ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 03/12/2018

-FUNÇÕES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO SERÃO DIVIDIDAS EM TRÊS PASTAS
-MOISÉS ANUNCIA NOMES PARA SECRETARIAS DO NOVO GOVERNO
-CERIMÔNIA MARCA FORMATURA DE 250 ALUNOS NO PROERD EM SJCEDRO
-IDOSOS E DEFICIENTES PODEM PERDER BPC CASO NÃO SEJA FEITA ATUALIZAÇÃO
-ABERTURA DO NATAL REÚNE 2 MIL PESSOAS EM GUARACIABA
-EXTREMO OESTE REGISTRA 28 NOVOS CASOS DE AIDS NESTE ANO
-NOVAS REGRAS PARA PRODUÇÃO DE LEITE PREOCUPAM AGRICULTORES
-CÂMARA INAUGURA NOVA SEDE NA PRÓXIMA SEMANA
-VEREADOR É FLAGRADO DIRIGINDO EMBRIAGADO
-OPERAÇÃO CULMINA NA PRISÃO DE TRÊS TRAFICANTES E APREENSÃO DE DROGAS

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, embarcou nesta segunda-feira para a Rússia, onde realizará uma reunião de trabalho com o presidente russo VLADIMIR PUTIN. MADURO geralmente se refere à Rússia, que fornece armas, tecnologia e outros recursos para Venezuela, como "aliada estratégica" de sua política multilateral. A viagem de MADURO acontece depois de receber também nesta segunda, em Caracas, o presidente turco, RECEP ERDOGAN, que lhe concedeu um respaldo político e econômico com a promessa de investimentos milionários que ajudem a Venezuela a aliviar a grave crise que atravessa.

O presidente do Equador, LENÍN MORENO, afastou nesta segunda-feira a vice-presidente do país, MARÍA ALEJANDRA VICUÑA, até o próximo dia 31, para que ela se defenda de uma acusação de cobrança de propina na época em que ela era congressista. De acordo com denúncia do ex-assessor legislativo ÁNGEL SAGBAY, a vice-presidente cobrou dele depósitos regulares em uma conta pessoal dela, entre 2011 e 2013, supostamente como contribuição obrigatória ao partido e como condição para que ele ficasse com o cargo.

A Rússia assinou um novo acordo de cooperação nuclear com a Argentina, que já negocia com a China sobre a construção de reatores nucleares. A construtora de reatores estatal russa Rosatom disse em um comunicado que os dois países haviam assinado um "documento estratégico" confirmando a parceria em energia nuclear na cúpula do G20 em Buenos Aires no final de semana. O acordo não é um contrato para construir reatores nucleares, mas um acordo básico como outros que a Rússia já assinou com outros países.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal analisará nesta terça-feira um novo pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente LULA. Os advogados apresentaram o pedido após SÉRGIO MORO, ainda como juiz responsável pela Lava Jato, aceitar o convite do presidente eleito JAIR BOLSONARO para comandar o Ministério da Justiça. Compõem a Segunda Turma do STF os ministros EDSON FACHIN, que é o relator, RICARDO LEWANDOWSKI, CELSO DE MELLO, CÁRMEN LÚCIA e GILMAR MENDES. LULA está preso desde abril deste ano condenado em um processo da Lava Jato.

O futuro ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, anunciou nesta segunda-feira que o presidente eleito JAIR BOLSONARO "bateu o martelo" e decidiu que a Esplanada dos Ministérios terá 22 pastas, sete a mais do que o prometido na campanha eleitoral. LORENZONI reafirmou que o Trabalho perderá o status de ministério e terá suas atribuições divididas entre Justiça, Economia e Cidadania. Ele explicou ainda que Advocacia-Geral da União e Banco Central terão "ministros transitórios". O Banco Central perderá o status no momento em que o Congresso Nacional aprovar a independência do órgão. Ainda falta definir os nomes para as pastas do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO retorna a Brasília nesta terça-feira para iniciar uma série de encontros com representantes de partidos políticos, futuros ministros e autoridades. A agenda divulgada pela assessoria do governo de transição prevê reuniões de Bolsonaro com MDB, PRB, PR e PSDB. Os quatro partidos reúnem atualmente 163 deputados e terão 126 a partir de fevereiro de 2019, quando se inicia a próxima legislatura. As três da tarde, BOLSONARO se reúne com a bancada do MDB e as quatro e meia com os parlamentares do PRB.

A primeira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou indenização de 50 mil reais por danos a uma mãe cujo filho de 16 anos morreu em Florianópolis após uma trave de futebol cair sobre a cabeça dele em 2008. O pagamento será feito pelo Estado, que é o réu na ação. Cabe recurso da decisão. A Justiça afirmou que o campo em que os garotos jogavam é público e que o estado tem o dever deste fazer a fiscalização e segurança do local. O relator da decisão, desembargador PAULO HENRIQUE MORITZ MARTINS DA SILVA disse que a única causa do acidente foi a falta de fiscalização.

O Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu nova data limite para que os emplacamentos feitos em Santa Catarina sigam o padrão Mercosul. Os órgão de trânsito catarinenses têm até 31 de dezembro para implementar o sistema em novos registros de veículos, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou em casos de substituição das placas. O prazo para a adoção da norma em Santa Catarina era primeiro de dezembro, mas o Departamento Estadual de Trânsito decidiu prorrogá-lo alegando que faltam estabelecimentos aptos a fabricar e colocar as novas chapas.

O governador eleito CARLOS MOISÉS confirmou nesta segunda-feira os quatro primeiros nomes do primeiro escalão do seu secretariado. Enquanto a Fazenda e a recém-criada Administração Prisional serão ocupadas por pessoas que já estão na gestão estadual do MDB, a Saúde e a Administração terão novidades. O governador eleito ainda deve anunciar cinco secretários, além dos chefes de três subdivisões da segurança pública. Ontem foram anunciados os nomes de JORGE EDUARDO TASCA como secretário de Administração, LEANDRO LIMA na secretaria de Administração Prisional, PAULO ELI na Fazenda e HELTON ZEFERINO como novo secretário de Saúde.

Proerd forma nova turma em São José do Cedro. O evento foi realizado no ginásio Lauté Weber, na manhã desta terça. Segundo a secretária de educação, CÉLIA TOIGO, cerca de 250 alunos se formaram no programa. Pela primeira fez no munícipio foi realizado o Proerd Pais, onde 10 tiveram a oportunidade de participar. O objetivo é que as famílias consigam manter dialogo e conversas abertas sobre as drogas, visando à prevenção da dependência, e também sobre a violência, com objetivo de evitar envolvimento dos jovens em crimes. Além de autoridades presentes, os pais também acompanharam a formatura dos filhos que fizeram textos falando da experiência e do contato mais próximo com a Polícia Militar. Conforme a secretária, esse é um programa que tem ajudado na formação das crianças em conjunto com as escolas e isso deve continuar a ser realizado.

Idosos e deficientes que têm salário do INSS podem perder BPC - Benefício de Prestação Continuada. O secretário do setor social de SJCedro, ALEXANDRE VOGT lembra que há cerca de meio ano já estão sendo feitos alertas às pessoas que recebem os valores, já que agora, é preciso estar cadastrado no CAD do governo federal para garantir o direito. A revisão ocorre em todo país. Também estão sendo feitas atualizações com objetivo de cortar o benefício de pessoas que não tem mais o direito ou até de falecidos nos quais familiares ainda fazem saques irregulares. O secretário orienta que as pessoas, tanto idosos como deficientes físicos, fiquem atentos aos extratos bancários, pois os avisos de recadastramentos são feitos neste documento. VOGT comenta que são 165 pessoas que recebem os valores mensais em SJCedro. A equipe técnica da secretaria está fazendo contato com os interessados para fazer o alerta.

A quebra do recorde mundial do maior número de entrevistas de rádio em 24 horas completou dois anos nesta semana. Entre os dias três e quatro de dezembro de 2016, o jornalista TIAGO DENARDI da Peperi realizou 354 entrevistas do estúdio de vidro. O recorde anterior era de 304 entrevistas. As provas e documentos do feito da Peperi foram encaminhadas para a homologação pelo Guinness Book. A Peperi ainda aguarda a resposta da instituição. As 354 entrevistas feitas por TIAGO DENARDI pode ser conferidas no portal da Peperi na internet.

Público de mais de duas mil pessoas prestigiam a abertura do Natal Luz. Conforme o prefeito, ROQUE MENEGHINI, mais de duas mil pessoas compareceram na Praça Giuseppe Palú para acompanhar as festividades ontem. A programação aconteceria na sexta-feira, mas, devido a previsão de chuva foi transferido.O evento contou com apresentações da Oficina de Ballet. Após se apresentaram as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que participam das oficinas de vocal e flauta. Essa apresentação contou com o apoio da turma de violino de SJCedro. O prefeito detalhou que depois destas apresentações aconteceu a chegada do Papai Noel quando houve a tradicional entrega da chave da cidade. Ele mencionou a importância de manter vivo o espírito natalino porque marca união das famílias de Guaraciaba. Nos dias, 14, 15 e 16 e 21, 22 e 23 haverá a presença do Papai Noel na casinha, junto à Praça para fotos e para que as crianças façam pedidos.

O ambulatório de IST Aids registrou 28 novos casos de HIV entre janeiro e novembro deste ano. Os pacientes são de toda a região e tiverem diagnóstico positivo para a doença. Como o Ministério da Saúde estabelece que existem quatro casos não identificados para cada registro confirmado é possível que mais de mil pessoas estejam com o vírus na região e ainda não saibam disso. A coordenadora do ambulatório, JULIANA PINHEIRO ressaltou a importância de fazer o teste que está disponível nos postos de saúde, além de ter os cuidados necessários, como por exemplo, o uso de preservativos nas relações sexuais. Os homens são a maioria dos casos registrados neste ano. São 17 pacientes do sexo masculino e 11 são mulheres. A maioria dos pacientes tem idade entre 28 e 35 anos. JULIANA comentou que o país teve uma queda de 16 por cento no índice de novos casos, mas a realidade ainda é preocupante.

A região tem 360 pacientes com Aids em acompanhamento pelo ambulatório de Infecções sexualmente transmissíveis da secretaria municipal de saúde. A informação é da coordenadora do ambulatório, JULIANA PINHEIRO. Ela disse que os pacientes recebem todo o acompanhamento, além dos medicamentos para controlar a doença. JULIANA citou que houve um avanço muito grande no tratamento da Aids e isso acabou criando a sensação de que a doença não é tão severa. Ele disse que esse quadro está levando as pessoas a adotarem comportamentos de risco. Apesar de a rede pública garantir acesso a todo o tratamento, oito pessoas morreram na região em razão de doenças que surgiram diante da debilidade do sistema imunológico dos portadores do HIV.

Trabalhos particulares de agricultores de SJCedro serão feitos em 2019. O secretário da agricultura, PEDRINHO CASARIN destaca que existe uma série de pedidos para serviços com o maquinário principalmente para investimento nas propriedades. Ele explica que há solicitações de terraplenagens para ampliação de aviários, galpões e estruturas de confinamento de animais. O secretário lembra que o município concede incentivos e também contrata maquinários que não estão disponíveis pelo poder público. Ele esclarece que neste final de ano, apesar da demanda, não será possível atender as propriedades devido a previsão de orçamento. PEDRINHO revela que há dinheiro em caixa, mas não há previsão de gastos para essa finalidade. A expectativa é retomar os atendimentos em fevereiro, já que neste mês e em janeiro o foco é para confecção da silagem. O secretário cita ainda o incentivo a emissão de notas, evitando sonegação de impostos. Segundo ele, as famílias não tem nenhum gasto extra ao emitir a nota das compras e vendas. Ele lembra que os impostos voltaram ao município que fica condicionado a reinvestir no mesmo setor. CASARIN destaca que praticamente todas as ações da prefeitura fornecem subsídios de acordo com a movimentação econômica.

A associação dos criadores de bovinos do Extremo Oeste promoveu sábado o último leilão de gado geral de 2018. De acordo com o presidente da entidade, MOACIR PIROCA, foram comercializados quase 470 animais para recriar e engorda. Ele disse que as novilhas vendidas eram de excelente qualidade e isso resultou em um preço maior do que no último remate que aconteceu em outubro. PIROCA citou que essa qualidade superior também vai provocar um preço diferenciado para os produtores na hora da entrega do rebanho para os frigoríficos. O próximo leilão da associação será realizado em fevereiro de 2019. O calendário de leilões da Associação de criadores de bovinos para o ano que vem já está definido. MOACIR disse que as datas já foram escolhidas e o calendário já foi enviado para a Cidasc. O cronograma deve ser aprovado pela empresa de fiscalização sanitária do estado. Além do leilão de fevereiro, estão agendados eventos em abril, junho, agosto, outubro e dezembro. A associação confirmou o tradicional leilão de reprodutores para agosto.

Conselho Municipal de Agricultura de Princesa realiza reunião de prestação de contas. Na oportunidade a EPAGRI explanou aos presentes as ações desenvolvidas pela entidade no município em 2018, especialmente sobre o projeto ANATER do Governo Federal, que visa desenvolver ações de extensão rural no município. A Secretaria Municipal da Agricultura, por sua vez, através do Secretário RUDI KOBER, igualmente apresentou um resumo dos trabalhos prestados no ano. Também foi discutido e avaliado o programa de confecção de silagem. Ficou definido que ele seguirá com o programa de bônus. A Secretaria atuará novamente na confecção da silagem e os agricultores poderão optar em terceirizar o serviço. Alguns Vereadores acompanharam os trabalhos e puderam opinar e esclarecer suas dúvidas. Por último aconteceu um almoço de confraternização no clube da sede.

Instalação de laticínio em SJCedro gera expectativas dos produtores. O Sintraf, ARNÉLIO NADIN lembra o leite é a principal atividade de renda das famílias da região e a instalação de mais uma empresa gera expectativas quanto as vagas de trabalho e também sobre a venda do produto. Ele considera que a concorrência e competividade de várias marcas pode ajudar os agricultores a barganharem um preço melhor. O presidente reconhece que também há medo de firmar parceria com uma nova empresa devido a série de calotes que os produtores de leite acumulam nos últimos anos. Ele lembra que há mais de 40 famílias que ajuizaram ações na justiça para tentar receber pela produção entregue a LBR em 2014. O laticínio funcionava na mesma planta que acaba de ser adquirida e onde funcionará a Ipanema. NADIM garante que o sindicato vai buscar contato com os empresários para evitar que problemas semelhantes ocorram.

Novas regras para produção de leite preocupam agricultores. O presidente do Sintraf de SJCedro e Princesa, ARNÉLIO NADIM comenta que o escoamento da produção com ampliação de empresas atrai as famílias, mas, as exigências anunciadas na última sexta-feira geram temor. Ele explica que são normativas que melhoraram a qualidade do produto, visando também a exportação, porém, do outro lado, criam dificuldades com aumento de custos. Lembra que as pequenas propriedades possuem mão de obra familiar, mas, com as mudanças, terão que contratar um responsável técnico para acompanhamento. As regras englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a capacitação dos responsáveis pelas tarefas, além do controle de doenças como brucelose, tuberculose e mastites. NADIM lembra que são exigências incluindo manejo sanitário, refrigeração, estocagem, qualidade da água e o uso racional de medicamentos veterinários. Ele prevê que haja desistências da atividade pela série de novas obrigações.

Município realiza coleta seletiva de vidros nesta semana. A Administração de São José do Cedro informa que está disponível em frente ao Ginásio de Esportes uma caçamba estacionária da CETRIC, que é utilizada para a coleta seletiva de vidros. Segundo o secretário, ELANDIR ZANARDI, o caminhão permanecerá no local até o dia 18 de dezembro. Podem ser descartados: garrafas, espelhos, vidraças, vidros quebrados, vidros coloridos, enfim, todo e qualquer objeto que tenha vidro em sua composição. Ele comenta descarte do material deve ser feito com muito cuidado, evitando plástico ou papel. Nesta coleta não serão levadas pilhas ou lâmpadas que são coletados em outras campanhas específicas.

Os lojistas catarinenses estão confiantes e otimistas para o Natal deste ano. De acordo com pesquisa da FCDL, 71 por cento dos consultados esperam que as vendas para a data sejam maiores do que no ano anterior. Para 48 por cento, o crescimento deve ser de até cinco por cento, enquanto 28 por cento são ainda mais otimistas e acreditam em 10 por cento de aumento. De acordo com o presidente da Federação das CDLs, IVAN TAUFFER, o valor gasto com o presente também deve ser maior neste ano. A pesquisa mostrou que o tíquete médio, na avaliação dos associados consultados, deve ficar em 235 reais contra 187 do ano passado.

A pesquisa da FCDL sobre as vendas para o Natal confirmou a tendência da escolha pelo presente útil em datas comemorativas. O levantamento feito pela federação apontou que os itens mais procurados para o Natal devem ser do setor do vestuário, com 37 por cento das intenções de compra. Em seguida, aparecem acessórios com 15 por cento e calçados com dez por cento. A pesquisa também apontou que o parcelamento será opção preferencial para 85 por cento dos consumidores. O presidente da federação, IVAN TAUFFER disse que os consumidores estão mais cautelosos e evitando cada vez mais a compra de presentes supérfluos. Quase nove em cada dez empresários projetam que 2019 será um ano melhor do que 2018 para o comércio. Para o presidente o levantamento não revela apenas um sentimento de otimismo, mas sim uma projeção baseada em dados concretos da retomada da economia.

Empresários no ramo de mercados aguardam aumentos nas vendas de final de ano. RODRIGO ALBANEZI lembra que todos os anos é aguardado aumento das vendas em vários segmentos e em SJCedro o cenário e expectativa também são as mesmas do que o restante do Estado. Devido ao natal existe incremento em setores de vestuário, brinquedos, moveis e eletrônicos. Ele afirma que os mercados também percebem que neste período de recebimento de décimo terceiro salário e férias as pessoas costumam comprar mais. A previsão é melhorar em relação aos primeiros meses. Os principais itens nos mercados são vendas de chocolate, carne, bebidas e frutas. ALBANEZE percebe que durante o mês de dezembro e janeiro também há presença de parentes e visitantes no município que faz com que os consumidores comprem mais. Segundo ele, o estabelecimento tem padaria própria e também está se programando com as reservas de bolos e outros alimentos. Outro ponto forte é a venda de embutidos como salame que também terão estoque.

Inauguração da sede própria da câmara de Guaraciaba ocorre na semana que vem. A cerimônia está marcada para segunda-feira que vem, com início às 18 horas, na estrutura localizada na esquina das ruas Treze de Maio com a Ademar de Barros, antigo Besc. O evento contará com a presença de autoridades municipais, regionais, estaduais e federais. Entre eles, do presidente União dos Vereadores do Brasil, GILSON CONZATTI. Os investimentos na nova sede foram em torno de 300 mil reais sendo realizadas todas reformas e adequações do espaço físico e aquisição de todos os móveis novos. Os recursos são oriundos do orçamento do legislativo referente ao exercício de 2018.

Região de fronteira de Santa Catarina é, estatisticamente, uma das mais seguras do Brasil. A avaliação é do comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar, MARCELO DE WALLAU. De acordo com ele, a comparação de alguns índices registrados em Santa Catarina pode ser feita com a realidade de alguns países da Europa. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam, por exemplo, que, neste ano, em mais de 70% dos municípios catarinenses, não há registros de homicídios desde o início deste ano. WALLAU salienta que a localização geográfica do extremo oeste, na faixa de fronteira com a Argentina e como ligação mais próxima com o Rio Grande do Sul, traz algumas peculiaridades quanto ao tipo de ocorrências.Por isso, as apreensões de cigarro, de drogas e algumas armas de fogo são frequentes, mas para ele, ainda não chegam a ser preocupantes. Para manter o controle sobre essa situação, e ainda diminuir os registros de crimes transnacionais, o tenente-coronel diz que a aposta é em operações de fiscalização cada vez mais frequentes.

Óleo na Pista causa acidente na Avenida Uruguai em Itapiranga. O óleo vazou de um caminhão no final da manhã desta segunda-feira, em um trecho de mais de 200 metros, próximo à fábrica de rações. Um motociclista sofreu uma queda no local e teve ferimentos pelo corpo. Ele foi atendido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital Sagrada Família. O Corpo de Bombeiros fez a lavagem da pista, que ficou escorregadia. O filtro de óleo do caminhão foi encontrado. Um segundo acidente ocorreu em seguida, no começo da tarde, por volta das 13 e 30 entre as Ruas da Matriz e São José, próximo ao cemitério de Itapiranga. Se envolveram um Celta e uma Moto, ambos de Itapiranga. Nesta ocorrência o motorista do Celta, de 22 anos, não se feriu. O motociclista, de 62 anos, foi arremessado sobre o veículo. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para atendimento médico.

Vereador de Dionísio Cerqueira é flagrado dirigindo embriagado. A Polícia de Barracão acabou flagrando o momento em que um Astra, com placas de Dionísio Cerqueira, se envolveu em um acidente na Rua Nereu Ramos, no entanto o motorista não parou, sendo realizado o acompanhamento e lograda a abordagem na avenida República Argentina. Após a abordagem, a guarnição do Paraná repassou a ocorrência à equipes de Dionísio Cerqueira, que realizou a identificação do motorista, JOELSON DE LIMA, sendo constatado que ele estava em visível sinal de embriaguez. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao condutor, por embriaguez ao volante, sendo que no momento de ser conduzido à delegacia, o motorista passou a queixar-se de dores sendo encaminhado ao hospital. O médico plantonista alegou que devido às condições clínicas do paciente ele ficaria em observação durante a noite.Sendo assim o vereador foi liberado aos cuidados médico, e os fatos foram repassados a Polícia Civil que deverá investigar o caso.

Traficantes são presos e droga é apreendida em ação conjunta da Polícia Militar. Por volta das 22 horas de ontem, policiais militares de Maravilha realizavam rondas quando abordaram uma motocicleta com dois ocupantes no Bairro Frei Damião. Com eles foram apreendidos 48 gramas de maconha e cerca de 540 reais em dinheiro. Eles disseram que compraram a droga em Cunha Porã. A partir de informações coletadas com a Polícia Militar de Chapecó foi organizada uma operação composta por guarnições de Maravilha, Cunha Porã, juntamente com o apoio do PPT e Canil Setorial de SMOeste, a fim de identificar demais pessoas envolvidas. Desse modo, na madrugada de hoje, as duas horas, foi deflagrada a ação no Bairro Kempfer, em Cunha Porã, numa residência onde, segundo informações, ocorria crime de tráfico de drogas, sendo localizados 335 gramas de maconha e realizada a prisão de dois suspeitos por tráfico de drogas. A ação integrada resultou na prisão de 4 pessoas e na apreensão de 383,3 gramas de maconha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.