ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 03/11/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A ordem para assassinar o jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI veio dos "mais altos níveis" do governo em Riad. A declaração foi dada nesta sexta-feira pelo presidente turco, RECEP ERDOGAN, em artigo publicado no "Washington Post". Ele afirmou que os executores estão entre os 18 suspeitos detidos na Arábia Saudita e que estes indivíduos vieram à Turquia para cumprir uma ordem: matar o jornalista. Apesar de afirmar que a ordem veio dos mais altos níveis do governo saudita, o líder turco isentou o rei SALMAN de qualquer responsabilidade sobre o crime.

O assassinato do saudita JAMAL KHASHOGGI, "estrangulado" e "esquartejado" no consulado de seu país na Turquia foi lembrado nesta sexta-feira, "Dia Internacional pelo fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas", criado pela Unesco. Entre primeiro de janeiro e o final de outubro de 2018, a Unesco contabilizou o assassinato de 86 jornalistas. Desde 2006, a entidade condenou os assassinatos de mil e 10 jornalistas e profissionais dos meios de comunicação. Mas nove em cada 10 casos nunca foram julgados.

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta sexta-feira um pedido do presidente DONALD TRUMP para suspender por agora o julgamento de um processo iniciado por jovens ativistas que acusam o governo dos Estados Unidos de ignorar os perigos da mudança climática. A derrota significa que o governo vai agora enfrentar um exame de alto nível da política de mudança climática dos Estados Unidos durante o julgamento, que estava previsto para começar no dia 29 de outubro, em Eugene, Oregon, mas desde então vinha sendo adiado pelo juiz.

Os relógios devem ser adiantados em uma hora neste final de semana, à zero hora de domingo, quando começa o horário de verão. Neste ano, é aplicado pela primeira vez o decreto presidencial que empurrou de outubro para o primeiro domingo de novembro a mudança nos relógios. O horário de verão terminará em 16 de fevereiro. Em comparação com o anterior, terá 21 dias de duração a menos. Atualmente, os relógios são adiantados em uma hora em 10 Estados, entre eles, Santa Catarina.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO, em texto publicado em sua conta no Twitter na manhã desta sexta-feira, negou informações de que sua equipe estaria estudando a criação de um imposto sobre movimentações financeiras. Ele desautorizou informações prestadas junto a mídia por qualquer grupo intitulado 'equipe de Bolsonaro' especulando sobre os mais variados assuntos, tais como CPMF e previdência. Nesta sexta, o jornal O Globo trouxe matéria segundo a qual a equipe econômica do futuro governo pretende criar um imposto sobre movimentações financeiras nos moldes da antiga CPMF.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO oficializou na sexta-feira os nomes da equipe de transição. Os indicados pelo núcleo militar vão ocupar oito dos 24 cargos que compõe a lista entregue pelo deputado ONYX LORENZONI, já definido como futuro ministro da Casa Civil. Na próxima quarta-feira, em Brasília, BOLSONARO vai se encontrar com o presidente MICHEL TEMER e com o ministro DIAS TOFFOLI, presidente do Supremo Tribunal Federal. A equipe de transição fica no cargo de forma temporária até dez dias após a posse do novo presidente da República.

Durante o mês de novembro, 41 cidades catarinenses recebem vacinação contra febre amarela, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. A meta é até fevereiro de 2019 imunizar todos os moradores do estado com idades entre nove meses e 59 anos, que nunca tomaram a vacina. Até o fim de agosto, só os moradores de 162 cidades, a maioria no Oeste catarinense, é que tinham a obrigação de se vacinar contra a febre amarela. Depois, o Ministério da Saúde decidiu estender a vacinação a todos os municípios do estado.

O Poder Executivo estadual editou nesta quarta-feira duas medidas provisórias para receber débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS e do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos de contribuintes inadimplentes. As duas MPs entraram em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quinta-feira e deverão ser apreciadas pelos deputados em até 60 dias. As medidas instituem programas de recuperação fiscal para recuperar as dívidas com os dois impostos.

Em nova reunião do processo de transição, o governador eleito, CARLOS MOISÉS DA SILVA, e a vice-governadora eleita, DANIELA REINEHR, estiveram reunidos com uma equipe multidisciplinar, formada por representantes técnicos de todas as secretarias centrais do governo. O encontro foi realizado na tarde de quinta-feira. A equipe do governador eleito solicitou informações aos integrantes da atual administração, que incluem um diagnóstico orçamentário e financeiro, demandas para os próximos seis meses e projetos planejados, em andamento ou em processo de implementação. O governo atual tem prazo até o dia nove de novembro para que entregar as informações a equipe do governador eleito.

Instituído fundo da pessoa idosa em Campo Erê. A informação é de NELSON TRESSOLDI – presidente do Conselho do Idoso no município. Segundo ele, foi sancionada a lei municipal que instituiu os direitos da pessoa idosa. Lembra que o Conselho do Idoso foi criado em 2014, porém o fundo municipal não foi instituído na mesma lei, e isso tem prejudicado as politicas municipais voltadas aos idosos.

Fundo Municipal dos Direitos dos Idosos gera recursos destinados as politicas públicas da terceira idade. TRESSOLDI explica que é um dinheiro especifico para ações voltadas apenas ao idoso. Esse recurso vem por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Além do recurso municipal dentro do fundo, existe ainda repasse de valores estaduais e federais.

Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos deve ser realizada até março do ano que vem. NELSON TRESSOLDI – presidente do Conselho do Idoso de Campo Erê, conta que a lei exige que esse encontro seja feito, até março. Ela havia sido marcada para esse mês, mas devido ás ações politicas e também por ser fechamento de ano, foi marcada para oito de março de 2019. O tema da conferencia será: “Os desafios de envelhecer no século 21 – e o papel das politicas públicas”.

É importante promover ações que mostrem os direitos da pessoa idosa. TRESSOLDI, comenta que muitas vezes a classe não tem conhecimento dos seus direitos. A lei que instituí o fundo, assim como o Conselho do Idoso, é fundamental para levar a todos a realidade de cada um. Além disso, essas ações permitem uma ampla discussão sobre melhores condições de qualidade de vida para os idosos.

Secretaria da Cidade e Desenvolvimento Local realiza trabalhos nas ruas da cidade. MAURIVAN FRIZZO – responsável pela pasta em Campo Erê, conta que são vários os trabalhos feitos pela Secretaria. Nestes últimos dias de bastante chuva, o setor ficou com as atividades paradas. Porém, nesta semana foi feito limpeza numa rua. Geralmente quando fazem obras tem terra que fica sobre a via, foi aproveitando a estiada da chuva para fazer a limpeza.

Secretaria da Cidade e Desenvolvimento Local faz trabalho em parceria com a Casan. O responsável pelo setor MAURIVAN FRIZZO, relata que nesses últimos dias a Casan enfrentava problemas com grande vazamento de água na cidade, o que já havia deixado a população sem abastecimento. Foram vários dias de procura pelos vazamentos até que foram localizados. Até o momento a equipe encontrou três locais de grande vazamento. A Secretaria Da Cidade entra com o maquinário para ajudar nos trabalhos.

Interessados já podem requerer isenção de IPTU 2019. Quem comenta é o prefeito de Anchieta IVAN CANCI. De acordo com ele, desde o inicio deste mês iniciou o prazo para solicitar o pedido de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, referente ao ano de 2019. Explica que se enquadram nos requisitos de isenção os aposentados de Anchieta com renda familiar de até dois salários mínimos mensais e que possuem apenas um único imóvel, exclusivo para fins residenciais do requerente.

O pedido deve ser protocolado no Setor de Tributação da Prefeitura até o dia 31 de dezembro. O prefeito lembra que o requerente deverá apresentar, no ato da solicitação, documentos pessoais como Identidade e CPF, comprovante de residência e um comprovante do recebimento do benefício dos últimos doze meses onde conste o valor do mesmo. O prazo para solicitar a isenção do IPTU 2019 iniciou no dia primeiro de novembro e vai até dia 28 de dezembro deste ano.

Contribuintes devem procurar o setor de tributos da prefeitura para saber sobre a isenção. IVAN CANCI, prefeito de Anchieta, ressalta que vale salientar aos contribuintes que a isenção é válida apenas por um ano, por este motivo, mesmo quem já tenha recebido o benefício em anos anteriores deve requerer anualmente o pedido.

Período de matrículas e rematrículas começam na próxima semana na rede municipal de ensino. A informação é de ALEX TARDETTI secretário de educação de São Lourenço do Oeste. Conforme ele, as matrículas e rematrículas a partir da próxima semana. De segunda a quarta-feira serão realizadas as rematrículas em todas as Escolas Básicas Municipais e Centros de Educação Infantil Municipal. Os alunos que já frequentam alguma unidade de ensino do município estão com sua vaga assegurada para 2019.

Quinta-feira será destinada para as rematrículas de alunos do Nível III que passam a frequentar o 1º ano do Ensino Fundamental. TARDETTI explica que a data especial justifica-se pelo fato de ser um público que muda de escola, passando do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental, de Centro de educação infantil para escola básica.

É importante que os pais procurem uma escola da área de abrangência, obedecendo ao zoneamento, e a rematrícula deverá ser feita presencialmente. Conforme o secretário de Educação, ALEX TARDETTI, caso os pais de alunos que passam do Nível III para o 1º ano do Ensino Fundamental decidam pela adesão da Educação de Tempo Integral, os filhos devem ser matriculados à tarde. Quem aderir ao programa deverá assinar um Termo de Adesão na escola.

Na próxima semana acontece trabalho diferenciado na Secretaria de Educação. TARDETI explica que entre os dias 9 e 12, agora de novembro, a equipe da Secretaria de Educação e das unidades de ensino farão trabalhos internos para enquadramento das turmas e verificação do sistema para matrículas online.

Novas matrículas serão feitas de 13 a 18 de novembro. ALEX TARDETTI, ressalta que neste período de matrículas online para alunos novos, ou seja, para quem não faz parte da rede municipal de ensino. Para quem não tem acesso a internet ou encontrar alguma dificuldade, nos dias 13 e 14 haverá um profissional ajudando nas matrículas junto a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont.

Pais ou responsáveis devem ficar atentos aos documentos. O secretário de educação de São Lourenço do Oeste ALEX TADETII, relata que para matrículas novas é necessário documentos pessoais e carteira de vacinação do aluno e comprovante de residência ou carteira de trabalho da mãe. A Secretaria de Educação está reformulando todas as linhas urbanas do transporte escolar, obedecendo as áreas de abrangência e linhas dentro do zoneamento.

São Lourenço do Oeste vai ofertar em 2019 duas turmas no Centro de Educação Infantil Municipal Monteiro Lobatto. O secretário TARDETTI adianta que, podem ser matriculados alunos de 1 e 2 anos. As matrículas serão feitas pelo sistema online, entre os dias 13 e 18 de novembro. Frisa que haverá critérios estabelecidos por resolução da Secretaria de Educação quanto a escolha das vagas.

Polícia Militar recupera motocicleta do lutador Elizeu Capoeira. A Polícia Militar recebeu informação via 190 ontem, de que dois suspeitos estavam empurrando uma motocicleta na PR-483 sentido a Penitenciária Estadual. Ao se aproximar do local os policiais da equipe Delta avistaram os dois suspeitos, porém um correu para o mato não sendo localizado. No local da abordagem estavam duas motocicletas, uma com indícios de furto. O abordado informou que havia furtado a motocicleta durante a manhã na cidade, porém ainda não havia o registro de furto.

Os policiais entraram em contato com o proprietário Elizeu Zaleski dos Santos, o lutador Elizeu Capoeira, que ainda nem havia percebido o furto da motocicleta. O suspeito junto com a moto foi encaminhado a 19ª SDP para os demais procedimentos. Elizeu Capoeira compareceu no 21º BPM para agradecer o empenho e trabalho com resultado positivo dos policiais.

Polícia Civil tenta identificar corpo encontrado no Rio Uruguai. A equipe está trabalhando para identificar um homem que foi encontrado morto no Rio Uruguai em Itapiranga na manhã de ontem. A vítima foi localizada por barqueiros que faziam a travessia entre o município de Itapiranga e Barra do Guarita. De imediato, o Corpo de Bombeiros foi acionado, ocasião em que o corpo foi conduzido às margens na parte catarinense.

Constatou-se que se a vítima é homem, com o corpo já em estado de decomposição. Diante da possibilidade de ocorrência de morte violenta, a Polícia Civil, o Instituto Geral de Perícias e o Instituto Médico Legal estiveram no local para analisar o corpo e apurar as possíveis causas da morte. O corpo já foi encaminhado ao IML de São Miguel do Oeste a fim de ser esclarecida a causa da morte. Não se sabe, ainda, a identidade do morto, nem mesmo sua origem.

População deve informar desaparecimentos de pessoas. A polícia ressalta a importância das Polícias Civis do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serem procuradas para comunicar o desaparecimento recente de algum familiarconhecido.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.