ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 03 10 2020

-PRODUÇÃO INDUSTRIAL BRASILEIRA TEM QUARTA ALTA MENSAL SEGUIDA

-REGIÕES EM RISCO GRAVE SÓ PODEM TER AULAS PRESENCIAIS INDIVIDUALIZADAS

-REDE PEPERI COMEÇA DEBATES ELEITORAIS NO PRÓXIMO SÁBADO

-GRUPO DE PAIS CRIA MOVIMENTO PARA O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

-MUNICÍPIO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGENCIA POR CAUSA DA ESTIAGEM

-CAPOTAMENTO DE CARRO NA BR 282 DEIXA MOTORISTA FERIDO

-MOTOCICLISITA FICA FERIDO EM COLISÃO NO CENTRO DA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O presidente da Guatemala, ALEJANDRO GIAMMATTEI, ordenou nesta sexta-feira a prisão e deportação de cerca de três mil migrantes hondurenhos que haviam acabado de cruzar a fronteira do país em uma "caravana" humana na esperança de chegar aos Estados Unidos. Em pronunciamento na TV, GIAMATTEI disse que “os protocolos de entrada no país e de saúde estabelecidos para garantir a proteção dos cidadãos não foram respeitados”. Ele afirmou que os migrantes vão ser presos, "devolvidos à fronteira de seu país e colocados sob a vigilância das autoridades hondurenhas".

A Venezuela recebeu nesta sexta-feira um carregamento de vacinas russas contra o novo coronavírus, com o objetivo de participar da fase de ensaios clínicos. A vacinação vai começar neste mês em Caracas. Em 11 de agosto, a Rússia foi o primeiro país a aprovar uma vacina contra a covid, que chamou de Sputnik V. No entanto, não houve nenhuma publicação de um estudo detalhado que permita verificar de forma independente os resultados dos primeiros testes.

O presidente norte-americano DONALD TRUMP foi levado para um hospital nesta sexta-feira após ter o exame positivo para Covid. Segundo o governo americano, a decisão pela internação foi tomada por precaução. A porta-voz do governo disse que TRUMP tem sintomas leves, trabalhou ao longo do dia e "permanece animado". Comunicado divulgado mais cedo pela Casa Branca dizia que o presidente sentia fadiga e que ele recebeu uma dose de oito gramas de um coquetel antiviral ainda em fase de testes nos Estados Unidos.

A produção industrial brasileira cresceu três vírgula dois por cento em agosto, na comparação com julho. A informação foi divulgada ontem pelo IBGE. Apesar de marcar a quarta alta seguida, o ritmo de recuperação do setor foi menor do que nos meses anteriores. O indicador ainda não eliminou totalmente a perda de 27 por cento acumulada entre março e abril. Com o número positivo de agosto,a indústria brasileira ainda permanece dois vírgula seis por cento abaixo do nível visto em fevereiro, antes do início das restrições impostas para a contenção do coronavírus.

A Polícia Federal adiou o depoimento do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO no inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal sobre as manifestações antidemocráticas. SÉRGIO MORO seria ouvido na condição de testemunha nesta sexta-feira. A Polícia Federal informou a defesa do ex-ministro que o adiamento se deve a questões técnicas e logísticas. O depoimento ainda não foi reagendado. A investigação do STF apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos e tramita em segredo de Justiça.

A comissão do Senado que acompanha as ações contra as queimadas no Pantanal aprovou nesta sexta-feira, requerimento para que o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, preste informações sobre as multas ambientais aplicadas peloIbama em cada bioma brasileiro, especialmente Amazônia e Pantanal. O requerimento é de autoria da senadora SIMONE TEBET. No texto, ela pede que sejam prestadas informações das multas aplicadas entre 2015 e 2020 decorrentes de ações de fiscalização para combate ao desmatamento e às queimadas ilegais. SALLES tem 30 dias para prestar as informações, sob pena de crime de responsabilidade.

Dos mil 518 leitos de UTI da rede pública de Santa Catarina, 60 por cento estão ocupados. Do total de leitos no estado, 612 ainda livres. Dos 906 ocupados, 212 são por pacientes da Covid e 694 por pacientes com outras enfermidades. As informações são do boletim epidemiológico desta sexta-feira. Apesar dos mais de 600 leitos livres, três unidades hospitalares do Estado estão com todos os seus leitos de UTI ocupados. A lotação máxima ocorre no Hospital São José, em Maravilha, Hospital São Vicente, em Mafra, e a Maternidade Darcy Vargas, em Joinville.

Começa na próxima segunda-feira uma campanha de multivacinação em Santa Catarina. O público-alvo são crianças e adolescentes com menos de 15 anos. O objetivo é vaciná-los contra a poliomielite e atualizar as doses que estejam faltando contra outras doenças. A campanha vai até 30 de outubro. O chamado Dia D, quando os postos de saúde abrem no sábado, será dia 17 de outubro. No caso da poliomielite, o alvo são crianças entre um e 4 anos. Esse grupo abrange 342 mil 285 crianças. A meta é vacinar pelo menos 95 por cento delas, o que corresponde a 325 mil 684.

O secretário estadual da Educação, NATALINO UGGIONI, confirmou que a volta das aulas presenciais no estado vai seguir o mapa de risco para o coronavírus. Somente as regiões classificadas como risco alto ou moderado para a doença poderão ter aulas presenciais a partir de 13 de outubro. Atualmente, cinco regiões estão em risco alto e 11 estão em risco grave, entre elas o extremo-oeste. No final da tarde de ontem, a secretaria de Educação emitiu uma nova portaria que prevê que nas regiões de risco grave “fica facultado aos estabelecimentos de ensino desenvolver atividades de reforço pedagógico individualizado” e proíbe aulas presenciais coletivas.

O Peperi Debates deste sábado discutiu como as fake News podem contaminar o processo eleitoral que está iniciando nos municípios. O programa também debateu por que informações fragmentadas, extremas e descontextualizadas chamam tanto a atenção a ponto das pessoas desativarem seus filtros internos. O debate reuniu no estúdio o advogado LUIS PICHETTI, o professor de História EDINALDO ENOQUE e o psicólogo WILLIAM LIMA. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

As fake News são construídas sem nenhum tipo de critério sobre a verdade. De acordo com o professor de História, EDINALDO ENOQUE, o ser humano tende a aceitar e ver como verdadeiros fatos e argumentos quer reforçam pensamentos preconcebidos. Assim, quem pensa de uma forma e recebe uma notícia que confirma essa posição, tende a ser aceita e replicada, mesmo se não for verdadeira. O professor comentou que as fake News trabalham basicamente com o reforço de dois sentimentos nas pessoas: o medo e o ódio. Ele citou que a disseminação é tão grande que depois de um tempo não se discute mais se é verdade ou não. Para o EDINALDO, as pessoas podem usar os três filtros de Sócrates antes de repassar uma informação: é útil, é bom e se é verdade.

A fake News é um fofoca eletrônica e sofisticada de uma prática que sempre existiu, mas agora extremamente potencializada. De acordo com o advogado LUIS PICHETTI, há um perigo muito grande nesse fato porque existem pessoas mal intencionadas que criam os fatos para atingir uma pessoa. São profissionais que manipulam fatos para chegar a um objetivo contando com o envolvimento inconsciente das pessoas. PICHETTI citou que a fake News não é crime por si, mas pode resultar em outros crimes, como difamação, injuria e na responsabilidade civil para reparação de danos. Ele ressaltou que as pessoas devem ficar atentas porque as fake News serão fortemente combatidas e quem criar ou compartilhar notícias falsas será punido.

O contexto das Fakes News envolve uma série de questões subjetivas. Na visão do psicólogo WILLIAN LIMA, os criadores de fatos e versões direcionam as fake para disparar gatilhos mentais nas pessoas, que muitas vezes, agem com a emoção, aceitam e compartilham essas informações. WILLIAM também explicou que as pessoas procuram grupos que pensam como elas e o sentimento que existe é de proteção. Dessa forma, quem pensa diferente é visto como ameaça e deve ser atacado. O psicólogo comentou que as fake News despertam, de alguma forma, sentimentos primitivos e animalescos do homem que age por impulso ao receber uma informação nas redes sociais. Se essa informação reforçar sentimento e pensamentos, ele aceita e passa adiante, sem pensar racionalmente sobre o conteúdo.

Uma pesquisa divulgada nesta semana mostrou que pela terceira vez consecutiva o trabalho da Polícia Civil de Santa Catarina está entre os três melhores do país. Os dados são relativos a taxa de resolução de homicídios. O levantamento leva em conta os crimes cometidos em 2017 e que foram investigados até 2018. Com base nos dados de 2017, o estado apresentou um índice de 63 por cento. Em 2019, Santa Catarina alcançou o patamar de 73 vírgula três por cento. No primeiro semestre deste ano, a taxa já é de 54 por cento, o que indica que o estado catarinense vai atingir novamente um dos melhores índices do país.

Os números da região Extremo Oeste são ainda melhores que a média do estado na resolução dos crimes de homícidio. A afirmação é do delegado da DIC de São Miguel do Oeste, JOÃO WESTPHAL. De acordo com ele, o índice de resolução desse tipo de crime nos últimos 12 anos é de cem por cento em São Miguel do Oeste. Já na região, de cada 10 homicídios, nove são solucionados pela polícia civil. O delegado comentou que a maioria dos casos atendidos pela DIC são resolvidos em 48 horas. Ele disse que a DIC trabalha nas investigações mais complexas, trabalhando com meios e técnicas especiais de investigação. WESTPHAL lembrou o caso do assassinato do advogado JOACIR MONTAGNA, onde a Polícia Civil conseguiu apontar a autoria do crime em apenas uma semana.

Um grupo de moradores começou nesta semana um abaixo assinado pedindo uma solução para a constante falta de água na cidade. O porta-voz do grupo, CARLOS SCHNEIDER, disse o objetivo da mobilização é fazer uma cobrança formal para a Casan. Os moradores querem investimentos para garantir um abastecimento adequado, sem interrupção. SCHNEIDER explicou que o grupo está buscando a efetivação do direito básico de acesso a agua tratada e sem cortes no fornecimento. Ele comentou que voluntários estão coletando assinaturas para o documento em todos os bairros da cidade. O abaixo assinado será encaminhado para a Casan e também para o Ministério Público.

O abaixo assinado que reivindica melhorias no sistema de abastecimento de agua da cidade já conta com mais de 600 assinaturas. A informação é do porta-voz do grupo que está promovendo esse movimento, CARLOS SCHNEIDER. O numero de adesões ao documento deve aumentar já que a coleta de assinaturas vai até o dia 12 de outubro. Nos últimos dias, a Casan enfrentou dificuldades em garantir o abastecimento de agua na cidade, fato que gerou muitas reclamações e críticas. Alguns moradores relataram que ficaram de três a cinco dias sem água. O chefe da agencia da Casan, EDNÍLSON MELLO esteve no Peperi Rádio Repórter de hoje e explicou que a empresa está fazendo para mudar esse quadro. As informações completas estarão no Globo em Foco da próxima segunda-feira.

O Município de São Miguel do Oeste está em situação de emergência em razão da estiagem. O decreto foi assinado ontem após recomendação do Conselho Municipal de Defesa Civil. O órgão colegiado fez uma reunião no final da manhã desta sexta-feira e indicou decreto. De acordo com a defesa civil, a falta de chuva provocou queda na produção leiteira, dificuldade na recuperação das estradas, atraso no plantio e falta de água potável para o consumo humano e animal. Também nesta semana, o Município encaminhou ofícios à CASAN solicitando a duplicação da rede para coleta de água do Rio das Flores, a aquisição de uma bomba reserva para o poço profundo e a autorização para a perfuração de poços artesianos em pontos estratégicos da cidade.

Um grupo de pais do município começou um movimento pela volta das aulas presenciais nas escolas da cidade. De acordo com JOCIELE SCARIOT, a mobilização foi inspirada no Movimento Pais pela Educação de Florianópolis. Ela disse que a intenção é levar adiante a ideia dos pais que defendem o retorno seguro das aulas presenciais. JOCIELE explicou que o movimento não quer convencer ninguém, mas buscar a implantação de um modelo híbrido, oferecendo as famílias a opção de mandar os filhos para a escola ou deixá-los em casa com aulas e atividades à distância, como é atualmente. Ela citou que é possível promover o retorno de todos, desde a educação até o ensino médio. O lema do movimento é “Educação é Essencial, não só pelo conteúdo, mas também sobre a infância”.

Várias outros segmentos retomaram atividades presenciais e o mesmo pode acontecer com as escolas que prestam um serviço essencial para a sociedade. A afirmação é de uma das coordenadoras do movimento de pais que defende a volta ainda neste ano, JOCIELE SCARIOT. Ela disse que os adultos aprenderam a conviver com vírus nas empresas e as crianças e adolescente podem fazer o mesmo no ambiente escolar. JOCIELE citou que o grupo colocou um outdoor sobre essa posição dos pais na Waldemar Rangrab e vai produzir uma espécie de abaixo assinado, um manifesto com os nomes de pais e alunos. Ela comentou ainda que as crianças e adolescentes estão adoecendo e precisam retomar o contato presencial com os professores e colegas.

A Rede Peperi começou a entregar, nesta sexta-feira, os convites para os debates do projeto eleições 2020. As emissoras da rede estão encaminhando os convites diretamente para os candidatos a prefeito. A Peperi, por exemplo, fará cinco debates eleitorais neste ano. O primeiro está marcado para o sábado da semana que vem com os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. A intenção é reunir os três candidatos para discutir ideias e propostas para o desenvolvimento do município. Os convites foram entregues pessoalmente para ADILSON PANDOLDO do PT, JOÃO GRANDO do MDB e WILSON TREVISAN do PSD.

O primeiro debate com os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste está marcado para sábado da semana que vem a partir das oito horas da manhã. O primeiro bloco será marcado por perguntas da produção e sorteio de temas como saúde, educação,agricultura, entre outros, para o candidato explanar em seguida. No segundo, terceiro e quarto blocos, candidato pergunta para candidato com tema livre. O quarto bloco ainda terá um espaço para as considerações finais. O debate será no estúdio da Peperi com a observação das normas de segurança para evitar o contágio pelo coronavírus.

Além de São Miguel do Oeste, a Peperi também fará debates eleitorais com os candidatos a prefeito de mais três municípios da região. No dia 17, a emissora vai reunir os quatro candidatos que disputam a prefeitura de Romelândia. No dia 24, o debate vai ser entre os três candidatos a prefeitos de Bandeirante. Os dois postulantes ao cargo de prefeito de Paraíso vão debater no dia 31 de outubro. O roteiro termina no dia sete do mês que vem com um debate entre os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. No dia 14, véspera da votação, a Peperi vai apresentar um programa especial com informações e detalhes da eleição que vai definir os novos prefeitos e vereadores da região.

Um acidente deixou uma pessoa ferida nesta sexta-feira na BR 163. A colisão, por volta da três horas da tarde, envolveu um Kadett, placa de Barracão e um Fiesta de Cascavel e aconteceu no Trevo de Idamar, interior de Dionísio Cerqueira. Um idosa que estava no Fiesta ficou presa às ferragens. Ela foi socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Municipal. A mulher sofreu ferimentos leves.

Um homem ficou ferido em um acidente ontem a tarde na BR 282. O condutor de um carro saiu da pista e capotou as margens da rodovia na Linha Gramadinho, interior de São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi chamado e encontrou o homem preso nas ferragens. Ele foi retirado do carro e recebeu os primeiros socorros no local. O motorista foi levado para o Hospital Regional onde recebeu atendimento médico.

Uma colisão entre um carro e uma moto deixou uma pessoa ferida na madrugada de hoje no centro da cidade. O acidente aconteceu por volta de meia-noite e 40 na rua 15 de Novembro. O condutor da moto sofreu escoriações leves nos braços e relatou fortes dores na região genital do corpo. Ele foi socorrido e levado para atendimento médico no Hospital Regional. A condutora do carro saiu ilesa do acidente.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente nesta sexta-feira na SC 163. A colisão aconteceu logo depois do meio-dia na Linha Santa Fé Alta em Itapiranga e envolveu um carro e uma moto. Os bombeiros atenderam o condutor da moto com escoriações nos braços e suspeita de fratura no pé. Uma mulher, caroneira da moto, também teve escoriações. Os dois foram atendidos no local e levados para o Hospital Sagrada Família.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a morte de um homem nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. A vítima, de aproximadamente 35 anos, foi encontrada morta dentro de uma escola abandonada na comunidade de Pedreira Pedro Paz. Moradores do local encontraram o corpo e acionaram a Polícia Militar. A Polícia Civil e o IGP também estiveram no local. O inquérito policial vai apurar as circunstâncias do fato.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.