ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 03 11 2018

-BOLSONARO VOLTA A NEGAR CRIAÇÃO DE IMPOSTO SEMELHANTE A CPMF

-MOISÉS DÁ INICIO A NOVA ETAPA DA TRANSIÇÃO DE GOVERNO EM SC

-EMPRESÁRIA VOLTA A RECLAMAR DE VANDALISMO E SUJEIRA NO CENTRO DA CIDADE

-PREFEITURA VAI NOTIFICAR DONOS DE IMÓVEIS COM CADASTRO DESATUALIZADO

-NOVEMBRO AZUL TERÁ CONSULTAS MÉDICAS A NOITE NO POSTO DE SAUDE

-POLÍCIA TENTA IDENTIFICAR HOMEM ENCONTRADO MORTO NO RIO URUGUAI

-PM FAZ BARREIRA DA LEI SECA E APREENDE TRÊS CNHs

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A ordem para assassinar o jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI veio dos "mais altos níveis" do governo em Riad. A declaração foi dada nesta sexta-feira pelo presidente turco, RECEP ERDOGAN, em artigo publicado no "Washington Post". Ele afirmou que os executores estão entre os 18 suspeitos detidos na Arábia Saudita e que estes indivíduos vieram à Turquia para cumprir uma ordem: matar o jornalista. Apesar de afirmar que a ordem veio dos mais altos níveis do governo saudita, o líder turco isentou o rei SALMAN de qualquer responsabilidade sobre o crime.

O assassinato do saudita JAMAL KHASHOGGI, "estrangulado" e "esquartejado" no consulado de seu país na Turquia foi lembrado nesta sexta-feira, "Dia Internacional pelo fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas", criado pela Unesco. Entre primeiro de janeiro e o final de outubro de 2018, a Unesco contabilizou o assassinato de 86 jornalistas. Desde 2006, a entidade condenou os assassinatos de mil e 10 jornalistas e profissionais dos meios de comunicação. Mas nove em cada 10 casos nunca foram julgados.

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta sexta-feira um pedido do presidente DONALD TRUMP para suspender por agora o julgamento de um processo iniciado por jovens ativistas que acusam o governo dos Estados Unidos de ignorar os perigos da mudança climática. A derrota significa que o governo vai agora enfrentar um exame de alto nível da política de mudança climática dos Estados Unidos durante o julgamento, que estava previsto para começar no dia 29 de outubro, em Eugene, Oregon, mas desde então vinha sendo adiado pelo juiz.

Os relógios devem ser adiantados em uma hora neste final de semana, à zero hora de domingo, quando começa o horário de verão. Neste ano, é aplicado pela primeira vez o decreto presidencial que empurrou de outubro para o primeiro domingo de novembro a mudança nos relógios. O horário de verão terminará em 16 de fevereiro. Em comparação com o anterior, terá 21 dias de duração a menos. Atualmente, os relógios são adiantados em uma hora em 10 Estados, entre eles, Santa Catarina.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO, em texto publicado em sua conta no Twitter na manhã desta sexta-feira, negou informações de que sua equipe estaria estudando a criação de um imposto sobre movimentações financeiras. Ele desautorizou informações prestadas junto a mídia por qualquer grupo intitulado 'equipe de Bolsonaro' especulando sobre os mais variados assuntos, tais como CPMF e previdência. Nesta sexta, o jornal O Globo trouxe matéria segundo a qual a equipe econômica do futuro governo pretende criar um imposto sobre movimentações financeiras nos moldes da antiga CPMF.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO oficializou na sexta-feira os nomes da equipe de transição. Os indicados pelo núcleo militar vão ocupar oito dos 24 cargos que compõe a lista entregue pelo deputado ONYX LORENZONI, já definido como futuro ministro da Casa Civil. Na próxima quarta-feira, em Brasília, BOLSONARO vai se encontrar com o presidente MICHEL TEMER e com o ministro DIAS TOFFOLI, presidente do Supremo Tribunal Federal. A equipe de transição fica no cargo de forma temporária até dez dias após a posse do novo presidente da República.

Durante o mês de novembro, 41 cidades catarinenses recebem vacinação contra febre amarela, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. A meta é até fevereiro de 2019 imunizar todos os moradores do estado com idades entre nove meses e 59 anos, que nunca tomaram a vacina. Até o fim de agosto, só os moradores de 162 cidades, a maioria no Oeste catarinense, é que tinham a obrigação de se vacinar contra a febre amarela. Depois, o Ministério da Saúde decidiu estender a vacinação a todos os municípios do estado.

O Poder Executivo estadual editou nesta quarta-feira duas medidas provisórias para receber débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS e do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos de contribuintes inadimplentes. As duas MPs entraram em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quinta-feira e deverão ser apreciadas pelos deputados em até 60 dias. As medidas instituem programas de recuperação fiscal para recuperar as dívidas com os dois impostos.

Em nova reunião do processo de transição, o governador eleito, CARLOS MOISÉS DA SILVA, e a vice-governadora eleita, DANIELA REINEHR, estiveram reunidos com uma equipe multidisciplinar, formada por representantes técnicos de todas as secretarias centrais do governo. O encontro foi realizado na tarde de quinta-feira. A equipe do governador eleito solicitou informações aos integrantes da atual administração, que incluem um diagnóstico orçamentário e financeiro, demandas para os próximos seis meses e projetos planejados, em andamento ou em processo de implementação. O governo atual tem prazo até o dia nove de novembro para que entregar as informações a equipe do governador eleito.

A secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste vai promover neste domingo mais uma edição do Palco Aberto. A atração de amanhã será o show com JUCA BALA. A apresentação começa as quatro horas da tarde na praça Walnir Botaro Daniel e deve ter duas horas de duração. Além do show, o artista também vai lançar o livro “Se não é isso é quase isso”. A obra traz ilustrações dos bilhetes que ele recebe durante os shows realizados em cerca de 25 anos de profissão. O Palco Aberto tem o objetivo de levar arte e cultura para a população que frequenta a praça central da cidade.

O SERT, Sindicato Patronal de Rádio e Televisão de Santa Catarina, vai empossar a nova diretoria da entidade neste final de semana. O evento vai acontecer durante o sétimo seminário do sindicato domingo e segunda-feira no Fazenda Park Hotel, em Gaspar. A única chapa inscrita é liderada pela radiodifusora ANA PAULA MELO. O processo de votação começa ao meio dia e termina as oito horas da noite de domingo, dia quatro. Além da presidente ANA PAULA MELO, a chapa tem como Vice- Presidente para Assuntos de Televisão, MÁRIO NEVES,vice Presidente para Assuntos de Rádio, o diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA, e Vice- Presidente para Assuntos Éticos e Jurídicos, CARLOS ALBERTO ROSS.

O Rádio do Século 21, Mídias Digitais, Vendas e Regulamentação será o tema de seminário de posse da nova diretoria do Sert. Segundo os organizadores, a era digital mudou as formas de comunicação, criou novas mídias e novos conceitos de negócios que podem ser aplicados nas empresas. Durante o evento serão debatidas ações para ir além do marketing tradicional para atrair e dialogar com os clientes. Esses e outros tópicos serão tratados junto com a eleição da nova diretoria do Sindicato Patronal de Rádio e Televisão de Santa Catarina.

Uma empresária do centro da cidade voltou a reclamar do vandalismo e do lixo deixado por pessoas que consomem bebidas alcoólicas na esquina das ruas Barão do Triunfo e Almirante Tamandaré em São Miguel do Oeste. MARIA ELISANGELA DOS SANTOS é dona de uma floricultura. De acordo com ela, muitas pessoas compram bebidas, consomem os produtos na rua e deixam as garrafas e latas jogados no local. Ela comentou que o problema não está no consumo de bebidas na rua, mas sim no lixo que fica espalhado pela calçada e rua. A empresária comentou a prefeitura instalou lixeiras nas proximidades da floricultura, mas os usuários não colocam o lixo no local adequado.

A Polícia Militar precisa aumentar a fiscalização e cobrar a lei municipal de proíbe o consumo de bebida de álcool em via pública. O comentário é do vereador VAGNER PASSOS do PSD. Ele é o autor da lei, aprovada em junho do ano passado na Câmara, que que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos de São Miguel do Oeste. O projeto foi sancionado pela administração, mas não está sendo aplicado. VAGNER disse que a PM fez uma fiscalização nos primeiros dias de vigência da lei, mas que não surtiu efeito. Ele ressaltou a proibição existe e deve ser respeitada.

O Peperi Debates deste sábado discutiu a situação da segurança nas praças públicas do município. O debate de analisou para o uso de espaços como as praças Walnir Botaro Daniel e Berlamino Anoni e os problemas que incomodam os moradores, como o consumo de álcool e drogas. O programa contou com a participação da presidente do Conselho Tutelar CAROLINE DAL BOSCO GONÇALVES, do comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar MARCELO DE WALLAU e dos vereadores VAGNER PASSOS e GILBERTO BERTÉ. O áudio e as fotos do debate de hoje estão no portal da Peperi na internet.

As praças da cidade tem problemas que estão aumentando e que precisam ser enfrentados. A declaração é do vereador do PSD, VAGNER PASSOS. De acordo com ele, São Miguel do Oeste é um município diferenciado, com qualidade de vida e segurança, mas precisa de ações para manter essa condição. VAGNER disse que existe uma preocupação dos moradores em relação ao consumo de álcool e drogas nas praças e por isso é importante que as PM aumente a sua presença no local. Ele explicou que o pedido para instalar um posto fixo da Polícia Militar na praça é um pedido da população que quer mais segurança. VAGNER disse que também é preciso agir com mais rigor com quem comete crimes ou vandalismo nas praças públicas.

Os vereadores estão pedindo mais segurança nas praças da cidades porque não dá para fechar os olhos diante dos problemas. A afirmação é do vereador do MDB, GILBERTO BERTE. Ele participou do Peperi Debates de hoje e disse que tem um comércio perto da praça há 30 anos e durante todo esse tempo viu os problemas de vandalismo, sujeiras e consumo de álcool e drogas no local. BERTE disse que é necessária uma intervenção urgente para enfrentar as situações envolvendo adolescentes. Ele defende que a instalação do Conselho Tutelar nas proximidades ou no prédio que existe dentro da praça vai inibir esses problemas e dar mais tranquilidade para quem frequenta a praça.

A definição do local de atendimento do Conselho Tutelar depende da vontade da população. A declaração é da coordenadora do órgão, CAROLINE DAL BOSCO GONÇALVES. Ela disse que é preciso fazer uma enquete ou consulta com os moradores para que ele digam onde o conselho deve ser instalado. Atualmente, a entidade funciona em uma casa na rua dos fundos do cemitério municipal. CAROLINE comentou que o Conselho tem o dever de zelar pelo cumprimento dos diretos da criança e adolescente. Ela explicou que a fiscalização sobre consumo de álcool e drogas e outros problemas é da Polícia Militar. Ela disse que o problema nas praças ainda existe, mas que reduziu bastante nos últimos anos.

As praças de São Miguel do Oeste são bastante seguras. A declaração é do comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, MARCELO DE WALLAU. De acordo com ele, as duas praças da cidade tinham ambientes propícios para crimes, como por exemplo, falta de iluminação, pontos cegos e pouca movimentação de pessoas. Atualmente, o cenário é bem diferente. WALLAU disse que que nos últimos 12 meses, a PM atendeu 250 ocorrências de posse de drogas e menos de 10 por cento foram nas praças. Na Berlamino Anoni foram oito flagrante de posse de drogas e na Walnir Botaro Daniel, foram 13. Ele disse que ainstalação de um posto fixo vai limitar a atuação da PM porque o policial precisar ficar restrito aquele ponto.

A secretaria de Saúde definiu o calendário de ações que serão desenvolvidas neste mês na campanha Novembro Azul. De acordo com a diretora de saúde, ANA ARNOLD, o objetivo é ampliar o atendimento dos homens como forma de prevenir as doenças, especialmente o câncer de próstata. Ela explicou que em todas as terças-feiras deste mês, o município vai oferecer 30 fichas para consultas médicas na parte da noite. O atendimento será das seis da tarde as oito da noite para homens de 40 a 75 anos. Se houver a necessidade, a equipe vai agendar os exames na mesma noite e os pacientes vão precisar apenas aguardar a chamada.

O dia D da campanha Novembro Azul da secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste está marcado para o sábado do dia 17. O atendimento será das sete e meia as dez e meia na Secretaria de Saúde. Nesse dias, os homens vão ter acesso a exames gratuitos da próstata, teste rápido de Sífilis, HIV, Hepatites B e C, glicemia, pressão arterial, acuidade visual e daltonismo, manutenção de óculos e orientações nutricionais. Para os homens que participarem do DIA D, haverá uma palestra no dia 24 de novembro, no Sesc, com a participação do médico urologista, ALEXANDRE COSTA LIMA. O tema será “Mitos e verdades sobre o câncer de próstata".

A secretaria de Saúde espera uma boa participação dos homens da cidade nas ações da campanha Novembro Azul. A expectativa é da diretora de saúde, ANA ARNOLD. Ela disse que em outubro, mais de mil e 200 exames preventivos de câncer foram realizados no Outubro Rosa e que a agora é a vez dos homens buscarem a prevenção. ANA comentou que resistência dos homens em fazer a prevenção na área da saúde está mudando e que o Novembro Azul contribui para o aumento da conscientização do público masculino.

A prefeitura de São Miguel do Oeste concluiu o trabalho de georreferenciamento da cidade na última semana. Com a utilização de alta tecnologia, uma empresa contratada pelo município efetuou o remapeamento de todo o perímetro urbano, por terra e pelo ar. Um software calculou o tamanho das edificações e cruzou com os dados do Cadastro Imobiliário do Município. O trabalho serviu para identificar algumas diferenças entre o tamanho de casas e prédios e a metragem informada para fins de cobrança de impostos na prefeitura. Nos próximos dias, os proprietários de imóveis com informações incorretas serão notificados pela prefeitura.

Os proprietários de três mil 801 imóveis de São Miguel do Oeste receberão um comunicado, via Correios, sobre a constatação de área construída divergente da que está no cadastro oficial do Município. A informação é do prefeito em exercício, ALFREDO SPIER. As metragens atuais das respectivas edificações foram levantadas no georreferenciamento e servirão como base de cálculo para o IPTU do próximo ano. Em caso de discordância, os proprietários poderão contestar os dados apurados no prazo de 30 dias do recebimento da correspondência. O lançamento será considerado apenas para fins fiscais e o contribuinte ainda precisa proceder a regularização das edificações, de acordo com as normas vigentes.

A Administração Municipal se comprometeu em não aumentar impostos, mas está utilizando mecanismos que aumentam a transparência e a justa cobrança de impostos como o IPTU. A afirmação é do prefeito em exercício, ALFREDO SPIER. Ele explicou que muitos proprietários cadastraram uma determinada planta no momento da construção do imóvel, mas fizeram ampliações sem que estas obras fossem informadas ao setor responsável. SPIER disse que o trabalho georreferenciamento permite o reconhecimento da real situação de cada imóvel e a cobrança adequada do IPTU.

O feriadão de finados começou com grande fluxo de veículos nas rodovias federais que cortam a região Extremo-Oeste. Desde as primeiras horas da manhã de ontem, a Polícia Rodoviária Federal já registrava grande fluxo na BR-163 no Posto de Guaraciaba. Com o aumento do número de veículos nas rodovias os condutores devem redobrar a atenção. Até segunda-feira, a PRF vai intensificar a fiscalização do trânsito nas rodovias a fim de evitar comportamentos que podem aumentar o risco de acidentes graves, como uso do celular ao volante, ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e consumo de álcool. A operação Finados também terá restrição de tráfego para veículos pesados e de carga no próximo domingo, das quatro da tarde as dez da noite.

A Polícia Militar realizou na noite de ontem uma bliz da operação Lei Seca. A barreira foi montada na Waldemar Rangrab, proximidades do Clube Jardim. De acordo com a PM, três CNHs foram recolhidas por estarem vencidas há 30 dias. Um teste de bafômetro foi feito e confirmou embriaguez ao volante. O motorista foi multado. Seis policiais trabalharam na operação. Alguns motoristas tentaram realizar o retorno ao visualizarem a blitz, mas foram abordados pela equipe de motociclistas da PMs.

A Polícia Civil está trabalhando para identificar o homem que foi encontrado morto no Rio Uruguai na manhã desta sexta-feira em Itapiranga. A vítima foi localizada por barqueiros que faziam a travessia entre o município de Itapiranga e Barra do Guarita. Diante da possibilidade de ocorrência de morte violenta, a Polícia Civil, o Instituto Geral de Perícias e o Instituto Médico Legal estiveram no local para analisar o corpo e apurar as possíveis causas da morte. A Polícia Civil de Santa Catarina já entrou em contato com a polícia gaúcha a fim de verificar informações sobre o possível desaparecimentos recente de pessoas nos dois estados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.