-STF VAI RETOMAR NA SEMANA QUE VEM PROCESSO SOBRE CORREÇÃO MONETÁRIA DO FTGS
-SANTA CATARINA CHEGA À MARCA DE 100 MIL CIRURGIAS ELETIVAS REALIZADAS EM 2023
-OPERAÇÃO FINADOS VISA GARANTIR A SEGURANÇA DOS VIAJANTES ATÉ DOMINGO
-ESCOLAS REQUEREM COMPROVANTE DE VACINAÇÃO PARA REALIZAR MATRÍCULAS
-DESMORONAMENTO DE MURO NO RIO CEDRO SE DEU DEVIDO A GRANDE QUANTIDADE DE CHUVA
-JULGAMENTO DA OPERAÇÃO LEITE ADULTERADO II MANTÉM A CONDENAÇÃO DE 15 INTEGRANTES
-ESTRADAS DO INTERIOR DE ANCHIETA SOFREM COM DESLIZAMENTO DE TERRA
-TRÊS PEDIDOS DE GUARUJÁ SERÃO NOVAMENTE REFORÇADOS AO DNIT
-ALUNO VAI CONTRA AS REGRAS ESCOLARES E AGRIDE PROFESSORA
-EX-FUNCIONÁRIO AMEAÇA DONA DE ESTABELECIMENTO EM CEDRO
O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A previsão para as próximas horas é de tempo... A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus. A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
GLOBO – SEXTA – 03.11.23 – MELLER
A Ucrânia anunciou na quarta-feira que a Rússia bombardeou mais de cem locais do seu território nas últimas 24 horas, o maior número de alvos em um único ataque desde o início do ano. Desde o lançamento de sua ofensiva, em fevereiro de 2022, as forças russas dispararam milhões de projéteis de artilharia contra vilarejos e cidades ucranianas perto das linhas da frente, reduzindo muitas a escombros em todo o país. Além disso, um ataque russo a uma refinaria de petróleo provocou grandes estragos. A Ucrânia e os seus aliados ocidentais temem que a Rússia intensifique seus ataques às infraestruturas energéticas do país antes do inverno, como fez no ano passado.
As Forças de Defesa de Israel anunciaram na noite desta quinta-feira que cercaram completamente a Cidade de Gaza, enclave de onde partiram os ataques terroristas perpetrados pelo grupo terrorista islâmico Hamas no dia 7 de outubro e que deixaram mais de mil 400 mortos em território israelense. Em resposta à declaração, o braço armado do Hamas disse que Gaza seria uma "maldição" para Israel e que seus soldados voltariam para casa "em sacos pretos". Depois de quase quatro semanas de conflito, o número de mortos na Faixa de Gaza ultrapassou os nove mil, sendo três mil 760 crianças, de acordo com informações divulgadas por autoridades locais.
GLOBO – SEXTA – 03.11.23 – MELLER
ATENÇÃO - FIM DE BLOCO
O governo dos Estados Unidos disse nesta quinta-feira que está explorando a possibilidade de pedir uma série de pausas no conflito entre Israel e Hamas para ajudar as pessoas a saírem de Gaza com segurança e permitir a entrada de ajuda humanitária. Os americanos são contra um cessar-fogo total. O porta-voz da segurança nacional, JOHN KIRBY, disse a jornalistas que essas pausas devem ser temporárias e localizadas, e insistiu que elas não impedirão Israel de se defender. O presidente norte-americano, JOE BIDEN, falou na quarta-feira sobre a necessidade de uma pausa para dar tempo para a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas, mas descartou a possibilidade de um cessar-fogo total.
-STF VAI RETOMAR NA SEMANA QUE VEM PROCESSO SOBRE CORREÇÃO MONETÁRIA DO FTGS
A massa de rendimento salarial paga aos trabalhadores brasileiros cresceu de novo e fechou o terceiro trimestre deste ano em 293 bilhões de reais. O valor, dois vírgula sete por cento maior do que o estimado nos três meses anteriores, renova o maior patamar da série história, iniciada em 2012. O resultado recorde, apurado pelo IBGE, acompanha a evolução do rendimento médio dos trabalhadores, que finalizou o período em dois mil 982 reais, alta de um vírgula sete por cento em relação ao trimestre encerrado em junho. A remuneração é a maior desde março de 2021. A evolução salarial dos trabalhadores no terceiro trimestre foi puxada pelo aumento das remunerações médias pagas pela indústria e administração pública. As demais atividades não apresentaram variações significativas.
O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, admitiu nesta quinta-feira que as novas exceções de benefícios incluídas pelo relator no Senado, EDUARDO BRAGA, elevam a alíquota padrão do futuro imposto sobre valor agregado federal, estadual e municipal para até 27 e meio por cento. A primeira versão do relatório da reforma tributária no Senado Federal foi apresentada por BRAGA no fim de outubro. O texto traz algumas exceções, ou seja, regimes especiais de cobrança de impostos — ou seja, redução ou definição específica de tributos para determinadas atividades em comparação com a alíquota padrão. A expectativa é que o relatório seja votado em novembro. Segundo HADDAD, esse conjunto de exceções representa um aumento de meio ponto percentual em relação ao texto que passou na Câmara dos Deputados.
O Supremo Tribunal Federal julga na próxima terça-feira o processo que discute a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A ação seria julgada em outubro, mas foi adiada após pedido de integrantes do governo federal. Atualmente, o FGTS é corrigido pela Taxa Referencial mais três por cento. O Solidariedade, que apresentou a ação, afirma que desde 1999 o índice não é suficiente para repor o poder aquisitivo dos trabalhadores. Em abril, quando os ministros começaram a votar o caso, o ministro NUNES MARQUES havia pedido vista, ou seja, mais tempo para analisar o tema. No voto, Barroso, que é o relator, entendeu que não há inconstitucionalidade no uso da TR nem previsão constitucional para que os valores do FGTS sejam indexados à inflação.
-SANTA CATARINA CHEGA A MARCA DE 100 MIL CIRURGIAS ELETIVAS REALIZADAS EM 2023
Santa Catarina registrou a abertura de 12 mil vagas formais de trabalho na economia em setembro. O setor de serviços apresentou a maior contribuição, com sete mil e cem empregos, enquanto a indústria gerou mil e 400 vagas. De acordo com análise do Observatório FIESC, a continuidade do processo de desinflação, com a queda nos preços de alimentos e o reajuste do salário mínimo real vêm sustentando o consumo das famílias e o ritmo de geração de empregos no estado. O aumento da demanda das famílias por produtos de higiene e beleza e artefatos em material plástico, por exemplo, além do fornecimento de embalagens para setor alimentício, estimulou a geração de 538 vagas no setor. Já a fabricação de alimentos ocupou a segunda posição em setembro, com 522 empregos, principalmente nas indústrias de produtos panificados, laticínios e pratos prontos.
A Comissão de Finanças e Tributação apresentou, nesta semana, os pareceres preliminares dos projetos de leis que tratam da Lei Orçamentária Anual de 2024 e do Plano Plurianual para o período 2024-2027. A ação segue o cronograma estabelecido pelo colegiado para a tramitação das matérias, de procedência do Executivo, e abre o prazo até o dia 13deste mês para vista coletiva aos integrantes da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça de SC, Ministério Público de SC e Tribunal de Contas do Estado. Com a apresentação dos pareceres, os deputados e bancadas regionais também ficam autorizados a apresentar, até o dia 22, emendas de caráter impositivo e não impositivo. Com previsão de receitas e despesas em 48 bilhões e 800 milhões de reais, a LDO contém as ações que o governo pretende desenvolver no ano que vem, entre obras, custeio da máquina e repasse aos demais poderes.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina atingiu a marca de 100 mil cirurgias eletivas feitas neste ano. Os procedimentos fazem parte do mutirão iniciado em janeiro para zerar a fila de espera de pacientes. Segundo informações do governo de Santa Catarina, o volume de procedimentos ajudou a reduzir a fila no Estado. Em 30 de janeiro, quando teve início o mutirão, 105 mil pessoas aguardavam por operações que não são consideradas de urgência em todo o Estado. Atualmente, esse número caiu para 46 mil e cem. O número representa uma redução de 56 por cento. Além das cerca de 60 mil cirurgias feitas para pacientes que já estavam na fila quando o mutirão começou, no fim de janeiro deste ano, os outros 40 mil procedimentos executados no decorrer deste ano atenderam pessoas que entraram na fila já neste ano, a partir de fevereiro.
-DESMORONAMENTO DE MURO NO RIO CEDRO SE DEU DEVIDO A GRANDE QUANTIDADE DE CHUVA
-JULGAMENTO DA OPERAÇÃO LEITE ADULTERADO II MANTÉM A CONDENAÇÃO DE 15 INTEGRANTES
Desmoronamento do muro do Rio Cedro, que ocorreu nesta semana, não foi oriundo de vazamentos do Semae. A informação é do Diretor, JAIR POSTAY. Segundo ele, no dia do ocorrido o Semae foi acionado pois havia um vazamento de água. Contudo, o desmoronamento do muro se deu por conta de uma infiltração de água devido a grande quantidade de chuvas detectadas nos últimos dias. Sendo que após a queda do muro, um cano do Semae foi rompido. O mesmo já foi consertado pela equipe provisoriamente, para que posteriormente, quando o local for limpo, o serviço seja feito definitivamente. Em relação a falta de água, POSTAY comentou que por enquanto não houve esse problema, mas pode acontecer devido a grande quantidade de chuva que acaba turvando a água e complicando a limpeza e entrega a população.
Adutora de tratamento de água rompeu devido às fortes chuvas desta semana. A informação é da Diretora de Manutenção do SEMAE, CLEITIANE TOIGO. Segundo ela, o vazamento ocorreu no início da madrugada e o plantão do SEMAE foi acionado. Destaca que o local do vazamento não foi localizado, devido a alta precipitação. Informa que os plantonistas estão trabalhando no monitoramento do rio das flores durante todo o dia e noite, para que não haja inundação na sala de máquinas. CLEITIANE menciona que o fornecimento de água está prejudicado nos locais mais altos do município, mas os operadores estão trabalhando para que o vazamento seja encontrado e consertado. Destaca que apesar do rompimento, a água que chega até a estação de tratamento está sendo tratada e distribuída para o município.
Consumidores devem reduzir o consumo de água devido ao rompimento da adutora.A informação é da Diretora de Manutenção do SEMAE, CLEITIANE TOIGO. Segundo ela, apesar da água estar sendo tratada e distribuída de maneira habitual, algumas áreas terão o abastecimento prejudicado, a exemplo do Loteamento Alta Colina, que encontra-se localizado na parte alta da cidade. Diante disso, CLEITIANE solicita para os moradores do município, que economizem a água, para que o abastecimento possa ocorrer de maneira habitual até encontrarem o local de vazamento da adutora.
Rede municipal de Palma Sola abrirá o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2024 na semana que vem. A informação é da Secretária de Educação, ROSA LARA. Segundo ela, muitas pessoas podem pensar que está cedo para refazer ou fazer a matrícula escolar de seus filhos, contudo, é importante se organizar o quanto antes para entrar no próximo ano com o pé direito. Nesse sentido, a partir de segunda-feira, dia seis de Novembro, as matrículas e rematrículas dos educandários do município estarão abertas, se encerrando no dia 14. ROSA enfatiza que a maior escola do município abrirá o seu período de inscrições a partir do dia 20, não sendo no mesmo período que os demais educandários. Para realizar a matrícula e rematrícula é fundamental que a pessoa responsável pelo estudante compareça na escola com os documentos da criança e um comprovante do posto de saúde de que a vacinação está em dia.
Cada creche do município de Palma Sola oferecerá 75 vagas para o ano letivo de 2024. A informação é da Secretária de Educação, ROSA LARA. Segundo ela, mesmo havendo um grande número de vagas disponíveis em cada creche, apenas uma acaba ficando com uma grande demanda de alunos. Pois a mesma abrange dois bairros e parte da cidade. Contudo, para evitar isso, ROSA pede para que os pais que tenham carro e mais condições levem os seus filhos para outra creche, a fim de deixar a vaga para os pais que não tem condição de se deslocarem. Além disso, a secretária comentou que provavelmente haverá um aumento das vagas, uma vez que a iniciativa já está prevista no censo escolar.
Várias comunidades de Anchieta sofreram com deslizamento de terra nas estradas do interior em virtude da grande quantidade de chuva. A informação é do Secretário, CLAUDECIR VIEIRA. Segundo ele, mesmo sendo ponto facultativo no dia de hoje, equipes foram convocadas para auxiliar nos problemas ocasionados pela chuva. Na Linha Minha Saúde, por exemplo, não há como realizar a passagem de veículos para adentrar a comunidade. Já a Linha Aparecida, encontra-se com o mesmo problema na estrada geral. Nesse sentido, para solucionar esses e demais problemas, a equipe estará trabalhando durante todo o dia de hoje e também no sábado de manhã, para que as pessoas possam ter passagem para suas comunidades. Além disso, a equipe também estará destrancando alguns bueiros e valetas que foram atingidos pela chuva. VIEIRA pede a compreensão de todos, pois os problemas não serão 100 por cento solucionados, uma vez que ainda está chovendo, dificultando que as equipes realizem seus trabalhos.
Anchieta contabilizou mais de 100 milímetros de chuva nas últimas horas. A informação é do Secretário, CLAUDECIR VIEIRA. Segundo ele, durante a noite contabilizou-se fortes chuvas durante apenas algumas horas, contudo, continua chovendo durante o dia todo. Nesse sentido, com a grande quantidade de chuvas, as estradas e bueiros sofreram com deslizamentos de terra. Conforme VIEIRA, no mês passado o município contabilizou mais de 500 mililitros de água, o que só auxiliou nos problemas de infraestrutura. Além disso, as lavouras também foram atingidas e demais outras questões que já estão sendo atendidas. Sendo assim, há uma equipe especializada que está percorrendo as comunidades a fim de mapear os locais danificados e informar a equipe que está com as máquinas para efetuar os trabalhos de revitalização.
Rio Uruguai chega próximo a nove metros devido às chuvas das últimas horas. Às nove horas desta sexta-feira, o nível do rio atingiu a marca de oito vírgula 88 metros acima do normal, um aumento de quatro centímetros na última hora. O trabalho de travessia da Barca Aliança, entre Itapiranga-SC e Barra do Guarita-RS foi interrompido na noite de quinta-feira e segue sem travessia na manhã desta sexta-feira, devido a cheia e a dificuldade de embarcar e desembarcar os veículos. Dessa forma, os responsáveis pela balsa seguem orientações dos bombeiros sobre segurança para o transporte em períodos de intensas chuvas e elevação de nível de água do Rio Uruguai.
Operação Finados foi iniciada ontem em toda a região. A informação é do Policial Rodoviário Federal JAIRO MEYER. Segundo ele, a operação teve início ontem e irá até às 23 horas e 59 minutos de domingo. Destaca que a operação esta sendo realizada para que a população possa viajar com segurança durante o feriado. Enfatiza que para essa operação, foi realizada a convocação de efetivo extra, para que sejam reforçados os cuidados. Acredita-se que o fluxo não será muito intenso, uma vez que o feriadão será somente para os servidores públicos. MEYER informou que até o momento, a PRF não registrou nenhuma ocorrência, apesar da grande quantidade de chuva.
Chuva é um risco adicional que o condutor está sujeito. A informação é do Policial Rodoviário Federal JAIRO MEYER. Segundo ele, quando o condutor vai para a rodovia ele deve ter cuidados, mas na chuva ele deve prestar muito mais atenção em vários itens, a exemplo da verificação dos pneus, uma vez que nessas condições climáticas o risco de aquaplanar é grande, bem como de cair em buracos, uma vez que a agua da chuva encobre e tira a visibilidade de sua fundura. Menciona que a pista da BR 163 não é tão lisa, em virtude de o material utilizado ser diferente da manta asfáltica e informa que a velocidade permitida nesse trecho em obras é de no máximo 60 por hora e continuará sendo até a conclusão da obra. MEYER informa que todo o cuidado é necessário, uma vez que a atenção deve ser redobrada e a velocidade diminuída, para que não ocorra nenhum acidente que coloque em risco a sua vida e a de outros condutores e passageiros.
Vice-prefeito de Guarujá do Sul tem agenda confirmada na próxima semana em Florianópolis. A informação é do próprio, NOÉ BENETTI. Segundo ele, na terça e quarta-feira há audiências marcadas com alguns deputados, como ALTAIR SILVA e PEPÊ COLAÇO. Além disso, todos os gabinetes dos deputados serão visitados, como de costume. Ainda na quarta-feira à tarde, BENETTI tem uma audiência marcada com o DNIT, onde será reforçado situações que já são cobradas a algum tempo e ainda não foram resolvidas. Ao todo são três pedidos, um referente a passarela que deverá ser construída no trevo, a fim de garantir uma melhor segurança aos moradores que necessitam atravessar a BR cotidianamente. Uma periferia ou paralela que saia do trevo do Pessegueiro e vá até o Parque Industrial. E um redutor de velocidade que deverá ser posto no mesmo local. Na quinta-feira, outra audiência está prevista para ser realizada com o Senador Esperidião Amin, caso não seja possível, seu secretário se fará presente.
15 integrantes de uma organização criminosa de Mondaí foram condenados após a comprovação de que adulteravam o leite. Por seis meses o Ministério Público investigou, na Operação Leite Adulterado II, as atividades da empresa e verificou que, durante pelo menos seis anos, o leite destinado ao consumidor era adulterado com a adição de produtos químicos ilícitos. Nesse período, cerca de 400 mil litros de leite passavam pela empresa diariamente, em grande parte com adição de substâncias nocivas e proibidas. O objetivo era mascarar a má qualidade do leite e dar maior durabilidade ao produto, prevenindo a ocorrência do leite ácido, cuja venda é proibida. Para aumentar a durabilidade, eram adicionados estabilizantes impróprios para o consumo, tais como soda cáustica e água oxigenada.
Os réus da Operação Leite Adulterado II foram denunciados pela Promotoria de Justiça da Comarca de Mondaí e condenados em primeiro grau pelos crimes de organização criminosa, adulteração de produto alimentício, falsidade ideológica ou crimes contra o consumidor, de acordo com a participação de cada um deles. Ao julgar as apelações dos réus, a primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça manteve as condenações pelos crimes mais graves: organização criminosa e adulteração de alimento. Foi julgada extinta a punibilidade em relação ao delito de falsidade ideológica, em razão da ocorrência da prescrição. A maior pena foi aplicada ao chefe da organização e sócio da Laticínios Mondaí, o qual recebeu 13 anos e seis meses de reclusão em regime inicial fechado. O outro sócio da empresa, também condenado em primeiro grau, faleceu no curso do processo. Em consequência da readequação das penas, foi alterado o regime prisional para semiaberto a três dos réus e para o regime aberto a outro.
Descarga elétrica atinge 20 suínos no interior de São José do Cedro. A informação é da produtora de suínos, MARLEI TOSETTO. Segundo ela, por volta das 10 horas e 40 minutos da manhã de ontem aconteceu à descarga elétrica que atingiu o silo de armazenamento de ração da propriedade. A descarga atingiu a rede elétrica e foi estourando os fios que vão até um dos chiqueiros de suínos. Ela informa que, neste chiqueiro, haviam 1.100 porcos e que 20 deles foram eletrocutados, sendo que desses, aproximadamente 15 porcos terão que ser descartados por não conseguirem se levantar e realizar movimentos, uma vez que a descarga gerou o enrijecimento dos nervos. MARLEI informa que os danos se estenderam pela parte elétrica do chiqueiro, onde os motores de distribuição água e ventilação no local também foram queimados.
- ALUNO VAI CONTRA AS REGRAS ESCOLARES E AGRIDE PROFESSORA
Gás de cozinha explode e deixa homem ferido. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu na tarde desta quinta-feira, feriado nacional de Finados, um acidente envolvendo gás de cozinha e desabamento de uma estrutura. O acidente ocorreu após as 14 horas na Travessa Havaí, no bairro Sagrado Coração de Jesus e no local, um homem foi encontrado com queimaduras de primeiro e segundo grau. A vítima informou que substituiu o botijão de gás e ao acender o queimador do fogão à gás, ocorreu a explosão e o desabamento do local. Diante da gravidade dos ferimentos, o homem foi encaminhado para o Hospital Regional e o local foi isolado e os moradores orientados.
Torcedores do Boca Juniors são detidos com substância suspeita na aduana de Dionísio Cerqueira. A ação ocorreu na manhã de quinta-feira, por volta das 08 horas e 35 minutos, na Aduana de Turismo de Dionísio Cerqueira, quando a equipe da Rotam prestou apoio a Polícia Federal e Polícia Militar cerqueirense durante a abordagem de um ônibus de torcedores do Boca Juniors. Conforme as informações, os torcedores estariam adentrando ao Brasil para acompanhar o jogo do time argentino no Rio de Janeiro. Durante a revista das bagagens pessoais foram encontrados 05 pacotes com folhas que aparentavam ser da planta "COCA", que é proibida no Brasil. Um dos pacotes estava na bagagem de um dos passageiros que se identificou como dono do produto, os outros 4 pacotes estavam no compartimento do motorista, onde o ajudante se identificou como responsável pela substância. Diante dos fatos, os dois homens foram detidos e encaminhados à Polícia Federal para demais providências.
Mulher é ameaçada por ex-funcionário em São José do Cedro. No dia de ontem, dois, a guarnição policial foi acionada para se deslocar até a Rua Paulo Fontes, bairro São Luís, por volta das 17 horas e 45 minutos. Chegando ao local e conversando com a solicitante, esta relatou que foi ameaçada por um ex-funcionário. Entretanto, o autor das ameaças já havia saído do local quando a guarnição chegou. Conforme relatos, a mulher e seu marido estavam em casa trabalhando quando o acusado apareceu lhes ameaçando por questões trabalhistas. O mesmo ameaçou o casal de morte e ficou gritando que "isso não ficaria assim". Ninguém ficou ferido e a vítima decidiu representar posteriormente sobre o fato.
Aluno agride professora em escola de São José do Cedro. O fato teria ocorrido durante essa semana, na Escola de Educação Básica Cedrense. O Departamento de Jornalismo da Rádio Cedro FM entrou em contato com a direção para averiguar os fatos e foi informado que esta não se manifestaria em razão de que a Coordenadoria Regional emitiria uma nota oficial sobre o assunto. Segundo relatos para o departamento de jornalismo, um adolescente, aluno da escola, teria agredido uma professora após ser repreendido por ir contra as regras da escola. A polícia foi acionada e esteve presente no educandário. A direção do colégio repassou as informações à polícia civil e ao Ministério Público. Em nota, a Coordenadoria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira, informou que foram tomadas as medidas cabíveis sobre o fato e que juntamente com a equipe multidisciplinar do Núcleo de Prevenção à Violência nas Escolas estão realizando o acompanhamento da situação junto à comunidade escolar que também tomou todas as medidas cabíveis conforme a Legislação Educacional.