ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sexta-feira - 03 10 2025

-SENADO QUER VOTAR AMPLIAÇAO DA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA EM DUAS SEMANAS

-ESTADO LANÇA NOVO EDITAL COM CINCO MIL VAGAS PARA CNHs GRATUITAS

-EXPO PARAÍSO 206 SERÁ LANÇADA OFICIALMENTO NO FINAL DE NOVEMBRO

-VEREDORES APROVAM EM SEGUNDO TURNO CONVÊNIO DA PREFEITURA COM A UNOESC

-VICE-PRESIDENTE DA FIESC DIZ QUE TARIFAÇO VAI PROVOCAR MAIS DEMISSÕES NA INDÚSTRIA

-POLÍCIA MILITAR APREENDE 95 QUILOS DE MACONHA EM TREVO DA BR 282

-CAMINHONEIRO DO EXTREMO-OESTE MORRE EM COLISÃO DE CARRETAS NO MATO GROSSO

A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0038 centavos.

Pela primeira vez na História, a Igreja Anglicana será liderada por uma mulher. SARAH MULLALLY, que era bispa de Londres, foi nomeada nesta sexta-feira arcebispa de Canterbury, o posto de chefia da igreja. O governo britânico anunciou em um comunicado que o rei Charles Terceiro, como líder supremo da Igreja Anglicana, aprovou a nomeação proposta pelo Colégio de Cônegos da Catedral de Canterbury, no sudeste da Inglaterra. MULLALLY, de 63 anos, mãe de dois filhos, substitui Justin Welby, que foi forçado a renunciar em novembro de 2024 devido à sua condução de um escândalo de agressões físicas e sexuais.

O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, enviou recados a DONALD TRUMP nesta quinta-feira e falou em “escalada perigosa” caso os Estados Unidos enviem mísseis de longo alcance para a Ucrânia. Ele também debochou da Organização do Tratado do Atlântico Norte e ironizou acusações sobre o suposto envio de drones russos para países da Europa. Durante discurso em um fórum em Sochi, na Rússia, Putin declarou que está lutando contra quase toda a Otan. Autoridades russas já vinham afirmando que o país está em um conflito direto contra o Ocidente. Ele aproveitou para rebater uma declaração de TRUMP que chamou a Rússia de “tigre de papel”. PUTIN disse que o acidente vai ter que lidar com esse tigre de papel que está avançando.

O presidente DONALD TRUMP classificou os cartéis de drogas como “combatentes ilegais” e declarou que os Estados Unidos estão em um “conflito armado” formal. A definição consta em um documento confidencial enviado pela Casa Branca ao Congresso nesta semana. As informações foram divulgadas pelo jornal The New York Times e a agência Associated Press. O texto retoma os argumentos já apresentados pela Casa Branca para realizar os ataques contra embarcações supostamente relacionadas ao narcotráfico, mas vai além ao trazer novas alegações, entre elas, a de que os ataques da Força Militar dos Estados Unidos no sul do Caribe fariam parte de um conflito contínuo e ativo. O primeiro ataque militar ocorreu em 2 de setembro contra uma lancha que, segundo o governo TRUMP, transportava drogas. A ação resultou na morte de 11 pessoas.

A Procuradoria-Geral da República terá prazo de 5 dias a partir desta quinta-feira para se manifestar sobre os pedidos de prisão preventiva contra o deputado federal EDUARDO BOLSONARO do PL. O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF, enviou para a PGR dois pedidos de deputados para a análise. Os pedidos foram apresentados pelos deputados federais LINDBERGH FARIAS do PT e TALÍRIA PERONE do PSOL. Ainda foram solicitados o bloqueio de pagamentos de salários e verba indenizatória. Parlamentares do governo pedem que MORAES determine que Mesa Diretora e o Conselho de Ética da Câmara avaliem de forma imediata os pedidos de cassação contra o deputado. Desde fevereiro deste ano, o deputado federal vive nos Estados Unidos.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a urgência para um projeto de lei que aumenta as penas para o crime de falsificação de bebidas. A proposta ganha destaque após os recentes episódios de bebidas adulteradas com metanol, álcool de uso industrial e altamente tóxico quando ingerido. O Brasil registrou 43 notificações de intoxicação por metanol. Foi registrada uma morte em São Paulo, enquanto outras sete seguem em investigação, cinco em São Paulo e dois em Pernambuco. O texto estava em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça desde 2007, ano que foi apresentado pelo ex-deputado OTAVIO LEITE do PSDB. O projeto aumenta as penas para o crime de falsificação de bebidas, que passaria de quatro a oito anos de reclusão para seis a 12 anos.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, OTTO ALENCAR, do PSD, disse que os senadores devem aprovar o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda em até duas semanas. De acordo com ALENCAR, o mais provável é que o presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE do União, encaminhe o texto à Comissão de Assuntos Econômicos antes do plenário. A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira com 493 votos favoráveis e nenhum contrário, o texto-base do projeto de Lei que prevê isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas com renda mensal de até cinco mil e desconto para quem ganha até sete mil 350 mensais. Para compensar a isenção, cujo custo está estimado será de 25 bilhões de reais aos cofres públicos, o projeto prevê a tributação das pessoas com rendimentos acima de 600 mil por ano, com uma alíquota progressiva de até 10 por cento.

A Secretaria de Estado da Educação assinou nesta quinta-feira, o Pacto de Excelência pela Educação Pública do estado com os municípios catarinenses. Na prática, os órgãos criarão estratégias e ações conjuntas para fortalecer os processos de aprendizagem dos estudantes e engajar os municípios em prol de uma educação de qualidade. Entre as ações conjuntas previstas no Pacto, está a Escola de Formação, cujas ações buscarão atender às necessidades formativas das redes, com foco na melhoria da aprendizagem e no enfrentamento dos desafios contemporâneos da educação. Outra iniciativa é o compartilhamento de materiais didáticos estruturados, produzidos pelo Estado, com foco na Recomposição da Aprendizagem, fortalecendo a atuação conjunta no enfrentamento das desigualdades educacionais.

O Governo do Estado já mobilizou a rede assistencial e de vigilância para detecção precoce, manejo imediato e notificação obrigatória de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol. Mesmo sem Santa Catarina ter registrados casos ou suspeitas, a partir de uma determinação do governador JORGINHO MELLO, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou protocolos de atendimento e disponibiliza o antídoto necessário para tratar o quadro. Nas últimas semanas, o estado de São Paulo registrou casos de intoxicação por metanol associados ao consumo social de destilados adulterados, configurando um Evento de Saúde Pública. A Secretaria da Saúde reforça que o atendimento rápido é essencial para tratar a intoxicação.

O Departamento Estadual de Trânsito lançou o quarto edital do programa CNH Emprego na Pista, com cinco mil 112 vagas distribuídas em 29 municípios catarinenses. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à CNH gratuita no Estado. Os participantes podem obter a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A, B, D e E, além de cursos de motofrete com Exercício de Atividade Remunerada, mudanças e adições de categoria. Para os interessados em participar do programa, as inscrições estão abertas até o dia 29 de outubro. Para participar do programa “CNH Emprego na Pista”, o candidato deve atender aos critérios específicos de acordo com a modalidade escolhida. Entre as 14 cidades que participam desse novo edital está Chapecó, na região oeste.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste celebrou, na noite desta quinta-feira, os 40 anos de atuação da entidade no município. O evento ocorreu no Clube Comercial e reuniu 445 mulheres, além de convidados. Em entrevista à Rádio Peperi, a presidente da Rede Feminina, TEREZINHA BAROSI, destacou a importância da celebração realizada ontem a noite. Ela explicou que a trajetória da Rede Feminina começou há quatro décadas, quando um pequeno grupo de mulheres realizava ações sem estrutura e recursos. Atualmente, a rede conta com 42 voluntárias que atuam diretamente com as mulheres no município.

O Peperi Debates deste sábado vai olhar para a juventude e as políticas públicas voltadas para esse segmento da população. Quais são as ações e o que falta para atender as diferentes necessidades de um segmento que está em desenvolvimento e formação. Recentemente, o município realizou um fórum sobre o tema e o Peperi Debates deste sábado vai aprofundar a discussão sobre o tema. O programa vai reunir a secretária executiva do Conselho da Juventude, JANE RIES; a vereadora coordenadora do Parlamento Jovem, SILVIA KUHN; a presidente do Parlamento Jovem, SARA PEREIRA e a vereadora ANA FLÁVIA MOREIRA. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre os golpes do falso advogado que vem sendo aplicados na região. O programa vai receber o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, JAIRO KOHL. Ele vai orientar a população sobre esse tipo de estelionato e abordar outras ações desenvolvidas pela entidade no município. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista sobre com o presidente local da OAB começa as 11 meia.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste emitiu um alerta para a população após surgirem relatos de falsos agentes de saúde visitando residências e oferecendo produtos, medicamentos e até práticas religiosas como benzimentos. De acordo com a secretária de Saúde, CAMILA BERNARDI. As visitas têm ocorrido em bairros específicos da cidade. Os golpistas se identificam como profissionais da rede pública de saúde, mas tentam vender produtos e solicitar informações pessoais e bancárias. Em entrevista à Rádio Peperi, ela confirmou os casos e orientou a população a ficar atenta. Ela explicou que os agentes usam camiseta com o logo da prefeitura e crachá. Além disso, nenhum serviço oferecido pelo SUS é cobrado.

Além das visitas presenciais dos falsos agentes comunitários de saúde, também foram relatados golpes por WhatsApp e telefone. De acordo com a secretária de saúde, CAMILA BERNARDI, os criminosos oferecem vitaminas e remédios e pedem autorização para descontar valores da aposentadoria ou pagamentos via PIX ou cartão. Ela reforçou que os contatos feitos pelos agentes comunitários são exclusivamente para agendamento de consultas, exames, vacinação ou ações preventivas, nunca para vendas. Segundo CAMILA, a prefeitura está investigando os casos e pede que qualquer tentativa de golpe seja imediatamente comunicada às autoridades ou à Secretaria de Saúde.

O lançamento oficial da Expo Paraíso está previsto para o final do mês de novembro. O anúncio é do prefeito GILBERTO BELEGANTE. O evento de lançamento será no dia 28 de novembro, na comunidade de Linha Castelo Branco. Já a realização da feira está marcada para os dias 8 a 11 de janeiro de 2026, começando numa quinta-feira e encerrando no domingo. De acordo com o prefeito, essa será a primeira edição da feira em 34 anos da emancipação político-administrativa. Segundo o prefeito, o projeto foi viabilizado por meio de uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores, que cria oficialmente a realização da feira no calendário do município. BELEGANTE disse que o evento vai movimentar a economia e fomentar negócios entre empresas locais e de fora, além de se tornar um marco anual para o desenvolvimento do município.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste vai realizar no dia 20 deste mês um encontro com os expositores da Faismo 2025. De acordo com a Acismo, o objetivo da reunião é discutir os detalhes para a feira deste ano. O encontro está marcado para o dia 20 de outubro, as sete horas da noite, no auditório do Sicoob São Miguel. A capacidade é limitada a no máximo dois participantes por empresa expositora. A Faismo 2025 vai reunir cerca de 280 expositores e vai acontece entre os dias 19 e 23 de novembro no parque de exposições Rineu Gransotto.

Na manhã desta quinta-feira, a Associação Empresarial de São Miguel do Oeste oficializou a doação de recursos financeiros à Polícia Civil para a aquisição de um novo cão que integrará o Núcleo de Operações com Cães. Segundo o delegado regional do Extremo-Oeste, WESLEY DE ANDRADE, a iniciativa surgiu em razão da necessidade de substituição da K9 Dakota, animal que já está em idade avançada e enfrenta problemas de saúde. De acordo com o delegado, o Poder Judiciário da comarca de Descanso repassou 30 mil para o projeto, mediante a condição de que o restante do valor, 14 mil, fosse levantado por outras vias. A Acisma aderiu a iniciativa e garantiu os 14 mil que faltavam para a compra do cão. O recurso foi oficialmente repassado na manhã de ontem.

Nesta sexta-feira, o agente de polícia ALEXANDRE DA CUNHA, responsável pelo NOC, começou a viagem até Goiânia para participar da seleção e treinamento do novo cão para a Polícia Civil. O animal será escolhido de acordo com critérios de compatibilidade com o policial operador. O criador que fornecerá o cão é referência nacional, também responsável por preparar animais para a Polícia Rodoviária Federa.

Atualmente, o NOC conta com dois cães, Dakota e Charlie. Com a aposentadoria da fêmea, a expectativa é de que, a curto prazo, o núcleo siga com dois animais preparados para operações. O presidente da Acismo, GIOVANNI GOBBI, disse que a comunidade precisa desse aporte e que com um ambiente seguro, há a possibilidade de que os negócios prosperem mais e auxilie os associados.

A Câmara de vereadores aprovou nesta quinta-feira o Projeto de Lei que dispõe sobre a inclusão do canal de denúncia “Disque 100” nos materiais didáticos distribuídos pela rede pública de ensino do município. O texto foi aprovado em primeiro turno e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção. A proposta, de autoria da vereadora ANDREIA REBELATTO do PSD prevê a inserção sobre o Disque 100 e o combate a iolência Sexual contra crianças e adolescentes nos materiais didáticos das escolas. Segundo a vereadora, o Disque 100, canal nacional da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, é um serviço seguro, anônimo e gratuito, essencial para a proteção desse público vulnerável e a inclusão de informações sobre esse canal em materiais educacionais é uma medida simples, porém de grande relevância social.

Os vereadores aprovaram, em segunda votação na noite de ontem, o projeto de lei que autoriza a prefeitura a celebrar um Acordo ou Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina. A proposta tem o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços de saúde, complementando a rede municipal já existente. Conforme a proposta, a cooperação permitirá que acadêmicos dos cursos de Odontologia, Psicologia, Farmácia, Nutrição e Fisioterapia da Unoesc prestem atendimentos à comunidade, sob supervisão. Os pacientes, residentes do município, serão triados e encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. O projeto segue agora para sanção do prefeito.

Os vereadores de São Miguel do Oeste também aprovaram, nesta quinta-feira, uma Moção de Apoio a uma proposta de emenda à constituição, sugerida pela Uvesc, a respeito das licenças de vereadores. A moção, assinada por 11 vereadores, tem como objetivo principal delegar aos estados e municípios a competência para legislar sobre o prazo de licença dos parlamentares para a convocação de suplentes. A moção é destinada aos deputados federais de Santa Catarina. A moção argumenta que a interpretação atual do Supremo Tribunal Federal impõe a todos os entes federados a convocação de suplentes somente para licenças superiores a 120 dias. Na opinião dos vereadores, essa situação cria uma rigidez que desconsidera a lógica do sistema eleitoral e a realidade dos legislativos municipais.

A imposição de uma regra única de convocação do suplente apenas em casos de licença superior a 120 dias é “desproporcional”. A afirmação está na moção de apoio a PEC que trata do tema aprovada ontem pela câmara de vereadores. Umas das justificativas é que a ausência de um parlamentar por um período longo sem substituição “tem um impacto muito mais severo na dinâmica de uma Câmara Municipal com poucos vereadores do que no Congresso Nacional”. Os vereadores acrescentam ainda que assa situação enfraquece o Poder Legislativo local, que fica com sua composição desfalcada por longos períodos, prejudicando votações, o trabalho das comissões e a fiscalização do Poder Executivo. A moção conclui que a PEC, ao devolver a autonomia a municípios e estados, fortalece o pacto federativo e fortalece a democracia brasileira em todas as suas instâncias.

A indústria de Santa Catarina fechou mil 647 vagas de trabalho em agosto, primeiro mês de vigência do tarifaço imposto pelos Estados Unidos e a tendencia é de que o problema se agrave. A avaliação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e fez uma avaliação dos números da geração de emprego formal no mês de agosto. Essa foi a primeira vez em 2025 que o setor teve um resultado mensal negativo, com mais demissões do que contratações. Em São Miguel do Oeste, o setor industrial fechou 13 postos de trabalho com carteira assinada em agosto. KIST disse que a explicação está no tarifaço dos Estados Unidos e que as demissões devem aumentar nos próximos meses.

O setor produtivo de Santa Catarina está pagando uma conta que não é dele. O comentário é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. De acordo com ele, a falta de entendimento entre os países ampliada por questões políticas e ideológicas está prejudicando as empresas. Nesta semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social anunciou que aprovou 316 milhões de reais em crédito com recursos do Plano Brasil Soberano para empresas de Santa Catarina afetadas pelas medidas tarifárias impostas pelo governo dos Estados Unidos. KIST disse que essas medidas ajudam, mas não resolvem o problema.

O homem acusado de tentar matar um colega de trabalho a facadas em Itapiranga foi condenado a 10 anos de prisão em regime inicialmente fechado. O júri foi realizado ontem no auditório da Associação Empresarial de Itapiranga. JEDERSON CARVALHO, 32 anos, foi condenado por tentativa de homicídio de ALISSON BARBOSA DOS SANTOS, de 29 anos. O crime ocorreu no dia 17 de dezembro de 2024, no pátio de um posto de combustíveis, na Avenida Uruguai, próximo ao porto da barca, em Itapiranga. A vítima sobreviveu. O autor fugiu para o Rio Grande do Sul e foi preso pela polícia gaúcha, em Tenente Portela. O Promotor de Justiça, RAFAEL RAUEN CANTO, considera que "foi uma vitória" e que "a pena foi compatível com o fato praticado". A Defesa afirmou que irá recorrer para reduzir a sentença.

A Polícia Militar apreendeu quase 95 quilos de maconha durante uma abordagem no trevo principal de Maravilha nesta quinta-feira. Segundo a Polícia Militar, os agentes desconfiaram de um Hyundai HB20, emplacado em Alvorada, porque o veículo apresentava a suspensão traseira baixa. Durante a revista, foram encontrados dez fardos de maconha, seis deles no porta-malas e quatro sob o banco traseiro. O motorista, de 35 anos, e a passageira, de 37, foram presos em flagrante. Eles foram levados para a delegacia de polícia.

Uma confusão envolvendo vários moradores terminou com quatro pessoas presas na noite de quinta-feira, na Rua Arlindo Toral, no bairro Salete, em São Miguel do Oeste. Ao chegar no local, os policiais encontraram um homem ferido na cabeça dentro da casa. Dois outros homens, de 30 e 34 anos, tentaram impedir o atendimento e agrediram a guarnição com chutes e com uma cadeira. A PM informou que, para conter a situação, foi necessário o uso de pistola elétrica e gás de pimenta. Além dos dois homens, duas mulheres também foram presas por incitar os moradores contra os policiais. Após controlar a situação, o Corpo de Bombeiros prestou atendimento a uma mulher ferida no braço e a uma criança com ferimento na cabeça. Ambas foram encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional.

Na tarde desta quinta-feira, um grave acidente envolvendo três veículos de carga na BR 364 em Cuiabá provocou a morte de um caminhoneiro do extremo-oeste. DANIEL CAVALHEIRO, morador de Campo Erê, morreu no local do acidente. De acordo com a concessionária Nova Rota do Oeste, a colisão envolveu três caminhões de grande porte: uma Scania, uma Mercedes-Benz e uma Volvo. Equipes de resgate da concessionária e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e prestaram atendimento no local. O trecho onde ocorreu a colisão fica próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal em área de pista duplicada. O trânsito ficou totalmente interditado no sentido Rondonópolis–Cuiabá. DANIEL deixa a esposa e a uma filha. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Rodoviária Federal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.