-SENADO QUER VOTAR AMPLIAÇAO DA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA EM DUAS SEMANAS
-ESTADO LANÇA NOVO EDITAL COM CINCO MIL VAGAS PARA CNHs GRATUITAS
-SÃO JOÃO DO OESTE DEBATE REFORMULAÇÃO DE HORTO MEDICINAL
-SAÚDE PÚBLICA TYERÁ CONSULTAS POR AGENDAMENTO
-DELEGADO RELATA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM ITAPIRANGA
-HOMEM É CONDENADO A 10 ANOS DE PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO
-BRIGA TERMINA EM CONFUSÃO, PRISÕES E PESSOAS FERIDAS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0038 centavos.
Pela primeira vez na História, a Igreja Anglicana será liderada por uma mulher. SARAH MULLALLY, que era bispa de Londres, foi nomeada nesta sexta-feira arcebispa de Canterbury, o posto de chefia da igreja. O governo britânico anunciou em um comunicado que o rei Charles Terceiro, como líder supremo da Igreja Anglicana, aprovou a nomeação proposta pelo Colégio de Cônegos da Catedral de Canterbury, no sudeste da Inglaterra. MULLALLY, de 63 anos, mãe de dois filhos, substitui Justin Welby, que foi forçado a renunciar em novembro de 2024 devido à sua condução de um escândalo de agressões físicas e sexuais.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, enviou recados a DONALD TRUMP nesta quinta-feira e falou em “escalada perigosa” caso os Estados Unidos enviem mísseis de longo alcance para a Ucrânia. Ele também debochou da Organização do Tratado do Atlântico Norte e ironizou acusações sobre o suposto envio de drones russos para países da Europa. Durante discurso em um fórum em Sochi, na Rússia, Putin declarou que está lutando contra quase toda a Otan. Autoridades russas já vinham afirmando que o país está em um conflito direto contra o Ocidente. Ele aproveitou para rebater uma declaração de TRUMP que chamou a Rússia de “tigre de papel”. PUTIN disse que o acidente vai ter que lidar com esse tigre de papel que está avançando.
O presidente DONALD TRUMP classificou os cartéis de drogas como “combatentes ilegais” e declarou que os Estados Unidos estão em um “conflito armado” formal. A definição consta em um documento confidencial enviado pela Casa Branca ao Congresso nesta semana. As informações foram divulgadas pelo jornal The New York Times e a agência Associated Press. O texto retoma os argumentos já apresentados pela Casa Branca para realizar os ataques contra embarcações supostamente relacionadas ao narcotráfico, mas vai além ao trazer novas alegações, entre elas, a de que os ataques da Força Militar dos Estados Unidos no sul do Caribe fariam parte de um conflito contínuo e ativo. O primeiro ataque militar ocorreu em 2 de setembro contra uma lancha que, segundo o governo TRUMP, transportava drogas. A ação resultou na morte de 11 pessoas.
A Procuradoria-Geral da República terá prazo de 5 dias a partir desta quinta-feira para se manifestar sobre os pedidos de prisão preventiva contra o deputado federal EDUARDO BOLSONARO do PL. O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF, enviou para a PGR dois pedidos de deputados para a análise. Os pedidos foram apresentados pelos deputados federais LINDBERGH FARIAS do PT e TALÍRIA PERONE do PSOL. Ainda foram solicitados o bloqueio de pagamentos de salários e verba indenizatória. Parlamentares do governo pedem que MORAES determine que Mesa Diretora e o Conselho de Ética da Câmara avaliem de forma imediata os pedidos de cassação contra o deputado. Desde fevereiro deste ano, o deputado federal vive nos Estados Unidos.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a urgência para um projeto de lei que aumenta as penas para o crime de falsificação de bebidas. A proposta ganha destaque após os recentes episódios de bebidas adulteradas com metanol, álcool de uso industrial e altamente tóxico quando ingerido. O Brasil registrou 43 notificações de intoxicação por metanol. Foi registrada uma morte em São Paulo, enquanto outras sete seguem em investigação, cinco em São Paulo e dois em Pernambuco. O texto estava em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça desde 2007, ano que foi apresentado pelo ex-deputado OTAVIO LEITE do PSDB. O projeto aumenta as penas para o crime de falsificação de bebidas, que passaria de quatro a oito anos de reclusão para seis a 12 anos.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, OTTO ALENCAR, do PSD, disse que os senadores devem aprovar o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda em até duas semanas. De acordo com ALENCAR, o mais provável é que o presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE do União, encaminhe o texto à Comissão de Assuntos Econômicos antes do plenário. A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira com 493 votos favoráveis e nenhum contrário, o texto-base do projeto de Lei que prevê isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas com renda mensal de até cinco mil e desconto para quem ganha até sete mil 350 mensais. Para compensar a isenção, cujo custo está estimado será de 25 bilhões de reais aos cofres públicos, o projeto prevê a tributação das pessoas com rendimentos acima de 600 mil por ano, com uma alíquota progressiva de até 10 por cento.
A Secretaria de Estado da Educação assinou nesta quinta-feira, o Pacto de Excelência pela Educação Pública do estado com os municípios catarinenses. Na prática, os órgãos criarão estratégias e ações conjuntas para fortalecer os processos de aprendizagem dos estudantes e engajar os municípios em prol de uma educação de qualidade. Entre as ações conjuntas previstas no Pacto, está a Escola de Formação, cujas ações buscarão atender às necessidades formativas das redes, com foco na melhoria da aprendizagem e no enfrentamento dos desafios contemporâneos da educação. Outra iniciativa é o compartilhamento de materiais didáticos estruturados, produzidos pelo Estado, com foco na Recomposição da Aprendizagem, fortalecendo a atuação conjunta no enfrentamento das desigualdades educacionais.
O Governo do Estado já mobilizou a rede assistencial e de vigilância para detecção precoce, manejo imediato e notificação obrigatória de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol. Mesmo sem Santa Catarina ter registrados casos ou suspeitas, a partir de uma determinação do governador JORGINHO MELLO, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou protocolos de atendimento e disponibiliza o antídoto necessário para tratar o quadro. Nas últimas semanas, o estado de São Paulo registrou casos de intoxicação por metanol associados ao consumo social de destilados adulterados, configurando um Evento de Saúde Pública. A Secretaria da Saúde reforça que o atendimento rápido é essencial para tratar a intoxicação.
O Departamento Estadual de Trânsito lançou o quarto edital do programa CNH Emprego na Pista, com cinco mil 112 vagas distribuídas em 29 municípios catarinenses. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à CNH gratuita no Estado. Os participantes podem obter a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A, B, D e E, além de cursos de motofrete com Exercício de Atividade Remunerada, mudanças e adições de categoria. Para os interessados em participar do programa, as inscrições estão abertas até o dia 29 de outubro. Para participar do programa “CNH Emprego na Pista”, o candidato deve atender aos critérios específicos de acordo com a modalidade escolhida. Entre as 14 cidades que participam desse novo edital está Chapecó, na região oeste.
Na noite desta sexta-feira, a partir das 19 horas e 30 minutos, na rodoviária de Itapiranga será exibido o filme Medida Provisória. O projeto Giracine, da empresa Mais Cultura e Arte, está promovendo cinema ao ar livre em diversas cidades do Oeste catarinense. O Produtor Executivo, GUILHERME HECK, destaca que o filme será exibido de forma gratuita para a comunidade. O projeto em parceria com o governo federal, aborda um Brasil hipotético que busca retratar o racismo cultural, enviando os negros de volta para a África. Ele comenta que o filme possui tom de humor, mas gera reflexão. O espaço terá cadeiras para a população acompanhar.
São João do Oeste debate reformulação de horto medicinal. Representantes da prefeitura, Epagri, paróquia, pastoral da saúde e do hospital de São João do Oeste discutem ações que visam reformular o horto medicinal. Espaço foi implantado em 2019 e mantém plantas com propriedades terapêuticas e continua aberto a comunidade. O horto medicinal está localizado aos fundos da prefeitura e possui um relógio biológico com 12 canteiros de chás ou plantas bioativas que são destinadas para o uso da comunidade em geral. Em cada canteiro consta a finalidade do chá e o melhor horário para ingeri-lo. Atualmente a manutenção do local está sendo viabilizada pelo voluntário, JOSÉ SCHNEIDER.
Conforme o extensionista rural da Epagri, MARCELO ROHDEN, a reorganização do projeto de plantas bioativas pretende conferir mais acessibilidade com maior incentivo e instruções da população para o uso correto. O agrônomo explica que uma das intenções nesse primeiro momento é definir os responsáveis para cuidar do horto medicinal, que deverá ser complementado com mais espécies de plantas bioativas, em atendimento às variedades que a população mais utiliza. Ele antecipa que está previsto um evento alusivo no dia mundial da saúde de 2026. De acordo com ROHDEN, a intenção é realizar campanhas de orientação sobre o uso de cada espécie de plantas bioativas e a distribuição de mudas aos interessados em realizar o cultivo e o uso das mesmas. Também terá capacitação da pastoral de saúde e das agentes comunitárias de saúde.
O horto medicinal deva servir também como um local de ensino, pesquisa e uso prático da fitoterapia. Diversas espécies vegetais devem ser cultivadas e estudadas com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre suas ações farmacológicas e aplicações no tratamento e prevenção de doenças. Além de agentes do município e da comunidade, o debate tem a participação da extensionista social da Epagri, ALÉSIA LAUSCHNER, que possui amplo conhecimento em plantas bioativas e está sendo uma grande incentivadora do projeto. ALÉSIA coordenada atividades no horto medicinal de Itapiranga, instalado no viveiro municipal, em linha Laranjeira.
Município promove palestras para alertar sobre perigos do bullying. A prefeitura de São João do Oeste contemplou estudantes e pais com uma série de palestras para debater o tema bullying, considerando que o mesmo é um problema global e de saúde pública, ocorrendo com frequência nas escolas, mas também em outros ambientes sociais, afetando negativamente todas as partes envolvidas. O palestrante, ANDRÉ PIOVESAN, compartilhou histórias, reflexões e dicas sobre como enfrentar o bullying e construir uma convivência respeitosa e segura para todos. Bullying é definido como violência intencional e repetitiva, que pode ser física ou psicológica, causando dor e angústia às vítimas. Pesquisas revelam que uma parcela significativa de estudantes já foi vítima ou praticou bullying, que se tornou um crime, com punições mais rígidas.
A coordenadora pedagógica, TERESINHA STAUB, avalia que os encontros superaram as expectativas, trazendo reflexões profundas e práticas sobre bullying, cyberbullying, uso de telas, influência dos jogos e cuidados nas redes sociais. TERESINHA acredita que a ação impactou positivamente toda a rede escolar, reforçando valores como respeito, empatia e responsabilidade digital. Ela entende que a experiência foi significativa para apoiar o trabalho pedagógico e as estratégias de convivência nas escolas. Segundo a coordenadora pedagógica, a participação dos pais foi um momento importante, reforçando que o diálogo e a orientação familiar são essenciais para prevenir situações de violência e proteger as crianças no ambiente digital.
Itapiranga registra redução nos casos de violência doméstica. Crime ainda gera preocupação e alerta devido a frequência que ocorre. As principais demandas na Comarca de Itapiranga estão relacionadas a violência doméstica e violência sexual contra criança e adolescente. Há dois meses com delegado titular na Delegacia, já foram finalizados todos os inquéritos atrasados de 2024. Conforme o Delegado da Comarca de Itapiranga, FABIANO ANDRADE, a conclusão dos inquéritos vai gerar repercussão social aos criminosos e outras pessoas da sociedade. Ele menciona que ocorre uma prevenção geral negativa, que vai inibir que outras pessoas cometam crimes semelhantes. Segundo o Delegado, o sistemas de estatísticas apontou que em 2024, foram feitos 191 registros de violência doméstica em Itapiranga. Em 2025, em nove meses ocorreram 149 registros.
FABIANO ANDRADE avalia que estes números são positivo, pois as mulheres estão mais confiantes em denunciar o companheiro e mesmo assim está ocorrendo redução de casos. Ele considera que o trabalho da Polícia Civil está dando resultado e esta resposta para a sociedade é essencial. FABIANO ANDRADE relata ainda atenção especial com o tráfico de drogas, por ser uma Comarca de fronteira com a Argentina e o Rio Grande do Sul. O Delegado cita casos de violência por disputa de pontos de tráfico de drogas que exigem trabalho de investigação e ações no combate aos traficantes.
Itapiranga garante atendimento aos pacientes com novo sistema de agendamento de consultas. A atenção básica está cada vez mais próxima da população e isso tem causando aumento no atendimentos prestados pelos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Itapiranga. Conforme a Diretora da Atenção Básica de Itapiranga, Enfermeira ELAINE SIMONETTI ZAPPANI, a nova proposta do Ministério da Saúde exige ajustes, porém sem prejudicar o acesso da população. Ela destaca que a atenção primária passa por ajustes ao longo dos anos e vai manter o foco na prevenção, promoção e diagnóstico precoce. De acordo com a |Enfermeira, até dezembro serão ajustados sete indicadores exigidos pelo Ministério da Saúde em processo de adaptação para que a gestão se organize para os 21 indicadores finais.
Diretora da Atenção Básica de Itapiranga, ELAINE SIMONETTI ZAPPANI observa que os agendamentos já são colocados em prática e o planejamento será ampliado para organizar este fluxo. Ela observa que este sistema será somente para situações eletivas, nos casos que podem esperar para uma futura consulta e não para urgência e emergência Segundo a Diretora da Atenção Básica de Itapiranga, Enfermeira ELAINE SIMONETTI, estes sistema vai facilitar o planejamento dos pacientes e dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde. Ela ressalta que ninguém ficará sem atendimento, sendo preciso deixar a população tranquila.
Além da atenção básica, o município também atende demandas que são geradas de média e alta complexidade. Conforme a Diretora da Atenção Básica de Itapiranga, ELAINE SIMONETTI ZAPPANI, nos dados dos dois primeiros quadrimestres foram quase sete mil pacientes transportes para atendimento especializado. Ela destaca que cita que em oito meses de 2025, foram realizados 33 mil atendimento pelos médicos, além de 23 mil consultas de outros profissionais de nível superior. Já são mais de cinco mil atendimentos odontológicos. De acordo com ELAINE, a saúde de Itapiranga fortalece o trabalhos das equipes multiprofissionais com grupos da equipes da atenção primária, resultando em mais de cinco mil atendimentos.
Ampliação nos serviços prestados pela saúde proporcionam opções aos pacientes. A atenção primária inclui atividades com grupos com olhar diferenciada para a prevenção. As práticas integrativas registram grande demanda em Itapiranga mostrando que a população aprova este sistema. Segundo Diretora da Atenção Básica de Itapiranga, ELAINE SIMONETTI, a ampliação de oficinas incluindo yoga e hidroterapia também geram boa expectativa. Ela menciona ainda os grupos de alongamento e pilates solo que a equipe da saúde vem trabalhando no município.
A Polícia Militar realizou uma grande apreensão de drogas em um veículo no trevo de Maravilha por volta das 23 horas de ontem. As guarnições policiais militares suspeitaram de um HB20, emplacado em Alvorada-RS, por apresentar suspensão traseira baixa. Diante da suspeita, foi realizada a abordagem do automóvel no trevo principal de Maravilha. No momento da ação policial, o carro era ocupado pelo motorista, um homem de 35 anos, tendo como caroneira uma mulher, de 37 anos. A partir da revista veicular foram localizados 10 fardos de maconha, totalizando 95 quilos do entorpecente. Seis fardos estavam no porta malas e o restante da droga foi encontrada no assoalho do banco traseiro. Os abordados receberam voz de prisão e foram conduzidos até a Delegacia de Polícia em Maravilha.
Homem é condenado por tentativa de homicídio em Itapiranga. O júri terminou por volta das 15 horas e 20 minutos desta quinta-feira, no auditório da Assemit. JEDERSON CARVALHO, 32 anos, foi condenado por tentativa de homicídio de ALISSON BARBOSA DOS SANTOS, de 29 anos. O crime ocorreu no dia 17 de dezembro de 2024, no pátio de um posto de combustíveis, na Avenida Uruguai, próximo ao porto da barca, em Itapiranga. A vítima sobreviveu. O autor fugiu para o Rio Grande do Sul e foi preso pela polícia gaúcha, em Tenente Portela. Segundo o Ministério Público, o réu agiu por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima. A sentença foi de 10 anos de prisão em regime inicialmente fechado. O Promotor de Justiça, RAFAEL RAUEN Canto, considera que "foi uma vitória" e que "a pena foi compatível com o fato praticado". A Defesa afirmou que irá recorrer para reduzir a sentença.
Um homem ficou ferido na manhã de ontem após ser prensado pela concha de um trator de esteira em uma edificação comercial às margens da SC-283, em São Carlos. O Corpo de Bombeiros e o SAMU resgataram a vítima. O homem foi encontrado em deitado, consciente e orientado, com sinais vitais estáveis. Ele já não estava mais preso à máquina, pois populares haviam utilizado um macaco hidráulico tipo garrafa e calços de madeira para aliviar a pressão. Ele foi encaminhado para o Hospital de São Carlos.
Uma ocorrência de briga generalizada terminou em confusão, prisões e pessoas feridas na noite desta quinta-feira, em São Miguel do Oeste, no bairro Estrela. O caso foi registrado por volta das 22 horas e 30 minutos, na Rua Loureiro da Silva, e mobilizou a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Ao chegar à residência onde ocorria a briga, os policiais encontraram um homem ferido na cabeça. No entanto, durante a tentativa de atendimento, outros dois homens, de 30 e 34 anos, passaram a resistir de forma ativa, atirando cadeiras e desferindo chutes contra os agentes. Os policiais utilizaram pistola elétrica incapacitante e gás de pimenta para conter a situação. Ambos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia.
Ainda segundo a PM, duas mulheres também foram presas por tumultuar e incitar populares contra a guarnição. Enquanto a PM controlava a confusão, os bombeiros prestaram atendimento a uma mulher que apresentava escoriações, hematomas e uma deformidade no braço direito. Uma criança também foi atendida, que sofreu contusão na cabeça. Ambas foram conduzidas ao Hospital Regional. Um homem com ferimento na cabeça também foi identificado, mas se negou a receber atendimento médico e acabou fugindo para uma área de mata próxima.