ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 03/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O Catar sairá da Organização dos Países Exportadores de Petróleo em primeiro de janeiro, após quase 60 anos de filiação, para se concentrar na produção de gás natural. O Catar, o menor país da Opep em tamanho e população, exporta cerca de 128 bilhões de metros cúbicos por ano, segundo dados da organização. Apesar da mudança, o Catar, que é o maior exportador de gás natural liquefeito do mundo e tem a terceira maior reserva de gás natural do mundo, continuará produzindo petróleo.

Começaram neste domingo em Katowice, na Polônia, as negociações anuais da ONU sobre o clima. Neste ano, a principal tarefa da COP 24 será estabelecer o “livro de regras” do Acordo de Paris, ratificado em 2015 e no qual 195 países se comprometeram a limitar o aquecimento da Terra a até dois graus até o fim do século. O “livro de regras” deve definir como, especificamente, essa meta deverá ser alcançada. A intenção é que o que ficou estabelecido em 2015 entre em vigor a partir de 2020.

O presidente da Turquia, RECEP ERDOGAN, desembarcou no domingo na Venezuela para assinar acordos de cooperação com seu colega e aliado, NICOLÁS MADURO. A agenda do presidente turco inclui vários eventos na segunda-feira, de acordo com o palácio presidencial de Miraflores. ERDOGAN está retribuindo a visita de MADUROS que esteve na posse do presidente turco em oito de julho deste ano.

O leilão dos direitos de exploração do excedente da camada pré-sal do petróleo, a chamada cessão onerosa, e a distribuição dos recursos para estados e municípios devem ser alvo de intensas negociações no Congresso Nacional nesta semana. A Câmara dos Deputados tem na pauta do plenário projeto de lei que prevê repasse de 30 por cento do Fundo Social do pré-sal a estados e municípios. Criado em 2010, o fundo é destinado a receber a parcela dos recursos do pré-sal que cabem ao governo federal. No Senado, um projeto que estabelece regras para leilão do excedente ainda está à espera de ser votado.

A Procuradoria da República em Brasília entrou com ação civil de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Defesa JAQUES WAGNER, senador eleito pela Bahia, por suposta atuação indevida em nomeação no ano de 2015, quando ocupava o ministério do governo DILMA ROUSSEFF.

Conforme o Ministério Público, WAGNER atuou para a nomeação do segundo-tenente músico do Exército JEFERSON DA SILVA FIGUEIREDO, marido da ex-ministra IDELI SALVATTI, para um cargo do governo brasileiro em Washington. Em nota, a assessoria de JAQUES WAGNER afirmou que vê com "estranhamento" a notícia repercutida neste sábado sobre a ação, que é de março de 2018 e na qual o senador eleito ainda não foi notificado.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO receberá nesta semana mais de 100 parlamentares de quatro partidos para reuniões no gabinete do governo de transição, em Brasília. As conversas com integrantes das bancadas de MDB, PRB, PR e PSDB foram intermediadas pelo futuro ministro da Casa Civil, deputado ONYX LORENZONI, coordenador da transição. As conversas com integrantes das bancadas dos partidos têm por objetivo assegurar maioria parlamentar no Congresso e tentar garantir a aprovação de projetos cujo teor transcende interesses específicos das bancadas temáticas, como a reforma da Previdência, por exemplo.

Dentre as dez maiores cidade de Santa Catarina, Joinville foi a que registrou a maior queda no número de assassinatos. Dados da Secretária de Segurança Pública do Estado demonstram que a diminuição entre janeiro e agosto de 2017 em comparação com o mesmo período deste ano chegou a 37 por cento. Somando as 26 cidades compreendidas da região Norte, a queda foi de 18 por cento. A diminuição percentual observada na região foi maior do que a quantia computada em crimes registrados em todo o Estado neste período, onde a queda foi de 14 vírgula nove por cento.

Três cidades do Oeste catarinense estão com alto risco para a transmissão de dengue, zika e chikungunya, devido ao número de focos do mosquito Aedes aegypti. O diagnóstico foi feito com base no Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, o Lira que é orientado pelo Ministério da Saúde. Os focos do mosquito estão concentrados em 159 municípios catarinenses. Águas de Chapecó, Palmitos e Quilombo foram os municípios que apresentaram alto risco no último levantamento feito em novembro. Outros 28 municípios têm indicativos de médio risco para a transmissão das doenças e 43 com risco considerado baixo.

A Secretaria de Estado da Educação publicou o edital para segunda chamada do Concurso Público do Magistério, na última sexta-feira. São mil vagas para professor no nível de ensino médio nas escolas estaduais e unidades indígenas. As atividades começam no ano letivo de 2019. As chamadas serão realizadas entre hoje e amanhã, por meio das Gerências Regionais de Educação e Unidades de Atendimento. As vagas serão para professores das disciplinas de artes, língua portuguesa e inglesa, matemática, geografia, história, sociologia, química, filosofia, e educação física.

Caminhada das lanternas reúne igrejas em Campo Erê. A tradicional Caminhada das Lanternas aconteceu neste sábado. O evento, que anualmente reúne a Igreja de Confissão Luterana no Brasil, a Igreja Luterana do Brasil e Igreja Católica, teve início na igreja do Bairro São Francisco, seguindo pela Rua Maranhão, passando pela Igreja Luterana e encerrando na Igreja Matriz. Um grande público de fiéis todos os anos se reúnem e em procissão celebram a vida, o amor e a fé em Jesus Cristo.

Igreja Católica participa da Caminhada Das Lanternas há vários anos. Quem lembra é o pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil de Campo Erê LEANDRO KONFLANZ. Ação, explica o pastor, marca o início do ano eclesiástico. Cita que para a sociedade o ano encerra no dia 31 de dezembro, mas para a Igreja o ano termina no último domingo do ano da igreja.

Comunidade se prepara para Romaria de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Segundo MARISE KERCOVEN, uma das organizadoras, estão sendo realizados os últimos preparativos para o evento religioso, que acontece neste sábado, feriado municipal em Campo Erê. A saída da romaria está prevista para ás oito horas da manhã de frente da Igreja Matriz seguindo para o Faxinal, onde acontece a missa. Lembra que no caminho até a comunidade haverá diversas paradas para meditação. Esses momentos serão feitos pelas equipes dos bairros da cidade.

Há mais de 40 anos fiéis católicos fazem a procissão, da igreja matriz até a comunidade do Faxinal. MARISE, destaca que as equipes responsáveis pela realização do evento estão empenhadas para que tudo ocorra normalmente na romaria da padroeira do Sagrado Coração de Jesus. Ela frisa que neste ano, o feriado cai num sábado, o que facilita mais a participação do público.

Sorteio ano premiado do Mercado Begnini acontece neste mês. CEDIR BEGNINI – proprietário do mercado em Campo Erê, relata que trabalhou o ano todo e cima dessa promoção. O próximo sorteio será dia 29, agora de dezembro. Quem tem cupons em casa deve preencher e levar ao mercado para participar. Ressalta que todos os dados do cupom devem ser preenchidos corretamente. Ao todo são 11 prêmios: primeiro, segundo e terceiro lugar, um vale compras no valor de 250 reais. Quarto, quinto e sexto prêmio um vale compras no mercado no valor de 500 reais. O sétimo, uma bicicleta 18 marchas; oitavo um fogão cinco bocas, nono um refrigerador; décimo uma televisão e décimo primeiro uma moto Honda Biz.

JOÃO DOTTO é eleito novo presidente da ACICE CDL. A eleição da nova diretoria da Associação Comercial Industrial e Comercial de Campo Erê e Câmara de Dirigentes Lojistas, aconteceu na sexta feira. De acordo com o presidente eleito, a nova diretoria deve assumir no dia primeiro de janeiro. A vice presidente será TEREZINHA PAZZA. DOTTO salienta que a diretoria compreende ainda o conselho fiscal, deliberativo e diretor de SPC.

Maior interesse é trabalhar em prol do interesse dos associados. JOÃO DOTTO Presidente eleito da ACICE CDL de Campo Erê, salienta que o objetivo também é de capacitar o comercio para trazer cada vez mais inovação. DOTTO já esteve à frente da ACICE CDL em anos anteriores e afirma que o desafio é grande e espera que os associados sejam os grandes colaboradores e estejam à disposição da associação.

Novidades no setor de regularização fundiária em Campo Erê. NELSON TRESSOLDI – responsável pelo programa no munícipio, ressalta que a novidade é para todos os moradores que aderiram ao Programa Lar Legal, do Loteamento jardim Esperança. Nesta quarta-feira, a partir das 20 horas no centro de eventos, será feita a entrega das matrículas dos imóveis.

Programa Lar Legal beneficia 59 famílias do Jardim Esperança. TRESSOLDI lembra que o processo de escrituração desses imóveis, iniciou em 2014, pela RV Topografias que tinha convênio com estado e municípios. NELSON, frisa que outros loteamentos já foram beneficiados e o processo concluído. Aos poucos todos vão ganhando vez e conforme as liberações saem vão sendo anunciadas.

Processo de regularização fundiária é demorado. Afirmação é do responsável pelo setor em Campo Erê, NELSON TRESSOLDI. De acordo com ele, os tramites são bastante burocráticos, por isso da demora. Nesta quarta, serão 59 certidões entregues as famílias. O ato deve contar com a participação do prefeito, autoridades e famílias contempladas.

Quilombo tem alto risco de transmissão para dengue, zika e chikungunya. E o que aponta um levantamento feito recentemente. Três cidades do Oeste catarinense estão com alto risco para a transmissão de dengue, zika e chikungunya, devido ao número de focos do mosquito Aedes aegypti. O diagnóstico foi feito com base no Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, orientado pelo Ministério da Saúde. Os focos do mosquito estão concentrados em 159 municípios catarinenses.

Águas de Chapecó, Palmitos e Quilombo foram os municípios que apresentaram alto risco no último levantamento. Ação foi feita no mês de novembro. Outros 28 municípios têm indicativos de médio risco para a transmissão das doenças e 43 com risco considerado baixo. Segundo o índice divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a Dive, nas três cidades com alto risco, a cada cem imóveis pesquisados pelo menos quatro tinham focos do mosquito.

Ações preventivas devem ser intensificadas. A recomendação é da bióloga DEYSE ANGELINI, da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó, responsável pelo setor de epidemiologia dos municípios da região. Segundo ela, é bastante preocupante porque está iniciando os períodos mais quentes, porque o verão está chegando e a tendência é que esse número de casos aumente muito. Se começar a ter transmissão da doença de chikungunya ou zika, a região terá muita gente doente e não é o que a saúde não quer.

A orientação é que os municípios intensifiquem as ações de controle ao Aedes Aegypti. A bióloga DEYSE ANGELINI, diz que a comunidade toda deve se envolver nessa luta. Nos três municípios com maior risco, ela conta que a saúde envolveu os moradores para eliminar pontos de acúmulo de água que representem risco de reprodução do mosquito.

Secretário de Estado da Agricultura ministra palestra a produtores rurais. AIRTON SPIES, secretário de Estado da Agricultura, esteve em São Lourenço do Oeste, ministrando palestra aos produtores rurais do município. Durante o evento, teve o pagamento da quarta parcela do Programa Cheque do Leite aos bovinocultores leiteiros de São Lourenço do Oeste. O secretário repassou informações sobre a representatividade da produção leiteira de Santa Catarina, em especial, da região extremo oeste.

Investimentos para o aprimoramento constante da atividade é abordado por secretário em palestra. SPIES que é Doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências Agrícolas, tem graduações como Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas, também é formado como Técnico Agrícola, integra o Conselho Estadual do PronafSC desde 2007, atuou na Epagri há mais de 30 anos, onde exerceu a função de extensionista rural e pesquisador falou com os agricultores assuntos bem interessantes e de grande conhecimento aos produtores.

Criança de 20 dias engasga com leite materno e tem ajuda da polícia. Foi ontem, em São Lourenço do Oeste. A mãe da criança entrou em contato com a Polícia Militar, que repassou as primeiras orientações via telefone. Segundo a mãe da criança, a filha já estava desacordada e sem respirar. Os policiais orientaram a mãe, pedindo para que ela colocasse a criança de bruços no seu antebraço, com a cabeça em sua mão e a boca para baixo, inclinando a criança levemente para baixo. Durante a orientação por telefone, uma viatura se deslocou até a casa da solicitante. O Corpo de Bombeiros também foi informado da situação. Antes mesmo da viatura chegar, a mãe, com a orientações do policial, conseguiu ajudar a criança, que voltou a respirar.

Homens são vítimas de agressão com facão. Duas pessoas foram vítimas de agressão. Conforme o Corpo de Bombeiros, na noite de ontem, por volta de 21 horas e 30 minutos, no bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste. Conforme os bombeiros, as agressões foram ocasionadas por facão. Um homem de 25 anos, apresentava ferimento lacerante na cabeça, na região da orelha esquerda. Já outro homem, de 49 anos, estava com ferimento lacerante na parte da frente da cabeça. Ambos receberam os primeiros socorros dos bombeiros e depois foram levados até o pronto atendimento. O motivo das agressões não foi divulgado pelas autoridades.

Adolescente de 14 anos morre afogado em açude. Na tarde deste sábado, 01, por volta das 16h15, os Bombeiros de Modelo e Pinhalzinho foram acionados para atender ocorrência de afogamento registrada na Linha Janguta, interior de Modelo. As guarnições foram acionadas para resgatar um adolescente de 14 anos que havia caído em um açude às 15 horas e 45 minutos. Após realizar buscas por aproximadamente 30 minutos, o jovem foi encontrado pelos bombeiros a cerca de três metros de profundidade. Os bombeiros realizaram os primeiros socorros e encaminharam a vítima até o hospital, mas ela não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital de Modelo. O nome da vítima não foi informado.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.