ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-11-2018 Sábado

-BOLSONARO VOLTA A NEGAR CRIAÇÃO DE IMPOSTO SEMELHANTE A CPMF

-MOISÉS DÁ INICIO A NOVA ETAPA DA TRANSIÇÃO DE GOVERNO EM SC

-SÃO JOÃO DO OESTE IRÁ REUNIR ENTIDADES PARA ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO DE EVENTOS DE 2019

-MONDAÍ IRÁ IMPLANTAR NOVA LEI DE INCENTIVO PARA EMPRESAS

-EPAGRI DESTACA IMPORTÂNCIA DOS DIAS DE CAMPO PARA DIFUNDIR CONHECIMENTO

-PRODUTORES QUE TIVERAM PREJUÍZOS DEVIDO AO TEMPORAL RECORREM AO SEGURO AGRÍCOLA

-POLÍCIA CIVIL AINDA NÃO TEM IDENTIFICAÇÃO DE CORPO ENCONTRADO NO RIO URUGUAI

-LAUDO DO IML DEVE SER DIVULGADO NO INICIO DA PRÓXIMA SEMANA


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.


A ordem para assassinar o jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI veio dos "mais altos níveis" do governo em Riad. A declaração foi dada nesta sexta-feira pelo presidente turco, RECEP ERDOGAN, em artigo publicado no "Washington Post". Ele afirmou que os executores estão entre os 18 suspeitos detidos na Arábia Saudita e que estes indivíduos vieram à Turquia para cumprir uma ordem: matar o jornalista. Apesar de afirmar que a ordem veio dos mais altos níveis do governo saudita, o líder turco isentou o rei SALMAN de qualquer responsabilidade sobre o crime.



O assassinato do saudita JAMAL KHASHOGGI, "estrangulado" e "esquartejado" no consulado de seu país na Turquia foi lembrado nesta sexta-feira, "Dia Internacional pelo fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas", criado pela Unesco. Entre primeiro de janeiro e o final de outubro de 2018, a Unesco contabilizou o assassinato de 86 jornalistas. Desde 2006, a entidade condenou os assassinatos de mil e 10 jornalistas e profissionais dos meios de comunicação. Mas nove em cada 10 casos nunca foram julgados.


A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta sexta-feira um pedido do presidente DONALD TRUMP para suspender por agora o julgamento de um processo iniciado por jovens ativistas que acusam o governo dos Estados Unidos de ignorar os perigos da mudança climática. A derrota significa que o governo vai agora enfrentar um exame de alto nível da política de mudança climática dos Estados Unidos durante o julgamento, que estava previsto para começar no dia 29 de outubro, em Eugene, Oregon, mas desde então vinha sendo adiado pelo juiz.


Os relógios devem ser adiantados em uma hora neste final de semana, à zero hora de domingo, quando começa o horário de verão. Neste ano, é aplicado pela primeira vez o decreto presidencial que empurrou de outubro para o primeiro domingo de novembro a mudança nos relógios. O horário de verão terminará em 16 de fevereiro. Em comparação com o anterior, terá 21 dias de duração a menos. Atualmente, os relógios são adiantados em uma hora em 10 Estados, entre eles, Santa Catarina.


O presidente eleito JAIR BOLSONARO, em texto publicado em sua conta no Twitter na manhã desta sexta-feira, negou informações de que sua equipe estaria estudando a criação de um imposto sobre movimentações financeiras. Ele desautorizou informações prestadas junto a mídia por qualquer grupo intitulado 'equipe de Bolsonaro' especulando sobre os mais variados assuntos, tais como CPMF e previdência. Nesta sexta, o jornal O Globo trouxe matéria segundo a qual a equipe econômica do futuro governo pretende criar um imposto sobre movimentações financeiras nos moldes da antiga CPMF.


O presidente eleito JAIR BOLSONARO oficializou na sexta-feira os nomes da equipe de transição. Os indicados pelo núcleo militar vão ocupar oito dos 24 cargos que compõe a lista entregue pelo deputado ONYX LORENZONI, já definido como futuro ministro da Casa Civil. Na próxima quarta-feira, em Brasília, BOLSONARO vai se encontrar com o presidente MICHEL TEMER e com o ministro DIAS TOFFOLI, presidente do Supremo Tribunal Federal. A equipe de transição fica no cargo de forma temporária até dez dias após a posse do novo presidente da República.



Durante o mês de novembro, 41 cidades catarinenses recebem vacinação contra febre amarela, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. A meta é até fevereiro de 2019 imunizar todos os moradores do estado com idades entre nove meses e 59 anos, que nunca tomaram a vacina. Até o fim de agosto, só os moradores de 162 cidades, a maioria no Oeste catarinense, é que tinham a obrigação de se vacinar contra a febre amarela. Depois, o Ministério da Saúde decidiu estender a vacinação a todos os municípios do estado.


O Poder Executivo estadual editou nesta quarta-feira duas medidas provisórias para receber débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS e do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos de contribuintes inadimplentes. As duas MPs entraram em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quinta-feira e deverão ser apreciadas pelos deputados em até 60 dias. As medidas instituem programas de recuperação fiscal para recuperar as dívidas com os dois impostos.


Em nova reunião do processo de transição, o governador eleito, CARLOS MOISÉS DA SILVA, e a vice-governadora eleita, DANIELA REINEHR, estiveram reunidos com uma equipe multidisciplinar, formada por representantes técnicos de todas as secretarias centrais do governo. O encontro foi realizado na tarde de quinta-feira. A equipe do governador eleito solicitou informações aos integrantes da atual administração, que incluem um diagnóstico orçamentário e financeiro, demandas para os próximos seis meses e projetos planejados, em andamento ou em processo de implementação. O governo atual tem prazo até o dia nove de novembro para que entregar as informações a equipe do governador eleito.


-SÃO JOÃO DO OESTE IRÁ REUNIR ENTIDADES PARA ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO DE EVENTOS DE 2019

-MONDAÍ IRÁ IMPLANTAR NOVA LEI DE INCENTIVO PARA EMPRESAS

-EPAGRI DESTACA IMPORTÂNCIA DOS DIAS DE CAMPO PARA DIFUNDIR CONHECIMENTO

-PRODUTORES QUE TIVERAM PREJUÍZOS DEVIDO AO TEMPORAL RECORREM AO SEGURO AGRÍCOLA


Prefeitura de Descanso recolhe seis metros cúbicos de materiais volumosos. Na última semana a prefeitura realizou a campanha de recolha de materiais volumosos no município, por intermédio das secretarias de agricultura e meio ambiente e obras e serviços urbanos. Sofás, colchões, eletrodomésticos e outros materiais foram recolhidos e encaminhados pela empresa contratada pelo município para a destinação correta. O secretário de obras e serviços urbanos, GIOVANI BUSNELLO VIEIRA, destaca que cerca de seis metros cúbicos de materiais foram recolhidos, contribuindo para a limpeza do município e o meio ambiente, além da destinação correta aos materiais. Na segunda-feira o setor inicia o plantio de 12 mil mudas de flores de verão, em vários pontos do município. O secretário lembra que o setor trabalha ainda na decoração natalina, com acendimento das luzes no dia 30.


Colégio Padre Vendelino Seidel organiza tradicional festival de danças. O diretor PEDRO GAUER explica que o festival é realizado há várias anos, e a cada edição é perceptível a evolução das apresentações pelos alunos. Ele comenta que este ano o festival tem como tema vidas brasileiras no contexto da dança. Os alunos irão apresentar vários ritmos brasileiros, como pagode, baião, fandango, axé e samba. PEDRO GAUER lembra que além da coreografia e figurino, os estudantes pesquisam sobre cada ritmo. No dia 14, a partir das 20 horas no ginásio da escola, oito grupos do ensino médio se apresentam, e não haverá cobrança de ingresso. Haverá premiação em dinheiro para as melhores apresentações, avaliadas por jurados na área da dança. O diretor lembra que na segunda-feira inicia o prazo para novas matrículas no ensino fundamental.


São João do Oeste irá reunir entidades para elaboração do calendário de eventos de 2019. A reunião será realizada segunda-feira, dia cinco de novembro, às 19 horas e 30 minutos, na Feira Livre. Conforme o responsável pelo controle interno da prefeitura, ANDRE KLUNK, a reunião foi antecipada em mais de um mês, em função da quarta Expo São João no começo de dezembro, e também para garantir um tempo maior para confecção dos calendários pela prefeitura. Os calendários são disponibilizados já a partir de janeiro as entidades, famílias e empresas do município. A reunião no dia cinco terá a presença de representantes das entidades culturais, dos clubes e das associações do interior e da cidade do município para a organização de todos os eventos do próximo ano. KLUNK afirma que o objetivo é evitar que um evento acabe competindo com o outro devido à proximidade ou coincidência das datas.


Com base na definição das datas as associações conseguem projetar a contratação das bandas e a divulgação. Em São João do Oeste, ANDRE KLUNK explica que não há um número limite de eventos por entidade, mas todos eles são acordados na assembleia. Também não há necessidade de multa, porque as entidades procuram o diálogo para cedencia de datas ou realização de eventos fora do calendário. O responsável pelo controle interno da prefeitura lembra que é normal que durante o ano ocorra à troca ou a cedencia de datas entre as entidades, o que é resolvido sempre no consenso de todos. Para a reunião de segunda-feira são convidados aos menos dois representantes de cada uma das 16 entidades associadas.


Mondaí irá implantar nova lei de incentivo as indústrias, comércio e prestação de serviço. O projeto de lei deu entrada no legislativo nesta semana. Conforme o prefeito, VALDIR RUBERT, há mais de ano o município trabalha na adequação de uma nova lei em função da atual legislação ser considerada ultrapassada. O prefeito explica que a lei antiga definia uma concessão de 15 anos da área de terra para empresas, que depois desse período, deveriam deixar o terreno. A nova lei pretende garantir a manutenção da empresa no local, mediante o pagamento de ao menos uma parte da área de terra. RUBERT lembra que foi montada uma comissão com representantes da sociedade, que serão os responsáveis por analisar projetos das empresas que desejam permanecem ou se instalar na área industrial. Esses projetos também irão especificar as necessidades das empresas e a geração de empregos. O município possui uma área industrial, com empresas já instaladas.


Para instalação de empresas em áreas sem construções, a concessão será de 15 anos como já era na lei anterior, além de incentivos municipais para a construção da estrutura onde a empresa irá se instalar. O prefeito de Mondaí cita também incentivos da prefeitura para rede de água e energia elétrica. VALDIR RUBERT explica que o diferencial da nova lei é que a empresa, após instalada no local a partir de 10 anos, recebe por doação a área de terra onde não houver construção, mediante o cumprimento de todos os requisitos, a exemplo da geração de empregos. Se na área de terra cedida a empresa houver uma edificação, a partir do quinto ano a empresa poderá adquirir a estrutura com prazo de pagamento de 120 meses. Já a área de terra não terá custos. O prefeito lembra que antes da lei ser enviada ao executivo, o município reuniu os vereadores e os empresários do município para discutir as alterações.


Epagri destaca importância dos dias de campo para difundir conhecimento aos agricultores. Conforme o extensionista, ZOLMIR FRIZZO, a Epagri adota várias metodologias de extensão rural para difundir o conhecimento e as tecnologias para as famílias rurais. Ele comenta que na região esse trabalho tem como foco os dias de campo para mostrar na prática como o agricultor pode melhorar a sua propriedade, aliando o conhecimento teórico. ZOLMIR FRIZZO enfatiza que como Descanso, e os municípios da região de forma geral, têm a produção de leite como principal atividade, os dias de campo são bastante difundidos para prestar assistência técnica e promover a troca de experiências entre os produtores.


Para o mês de novembro a Epagri de Descanso tem agendado um dia de campo na propriedade da família Zandoná, em São Valentim. O extensionista explica que essa propriedade é acompanhada pela Epagri há cerca de cinco anos, e vem registrando resultados positivos na produção de leite a base de pasto perene. ZOLMIR FRIZZO enfatiza que os resultados são tanto na evolução do conhecimento, como na aplicação da tecnologia do sistema que a Epagri preconiza, que é a produção de leite por meio da pastagem perene. O extensionista lembra que o dia de campo dia 21, as 14 horas, é aberto a todos os interessados, sejam eles agricultores, profissionais da área ou estudantes. O objetivo é apresentar resultados e mostrar que é possível gerar renda e viver no campo com qualidade de vida. Neste dia haverá orientações sobre produção e manejo de pastagens, manejo da ordenha e qualidade do leite, criação e manejo de bezerras e nutrição de vacas leiteiras.


Produtores que tiveram prejuízos devido ao temporal recorrem ao seguro agrícola. Segundo o técnico de cereais da Cooper A1 NORBERTO MEURER desde a manhã de quarta-feira estão sendo visitadas as propriedades afetadas pelo temporal, e em muitas delas, a perda de milho foi total. Nesses locais há necessidade de fazer novo plantio, tamanho foi o estrago causado pela chuva e os fortes ventos. O técnico de cereais comenta que os produtores que tem o seguro do Proagro e devem fazer o encaminhamento a instituição financeira para que o perito faça a avaliação. Ele lembra que o Proagro paga somente perdas acima de 30%, e devido as dúvidas apresentadas pelos agricultores, os técnicos tem sido muito solicitados nos últimos dias para a orientação. O técnico de cereais comenta que o milho já foi prejudicado no início da safra pelo excesso de chuvas, e havia se recuperado nas últimas semanas com clima mais favorável.


A lavoura de milho financiada pelo custeio agrícola é enquadrada no Proagro. O agricultor tem prazo de três dias para realizar o pedido de avaliação de áreas no banco. O laudo preliminar de perdas na propriedade comprova as perdas causadas pelo temporal. A partir disso é realizada mais uma vistoria para o laudo final de avaliação, onde serão calculadas as perdas no momento da colheita do grão. Quando o agricultor aciona o Proagro terá um acréscimo de 0,5% na taxa do custeio para o próximo ano. E a cada ano que o seguro não for acionado haverá redução de 0,25% na taxa do custeio. Além das lavouras, os prejuízos no interior foram registrados também na produção de leite. A falta de luz, que em alguns locais foi interrompida na manhã de quarta-feira e só retornou na quinta-feira a noite, prejudicou a ordenha dos animais.


O técnico de cereais da Cooper A1 também orienta os produtores para o início do plantio da soja. Segundo NORBERTO MEURER, em Iporã do Oeste a soja não ocupa uma área significativa, mas a cada safra há produtores investindo na produção, principalmente na safrinha em áreas onde atualmente é cultivado o milho para grão ou silagem. Ele afirma que a cooperativa oferece aos associados todos os insumos e sementes, com pagamento somente após a colheita com os grãos. NORBERTO MEURER lembra que dependendo da variedade da soja, o preço do quilo varia entre três a nove reais. Ele comenta que os produtores que planejam iniciar o plantio da soja ainda na primeira quinzena do mês, já adquiriram os insumos e trabalham na preparação do solo para iniciar o plantio assim que as condições do tempo permitirem.


-POLÍCIA CIVIL AINDA NÃO TEM IDENTIFICAÇÃO DE CORPO ENCONTRADO NO RIO URUGUAI

-LAUDO DO IML DEVE SER DIVULGADO NO INICIO DA PRÓXIMA SEMANA


Polícia Militar realiza Operação Lei Seca. A ação aconteceu na noite desta sexta-feira, na Waldemar Rangrab, proximidades da Aurora em São Miguel do Oeste. / Segundo a PM, três CNHs foram recolhidas por estarem vencidas há 30 dias. Um teste de bafômetro foi feito e confirmou embriaguez ao volante. O motorista recebeu uma medida administrativa e teve também uma multa por alteração de características. Trabalharam nessa operação, cerca de seis policiais, tanto de carro como também de moto, para dar mais agilidade no deslocamento. Em alguns momentos, motociclistas ao avistarem a blitz realizaram o retorno, sendo abordados logo em seguida com as notificações cabíveis. O objetivo do trabalho é coibir a conduta de veículos sob o efeito de álcool, assim prevenindo acidentes de trânsito.


Empresários reclamam de mudanças no estacionamento da Getúlio Vargas. Durante esta semana a Peperi recebeu diversas reclamações de empresários da Avenida Getúlio Vargas que estão indignados com a mudança na forma de estacionar, que antes era oblíqua. Eles relataram que com a mudança, o espaço para deixar o carro ficou menor, inclusive alguns veículos nem cabem e o número de vagas diminuiu, prejudicando o comércio da cidade alta. Um dos empresários afirmou que a alteração ocorreu da noite para o dia, não havendo nenhum tipo de aviso ou pesquisa com eles. O Departamento Municipal de Trânsito de SMOeste informou que foram pintadas as vagas paralelas de estacionamento na avenida, conforme já vinha sendo anunciado desde a implantação do estacionamento rotativo. A intenção é dar maior fluidez ao trânsito. As demarcações antigas serão apagadas, e a pintura da faixa central será efetuada, quando as condições do clima permitirem.


Polícia Civil ainda não tem identificação de corpo de homem encontrado no Rio Uruguai. Foco está nas buscas por informações de pessoas desaparecidas na região. Um corpo foi encontrado ontem boiando em meio a correnteza do Rio Uruguai por pilotos de barquinhos que fazem a travessia entre o município de Itapiranga e Barra do Guarita. O Corpo de Bombeiros levou o corpo até a margem, em Itapiranga. Conforme o delegado WESLEY ANDRADE, existe a possibilidade da morte ter sido por causa violenta. Polícia Civil, o Instituto Geral de Perícias e o Instituto Médico Legal estiveram no local para analisar o corpo e apurar as possíveis causas da morte.


Laudo do Instituto Médico Legal deve ser divulgado no inicio da próxima semana. O corpo encontrado ontem no Rio Uruguai em Itapiranga é de um homem de aproximadamente um metro e 70 centímetros, usando camisa de botão branca, calça jeans azul e tênis azul e branco. Informações do IML confirmam que o corpo já em estado de decomposição com morte ocorrida a mais de 48 horas. Segundo o delegado WESLEY ANDRADE várias informações já foram coletadas pela polícia, no entanto sem dados relevantes para a identificação. O laudo preliminar deve ser divulgado até terça-feira e com isso a Polícia Civil terá informações mais seguras para apontar a causa da morte e buscar a identificação do corpo que segue no IML de SMOeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.