário. Ele possui diversas passagens pela polícia, várias delas por furto.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.